Fabrízio Resende Guglielmelli

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Farmácia, com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela mesma instituição. Experiência em laboratórios de análises clínicas, com atuação na coordenação e gestão de setores de microbiologia em instituições de referência, incluindo o Laboratório Humberto Abrão/Labclass-Hermes Pardini e Laboratel-SOCOR. Vivência em gestão de equipes, recursos materiais, planejamento estratégico e controle de qualidade. Auditor interno de qualidade com ampla experiência na rotina laboratorial, abrangendo todas as fases analíticas, desde a coleta e o processamento de amostras biológicas até a análise e a liberação de laudos. Especialista no diagnóstico de doenças infecciosas, com destaque para o desenvolvimento de um setor especializado em microbiologia oftalmológica e para a capacitação de equipes médicas em técnicas de coleta ocular. Atuação como consultor científico e gerente de produtos em biotecnologia. Participação como palestrante em eventos científicos, cursos e atividades acadêmicas em farmácia bioquímica, biomedicina, microbiologia e oftalmologia.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

2024 - 2026

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: CASOS DE CERATITE POR Acanthamoeba EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS: diagnóstico laboratorial e caracterização de isolados, Ano de Obtenção: 2026
Adriana Oliveira Costa.Coorientador: Raquel Virgínia Rocha Vilela / Luis Fernando Viana Furtado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Farmácia

1997 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.

Participação em eventos

Hospital dos Olhos Hilton Rocha ? Módulo/Disciplina: Microbiologia.Diagnóstico Microbiológico nas Doenças Infecciosas Oftalmológicas ? Hospital dos Olhos Hilton Rocha ? Módulo/Disciplina: Microbiologia. 2026. (Outra).

Palestra para a Liga de Biomedina Una Betim.O Papel do Especialista em Microbiologia e Micologia Clínica. 2026. (Outra).

Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2026? em Poço Fundo-MG. Faculdade ISMD..Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2026? em Poço Fundo-MG. 2026. (Outra).

Hospital dos Olhos Hilton Rocha ? Módulo/Disciplina: MicrobiologiaDia.Diagnóstico Microbiológico nas Doenças Oftalmológicas. 2025. (Encontro).

Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2025? em Poço Fundo-MG. Faculdade ISMD.Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2025? em Poço Fundo-MG. 2025. (Outra).

3º Encontro de Farmácia da PUC-Minas.Análises Clínicas no Setor de Microbiologia, Importância da Fase pré-Analítica e o Papel do Especialista. 2024. (Encontro).

Curso Básico em Oftalmologia do Centro Oftalmológico de Minas Gerais.Microbiologia, Cultura de Conjuntiva e Córnea. 2024. (Outra).

Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2024?. Faculdade ISMD.Projeto voluntário ?Mutirão de Dermatologia 2024? em Teófilo Otoni-MG. Faculdade ISMD. 2024. (Outra).

Unidade de Cirurgia Refrativa COSCBH e IOCM-MG.Importância do Microbiologista no Diagnóstico e Tratamento das Infecções Oculares. 2024. (Outra).

XI Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG.Análises Clínicas no Setor de Microbiologia: Importância das Fases Analíticas e o Papel do Especialista no Laboratório. 2024. (Simpósio).

42º Congresso do Hospital São Geraldo. 2023. (Congresso).

42º Congresso do Hospital São Geraldo. Como Coletar Corretamente Material na Ceratite Infecciosa. 2023. (Congresso).

41º Congresso do Hospital São Geraldo. 2022. (Congresso).

41º Congresso do Hospital São Geraldo. Como Coletar Corretamente Material na Ceratite Infecciosa. 2022. (Congresso).

Curso do Programa de Formação de Auditores Internos do Grupo Pardini. 2022. (Outra).

Unidade de Cirurgia Refrativa COSCBH e IOCM-MG.Análises Microbiológicas em Doenças Oftalmológicas Externas. 2022. (Outra).

Unidade de Cirurgia Refrativa COSCBH e IOCM-MG.Coletas Microbiológicas em Doenças Externas Oculares. 2021. (Outra).

V Encontro BrCast. 2021. (Encontro).

XXXIX Congresso do Hospital São Geraldo. Como Coletar Corretamente Material Para Avaliação Microbiológica. 2019. (Congresso).

XXXIX Congresso do Hospital São Geraldo. 2019. (Congresso).

XVIII Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2018. 2018. (Seminário).

XXXVIII Congresso do Hospital São Geraldo. 2018. (Congresso).

XXXVIII Congresso do Hospital São Geraldo. Como Coletar Corretamente Material Para Avaliação Microbiológica. 2018. (Congresso).

XVII Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2017. 2017. (Seminário).

XV Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2015. 2015. (Seminário).

XIV Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2014. 2014. (Seminário).

XIII Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2013. 2013. (Seminário).

XII Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2012. 2012. (Seminário).

XI Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2011. 2011. (Seminário).

X Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações do CLSI 2010. 2010. (Seminário).

43º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial. 2009. (Congresso).

IV Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos. 2008. (Congresso).

34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2007. (Congresso).

VII Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana e Atualizações CLSI 2007. 2007. (Seminário).

33º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2006. (Congresso).

3º Ciclo de Palestras da SBAC. 2006. (Seminário).

Curso de Atualização em Microbiologia Clínico-Laboratorial. 2006. (Outra).

VI Workshop de Microbiologia - Resistência Bacteriana (CLSI 2006). 2006. (Seminário).

Curso de Atualização em Microbiologia Clínico-Laboratorial. 2005. (Outra).

Fórum Internacional sobre Envelhecimento Cutâneo e Congresso Brasileiro de Dermatologia Tropical. 2005. (Congresso).

II Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos. 2004. (Congresso).

II Curso Teórico-Prático de Microbiologia - Núcleo de Estudos de Microbiologia. 2003. (Outra).

III Curso Teórico-Prático de Microbiologia - Núcleo de Estudos de Microbiologia. 2003. (Outra).

III Workshop Internacional de Microbiologia - Atualização do Antibiograma e Resistência Bacteriana. 2003. (Seminário).

XXIII Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Assistência Farmacêutica ao Paciente Diabético. 2002. (Simpósio).

XXIII Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Bacteriologia de Anaeróbios. 2002. (Simpósio).

6º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. 2001. (Congresso).

XXII Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Interações Medicamentosas. 2000. (Simpósio).

XX Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Central de Citostáticos. 1999. (Simpósio).

XX Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Farmácia Hospitalar. 1999. (Simpósio).

XVIII Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos - Introdução à Farmácia. 1997. (Simpósio).

Orientou

Maria Eduarda Abreu Coimbra

Uma atualização no tratamento da esporotricose: uma epidemia; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fabrízio Resende Guglielmelli;

Produções bibliográficas

  • GUGLIELMELLI, F. R. . Curso Básico em Oftalmologia do Centro Oftalmológico de Minas Gerais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GUGLIELMELLI, F. R. . Aula Teórico/Prática - Coleta de Material Ocular e Culturas Laboratoriais. 2024. .

GUGLIELMELLI, F. R. . Coletas Microbiológicas em Oftalmologia. 2018. .

GUGLIELMELLI, F. R. . Gestão Laboratorial no Setor de Microbiologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUGLIELMELLI, F. R. . Curso de Coleta de Secreções e Coleta Micológica. 2009. .

GUGLIELMELLI, F. R. . Antibiograma, interpretação e detecção das principais resistêncas com utilização do método Kirby-Bauer. 2007. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2023

Labclass Hermes Pardini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de área técnica - Microbiologia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Antes da aquisição pelo grupo Pardini, o Laboratório se chamava Humberto Abrão.

2007 - 2008

Instituto Hermes Pardini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista bioquímico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Prodimol Biotecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de produtos em microbiologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Laboratório Laboratel Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de setor técnico - Microbiologia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.