Luísa Gonçalves Faria
Estudou na Escola Sesi Belém, onde participou de feiras de inovação, olimpíadas e ganhou prêmios como ''Portfólio do Ano'' em 2022 e ''Melhor Desempenho Acadêmico'' em 2023. Atualmente é aluna do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA), participou de cursos e eventos referentes a área do patrimônio e da conservação e restauração, onde conseguiu ampliar sua base de conhecimento. Além disso, atualmente está participando do Programa de Extensão Centro de Visitação em Espaços de Interesse Turístico (CVEITUR), como voluntária do Centro de Visitação Solar Barão de Guajará (CVSBG), sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, onde atua na recepção e mediação das exposições presentes. Tem interesse na área de patrimônio histórico-cutural, e a preservação e conservação deles. Também possue grande interesse por pesquisas interdisciplinares, buscando aprender mais com outras áreas de conhecimento.
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2024 -
Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2025 - 2025
Memória e Patrimônio: Conceitos e Reflexões. (Carga horária: 10h). , FGV Online, Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2025 - 2025
5 caminhos para trabalhar com arte e curadoria. (Carga horária: 4h). , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
2025 - 2025
Mediação nas Exposições Águas Turvas e Galeria Imperial do lHGP. (Carga horária: 3h). , Instituto Histórico e Geográfico do Pará, IHGP, Brasil.
2025 - 2025
Introdução à análise de imagens históricas. (Carga horária: 3h). , FGV Online, Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2024 - 2024
Introdução a arte rupestre brasileira. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2024 - 2024
Microsoft Word 2016 - Básico. (Carga horária: 9h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2024 - 2024
Fundamentos do design gráfico. (Carga horária: 6h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2024 - 2024
Experiências de patrimonialização na Amazônia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2024 - 2024
A direção no cinema e no audiovisual. (Carga horária: 4h). , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
2023 - 2023
Técnicas em Microbiologia. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2023 - 2023
Caminhos para Cidades Inteligentes e Sustentabilidade na Amazônia. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2023 - 2023
Geografia I. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Oficina de Biojoias com Produtos da Biodiversidade Amazônica. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à programação e eletrônica: uso da plataforma arduino. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Conservação e Restauro.
Participação em eventos
2º Rodada do ICMS Patrimônio Cultural/ Ano 2026. 2026. (Outra).
Palestra "Avaliação do Estado de Conservação de Acervos: um estudo de caso do Salão do Pregão do Museu do Café". 2026. (Seminário).
Roteiro Geo-Turístico pelo bairro Cidade Velha.Exposições "Águas turvas - Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823 - o Bicentenário do 15 de agosto" e "Galeria Imperial". 2026. (Outra).
19° Primavera de museus - MUFPA / GAU. 2025. (Outra).
3º Rodada do ICMS Patrimônio Cultural - Ano 2025. 2025. (Seminário).
56º edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha. Exposições "Águas turvas - Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823 - o Bicentenário do 15 de agosto" e "Galeria Imperial". 2025. (Exposição).
9º edição do Projeto Uma Noite no Museu. Exposições "Águas turvas - Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823 - o Bicentenário do 15 de agosto" e "Galeria Imperial". 2025. (Exposição).
Efeito Fênix: Seminário de Sustentabilidade e Patrimônio Cultural na Amazônia. 2025. (Seminário).
I Fórum Internacional STJ de Preservação e Restauro - Online. 2025. (Outra).
I Jornada Acadêmica do MUFPA. 2025. (Encontro).
Palestra A profissão de Conservador-Restaurador: entre ética e interdisciplinaridade. 2025. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Acervo Raro (ENAR). 2025. (Encontro).
22º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O reúso da água do ar-condicionado. 2024. (Feira).
76º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2024. (Encontro).
Semana do Design 2024: Designer do fim dos tempos. 2024. (Seminário).
Olimpíada Nacional de Ciências. .. 2023. (Olimpíada).
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. .. 2022. (Olimpíada).
Olimpíada Brasileira de Física. .. 2022. (Olimpíada).
Olimpíada Nacional de Ciências. .. 2022. (Olimpíada).
Produções bibliográficas
-
CRISPIM, A. V. ; FARIA, L. G. ; MARINHO, S. G. S. . O reúso da água do ar-condicionado. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), 2024, São Paulo. Anais 22ª FEBRACE : criatividade e inovação. São Paulo: São Paulo : EPUSP - Escola Politécnica, 2024. v. 22º. p. 1-563.
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Centro de visitação solar Barão de GuajaráVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Recepção e mediação das exposições
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luísa Gonçalves Faria e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?