Wellington Felipe Rocha

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2012). Durante a graduação participou do Núcleo de Agroecologia Nheengatu, como bolsista CNPQ, além de estágio no Grupo de Agricultura Orgânica Amaranthus. Trabalhou de 2013 a 2014 na Ensistec Consultoria e Assessoria para Agricultura Orgânica Ltda ME, Área de consultoria, atuando no desenvolvimento de planilhas de excel de gestão e nutrição de plantas, acompanhamento de produção dos clientes, desenvolvimento de procedimentos operacionais padrões interno e para clientes; desenvolvimento de planilhas de adubação baseadas em curvas de extração de culturas; recomendações nutricionais para hortaliças; visitas técnicas em produtores de hortaliças a campo e estufa. Trabalhou também de 2014 a 2017, cargo de Supervisor e Gerente de Culturas, atuando em recomendações de adubações para as 25 hortaliças plantadas na fazenda, análise e desenvolvimento da viabilidade econômica das culturas plantadas, planejamento do uso da terra, gerenciamento de equipe, análise e teste de variedades de diversas hortaliças, produtos biológicos, fertilizantes; treinamentos da equipe em irrigação, nutrição e excel. A partir de 2018 iniciou carreira em Consultoria e Assistência Técnica em produções de frutas e hortaliças, em manejo orgânico e convencional. Interpretação de análises de solo. Elaboração de cursos presenciais e online.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Agronômica

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Aplicação e Avaliação de POP?s no cultivo de tomate e alface no manejo orgânico
Orientador: Carlos Armenio Khatounian
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2018

Riego y Nutrición. (Carga horária: 18h). , Ceickor Universidad, CEICKOR, México.

2018 - 2018

XII Encontro Brasileiro de Hidroponia e IV Simpósio Brasileiro de Hidroponi. (Carga horária: 16h). , Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.

2018 - 2018

Técnicas Avanzadas de clima y fisiologia. (Carga horária: 12h). , Ceickor Universidad, CEICKOR, México.

2018 - 2018

Manejo Biológico de Pragas e Doenças na Produção de Tomate. (Carga horária: 3h). , Hortitec, HORTITEC, Brasil.

2018 - 2018

Análise Integral da Saúde do Solo - Oficina de Cromatografia de Pfeiffer. (Carga horária: 4h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento de Cultivo de Morango Suspenso. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2017 - 2017

Seminário Empretec. (Carga horária: 60h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2016 - 2016

XX Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido. (Carga horária: 40h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

2013 - 2013

Manejo de Sombreamento e Ventilação. (Carga horária: 3h). , Dessa Consult, DESSA, Brasil.

2013 - 2013

Manejo de doenças através da Nutrição e Irrigação. (Carga horária: 3h). , Dessa Consult, DESSA, Brasil.

2013 - 2013

4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa. (Carga horária: 12h). , WIN EVENTOS, WIN, Brasil.

2013 - 2013

Melhoramento da qualidade de mudas e seu impacto no produto final. (Carga horária: 3h). , Dessa Consult, DESSA, Brasil.

2013 - 2013

Prática de EC e pH. (Carga horária: 1h). , Dessa Consult, DESSA, Brasil.

2013 - 2013

Simpósio sobre empreendedorismo e marketing. (Carga horária: 10h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.

2013 - 2013

Temperatura Infravermelha. (Carga horária: 1h). , Dessa Consult, DESSA, Brasil.

2013 - 2013

Curso Teórico e Prático-Demonstrativo em Agricultura Orgânica. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Formação de Líderes. (Carga horária: 30h). , Fazenda Malunga, Malunga, Brasil.

Participação em eventos

I Curso de Capacitação em Olericultura Orgânica e Sustentável.Manejo de Irrigação em Hortaliças por Radicelas Ativas, Uso da Matéria Orgânica e Biofertilizantes. 2014. (Outra).

Outras produções

ROCHA, W. F. . Excesso de irrigação pode causar rachaduras no rabanete. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2017

Fazenda Malunga, Malunga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Culturas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Recomendações de adubações para as 25 hortaliças plantadas na fazenda, análise e desenvolvimento da viabilidade econômica das culturas plantadas, planejamento do uso da terra, gerenciamento de equipe, análise e teste de variedades de diversas hortaliças, produtos biológicos, fertilizantes; treinamentos da equipe em irrigação, nutrição e excel.

2013 - 2014

Ensistec Consultoria e Assessoria para Agricultura Orgânica Ltda ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Exploração Agrícola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de planilhas de excel de gestão e nutrição de plantas, acompanhamento de produção dos clientes, desenvolvimento de procedimentos operacionais padrões interno e para clientes; desenvolvimento de planilhas de adubação baseadas em curvas de extração de culturas; recomendações nutricionais para hortaliças; visitas técnicas em produtores de hortaliças a campo e estufa.