Julia Canezin Siscate

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Estadual de Maringá

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biomedicina

2024 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colégio Pontual Centro de Ensino

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

34ª Encontro Anual de Iniciação Científica.Detecção capilar de anticorpos anti-T.gondii dos estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental de Maringá. 2025. (Seminário).

V International Symposium On Enteric Neural Plasticity; IV Symposium on Gastroenterology. 2025. (Congresso).

18a Mostra de Profissões. 18a Mostra de Profissões. 2024. (Feira).

Curso de Perícia Criminal. 2024. (Outra).

III Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná.1º lugar na área de Ciências da Saúde. 2024. (Simpósio).

Jornada de admissão 2024: "Demência: será que é Alzheimer?". 2024. (Seminário).

Paraná Faz Ciência. Programa De Pós-Graduação Em Biociências E Fisiopatologia. 2024. (Feira).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Detecção capilar de anticorpos anti-T.gondii dos estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental de Maringá, Descrição: A Toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e seu diagnóstico é realizado através de técnicas sorológicas, principalmente para a detecção de anticorpos, e podem ser utilizadas diversas amostras biológicas, incluindo a capilaridade sanguínea. O parasito possui uma ampla variedade de hospedeiros e tem uma distribuição de aproximadamente um terço da população mundial, onde há maior prevalência em países africanos e sul-americanos. Atualmente, diversos estudos relatam as relações existentes entre alterações cognitivas e a soropositividade para o T.gondii, afetando principalmente crianças nos primeiros anos escolares, etapa onde há grande prevalência de diagnóstico de distúrbios cognitivos. Diante disso, urge a necessidade da detecção da presença de anticorpos anti-T.gondii, através do sangue capilar, que além de garantir um diagnóstico preciso, de acordo com suas classes, também evita agravos de sintomatologia relacionados a outras patologias, e possibilita a administração de um tratamento adequado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julia Canezin Siscate - Coordenador / Débora de Mello Gonçales Sant Ana - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Avaliação dos linfócitos intraepiteliais no cólon de camundongos infectados por Trypanossoma cruzi associados a vesículas extracelulares, Descrição: A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, é um problema de saúde pública negligenciada, que afeta milhões de pessoas, especialmente na América Latina. A infecção por esse parasito pode ocasionar danos em diversos órgãos como coração, esôfago e cólon. Estudos apontam que a liberação de vesículas extracelulares (VE) pelo protozoário modula a resposta imune e dissemina a infecção, o que interfere na virulência e dificulta a resposta celular do hospedeiro. No intestino grosso, especialmente no cólon, o T. cruzi ocasiona alterações teciduais e inflamatórias, comprometendo o Sistema Nervoso Entérico e diversas células intestinais. Entre essas células, destacaram-se os linfócitos intraepiteliais, fundamentais na defesa imunológica e manutenção da homeostase. Dada a relevância do cólon como local de infecção do parasito e a escassez de estudos que relacionam a infecção por T. cruzi associada a vesículas extracelulares e linfócitos intraepiteliais, esse projeto procura avaliar quantitativamente essas células frente aos efeitos da infecção em camundongos BALB/c. Os animais foram divididos em seis grupos, sendo um deles o grupo controle e o restante recebeu diferentes cepas de parasitas e vesículas extracelulares. Após 28 dias de infecção, o cólon foi coletado e será feita a análise histólica para a quantificação de linfócitos intraepiteliais por campo microscópico e os dados serão submetidos à análise estatística. Os estudos e a compreensão das alterações quantitativas desses linfócitos e da fisiopatologia poderão contribuir para a descoberta de novos tratamentos terapêuticos para minimizar os danos teciduais causados #8203;#8203;pelo protozoário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julia Canezin Siscate - Coordenador / Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo - Integrante / Débora de Mello Gonçales Sant Ana - Integrante.

  • 2024 - 2025

    Avaliação das células caliciformes no íleo de camundongos infectados por Trypanosoma cruzi associada a vesículas extracelulares, Descrição: A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi queapresenta caráter de cronicidade e de alta prevalência, sobretudo em países tropicais. Atransmissão ocorre principalmente por insetos triatomíneos, mas também podeacontecer por meio de ingestão de alimentos contaminados, transmissão congênita etransfusional. A infecção inicial é frequentemente assintomática ou com sintomas leves,mas, se não tratada, pode evoluir para uma fase crônica com complicações graves,incluindo cardiomiopatia, megacólon e megaesôfago, levando a considerável morbidadee mortalidade. Além disso, as vesículas extracelulares liberadas pelo T. cruzi sãoconhecidas por interferir na resposta imune e facilitar a invasão de tecidos. Sabe-se doenvolvimento do esôfago e do intestino grosso no decorrer da doença, contudo, poucose conhece a respeito dos efeitos da infecção no intestino delgado. O íleo, uma das trêsporções do intestino delgado, é muito relacionado ao sistema imunológico,apresentando características anatômicas e funcionais distintas que podem sersignificativamente alteradas pela infecção. Este projeto tem como objetivo principalavaliar quantitativamente as células caliciformes no íleo de camundongos infectadospelo T. cruzi com foco na associação a vesículas extracelulares, que desempenham umpapel crucial na modulação da resposta imunológica e na virulência do parasita. Ametodologia envolve o uso de 30 camundongos machos da linhagem Balb/c, divididos em seis grupos experimentais, onde serão analisadas as alterações no íleo após ainfecção com a cepa CL Brener de T. cruzi e a inoculação de diferentes tipos devesículas extracelulares derivadas da interação do parasita com células epiteliaisintestinais (Caco-2) e mioblastos (C2C12). Serão feitas colorações específicas (Alcianblue pH 1,0 e pH 2,5, e Ácido Periódico de Shiff) para identificar e quantificar ascélulas caliciformes, que são responsáveis pela produção de mucinas ácidas e neutras,essenciais para a formação do muco intestinal e a defesa contra microrganismospatogênicos. A análise estatística será realizada para comparar os diferentes grupos eentender as alterações na quantidade e tipo de mucinas produzidas durante a infecção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julia Canezin Siscate - Coordenador / Amanda Gubert Alves dos Santos - Integrante / Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2025

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: