Diego Alves Barbosa

Sou estudante de Direito (10 período) pela Faculdade Florence e de Gestão Pública pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), com previsão de conclusão em 2025. Tenho desenvolvido minha formação acadêmica aliada à prática profissional por meio de estágios em instituições públicas e privadas, o que tem ampliado minha compreensão e atuação nas áreas de Compliance, Direito Público e Processual. Na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), atuei no setor de Compliance e Proteção de Dados, participando de processos de due diligence de stakeholders e contribuindo para o aprimoramento do Programa de Integridade do Porto do Itaqui. No Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desempenhei atividades na Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA), incluindo organização de arquivos partidários, expedição de certidões e gestão de registros de candidaturas e prestações de contas. Além disso, no Escritório Veras Advogados, colaborei na elaboração de petições, participei de audiências e realizei pesquisas jurídicas. Na Procuradoria Geral do Município de Centro Novo MA, contribuí na elaboração de relatórios processuais, contratos administrativos e na análise documental. Possuo habilidades em comunicação, organização, trabalho em equipe e proatividade. Tenho familiaridade com ferramentas tecnológicas, como planilhas, apresentações e plataformas online. Além disso, participei de cursos complementares nas áreas de ética e integridade empresarial, governança e compliance em empresas estatais, gestão e fiscalização de contratos administrativos e direito administrativo aplicado ao serviço público .Estou em busca de oportunidades que me permitam aplicar e expandir meus conhecimentos, contribuindo para a integridade e eficiência das instituições. Acredito que minha formação acadêmica, aliada às experiências práticas adquiridas, me capacitam a agregar valor à sua equipe. Agradeço pela atenção e coloco-me à disposição para uma entrevista, onde poderei detalhar melhor minhas qualificações e demonstrar meu entusiasmo em integrar sua equipe.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em PÓS DIREITO E PROCESSO PENAL

2025 - Atual

IMADEC

Aperfeiçoamento em Superior Tecnólogo Gestão Pública

2023 - 2025

CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2025

Graduação em Direito

2021 - 2025

Instituto Florence de Ensino Superior

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Tribunal Regional do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerci atividades voltadas à organização e atualização dearquivos partidários, expedição de certidões e documentos,comunicação de decisões judiciais e elaboração decorrespondências oficiais. Atuei, ainda, na gestão de registros decandidaturas, propaganda partidária e prestações de contas, alémda manutenção de sistemas eletrônicos e arquivamento dedocumentos, conforme as normativas vigentes.

2022 - 2023

Veras Advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Prestei assistência em audiências, elaborei petições de menorcomplexidade, realizei a contagem de prazos processuais e aconfecção de relatórios jurídicos. Também fui responsável peloprotocolo e retirada de autos em cartórios, pela pesquisa dejurisprudências, doutrina e legislação aplicável, bem como pelocontrole e análise de documentos e arquivos jurídicos.

2021 - 2023

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE CENTRO NOVO ? MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE JURÍDICO, Carga horária: 40

Outras informações:
Desempenhei atividades inerentes à rotina da Procuradoria,incluindo a contagem de prazos, elaboração de relatóriosprocessuais, redação de portarias e contratos administrativos,bem como a realização de pesquisas jurídicas. Além disso, atueina tramitação de autos entre cartórios e órgãos competentes, nocontrole de arquivos e na análise documental.

2023 - 2025

Empresa Maranhense de Administracão Portuaria - Emap

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei no Setor de Compliance e Proteção de Dados,desempenhando atividades relacionadas à condução deprocessos de Due Diligence dos stakeholders, bem como àanálise e aprimoramento do Programa de Integridade do Porto doItaqui. Além disso, elaborei procedimentos internos voltados àconformidade regulatória e mitigação de riscos institucionais.