Cesar Lopes de Carvalho
Possui Pós-graduação em Segurança Digital com graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas - UNINABUCO (2022). Atualmente é professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação
Informações coletadas do Lattes em 13/06/2026
Acadêmico
Formação complementar
2011 - 2011
Curso Microsoft Office Specialist. (Carga horária: 90h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2010 - 2010
Cisco IT Essentials: Pc Hardware E Software. (Carga horária: 90h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.
2009 - 2010
Programa de educação continuada em mediação pedagógica. (Carga horária: 210h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2008 - 2008
Curso Administrador de Redes Linux. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação didático pedagógica em informática educativa. (Carga horária: 210h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Participação em eventos
Olimpíada do Conhecimento. Convergência Digital. 2010. (Olimpíada).
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
? Preparação de materiais didáticos e exercícios para as aulas, adequando as temáticas aos objetivos da turma.
? Ministração de aulas de informática nos níveis básico, intermediário e avançado, buscando compreender as necessidades e dificuldades dos alunos para oferecer conteúdo compatíveis.
? Responsável por corrigir as atividades e dar feedback aos alunos, explicando os exercícios e tirando possíveis dúvidas.
? Preparação de materiais extras, utilizando vídeos e tutoriais como apoio para as explicações em sala de aula.
? Avaliação do potencial dos alunos, fornecendo observações que pudessem melhorar pontos críticos e aumentar o desempenho na área de informática.
? Acompanhamento da evolução e do aprendizado dos alunos, de forma a avaliar o conhecimento prático conforme a proposta do treinamento.
? Registro das ausências dos alunos, buscando entender os motivos para repassar ao coordenador do curso.
2019 - 2021
Prefeitura Municipal de PetrópolisVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
? Levantamento e especificação de requisitos para o desenvolvimento de um sistema, identificando as necessidades junto aos clientes que o utilizariam para que o trabalho fosse feito com confiança e eficiência.
? Participação em reuniões com outros membros da equipe para analisar requisitos e discutir soluções aos problemas apresentados, prestando apoio na criação de estratégias para a execução dos trabalhos.
? Realização de testes funcionais no sistema, detectando possíveis problemas de interface, comportamento e desempenho, de modo a garantir o funcionamento correto de determinados comandos.
? Análise do desempenho dos sistemas, avaliando a necessidade de mudanças para garantir a performance conforme o esperado.
? Documentação dos projetos desenvolvidos, possibilitando o entendimento do funcionamento dos sistemas por profissionais da área de tecnologia e usuários.
2014 - 2017
SOS Manutenção de ComputadoresVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações:
? Administrador de Sistemas de Redes de TI
? Administração Avançada de Serviços de Rede Linux e Windows Server
? Instalação e configuração de redes LAN e WAN, baseadas em Windows Server e Linux, utilizando protocolo TCP/IP
? Configuração e suporte de equipamentos de rede (Switch, Roteadores e Hubs)
? Definição e implementação de rotinas de segurança em TI.
? Instrução e treinamentos de usuários em softwares e sistemas operacionais
? Assistência em projetos de redes de informática
? Instalação e manutenção de softwares e sistemas operacionais, supervisão de laboratórios de informática.
1996 - 2013
SENAI - Departamento Regional do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
? Organização do ambiente de trabalho e verificação do funcionamento dos computadores, prezando pela disponibilidade de recursos aos alunos e pelo bom andamento das aulas.
? Preparação de materiais didáticos e exercícios para as aulas, adequando as temáticas aos objetivos da turma.
? Ministração de aulas de informática nos níveis básico, intermediário e avançado, buscando compreender as necessidades e dificuldades dos alunos para oferecer conteúdos compatíveis.
? Responsável por corrigir as atividades e dar feedback aos alunos, explicando os exercícios e tirando possíveis dúvidas.
? Preparação de materiais extras, utilizando vídeos e tutoriais como apoio para as explicações em sala de aula.
? Avaliação do potencial dos alunos, fornecendo observações que pudessem melhorar pontos críticos e aumentar o desempenho na área de informática.
? Acompanhamento da evolução e do aprendizado dos alunos, de forma a avaliar o conhecimento prático conforme a proposta do treinamento.
? Atribuição de trabalhos a serem apresentados pelos alunos, visando aumentar o entendimento sobre os temas abordados em aula.
? Registro das ausências dos alunos, buscando entender os motivos para repassar ao coordenador do curso.
? Preparação de ementas e planos de aula capazes de cobrir os tópicos necessários e engajar os alunos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cesar Lopes de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?