Fernanda da Assunção de Sousa

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade de Educação e Cultura da Serra daIbiapaba (FACIBI), com atuação em reabilitação musculoesquelética, fisioterapia esportiva e prevenção de lesões, com experiência no acompanhamento de pacientes ortopédicos e atletas. Possui prática clínica voltada para melhora de desempenho funcional, retorno seguro ao esporte e redução de recidivas lesivas, utilizando abordagem baseada em evidências. Possui experiência em ortopedia técnica e tecnologia assistiva, incluindo avaliação, adaptação e acompanhamento de pacientes usuários de órteses e próteses.

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva com ênfase em terapia manual

2025 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Graduação em Fisioterapia

2020 - 2025

Faculdade de Educação e Cultura da Serra da Ibiapaba
Título: Efetividade da fisioterapia na reabilitação de pacientes transplantados cardíacos
Orientador: Alexandra Farrapo de Souza
Bolsista do(a): Bolsista integral pelo Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

AUTISMO, TDAH e TOD: Caracterização, Neurociências e as Funções Executivas. (Carga horária: 180h). , +STIMULLUS: CENTRO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO E CONSULTORIA, +STIMULLUS, Brasil.

2024 - 2024

Atuação da Psicomotricidade em Crianças Atípicas. (Carga horária: 4h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2024 - 2024

Minicurso - Prescrição de exercícios para lesões esportivas: da avaliação à. (Carga horária: 4h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2023 - 2023

Monitoria em Hidroterapia. (Carga horária: 80h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2022 - 2022

Fisioterapia Traumato-Ortopédica. (Carga horária: 100h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2022 - 2022

Atuação fisioterapêutica nas principais lesões esportivas. (Carga horária: 4h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2022 - 2022

Ventilação Mecânica do Básico ao Avançado. (Carga horária: 40h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2022 - 2022

Massoterapia. (Carga horária: 40h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2021 - 2021

Cinesioterapia. (Carga horária: 140h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2021 - 2021

Bases Técnicas e Biossegurança. (Carga horária: 80h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2021 - 2021

Minicurso Anatomia Palpatória. (Carga horária: 4h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

2021 - 2021

Semiologia fisioterapêutica e CIF. (Carga horária: 80h). , Faculdade Ibiapaba, FACIBI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia traumato-ortopédica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia esportiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Prevenção e reabilitação de lesões.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Biomecânica/Avaliação funcional.

Participação em eventos

I Simpósio Transdisciplinar sobre o Transtorno do Espectro Autista. 2024. (Simpósio).

Saber FACIBI 2024.1. 2024. (Exposição).

V Semana da Fisioterapia. 2024. (Encontro).

III CINE FACIBI - A história da Saúde Pública no Brasil. 2023. (Encontro).

IV Semana de Fisioterapia da FACIBI. 2022. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MOURA, B. L. A. ; SOUZA, J. W. P. ; SOUSA, F. A. . Melasma no sexo masculino: fisiopatologia e recursos terapêuticos. FISIOTERAPIA SER , v. 18, p. 183, 2023.

  • SOUSA, F. A. . A Fisioterapia Obstétrica como meio facilitador do trabalho de parto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Ortopedia Biônica - Próteses e Órteses (Fortaleza/CE)

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta - Ortopedia técnica

Outras informações:
Atuação em ortonedia técnica e tecnolonia assistiva. envolvendo avaliação clínico-funcional, análise biomecânica e indicação de órteses e próteses, além de adaptação, alustes e treinamento funcional. Ênfase na reabilitação desempenho funcional otimização da independência do paciente.

2025 - Atual

Ibiapaba Medical Center - Tianguá

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta ortopédica e esportiva

Outras informações:
Atuação em fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva, com foco na reabilitação funcional e prevenção de lesões. Realização de avaliação cinético-funcional, prescrição e progressão de exercícios terapêuticos voltados para força, estabilidade, propriocepção e controle neuromuscular. Experiência no tratamento de disfunções musculoesqueléticas, especialmente em membros inferiores (joelho, tornozelo e quadril), com ênfase em retorno seguro às atividades físicas e esportivas. Aplicação de recursos como terapia manual, liberação miofascial e eletroterapia. Atuação com orientação de exercícios domiciliares e acompanhamento evolutivo dos pacientes, utilizando abordagem baseada em evidências.