Marcus Vinicius Delgado Varandas
possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Especialização em Sistemas e Computação. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Sistemas de informações de Transporte de passgeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de softwares, planejamento de transportes e otimização de sistemas.
Informações coletadas do Lattes em 10/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Urbana
2010 - Atual
Universidade Federal da Paraíba
Título: AVALIAÇÃO DO USO E EFICÁCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS,Orientador: Nilton Pereira de Andrade
Palavras-chave: qualidade; transporte público urbano; ônibus; sistemas inteligentes de transporte; tecnologia.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Transporte terrestre.
Especialização em SIstema e Computação
1982 - 1983
Universidade Federal da Paraíba
Título: Não exigida na época
Formação complementar
2007 - 2007
Delphi desenvolvimento de aplicações datasnap. (Carga horária: 16h). , Borland Latin America, BORLAND, Brasil.
2007 - 2007
Delphi 2006 Desenvolvimento de aplicações. (Carga horária: 40h). , Borland Latin America, BORLAND, Brasil.
2007 - 2007
Delphi 2006 Desenvolvimento de aplicações .NET. (Carga horária: 40h). , Borland Latin America, BORLAND, Brasil.
2001 - 2001
Administração de Sistemas Linux. (Carga horária: 30h). , CONECTIVA, CONECTIVA, Brasil.
2000 - 2000
Aplicações corporativas em Delphi 5. (Carga horária: 40h). , Inprise America Latina, INPRISE, Brasil.
1998 - 1998
Delphi básico. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
1998 - 1998
SQL server. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
1998 - 1998
Suporte de serviços internet. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
1998 - 1998
Montagem e manutenção de micro-computadores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
1991 - 1991
SIDIX p/Usuários e Administração SIDIX. (Carga horária: 96h). , SID Informática S/A, SID, Brasil.
1982 - 1982
I curso estadual de estatística. (Carga horária: 240h). , Secretaria do planejamento e coordenação geral da Paraíba, SEPLAN, Brasil.
1981 - 1981
Refrigeração e ar condicionado. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: PESQUISA OPERACIONAL.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Softwares.
Participação em eventos
II Encontro Comunicação Digital - ECD.Software livre ou software proprietário?. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
VARANDAS, M. V. D.. GW-Energia: um sistema para controle de gastos de energia elétrica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Construção do repositório do NAV e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Suporte Técnico e Gerencia de Rede do Hospital Napoleâo Laureano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Migração da Plataforma do SINCO - Sistema Integrado de Controle e Construção de Obras. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. TC-Sistema de Controle de Venda de Imóveis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. JumpCat - Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de Informática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Desenvolvimento de Aplicações na Divisão de Geoprocessamento e Cartografia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Suporte e Administração de Rede da PRPB/MPF. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Telemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Professor Substituto Sistemas Operacionais e Tecnicas de Programação. 1998. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
VARANDAS, M. V. D.. Professor de Introdução à Informática. 1995. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
Produções bibliográficas
-
VARANDAS, M. V. D. . Ubooks. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
VARANDAS, M. V. D. . Sistema de Informações sobre Transportes Interurbano de Passageiros. 2001.
VARANDAS, M. V. D. . Administração da frota de veículos. 1992.
VARANDAS, M. V. D. ; MACHADO, M. V. . SITURB/CPM. 1988.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB - Campus João Pessoa, COORDENACAO DE INFORMATICA. , AV 1 DE MAIO 720, JAGUARIBE, 58015-430 - Joao Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32083000
Experiência profissional
2000 - 2001
Departamento de Estradas de Rodagem da ParaíbaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 16
1997 - 1998
Departamento de Estradas de Rodagem da ParaíbaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 16
1989 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
1989 - 1999 Cursos Técnicos Disciplinas: - Introdução à Informática - Técnicas de programação 1999 - atual Cursos superiores Cursos: - Tecnologia em Redes de Computadores - Tecnologia em Telemática - Tecnologia em Sistemas para Internet Disciplinas: - Algorítmos e Lógica de Programação - Programação I - Ferramentas de Programação RAD
1995 - 1997
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaVínculo: Coordenador de Laboratórios, Enquadramento Funcional: Coordenador de Laboratórios de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1995
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaVínculo: Coordenador de curso, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Processamento de Dados, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1988 - 1989
Superintendência de Transportes Públicos - PMJPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40
1986 - 1988
Superintendência de Transportes Públicos - PMJPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de Operação, Carga horária: 40
1984 - 1986
Prefeitura Municipal de João PessoaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Cedido à disposição pelo Governo de Estado da Paraíba / Secretaria de Transportes
1981 - 1989
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcus Vinicius Delgado Varandas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?