Augusto Pontes de Souza

Graduado em Gestão Comercial pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Especialista em Negócios Internacionais e Globalização pela FIA Business School, com formação complementar em Economia Comportamental pela ESPM. Atualmente, é graduando em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), com ênfase em Epidemiologia. Em 2025, tornou-se bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolvendo projeto de pesquisa voltado à análise espacial e temporal de acidentes escorpiônicos.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Negócios Internacionais e Globalização de Empresa

2021 - 2023

FIA Business School
Título: Empresa Privada: Importação de Medicamentos de Alto Custo e Indisponíveis No Mercado Nacional
Orientador: Roberto Halfin

Especialização interrompida em 2016 em Economia Comportamental

2015 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Ano de interrupção: 2016

Graduação em andamento em Saúde Pública

2023 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Gestão Comercial

2013 - 2015

Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: Teorias sobre o comportamento do consumidor
Orientador: Luis Shiguero

Formação complementar

2024 - 2024

Introdução à Inteligência Artificial e Big Data em Saúde. (Carga horária: 20h). , Faculdade Albert Einstein de São Paulo, FAESP, Brasil.

2024 - 2024

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON -BÁSICO. (Carga horária: 18h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2023 - 2023

Certificação Executiva: desenvolvimento de negócios, liderança e networking. (Carga horária: 15h). , FIA Business School, FIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Participação em eventos

14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. CENTRO DE MEMÓRIA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA-USP E O ENSINO VIRTUAL INTERUNIDADES E INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DA SAÚDE PARA A GRADUAÇÃO. 2025. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. P. ; MARQUES, M. C. C. . Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública-USP e o ensino virtual interunidades e interdisciplinar na formação em História da Saúde para a graduação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, A. P. ; MARQUES, M. C. C. . CENTRO DE MEMÓRIA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA-USP E O ENSINO VIRTUAL INTERUNIDADES E INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DA SAÚDE PARA A GRADUAÇÃO. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, A. P. ; MARQUES, M. C. C. . Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública-USP e o ensino virtual interunidades e interdisciplinar na formação em História da Saúde para a graduação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERGAMAS,D. P. ; SOUZA, A. P. . Dispositivos móveis e uso apropriado no ambiente de ensino e aprendizagem. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. . Mostra Expositiva As Mulheres São Todas Elas: Uma Homenagem à Diversidade e Força Feminina'. 2025. Fotografia.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. . Mostra Expositiva 30 anos da Revista Saúde e Sociedade. 2025. Instalação.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. . Mostra Comemorativa ? 100 anos do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. 2025. Instalação.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. ; MARQUES, M. C. C. . Cine Memória - 'Quando falta o ar' de Ana Petta e Helena Petta. 2025. Programação Visual.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. ; MARQUES, M. C. C. . Cine Memória - 'Virgínia e Adelaide' de Yasmin Thayná e Jorge Furtado. 2025. Filme.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. . Podcast Memórias que Falam. 2025. Outra.

SOUZA, A. P. ; BLAYA, A. . Mostra Expositiva 107 anos da Faculdade de Saúde Pública. 2025. Instalação.

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Acidentes escorpiônicos em dois municípios da região metropolitana de Sorocaba, São Paulo: análise descritiva e espaço-temporal, Descrição: Os escorpiões são animais peçonhentos distribuídos de maneira ampla nos continentes e no Brasil. Representam uma preocupação a saúde de diferentes populações com os acidentes, que podem se caracterizar de natureza variável, com gravidade que vai desde reações leves, até quadros mais complexos e fatais, dependendo das características do veneno e da quantidade injetada. No estado de São Paulo, bem como em todo o Brasil, épossível visualizar o aumento de acidentes envolvendo escorpiões, que atualmente se tornaram o principal tipo de acidentes por envenenamento por animais peçonhentos. O presente estudo pretende descrever a ocorrência e identificar aglomerados de acidentes escorpiônicos nos municípios de Sorocaba e Votorantim, no Estado no período de 2010 a 2023. Inicialmente será realizada uma análise descritiva dos acidentes ocorridos nos doismunicípios considerando-se variáveis como sexo e idade. Em seguida os acidentes serão geocodificados por endereço e agrupados por setores censitários nos dois municípios. Isso permitirá obter mapas com as taxas de incidência por setores tanto em todo o período de estudo, como em cada um dos anos. Será utilizada a estatística de varredura do programa SaTScan para obtenção dos aglomerados espaciais, espaço-temporais, temporais esazonais de alto e baixo risco, bem como os aglomerados de variação espacial da tendência temporal. Os valores de variáveis socioeconômicas, ambientais, climáticas, entre outras, serão comparados entre os conjuntos de setores censitários classificados como de alto risco com o de baixo risco utilizando-se teste t de Student para comparação de média.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Augusto Pontes de Souza - Coordenador / Francisco Chiaravalloti Neto - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2024 - 2024

    Estágio Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil), Descrição: Os trabalhos do JBI Brasil disseminam em território nacional e na América Latina a perspectiva de que o uso das melhores evidências para informar decisões clínicas, gerenciais e políticas públicas é necessário para o cuidado efetivo à saúde. A forte liderança acadêmica na formação de profissionais para atuar em diversos setores do campo da saúde, a capacidade comprovada de realizar pesquisas e de formar pesquisadores e as parcerias com instituições de saúde/de ensino e organismos governamentais relacionados à saúde são as bases sobre as quais o trabalho do Centro se apoia.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Augusto Pontes de Souza - Coordenador / Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - 2025

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de classe, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa aluno monitor

2023 - 2024

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário EE USP, Carga horária: 20

Outras informações:
O Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil) é resultado de uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem e do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Seu propósito fundamental é fomentar a prática do cuidado à saúde fundamentada em evidências, tanto entre os profissionais envolvidos em pesquisa, ensino, assistência e gestão, quanto entre os responsáveis pela formulação de políticas públicas de saúde e os usuários do sistema de saúde.