Mariana de Lima Isaac Leandro Campos

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente, é Diretora de Política Educacional e Linguística da Feneis Nacional e Docente adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Ocupou o cargo de Coordenadora Geral Bilíngue na Educação Básica e Educação Superior, da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério de Educação- Brasília/DF no período de março/2023 a abril/2024. Atua em pesquisas nas áreas de Libras e Educação Bilíngue de Surdos, de Ensino a Distância; de Estudos Surdos, Estudos de tradução e Interpretação, de Informática na Educação de Surdos, Cultura Surda, Políticas Públicas, Tecnologias, Comunidade Surda, Pedagogia, inclusão escolar, diferença linguística e cultural.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Especial

2011 - 2015

Universidade Federal de São Carlos
Título: O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do moodle da UAB-UFSCar
, Ano de obtenção: 2015. Cristina Broglia Feitosa Lacerda.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Cultura surda: possível sobrevivência no campo da inclusão na escola regular?
Orientador: Ronice Muller de Quadros
, Ano de Obtenção: 2008.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciência da Computação

2000 - 2004

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Um estudo sobre a aplicação da informática na educação e comunicação do surdo.
Orientador: Cláudia Akemi Izeki Msc.

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1995

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Formação complementar

2021 - 2021

Curso de Formação para Tradutores e Intérpretes Surdos. (Carga horária: 60h). , Mymesis Cursos, MYMESIS, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Aperfeiçoamento em língua de sinais na área jurídica. (Carga horária: 260h). , Podium Cursos, PODIUM, Brasil.

2020 - 2021

Tradução e Interpretação de Libras- CTILIBRAS. (Carga horária: 420h). , Instituto de Educação e Ensino de Libras, IEEL, Brasil.

2017 - 2017

Workshop about International Sign Language. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

EDD- Espaço de Desenvolvimento Docente. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2011 - 2011

Realidade Virtual aplicada à Educação Especial. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para conselheiros munic. de educacao. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2010 - 2010

Curso de formação docente para modalidade EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Curso de DEAF STUDIES. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso Linguistica e Língua de Sinais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Formação de tutores na modalidade a distancia. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Mini-Curso Introdução à Língua de Sinais Americana. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Sistema de transcrição EUDICO-ELAN. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso Linguistica Cognitiva e Lingua Sinais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Extensão Em Educação Especial Surdez. (Carga horária: 400h). , Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.

2003 - 2003

Desenvolvimento de Aplicativos Com Borland Delphi6. (Carga horária: 56h). , Center Cursos, CC*, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Libras Para Surdos Básico. (Carga horária: 40h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.

2002 - 2002

Montagem e Configuração de Microcomputadores. (Carga horária: 60h). , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.

2000 - 2002

Integrado de Ambiente Windows. (Carga horária: 216h). , Microcamp Internacional, MI, Brasil.

1995 - 1995

Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorro. (Carga horária: 20h). , Colegio Nossa Senhora Auxiliadora, COLEGIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Surdos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Associação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Organização de eventos

CAMPELLO, A. R. S. ; GARCIA. M.I.dos S ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . I Congresso Internacional da REDSurdos. 2018. (Congresso).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Setembro azul - Surdos: Políticas Linguísticas e Acessibilidade. 2015. (Outro).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; Melo, Daniela Farinelli . I SEMINARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2011. (Outro).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . III Seminario de Estudos Surdos: Cultura e Alteridade. 2006. (Outro).

Participação em eventos

1º Seminário de Libras: Abordando a Interculturalidade na Perspectiva da Comunidade Surda.O caminho educacional para surdos. 2024. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Educação Especial na perspectiva Inclusiva.Representatividade Surda e a Gestão Escolar, Democrática e Participativa, na modalidade bilíngue de surdos. 2024. (Outra).

Curso Extensivo de Foniatria.Aspectos da Educação da Criança Surda: a visão de um Educador Surdo. 2024. (Outra).

10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação Bilíngue de Surdos: perspectivas. 2023. (Congresso).

Conferência Nacional de Libras: Direitos Humanos e as Pessoas Surdas no Brasil. EDUCAÇÃO DE SURDOS: PRÁTICAS BI/MULTILÍNGUE E INCLUSIVA NO BRASIL. 2023. (Congresso).

Conferência Nacional de Libras- CONALI 2023. Educação de Surdos: práticas bi/multilingue e inclusiva no Brasil. 2023. (Congresso).

II Encontro do TILSJUR.Direitos linguísticos e mulheres surdas. 2023. (Encontro).

1º Seminário de Formação Acadêmica em Libras e Língua de Sinais Internacionais para Doutores e doutorandos Surdos.O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar. 2022. (Seminário).

1º Seminário de Formação Acadêmica em Libras e Língua de Sinais Internacionais para Doutores e doutorandos Surdos. 2022. (Seminário).

Apresentação pública de pesquisa de pós-doutorado "Epistemicídio nas Políticas Públicas em Educação de Surdos. 2022. (Outra).

Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Educação de Surdos em tempos de pandemia: um relato sobre a proposta do curso de formação para atuação dos professores e TILS no ensino remoto. 2022. (Congresso).

XVII Seminário Internacional PROCOAS. 2022. (Seminário).

Curso de Extensão de Formação Continuada do Profissional Tradutor Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais ? Libras ? Língua Portuguesa (TILSP): Nos Espaços de Educação Superior.O Intérprete Educacional no Ensino Superior: especificidades e desafios dos TILSP na mediação da relação entre o professor e o aluno. 2021. (Oficina).

Curso de Extensão de Formação Continuada do Profissional Tradutor Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais ? Libras ? Língua Portuguesa (TILSP): Nos Espaços de Educação Superior, do INES.O Intérprete Educacional no Ensino Superior: especificidades e desafios dos TILSP na mediação da relação entre o professor e o aluno,. 2021. (Encontro).

EDUCAÇÃO BILINGUE DE SURDO JÁ - FENEIS.EDUCAÇÃO BILINGUE DE SURDO JÁ. 2021. (Encontro).

Fórum de Educação de Surdos.LDB? O que os empoderados surdos precisam fazer?. 2021. (Outra).

Live comemorativa: 10 anos de Educaçãon Bilíngue para surdos: avanços e perspectivas.Educação Bilíngue de Surdos na LDB. 2021. (Outra).

Live comemorativa promovida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educaç.10 anos de Educação Bilíngue para surdos: avanços e perspectivas. 2021. (Encontro).

Roda de Conversa - Universidade Brasil.?EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA LDB: NOVAS MUDANÇAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS?. 2021. (Encontro).

Semana de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa da UFSCar.?Vida pós facul: desafios da atuação depois de formado? na ?VI Semana de Tradução e Interpretação Libras e Português | Tema: Tradução e Interpretação da Libras em tempos de emergências sociais: direitos linguísticos, pandemia e representatividade?,. 2021. (Outra).

Semana de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa da UFSCar. 2021. (Outra).

Seminário de Educação Bilíngue de Surdos: Formando Professores Multiplicadores e abrindo novos caminhos de ensino /aprendizagem. 2021. (Seminário).

Seminário de Educação Bilíngue de Surdos- Formando Professores Multiplicadores e abrindo novos caminhos de ensino/aprendizagem do. 2021. (Seminário).

Seminário Integrado do Curso Letras Libras e IX Unir Azul.?A vitória da modalidade educação bilíngue de surdos na LDB. 2021. (Seminário).

Universidade Brasil.?EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA LDB: NOVAS MUDANÇAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2021. (Outra).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO e XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA. Educação inclusiva x Educação bilíngue - Papel da Fonoaudiologia no processo educacional com surdos. 2021. (Congresso).

Fórum de Educação de Surdos.COMO ANDAM A POLÍTICA PÚBLICAS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, ACESSIBILIDADE E DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO?. 2020. (Outra).

I Encontro de Líderes e Presidentes das Associações de Surdos do Estado de São Paulo..Participação em conselhos municipais, estaduais e federal de pessoas com deficiência. 2020. (Encontro).

II SEMINÁRIO NACIONAL DE DOMINÍOS EM LIBRAS ? SENDLS.Tecnologias Assistivas para Surdos. 2020. (Seminário).

Live Setembro Azul.A luta pela quebra de barreiras. 2020. (Encontro).

Setembro Azul da ASSUCAMP.Live Setembro Surdo: A luta pela quebra de barreiras.. 2020. (Encontro).

V FESTIVAL SETEMBRO AZUL NA UFG.Tecnologias Surdas. 2020. (Outra).

VIII CICLO DE PALESTRAS: ESTUDOS DA LIBRAS,.PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS POR MEIO DO MOODLE DA UAB. 2020. (Seminário).

9º Conferencia Municipal de Saúde de São Carlos-Democracia e Saude:Saude como direito e consolidação e financiamento do SUS. 2019. (Outra).

Formação continuada - IFSP/São Carlos.Trajetória acadêmica: um relato de experiência surda. 2019. (Encontro).

Palestra para cursos de licenciaturas da Universidade de Taubaté.Tenho um aluno surdo, e agora?. 2019. (Outra).

Semana Nacional do Surdo- O protagonismo surdo: a busca pela efetivação dos direitos surdos.Escola Bilingue. 2019. (Outra).

Simposio de Pedagogia Paulo Freire.Tenho um aluno surdo, e agora?. 2019. (Simpósio).

2º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais e 6º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2018. (Congresso).

Feira do Livro da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A inclusão da pessoa surda no ensino superior e no mercado de trabalho. 2018. (Feira).

I Congresso International COINREDSURDOS. Currículo Bilíngue: o que falta para os surdos?. 2018. (Congresso).

II Encontro de Conscientização da pessoa com surdez e do intérprete de Libras.A inclusão da pessoa surda no ensino superior e no mercado de trabalho. 2018. (Encontro).

III ENPLES - III Encontro Nacional de Professores da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior.Workshop: Gestão Administrativa e Coordenação. 2018. (Encontro).

Palestra para Curso de Pedagogia da Univ. de Taubaté.Tenho um aluno surdo, e agora?. 2018. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Identidade, Docência e Deficiência. 2018. (Congresso).

VIII Semana da Educação Especial.Barreiras atitudinais e arquitetônicas: reflexões. 2018. (Outra).

I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças audiencias e agencias em foco.Mesa redonda: A imprescindível presença do outro na relação do sujeito com a tecnologia na escola. 2017. (Encontro).

International Conference of Sign Language Users. 2017. (Congresso).

Comemoração Dia do Surdo.A educação e o surdo. 2016. (Encontro).

II Coloquio: Lingua, Discurso e Poder: politicas linguisticas locais e a gestão academica da Libras.Mesa de abertura do evento. 2016. (Outra).

II Coloquio: Linguas, Discurso e Poder: politicas linguisticas locais e a gestao academica da Libras.A presença da Libras na UFSCar. 2016. (Outra).

IV Fisicando.Tenho um aluno surdo, e agora?. 2016. (Outra).

V Semana da Educação Especial: Reflexões Essenciais.Surdez: A importância da Libras para a autonomia. 2016. (Outra).

I Coloquio Língua, Discurso e Poder: as Línguas de Sinais nos Estudos da Linguage,. 2015. (Outra).

II Coloquio da Unesp sobre línguas de sinais e libras. 2015. (Outra).

II Dia do Surdo.Libras e expressão cultural em Libras. 2015. (Outra).

VIII Semana de Formação Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.A importância da Língua de Sinais para o desenvolvimento do aluno surdo. 2015. (Outra).

V Semana da Educação Especial: Reflexões Essenciais.Avaliação de trabalhos acadêmicos de Pôster. 2015. (Outra).

II Coloquio de Surdos do ABC: Organizacao e Política: a força das associações de surdos na luta por seus direitos.. 2014. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral Deficiência Auditiva/Surdez. 2014. (Congresso).

Curso: Aspectos formativos de apoio ao planejamento pedagógico em EAD-módulo III- Acessibilidade em ambientes virtuais.Leis para inclusão e tecnologias assistivas. 2012. (Outra).

Educação Bilingue para surdos: uma experiência em desenvolvimento no Uruguai. 2012. (Outra).

Encontro Municipal de Disseminação de Práticas de Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes com deficienciascia. 2012. (Encontro).

REASEM- XI Seminario de Tecnologias de reabilitação e Inclusão. 2012. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2012. (Outra).

Comemoração ao Dia Mundial da Língua de Sinais.A importância do conhecimento histórico da Lingua de Sinais. 2011. (Encontro).

II Virada Inclusiva- SESC.Vivência em LIBRAS. 2011. (Outra).

I Semana da Licenciatura em Educação Especial- UFSCAR.Trajetória escolar: na voz da pessoa com deficiência. 2011. (Outra).

I Seminário Municipal de Educação de Surdos.Oficina de Tecnologias e Informação. 2011. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial. 2011. (Congresso).

14ª Jornada de Letras-UFSCar.Ensino de Libras como L1 e L2: desafios e questões. 2010. (Outra).

4º Simposio: O Sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre o deficiente e a sociedade- UNICEP/ São Carlos.LIBRAS e Cultura Surda. 2010. (Simpósio).

Encontro: O ser surdo.Família e Escola: uma parceria indispensável. 2010. (Encontro).

II Congresso de Surdos realizado pela Igreja Batista. Comunidade surda: como vivem, principais dificuldades, legislação aplicavel, questões pedagogicas.. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ed.Especial- UFSCar. 2010. (Congresso).

IX Jornada de Pedagogia- Universidade Paulista.Libras e Cultura Surda. 2010. (Outra).

IX Reatech- Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2010. (Outra).

Palestra "Sordera y lengua escrita: La ensenanza de la lectura y la escritura en el marco de um modelo educativo bilingue y bicultural", promovida pelo Programa de Pos-graduacao em Educacao Especial- PPGEEs/UFSCar. 2010. (Outra).

Palestra promovida pelo curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirão Preto da USP: " La ensenanza de la lectura y escritura en el marco de un modelo educativo bilingue y bicultural para personas sordas". 2010. (Outra).

REASEM- IX Seminário de tecnologias de reabilitação e inclusão. 2010. (Seminário).

Semana dos Surdos realizado pela APADA/Franca.A inclusão do surdo. 2010. (Outra).

Ação Docente na UFSCAR- Compartilhando experiencias e construindo caminhos.Educação de Surdos. 2009. (Oficina).

I Congresso de Surdos. Identidade e Cultura Surda. 2009. (Congresso).

III Seminario Internacional de Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

III Seminario Municipal de Formação de Gestores e Educadores- Prefeitura de Macapá.Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino. 2009. (Seminário).

III Seminario Municipal de Formação de Gestores e Educadores- Prefeitura do Macapá.Atendimento Educacional Especializado- surdez. 2009. (Seminário).

REASEM- VIII Seminario de Tecnologias de Reabilitacao e Inclusao. 2009. (Seminário).

Fórum Pró Cidadania- Pessoa com deficiência. 2008. (Outra).

I Encontro Nacional de Jovens Surdos. 2008. (Encontro).

II Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência- ?Inclusão, Participação e Desenvolvimento- Um novo jeito de avançar?. 2008. (Outra).

Palestras: ?Educação de Surdos ? Inclusão ou Escola Bilingue: Prós e contras? e ?O Papel da Língua de Sinais no trabalho com bebês surdos?-. 2008. (Encontro).

REASEM- VII Seminário de Tecnologias de Reabilitação e inclusão. 2008. (Seminário).

Fórum de Estudos Surdos: Mulheres Líderes. 2007. (Outra).

Seminário Ética e Alteridade na Educação. 2007. (Seminário).

2ºSeminario Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Cultura Surda: sobrevivencia no campo da inclusao. 2006. (Seminário).

9º Congresso Internacional de Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais.. 2006. (Congresso).

Fórum de Estudos Surdos: Perspectivas históricas das entidades de pessoas surdas. 2006. (Outra).

Fórum de Estudos Surdos:Uma metodologia no convencinal de ensenanza de la LS como segunda lengua. 2006. (Outra).

Fórum de Estudos Surdos- Decreto 5626:implicações na formação na área da educação de surdos. 2006. (Outra).

Fórum de Estudos Surdos- Literatura Surda. 2006. (Outra).

Fórum de Estudos Surdos- Mesa redonda ?Identidade, Língua e Ensino. 2006. (Outra).

Mesa redonda da Disciplina de Fundamentos da Educação de Surdos- Curso Letras e LIBRAS/UFSC.A inclusão do surdo no ensino regular. 2006. (Outra).

Encontro de Lideres Surdos do RS. 2005. (Encontro).

I Fórum de Estudos Surdos na área de Informática. 2005. (Encontro).

II Fórum de Estudos Surdos na área de Informática.Estudo sobre a aplicação da Informática na Educação e Comunicação do Surdo. 2005. (Outra).

III Semana de Tecnologia. 2003. (Seminário).

XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

I Semana da Tecnologia. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Viviane Galvão Botelho Neves

MENDONCA, S. R. D.; RIBEIRO, S. L. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NO ENSINO MÉDIO: Práticas e recursos na inclusão. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Cleusa Camargo de Oliveira

SCHLUNZEN, E. T. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, D.A do S.do.. A formação em Libras na pós-graduação Lato Sensu: estudo sobre o perfil e competências docentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Lais dos Santos di Benedetto

Schlunzen, E.T.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, D.A do S.do.. A implementação da disciplina de Libras semipresencial nos cursos de graduação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lais dos Santos di Benedetto

SCHLUNZEN, E. T. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, D.A do S.do.. Disciplina de Libras na modalidade a distância: necessidades formativas e possiveis caminhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Márcia Dias Lima

SILVA, L. C.; BORGES, M. C.; SOUZA, V. A.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; HOLLOSI, M.. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cássia Sigolo

SOUZA, R.M.de.; SILVA, P.M.V.A; CAMPELLO, A. R. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; MARCONDES, R. A.. Narrativas (auto)biográficas de pessoas surdas sobre a pandemia da Covid-19: reflexões a partir dos olhares surdos. 2024. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Regina Sparano-Tesser

LIBERALI, F. C.; MOURA, M. C. de.; LESSA, A.B. de C.T.; GESSER, A.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. O ensino de Libras como língua adicional: atividades sociais e os multiletramentos em propostas didáticas. 2021. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mara Lopes Figueira de Ruzza

CASALI, A. M. D.; REIS, F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SILVEIRA, N. D. R.; REZENDE, P. L. F.. Protagonismo surdo: currículo como construção da autoria. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Univ) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Norma Abreu Vasconcelos

LACERDA, C. B.F.; MENDES, E. G.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; KLEIN, Madalena; CAVALCANTI, W.M.A.. A constituição da pessoa surda em Pernambuco: histórias e memórias de lideranças surdas. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Katia Regina Conrad Lourenço

CASALI, A. M. D.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SILVEIRA, N. D. R.; SANTO, R. C. E.; MIRANDA, W. O.. Currículo Surdo: Libras na escola e desenvolvimento da cultura surda. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LACERDA, C. B.F.; MENDES, E. G.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; LEITE, L.P.; JUNQUEIRA, R. D.. O Estudante Surdo e o ENEM: Reflexões sobre essa possível via de acesso ao ensino superior brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Márcia Dias Lima

SILVA, L. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; BORGES, M. C.. POLÍTICA PÚBLICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aline Lucia Baggio

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; KARNOPP, L. B.; MOYANO, M. J. J.; Santos, L.F.. Instrumento de avaliação de texto narrativo em lingua de sinais: uma versão para o uso do ambiente escolar. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Cassia Sigolo Rodrigues

SOUZA, R.M.de.; CAMPELLO, A. R. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SILVA, P.M.V.A; MARCONDES, R. A.. "Narrativas (auto)biográficas de surdos sobre a pandemia da COVID-19: Reflexões a partir dos olhares surdos",. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação.) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos

LACERDA, C. B.F.; MENDES, E. G.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; KLEIN, Madalena; CAVALCANTI, W.M.A.. A constituição da pessoa surda em Pernambuco: historias e memórias de lideranças surdas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Viviane Galvão Botelho Neves

MENDONCA, S. R. D.; RIBEIRO, S. L. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NO ENSINO MÉDIO: Práticas e recursos na inclusão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Cleusa Camargo de Oliveira

SCHLUNZEN, E. T. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, D.A do S.do.. A formação em Libras na pós-graduação Lato Sensu: estudo sobre o perfil e competências docentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Lais dos Santos di Benedetto

SCHLUNZEN, E. T. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, D. A. N.. Disciplina de Libras na modalidade a distância: necessidades formativas e possíveis caminhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcia Cruz

Santos, L.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; Lodi, A.C.B. Uma analise sobre as orientações curriculares e proposição de expectativa de aprendizagem para alunos surdos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: RENATA RODRIGUES DE OLIVEIRA GARCIA

BARBOZA, M. A.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SOUZA, A. L. L.. Qualidade de vida da pessoa surda no ambiente familiar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luciana Maria dos Santos

CABELLO, J.; PALOMINO, T. J.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. A importância da atuação de Indígenas Intérpretes de Libras em um contexto cultural Indígena: Exposição ?Xingu: Contatos?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: RAFAELA RAMIRES HAYNES

RODRIGUES, A. T. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SEGALA, R. R.. A aquisição da língua de sinais e a identidade do sujeito surdo.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Marta Marubo Comapa

RUBIO, C. F.; CABELLO, J.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Trajetórias, identidades e narrativas: aproximação das histórias de aprendizagem de português por um surdo e uma indígena ouvinte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Idris Bonilha Mateus

CABELLO, J.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; RUBIO, C. F.. Surdez e Transgeneridade: afastamentos e aproximações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiza Trindade da Silva

MARTINS, V.R. de O.; RUBIO, C. F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; IRIARTE, A. C. S.. Desafios e possibilidades da atuação de intérpretes educacionais para a inclusão de alunos surdos na educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thayná Thaysa Proença Santos

MARTINS, V.R. de O.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; RUBIO, C. F.; TREVISAN, S. F.. #CasaLibras: Aspectos técnicos de tradução de Libras para Lingua Portuguesa na modalidade oral para crianças ouvintes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jakeline Santana Silva

Santos, L.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Família ouvinte e filho surdo: um levantamento bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vinicius Cardoso Sabino

CABELLO, J.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SOUZA, J.C.. PERCURSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO: RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM FORMAÇÃO COMO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eloá De Lucca Leite

MARTINS, V.R. de O.; CONCEICAO, B. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SILVA, J. P.. Apropriação da Libras por estudantesdo curso de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiza Pedrosa

MARTINS, V.R. de O.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; TOSTES, R.S. O TRABALHO EM EQUIPE NO CONTEXTO DA INTERPRETAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESFERA COMUNITÁRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Joice raquel Batista Lemes

NICHOLS, G.; LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Formação do Tradutor e Intérprete de Libras na área da Literatura Surda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bruno Henrique da Silva

CABELLO, J.; MARTINS, V.R. de O.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. EDUCAÇÃO DE SURDOS INDÍGENAS EM UMA COMUNIDADE PANKARARU NO INTERIOR DE PERNAMBUCO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO BILÍNGUE OU O QUÊ?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Yan Eiji Matuhara

CARNIO, M. P.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; Santos, L.F.. O OLHAR DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE BIOLOGIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura ciências biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Gomes da Costa,

Santos, L.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; MELO, P. R. G.. Levantamento e Análise das Propostas Político Pedagógicas dos Cursos de Pedagogia Bilíngue. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Julia Fernandes Cabrini e Monica Cristina Fargoni

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; PEDRO, W. J. A.. Um estudo sobre o processo de construção da identidade e protagonismo na vivência da surdez de pessoas adultas-idosas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Andrews Martinelle Oliveira de Castro

NICHOLS, G.; NASCIMENTO, M. V. B.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. TRADUÇÃO COMENTADA DA CRÔNICA ?FORA POVO?, DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bianca Salles Conceição de Andrade

MARTINS, V.R. de O.; NASCIMENTO, M.V.B.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação bilingue de surdos: a pedagogia tem contribuído para essa formação?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Paula Cortina de Liz

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Jogos digitais no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amanda de Souza Ramos

MARTINS, V.R. de O.; NASCIMENTO, L. C. R.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Alfabetização e Letramento e as interfaces da educação bilingue de surdos: uma análise documental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Eugênia dos Reis Carvalho Granzotto

SALGADO, L. S.; MACIEL, L. V. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; NASCIMENTO, M. V. B.. "Sinal de Vida": um projeto de divulgação cientifica sobre línguas de sinais em plataforma digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Helder Eiki Oshiro

BARCELLOS, R.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; FRANCA, C. A.. Reconhecimento do alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais) através do Processamento de Imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Paula Cortina de Liz

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Jogos digitais no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Talita Milani Cordeiro da Cruz

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; TURETTA, B.. O desenvolvimento das aulas de arte em contexto escolar inclusivo para alunos surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eduarda Mergumi Kawase

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SEGALA, R. R.. Opinião de alunos surdos sobre vídeos em língua brasileira de sinais como recurso didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Claudia Paviani Casalli

COSTA, C. S. L.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Habilidades Sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngüe, da classe comum e intérprete. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Isabela Bagliotti Santos

LACERDA, C. B.F.; VASCONCELOS, N. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Estrategias de ensino de língua inglesa para alunos surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: FRANCISCO MARTINS LOPES TERCEIRO

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; AGRELLA, R. P.. A formação da identidade e da cultura surda durante a infância: um estudo sobre a construção do orgulho de ser surdo tendo como aporte a educação infantil de crianças surdas no município de São Carlos- SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Lorena de Aro Soares

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ALMEIDA, E. B.. A relação das famílias com a Libras: opiniões de familiares de surdos sobre o processo de aquisição de Libras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carolina Lima Silva

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; Santos, L.F.. Práticas Pedagógicas do ensino de português como segunda língua para alunos surdos no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Camila N

RIBEIRO, M. A. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ZACCARO, R. M. C. R.. Rossetto da Cunha; Fernanda Marcussi.A identificação da coesão e coerência textuais em textos jornalísticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá- Ribeirão Preto.

Aluno: Gabriela Stoco Correa; Livia L

OLIVEIRA, R. M.; RIBEIRO, M. A. S.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. M. Fernandes.A representação do feminino na literatura no conto: Singularidades de uma rapariga loura de Eça de Queiroz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá- Ribeirão Preto.

Aluno: Alysson Ismael dos Santos; Leonardo Rosati

KUHN, D. C. E. S.; OLIVEIRA, R. M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. A influência de Tolkien nas Artes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá- Ribeirão Preto.

Aluno: Érica de Azevedo Nogueira

Lodi, A.C.B; Garcia, T.O.G.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. A disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura e o Processo de Formação de Professores: investigando uma experiência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP.

Aluno: Juliana Caetano Fonseca

LACERDA, C. B.F.; GUIMARAES, M.V.U.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação Bilingue no ensino de ciencias biologicas: uma visao sobre a LIBRAS no curriculo das licenciaturas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marcela Meirelles Machado

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. A acessibilidade para surdos através da janela de interprete em um programa de televisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Faculdades COC.

FUSHITA, A.T.; HOLLOSI, M.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Concurso Público para magistério do nivel superior da UFABC 124/2019. 2022. Universidade Federal do ABC.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; NICHOLS, G.; SILVA, J. P.. Banca de Avaliação da Prova Prática de Interprete Educacional de Libras e Instrutor de Surdo do Concurso Publico Educação 003/2018 da Prefeitura Municipal de São Carlos. 2018. Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Concurso Público Educação 003/2018. 2018. Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; Santos, L.F.; MARTINS, V.R. de O.. Processo Seletivo Simplificado para os empregos temporários Intérprete Educacional de Libras e Instrutor Surdo. 2017. Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Comissão julgadora de Provas e títulos para professor doutor na área de Psicologia Educacional na disciplina de Libras e Educação de Surdos. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

Santos, L.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; BRIEGA, D. A. M.. Banca Julgadora da prova prática do concurso público 01015.13 -Tecnico Administrativo Tradutor e Interprete de Linguagem de Sinais. 2015. Universidade Federal de São Carlos.

Santos, L.F.; LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Banca Julgadora da prova prática do concurso público 00414.09 -Tecnico Administrativo Tradutor e Interprete de Linguagem de Sinais. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

MARTINS, T.A.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; BÒZOOLI, D. M. F. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR- PSS1-2021. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Banca examinadora Processo de seleção de professores bilíngues- Programa Educacional Inclusivo. 2019. Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; Santos, L.F.; AGRELLA, R. P.; PRADO, J. A.; FRANCISCO, H. C.; CARRIJO, D. C. M.. Equipe Multiprofissional de Avaliação do Estágio Probatório do Servidor Guilherme Nichols. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; AGRELLA, R. P.; Santos, L.F.. Membro da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade da Servidora Sarah Leite Lisbão Macha Diniz. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; AGRELLA, R. P.; Santos, L.F.. Membro da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade do servidor Anderson Marques da Silva. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.; AGRELLA, R. P.. Equipe Multiprofissional de Avaliação do Estágio Probatório do Servidor Rimar Ramalho Segala. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

RIBEIRO JUNIOR, D.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.; PAULINO, V. C.. Comissão Especial de Verificação da UFSCar. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.. Comissão Multiprofissional de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório dos servidores deficientes. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.; Santos, L.F.. Comissão Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profa.Regiane Pinheiro Agrella. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

ELIAS, N. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; GOLCAVES, A. G.. Membro da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade do servidor Marcus Vinicius Batista Nascimento. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

ELIAS, N. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; GOLCAVES, A. G.. Membro da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade da Servidora Dileia Aparecida Martins Briega. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

ELIAS, N. C.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; GOLCAVES, A. G.. Membro da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade da Servidora Vanessa Regina de oliveira martins. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.. Comissão Avaliação de Desempenho -Estágio Probatório (3 fase) da Profa.Regiane Agrella. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

LACERDA, C. B.F.;CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ORLANDO, R.M.. Comissão Avaliação de Desempenho -Estágio Probatório (3 fase) do Prof.Rimar Segala. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Processo Seletivo Simplificado Intérprete Educacional de Libras - Prefeitura Municipal de São Carlos. 2016.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; ZUFFI, E.M; RODRIGUES, A. T. C.. Processo Seletivo para contratação de docente na categoria de Professor Contratado nível II (assistente). 2016.

Orientou

Juliane Adne Mesa Corradi

Interpretação em Libras da Fábula ? A arara azul e o macaco: reflexões sobre a acessibilidade lingüística em ambiente digital da internet; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gr; Tradução e Interpretação Libras/LP) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Wesley Nascimento Santos

Reflexão sobre as políticas públicas educacionais para as diferenças surdas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Ingrid de Camargo Mendes

A saude fisica e mental dos profissionais intérpretes de Libras/Lingua Portuguesa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Vitória Manoela de Oliveira

Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor e intérprete e a educação de surdos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Laura Sinotti de Lima

Sexualidade e a Saúde da Mulher Surda; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Isabela Rodrigues Moreira

A utilização de avatares como tradutores de conteudos da língua portuguesa para Libras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Nadia de Andrade Canãs

Janela de Libras e legendas ocultas: uma análise de canais televisivos acessiveis às pessoas surdas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Julia Maria Francisco Lourenço

A inclusão do aluno surdo no ensino regular brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Rosana Gama Soares de Mello

Tradução comentada: conceitos abstratos da esfera religiosa, SEICHO-NO-IE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Marina Guerreiro de Souza

Analise de práticas pedagógicas em sala de aula inclusiva na perspectiva bilingue; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; MENDES, E. G. . Formação de professores para a Educação Inclusiva em cursos à distância: um estudo documental. Revista Cocar (UEPA) , v. 1, p. 209-227, 2015.

  • Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LACERDA, C. B.F. ; Alexandre Morand Goes . Desafios do Ensino de Libras na Educação a Distância. Comunicações (UNIMEP) , v. 22, p. 203-219, 2015.

  • SILVA, P. A. ; VIANNA, N. G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . A Libras na área da Saúde. In: MOURA, C; BEGROW, D. de V.. (Org.). LIBRAS E SURDOS. 1ed.São Paulo: Contexto, 2024, v. , p. 101-111.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; ALMEIDA, J.C.S. . Sistema Linguístico da Libras. In: LACERDA, C.B.F.; SANTOS, L.F.;MARTINS, V.R.O.. (Org.). Libras: aspectos fundamentais. 1ed.Curitiba: InterSaberes, 2019, v. 1, p. 77-120.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; Alexandre Morand Goes . Ensino de Libras à distância: limites e possibilidades. In: ALBRES, N.A; NEVES, S.L.G.. (Org.). Libras em estudo: formação de profissionais. 1ed.São Paulo: FENEIS, 2014, v. 1, p. 131-152.

  • Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Educação Especial e Educação Bilingue para Surdos: as contradições da inclusão. In: ALBRES, N.A; NEVES, S.L.G.. (Org.). LIBRAS em estudo: política educacional. 1ed.São Paulo: FENEIS, 2013, v. 4, p. 13-38.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Educação Inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: LACERDA,C.B.F;SANTOS,L.F.. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?. 1ed.São Carlos: EDUFScar, 2013, v. 1, p. 37-61.

  • Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . O ensino de Libras para futuros professores da educação básica. In: LACERDA,C.B.F; SANTOS,L.F.. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2013, v. 1, p. 237-250.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; Alexandre Morand Goes . Aspectos linguisticos da Lingua Brasileira de Sinais. In: LACERDA,C.B.F; SANTOS,L.F.. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2013, v. 1, p. 65-80.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Cultura Surda: sobrevivencia no campo da inclusao na escola regular. In: 2ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas-RS. Anais do 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: Editora da ULBRA, 2006. p. 1-12.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . A inclusão do aluno surdo na escola regularcom duas propostas distintas de educação: bilingue ou nao. In: IIII Simpósio Internacional sobre bilinguismo, educação bilinguee cidadania da américa latina, 2009, São Paulo. A inclusão do aluno surdo na escola regularcom duas propostas distintas de educação: bilingue ou nao. São Paulo, 2009. p. 173-174.

  • Heloiza H. Barbosa ; QUADROS, R. M. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . The Relationship between sign language and number concepts in deaf brazilian preschoolers. In: 33 th Boston University Language Conference, 2008, Boston. The Relationship Between Sign Language and Number Concepts in Deaf Brazilian Preschoolers, 2008.

  • MONARETTI,F.H ; TAKESHITA,T.K. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Aspectos eticos da relação médico-paciente surdo durante consulta médica. In: 16° Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica, 2008, São Paulo. Aspectos éticos da relação médico-paciente surdo durante a consulta médica, 2008.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Cultura surda: sobrevivencia no campo da inclusão. In: 2ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas-RS. Anais do 2º Seminário de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: Editora da ULBRA, 2006. p. 69-70.

  • Santos, W.N. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . REFLETINDO SOBRE CONSTRUÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA AS DIFERENÇAS SURDAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; FERREIRA, G. A. ; SILVA, I. S.A. F ; OLIVEIRA, R.L . Educação de Surdos em tempos de pandemia: um relato sobre a proposta do curso de formação para a atuação dos professores e TILS no ensino remoto. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Leis para a inclusão e Tecnologias Assistivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . LIBRAS e Cultura Surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Ensino de Libras como L1 e L2: desafios e questões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Inclusão dos surdos: sociedade, escola e trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . LIBRAS e CULTURA SURDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Comunidade Surda: como vivem, principais dificuldades, legislação aplicável, questões pedagógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Cultura Surda: sobrevivencia no campo da inclusao. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Educação de Surdos em uma perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino- uma nova reflexão/discussão sobre a formação dos professores. Uberlândia, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALBRES, N. A. ; SARUTA, M. V. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Programa Curricular de Língua de Sinais para surdos. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Cultura Surda: sobrevivencia no campo da inclusao. Canoas-RS: ULBRA- Universidade Luterana do Brasil, 2006 (II Seminario Brasileiro de Estudos Culturais e Educação).

Outras produções

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Consultora Cientifica Editorial de Livros da Editora Harmonia. 2015.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; SEGALA, R. R. ; AGRELLA, R. P. . V Semana da Educação Especial - ?Educação Especial: Reflexões Essenciais?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; MELO, D. F. ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 1-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; Melo, Daniela Farinelli ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 2-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; MELO, D. F. ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 3-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; MELO, D. F. ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 4-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; MELO, D. F. ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 5-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LIMA, M. D. ; CARVALHO, K. V. P. ; Alexandre Morand Goes ; ROSA, A. L. M. ; MELO, D. F. ; LOYO, I. E. G. R. ; SILVA, G. C. N. . Caderno 6-Aula+Libras do curso Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Considerações finais da Educação de Surdos em perspectiva bilíngue. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

DIAS, M.L. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; FERREIRA, G. A. ; SILVA, I. S.A. F ; OLIVEIRA, R.L . Educação de Surdos em tempos de pandemia. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Apresentação. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: O que é coronavírus? E o Covid-19 é a mesma coisa?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Quais os sintomas do Coronavírus?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Tenho esses sintomas. O que eu faço?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: Como é feito o diagnóstico?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Como posso me prevenir contra o Covid-19?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Como usar o serviço da central de Interpretação de Libras. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: Existem vacina para Covid-19? E tratamento?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: A água sanitária protege sua casa contra Covid-19. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Porque a importância do uso de máscara? Qual o uso correto?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: Importante cuidar de sua saúde mental no período de quarentena. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Como lidar com as crianças em períodos de isolamento?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Qual é a diferença entre quarentena e isolamento?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: Dicas para organizar a vida durante o isolamento.. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: O que é grupo de risco?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Quem são pessoas sintomáticas e assintomáticas?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

TOSTES, R.S ; NICHOLS, G. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Covid-19 em Libras: Cuidado com os pets na pandemia. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; NICHOLS, G. ; TOSTES, R.S . Covid-19 em Libras: Vitaminas C e D protegem contra coronavírus?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-informativo).

Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa: técnicas e práticas de atuação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Introdução à Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto teórico da disciplina de desenvolvimento e aprendizagem de Libras).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Aspectos gramaticais da Libras. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto teórico para a disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem de Libras).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LACERDA, C. B.F. . Desenvolvimento e Aprendizagem de Libras. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; Santos, L.F. ; Alexandre Morand Goes . Libras I e II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

Gladis T.T. Perlin ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro . Disciplina- Surdos: Aletridade, Diferença.... 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Estudos para o curso de LIBRAS para os servidores públicos do Governo Federal).

Prêmios

2023

Trinta e seis anos: uma história feita de muitas histórias, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos- Feneis.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. , Universidade Federal de São Carlos, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676, Telefone: (016) 33518361

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva terceiro grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2019

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso Bacharelado TILSP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Coordenação do Curso Bacharelado TILSP, Carga horária: 20

2009 - 2011

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

2010 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora do Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Educação

2009 - 2009

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Fiscal de corredor- PROLIBRAS, Enquadramento Funcional: Fiscal de corredor, Carga horária: 8

Outras informações:
PROLIBRAS 2009 coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exame realizado no pólo da UFSCar no dia 25 de outubro- 1ª etapa.

2011 - 2018

Universidade Aberta do Brasil/UFSCar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Aberta do Brasil/UFSCar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 20

2013 - 2014

Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Defic

Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Vice Presidente do Fórum Pro-Cidadania, Carga horária: 4

2009 - 2010

Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Defic

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 5

2009 - 2010

Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Defic

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro titular Deficiencia Auditiva, Carga horária: 5

2008 - 2010

Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Defic

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro titular do Conselho, Carga horária: 4

2007 - 2012

Centro Universitário Barão de Mauá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS, Carga horária: 10

2021 - 2023

Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Primeira Secretária, Carga horária: 2

2019 - 2021

Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Tesoureira, Carga horária: 2

2010 - 2012

Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretora de Educação e Cultura, Carga horária: 10

2008 - 2010

Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 10

2002 - 2004

Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Vínculo: Sócia- colaboradora, Enquadramento Funcional: diretora social, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2002 - 10/2004

    Direção e administração, Administração, Diretoria.,Cargo ou função, responsavel pela administração, organização de eventos na area de lazer e educação de surdos e turismo.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

2008 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Professora de Teorias da Educação e Estudos Surdos- Ensino a Distância.

2007 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina de Escrita de Sinais I do Curso de Graduação do LETRAS/LIBRAS

2006 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina Fundamentos da Educação de Surdos na modalidade à distância do curso de Letras e LIBRAS.

Atividades

  • 10/2006 - 04/2010

    Ensino, LETRAS/LIBRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escrita de Sinais I - Monitora, Fundamentos da Educação de Surdos- Monitora, Teorias da Educação e Estudos Surdos - Professora

2009 - 2010

Conselho Municipal da Educação-Ribeirão Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Suplente, Carga horária: 4

1998 - 2003

Clinica de Fonoaudiologia de Ribeirão Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1998 - 12/2003

    Estágios , Educacional.,Estágio realizado, colaboração no desenvolvimento da fala, leitura labial orofacial, LIBRAS e socialização de crianças surdas; interação com seus familiares e com adultos surdos.

2004 - 2004

Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: desenvolvimento de sistemas de telecomunicao, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio em desenvolvimento de sistemas de telecomunicações tendo participação no time de desenvolvimento de software da nortel networks (BTC- Brazil Techonolgy Center) e de desenvolvimento de sistemas de gerência de redes ópticas da FINATEL com carga horária total de 1212 horas em Campinas-SP, 2004.

Atividades

  • 04/2004 - 11/2004

    Estágios , Inatel Competence Center, Campinas Sp.,Estágio realizado, Desenvolvimento de sistemas de gerência de redes de telecomunicações.

2007 - 2007

Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2007 - 09/2007

    Estágios , Educação de Surdos.,Estágio realizado, Estágio de observação das salas inclusivas de surdos.

2009 - 2010

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2019 - 2023

Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Conselho, Carga horária: 2

2019 - 2023

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro Suplente do Conselho, Carga horária: 2

2017 - 2019

Associação dos Surdos de São Carlos

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente da entidade, Carga horária: 2

2024 - Atual

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretora Políticas Educacional e Linguística, Carga horária: 10

2020 - 2023

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Conselheira Fiscal, Carga horária: 1

2023 - 2024

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Bilíngue, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora Geral Bilíngue da Educação Básica e Educação Superior, da Diretoria de Políticas de Educação de Surdos (DIPEBS), da SECADI, do Ministério da Educação.