Sofia de Almeida Bernardes
Estudante de graduação de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) (2023 - Atual), com Coeficiente de Rendimento 9,1. Fez oito anos de aulas de inglês na Cultura Inglesa e possui certificado de aulas de espanhol em Buenos Aires (Argentina). Atuou como bolsista FAPERJ de Iniciação Científica da pesquisa ''Psicanálise e saúde mental na Universidade: Políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios'' e foi estagiária do ''Projeto Escola da Família: promovendo práticas parentais com afeto, sem violência'', desenvolvido junto ao SUS. Atualmente, realiza o estágio curricular ''A clínica psicanalítica em instituição: o contexto SPA'' e é bolsista do projeto de extensão ''Autocuidado no Câncer''. Tem interesse em Psicanálise, em Psicologia Clínica e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2025 -
Grupo de Estudos Lacan - Seminário 17. , Laboratório de Psicanálise, Educação e Laço Social, LAPSE, Brasil.
2026 - 2026
Extensão universitária em Introdução à Clínica das Toxicomanias na interface entre Psicanálise e Aten. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2026 - 2026
Introdução ao Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2026 - 2026
Literacia em idadismo estrutural e discriminação por idade. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2025 - 2026
Letramento racial para trabalhadores do SUS. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Criança não é mãe: fortalecendo o atendimento do SGDCA a vítimas de violênc. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em A Masculinidade na Psicanálise e as Novas Configurações Sociais da Contempo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2025 - 2025
Encontros coletivos em Psicodinâmica do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2025 - 2025
Aulas de Libras - básico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Psicopatologia e Saúde Mental - LAPTOSAM. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Saúde Mental e Educação: diálogos críticos sobre Medicalização da vida. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2024 - 2024
Espanhol Intensivo. (Carga horária: 40h). , Don Quijote - Buenos Aires (Argentina), DQ, Argentina.
2023 - 2023
Fernand Deligny: infância, autismo e cartografia. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2019
inglês básico e intermediário. (Carga horária: 730h). , Cultura Inglesa - Brasília (DF), CULTURA INGLESA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
COUTINHO, L. G. ; GURSKI, R. ; Rosa, M ; Carneiro, S. ; Dias, B. ; Andrade, C. ; Brandão, K. ; BERNARDES, S. A. . II Encontro Internacional ?Psicanálise e Saúde Mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios. 2024. (Outro).
Participação em eventos
18a Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2025. (Outra).
II Encontro do Fórum de Saúde Mental Universitária da UFF. 2025. (Encontro).
XXIII Semana de Psicologia da PUC-Rio. 2025. (Exposição).
I Congresso online de Psicologia Forense da BRAPSI - Psicologia e Crimes. 2024. (Congresso).
II Simpósio de Psicanálise e Saúde Oncomed. 2024. (Simpósio).
O Hospício de Pedro II e a constituição do alienismo no Brasil. 2024. (Seminário).
Seminário - Agosto Lilás / 2024 - Conscientização e combate às violências contra às mulheres. 2024. (Seminário).
Seminário - Dia Internacional da Eliminação das Violências de Gênero contra as mulheres na Universidade. 2024. (Seminário).
Cineclube Matrizes Clássicas UFF. 2023. (Encontro).
Luta Antifascista: memória, verdade e justiça. 2023. (Encontro).
Memória, Verdade e Justiça: recepção aos calouros 2023. 2023. (Seminário).
Políticas dos terreiros: mobilizações, produção de saberes, processos de vitimização e enfrentamento ao racismo. 2023. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BOLLMANN, L. F. ; BERNARDES, S. A. . A clínica psicanalítica no CAPS AD III: aprendizados de uma experiência de estágio. In: II Congresso Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental no Cuidado aos Usuários de Álcool e outras Drogas em Belo Horizonte/MG, 2026, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental no Cuidado aos Usuários de Álcool e outras Drogas em Belo Horizonte/MG. Belo Horizonte: CENAT, 2026. p. 38.
-
COUTINHO, L. G. ; BERNARDES, S. A. ; SOUZA, E. M. C. . Psicanálise e saúde mental na Universidade: Políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios. In: XXXV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2025, Niterói. Anais do Seminário de Iniciação Científica 2025 ? UFF, 2025. p. 5-7.
-
BERNARDES, S. A. . O mal-estar na universidade e a construção de espaços de fala: uma pesquisa-intervenção na UFF. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, J. E. M. ; Filho, D. M. R. ; BERNARDES, S. A. ; COSER, B. C. ; Santos, I. F. ; Brasil, K. C. T. . Desenvolvimento do programa escola da família: contribuições para positivação de direitos e prevenção à violência intrafamiliar. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, S. A. ; COUTINHO, L. G. . Psicanálise e saúde mental na Universidade: Políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, J. E. M. ; Filho, D. M. R. ; Soares, M. H. S. ; Lima, G. N. S. ; COSER, B. C. ; BERNARDES, S. A. ; Morel, M. S. ; Matias, A. T. ; RODRIGUES, K. C. T. . Contribuições de uma política pública em saúde na prevenção à violência contra mulheres gestantes e puérperas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Dias, B. ; Brandão, K. ; COUTINHO, L. G. ; GURSKI, R. ; GERALDES, B. B. A. ; TRALDI, B. A. G. ; PICCOLI, B. V. ; GUERRA, G. O. ; SILVEIRA, J. F. ; PEDROSO, M. C. S. ; BERNARDES, S. A. . Um guia para o bem-viver na universidade: psicanálise, saúde mental e políticas de cuidado. São Paulo: Tiki Books, 2025 (Cartilha).
-
BERNARDES, S. A. . Concurso de Redação 2018 - Vida saudável: projeto hoje, realidade amanhã. Brasília: SINEP/DF, 2018 (Coletânea).
Outras produções
COSTA, J. E. M. ; COSER, B. C. ; BERNARDES, S. A. ; GANEM, V. ; RODRIGUES, K. C. T. . Intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com profissionais da saúde perinatal. 2025. (Relatório de Pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2025 - 2026
Psicanálise e saúde mental na Universidade: Políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios, Descrição: O projeto, de caráter interdisciplinar e multicêntrico, surge no contexto de um crescente aumento nos índices de sofrimento psíquico entre os jovens, já mapeado por órgãos de saúde nacionais e internacionais (ANDIFES, 2019; 2022). Desta situação mais ampla, recortamos as condições de sofrimento psíquico de universitários brasileiros a partir do impacto que as problemáticas sociais e políticas atuais vêm trazendo para a universidade e para o campo das políticas públicas de inclusão e permanência que atendem especialmente à população de jovens negros e de baixa renda. Desde a psicanálise, a pesquisa compreende o mal-estar dos jovens universitários com base nas formulações acerca da passagem adolescente como uma operação psíquica que responde a questões lógicas e nãocronológicas da constituição do sujeito, tempo no qual se dá o trabalho subjetivo de reinscrição no laço social. A proposta considera os impasses que se apresentam a esses jovens para a inserção e manutenção da vida acadêmica, articulando-os à questão do sofrimento psíquico. Iniciaremos a investigação buscando os índices desse sofrimento em universitários bem como suas relações com o mal-estar na Universidade. Na sequência, vamos historicizar o lugar da universidade na história social brasileira, discutindo as políticas propostas para acesso e os impasses nas condições de acesso e permanência. Teremos como pergunta maior o desafio sobre como pensar modos de a psicanálise intervir nas condições de produção do mal-estar. Utilizaremos dispositivos de escuta em espaços coletivos, visando pensar quais efeitos se produzem na vida do sujeito a partir da entrada na universidade e uma melhor compreensão de que forma os impasses encontrados se expressam e se traduzem do ponto de vista do sofrimento psíquico. Isso inclui uma discussão sobre a participação das políticas públicas no enfrentamento do sofrimento dos discentes visando a construção de uma política de saúde mental para as Universidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sofia de Almeida Bernardes - Integrante / Luciana Gageiro Coutinho - Coordenador / Evellin Marta Castro Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Prêmios
2018
Primeiro Lugar Concurso de Redação, SINEPE/DF.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - 2025
Fundação de Empreendimentos Científicos e TecnológicosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
O Projeto Escola da Família constitui-se como uma atividade de formação continuada em educação para a saúde, formulada por uma parceria interinstitucional (UFF e UNB), e proposto pela FINATEC (cujas finalidades estatutárias incluem o incentivo às atividades de ensino, pesquisa e inovação), respondendo ao chamamento público, em edital próprio, da Secretaria de Saúde do Município de Niterói, no escopo do programa municipal: Pacto Niterói contra a Violência. Tendo como base a sensibilização, a construção de ferramentas relacionais e a potencialização da expertise já construída no campo de trabalho de profissionais de saúde e gestão que lidam diretamente com populações em situação de vulnerabilidade nos dispositivos de atendimento público municipais, o "Projeto Escola da Família: promovendo práticas parentais com afeto, sem violência" propõe uma metodologia ativa e participativa para a ampliação de recursos para o enfrentamento da grave situação de violência que atinge as famílias do município. Corrobora, para tanto, com os norteadores explicitados nos programas de políticas Nacional e Estadual de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, definindo o tema da violência como transversal a todo o trabalho proposto e trazendo o foco para o tema da parentalidade, em coerência com a concepção de que a prevenção da violência se inicia com as condições de cuidados nos períodos da gestação, do puerpério e da primeira infância. Para isto, o trabalho se desenvolve por meio da realização de oficinas temáticas de formação, com o objetivo de apoiar e trazer subsídios para que os profissionais trabalhem, por meio de dispositivos grupais, com as gestantes, pais, cuidadores e suas famílias, configurando assim, o aspecto multiplicador da intervenção. Para atender ao público estimado em 500 profissionais de saúde, as equipes são formadas por um núcleo de profissionais mestres e doutores - que contam com vasta experiência no âmbito da pesquisa e da intervenção nas áreas
2025 - 2025
Serviço de Psicologia Aplicada - UFFVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio supervisionado Básico 1: Prática Psicanalítica nasInstituições de Saúde. Supervisão: Professora Dra Flávia Bomfim. O projeto de estágio supervisionado tem como objetivo aproximar os estudantes de Psicologia das especificidades da prática psicanalítica em contextos institucionais de saúde, como hospitais gerais, serviços de saúde mental e centros de reabilitação. Sustentado por uma supervisão de orientação psicanalítica, o estágio busca promover o aprimoramento da escuta clínica e a construção de uma postura crítica e reflexiva diante das demandas apresentadas pelos usuários. A partir dos conceitos de transferência, demanda e singularidade, o projeto favorece a elaboração de estratégias de cuidado que articulam a teoria psicanalítica aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como a acessibilidade, a integralidade e a participação social. Dessa forma, visa contribuir para a formação de profissionais sensíveis às questões sociais e comprometidos com práticas de cuidado humanizadas e emancipadoras.
2025 - 2025
Serviço de Psicologia Aplicada - UFFVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio Supervisonado Básico 2: A Prática Psicanalítica em Serviços de Saúde Mental na interface com Instituições do Sistema de Justiça. Supervisão: Professora Dra Renata Costa-Moura. O projeto de estágio supervisionado busca aproximar os estudantes de Psicologia da interface entre a saúde mental e o sistema de justiça, por meio da observação e discussão de práticas institucionais diversas. A proposta visa promover uma reflexão crítica sobre o papel do psicólogo diante das demandas sociais e jurídicas, articulando teoria e prática a partir da orientação psicanalítica. As atividades incluem observações, elaboração de relatórios e supervisões em grupo, favorecendo o desenvolvimento de uma postura ética e comprometida com os princípios da saúde pública e dos direitos humanos. O projeto também valoriza a dimensão formativa da pesquisa como espaço de elaboração teórica e subjetiva, entendendo a experiência de observação como uma forma de intervenção na própria formação do estudante.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sofia de Almeida Bernardes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?