Letícia Conceição de Jesus

Graduanda em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com forte atuação na área de História Social, com foco em imigração, memória e identidades. Atualmente, é bolsista de pesquisa no projeto ''O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira'' no Arquivo Nacional, integrante do PIBID Interdisciplinar UERJ e professora voluntária no pré-vestibular social na rede Esperança Garcia. Sua trajetória inclui a participação como bolsista voluntária no Laboratório de Estudos de Imigração da UERJ (LABIMI) e experiência como estagiária na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2025 - 2025

Introdução à História Social dos Esportes. (Carga horária: 9h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Didática da História e o Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspe. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2022 - 2022

História Oral. (Carga horária: 2h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

Memórias das Lutas pela Terra e Moradia. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Organização de eventos

JESUS, L. C. . XX Semana da Graduação de História - Escrevivência: Novos debates e resistências historiográficas. 2024. (Outro).

Participação em eventos

A cidade e a bola - Algumas aproximações sobre o futebol no mundo urbano. 2024. (Seminário).

Seminário Internacional 1964+60. 2024. (Seminário).

Brás de Pina, o local: histórias e memórias suburbanas. 2023. (Seminário).

ForMigra - Migrantes, Políticas Públicas e Práticas de Cuidado. 2023. (Oficina).

IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias. 2023. (Congresso).

Ciclo de Palestras em Antiguidade Oriental da UERJ. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • JESUS, L. C. . Jogadores de origem africana e antilhana na seleção de futebol francesa: uma análise dos conflitos identitários. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JESUS, L. C. . Ancestralidade e religiosidade na obra Ponciá Vicêncio. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, L. C. . Diásporas em Campo: heranças coloniais e neocoloniais nas diásporas africanas no futebol francês. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira., Descrição: O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira oferece aos pesquisadores e a todos os interessados, um instrumento para conhecer, de modo aprofundado, o acervo da Instituição entre os séculos XVI e as primeiras décadas do XIX. Em suas seções apresenta temas como Casa Real, escravidão na Marinha, Companhia de Jesus, festas coloniais, Questão Cisplatina, bibliotecas, limites e fronteiras, explorados em textos analíticos, transcrições, verbetes e bibliografia. Voltado principalmente à pesquisa acadêmica e às atividades em sala de aula, esse sítio é parte de um amplo programa que há mais de uma década, promove exposições, livros, seminários, entre outros produtos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Conceição de Jesus - Integrante / Cláudia Beatriz Heynemann - Coordenador.

  • 2022 - 2024

    Acolher e integrar através das vozes dos protagonistas: memórias e histórias de vida de imigrantes e refugiados no Rio de Janeiro, Descrição: As migrações forçadas, presentes na América latina, cresceram nos últimos anos, como consequência da generalização da violência social vinculada ao crime organizado, de fatores econômicos gerados pelos governos e também por questões ambientais. Nesse cenário de violências e incertezas, o capitalismo atua na sua versão neoliberal, lançando um ataque devastador de alcance global. Esta oleada liberal e conservadora afeta tanto as sociedades desenvolvidas como as periféricas, como a nossa. Entretanto, por questões óbvias, as respostas e as consequências são diferentes nas sociedades mais igualitárias e naquelas que apresentam grandes diferenças sociais. Urge colocar atenção para as estratégias que se desenvolvem a fim de que esses grupos de deslocados, os milhões de refugiados, não sejam minimizados e silenciados nas sociedades que os acolhem. No caso do Brasil, especificamente do Rio de Janeiro, entre as instituições prestam importante assistência aos refugiados encontra-se Cáritas, instituição religiosa que acolhe grupos variados, como haitianos, venezuelanos, congoloses, sírios e outros, independentemente de sua origem ou confissão religiosa. Entre os grupos de refugiados no Brasil encontram-se os venezuelanos. Milhares de refugiados do país vizinho entram em território brasileiro em decorrência de uma gravíssima crise interna que proporciona novas ondas migratórias, que a cada ano aumenta seu contingente em direções para além da fronteira, como o caso do Rio de Janeiro. No projeto a ser desenvolvido, utilizaremos a metodologia da história oral, a partir das entrevistas concedidas livremente pelos imigrantes. Reconhecemos a importância do rigor metodológico na análise da fonte oral, cercada de nuances emocionais, esquecimentos, traumas e interrompida pelo peso da experienciação de um evento histórico, a partir dos dramas das migrações forçadas. Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da área de estudos migratórios na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mostrando a Universidade, também, como espaço de acolhimento de imigrantes e refugiados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Conceição de Jesus - Integrante / Érica Sarmiento da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Arquivo Nacional

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2024 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do PIBID Interdisciplinar UERJ

2022 - 2024

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no Laboratório de Estudos de Imigração da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LABIMI)

2023 - 2025

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2024 - 2024

Rede Emancipa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 8

2025 - Atual

Pré-Vestibular Esperança Garcia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 8