Jonathan Pereira da Silva
Escritor e palestrante brasileiro cuja atuação profissional integra literatura, música e fotografia. Em sua trajetória acadêmica, destaca-se a graduação em Letras da Língua Inglesa pela Achieve Languages University Press By Oxford e a graduação em andamento em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB - Campus XXI). Complementando sua base teórica, o autor possui aperfeiçoamento em Estudos Poéticos Contemporâneos pela UESB e formações técnicas em Psicologia do Comportamento pela FPS.No campo da produção bibliográfica, Jonathan publicou em 2025 os livros Contos ao redor dos reinos, Os Causos De Jhonn Hawk e Brumas e Lendas. Sua marca artística, JP, é licenciada para diversos segmentos, incluindo design e música, e ele é o autor de obras técnicas e criativas como o Guia Prático de Escrita Poética Livre. O autor também investe na intersecção entre educação e tecnologia, tendo concluído cursos em Management IA pela GetSmarter e sobre o uso de inteligência artificial como ferramenta docente.Reconhecido por sua produção cultural, foi premiado como Autor Icônico pela PX - Pixel Art nos anos de 2024 e 2025, além de ter sido nomeado Cidadão destaque em multiprodução em Ipiaú. Profissionalmente, demonstra fluência em português e inglês. Sua participação em eventos acadêmicos inclui apresentações sobre sociolinguistica, psicolinguística e semiótica peirciana.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em Estudos Poéticos Contemporâneos
2021 - 2022
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: A Poesia Mais Livre do Século. Ano de finalização: 2022
Graduação em andamento em Letras Vernáculas
2022 - Atual
Graduação em Letras da Língua Inglesa Contemporânea
2016 - 2023
Achieve Languages University Press By Oxford
Título: Língua Inglesa e a relação dos falantes do português BR
Orientador: Achieve Languages University Press By Oxford
Bolsista do(a): Achieve Languages University Press By Oxford, AL, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
2024 - 2025
Curso técnico/profissionalizante em Sociolinguística e Políticas Linguísticas no Brasil
2023 - 2024
Curso técnico/profissionalizante em Psicologia do Comportamento
2018 - 2019
Formação complementar
2026 - 2026
Tecnologias e Manuseios de IA. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, ABECIN, Brasil.
2025 - 2025
Managment IA. (Carga horária: 60h). , GetSmarter, GS, Estados Unidos.
2024 - 2025
Extensão universitária em Filosofia da Linguagem - Semiótica. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Bahia - Campus XXI, UNEB, Brasil.
2024 - 2025
IA: Ferramenta que ajuda professores.. (Carga horária: 45h). , HASHTAG TREINAMENTOS LTDA, HT, Brasil.
2024 - 2024
Estilística e Discurso. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2023 - 2023
Oficina de Leitura e Criação Poética. (Carga horária: 10h). , Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
2022 - 2023
Oratória. (Carga horária: 90h). , Associação Bahia Sul, ABS, Brasil.
2022 - 2023
Estudos da educação inclusiva. (Carga horária: 100h). , Escola Técnica Rhema, RHEMA, Brasil.
2022 - 2022
Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2021 - 2021
A Construção do Poético: Som, Imagem e Silêncio. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2021 - 2021
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Poesia de Resistência. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2021
Fotocomposição e Fotoestrutura. (Carga horária: 150h). , Ciclo CiR - Fotos e Edição, CICLO CIR, Brasil.
2020 - 2020
Variedades Linguísticas e Preconceito no Brasil. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2019 - 2020
Fotografia e Espaço. (Carga horária: 600h). , Simon Play Fotografia, música e edição, SPL.ORG, Brasil.
2019 - 2019
Poesia Marginal e Resistência Cultural. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Linguística Textual. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Língua, Identidade e Poder nas Práticas Discursivas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
A Voz Poética Brasileira: Da Geração de 45 à Contemporaneidade. (Carga horária: 8h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2016 - 2016
Oralidade e Escrita na Perspectiva Sociolinguística. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LETRAS.
Participação em eventos
Autores de Ipiaú. Contos ao redor dos reinos e outros livros meus. 2025. (Exposição).
III Jornada de Pesquisa e de Extensão.Da Classificação à Representação: A Divisão Triádica do Signo na Semiótica do Signo de Peirce. 2025. (Seminário).
NOVEMBRO NEGRO 2024 - Na Ginga do Saber Ancestral: Relatos de Experiências e retratos de resistência na arte, na educação e na ciência. Da Classificação à Representação: A Divisão Triádica do Signo na Semiótica do Signo de Peirce. 2025. (Exposição).
A Linguagem na Filosofia de Espinosa. 2024. (Seminário).
II Jornada de Pesquisa e Extensão do DCHT XXI. 2024. (Seminário).
Multiprodução 2023.1. Multiprodutor primário de Ipiaú. 2023. (Olimpíada).
CURSO DE EXTENSÃO ? ORTOGRAFIA (com acentuação, crase, hífen). 2022. (Oficina).
Jovens Poetas de Ipiaú. Jurado da apreciação. 2019. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, Jhonnathan . Réquiem. 1. ed. Joinvile: Clube de Autores, 2026. v. 1. 70p .
-
PEREIRA, Jhonnathan . É Isso Mesmo?. 1. ed. Joinvile: Clube de Autores, 2026. v. 1. 116p .
-
SILVA, J. P. . Contos ao redor dos reinos. 1. ed. Pereira Barreto - São Paulo: A Arte da Palavra, 2025. v. 1. 178p .
-
PEREIRA, Jhonnathan . Brumas e Lendas . 1. ed. Ipiaú: JP, 2025. v. 1. 110p .
-
PEREIRA, Jhonnathan . Os Causos De Jhonn Hawk . 1. ed. Ipiaú: JP, 2025. v. 1. 70p .
-
PEREIRA, Jhonnathan . Entrega. 1. ed. Joinvile: Clube de Autores, 2025. v. 1. 173p .
-
SILVA, J. P. . Sob O véu da injustiça. In: Luis de Oliveira. (Org.). POESIA REVOLUCIONÁRIA. 1ed.Pereira Barreto/SP: A Arte da: A Arte da Palavra, 2025, v. 1, p. 1-47.
-
PEREIRA, Jhonnathan . ICONE PX 2026/04. Recanto das Letras, 05 abr. 2026.
-
PEREIRA, Jhonnathan . De Uma Gota Para O Pilão. Recanto das Letras, 18 mar. 2026.
-
PEREIRA, Jhonnathan . ENTRE VAPOR E CÓDIGO: O Sopro Humano no Espelho Liso dos Algoritmos. Soteroprosa, 25 ago. 2025.
-
PEREIRA, Jhonnathan . A Prece. Traços Literários, 18 jun. 2024.
-
PEREIRA, Jhonnathan . Fanzine - Traços Literários. Recanto das Letras, 11 maio 2024.
-
PEREIRA, Jhonnathan . O cair é do Homem o cair é Seu!. Recanto das Letras, 15 abr. 2024.
-
PEREIRA, Jhonnathan . A Menina Que Levava Pedras. Recanto das Letras.
-
SILVA, J. P. D.; PEREIRA, E. U. J. ; SANTOS, G. O. . Psicolinguística e a Criação de Textos Orgânicos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . Fotografia em princípios básicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. ; ROUGERK, S. . Produção poética e iniciação à poesia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. . A MATRIZAFROFOBIA COMO PROJETO ESTRUTURAL E A DEMONIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO BRASIL. Zenodo, 2026 (Ensaio).
-
SILVA, J. P. ; PEREIRA, J. . O Farm de Aura e a Masculinidade Frágil nas Redes Sociais. Zenodo, 2026 (Ensaio).
-
SILVA, J. P. ; GALDINO, D. . Princípios básicos da fotografia mobile. 2023. .
-
SILVA, J. P. ; ROUGERK, S. . Produção poética e iniciação à poesia. 2022. .
-
ROUGERK, S. ; SILVA, J. P. . A tua essência ainda é tua.... 2023 (CD) .
-
SILVA, J. P. . Guia Prático de Escrita poética livre. 2023 (Livro) .
-
SILVA, J. P. . Versos da alma de um pequeno poeta. 2022 (Livro) .
Prêmios
2025
Autor Icônico, PX - Pixel Art.
2024
Autor Icônico, PX - Pixel Art.
2023
Multiprodução 2023.1 - Cidadão destaque Ipiaú., ASSBI e CDA.
2021
O lirista, ASSB.
2021
Power Of Writing, Achieve Languages Uniersity Press Ipiaú - BA.
2019
Vozes do Brasil, Neila Bruno - Livros e Mídia.
2018
Palestrante que encanta, Escola Tertulina Pereira Andrade - Escola Leovícia.
2017
Poeta Mirin, IASD BH.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual da Bahia - Campus XXIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jonathan Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?