Marcio Jose Rebelatto
Sou graduado TECNOLOGO EM COOPERATIVISMO pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Especialista em Economia de Mercado pela Unochapecó (2003) e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005). Atualmente sou Diretor da Faculdade IDEAU de Caxias do Sul, atuando também como docente na área de Planejamento Estratégico e Getão de Projetos. Sou certificado pelo PMI como PMP (Project Management Professional). Tenho experiência na área de Administração, Gestão de Cooperativas, com ênfase em GESTÃO DE PROJETOS E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: redes - empresas - competitividade -, desenvolvimento regional, aglomerados produtivos, gestão empresarial, gestão de cooperativas e inovação tecnológica e gestão de projetos.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Regional
2003 - 2005
Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: AGLOMERADOS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE FATORES DE COOPERAÇÃO E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL EM DOIS MUNICÍPIOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE - AMOSC,Ano de Obtenção: 2005
MILTON WITTMANN.Palavras-chave: AGLOMERADOS PRODUTIVOS; DESENVOLVIMENTO REGIONAL; REDES - EMPRESAS - COMPETITIVIDADE -; INDUSTRIA MOVELEIRA.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis, de Madeira, Inclusive Móveis, de Celulose, Papel e Produtos de Papel.
Formação complementar
2016 - 2016
AUDITOR INTERNO DA ISO 9001:2015. (Carga horária: 16h). , EJROS, EJROS, Brasil.
2014 - 2014
WORKSHOP PROJECT MODEL CANVAS. (Carga horária: 8h). , PROJECT MANAGEMENT INSTITUT, PMI, Brasil.
2013 - 2013
Administração do tempo e planejamento pessoal. (Carga horária: 8h). , CAPACITARE EDUCAÇAO CORPORATIVA, EDUCARE, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO DE AVALIADORES PARA A ETAPA NACIONAL. (Carga horária: 12h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2013 - 2013
CONHECENDO O DIRECIONAMENTO E O MAPA ESTRATEGICO DO SISTEMA SEBRAE. (Carga horária: 8h). , UNIVERSIDADE CORPORATIVA SEBRAE, UCS, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇAO DE GESTORES DE PROJETOS COLETIVOS. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO DE AVALIADORES PARA A ETAPA NACIONAL. (Carga horária: 12h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2013 - 2013
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS. (Carga horária: 40h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
COMO CRIAR APRESENTAÇÕES NO ESTADO DA ARTE. (Carga horária: 7h). , STATE OF THE ART PRESENTANTIONS, SOAP, Brasil.
2013 - 2013
DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS. (Carga horária: 40h). , Fundacão Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
RECICLAGEM DE AVALIADORES DO MPE BRASIL. (Carga horária: 8h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2012 - 2012
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. (Carga horária: 30h). , FGV ON LINE, FGV, Brasil.
2009 - 2009
GESTÃO DE DESIGN. (Carga horária: 40h). , REDE GAUCHA DE DESIGN, RGD, Brasil.
2008 - 2008
GESTÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 48h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2008 - 2008
Preparação para o Exame PMP do PMI. (Carga horária: 64h). , PM Tech Consultoria e Assessoria Empresarial, PM TECH, Brasil.
2008 - 2008
Certificação Internacional em Gerenciamento de Pro. (Carga horária: 90h). , Project Management Institute, PMI, Estados Unidos.
2007 - 2007
VISÃO ESTRATÉGICA. (Carga horária: 20h). , Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
2007 - 2007
GESTÃO DA QUALIDADE: OS PROCESSOS. (Carga horária: 20h). , Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
2007 - 2007
Avaliador do Prêmio Talentos Empreendedores. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
2007 - 2007
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. (Carga horária: 20h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2007 - 2007
INTERPRETAÇÃO DOS CRITÉRIOS NÍVEL II. (Carga horária: 16h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
2006 - 2006
GESTÃO DA QUALIDADE: FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA. (Carga horária: 24h). , Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
2006 - 2006
PROCESSOS, MATERIAIS E MP UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
2006 - 2006
CURSO D'OLHO NA QUALIDADE. (Carga horária: 16h). , SEBRAE/SC, SEBRAE, Brasil.
2004 - 2004
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. (Carga horária: 20h). , COLÉGIO FRANCISCANO SANTANA, SANTANA, Brasil.
2002 - 2002
OFICINA DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS PRODER E DLIS. (Carga horária: 16h). , SEBRAE/SC, SEBRAE, Brasil.
2001 - 2001
I FASE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA. (Carga horária: 96h). , SEBRAE/SC, SEBRAE, Brasil.
2000 - 2000
PROGRAMA SEBRAE DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMA. (Carga horária: 60h). , SEBRAE/SC, SEBRAE, Brasil.
2000 - 2000
WORKSHOP EMPRETEC. (Carga horária: 80h). , SEBRAE/SC, SEBRAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: ADMINISTRAÇÃO DE COOPERATIVAS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Economia Geral.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.
Organização de eventos
REBELATTO, M. J. ; LANFREDI, C. . III Mostra de Iniciação Científica e Inovação da Faculdade IDEAU de Caxias do Sul. 2017. (Exposição).
REBELATTO, M. J. ; LANFREDI, C. . IV GP DO CONHECIMENTO DE CAXIAS DO SUL. 2017. .
REBELATTO, M. J. . II Mostra de Iniciacão Científica da Faculdade IDEAU de Caxias do Sul. 2016. (Outro).
REBELATTO, M. J. ; LANFREDI, C. . III GP DO CONHECIMENTO DE CAXIAS DO SUL. 2016. .
REBELATTO, M. J. . II GP DO CONHECIMENTO DE CAXIAS DO SUL. 2015. .
REBELATTO, M. J. . I GP DO CONHECIMENTO DE CAXIAS DO SUL. 2014. .
REBELATTO, M. J. ; LANFREDI, C. . III Mostra de Iniciação Científica e Inovação da Faculdade IDEAU de Caxias do Sul. 2017. (Exposição).
Participação em eventos
Business IT South America. 2011. (Congresso).
MERCOPAR: FEIRA DE SUBCONTRATAÇAO E INOVAÇAO INDUSTRIAL. 2011. (Feira).
XVIII CONGRESSO MOVERGS. 2008. (Congresso).
II SEMINÁRIO FRANCISCANO DE ADMINISTRAÇÃO. 2005. (Seminário).
3º Jornadas de Historia Económica (Asociación Uruguaya de Historia Económica). 2003. (Simpósio).
CICLO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO: Agroindústria e Exportação. 2002. (Seminário).
III SEMINÁRIO - DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DA MESORREGIÃO - GRANDE FRONTEIRA DO MERCOSUL. 2002. (Seminário).
I SEMINARIO INTERNACIONAL E VII SEMINÁRIO NACINAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: DESAFIOS DE UMA NOVA ÁREA DO CONHECIMENTO. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. R.; NICARETA, LEANDRO;REBELATTO, M. J.. TECNOLOGIA PARA REDUZIR AS PERDAS POR ABSENTEÍSMO NA EMPRESA SUSPENSYS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Administração) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL.
BENDER, S.; DUARTE, G.; POSSA, R. Z.;REBELATTO, M. J.. Analise de Mercado para Implantação de Inteligência Competitiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇAO) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL.
REBELATTO, M. J.; DALMORO, F. P.; RODRIGUES, S.. MELHORIA DE ESTOQUE NA EMPRESA KARISSA AVIAMENTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Administração) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL.
REBELATTO, M. J.. ANALISE DO LAYOUT DO SETOR DE USINAGEM DA EMPRESA ALFA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai.
REBELATTO, M. J.. IMPLEMENTAÇÃO DE MLEHORIA PRODUTIVA UTILIZANDO KAIZEN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai.
REBELATTO, M. J.. ANALISE DE INDICADORES DE DEVOLUÇÃO DE UMA METALURGICA DE CAXIAS DO SUL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai.
REBELATTO, M. J.. Prêmio FEJERS de Melhores Práticas. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Plano de Negócios: MHR Empresa Organizadora de Eventos Empresariais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Administração) - Instituto de Desenvolvimento de Caxias do Sul; Orientador: Marcio Jose Rebelatto;
ESTUDO DE CASO SOBRE UM COMPARATIVO FISCAL COM BENEFICIOS DE ICMS ENTRE DUAS UNIDADES DA AGRALE S/A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Administração) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL; Orientador: Marcio Jose Rebelatto;
AMPLIAR O POTENCIAL DE GESTAO DE PCD NA AGRALE S/A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇAO) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL; Orientador: Marcio Jose Rebelatto;
ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE APONTAMENTO NOS PRINCIPAIS RECURSOS DA PRODUÇÃO NA AGRALE S; A; : DESAFIOS x BENEFICIOS; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Administração) - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL; Orientador: Marcio Jose Rebelatto;
Produções bibliográficas
-
REBELATTO, M. J. ; BOSING, M. T. ; CANDIA, F. ; SILVA, F. O. . Avaliação do Produto Hybridus como um caso de Sustentabilidade na Prática na Empresa AGRALE S.A. In: II Mostra de Iniciacão Científica da Faculdade IDEAU, 2016, Caxias do Sul. III Mostra de Iniciação Científica, 2016.
-
REBELATTO, M. J. ; WITTMANN, M. L. . Cooperação Empresarial: um estudo do cluster industrial moveleiro de Coronel Freitas - Santa Catarina. In: ENANPAD XXIX, 2005, Brasília. Anais do ENANPAD XXIX 2005, 2005.
-
REBELATTO, M. J. ; WITTMANN, M. L. . DESENVOLVIMENTO REGIONAL E GLOBALIZAÇÃO: O papel dos aglomerados produtivos na criação e difusão de inovações tecnológicas. In: V COLOQUIO SOBRE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES: NUEVAS VISIONES EN EL INICIO DEL SIGLO XXI, 2004, LA PLATA. V COLOQUIO SOBRE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES: NUEVAS VISIONES EN EL INICIO DEL SIGLO XXI, 2004.
-
REBELATTO, M. J. ; WITTMANN, M. L. . REDES DE EMPRESAS: UM ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO OESTE CATARINENSE. In: IX Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2003, Santa Cruz do Sul/RS. IX Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2003.
Outras produções
REBELATTO, M. J. . Avaliador da Etapa Nacional do Prêmio MPE Brasil Ciclo 2012. 2013.
REBELATTO, M. J. . AVALIADOR DO PRÊMIO TALENTOS EMPREENDEDORES 2007. 2007.
REBELATTO, M. J. . AVALIADOR PRÊMIO TALENTOS EMPREENDEDORES 2006. 2006.
REBELATTO, M. J. . Avaliador Interno do Prêmio Talentos Empreendedores 2005. 2005.
REBELATTO, M. J. . CONSULTORIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS. 2003.
REBELATTO, M. J. . CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA. 2003.
REBELATTO, M. J. . PRODER COMCENSO. 2002.
REBELATTO, M. J. . Palestra: Importância das Atividades do Sebrae. 2010.
REBELATTO, M. J. . Palestra: Empreendedorismo na Prática. 2009.
REBELATTO, M. J. . AVALIADOR NO PRÊMIO FEJERS DE MELHORES PRÁTICAS 2006. 2006.
REBELATTO, M. J. . PALESTRA COOPERAR PARA COMPETIR. 2003.
REBELATTO, M. J. . PALESTRA EM COOPERATIVISMO. 2001.
REBELATTO, M. J. . Apresentação de Projetos Social Passarte. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
REBELATTO, M. J. . Aula de Inauguração da Faculdade IDEAU no Edifício Eberle. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
REBELATTO, M. J. ; NICARETA, LEANDRO . Apresentação Institucional da Faculdade IDEAU Caxias do Sul. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
REBELATTO, M. J. . COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
REBELATTO, M. J. . Cooperativismo e Associativismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REBELATTO, M. J. . CURSO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COOPERATIVA. 2003. .
REBELATTO, M. J. . BRASIL EMPREENDEDOR URBANO. 2002. .
REBELATTO, M. J. . BRASIL EMPREENDEDOR RURAL. 2002. .
REBELATTO, M. J. . COOPERATIVISMO. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2014
Reconhecimento por Serviços Prestados, Sindicato Metal Mecânico e de Material Elétrico de Santa Maria.
2007
MERITO COMUNITÁRIO - PROGRAMA MINIEMPRESA, JUNIOR ACHIEVEMENT.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Faculdade IDEAU - Campus I. , Rua Sinimbu - 1065, Centro, 95020001 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 35364404, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Faculdade IdeauVínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETOR DE IES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuo como Diretor da Faculdade IDEAU em Caxias do Sul, coordenando uma equipe de 53 funcionários, sendo professores, coordenadores de curso e técnicos administrativos. Gerencio os processos administrativos financeiros, de comunicação e vendas e acadêmico com alunos e professores. Ministrei as disciplinas de: Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Consultoria na graduação e a disciplina de: Gestão de Projetos na Especializacão em Gestão de Empresas.
2005 - 2014
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GESTOR DE PROJETO, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como gestor de projeto no setorial da indústria na Região de Santa Maria, desenvolvendo projetos de melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas destes setores.
2000 - 2003
SERVIÇO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA DO ESTADO DE SANTA CATARINAVínculo: CONSULTOR TERCEIRIZADO, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR E CONSULTOR EM DESENVOLVIMENTO LOCA
Outras informações:
Executei atividades de consultoria em Desenvolvimento Local, Cooperativismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas na Região de Chapecó e municípios da Região Oeste de Santa Catarina.
Atividades
-
02/2000 - 03/2003
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, TREINAMENTO EMPRESARIAL; CONSULTORIA EM DESENVOLVIMENTO LOCAL.
2004 - 2005
Associação Educacional Frei Nivaldo LiebelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação na Disciplina de Organização, Sistemas e Métodos ao Curso de Administração de Empresas.
2002 - 2003
Associação Educacional Frei Nivaldo LiebelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Durante este ano ministrei aulas de Introdução a Economia ao Curso de Administração de Empresas e Contabilidade
Atividades
-
02/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Economia, Organiação, Sistemas e Métodos
2010 - 2012
Uri Campus de SantiagoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como professor horista com a disciplina Redes de Empresas ao IV Semestre do Curso de Administração. Também atuei como professor de MBA Executivo na disciplina de Gestão de Projetos.
2000 - 2008
BMO - CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO LTDAVínculo: SÓCIO GERENTE, Enquadramento Funcional: ADMINISTRADOR
Outras informações:
Atuei nesta empresa como Administrador e prestava serviços de consultoria em Gestão Empresarial e Gestão de Cooperativas. Neste período realizei trabalhos ao Sebrae/SC nas áreas de gestão de Micro e Pequenas Empresas, Cooperativismo e Desenvolvimento Local. Também prestei serviços ao IBRAES na área de treinamento e consultoria em Cooperativismo em Cooperativas do Estado de Maranhã e Rondônia.
Atividades
-
04/2000
Direção e administração, .,Cargo ou função, SÓCIO GERENTE.
2005 - 2005
COLÉGIO FRANCISCANO SANTANAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Ensino Técnico nas Disciplinas de Orçamento Empresarial e Gestão de Custos
2005 - 2005
Santa Clara Cursos e Treinamentos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Ensino Superior na Disciplina de Gestão Financeira
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcio Jose Rebelatto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?