Kênia Gomes Aires

Mestranda em Engenharia Metalurgica e dos Materiais. É graduada em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe - IFS. Foi acadêmica do Curso de Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe - UFS até o 7º periodo. Concluiu o curso em Engenharia Química pela Faculdade de Aracruz - ES. Desenvolveu projetos como Aluna de Iniciação Científica no IFS nas áreas de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental. Foi estagiária no laboratório de Química Analítica Ambiental da UFS onde adquiriu experiência em análises fisico-químicas de água, solo e efluentes insdustriais. Atualmente, atua no ramo da construão civil em empresa do segmento de cimento (MIZU Cimentos Especiais) onde desenvolve habilidade em adquirir melhores índices em qualidade, através do desenvolvimento de melhorias no processo produtivo.

Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Metalurgica e Materiais

2011 - Atual

Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Meio ambiente; Resíduos; Produção; cimento.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Materiais e Componentes de Construção. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Construção; Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Engenharia Química

2009 - 2011

Faculdade de Aracruz
Orientador: Renato Ribeiro Siman

Graduação interrompida em 2009 em Engenharia Química

2005 - interrompida

Universidade Federal de Sergipe
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe. Ano de interrupção: 2009

Graduação em Saneamento ambiental

2005 - 2008

Instituto Federal de Sergipe
Orientador: Kelma Maria Vitorino
Bolsista do(a): Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2003

Escola Estadual José Elias Issa

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2001

Escola Estadual José Elias Issa

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1999

Escola Estadual José Elias Issa

Ensino Fundamental (1º grau)

1990 - 1993

Escola Estadual José Elias Issa

Formação complementar

2012 - 2012

Difração de Raio-X. (Carga horária: 22h). , Dairix Equipamentos Analiticos Ltda.

2010 - 2010

Treinamento de Processos e Ensaios Físicos. (Carga horária: 16h). , CIMENTO MIZU .SA.

2010 - 2010

Comissão Intrna de Prevenção de Acidentes - CIPA. (Carga horária: 20h). , CIMENTO MIZU .SA.

2010 - 2010

Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGRS. (Carga horária: 16h). , CIMENTO MIZU .SA.

2010 - 2010

Interpretação de Certificados de Calibração. (Carga horária: 8h). , Rede Capixaba de Metrologia.

2010 - 2010

Interpretação da NBR ISO 9001:2008. (Carga horária: 16h). , Instituto Euvaldo Lodi - ES.

2010 - 2010

Formação de Auditores Internos de Qualidade. (Carga horária: 20h). , Instituto Euvaldo Lodi - ES.

2008 - 2008

processos utilizados no tratamento de efluentes. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2008 - 2008

Métodos e técnicas de educação ambiental. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2007 - 2007

Projetos de sistemas de tratamento de águas. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental.

2007 - 2007

Gestão Ambiental: Avaliação de impactos ambientais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Campina Grande.

2006 - 2006

Procesamento de Gás Natural. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Cimento.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Participação em eventos

XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenhara Sanitária e Ambiental.Aplicação de métodos fisico-químicos combinados para o tratamento de lixiviado de aterro sanitário.. 2012. (Simpósio).

XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL. Percepção ambiental dos moradores de um bairro residencial de Aracaju/SE em relação a coleta seletiva. 2008. (Congresso).

Workshop de Química Ambiental. 2007. (Outra).

Fórum de Debates Sócio-Ambiental. 2005. (Seminário).

II Conferëncia Estadual do Meio Ambiente de Sergipe. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Kelma Maria Vitorino ; Adriana Ferreira Guedes ; AIRES, K. G. ; Lucianna Roberta Pereira ; Marcos Barroso . Percepção ambiental dos moradores de um bairro residencial de Aracaju/SE em relação a coleta seletiva. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, 2008, Santiago de chile. IFORO INTERAMERICANO SOBRE SERVIÇOS DE AGUA Y SANEAMENTO, 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Adição de Resíduo de Granito à escória de Aciaria LD visando sua utilização na fabricação de cimento e a diminuição da sua expansibilidade., Descrição: Estudo da viabilidade técnica da utilização do resíduo do granito para ajustar a basicidade da escória de Aciaria LD, uma vez que o resíduo de granito possui alto teor de sílica. A escória de aciaria LD possui restrições quanto a sua utilização na fabricação de cimento e na pavimentação de vias, em função do alto teor de óxido de cálcio e magnésio, o que resulta em uma basicidade na faixa de 3 a 4,5. Esta basicidade causa o fenômeno de expansão da escória, quando em contato com água, o que restringe sua aplicação na fabricação de cimento e na pavimentação de vias. Portanto, o acerto da sua basicidade, com adição de resíduo de granito, para níveis próximos da escória de alto forno, que é na faixa de 0,9 a 1,2; pode tornar essa mistura de resíduo, uma nova materia prima para fabricação de cimento e pavimentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kênia Gomes Aires - Integrante / José Roberto de Oliveira - Coordenador / Luiz Alberto Baptista Pinto Junior - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Percepção Ambiental dos moradores de um bairro residencial de Aracaju/SE com relação ao Programa de Coleta Seletiva., Descrição: O crescimento da população aumenta o consumo de diversos produtos, promovendo um aumento de produção de resíduos sólidos e provocando problemas ambientais. A percepção ambiental da sociedade é necessária para que os transtornos ambientais sejam mitigados, fazendo com que hábitos e atitudes sejam redirecionados à preservação do meio ambiente. O trabalho em questão refere-se a um levantamento sobre análise da percepção dos moradores em relação à coleta seletiva em um Bairro de Aracaju/SE. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kênia Gomes Aires - Integrante / Kelma Maria Vitorino - Coordenador / Marcos Barroso - Integrante / Lucianna Roberta Pereira - Integrante / Adriana Ferreria Guedes - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Estudante

2009 - Atual

CIMENTO MIZU .SA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheira Química, Carga horária: 40

2006 - 2006

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20