Stevan Moura Bressan
Estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Maria. Foi militar por oito anos no 4 Regimento de Cavalaria Blindado, atuando na Seção de Informática da OM, com ênfase em programação, desenvolvimento de sites, segurança de redes e infraestrutura de redes, também em manutenção de computadores. Estagiou na empresa Fundimisa - Fundição e Usinagem, no grupo de Engenharia de Produto onde atuava no controle da qualidade de gabaritos para peças fundidas e usinadas. Foi bolsista na Antiga Reitoria, pela UFSM, como auxiliar administrativo e fez parte do projeto de extensão Hangar Aeroespacial de Santa Maria, da UFSM. Atualmente é aluno bolsista pesquisador no GPMOT (Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões) da UFSM, participou de projeto de desenvolvimento de motor automotivo movido a biohidrogênio, atuando como bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq e atualmente está vinculado ao projeto de Desenvolvimento de Metodologia em banco de provas de motor e avaliação do impacto de elevados teores de biodiesel em motores P7 e P8.
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação interrompida em 2024 em Engenharia Elétrica
2023 - Atual
Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2024
Graduação interrompida em 2023 em Engenharia Mecânica
2017 - Atual
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Ano de interrupção: 2023
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
Participação em eventos
III Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica. 2024. (Simpósio).
Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. 2022. (Congresso).
II FIT - Forum Integrado de Tecnologias. 2021. (Simpósio).
I FIT - Fórum Integrado de Tecnologia. 2020. (Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Desenvolvimento de Metodologia em banco de provas de motor e avaliação do impacto de elevados teores de biodiesel em motores P7 e P8, Descrição: Desenvolver metodologias e executar testes para evidenciar os impactos da elevação dos teores de biodiesel de base éster no óleo diesel em motores P7 e P8, visando fornecer dados críticos e recomendações para a otimização de especificações de combustíveis e práticas operacionais, assegurando a durabilidade, eficiência e desempenho dos motores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Stevan Moura Bressan - Integrante / JEAN LUCCA SOUZA FAGUNDEZ - Integrante / MARIO EDUARDO SANTOS MARTINS - Coordenador / THOMPSON DIÓRDINIS METZKA LANZANOVA - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2025 - 2026
Desenvolvimento de motor automotivo movido a biohidrogênio para o mercado brasileiro, Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia de motor automotivo de alta eficiência, utilizando biohidrogênio como combustível. O trabalho envolve a análise de soluções tecnológicas para aplicação em veículos, com foco no estudo do processo de combustão, desempenho energético e emissões de NOx. São investigados os principais desafios para a utilização em motores atuais, propondo alternativas que possam orientar novos desenvolvimentos no mercado nacional, considerando aspectos técnicos e de viabilidade econômica.A pesquisa combina simulação computacional e experimentação, inicialmente em motor monocilíndrico de pesquisas, cujos resultados servirão de base para aplicação em motor multicilindros automotivo. Com isso, busca-se validar modelos computacionais 1D, permitindo simulações em ciclos de condução representativos e a avaliação de autonomia, consumo e emissões.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Stevan Moura Bressan - Integrante / Nina Paula Gonçalves Salau - Coordenador / BRUNO ROBERTO PASA - Integrante / CARLOS HENRIQUE GRIESANG - Integrante / JEAN LUCCA SOUZA FAGUNDEZ - Integrante / JEFERSON SEIBEL - Integrante / JOAO PEDRO DE ARAUJO SANTOS - Integrante / MARIO EDUARDO SANTOS MARTINS - Integrante / NICHOLAS GABRIEL DA ROSA SILVA - Integrante / ROBERTO ANTONIO GARLET - Integrante / THOMPSON DIÓRDINIS METZKA LANZANOVA - Integrante / VINÍCIUS RÜCKERT ROSO - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - 2023
Fundimisa - Fundicão e UsinagemVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Auxiliar na identificação dos procedimentos realizados na unidade concedente de estagio; Auxiliar na elaboração de orçamentos; Auxiliar no controle da vida útil dos insertos de usinagem; Auxiliar fotografando operações de usinagem; Auxiliar no controle de copias controladas de roteiros novos e obsoletos; Controle da qualidade em gabaritos para peças fundidas e usinadas; Metrologia.
2015 - 2023
4º Regimento de Cavalaria Blindado, 4º RCBVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Militar Temporário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de sites; Programação e gerenciamento de servidores; Gerenciamento de rede; Manutenção de microcomputadores.
2025 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Tecnológica, Carga horária: 20
2023 - 2023
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Stevan Moura Bressan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?