Marina Utsch

É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Possui nível técnico pelo SEBRAE-MG em Formação Gerencial e Teatro pela Fundação Clóvis Salgado/Pálacio das Artes. Cursou o 1 período do curso de Filosofia na UFMG e de Relações Internacionais na PUC Minas, além de 2 períodos do MBA em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) pela USP. Concluiu o curso fundacional da Soil Food Web School, escola livre da Dra. Elaine Ingham, professora egressa da Universidade do Oregon, especialista em microbiologia do solo, relação fungo:bactéria na sucessão natural, microscopia aplicada à análise microbiológica. Participou de 4 edições dos Seminários do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFV) sobre tecnologias sociais e sustentabilidade, além dos cursos de agricultura orgânica, fruticultura e recuperação e áreas degradadas do SENAR-MG. É permacultora certificada com PDC (Permaculture Design Course), além de ter completado o curso Gaia Education de Design em Sustentabilidade e Regeneração. É também certificada em agroecologia com Marsha Hanzi, precursora da permacultura no Brasil e agrofloresta sucessional sintrópica em diversas vivências e práticas. Fez cursos livres de marketing digital, lançamento de produtos digitais, anúncios Meta e Instagram. Como profissional prestadora de serviços em comunicação e meio ambiente, realizou consultorias para as ONGs WRI Brasil e Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) na sistematização e redação de relatórios institucionais, publicações e notícias. Atuou como repórter no Jornal Pordentro, Revista Planeta, Rádio UFMG Educativa, além de 2 edições do Informativo Agroecologia no Leste de Minas e revista Agroecologia no Leste de Minas, publicações da ONG Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas. Atuou como mobilizadora e educadora em agricultura natural em projetos junto a agricultores familiares, na produção de bioinsumos, organização produtiva para comercialização de cestas e assessoria para construção de benfeitorias, nos projetos Agrosol, Contraponto e Quintais das Mulheres para o Bem Viver do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).Escreveu e coordenou projeto para o Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel com patrocínio de Brazil Foundation, Bolsa de Valores Socioambiental e Movimento Bem Maior. Coordenou a realização de 8 cursos de agrofloresta para o projeto Pró-Mananciais da Copasa em parceria com a Fundação Banco do Brasil. É sócia da ONG Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas e presta serviços para esta organização do campo da agroecologia desde 2008.

Informações coletadas do Lattes em 08/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2003 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: AVI - Audio-videoimprovisação
Orientador: Chico de Paula

Graduação interrompida em 2002 em Filosofia

2002 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2002

Graduação interrompida em 2002 em Relações Internacionais

2002 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Ano de interrupção: 2002

Curso técnico/profissionalizante em Formação Gerencial

1998 - 2002

Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Uberlândia

Curso técnico/profissionalizante em teatro

1998 - 2001

Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes)

Formação complementar

2023 - 2024

Foundation Courses. (Carga horária: 50h). , Soil Food Web School, SFW, Estados Unidos.

2022 - 2023

MBA em Gerenciamento de Áreas Contaminadas. (Carga Horária: 420h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2022 - 2022

Sementes da Confiança. (Carga horária: 20h). , Ecovila Siebem Linden, ECOV, Alemanha.

2022 - 2022

Especialista em Projeto de Irrigação - Aspersão. (Carga horária: 20h). , Ação Cursos e Treinamentos, UFAL, Brasil.

2022 - 2022

Manejo Regenerativo de Água e Escala de Permanência de Linha Chave. (Carga horária: 30h). , Eurico Vianna, PROF., Brasil.

2021 - 2021

Sistemas Agroflorestais Sucessionais Sintrópicos. (Carga horária: 20h). , Sitio das Mangueiras, SIT, Brasil.

2021 - 2021

Marketing Digital - Perpétuo 30k. (Carga horária: 30h). , Vivalem Treinamentos, VIV, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em 1o Seminário de Agroecologia e Saneamento. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2018 - 2018

Digital Skills - Marketing Digital. (Carga horária: 30h). , Udacity Nano Degree, UDACITY, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em 6o Encontro Regional de Plantas Medicinais, Produção Orgânica e Qualidade d. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Recuperação de Áreas Degradadas. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Permaculture Design Course. (Carga horária: 72h). , Permaculture Institute, PI, Austrália.

2014 - 2014

Fórmula de Lançamento - Marketing Digital. (Carga horária: 50h). , Ignição Digital, IG, Brasil.

2013 - 2013

Agroecologia. (Carga horária: 28h). , Epicentro Mariza, MAR, Brasil.

2012 - 2012

Design em Sustentabilidade. (Carga horária: 180h). , Gaia Education, GE, Escócia.

2011 - 2011

Treinamento de Beneficiamento Primário de Plantas Medicinais, Aromáticas e. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2006 - 2006

Diseno Multi-Actoral de Politicas e Programas de Accion en Agricultura Urba. (Carga horária: 64h). , Red Internacional de Recursos de Agricultura Urbana e Seguridad Alimentaria, RUAF FOUNDATION, Peru.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Permacultura, leitura de paisagem e design em sustentabilidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Agricultura Natural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agricultura orgânica, agroecologia e agrofloresta.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing Digital.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Reportagem, redação e produção de conteúdo.

Produções bibliográficas

  • UTSCH, M. . Foco na retomada do turismo em Tabuleiro. Jornal Pordentro, Conceição do Mato Dentro, p. 8 - 9, 31 jan. 2026.

  • UTSCH, M. . Informativo Agroecologia no Leste de Minas. Informativo Agroecologia no Leste de Minas, 01 ago. 2015.

  • UTSCH, M. . Permacultura - a revolução permanente. Revista Planeta, 13 jul. 2013.

  • UTSCH, M. . Informativo Agroecologia no Leste de Minas. Informativo Agroecologia no Leste de Minas.

  • UTSCH, M. ; GUIMARAES, N. C. . Agricultura regenerativa e saneamento: tecnologias para transformar poluição em recurso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UTSCH, M. ; CASALI, V. W. D. . Ecovilas e agricultura natural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • UTSCH, M. ; CASALI, V. W. D. . Agricultura familiar: desenvolvendo a sustentabilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

UTSCH, M. . Promovendo e Implementando a Regeneração Natural Assistida no Mato Grosso e Pará. 2025.

UTSCH, M. . Capacitação e Instrução em Agroecologia. 2025.

UTSCH, M. ; MARCAL, F. . Repórter do Jornal Pordentro. 2025.

UTSCH, M. ; CALVAO, A. L. . Produção de bioinsumos e capacitação em uso de microrganismos nativos. 2024.

UTSCH, M. . Relacionamento e capacitação de comunidades para geração de renda com agricultura familiar na região de Congonhas do Norte/MG - Assessoria em agricultura orgânica e bioinsumos. 2023.

UTSCH, M. . Floresta +Amazônia. 2022.

UTSCH, M. . Projeto Pró-Mananciais - Tecnologia Social. 2021.

UTSCH, M. ; ZAJDENWERG, E. . Agroflorestas em Rede no Jequitinhonha. 2020.

UTSCH, M. . Tecnologias sociais e permacultura no Cerrado. 2019.

UTSCH, M. ; VARTULLI, S. . Projeto Sustentar - Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas. 2015.

UTSCH, M. . Elabore Assessoria Estratégica em Meio Ambiente. 2008.

UTSCH, M. ; ALLAIN, L. . Permacultura: principios e práticas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

UTSCH, M. . Perfil profissional de consultoria em agricultura natural. 2018; Tema: Permacultura, agroflorestas, agricultura natural. (Rede social).

UTSCH, M. . Perfil profissional de trabalhos em jornalismo ambiental. 2018; Tema: Jornalismo ambiental. (Rede social).

UTSCH, M. ; ALLAIN, L. . Oficina: Design em permacultura. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

UTSCH, M. ; CASALI, V. W. D. . Curso de Permacultura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

UTSCH, M. . Revista Agroeologia no Leste de Minas. 2015. (Editoração/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - Atual

Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Associada/prestadora de serviços

2005 - 2006

Rádio UFMG Educativa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25