Philipe Couto de Oliviera

Médico, residente do segundo ano de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Cacoal (RO), com conclusão prevista para março de 2027. Graduado em Medicina no exterior e revaliado no ano de 2020 pela UNB. Aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) em ano de alta seletividade.Atua em centro de referência cirúrgica do interior da Região Norte, com ampla experiência em cirurgia de urgência, emergência, trauma, cirurgia abdominal e oncológica. Possui interesse acadêmico e profissional em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com foco em cirurgia oncológica digestiva e técnicas minimamente invasivas, visando qualificação em centros de excelência e aplicação do conhecimento para fortalecimento da assistência cirúrgica regional.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica em andamento

2024 - Atual

Hospital Regional de Cacoal
R;C;, Brasil;Residência médica em: CIRURGIA GERALNúmero do registro: 6606. Bolsista do(a): MINISTÉRIO DA SAÚDE, MS, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Pós Graduação em Saúde da Familia e Comunidade

2019 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A Negligência da Visita domoiciliar no distrito de Santana do Guaporé

Graduação em andamento em Enfermagem

2008 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Graduação em MEDICINA

2012 - 2017

Universidad de Aquino Bolìvia

Formação complementar

2025 - 2025

Atualização médica em CIRURGIA GERAL. (Carga horária: 36h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2019 - 2020

Pós Graduação em Saúde da Familia e Comunidade. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2012 - 2014

Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 96h). , Universidad de Aquino Bolívia, UDABOL, Bolívia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: saude da familia.

Participação em eventos

XVIII Curso de dermatologia Básica. 2015. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • OLIVIERA, P. C. . Caracterização de estresse nas ESF matutinas da USF Aponiã, zona leste de Porto Velho - RO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    PIBIC - MORBIMORTALIDADE EM PORTO VELHO-RO: população do entorno das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, Descrição: O estudo pretende traçar um perfil da morbimortalidade da população de Porto Velho-RO, no período de 2010 a 2014, e analisar as relações existentes entre as causas de morbimortalidade e seus possíveis determinantes/condicionantes. Além disto, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população sob a ótica da sustentabilidade. A mortalidade será obtida, a partir do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM/DATASUS) e da Delcaração de Óbito e a morbidade será obtida do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Também haverá pesquisas cujos questionários serão aplicados diretamente aos sujeitos, visando conhecer e intervir nas morbidades/problemas de saúde referidos. A pesquisa busca subsidiar as políticas públicas e a tomada de decisão governamental, a partir dos principais problemas e causas de morbimortalidade identificados, com o advento das Usinas Hidrelétricas (UHE) de Santo Antônio e Jirau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Philipe Couto de Oliviera - Coordenador / Katia Fernanda Alves Moreira - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Programa de Educaçao pelo trabalho em saúde - PET SAÚDE, Descrição: Projeto de pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Philipe Couto de Oliviera - Coordenador / Katia Fernanda Alves Moreira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

CUREM

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2011

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2023

Governo do Estado de Rondônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MEDICO GENERALISTA, Carga horária: 40

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Alvorada do Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEDICO GENERALISTA, Carga horária: 36

2019 - 2022

GOVERNO FEDERAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico da Saúde da Família, Carga horária: 40

2024 - Atual

Hospital Regional de Cacoal

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como médico residente em Cirurgia Geral, bolsista pelo Ministério da Saúde.