Tailline Maiara Webber Rauta
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (PROGRAU - UFPel) (2021) na linha de pesquisa da Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2015). Pós Graduada (especialização) em Arquitetura Comercial pela IMED (2018). Interesse em pesquisa nas áreas de arquitetura pós-industrial, zonas portuárias, abandono e estudos de requalificações urbanas. E-mail para contato: tailline.rauta@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo
2021 - Atual
Universidade Federal de Pelotas
Título: REPERCUSSÕES TURÍSTICAS E SOCIAIS DE REQUALIFICAÇÃO DE ÁREAS PORTUÁRIAS ABANDONADAS
Adriana Araújo Portella.Coorientador: Gisele Silva Pereira.
Especialização em Pós-Graduação ?Lato Sensu? Arquitetura Comercial In Company
2016 - 2018
Faculdade Meridional
Título: ARQUITETURA COMERCIAL E REVITALIZAÇÃO URBANA: Relação da Arquitetura Comercial com a Revitalização da Zona Portuária ? Porto Velho ? da cidade de Rio Grande
Orientador: Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2015
Universidade de Passo Fundo
Título: Centro de Vivência para Idosos, na cidade de Passo Fundo
Orientador: Carlos Leonardo Sgari Szilagyi
Formação complementar
2017 - 2017
Conservação e Valorização do Patrimônio Cultural. (Carga horária: 24h). , Politecnico di Milano, POLIMI, Itália.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Participação em eventos
3º Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território. 2021. (Congresso).
XII Seminário de Pesquisa PROGRAU/UFPel. 2021. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
RAUTA, Tailline M. W. ; PORTELA, A. A. ; PEREIRA, G. S. . REPERCUSSÕES TURÍSTICAS E SOCIAIS DA REQUALIFICAÇÃO DE ÁREAS PORTUÁRIAS ABANDONADAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAUTA, Tailline M. W. ; PORTELA, A. A. ; PEREIRA, G. S. . A percepção do usuário turista em relação à revitalização urbana de áreas portuárias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAUTA, Tailline M. W. ; PORTELA, A. A. . ARQUITETURA DO ABANDONO: UMA VISÃO VOLTADA AOS ESPAÇOS URBANOS DE ZONAS PORTUÁRIAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RAUTA, Tailline M. W. ; PORTELA, A. A. . ARQUITETURA DO ABANDONO: UMA VISÃO VOLTADA AOS ESPAÇOS URBANOS DE ZONAS PORTUÁRIAS 2021 (ENPOS - 2021 (Resumos publicados em anais de eventos)).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Senso de Lugar como Política Pública para Promover Cidades Saudáveis, Descrição: O Projeto SENSO DE LUGAR COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA PROMOVER CIDADES SAUDÁVEIS visa compilar ações que estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Estudos Comportamentais da Universidade Federal de Pelotas, no Brasil, visando o estudo da percepção do usuário, considerando a qualidade visual e sensorial da cidade, do patrimônio e do ambiente escolar para a criação de metodologias participativas e diretrizes para políticas públicas baseadas no Senso de Lugar. Senso de Lugar se refere aos laços e ligações emocionais que as pessoas desenvolvem ou vivenciam em locais e ambientes específicos, em escalas que vão do lar à nação. Senso de lugar também é usado para descrever a distinção ou o caráter único de determinadas localidades e regiões. Senso de lugar pode se referir a laços positivos de conforto, segurança e bem-estar gerados pelo lugar, casa e moradia, bem como sentimentos negativos de medo, disforia e falta de lugar. Uma sensação de lugar é uma coleção única de qualidades e características ? visuais, culturais, sociais e ambientais ? que fornecem significado a um local. O Senso de Lugar é o que torna uma cidade diferente de outra, mas também é o que torna nosso ambiente físico digno de consideração. Esses preceitos devem fundamentar qualquer política pública urbana que busque cidades mais saudáveis. O conceito de sentido de lugar desempenhou um papel importante no debate na geografia humana nos últimos 30 anos. Quando introduzido pela primeira vez, o conceito chamou a atenção para a natureza muitas vezes subjetiva da experiência ambiental humana, bem como para as dimensões perceptivas e cognitivas dessas experiências. O Senso de Lugar continua sendo uma ponte entre uma série de subdisciplinas, bem como um elo entre as geografias humanísticas e positivistas. Os estudos que abordam Senso de Lugar muitas vezes são compreendidos como abstratos e desconectados do desenvolvimento prático de políticas públicas de promoção de cidades saudáveis. Este Projeto vêm para demonstrar que é possível desenvolver ações focadas na produção de políticas públicas para a cidade baseadas em resultados alcançados a partir da percepção do Senso de Lugar em parceria com instituições governamentais e acadêmicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Tailline Maiara Webber Rauta - Integrante / Adriana Araújo Portela - Coordenador / gisele silva pereira - Integrante / mateus romulado teles - Integrante / aracele mahfuz - Integrante / barbara ribeiro couto - Integrante / Giovanni Ourique Rotta - Integrante / José Henrique Carlucio Cordeiro - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Membro do corpo discente, Enquadramento Funcional: Aluno
2018 - 2021
Studio Anima ArquiteturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Outras informações:
Arquiteta atuando de forma autônoma, em projetos residenciais, comerciais e de interiores, bem como de projetos complementares e de reformas.
2018 - 2019
Criart Escola de Artes DecorativasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Desenho de Interiores, Carga horária: 4
2015 - 2017
Miño & Schwanke ArquitetraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Outras informações:
Arquiteta contratada pelo escritório Miño e Schwanke Arquitetura, atuando nas áreas de desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais, projetos de interiores, projetos complementares, além de acompanhamento de obras e supervisão de estagiários.
2013 - 2014
a2d arquitetura e engenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio supervisionado pela Eng. Civil Aline Cavichioli Três.
2008 - 2010
R&B EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenhista no escritório R&B Engenharia, sob supervisão do Eng. Civil Edemar José Rigo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tailline Maiara Webber Rauta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?