Manoel Severino de Moraes
Possui graduação em Defesa Cibernética pelo Centro Universitário Senac (2022) e especialização em Cyber Threat Intelligence and Hunter pela Faculdade Vincit (2024). É também técnico em Processamento de Dados pela Organização Sorocabana de Ensino (1993).Atualmente é Membro do Comitê Assessor da ISC Official Chapter São Paulo e atua como Coordenador Técnico na Manoel Severino de Moraes ME, desenvolvendo estudos e pesquisas para elaboração de Proofs of Concept (PoC) em Threat Intelligence, além de conduzir iniciativas técnicas voltadas à segurança cibernética. Também realiza estudos e pesquisas na área de criptografia aplicada a FPGA, com foco em segurança embarcada e implementação de algoritmos criptográficos em hardware.
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Cyber Threat Intelligence and Hunter
2024 - 2024
Faculdade Vincit, Vincit
Título: Threat Intelligence em Geopolitica.
Graduação em andamento em Bacharelado em Engenharia da Computação
2026 - Atual
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados
1990 - 1993
Formação complementar
2025 -
Residencia Tecnologica Aeroespaciais Avançadas - Segurança Cibernetica. (Carga horária: 240h). , INSTITUTO HARDWARE BR - HBR, IH_PPPROV, Brasil.
2025 - 2026
Residencia Tecnologica sistema embarcados - FPGA. (Carga horária: 240h). , INSTITUTO HARDWARE BR - HBR, IH_PPPROV, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Conceitos e Aplicações Práticas em Segurança Cibernética - CPQD. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Engenharia de Sorocaba, FACENS, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em BootCamp em Segurança Cibernética CPQD. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Engenharia de Sorocaba, FACENS, Brasil.
2023 - 2023
Junho da Ciberseguranca. (Carga horária: 9h). , CECYBER, CECYBER, Brasil.
2023 - 2023
Threat Intelligence Starter. (Carga horária: 8h). , Academia de Forense Digital, AFD, Brasil.
2022 - 2022
Treinamento de Seguranca Ofensiva e Teste de Invasao - PenTest. (Carga horária: 100h). , Técnicas de Invasão, TDI, Brasil.
2022 - 2022
Certified Secure Computer User - CSCU. (Carga horária: 16h). , EC-Council, CSCU, Brasil.
2021 - 2021
IBM Educathon 2021. (Carga horária: 16h). , IBM Global Univesity Programs, IBM, Brasil.
2021 - 2021
Desenvolvendo Chatbots com IBM Watson. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2019 - 2019
Furukuwa Certified Professional Fibras Óticas. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2019 - 2019
Data Cabling System. (Carga horária: 28h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2019 - 2019
CTAAPR08 - FCP Fibras Óticas - Portugues. (Carga horária: 24h). , IFT - Instituto Furukawa de Tecnologia, IFT, Brasil.
2013 - 2013
Técnicas de Computação Forense. (Carga horária: 42h). , 4Linux, 4LINUX, Brasil.
2013 - 2013
98-365 MTA - Windows Server Administration Fundamentais. (Carga horária: 80h). , Microsoft Technology Associate, MICROSOFT, Brasil.
2013 - 2013
Microsoft - Students to Business - Infraestrutura. (Carga horária: 80h). , Faculdade de Engenharia de Sorocaba, FACENS, Brasil.
2008 - 2008
Linux - Conhecendo o Sistema. (Carga horária: 15h). , Guia do Hardware, GDHU, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento PHP e MYSQL. (Carga horária: 21h). , People São Paulo, PEOPLE, Brasil.
2006 - 2006
Solucoes Corporativas em TI - Fundamentos. (Carga horária: 24h). , Instituto Eldorado de Pesquisa, IEP, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento Java Básico / Avançado.. (Carga horária: 88h). , People São Paulo, PEOPLE, Brasil.
2004 - 2004
Curso Web Designer MX. (Carga horária: 86h). , EuroData, EURODATA, Brasil.
1995 - 1995
Eletrônica Básica. (Carga horária: 100h). , Artec - Treinamento e Assessoria Técnica, ARTEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Histórico profissional
Experiência profissional
1993 - 1995
Paulo Cesar Severino de Oliveira MeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 44
Outras informações:
- Atuando no atendimento do cliente. Relacionamento com Fornecedor.
1995 - 1999
MAPPIN LOJAS DE DEPARTAMENTOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 44
Outras informações:
Auxiliar Técnico CPD, passando a encarregado do mesmo setor em 01/11/95.
2007 - 2012
Roberto Takashi Kawachi EPPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 44
2023 - Atual
Manoel Severino de Moraes MEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CPQD, Carga horária: 20
Outras informações:
Residencia em Segurança Cibernética , programa 2 Fase.Projeto - Metodologia para predição de ameaças baseada em dados históricos de fontes abertas e mídias sociais.Categoria - CTIA
2012 - Atual
Manoel Severino de Moraes MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 44
Outras informações:
Projetos de infra de dados e voz, segurança, pentest e LGPD.
2017 - 2017
SENAC - SÃO PAULOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Aula de formação em hardware
2025 - 2026
Kryptus TecnologiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento para SmartNICProcessamento de pacotes de rede em FPGA.Offloads de placa de rede em FPGA.Detecção de velocidade do módulo SFP em FPGA.Detecção de link e negociação de velocidade de rede em FPGA.Suporte à MTU dinâmico, incluindo Jumbo Frames em FPGA.Monitoramento de tráfego e estatísticas em tempo real.Integração de módulos FPGA com drivers e DPDK dos sistemas Linux.Performance de 100 Gbps.Competências desenvolvidas: HDL (VHDL/Verilog), arquiteturas de rede, integração hardware/software.Desenvolvimento de Cifrador de RedesProtocolo de acordo de chaves em FPGA.Cifração fim-a-fim em FPGA em modo transporte e modo túnel (camada 3).Cifração ponto-a-ponto em FPGA (camada 2)Performance próximas de 100 Gbps.Competências desenvolvidas: HDL (VHDL/Verilog), arquiteturas de rede, cifradores de rede, integração hardware/software.Desenvolvimento de Aceleradores CriptográficosAceleradores criptográficos para RSA e PQC em FPGA.Performance de 30.000 operações por segundo.Implementação de contramedidas para side-channel attack.Integração com drivers e backends criptográficos.Competências desenvolvidas: HDL (VHDL/Verilog), criptografia, integração hardware/softwar
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Manoel Severino de Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?