Júlia de Sousa Assis

Graduanda em Ciências Biológicas pela UFRJ (Campus Macaé), com formação técnica em Automação Industrial pelo IFMG. Possui experiência em organização de processos, análise documental e suporte administrativo, desenvolvendo habilidades em sistematização de dados, planejamento e trabalho em equipe. Participou do PIBID e de projetos de extensão, com interesse em pesquisa em Educação em Ciências, divulgação científica e abordagens interdisciplinares. Busca atuação em Iniciação Científica com foco investigativo e produção acadêmica.

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação interrompida em 2023 em Química

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2023

Curso técnico/profissionalizante em Automação Industrial

2019 - 2021

Instituto Federal Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2019 - 2021

Instituto Federal de Minas Gerais

Formação complementar

2025 - 2025

Projeto filMAR: da validação científica a uma startup social. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Desvendando os múltiplos derramamentos de petróleo da costa brasileira. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Caminhos da governança: do Laboratório ao tratado global dos plásticos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Projeto UFRJ Lixo Zero. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Lixômetro Maré-Macaé. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Desafios e Soluções para o Lixo Marinho: Experiências do Projeto Coral Vivo. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Preservação das restingas e proteção da costa. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2025 - 2025

Contaminação por microplásticos em ecossistemas costeiros do Rio de Janeiro. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2020

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - 2024

SpeedCast CapRock

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pelo suporte nas atividades de entrega e implementação de materiais para comunicação satelital em embarcações, minas de exploração e empresas de telecomunicações. Participação em reuniões semanais, envio de emails e execução de planilhas de controle.

2022 - 2024

VV Consulting

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistente Administrativo, atuando na área de RH - Recursos Humanos, realizando a manutenção de registros de funcionários, contratações, rescisões, férias e licenças. Responsabilidades Setor Logístico: cotação de produtos, monitoramento de EPI's, emissão de notas fiscais, empacotamento e envio de mercadorias.