Karla Osiris Freire Leal Viana
Pós-graduanda em ABA e Estratégias Naturalistas e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento; Especialista em Psicopedagogia (ISECENSA), Especialista em Neurociências (UNIG - Universidade Iguaçu - Itaperuna); graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1999, atual UNIFLU). Atuação com vínculo celetista, professora titular da Instituição particular de ensino ISECENSA, com experiência na Educação Básica, curso Normal Superior, graduação de Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Neuroaprendizagem. Experiente na docência das disciplinas de Didática, Prática de Ensino e Alfabetização no 1 e 2 anos do curso de Formação de Professores em Nível Médio; na graduação de Pedagogia nas disciplinas de Prática de Formação, Formação Profissional, Fundamentos da Creche e Educação Infantil, Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem, Afabetização e Letramento: Práticas de Linguagem, Pedagogia Hospitalar, EJA, Educação Especial e Reeducação Cognitiva, Arte e Educação II: ênfase em música e Neurociências e Aprendizagem. Docente de Pós-graduação nas disciplinas: Avaliação Psicopedagógica, Psicopedagogia e Aprendizagem, Etiologia dos Transtornos de Aprendizagem, Introdução aos problemas de aprendizagem e Fracasso Escolar, Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica (ISECENSA). Atuou como professora convidada na pós-graduação da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) - "Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, com a disciplina de Didática do Ensino Superior; Professora Substituta no IFF - Instituto Federal Fluminense, nos cursos de licenciatura de Ciências, Geografia, Matemática, Letras, e Educação Física, ministrando as disciplinas Organização dos Sistemas Educacionais I, Trabalho, Educação e Tecnologia, Organização e Gestão Pedagógica da Escola e Educação no Brasil numa Leitura sócio-política e na Coordenação. Exerci a função de Pedagoga Social, com atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Açu - SJB - 2016). Pedagoga da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes (2008 / atual). Psicopedagoga Clínica - Avaliação e Intervenção nos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Micro-empresária - Karla Freire - Psicopedagogia e Neurociência Cognitiva (formação e desenvolvimento em educação e saúde), com registro no INPI e inscrição municipal. Possui experiência na área de Educação, Neurociências e Aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em ABA e Estratégias Naturalistas em TEA e outros Transtornos do Neurodesenvol
2023 - Atual
Especialização em Neurociências
2018 - 2020
Universidade Iguaçú
Título: EFEITOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERFACE ENTRE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO.
Especialização em Psicopedagogia
2002 - 2002
Institutos Superiores de Ensino do Censa
Título: Um olhar diferente para a diferença
Orientador: Jacqueline Lopes Ferreira Bárbara
Formação complementar
2024 -
Entendendo o autismo. (Carga horária: 8h). , Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social., IEPSIS, Brasil.
2022 - 2022
Marcos do Desenvolvimento Infantil e Práticas em Protocolos. (Carga horária: 20h). , SINOPSE, SINOPSE, Brasil.
2021 - 2021
Teleoficina: Jogos Cognitivos aplicados via WhatasApp.. (Carga horária: 4h). , Jogos de Estimulação Cognitiva e Motora, JOGOS ECM, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Instrumentos de Rastreamento e Avaliação do TEA. (Carga horária: 100h). , Instituto Theresa Serra, ITS, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Extensão em Gamificação para Educadores: a sala de aula em jogo.. (Carga horária: 32h). , Institutos Superiores de Ensino do CENSA, ISECENSA, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Extensão em Tecnologia no Ensino Remoto - ferramentas digitais ace. (Carga horária: 32h). , Institutos Superiores de Ensino do CENSA, ISECENSA, Brasil.
2020 - 2020
Neurofisiologia Básica I. (Carga horária: 10h). , Neurostudent, NRO, Brasil.
2020 - 2020
Todo autista é o amor de alguém. (Carga horária: 16h). , Faculdade Adventista de Minas Gerais, FADMINAS, Brasil.
2020 - 2020
Que cérebro é esse que chegou à escola? Bases neurocientíficas da Aprendiza. (Carga horária: 8h). , Linguagem e Aprendizagem, LA, Brasil.
2020 - 2020
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDCis. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de Campos dos Goytacazes, SMECE, Brasil.
2019 - 2019
Neuroaprendizagem: avaliação e intervenção nos Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 12h). , Oficina da Inteligência, OFICINA DA INTEL, Brasil.
2019 - 2019
Estimulação Cognitiva e Motora. (Carga horária: 8h). , Jogos de Estimulação Cognitiva e Motora, JOGOS ECM, Brasil.
2018 - 2018
Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 32h). , Núcleo de Formação em Psicopedagogia e Aprendizagem, NFPA, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Aprofundamento em Psicopedagogia. (Carga horária: 80h). , Instituto Internacional de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia e Neurociên, INEPPSIN, Brasil.
2018 - 2018
Inspirados pelo Autismo. (Carga horária: 9h). , Faculdade de Medicina de Campos, FMC, Brasil.
2018 - 2018
O pensamento crítico tem gênero?. (Carga horária: 2h). , Institutos Superiores de Ensino do CENSA, ISECENSA, Brasil.
2018 - 2018
Inspirados pelo Autismo. (Carga horária: 9h). , Faculdade de Medicina de Campos, FMC, Brasil.
2017 - 2017
Neurologia e Neurociências para professores. (Carga horária: 8h). , Oficina da Inteligência, OFICINA DA INTEL, Brasil.
2017 - 2017
Método de Estimulação na Leitura e na Escrita pela intervenção na atenção p. (Carga horária: 2h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Aprofundamento em Psicopedagogia. (Carga horária: 80h). , Instituto Internacional de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia e Neurociên, INEPPSIN, Brasil.
2017 - 2017
Alfabetização com Boquinhas - Método das Boquinhas. (Carga horária: 16h). , Oficina da Inteligência, OFICINA DA INTEL, Brasil.
2016 - 2016
Estratégias de Atuação para Modificabilidade Comportamental. (Carga horária: 3h). , Instituto de Educação Atitude Cognitiva, IEAC, Brasil.
2015 - 2015
X Congresso Brasileiro de Dislexia. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Cognição e Linguagem aluna especial. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2014 - 2014
Dislexia e Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e Escrita.. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Estudos Avançados em Dificuldades de Aprendizagem, psicopedagogia, NEAPN, Brasil.
2011 - 2011
Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Transtornos Comportamentais na Infância e Adolescência. (Carga horária: 4h). , Institutos Superiores de Ensino do CENSA, ISECENSA, Brasil.
2001 - 2001
I Seminário Internacional em Psicologia Genética C. , Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, CENSA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Neurociências.
Organização de eventos
VIANA, K. O. F. L. . Jogos de Estimulação Cognitiva e Motora. 2020. (Outro).
VIANA, K. O. F. L. . Alfabetização de crianças com TEA e escalas de rastreamento CARS, PEP-R e PEP 3... 2020. (Outro).
VIANA, K. O. F. L. . Estimulação Cognitiva e Motora. 2019. (Outro).
Participação em eventos
2° Congresso Luso Brasileiro em Transtornos de Aprendizagem. 2022. (Congresso).
V Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 2020. (Congresso).
V Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento do PROVIC e II Encontro de Iniciação Científica CNPq.Habilidades e Competências necessárias ao professor em formação: o seu fazer pedagógico junto às crianças com dificuldades de leitura e escrita da Comunidade Tamarindo.. 2020. (Seminário).
I Congresso Internacional e XIV Congresso Brasileiro de Psicomotricidade.. 2019. (Congresso).
I Congresso Luso- Brasileiro em Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Cognição e Emoção. 2019. (Congresso).
VI Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Responsabilidade social universitária nas ações coletivas do curso de pedagogia do ISECENSA. 2018. (Congresso).
X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Comitê Externo de Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica do IFFluminense.. 2018. (Congresso).
II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem.: Neurociências, Escola, Família e Sociedade.. 2017. (Congresso).
III Simpósio Comportamento Infantil.com. 2015. (Simpósio).
V Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Dom Bosco: Assistência, presença, prevenção e intervenção - O Sistema Preventivo e a preventividade Salesiana. 2015. (Congresso).
V Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Alfabetização e Letramento, na perspectiva da Educação Infantil.. 2015. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2015. (Congresso).
III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2014. (Simpósio).
I Simpósio de Comportamento Infantil.com: Inclusão, interdisciplinaridade e saúde mental nas escolas.. 2013. (Simpósio).
III Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Uma releitura dos projetos de trabalho a partir da pedagogia histórico crítica.. 2009. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).
III Seminário Internacional Infantil - A Infância de 0 a 10 anos. 2008. (Seminário).
1° Congresso Internacional de Dislexia. 2007. (Congresso).
1° Simpósio de Psicopedagogia da Região Sudeste - A Psicopedagogia em busca da saúde na esccola, família, clínica e empresa., f. 2007. (Simpósio).
Altas habilidades Superdotação - O que é? Como lidar?. 2006. (Encontro).
II Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Psicomotricidade e Psicopedagogia: pontos de interseção na construção da aprendizagem.. 2006. (Congresso).
II Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Pontos e Contrapontos da Psicopedagogia no Brasil. 2006. (Congresso).
II Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Psicopedagogia: seus pilares e intervenções.. 2006. (Congresso).
II Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Alfabetização e Letramento.. 2006. (Congresso).
III Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Psicopedagogia: seus pilares e intervenções.. 2006. (Congresso).
III Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Descortinando horizontes: pessoas que transcenderam suas deficiências.. 2006. (Congresso).
II Pedagógica ES - Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).
2° Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. Possibilidades de Aprender: Um relato de experiência.. 2005. (Congresso).
2° Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2005. (Congresso).
I Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Novos tempos e espaços na educação infantil: um desafio à autoria e à construção da autonomia.. 2004. (Congresso).
I Congresso Internacional do Conhecimento Científico. As atribuições psicomotoras na mediação psicopedagógica na escola.. 2004. (Congresso).
I Congresso Internacional do Conhecimento Científico. 2004. (Congresso).
TDAH - Uma abordagem interdisciplinar.. 2003. (Encontro).
A Psicopedagogia e suas parcerias. 2001. (Encontro).
Encontro Nacional de Escolas Salesianas. Encontro Nacional de Escolas Salesianas. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
Amanda Fuly Arruda; ALMEIDA, C. C.;VIANA, K. O. F. L.. A Psicopedagogia Hospitalar: uma investigação teórica sobre a atuação do profissional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias; PESSANHA, R. G. B.;VIANA, K. O. F. L.. Braga Pessanh. Memória e Aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
CARVALHO, Renata Duarte;VIANA, K. O. F. L.. Educação Inclusiva: pensando a escola para todos.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
GUIMARAES, A. V. S.; SILVA, C. F. S.;VIANA, K. O. F. L.. O autismo de idade pré-escolar e aprendizagem com jogos eletrônicos como ferramenta de tratamento do psicopedagogo.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. As contribuições da Psicopedagogia para um estudo de caso sobre dislexia.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Psicopedagogia: campo do conhecimento que auxilia na dificuldade da leitura e escrita.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Um olhar investigativo sobre déficit de atenção na aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. O olhar da Psicopedagogia diante da deficiência intelectual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Psicopedagogia da afetividade no processo educacional.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. de Azevedo, Kíssila N. de S. F. Dias. Família e Escola: um olhar a partir da Psicopedagogia.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
MOUÇÃO, Ana Paula L.; Bárbara das Chagas Pessanha; MONTEIRO, H. S.;VIANA, K. O. F. L.. Moução, Bárbara das C. Pessanha e Helen da S. M. O processo de ensino-aprendizagem numa visão psicopedagógica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
FARIA, E. S. S.;VIANA, K. O. F. L.. A Psicopedagogia - o estudo de caso.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Psicopedagogia: o caminho para a compreensão do ser em desenvolvimento.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. A prática Psicopedagógica e suas contribuições para a flexibilização da atuação docente.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. A Psicopedagogia e a compreensão do fracasso escolar na escola pública.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. A psicopedagogia vencendo o fracasso escolar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Método Fônico e Construtivismo como ferramentas no processo de alfabetização.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Rangel.A importância do raciocínio lógico-matemático nos anos iniciais de educação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Mediação das TIC'S no processo de alfabetização: um estudo sobre a influência dos recursos tecnológicos na prática docente.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. da Silva e Gabriela da Silva Rangel.A aplicação da parte diversificada do currículo escolar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Cabral e Simone C. S. Clen e Thuanne L. Nunes.O diálogo entre teoria e prática no processo de formação de professores.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. O Método Fônico no trabalho com a distorção idade / série.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. R. Gomes, Elisa N. da Silva e Juliana C. Carvalh.Desvendando o mistério da adaptação escolar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. A atuação do educador Infantil no século XXI: novas perspectivas para uma prática inovadora.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. A criança autista na escola regular: possibilidades e desafios.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Avaliação do desenho infantil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Oliveira e Daniele dos S. Pereira.Educação Especial: o professor está preparado para incluir?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Gagueira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. As manifestações da linguagem no cotidiano escolar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. Cordeiro e Viviane Dias da S. Souza.Era uma vez... um novo leitor.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
VIANA, K. O. F. L.. da Silva e Margareth de A. Nunes..As reais possibilidades de Inclusão de pessoas com Deficiências nas instituições escolares.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.
Produções bibliográficas
-
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL ; NASCIMENTO, SULAMITA DA SILVA . Efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de uma criança com TEA: interface entre neurociências e educação. PERSPECTIVAS ONLINE: HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS , v. 11, p. 38-50, 2021.
-
PESSANHA CABRAL, CELY ; OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; SEIXAS TINOCO RABELO, PATRÍCIA ; PINHEIRO CARDOSO DO NASCIMENTO, PATRÍCIA ; DE SOUZA POURBAIX, ANA RAQUEL ; DE OLIVEIRA CUNHA, TERESA CLAUDINA . COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM PROJETO INTEGRADOR. PERSPECTIVAS ONLINE: HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS , v. 10, p. 60-79, 2020.
-
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; Angela Barros Fonseca Berto ; HORA, A. S. ; MATA, R. V. . AÇÕES COLETIVAS: A MATERIALIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISECENSA. PERSPECTIVAS ONLINE: HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS , v. 9, p. 62-81, 2019.
-
VIANA, K. O. F. L. ; SILVA, Vernon F. da ; CALOMENI, M. R. ; AREAS, Nilo T. . ESTIMULAÇÃO FÓTICA E AUDITIVA: EFEITOS EM CRIANÇA HIPERATIVA... PERSPECTIVAS ONLINE (CAMPOS DOS GOITACAZES) , v. 05, p. 34-42, 2008.
-
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; CUNHA, T. C. O. ; CABRAL, C. P. ; AZEVEDO, D. A. S. ; VIANA, R. G. . HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: O SEU FAZER PEDAGÓGICO JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DA COMUNIDADE TAMARINDO. In: II Encontro de Iniciação Científica CNPQ Perspectivas Online, 2020, Campos dos Goytacazes. Anais do V Seminário P&D PROVIC/PIBIC. Campos dos Goytacazes: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, 2020. v. 10. p. 57-58.
-
Angela Barros Fonseca Berto ; MATA, R. V. ; OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; HORA, A. S. . VIVÊNCIAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS AÇÕES COLETIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA ISECENSA. In: I Encontro de Iniciação Científica CNPQ Perspectivas Online, 2019, Campos dos Goytacazes. IV Seminário P&D PROVIC/PIBIC. Campos dos Goytacazes: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, 2019. v. 9.
-
CUNHA, T. C. O. ; CABRAL, C. P. ; AZEVEDO, D. A. S. ; VIANA, R. G. ; PEREIRA, B. M. ; OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA EM CRIANÇAS DA COMUNIDADE TAMARINDO POR MEIO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO BÁSICO DA ALFABETIZAÇÃO. In: I Encontro de Iniciação Científica CNPQ Perspectivas Online, 2019, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Seminário P&D PROVIC/ PIBIC. Campos dos Goytacazes: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, 2019. v. 9.
-
Angela Barros Fonseca Berto ; VIANA, K. O. F. L. ; MATA, R. V. ; HORA, A. S. . RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS AÇÕES COLETIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA ISECENSA. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, 2018, Campos dos Goytacazes. Anais do VI CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Campos dos Goytacazes: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, 2018. v. 8.
-
VIANA, K. O. F. L. . Marcos de Desenvolvimento Infantil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K. O. F. L. . Tríade Funcional da Aprendizagem Humana:uma abordagem neuropsicopedagógica sobre as funções Executivas, Cognitivas e Conativas.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K.O.F.L. (pós-graduada em Psicopedagogia) ; VIANA, K. O. F. L. . A Neurociência e a Educação Inclusiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K. O. F. L. . Pedagogia para além da sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K.O.F.L. (pós-graduada em Psicopedagogia) ; VIANA, K. O. F. L. . Reflexões sobre a Neurociência e Aprendizagem, consciência fonológica/ consciência fonêmica e a Psicogênese da Língua Escrita.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K. O. F. L. . Alfabetização e Letramento, na perspectiva da Educação Infantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, K. O. F. L. ; SANTOS, A. C. P. ; MENDONCA, L. R. ; SOTTO.GOMES, J. R. ; COSTA, L. ; GOMES, A. R. F. M. . Dom Bosco: Assistência, presença, prevenção e intervenção - O Sistema Preventivo e a preventividade Salesiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, K. O. F. L. ; TINOCO, P. S. . Uma releitura dos projetos de trabalho a partir da pedagogia histórico crítica.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, K. O. F. L. ; DIAS, C. L. P. P. . Psicomotricidade e Psicopedagogia: pontos de interseção na construção da aprendizagem.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, K. O. F. L. . Alfabetização e Letramento.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K. O. F. L. . As atribuições psicomotoras na mediação psicopedagógica na escola.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, K. O. F. L. . Novos tempos e espaços na educação infantil: um desafio à autoria e à construção da autonomia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIANA, K. O. F. L. ; AREAS, Nilo T. ; SILVA, Vernon F. da ; CALOMENI, M. R. . Estimulação fótica e auditiva: efeitos em criança hiperativa.. Campos dos Goytacazes 2008 (Artigo).
Outras produções
VIANA, K. O. F. L. . Neurociências, Metodologias Ativas e uso de jogos e aplicativos no processo ensino-aprebdizagem.. 2020.
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL . Live: Funções Conativas e a aprendizagem. 2022; Tema: O papel das emoções no processo de aprendizagem.. (Rede social).
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL . Live: A Psicopedagogia numa perspectiva atualizada.. 2022; Tema: A Psicopedagogia, a atuação do Psicopedagogo, atuação competente requer novas habilidades e conhecimentos, Psicopedagogia na escola e na clínica.. (Rede social).
VIANA, K.O.F.L. (pós-graduada em Psicopedagogia) ; VIANA, K. O. F. L. . Live: TDAH - Neurobiologia, identificação, intervenção precoce, diagnóstico diferencial, habilidades e competências.. 2021; Tema: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. (Rede social).
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL . Live: Funções Executivas: uma das chaves para o sucesso na vida.. 2021; Tema: As Neurociências trazem a importância dos estímulos às Funções Executivas desde os primeiros anos de vida para aprimorar precocemente as habilidade e competências humanas.. (Rede social).
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL . Live: Plano educacional Individualizado - PEI.. 2021; Tema: O PEI é um MAPA valioso que leva a um grande tesouro: a aprendizagem de alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Adaptar provas, currículos e atividades é um direito da pessoa neuroatípica.. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: Muitas leis, pouca ação! Por que há resistências no processo de inclusão?. 2021; Tema: Inclusão. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: O processo complexo de alfabetização. Qual é o melhor caminho?. 2020; Tema: Alfabetização. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: Intervenção precoce; o que diz a Neurociência?. 2020; Tema: Intervenção Precoce. (Rede social).
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . Live: Os efeitos da intervenção precoce no TEA: o olhar do pedagogo, do professor e do psicopedagogo.. 2020; Tema: Autismo e intervenção precoce. (Rede social).
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . Live: Intervenção precoce no TEA. 2020; Tema: Intervenção precoce e autismo. (Rede social).
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . Live: O desafio do uso de novas metodologias na educação. 2020; Tema: Novas metodologias. (Rede social).
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; DIAS, F. . Live: Implicações do autismo na infância e na fase adulta: avaliação e intervenção.. 2020; Tema: Autismo. (Rede social).
OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA ; CARDOZO, A. . Live: Dicas para amenizar as demandas das crianças, dos pais, da escola e dos professores.. 2020; Tema: Educação. (Rede social).
CHAVES, L. ; VIANA, K. O. F. L. . Live: Atitude, essência que traz resultados.. 2020; Tema: Atitude e resultados. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. ; SEVERIANO, L. . Live: Funções conativas e a Aprendizagem. 2020; Tema: Afetividade e aprendizagem. (Rede social).
AMARAL, A. ; VIANA, K. O. F. L. . Live: Teleatendimento. 2020; Tema: Tecnologia. (Rede social).
LIBERATO, M. V. ; OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . Live: Como a definição, gestão da marca e Pedagogia Empresarial ajudam a gerir um negócio.. 2020; Tema: Pedagogia Empresarial. (Rede social).
SERRA, D. C. G. ; OSIRIS FREIRE LEAL VIANA, KARLA . Live: Rastreamento e avaliação no TEA.. 2020; Tema: Autismo. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: Pedagogia em Foco. 2020; Tema: Pedagogia. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: Neuroeducação. 2020; Tema: Neurociências e Educação. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . Live: A Pedagogia e suas vertentes:8 passos para que você tenha sucesso pessoal e profissional.. 2020; Tema: Pedagogia. (Rede social).
VIANA, K. O. F. L. . PEI - Fundamentos Pedagógicos e Psicopedagógicos para a Inclusão Escolar. 2021. .
VIANA, KARLA OSIRIS FREIRE LEAL . PEI - Fundamentos Pedagógicos e Psicopedagógicos para a Inclusão Escolar. 2021. .
VIANA, K. O. F. L. . Leitura e Escrita: uma interface com a Neuroaprendizagem. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VIANA, K. O. F. L. . Psicopedagogo: sua atuação no atendimento clínico.. 2020. .
VIANA, K. O. F. L. ; AMARAL, A. . O Desenvolvimento Infantil e os Jogos de Estimulação Cognitiva e Motora: contribuições teórico-práticas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - Atual
A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COMO FORMA DE OTIMIZAR A APRENDIZAGEM, Descrição: Intervenção nas salas de Psicopedagogia com alunos do curso de Pedagogia, na disciplina de Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem, com crianças residentes na Comunidade Tamarindo, que apresentam dificuldades de aprendizagem 2007/2008/2009 Campos dos Goytacazes RJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Karla Osiris Freire Leal Viana - Coordenador.
-
2007 - Atual
A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COMO FORMA DE OTIMIZAR A APRENDIZAGEM, Descrição: ? Intervenção nas salas de Psicopedagogia com alunos do curso de Pedagogia, na disciplina de Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem, com crianças residentes na Comunidade Tamarindo, que apresentam dificuldades de aprendizagem ? 2007/2008/2009 ? Campos dos Goytacazes ? RJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Karla Osiris Freire Leal Viana - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Institutos Superiores de Ensino do CensaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2003
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo de Texto, Psicopedagogia e Dificuldades de Apreendizagem I e II
2008 - Atual
Escola Municipal Alcebíades CandianoVínculo: , Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 20
2017 - 2017
Instituto Federal FluminenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2015
Faculdade de Medicina de CamposVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2018 - 2019
Centro Educacional Nossa Senhora AuxiliadoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 150
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Karla Osiris Freire Leal Viana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?