Tatiana Lima Müller
Licencianda em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Jacareí, IFSP, e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a proposta temática da alfabetização e letramento, atuando na Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Jacareí.
Informações coletadas do Lattes em 04/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Organização de eventos
MÜLLER, T. ; AMARAL, R. F. ; CATAO, V. M. ; DOMINGOS, V. S. S. ; RODRIGUES, Maristela Sanches . IV Semana da Pedagogia: Vozes Femininas na Educação (IFSP - Campus Jacareí). 2025. (Outro).
MÜLLER, T. ; AMARAL, R. F. . III Semana da Pedagogia: Antonieta de Barros - A magnitude da vida gira em torno da educação (IFSP - Campus Jacareí). 2024. (Outro).
Participação em eventos
II Congresso de História do Vale do Paraíba - História Vale. A importância da educação não formal no Vale do Paraíba: análise da gestão e didática de um grupo escoteiro. 2025. (Congresso).
I Jornada de Ensino, Ciência, Extensão e Tecnologia do IFSP ? Campus Jacareí (I JECET). A memoração como recurso na prática pedagógica e suas repercussões na (re)produção dos processos de alfabetização e letramento nas turmas de EJA da rede municipal de Jacareí. 2025. (Congresso).
VIII CONEMAC. VIII Congresso de Extensão e VIII Mostra de Arte e Cultura. 2024. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MÜLLER, T. ; SANTOS, A. C. S. . Onde a arte e a educação se encontram ? Entrevista com a artista Ana Clara Silva dos Santos. PEDNEWS, Jacareí, p. 3 - 7, 30 jun. 2025.
-
SILVA, A. A. S. G. ; MÜLLER, T. ; MACHADO, S. M. ; SANTANA, C. J. C. ; CORES, L. N. S. . A memoração como recurso na prática pedagógica e suas repercussões na (re)produção dos processos de alfabetização e letramento nas turmas de EJA da rede municipal de Jacareí. In: I Jornada de Ensino, Ciência, Extensão e Tecnologia do IFSP ? Campus Jacareí (I JECET), 2025, Jacareí. [Anais da] I Jornada de Ensino, Ciência, Extensão e Tecnologia do IFSP ? Campus Jacareí (I JECET) [recurso eletrônico], 2025. p. 14-14.
-
AMARAL, R. F. ; MÜLLER, T. ; LEMOS, M. L. . Uma análise sobre os aspectos da educação não-formal no 180º Grupo Escoteiros do Ar Professor Verdussen do DCTA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de São Paulo. , Rua Antônio Fogaça de Almeida, Jardim América, 12322030 - Jacareí, SP - Brasil, Telefone: (12) 21285200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - 2025
Avanti Berçário e Educação InfantilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
No primeiro semestre do estágio, acompanhou uma turma de Infantil I (2 a 3 anos). A partir do começo de 2024, atuação na turma do Berçário (8 meses a 2 anos), sendo assim até o fim do ano letivo. De janeiro a março de 2025, atuou na turma de Infantil, com crianças de 1 a 2 anos. Auxiliou na elaboração de planejamentos, pautas de observação, relatórios e propostas pensadas para cada faixa etária.
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 10
Outras informações:
O subprojeto de Alfabetização do IFSP realiza a inserção orientada e supervisionada dos licenciandos no contexto escolar tendo como referência a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em seus diferentes Núcleos de Iniciação à Docência (NID). Trata-se de inserção processual, dialógica e reflexiva, de forma que os estudantes possam progressivamente conhecer, analisar e sistematizar aspectos pedagógicos, políticos, éticos e estéticos da prática docente, bem como experimentar intervenções cada vez mais autônomas que considerem as discussões teóricas recentes da área e o diálogo com a realidade e necessidades concretas das escolas parceiras. Apesar do baixo índice de analfabetismo no município de Jacareí, é verificado o desafio da tentativa de superar as práticas mecanicistas focadas em cópias e reproduções que ainda persistem nas práticas escolares. Nesta direção, buscamos o exercício de práticas com os estudantes que se articulem com a alfabetização na perspectiva dos letramentos. Isso incide em pensar o ensino de leitura e escrita no contexto das práticas sociais, que são diversas, como também ter uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na pura decodificação, mas que se alonga e precede a leitura da palavra.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tatiana Lima Müller e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?