Artur Hosoi Kimura
Aluno de graduação do curso de Bacharelado em Química, pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação técnica em Eletrônica, integrada ao ensino médio, pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP) (2021). Posteriormente, em 2022, ingressou como aluno de graduação no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, pela Ilum - Escola de ciência, onde permaneceu como estudante até a interrupção em 2023. Enquanto vinculado à Ilum, se envolveu diretamente em atividades no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), entre elas, destaca-se o desenvolvimento dos projetos de curta duração: "Biotecnologia de Produtos Naturais Aplicada a Descoberta de Fármacos", realizado no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) sob orientação da Dra. Daniela Barreto Barbosa Trivella (2022); e "Material Híbrido de Óxido de Grafeno decorado com Nanopartículas de Cobre: Um Estudo de Toxicidade e Nanossegurança", realizado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) sob orientação do Dr. Diego Stéfani Teodoro Martinez (2023). Atualmente, é aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Nanomateriais e Catálise do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Liane Marcia Rossi, desenvolvendo pesquisas em processos termocatalíticos e fotocatalíticos aplicados a questões energéticas e ambientais, principalmente na hidrogenação catalítica de CO2 a metanol.
Informações coletadas do Lattes em 03/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Química
2024 - Atual
Universidade de São Paulo
Orientador: Liane Marcia Rossi
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação interrompida em 2023 em Ciência e Tecnologia
2022 - Atual
ILUM - Escola de Ciência
Ano de interrupção: 2023
Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica integrado ao Ensino Médio
2019 - 2021
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Diálogos Ilum. (Carga horária: 16h). , Ilum - Escola de Ciência, ILUM, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em I Encontro Ilum de Educação, Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 8h). , Ilum - Escola de Ciência, ILUM, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Diálogos da Ilum. (Carga horária: 24h). , Ilum - Escola de Ciência, ILUM, Brasil.
2022 - 2022
Técnicas e Ferramentas Computacionais para Escrita Científica. (Carga horária: 6h). , Ilum - Escola de Ciência, ILUM, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à Hamiltoniana Modelo para Moléculas e Cristais. (Carga horária: 7h). , Ilum - Escola de Ciência, ILUM, Brasil.
2015 - 2017
Curso de Programação e Robótica para Kids & Teens. (Carga horária: 48h). , SuperGeeks, SUPERGEEKS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Nanotechnology.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Catalysis.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Nanotoxicology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Molecular biology.
Organização de eventos
HOSOI, K. A. . Semana de Recepção do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. 2025. (Outro).
HOSOI, K. A. . 42° Semana da Química: Química como catalisador das ODS. 2025. .
Participação em eventos
1º Simpósio de ICs da Semana da Química.Seletividade de catalisadores bimetálicos suportados em nitreto de carbono na hidrogenação de CO2. 2025. (Simpósio).
Workshop ?Criatividade e Originalidade?. 2025. (Oficina).
41ª Semana da Química - Química e saúde: a química como forma de prevenir, remediar e refletir.. 2024. (Outra).
Nobel Prize Dialogue. 2024. (Outra).
VI Congresso do Instituto de Química 2024. 2024. (Congresso).
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Classificado para o nível A na Olimpíada Nacional de Ciências. 2018. (Olimpíada).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Efeito do gálio na seletividade de catalisadores bimetálicos suportados em nitreto de carbono na hidrogenação de CO2, Descrição: O aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) e seus impactos climáticos demandam urgentemente soluções tecnológicas para a conversão catalítica desse gás em produtos de valor agregado, com destaque para o metanol (CH3OH). Considerando que o Brasil depende totalmente de importações desse produto químico estratégico, este projeto propõe o desenvolvimento de um catalisador heterogêneo inovador baseado em nanopartículas bimetálicas de Cu-Co promovidas por Ga, suportadas em nitreto de carbono grafítico (g-C3N4), visando a hidrogenação seletiva de CO2 a metanol com mínima formação de subprodutos como metano. Serão investigados os efeitos sinérgicos entre Cu, Co e Ga, bem como a influência do suporte g-C3N4 na dispersão de sítios ativos, no efeito de transbordamento (spillover) de hidrogênio e na estabilidade catalítica. O projeto incluirá caracterização avançada dos materiais, testes catalíticos em reator de alta pressão e estudos do mecanismo in situ para estabelecer relações estrutura-atividade. Os resultados permitirão não apenas avançar o conhecimento fundamental em catálise heterogênea (particularmente sobre os efeitos combinados de composição, dispersão e tamanho de partícula), mas também desenvolver rotas tecnológicas sustentáveis para conversão de CO2, alinhadas às necessidades nacionais de produção de combustíveis renováveis e redução de emissões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Artur Hosoi Kimura - Coordenador / Jean Castro da Cruz - Integrante / Liane Marcia Rossi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Prêmios
2025
Best Performance in 2025 - CCUS programme - Scientific Initiation, Research Center for Greenhouse Gas Innovation.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Instituto de Química. , Cidade Universitária, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30913839, URL da Homepage:
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Artur Hosoi Kimura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?