Alda Vangela Silva Santos

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS, (2011), Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, (2018). Atualmente é professora do CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDEIROS NETO. Tem experiência na área de Geografia e Sociologia.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

2017 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Título: UMA REFLEXÃO QUANTO AO PAPEL E A ESCOLHA DE SEUS REPRESENTANTES POLÍTICOS - CETEP IPIRÁ BAHIA
Orientador: ANA PAULA NUNES MELO

Graduação em Geografia

2008 - 2011

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A aprendizagem a partir do cotidiano dos alunos: A Geografia como um conhecimento prático
Orientador: Francisco de Assis dos Santos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cidadania.

Participação em eventos

2° SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS.PEQUENOS PRODUTORES E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS MUNICÍPIOS DE GAVIÃO E NOVA FÁTIMA NA ELABORAÇÃO DO PPA-P 2008-2011. 2012. (Seminário).

2° SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2012. (Seminário).

2° WORKSHOP INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2010. (Outra).

I SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2010. (Seminário).

I SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOGRAFIA DO CERRADO- SIREGEO, "DINÂMICAS TERRITORIAIS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO OESTE BAIANO". 2010. (Simpósio).

MINI-CURSO " A PROBLEMÁTICA DOS ESPAÇOS AGRÁRIOS: AGRICULTURA FAMILIAR E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO" NO PRIMEIRO SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOGRAFIA DO CERRADO - SIREGEO. 2010. (Simpósio).

VII FEIRA DO SEMI-ÁRIDO: SABERES E FAZERES DO SEMI-ÁRIDO CONTEMPORÂNEO. 2010. (Seminário).

II FEIRA DE ESTÁGIO DA UEFS "ESTÁGIO EM FOCO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO MUNDO DO TRABALHO". 2009. (Outra).

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2009. (Seminário).

A SUSTENTABILIDADE DOS AGROECOSSISTEMAS NA VISÃO DO MOC: A CULTURA DO ESTOQUE NA VI FEIRA DO SEMI-ÁRIDO: DESERTIFICAÇÃO; PESPECTIVAS DE AUTONOMIA PRODUTIVA FRENTE AOS DESEFIOS SOCIOAMBIENTAIS. 2008. (Oficina).

I SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GEÓGRAFO. 2008. (Seminário).

VI FEIRA DO SEMI-ÁRIDO: DESERTIFICAÇÃO PERSPECTIVAS DE AUTONOMIA PRODUTIVA FRENTE AOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. V. S. ; RIBEIRO, A.C.de A. ; FREITAS, A de J. ; DIAS, J de O. . LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E O ESTUDO DOS SOLOS: ANÁLISE DAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO. In: XI ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UESC, 2010, ILHÉUS. ANAIS DO XI PRIMEIRO ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UESC, 2010. p. 202-214.

  • SANTOS, A. V. S. . PEQUENOS PRODUTORES E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS MUNICÍPIOS DE GAVIÃO E NOVA FÁTIMA NA ELABORAÇÃO DO PPA-P 2008-2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. V. S. ; RIBEIRO, A.C.de A. ; FREITAS, A de J. . O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E O ESTUDO DOS SOLOS; ANÁLISE DAS ABORDAGENS DOCONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SANTOS, A. V. S. . Borboletas ao Vento. 2015. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Territórios de identidade: Desvelando os desafios para o planejamento territorial da Bahia., Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a influência da constituição, pelo governo do estado da Bahia empossado em 2007, dos Territórios de Identidade e uso desse tipo de recorte administrativo para a execução dos projetos e programas de governo. Antes de 2007 o planejamento estatal na Bahia estava centrado nas regiões de planejamento ou nas regiões econômicas. Com o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) ocorre significativa mudança, com a constituição de grupos de municípios que configuram Territórios, o que não constitui apenas uma mudança de recorte de área mas também na própria concepção de planejamento, agora centrado na ideia de gestão do território. Assim, a pesquisa pretende caracterizar esses novos territórios, inclusive com a elaboração de um Atlas, e investigar como está acontecendo a execução dos projetos e programas estatais destinados aos novos Territórios de Identidade. Para a realização da pesquisa serão identificados todos os programas e projetos do governo do Estado da Bahia que estejam sendo executados com base nos Territórios de Identidade que após analisados serão recortado por áreas específicas. A partir daí pretendemos desvelar a relação entre o Estado e os agentes que o auxiliam na execução dos projetos e programas nos territórios específicos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alda Vângela Silva Santos - Integrante / Edinusia Carneiro Moreira Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Territórios de identidade: Desvelando os desafios para o planejamento territorial da Bahia., Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a influência da constituição, pelo governo do estado da Bahia empossado em 2007, dos Territórios de Identidade e uso desse tipo de recorte administrativo para a execução dos projetos e programas de governo. Antes de 2007 o planejamento estatal na Bahia estava centrado nas regiões de planejamento ou nas regiões econômicas. Com o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) ocorre significativa mudança, com a constituição de grupos de municípios que configuram Territórios, o que não constitui apenas uma mudança de recorte de área mas também na própria concepção de planejamento, agora centrado na idéia de gestão do território. Assim, a pesquisa pretende caracterizar esses novos territórios, inclusive com a elaboração de um Atlas, e investigar como está acontecendo a execução dos projetos e programas estatais destinados aos novos Territórios de Identidade. Para a realização da pesquisa serão identificados todos os programas e projetos do governo do Estado da Bahia que estejam sendo executados com base nos Territórios de Identidade que após analisados serão recortado por áreas específicas. A partir daí pretendemos desvelar a relação entre o Estado e os agentes que o auxiliam na execução dos projetos e programas nos territórios específicos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alda Vângela Silva Santos - Integrante / Edinusia Carneiro Moreira Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2019

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BACIA DO JACUÍPE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
MINISTRANDO AULAS DE GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA O ENSINO MÉDIO.

2014 - 2014

COLEGIO ESTADUAL COLOMBA DALTO

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Carga horária: 20

Outras informações:
MINISTRANDO AULA DE GEOGRAFIA E CIDADANIA

2013 - 2013

Colegio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu

Vínculo: professsor, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

Outras informações:
MINISTRANDO AULAS DE GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

2012 - 2012

Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de geografia, Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cietífica, Carga horária: 12

2011 - 2012

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cietífica, Carga horária: 12