José Antônio do Amaral

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), graduação em Engenharia Eletrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Os primeiros 10 anos da minha carreira foram dedicados á Engenharia. A partir de 1998 minha carreira voltou-se para área de planejamento e serviços, tendo trabalhado de 1998 a 2001 como gerente de Marketing e Planejamento no SENAC-MG. Entre 2003 e 2006 prestei assessoria de marketing internacional e pesquisas de mercado para internacionalização de empresas italianas no Brasil na Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Minas Gerais e a partir de 2009, como consultor e conselheiro da câmera Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, desenvolvo estudos para internacionalização de empresas Itália Santa Catarina. Desde 2001 trabalho com consultoria e como professor de cursos de pós-graduação em gestão de negócios e planejamento estratégico e em diversas áreas do marketing ( produtos, serviços, internacional e turístico), prestando consultoria para várias empresas como o grupo Alvorada de comunicação, Anglogold Ashanti (MG), Amazing Food (MG), Dom porco(MG), SESC-MG.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2000 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Profª Jane Iara Pereira da Costa, Dra.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; Ensino superior.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Administração

1980 - 1984

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Engenharia Eletrica

1978 - 1984

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Orientou

Adriana Goulart

Avaliação estrategica chapas grossas de aço da Acesita; Início: 2006; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão de marketing) - Fundação Dom Cabral; (Orientador);

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Sociedade de Ensino Superior Estacio de Sa, Faculdade, Belo Horizonte. , Rua Francisco sales, 23, Floresta, 30150220 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32797700, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Câmara de Italiana de comércio e Indústria de Santa Catarina

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 4

2005 - 2008

Fundação L' Hermitage

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: Outro

Outras informações:
Serviços de consultoria em empresas atendidas pela fundação

Atividades

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Planejamento, Belo Horizonte.,Cargo ou função, Consultor.

2005 - Atual

Fundação Dom Cabral

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço

Outras informações:
Professor convidado para lecionar a disciplina comportamento do consumidor do curso de especialização em marketing

Atividades

  • 10/2005

    Ensino, especialização em gestão de marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, comportamento do consumidor

2004 - 2006

Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira de Minas Gerais

Vínculo: Consultor de planejamento-MKT, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 4

Outras informações:
Realizava o trabalho de assessoria ao planejamento estrategico de marketing da Câmara e as relações institucionais com os associados através do programa customer satisfaction

Atividades

  • 01/2004 - 07/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, .,Cargo ou função, Consultor de planejamento e marketing.

2004 - 2005

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2004 - 04/2005

    Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MArketing I, MArketing II, Gestão de projetos

2002 - 2009

Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2005

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do consumidor

  • 01/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, comportamento do consumidor e segmentação de mercado

  • 08/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico e Politica de Negocios

  • 08/2002

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing Turístico I

  • 08/2002 - 08/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades complementares I, Atividades complementares II, Atividades complementares III

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MArketing 1

2002 - 2002

Sistema Integrado de Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2002 - 07/2002

    Ensino, Gestão de Negócios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mercadologia I, Administração de produção

2001 - Atual

Video Verso Produções Ltda

Vínculo: socio, Enquadramento Funcional: Socio, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2001

    Direção e administração, Diretoria, Belo Horizonte.,Cargo ou função, Diretor.

1999 - 2001

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Adminstrador de empresas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/1999 - 10/2001

    Direção e administração, Diretoria Regional, Belo Horizonte.,Cargo ou função, Gerente de Marketing.

1995 - 1998

Valeo Termico S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo Senior, Carga horária: 44

Atividades

  • 02/1995 - 10/1998

    Direção e administração, Engenharia de Processo, Betim.,Cargo ou função, Supervisor de Engenharia.

1986 - 1994

Sid Microleletronica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Industrial, Carga horária: 44

Atividades

  • 02/1986 - 03/1994

    Direção e administração, Engenharia, Contagem.,Cargo ou função, Supervisor.

1986 - 1989

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1986 - 12/1989

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisica I, resistência de Materiais