Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2004) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2005); especialização em Fundamentos da Física Contemporânea pela Universidade Federal do Pará (2012); mestrado em Ensino de Física pelo MNPEF/UFPA (2016). É professor de física da rede pública estadual de ensino (SEDUC/PA). Atualmente cursa Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas no IEMCI/UFPA, onde desenvolve pesquisa sobre Dificuldades de Aprendizagem em Física e sua Superação. Tem experiência em ensino de física, na orientação e desenvolvimento de sequências didáticas baseadas no Ensino por Investigação.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE
Andrela Garibaldi Loureiro Parente.

Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

2014 - 2016

Sociedade Brasileira de Física
Título: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS, Ano de Obtenção:
Orientador: Maria Lúcia Moraes Costa
Coorientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Física Contemporânea: Aplicações e Implicações

2011 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE CIÊNCIAS NATURAIS DE ESTUDANTES DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
Orientador: Sérgio Vizeu Lima Pinheiro

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

2000 - 2005

Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura Plena Em Física

2000 - 2004

Universidade Federal do Pará
Título: BASES CONCEITUAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA
Orientador: Sérgio Vizeu Lima Pinheiro

Formação complementar

2017 - 2017

Oficinas Pedagógicas: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente/Fiocruz. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 60h). , Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.

2010 - 2010

Introdução à Cosmologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2010

Astrofísica do Sistema Solar - EAD. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

2005 - 2005

Desvendando o Corpo dos Animais. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Monitoria do VII CNNECIM. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2004 - 2004

História da Ciência como Catalisadora da Transdisc. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Participação em eventos

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DAS PESQUISAS DA ÁREA. 2021. (Congresso).

Olimpíada Brasileira de Saúde e Maeio Ambiente/Fiocruz. 2017. (Outra).

Orientador de trabalho no Ciência na Ilha 2017. Bomba d'água movida à energia solar para a utilização em pequenas embarcações da amazônia.. 2017. (Exposição).

Orientador de trabalho no Ciência na Ilha 2017. Estudando o tacacá: a goma realmente é um isolante térmico?. 2017. (Exposição).

Orientador de trabalho no Ciência na Ilha 2016. Fogão solar. 2016. (Exposição).

XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2015. (Encontro).

Ciência na Ilha 2012. Sistema de Irrigação Acionado por Luz. 2012. (Exposição).

Seminário Internacional dos Lugares e Práticas Curriculares: A Escola como Espaço de Construção Coletiva.Apresentação de práticas desenvolvidas nas escolas. 2010. (Seminário).

Orientador de Trabalho na XIV FEICIPA.Luz, câmera, educação: O cigarro na escola!. 2009. (Outra).

Orientador de Trabalho na XIV FEICIPA.A física dos instrumentos musicais de sopro. 2009. (Outra).

Orientador de Trabalho na XIV FEICIPA.Robótica educacional ? Desenvolvendo tecnologia na escola. 2009. (Outra).

Orientador de trabalho na XIII FEICIPA. Estudo de Variáveis Climáticas a partir da Construção de uma Estação Meteorológica de Baixo Custo. 2008. (Congresso).

Orientador de Trabalho na XIII FEICIPA.Levantamento da Entomofauna da Área da Escola Maria Araújo de Figueiredo. 2008. (Outra).

Programa Diálogos Universitários.Diálogos Universitários. 2008. (Seminário).

Orientador de Trabalho na Feira Matropolitana de Ciências.Construção de um Painel Solar com Materiais de Baixo Custo. 2006. (Outra).

Exposição de Trabalho de I.C. do Clube de Ciências da UFPA (orientador).O ambiente urbano interfere nas espécies de formigas?. 2005. (Outra).

II Excursão Científica de Professores do CCiUFPA à ECFPn-MPEG.Apresentação dos projetos desenvolvidos na FLONA de Caxiuanã. 2005. (Outra).

Semana de Capacitação de Professores-estagiários do CCiUFPA.Semana de Capacitação de Professores-estagiários do CCiUFPA. 2005. (Outra).

I Excursão Científica de Professores-Estagiários do Clube de Ciências da UFPA à Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeld.I Excursão Científica de Professores-Estagiários do Clube de Ciências da UFPA à Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeldi. 2004. (Outra).

VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.VII CNNECIM, Como ensinar matamética utilizando a literatura infantil. 2004. (Oficina).

VII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA.VII Jornada de Extensão Universitária da UFPA. 2004. (Outra).

II Semana de Física 'Prof. José Maria Filardo Bassalo'.II Semana de Física 'Prof. José Maria Filardo Bassalo'. 2003. (Outra).

I Semana Acadêmica de Física 'Júlio Cezar Ribeiro de Souza - O primeiro Físico Experimental Paraense'.Efeito Hall. 2003. (Seminário).

IX edição da Feira do Vestibular.IX edição da Feira do Vestibular. 2002. (Outra).

III Fórum Paraense de Grupos PET.III Fórum Paraense de Grupos PET. 2001. (Outra).

VIII edição da Feira do Vestibular.VIII edição da Feira do Vestibular. 2001. (Outra).

V Semana Acadêmica do CCSE.V Semana Acadêmica do CCSE da Universidade do Estado do Pará. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Sidney Cezar Araujo de Sousa

BEZERRA, S. H. O.. Ensino de física nos anos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcio José Messias

BEZERRA, S. H. O.. O reforço escolar para alunos da periferia de Belém (Bengui), visando o conhecimento substancial da disciplina física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alex Ferreira da Rocha

BEZERRA, S. H. O.. Reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem da física no ensino médio em uma escola pública.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gabriel Alves Moura

BEZERRA, S. H. O.. Uma abordagem do avanço dos aeróstatos e a contribuições de Santos Dumont com os motores a gasolina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Federal do Pará.

Orientou

Luana Tahís Barata Neves

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA APLICADA AO ESTUDO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES; ; 2010; Iniciação Científica - Clube de Ciências da UFPA, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra;

Patrícia da Cruz Pinheiro

PRODUZINDO VÍDEOS EDUCATIVOS NA ESCOLA; ; 2010; Iniciação Científica - Clube de Ciências da UFPA, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra;

Edivana Mac Silva do Amor Divino

ESCOLA LIMPA, ESCOLA FELIZ!; 2010; Iniciação Científica - Clube de Ciências da UFPA, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra;

Produções bibliográficas

  • PARENTE, ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO ; ALVES, JOSÉ MOYSÉS ; BEZERRA, SÉRGIO HENRIQUE OLIVERIA . DENSIDADE E FORÇA DE EMPUXO: IMAGINAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 793-816, 2020.

  • BEZERRA, S. H. O. ; COSTA, M. L. M. ; MATOS, M. C. G. . Atividades Experimentais em Sequências Didáticas de Física: potencializando a aprendizagem significativa no ensino médio. X. ed. Belém: Pakatatu, 2017.

  • GONCALVES, A. F. ; MORAES, A. B. V. ; BEZERRA, S. H. O. . Ácidos e Bases no Cotidiano: uma aula investigativa com auxílio de experimentações. In: 58 Congresso Brasileiro de Química, 2018, São Luiz. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Química, 2018.

  • GONCALVES, A. F. ; MORAES, A. B. V. ; FERREIRA, G. L. A. ; BEZERRA, S. H. O. . Aplicação de Metodologias de Ensino Investigativo e Lúdico para Apresentar a Composição dos Materiais e a Influência na Decomposição, para Alunos do 5 ano do Fundamental. In: 58 Congresso Brasileiro de Química, 2018, São Luiz. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Química, 2018.

  • GONCALVES, A. F. ; CUNHA, C. G. ; FEIJO, G. S. ; CONCEICAO, J. C. ; SILVA, L. M. S. ; RIBEIRO, L. N. ; CARVALHO, V. S. ; BEZERRA, S. H. O. . A Relação da Química com o Cotidiano: aplicação de questionário para entender a compreensão da química presente no cotidiano e dos fatores para facilitar tal relação. In: 58 Congresso Brasileiro de Química, 2018, São Luiz. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Química.

  • BEZERRA, S. H. O. . Temas Conectores: Uma alternativa ao modelo clássico de ensino de física. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Baurú. Anais do V ENPEC, 2005.

  • BEZERRA, S. H. O. ; PAIXÃO, C. C. . Estudo e montagem de instrumentos ópticos com materiais de baixo custo. In: VII CONGRESSO NOETE/NOEDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2004, Belém. VII CONGRESSO NOETE/NOEDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2004.

  • BEZERRA, S. H. O. ; COSTA, M. L. M. ; MATOS, M. C. G. . Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino da cinemática. In: XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015, Natal. Anais do XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015.

  • SALES, M. ; BEZERRA, S. H. O. ; ALMEIDA, L. ; CHAVES, A. C. M. ; CALDAS, G. . Estudo comparativo entre diferentes modelos de calorímetros usados em aulas experimentais. In: XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015, Natal. Anais do XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015.

  • ALMEIDA, L. ; SALES, M. ; BEZERRA, S. H. O. ; CHAVES, A. C. M. ; CALDAS, G. . O efeito fotoelétrico: uma proposta experimental para o ensino médio.. In: XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015, Natal. Anais do XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015.

  • PARENTE, A. G. L. ; ALVES, JOSÉ MOYSÉS ; BEZERRA, H. P. S. ; BEZERRA, S. H. O. . Superação das Dificuldades de Aprendizagem em Ciências: Reflexões sobre o Subjetivo e o Operacional. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Iberoamericano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade, 2021. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Iberoamericano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade. Uberlândia: Biblioteca Psicopedagógica e Didática, 2021. v. 4.

  • BEZERRA, S. H. O. ; PARENTE, A. G. L. . A Teoria da Subjetividade e a Superação das Dificuldades de Aprendizagem em Física. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Iberoamericano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade, 2021. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Iberoamericano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade. Uberlândia: Biblioteca Psicopedagógica e Didática, 2021. v. 4.

  • BEZERRA, S. H. O. ; PARENTE, A. G. L. . Contribuições da Teoria da Subjetividade para a Superação das Dificuldades de Aprendizagem em Ciências (Física)). In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE, 2019, Brasília. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE, 2019.

  • BEZERRA, S. H. O. . A utilização do software CmapTools na construção de mapas conceituais aplicados ao ensino de física.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHAVES, A. C. M. ; BEZERRA, S. H. O. . A descoberta do elétron por J.J. Thompson. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES, M. ; BEZERRA, S. H. O. ; ALMEIDA, L. ; CHAVES, A. C. M. ; CALDAS, G. . Estudo comparativo entre diferentes modelos de calorímetros usados em aulas experimentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, S. H. O. . Investigação do Conceito de Ciências Naturais de Estudantes do Laboratório Multidisciplinar de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, S. H. O. . Projeto: Luz, Câmera e Educação! In Seminário Internacional dos Lugares e Contextos das Políticas Públicas e Práticas Curriculares: A Escola como Espaço de Construção Coletiva, Belém, 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BEZERRA, S. H. O. . Avaliação de trabalhos de Iniciação Científica na XII Feira de Ciências do Estado do Pará. 2005.

BEZERRA, S. H. O. . Técnicas Inovadoras do Ensino de Ciências para Professores do Ensino Médio/Física.. 2014. (Curso de aperfeiçoamento ministrado).

BEZERRA, S. H. O. . Possibilidades de Utilização do Laboratório Multidisciplinar de Ciências (LMC). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BEZERRA, S. H. O. . Coordenadas Espaciais e suas Aplicações. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BEZERRA, S. H. O. . Geometria no Ensino Fundamental: Uma Abordagem Alternativa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Atividades Colaborativas e o uso da Robótica Educacional: Uma Experiência no Ensino Fundamental., Descrição: A Finalidade foi pesquisar o impacto de atividades colaborativas no processo ensino-aprendizagem de conceitos científicos. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório Multidisciplinar de Ciências (LMC) de da escola onde, usando materiais adquiridos com verbas do projeto aprovado no Edital PPCE 2009 (Programa Pará faz Ciência na Escola).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • E.E.E.F.M. PROFª MARIA ARAUJO FIGUEIREDO, Secretaria de Estado de Educação. , CIDADE NOVA V, TRAVESSA SN 18, Coqueiro, 67132-000 - Ananindeua, PA - Brasil, Telefone: (091) 32734161, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador - Clube de Ciências, Carga horária: 20

Outras informações:
Convênio 238/2016 - SEDUC/UFPA

2006 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas: Prática de Ensino de Física e Metodologia Específica de Física

2004 - 2005

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador (CCiUFPA), Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20

2001 - 2002

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista (PET), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo Pedagógico de Apoio Ao Desenvolvimento Científico.,Linhas de pesquisa

  • 02/2006 - 02/2008

    Ensino, Licenciatura Plena Em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física, Metodologia Especifica em Ensino de Física

2020 - Atual

E.E.E.F.M. PROFª MARIA ARAUJO FIGUEIREDO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6

2007 - 2019

E.E.E.F.M. PROFª MARIA ARAUJO FIGUEIREDO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

  • 10/2007 - 10/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório Multidisciplinar de Ciências, Laboratório Multidisciplinar de Ciências.,Atividade realizada, Professor responsável pelo Laboratório.

2007 - 2019

E.E.F.M. LUIZ NUNES DIREITO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

2006 - 2007

E.M. CÂNDIDA SANTOS DE SOUZA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/2006 - 10/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2020 - Atual

E.E.E.M. PITÁGOTRAS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 36