Vitória Brito Grangeiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (USU) - Rio de Janeiro, desde 2023. Estagiária na ESNP/FIOCRUZ, atuando no acompanhamento de crianças da comunidade de Manguinhos com foco em seu desenvolvimento emocional e social. Também estagiária no Instituto Apontar, onde realiza aplicação de testes psicométricos em crianças da rede municipal do Rio de Janeiro, com ênfase na identificação de altas habilidades e no direcionamento para suporte pedagógico, psicossocial e cultural. Integra o Grupo de Neuropsicologia Clínico Experimental e Escolar (GNCE) e o Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia (LAPIN/UERJ), com experiência em coleta de dados, avaliação neuropsicológica infantil e estudos sobre funções executivas, prontidão escolar e os impactos neuropsicológicos do racismo.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2023 - Atual

Universidade Santa Úrsula

Ensino Médio (2º grau)

2020 - 2022

Instituto de Educação Galileu Galilei

Formação complementar

2025 - 2025

Atuação em Grupo com Crianças. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Fatores que Influenciam a Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Rede Nacional de Ciência para Educação, Rede CpE, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em ?Desigualdades, Violências, Tortura: desafios para a defesa dos direitos h. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Desfechos Neuropsicológicos de Crianças Pré-escolares: Qual é o Papel do Suporte Familiar?. 2025. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Desfechos Neuropsicológicos de Crianças Pré-escolares: Qual é o Papel do Suporte Familiar?. 2025. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Grupo de Neuropsicologia Clínico Experimental e Escolar

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Voluntário de Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
Voluntariado da Iniciação Científica do Grupo de Neuropsicologia Clínico Experimental e Escolar (GNCE-sede Rio de Janeiro), sob a coordenação da Prof. Rochele Paz Fonseca. Voluntária do projeto EDUCA MAIS, atuando na coleta de dados e avaliação neuropsicológica de crianças de 3 a 6 anos em colégios e creches do Rio de Janeiro. Participa na discussão de artigos científicos nos temas de funções executivas, prontidão escolar, linguagem oral e literacia familiar.

2025 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntariada, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 6

Outras informações:
Sob a coordenação do Prof. Carlos Eduardo Nórte, participo na discussão de artigos científicos voltados para neuropsicologia e na criação de um projeto que investiga as consequências neuropsicológicas do racismo.

2025 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuo no cuidado e acompanhamento de crianças da comunidade de Manguinhos, promovendo um ambiente acolhedor por meio de brincadeiras e interações lúdicas afim de compreender suas vivências e necessidades, contribuindo para seu desenvolvimento emocional e social.

2025 - Atual

Instituto Apontar

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Não-Obrigatório, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo em uma organização sem fins lucrativos aplicando testes psicológicos em crianças da rede municipal do Rio de Janeiro, com foco na identificação de traços de altas habilidades e no direcionamento para suporte pedagógico, psicossocial e cultural.