Alex Seixas Soares dos Santos

Sou licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, sou bolsista de extensão na ACCS ''Fora da Caixa: Ensinar a partir do Interdisciplinar'', componente curricular que articula universidade e comunidade escolar com foco em práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. Durante a graduação, atuei como Residente Pedagógico no subprojeto de Biologia por 18 meses, desenvolvendo atividades de regência em turmas do Ensino Médio e explorando os desafios do Novo Ensino Médio. Também fui monitor de extensão em projetos como Disrupturas II e minicursos na Semana de Biologia da UFBA, com foco em temas como racismo científico. Integro o grupo de pesquisa REDIS (Redes e Diálogos sobre Interdisciplinaridade), onde aprofundo estudos sobre formação docente e práticas interdisciplinares. Tenho experiência na organização de eventos acadêmicos, produção de materiais didáticos e divulgação científica, com ênfase em educação e ensino de Ciências. .

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Ciências Biológicas

2024 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2019 - 2024

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2018

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SANTOS, A. S. S. . XX Semana de Biologia da Universidade Federal da Bahia. 2025. (Outro).

SANTOS, A. S. S. . Seminário Interisntitucional entre a UFBA e a UFRB. 2022. (Outro).

SANTOS, A. S. S. . Seminário Interinstucional do Programa Instucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) ? UFBA e UESB: experiências e re-existências na formação de professores e professoras. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Seminário Interinstucional do Programa Instucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) ? UFBA e UESB: experiências e re-existências na formação de professores e professoras. 2022. (Seminário).

Congresso UFBA. Atividades e expectativas para o módulo 1. 2021. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ROCHA, E. A. ; SANTOS, A. S. S. ; Santos, S. J. ; RAMOS, L. O. L . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS IMPACTOS DA ACSS 'FORA DA CAIXA: ENSINAR A PARTIR DO INTERDISCIPLINAR' NA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Diadema. CADERNO DE RESUMOS DO iV CMD. Santo André: V&V EDITORA, 2024. v. 2. p. 238.

  • ROCHA, E. A. ; SEIXAS, A. S. S. ; RAMOS, L. O. L . Relato de monitoria acerca dos impactos da ACCS ?Fora da Caixa? na formação docente. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. S. ; Lacerda, L. O. . Atividades e expectativas para o módulo 1. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. S. S. . Avaliação do Subprojeto de Biologia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. S. S. . Atividades e expectativas para o módulo 1. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTOS, A. S. S. . Qual a relação da história com a biologia?. 2024; Tema: Relação interdisciplinar entre a história e a biologia. (Rede social).

SANTOS, A. S. S. . Instagram da ACCS Fora da Caixa. 2024; Tema: Educação e Interdisciplinaridade. (Rede social).

SANTOS, A. S. S. . Instagram do Projeto do Residência Pedagógica - Biologia. 2023; Tema: Residencia Pedagogica Biologia. (Rede social).

SANTOS, A. S. S. . Relatório de estágio supervisionado IV. 2024. (Relatório de estágio supervisionado).

ROCHA, E. A. ; SANTOS, A. S. S. . Relato de monitoria acerca dos impactos da ACCS Fora da Caixa na formação docente. 2024. (Relatório).

SANTOS, A. S. S. . Entomologia Forense. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cards informativos para o Instagram).

SANTOS, A. S. S. . A importância do sono para a aprendizagem. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cards informativos para o Instagram).

SANTOS, A. S. S. . Melhoramento genético em humanos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cards informativos para o Instagram).

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de ACCS, Carga horária: 20

2024 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do Grupo de estudos redes e diálogos sobre a Interdisciplinaridade (REDIS/UFBA)

2024 - 2024

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de ACCS, Carga horária: 20

2022 - 2023

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto Residência Pedagógica, Carga horária: 20

2021 - 2022

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto Residência Pedagógica, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.Cargo ou função, Integrante da Comissão Científica da Semana de Biologia.

  • 08/2024 - 11/2024

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Monitor do Projeto Disrupturas II.

  • 09/2024 - 09/2024

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Monitor do minicurso "O racismo científico", na XIX Semana de Biologia da UFBA.

2024 - 2024

Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 64

Outras informações:
Atuou como docente, sob supervisão da professora preceptora Ana Carolina Guedes Guimarães.

2023 - 2023

Colégio Guadalupe

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Catalogação dos livros na biblioteca, Carga horária: 4

2023 - 2023

Colégio Guadalupe

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Catalogação dos livros na biblioteca, Carga horária: 4

2023 - 2023

Colégio Guadalupe

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Catalogação dos livros na biblioteca, Carga horária: 4

2025 - Atual

Escola Novo Mundo

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências - Anos Finais, Carga horária: 4