Bruna Valesca Zacanini

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGH/UFJF) na linha de pesquisa História da Arte, Patrimônio, Cultura e Sociabilidades, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Licencianda em História e Bacharel (2025) em História, com ênfase em Patrimônio Histórico, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF) nos projetos ''As coleções de arte do Museu Mariano Procópio e do Museu de Arte Murilo Mendes'' e ''A coleção francesa do Museu Mariano Procópio''. Membro do Laboratório de História da Arte (LAHA/UFJF). Possui experiência na área de História, com ênfase em História da Arte e Cultura, dedicando-se a pesquisar a História da Arte do século XIX e a História da pintura de paisagem. Possui Certificate in Advanced English (C1 Advanced) e Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) nivel B1. E-mail: brunavzacanini@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2026 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em andamento em Licenciatura em História

2025 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Bacharelado em História, com ênfase em Patrimônio Histórico

2020 - 2025

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Bords de l'Oise: análises e investigações sobre a obra de Charles-François Daubigny no Museu Mariano Procópio
Orientador: Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior

Ensino Médio (2º grau)

2019 - 2019

Colégio e Curso PRW

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2018

Colégio Vicentino Santa Isabel

Formação complementar

2026 - 2026

Conectando Mundos e Populações, por Profa. Dra. Ana Silvia Volpi Scott. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2026 - 2026

Gestão de Editoração Científica: Uso do Turnitin e Aplicação do CRediT. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2026 - 2026

Entre Livros e Documentos: Preservação e Conhecimento no Acervo de Murilo M. , Museu de Arte Murilo Mendes, MAMM, Brasil.

2026 - 2026

Arte, educação e museu: Conversa com Mariana Capurro e Nina Bohn. , Museu de Arte Murilo Mendes, MAMM, Brasil.

2025 - 2025

Rio de Janeiro no Centenário de Independência. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2025 - 2025

Lecture dirigée - Art, de Yasmina Reza. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2025 - 2025

Women and the Pre-Raphaelite movement, 1848-1900. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2025 - 2025

Golpismo e impunidade no Brasil republicano, por Prof. Dr. Carlos Fico. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2025 - 2025

Revisitando a História do Brasil: Debates e Embates. (Carga horária: 15h). , Fundação Perseu Abramo, FPA, Brasil.

2025 - 2025

Abertura das exposições Fayga Ostrower e Ocupação Fayga Ostrower. , Museu de Arte Murilo Mendes, MAMM, Brasil.

2024 - 2024

C1 Advanced (CAE). (Carga horária: 210h). , Cultura Inglesa Juiz de Fora, CULTURA INGLESA, Brasil.

2024 - 2024

Saber Museu. (Carga horária: 180h). , Escola Virtual Gov, EV.G, Brasil.

2024 - 2024

O golpe de 1964 e o campo da História Política: novas abordagens. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2024 - 2024

Visita Técnica ao Memorial da República Itamar Franco e ao MAMM. (Carga horária: 3h). , Memorial da República Presidente Itamar Franco, MRPIF, Brasil.

2024 - 2024

Arquivos de Movimentos Sociais: memória, preservação e resistência. (Carga horária: 4h). , Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora, CECOM - UFJF., Brasil.

2024 - 2024

Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente. (Carga horária: 90h). , Escola Virtual Gov, EV.G, Brasil.

2024 - 2024

O Sabor do Arquivo na Era Digital: gestão e crítica. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2024 - 2024

Pedagogia do Patrimônio: referências culturais como base para ações. (Carga horária: 4h). , Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora., CECOM - UFJF, Brasil.

2024 - 2024

Vozes da Serra Grande: desenvolvimento de projetos com foco em valorização. , Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora, CECOM - UFJF, Brasil.

2024 - 2024

Workshop: Como apresentar um trabalho acadêmico. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2024 - 2024

Como elaborar um projeto de pesquisa em História da Arte?. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2024 - 2024

20 anos do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2021 - 2024

Francês. (Carga horária: 210h). , Wizard by Pearson Petrópolis, WIZARD, Brasil.

2023 - 2023

Roda de conversa sobre História Indígena e os desafios de uma pesquisa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2023 - 2023

Elisa Branco: uma vida em vermelho, por Prof. Dr. Jorge Ferreira. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2023 - 2023

Poéticas artísticas e pesquisas acadêmicas entre Brasil e Estados Unidos. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2023 - 2023

SIPAD IAD: Encontros Interinstitutos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2022 - 2022

O mais antigo Tribunal e o maior da Justiça destes Reinos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2018 - 2020

Espanhol. (Carga horária: 210h). , Wizard by Pearson Petrópolis, WIZARD, Brasil.

2010 - 2019

Inglês. , Fisk Petrópolis, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte e da Cultura.

Organização de eventos

CHRISTO, M. C. V. ; COSTA JUNIOR, M. A. ; ZACANINI, Bruna Valesca . XIII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte. 2025. (Outro).

CHRISTO, M. C. V. ; COSTA JUNIOR, M. A. ; ZACANINI, Bruna Valesca . XII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte. 2024. (Outro).

CHRISTO, M. C. V. ; COSTA JUNIOR, M. A. ; ZACANINI, Bruna Valesca . XI Seminário Interno do Laboratório de História da Arte. 2023. (Outro).

COSTA JUNIOR, M. A. ; ZACANINI, Bruna Valesca . 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em História da Arte. 2023. (Outro).

Participação em eventos

1º Seminário do Patrimônio: (Re)pensando os olhares sobre o que é nosso. 2025. (Seminário).

I Colóquio da Revista Faces de Clio: A Antiguidade em Questão. 2025. (Encontro).

XIII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.Bords de l'Oise?: algumas análises sobre Charles-François Daubigny no Museu Mariano Procópio. 2025. (Seminário).

XLI Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2025. (Congresso).

3º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão.Escola de Barbizon: o rompimento com a tradição da pintura de paisagem francesa. 2024. (Seminário).

Seminário Murilo Mendes: obra em movimento - Coleção Luciana Stegagno Picchio. 2024. (Seminário).

XII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.A coleção de paisagem oitocentista francesa do Museu Mariano Procópio. 2024. (Seminário).

XVIII Encontro de História da Arte da UNICAMP: Reapropriar e Reescrever.Escola de Barbizon: histórico e percepções. 2024. (Encontro).

XV Seminário do Museu D. João VI: Visões, revisões e formatos na história da arte de entresséculos. 2024. (Seminário).

43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em História da Arte. 2023. (Outra).

6° Simpósio Científico ICOMOS/BRASIL: Patrimônio cultural e direitos humanos. 2023. (Simpósio).

XI Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.A obra de Daubigny e sua inserção na seleção de obras francesas do Museu Mariano Procópio. 2023. (Seminário).

XXXIX Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023. (Congresso).

III Encontro Interno da História: Ofícios do Historiador em tempos pandêmicos. 2021. (Encontro).

XXXVII Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2021. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon: histórico e percepções. Atas do XVIII Encontro de História da Arte , v. 18, p. 776-784, 2025.

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Charles-François Daubigny no Museu Mariano Procópio: investigações e entrelaçamentos. Revista de História da Arte e da Cultura , v. 6, p. 159-170, 2025.

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A Escola de Barbizon no acervo do Museu Mariano Procópio: formação e dinâmicas do colecionismo da pintura de paisagem no Brasil oitocentista. In: XIV Seminário Interno do Laboratório de História da Arte, 2026, Juiz de Fora. Caderno de Resumos do XIV Seminário Interno do Laboratório de História da Arte, 2026.

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon: o rompimento com a tradição da pintura de paisagem francesa. In: 3º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão, 2024. Caderno de Resumos 3º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão, 2024.

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon e Charles-François Daubigny: o rompimento com a tradição da pintura de paisagem francesa. Anais do 3º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão , 2025.

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Bords de l'Oise?: algumas análises sobre Charles-François Daubigny no Museu Mariano Procópio. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon e sua ruptura com a tradição: papel dos artistas e suas dinâmicas como parte ativa da sociedade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A coleção de paisagem oitocentista francesa do Museu Mariano Procópio. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon: o rompimento com a tradição da pintura de paisagem francesa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . Escola de Barbizon: histórico e percepções. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A Escola de Barbizon e o Museu Mariano Procópio: interseções entre as obras de Charles-François Daubigny e Pierre Damoye. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A coleção francesa do Museu Mariano Procópio: 2ª fase. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A obra de Daubigny e sua inserção na seleção de obras francesas do Museu Mariano Procópio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZACANINI, Bruna Valesca . A coleção francesa do Museu Mariano Procópio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZACANINI, Bruna Valesca ; COSTA JUNIOR, M. A. ; ARRUDA, Laura N. ; FREITAS, T. . Caderno de Resumos do XIV Seminário Interno do Laboratório de História da Arte. Letraria, 2026 (Caderno de Resumos).

Outras produções

ZACANINI, Bruna Valesca . Instagram: Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca . X: Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca . Bluesky: Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca . YouTube: Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca . YouTube: Laboratório de História da Arte. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca ; COSTA JUNIOR, M. A. . Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Site).

ZACANINI, Bruna Valesca ; COSTA JUNIOR, M. A. . Programa de Posgrado en Historia de la UFJF. 2024. (Site).

ZACANINI, Bruna Valesca ; COSTA JUNIOR, M. A. . Graduate Program in History of UFJF. 2024. (Site).

ZACANINI, Bruna Valesca . Facebook: Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 2024. (Rede social).

ZACANINI, Bruna Valesca ; ALMEIDA, G. R. ; GOMES, M. C. ; ROSA, T. M. N. . Trilhas do Rap pela História. 2023. (Site).

ZACANINI, Bruna Valesca ; ARRUDA, Laura N. ; RODRIGUES, Laíza de O. ; VIANNA, Luisa P. . Instagram: Laboratório de História da Arte. 2023. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - 2026

    As coleções de arte do Museu Mariano Procópio e do Museu de Arte Murilo Mendes, Descrição: Este projeto tem como foco a continuação da pesquisa sobre a coleção de arte francesa no Museu Mariano Procópio, em específico a pintura. No entanto, especialmente a partir de projetos que se desenvolveram no âmbito de mestrado e do doutorado, o projeto se desdobra também para a análise das peças da coleção de arte do MAMM (Museu de Arte Murilo Mendes). Este projeto insere em um plano mais amplo de discussão dos acervos de arte de Juiz de Fora do qual o coordenador desenvolve a partir de 2016 com o projeto O nu no Museu Mariano Procópio, projetos com fases desenvolvidas até 2020 e que se seguiu com as primeiras fases da análise da coleção francesa do Mariano Procópio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Valesca Zacanini - Integrante / Martinho Alves da Costa Junior - Coordenador.

  • 2024 - 2024

    Projeto especial História da Arte in Loco: Museus, monumentos e arquitetura na Bélgica, Descrição: O projeto tem como intuito o desenvolvimento de uma atividade intensiva em História da Arte, sob coordenação do Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior, a partir de viagem programada para a Bélgica entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março de 2024, com finalidade de estudo in loco. A viagem busca o aperfeiçoamento formativo de alunos e alunas dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, compreendendo os cursos de graduação e pós-graduação, com participação de professores das universidades belgas. Cidades visitadas: Bruxelas, Ostende, Gand e Antuérpia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruna Valesca Zacanini - Integrante / Martinho Alves da Costa Junior - Coordenador / Laíza de Oliveira Rodrigues - Integrante / Letícia Badan Palhares Knauer de Campos - Integrante / Alice Rosim Sundfeld Di Tella Ferreira - Integrante / Gustavo Henrique Souza Oliveira - Integrante / Larissa Caroline Curcio Silva - Integrante / Nara Castro Gomes - Integrante / Luisa Pereira Vianna - Integrante.

  • 2022 - 2024

    A coleção francesa do Museu Mariano Procópio, Descrição: Este projeto tem como foco a coleção de arte francesa no Museu Mariano Procópio, em específico a pintura. Se insere em um plano mais amplo de discussão do acervo do museu do qual o projeto que se desenvolveu a partir de 2016, O nu no Museu Mariano Procópio, e que encerramos no ano anterior, é partícipe. A coleção heterogenia de arte francesa é a mais expressiva ao isolarmos a coleção internacional do museu. Ao todo são 94 peças, entre elas obras fundamentais para a coleção e de modo mais geral para a História da Arte geral e no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Valesca Zacanini - Integrante / Martinho Alves da Costa Junior - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2026 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado (FAPEMIG), Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Social Media, Enquadramento Funcional: Social Media

Outras informações:
Criação, manutenção e administração das redes sociais, site e divulgação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGH/UFJF).

2025 - 2026

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (BIC/UFJF), Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no projeto: "As coleções de arte do Museu Mariano Procópio e do Museu de Arte Murilo Mendes" sob orientação do Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior.

2022 - 2024

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (BIC/UFJF), Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no projeto: "A coleção francesa do Museu Mariano Procópio" sob orientação do Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior.

2024 - 2024

Museu de Arte Murilo Mendes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22

Outras informações:
Estagiária no setor de preservação: Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, sob supervisão do Prof. Dr. Aloisio Arnaldo Nunes de Castro.

2026 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado (FAPEMIG), Regime: Dedicação exclusiva.