Francisco Sauder Pereira

Pós-graduando em Desenvolvimento Web Full-Stack, pela UNOPAR. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Univel Centro Universitário, finalizando minha trajetória acadêmica em 2025. Durante minha formação, desempenhei o papel de pesquisador CNPq em Iniciação Científica, com foco em dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e integração via rede LoRaWAN. Atualmente, atuo como Analista de TI Júnior na Radek Systems, onde me especializo em IoT no setor agropecuário. Minhas atividades envolvem a configuração e instalação de sensores IoT com integração via LoRaWAN, além do desenvolvimento de sistemas de monitoramento e criação de dashboards utilizando ferramentas como Grafana e Power BI.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Desenvolvimento Web Full-Stack

2026 - Atual

Universidade Norte do Parana

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2023 - 2025

Centro Universitário Univel
Título: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Orientador: Odair Cavalcante de Albuquerque

Formação complementar

2023 - 2023

Linguagem de Programação Python - Básico. (Carga horária: 16h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2023 - 2023

Administrando Banco de Dados. (Carga horária: 22h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2014 - 2015

Informática Microsoft e Linux. (Carga horária: 164h). , Master Cursos, MASTER, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Qualidade.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet das Coisas.

Participação em eventos

Show Rural Coopavel. Redes LPWA Aplicadas em Projetos na Agricultura. 2026. (Feira).

Show Rural Coopavel. Redes LPWA Aplicadas em Projetos na Agricultura. 2025. (Feira).

Show Rural Coopavel. Telemetria de Propriedades Rurais via Satélite. 2024. (Feira).

Show Rural de Inverno Coopavel. Radek Sistemas de Informação LTDA. 2024. (Feira).

Outras produções

PEREIRA, F. S. ; Carlos Friedrich ; Henrique Reis ; Lucas E. Funaki ; Lucas Pederssetti ; Luiz Freiberger ; Marcus Pereira ; Welington Desan . Implementação de Tecnologias IoT na Agricultura: O Projeto AgroRadek e o Uso de LoRaWAN e NB-IoT no Monitoramento Ambiental. 2025.

Histórico profissional

Experiência profissional

2026 - Atual

Radek Sistemas de Informação, RSi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de TI, Carga horária: 40

Outras informações:
Sou Analista de TI com experiência em IoT, atuando na configuração e instalação de sensores IoT com foco na integração via rede LoRaWAN. Também desenvolvo sistemas de monitoramento e crio dashboards utilizando ferramentas avançadas como Grafana e Power BI. Atualmente, trabalho como Analista de TI Júnior na Radek Systems, com ênfase no setor agropecuário.

2025 - 2025

Radek Sistemas de Informação, RSi

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhando na área de IoT, onde concentro meus esforços em dispositivos da Internet das Coisas e desenvolvimento de sistemas para monitoramento. Minha abordagem inclui a configuração e instalação de sensores IoT, com foco na integração via rede LoRaWAN, além da criação de dashboards utilizando tecnologias avançadas como Grafana ou Power BI.

2023 - 2025

Radek Sistemas de Informação, RSi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuei como bolsista CNPq em projetos práticos que envolvem a configuração de sensores, realização de testes, consulta a banco de dados e criação de dashboards eficientes para visualização de dados em tempo real. Minha abordagem é focada na aplicação e teste prático da tecnologia IoT, tanto via LoRaWAN quanto via Satélite, em dispositivos sensoriais.