Gleicimar Gonçalves Cunha

Doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em grupos operativos pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière. Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de psicologia em disciplinas ligadas à educação e ao desenvolvimento há mais de 20 anos (UCB e IESB). Foi membro da Comissão de Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia (PSINAED/CRP 01). Colaboradora do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), com trabalhos na Secretaria de Educação do Distrito Federal, Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Medidas de Socioeducação) e Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes). Pesquisadora nas áreas de desenvolvimento humano, psicologia escolar, socioeducação, formação profissional e direitos da criança e do adolescente.

Informações coletadas do Lattes em 08/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar

2017 - 2021

Universidade de Brasília, UnB
Título: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO AGENTE SOCIOEDUCATIVO: UM PROCESSO DE REVISÃO DE CAMPOS AFETIVO-SEMIÓTICOS
, Ano de obtenção: 2021. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicologia cultural; agente socioducativo; campos afetivo semióticos; posicionamentos de self; formação profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.

Doutorado interrompido em 2014 em Psicologia

2013 - Atual

Universidade Católica de Brasília
Vicente de Paula Faleiros. Ano de interrupção: 2014

Mestrado em Psicologia

1998 - 2000

Universidade de Brasília, UnB
Título: Brincadeiras, Sexualidade, Trabalho e Sabedoria, assim definem nosso desenvolvimento
, Ano de Obtenção: 2000.Ângela Maria de Oliveira Almeida.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: desenvolvimento humano; professores, adolescência, infância; vida adulta e velhice; representações sociais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Especialização em Psicologia

1998 - 1999

Universidade de Brasília, UnB
Título: Desenvolvimento Humano para professores de criança, adolescentes e adultos
Orientador: Ângela Maria de Oliveira Almeida

Formação complementar

1997 - 1998

Formação de coordenador de Grupos Operativos. (Carga horária: 528h). , Instituto Pichon-Rivière de Psicologia Social - Núcleo Brasília, IPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e direitos da criança e do adolescente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Socioeducação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do desenvolvimento humano no contexto sócio-histórico.

Organização de eventos

CUNHA, G. G. . III Congresso da Escola da Saúde e Medicina: viver com qualidade, escolhas para a vida. 2018. (Congresso).

CUNHA, G. G. . Consciência profissional no cuidado com a vida. 2015. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário de Socioeducação do Maranhão - ?Realidade e Perspectivas contemporâneas para o Atendimento Socioeducativo.Os desafios da Segurança no Atendimento Socioeducativo. 2021. (Seminário).

II Seminário de Socioeducação do Maranhão - ?Realidade e Perspectivas contemporâneas para o Atendimento Socioeducativo.A importância do Vínculo no trabalho socioeducativo. 2021. (Seminário).

XII Colóquio de Psicologia Escolar e III Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.Desafios da Psicologia escolar em contextos marcados pela vulnerabilidade: interfaces com a educação e a socioeducação. 2020. (Outra).

I Seminário Centro-Oeste de Psicologia na Educação.Atuação psi em medidas socioeducativas. 2019. (Seminário).

IV Fórum de Psicologia da FACITE (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia).A Psicologia e Interlocução com outros saberes. 2019. (Outra).

IV Fórum de Psicologia da FACITE (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia).Psicologia da Educação. 2019. (Outra).

XI Colóquio de Psicologia Escolar.Psicologia escolar e socioeducação. 2019. (Outra).

XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A IDENTIDADE DO AGENTE SOCIOEDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS QUE A SUSTENTAM. 2019. (Congresso).

10th Internacional Conference on The dialogical self. Subjective effects of the criminalization of poverty among adolescent offenders. 2018. (Congresso).

A arte da atuação: recursos criativos na prática do psicólogo.Cooperação de grupos operativos como recurso psicológico e suas especificidades na socioeducação. 2018. (Seminário).

Pré Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília. As repercussões psicológicas da guarda compartilhada em crianças. 2018. (Congresso).

Pré Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília. A Guarda compartilhada de crianças e adolescentes altera a dinâmica da família e a relação desta com a escola?. 2018. (Congresso).

Pré Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília. Alienação parental: a dinâmica relacional de ex-cônjuges na guarda compartilhada de filhos. 2018. (Congresso).

Pré Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília. Análise bioecológica dos impactos da guarda compartilhada em famílias e em suas relações com outros ambientes. 2018. (Congresso).

IX Colóquio de Psicologia Escolar.Impactos da Guarda Compartilhada de Crianças e Adolescentes nos Processos de Socialização e Aprendizagem Escolares. 2017. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola. 2017. (Congresso).

Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspecptiva.Dispositivos dialógicos para intervenção na socioeducação. 2017. (Simpósio).

A pessoa sem lugar: desafios contemporâneos - II Seminário internacional "Sociedade, Cultura e saúde mental".Debate sobre o filme "Juízo". 2016. (Outra).

I Encontro com a Escola de Saúde da Universidade Católica de Brasília.Consciência profissional no cuidado com a vida. 2015. (Encontro).

2º Simpósio Internacional de Psicologia Social.Representações Sociais da Filosofia entre discentes e docentes do DF. 2012. (Simpósio).

V Simpósio de Educação do Colégio Santa Terezinha.Estratégias de enfrentamento ao estresse. 2012. (Simpósio).

IV Simpósio de Educação do Colégio Santa Terezinha.A identidade do professor e sua influência na formação continuada. 2009. (Simpósio).

I Seminário Distrital de Convivência Escolar/Violências nas Escolas.Olhares integrados rumo à intervenção no ambiente escolar. 2007. (Seminário).

V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.Interdisciplinaridade e diversidade de paradigmas. 2007. (Outra).

II Encontro da Câmara Centro Oeste do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior.II Encontro da Câmara Centro Oeste do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior. 2003. (Encontro).

Mostra Integrada de Psicologia da Universidade Católica de Brasília.II Mostra Integrada de Psicologia da Universidade Católica de Brasília. 2002. (Outra).

Seminário em Metodologia da Pesquisa das Representações Sociais.Metodologia da Pesquisa das representações sociais. 2002. (Seminário).

I Prodocente 2001.I Prodocente 2001 - Ensinar e Aprender na Universidade. 2001. (Outra).

IV Seminário Interno do Curso de Psicologia.IV Seminário Interno do Curso de Psicologia. 2001. (Seminário).

V Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro-Oeste.V Jornada de Científica das Universidades Católicas do Centro Oeste. 2001. (Outra).

II Semana Universitária.II Semana Universitária. 2000. (Outra).

Workshop de representações sociais e práticas educativas.Representações sociais e práticas educativas. 1999. (Oficina).

Congresso Nacional de Psicologia Escolar. IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1998. (Congresso).

Jornada Internacional sobre representações sociais: teoria e campos de aplicação. Jornada Internacional sobre Representações Sociais: Teoria e Campo de Aplicação. 1998. (Congresso).

IV Semana de Saúde Mental.Educação e Prevenção - Violência, Sociedade e Cidadania. 1997. (Outra).

Seminário Latino Americano de Psicologia Comunitária e Saúde.Participação Comunitária: a complexidade das práticas psico-sociais ao final do século. 1997. (Seminário).

congresso Nacional de Psicologia Escolar. III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1996. (Congresso).

Curso de extensão.O stress parental como fator da qualidade da interação mãe-criança. 1996. (Oficina).

Reunião Anual de Psicologia. XXVI Reunião Anual de Psicologia. 1996. (Congresso).

I Curso de Atualização em Psico-Oncologia.I Curso de Atualização em Psico-Oncologia - a intervenção e a pesquisa em psico-oncologia. 1995. (Seminário).

Reunião Anual de Psicologia. XXV Reunião Anual de Psicologia. 1995. (Congresso).

XXV Reunião Anual de Psicologia.O processo de alfabetização. 1995. (Oficina).

XXV Reunião Anual de Psicologia.Preconceito, indivíduo e sociedade. 1995. (Oficina).

Bienal Meetings. 12th Bienal Meetings. 1993. (Congresso).

Curso de Extensão.A Pesquisa sobre interação professor-aluno: questões teórico-metodológicas, implicações práticas. 1993. (Oficina).

Criatividade e Ensino.Criatividade e Ensino. 1992. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Julliani Conceição Marques Godinho

CUNHA, G. G.. Qual lugar ocupo? As relações sociais de estudantes com deficiência intelectual no contexto de sala de aula regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: André Phellipe Pinheiro da Silva

CUNHA, G. G.; Penso, M. A.. A transmissão multigeracional e a guarda compartilhada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Mariana Brandão Costa e Souza

CUNHA, G. G.; Oliveira, A.C.A.B.. Vulnerabilidade social e crime: análise do filme "última parada 174". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Simone Lopes dos Santos

CUNHA, G. G.. Olhares dos jovens que apresentam comportamento violento sobre a sua escola: o que eles revelam?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Marcos Vinícius de Oliveira Soares

CUNHA, G. G.. Representações Sociais do Amor e suas Práticas para Universitários do DF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Eudes Antônio de Freitas Júnior

CUNHA, G. G.. Homossexualidade e homofobia nas escolas: representações de professores de uma escola municipal do entorno do DF. 2014.

Aluno: Erlanda Maria Feitosa Maia

CUNHA, G. G.. Representação social do homem cadeirante e sua sexualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Melissa Seppa Reiman

CUNHA, G. G.. Percepção de estudantes do ensino fundamental de escolas privadas sobre a violência simbólica no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Giselle Ferreira Aguiar

CUNHA, G. G.. Deficiência e pobreza: análise psicossocial do plano distrital de políticas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Alyson Watanabe Girão

CUNHA, G. G.. A percepção dos professores sobre a violência no contexto escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Mônica Bueno Ferreira da Silva

CUNHA, G. G.. A vivência de violência escolar e o processo de saúde-adoecimento do docente: um enfoque da abordagem gestáltica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Fabíola Caroline Ricci Ferreira

CUNHA, G. G.. Uma escolha, não uma renúncia: um estudo psicológico sobre a vivência do divórcio com pessoas católicas praticantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Rebeca da Silva Alencar

CUNHA, G. G.. Brasília pensada, vista e vivida - um estudo de representações sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Luana Barros Lobão

CUNHA, G. G.. A influência da vaidade infantil na constituição do autoconceito em crianças de seis a nove anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Ana Lúcia de Carvalho

CUNHA, G. G.. Professor, trabalho e saúde: uma análise psicodinâmica das vivências de prazer e sofrimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Angela Cordeiro

CUNHA, G. G.. O papel da emoção nas interações sociais e nas relações de amizade ao longo do processo de desenvolvimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Múria Carla Rodrigues do Nascimento Ribeiro

CUNHA, G. G.. Tal mãe, tal filho? A influência de mães, psicólogos e professores na formação atitudinal e desempenho escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Karen da Costa Felinto

CUNHA, G. G.. Sentimentos advindos das dificuldades de aprendizagem: percepções e reações no cotidiano escolar de crianças e professores do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cristiane Leal dos Santos

CUNHA, G. G.. Os desenhos animados como aliados no processo de desenvolvimento da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Rosiane Alves Souza

Alves;CUNHA, G. G.. A função do erro no processo de ensino aprendizagem: uma visão de alunos e professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cíntia Braz Guimarães Silva

Brasndão, S. N.;CUNHA, G. G.; Alves. Aprendizagem e situação de risco: processos de aprendizagem e crianças em situação de vulnerabilidade social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cristie Freitas Cordeiro

Brasndão, S. N.; Alves;CUNHA, G. G.. Violência na escola: o relato de jovens do ensino médio do Distrito Federal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Ana Lúcia Matos Neta

CUNHA, G. G.; Alves. Compreensão e intevenção nos processos de aperfeiçoamento orgânico, social e afetivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Aurizenaide Santiago Dias

CUNHA, G. G.. Dinâmica familiar e relacionamento família-escola: um estudo sobre o comportamento agressivo da criança no contexto escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Dayene Dutra

CUNHA, G. G.. A importância do processo de escolarização para mudanças subjetivas da criança autista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Patrícia Martins Fiquene

CUNHA, G. G.. Obstáculos e dificuldades na atuação do psicólogo escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Ana Paula Carlucci

CUNHA, G. G.. É público, e daí? Um estudo sobre as representações sociais de invasão entre moradores do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Laila Melo Dantas

CUNHA, G. G.. Empregado ou dono? Representações sociais de trabalho e de cooperativa entre cooperados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Ana Carolina de Queiroz Ladeia

CUNHA, G. G.. A facilitação da aprendizagem significativa em duas escolas do DF: ensino centrado no aluno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cristiana Cândida Camarano

CUNHA, G. G.. A concepção de educação no contexto de ensino militar e sua relação com a prática de instrutoria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Bruna Bucchanieri

CUNHA, G. G.. O preço da salvação : um estudo sobre representações sociais do dinheiro em igrejas neopentecostais do Plano Piloto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Vanessa Cornélia Rodrigues

CUNHA, G. G.. Uma avaliação dos alcances e limites da terceira idade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Ana Cristina Portmann Borba

CUNHA, G. G.. Experiências, percepções e sentimentos em processos de recrutamento e seleção de pessoal: um estudo exploratório. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Orientou

Rosália Miguel dos Anjos

Representações sociais de escola entre adolescentes em medida socioeducativa; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; (Orientador);

Luis Rener Campos de Sá

O Estudo e o Ensino da Filosofia no Ensino Médio à luz da Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; (Orientador);

Caroline Rochelle Queiroz de Arruda

Efeitos subjetivos da institucionalização em adolescentes em medida socioeducativa de internação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Sunamita Ferreira Mousinho

Alienação parental: a dinâmica relacional de ex-cônjuges na guarda compartilhada de filhos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Priscila Dantas de Carvalho

As repercussões psicológicas da guarda compartilhada em crianças; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Alana Maria Jorge Avelino

Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Gislene de Mello Coimbras de Almeida

Com a palavra, a psicopedagogia: análise do trabalho executado junto a uma turma de alfabetização de jovens; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Adriano Pereira de Souza

Fala quem pode, escuta quem sabe: análise do trabalho do psicólogo clínico junto a pacientes surdos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

LÍVIA FREITAS BORBA SILVA

Igualdade de gênero: discurso ou prática pedagógica?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Andréa Moreira Couto Fourniedo

Vivências de prazer e sofrimento na docência: o desejo da aposentadoria como refúgio dos professores frente aos desafios do ensino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Marina Cardoso da Silva

A docência frente ao TDA/H, sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Luciana Dias Mota

Professores: desafios e prazeres no trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Hilda Paula Alves da Silva

Vivências de pais com filhos deficientes auditivos: um estudo fenomenológico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Auxiliadora A

de Oliveira; O autismo e o processo de inclusão escolar segundo a legislação brasileira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Camila Rodrigues Cavalcante Arruda

Representações sociais de TDAH entre adolescentes com esse diagnóstico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Amanda de Menezes Alexandre

O papel do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças na perspectiva dos professores de séries iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Ivanete Maria Soares Terra

A criança com TDA/H e seus vínculos familiares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Ana Carolina Rolim Muro Martinez

O processo de construção do projeto de vida entre alunos em ensino médio na rede pública e fatores intervenientes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Juliana Bombarda

A relação estabelecida pelos professores entre a autoridade dos pais frente aos filhos e o "mau comportamento" destes na pré-escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Danielle Souza da Silva

A inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino superior: possibilidades de adaptação curricular; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Andressa Monteiro de Queiroz

A hipótese de dislexia e sua interferência na aprendizagem da criança em processo de escolarização - um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Antônia Maria P

Rodrigues; O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Magali de Paula S

Santana; A dificuldade de aprendizagem sob uma perspectiva sistêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Gracielle Karla de Oliveira

Papel das classes hospitalares junto a crianças hospitalizadas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Isabela Silva Crema

Abordagem transdisciplinar e educação: um novo olhar para a construção de uma cultura de paz; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Brenda Tatiana P

de Almeida; "Se a escola não ensina, nós aprendemos no mundo do crime"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Josilene Barreto de Souza da Silva

Alfabetização de adultos: uma perspectiva de libertação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Lidiane Barros Hamerski

O papel da estimulação precoce na interação mãe e bebê com Síndrome de Down; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Elissandra Leão Silva

Se casar é uma obrigação, divorciar é um fracasso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Cecília Regina Pereira de Siqueira

A importância da orientação profissional para adolescentes em processo de escolha profissional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Vanuza Célia Sales Silva

A transição social da criança através do acesso à escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Isabel Cristina Gimenes de Barros Leite

A relação família-escola e suas implicações no processo de aprendizagem da criança; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Júlia Costa Muza

Papel das classes hospitalares no tratamento de crianças com câncer hospitalizadas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Sheila Francelina Portela

O desenvolvimento da criança autista: um estudo sob o olhar neurocognitivo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Andréa Dias Garzesi Souza

Representações sociais da psicologia escolar: uma proposta de ressignificação do trabalho do psicólogo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Denise Domingues Barros de Santana

Relação família-escola: um estudo sobre a reedição da autoridade parental na escola; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Débora Silva de Andrade

Representações sociais de negro: elementos intervenientes na construção da identidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Cristiane Moreira Caldeira

O adoecimento na perspectiva organizacional: a saúde do docente na SEDF; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Juliana Maria Ferreira Batista

Promoção de sáude mental na escola; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Júlia Soares Rosa de Castro

Criatividade!? Concepções e práticas do professor do ensino fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Alessandra Siqueira Araújo

Inclusão escolar de crianças com necessidades especiais: uma análise psicossocial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Daniel F

Rosa; Everson Cristiano A; Meireles; Maria Mendes; Redesenhando a Psicologia; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Gleicimar Goncalves Cunha;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, G. G. ; Lopes-Oliveira, M.C.S ; BRANCO, A. U. . Universo afetivo-semiótico de adolescentes em medida socioeducativa de internação. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 46, p. 1-20, 2020.

  • CHARIGLIONE, ISABELLE PATRICIÁ FREITAS SOARES ; ARAÚJO, ELISÂNGELA KEYLLA HENRIQUE SALES DE ; SOUSA, CAIO DIOGO SANTANA DE ; CUNHA, GLEICIMAR GONÇALVES ; SOBRINHO, ANDREA DIAS GARZESI SOUZA . Os padrões de comunicação da surdocegueira nos contextos familiar e educacional.. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 32, p. 12, 2019.

  • TOLEDO, A. S. ; OLIVEIRA, R. J. ; TELES, L. O. ; CUNHA, G. G. . Representações sociais do profissional de educação física construídas por profissionais de saúde. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. Ano 11, p. 1-9, 2006.

  • CUNHA, G. G. ; ALMEIDA, A. M. O. . Representações Sociais do Desenvolvimento Humano. Psicologia-Reflexao e Critica , Rio Grande do Sul, v. 16, p. 147-155, 2003.

  • CUNHA, G. G. ; ALMEIDA, A. M. O. . Representações sociais de "desenvolvimento humano" entre professores. Texto Didático (Organizado). Série Psicologia , Brasília, v. 3, p. 9-22, 2002.

  • Bisinoto, Cynthia ; Silva Rodrigues, Dayane ; Leone, Aline Esashika ; Mendes, Ana Clara Manhães ; Souza, Camila Rosa Fernandes de ; CUNHA, GLEICIMAR GONÇALVES ; Campos, Herculano Ricardo ; Paiva, Ilana Lemos de ; Arraes, Juliana Duarte ; Machado, Kélita Rejanne ; Ortegal, Leonardo ; Libâneo, Lígia Carvalho ; Souza, Luana Alves de ; Presotti, Luara ; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de ; Duarte, Natália de Souza ; Vilarins, Natália Pereira Gonçalves ; Paes, Paulo Cesar Duarte ; Nascimento, Priscila Pereira Mendes ; Silva, Reginaldo de Souza . Socioeducação: vivências e reflexões sobre o trabalho com adolescentes. 1ª. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. 176p .

  • CUNHA, G. G. ; ASSUNCAO, J. L. A. ; GONCALVES, M. C. ; SOUZA, B. H. R. . ANÁLISE BIOECOLÓGICA DOS IMPACTOS DA GUARDA COMPARTILHADA EM FAMÍLIAS E EM SUAS RELAÇÕES COM OUTROS AMBIENTES. In: III Congresso da Escola de Saúde e Medicina: viver com qualidade e escolhas para a vida, 2018, Brasília. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 2018. v. 7. p. 171-178.

  • CUNHA, G. G. ; MOUSINHO, S. . ALIENAÇÃO PARENTAL: A DINÂMICA RELACIONAL DE EX-CÔNJUGES NA GUARDA COMPARTILHADA DE SEUS FILHOS.. In: III Congresso da Escola da Saúde e Medicina: viver com qualidade, escolhas para a vida, 2018, Brasília. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 2018. p. 355-363.

  • CUNHA, G. G. ; BARBOSA, A. T. R. ; AVELINO, A. M. J. ; Penso, M. A. . A GUARDA COMPARTILHADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ALTERA A DINÂMICA DA FAMÍLIA E A RELAÇÃO DESTA COM A ESCOLA?. In: III Congresso da Escola de Saúde e Medicina: viver com qualidade, escolhas para a vida, 2018, Brasília. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 2018. p. 569-575.

  • CUNHA, G. G. ; DANTAS, P. . AS REPERCUSSÕES PSICOLÓGICAS DA GUARDA COMPARTILHADA EM CRIANÇAS. In: III Congresso da Escola da Saúde e Medicina: viver com qualidade, escolhas para a vida, 2018, Brasília. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 2018. p. 629-636.

  • CUNHA, G. G. ; KHOURI, B. E. . MINICURSO: O PAPEL DO VÍNCULO NO TRABALHO DO AGENTE SOCIOEDUCATIVO. In: II Simpósio Nacional em Socioeducação, 2019, Brasília. Anais do II Simpósio Nacional em Socioeducação: desafios da prática socioeducativa na atualidade, 2019.

  • CUNHA, G. G. ; OLIVEIRA, M. C. S. L. . A Identidade do Agente Socioeducativo: um estudo sobre crenças que a sustentam. In: XV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2019, La Coruña - Espanha. LIBRO DE RESÚMENES: SIMPOSIOS, 2019. p. 47-47.

  • CUNHA, G. G. ; SOUSA SOBRINHO, A. D. G. ; Penso, M. A. ; RAMOS, M. E. C. ; GALVAO, A. C. ; BARBOSA, A. T. R. ; AVELINO, A. M. J. . Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018, Sergipe. Anais do XI CBPD ? Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018. p. 1-369.

  • SOUSA SOBRINHO, A. D. G. ; CUNHA, G. G. ; Penso, M. A. ; FUKUDA, C. C. ; Silva, A. C. M. ; ALVES, S. L. F. ; ANDRADE, S. M. . A percepção dos profissionais da educação sobre o impacto da Guarda Compartilhada no processo de escolarização e socialização das crianças e adolescentes. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018, Sergipe. Anais do XI CBPD ? Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2018. p. 1-369.

  • CUNHA, G. G. ; OLIVEIRA, M. C. S. L. . Subjective effects of the criminalization of poverty among adolescent offenders. In: 10th International Conference on the Dialogical Self, 2018, Braga - Portugal. 10th International Conference on the Dialogical Self, 2018. p. 79.

  • CUNHA, G. G. ; Penso, M. A. ; SOUSA SOBRINHO, A. D. G. ; CASTRO, F. C. . Impactos da guarda compartilhada de crianças e adolescentes nos processos de socialização e aprendizagem escolares. In: IX Colóquio de Psicologia Escolar, 2017, Brasília. IX COLÓQUIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR - Anais, 2017. p. 58-58.

  • Leone, A. E. ; CUNHA, G. G. ; Machado, K. R. ; OLIVEIRA, M. C. S. L. ; BASTOS, V. R. ; Miranda, T. R. B. . OFICINA: DISPOSITIVOS DIALÓGICOS PARA INTERVENÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO. In: I SIMPÓSIO NACIONAL EM SOCIOEDUCAÇÃO: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, 2017, Brasília. ANAIS SIMPÓSIO NACIONAL EM SOCIOEDUCAÇÃO: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, 2017. p. 124-125.

  • CUNHA, G. G. ; SILVA, E. A. ; GALVAO, E. A. S. ; GOMES, R. M. . Intervenção da psicologia escolar - a indisicplina sob uma perspectiva sócio-histórica. In: Mostra e Seminário Interno de Psicologia da UCB, 2003, Brasília. Anais da II Mostra e V Seminário Interno de Psicologia da UCB. Brasília: Universa, 2003. p. 92-92.

  • CUNHA, G. G. ; Oliveiro ; OLIVEIRA, S. B. . Projeto de Intervenção: Atuação do Psicólogo Escolar. In: Mostra e Seminário Interno de Psicologia da UCB, 2003, Brasília. Anais da II Mostra e V Seminário Interno de Psicologia da UCB. Brasília: Universa, 2003. p. 97-97.

  • CUNHA, G. G. ; MEIRELES, E. C. A. ; ROSA, D. F. A. ; PEREIRA, M. V. S. C. ; MENDES, M. G. S. . Oficina de redesenhos: uma ferramenta da pesquisa participante para traçar novos horizontes profissionais. In: Mostra Integrada de Psicologia da UCB, 2001, Brasília. Anais da 1ª Mostra Integrada de Psicologia da UCB. Brasília: Universa, 2001. v. 1º. p. 53-54.

  • CUNHA, G. G. ; Almeida, S. F. C. ; Barreto, M. S. F. ; Correia, G. F. ; Dias, A. R. ; Porto, A. C. E. L. C. ; Rabelo, L. . Representações sociais do professor universitário por estudantes das áreas de ciências. In: IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Psicologia na Educação: construindo o amanhã, 1998, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998.

  • CUNHA, G. G. ; Queiroga, A. P. S. ; Parro, C. M. ; Araújo, C. M. M. ; Almeida, S. F. C. ; Neves, M. M. B. J. . Psicologia Escolar: uma experiência de estágio baseada no estudo e análise das relações existentes no cotidiano escolar. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas, 1996. v. 1.09.

  • CUNHA, G. G. ; Araújo, C. M. M. ; Almeida, S. F. C. ; Queiroga, A. P. S. ; Parro, C. M. . Psicologia escolar: atuação multidisciplinar na formação de professores. In: III Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Prevenção e Saúde Mental na Educação, 1996, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Prevenção e Saúde Mental na Educação, 1996.

  • CUNHA, G. G. . Espaço para a interação entre crianças na pré-escola. In: 12th Bienal Meetings, 1993, Recife. ISSBD, 1993.

  • KHOURI, B. E. ; CUNHA, G. G. ; Lopes-Oliveira, M.C.S . Agentes socioeducativos e adolescentes: campos semióticos em tensão. ESTUDOS DE PSICOLOGIA , 2024.

  • CUNHA, G. G. . Os desafios da Segurança no Atendimento Socioeducativo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. . A importância do Vínculo no trabalho socioeducativo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. ; Almeida, D.A. ; Frota, T.S.O. ; Silva, T.R.S. . Desafios da Psicologia escolar em contextos marcados pela vulnerabilidade: interfaces com a educação e a socioeducação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. ; Lopes-Oliveira, M.C.S . A Identidade do Agente Socioeducativo: um estudo sobre crenças que a sustentam. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. ; Fernandes, A.C.R. ; Branco, A.U. ; Paula, L.D. ; Lopes-Oliveira, M.C.S ; Bicalho, R.M. ; Miranda, T. R. B. . Psicologia escolar e socioeducação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. ; Lopes-Oliveira, M.C.S . Identidade do agente socioeducativo: um estudo sobre crenças que a sustentam. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. . Atuação psi em medidas socioeducativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. . Socioeducação e segurança: uma relação a ser equilibrada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. ; KHOURI, B. E. . Minicurso: o papel do vínculo no trabalho do agente socioeducativo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. . Agente socioeducativo: um profissional em construção. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. . Psicologia da Educação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. . A Psicologia e Interlocução com outros saberes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. ; OLIVEIRA, M. C. S. L. . Subjective effects of the criminalization of poverty among adolescent offenders. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, GLEICIMAR GONÇALVES . Cooperação de grupos operativos como recurso psicológico e suas especificidades na socioeducação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. ; Barbosa, A.T. R. ; AVELINO, A. M. J. . A Guarda compartilhada de crianças e adolescentes altera a dinâmica da família e a relação desta com a escola?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. ; DANTAS, P. . As repercussões psicológicas da guarda compartilhada em crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. ; MOUSINHO, S. . Alienação parental: a dinâmica relacional de ex-cônjuges na guarda compartilhada de filhos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. ; ASSUNCAO, J. L. A. ; GONCALVES, M. C. ; SOUZA, B. H. R. . Análise bioecológica dos impactos da guarda compartilhada em famílias e em suas relações com outros ambientes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA SOBRINHO, A. D. G. ; CUNHA, G. G. ; Penso, M. A. ; FUKUDA, C. C. ; Silva, A. C. M. ; ALVES, S. L. F. ; ANDRADE, S. M. . A percepção dos profissionais da educação sobre o impacto da Guarda Compartilhada no processo de escolarização e socialização das crianças e adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. G. ; SOUSA SOBRINHO, A. D. G. ; Penso, M. A. ; RAMOS, M. E. C. ; GALVAO, A. C. ; BARBOSA, A. T. R. ; AVELINO, A. M. J. . Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, GLEICIMAR GONÇALVES . Impactos da guarda compartilhada de crianças e adolescentes nos processos de socialização e aprendizagem escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Leone, Aline Esashika ; CUNHA, G. G. ; CUNHA, K. R. ; Lopes-Oliveira, M.C.S ; Miranda, T. R. B. ; BASTOS, V. R. . Oficina: dispositivos para intervenção na socioeducação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. . Educação e direitos humanos: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. . Estratégias de enfrentamento ao estresse. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. G. . A identidade do professor e sua influência na formação continuada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. G. . Olhares integrados rumo à intervenção no ambiente escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. G. . Psicologia escolar/educacional em discussão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. . Interdisciplinaridade e diversidade de paradigmas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, G. G. . Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. . Sofrimento e vida acadêmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, G. G. . Estágio Voluntário e empreendedorismo universitário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. G. . Intervenção da Psicologia Escolar - a indisciplina sob uma perspectiva sócio-histórica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. G. . Projeto de intervenção - atuação do psicólogo escolar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lopes-Oliveira, M.C.S ; CUNHA, G. G. ; Machado, K. R. ; Leone, A. E. ; Miranda, T. R. B. ; Nascimento, P. P. M. ; Silva, V. R. B. . Dispositivos dialógicos e mediacionais: subsídios metodológicos para práticas críticas em socioeducação. Curitiba-Brasil: CRV, 2018 (Capítulo de livro).

Outras produções

CUNHA, G. G. . ?Atendimento psicossocial a crianças e adolescentes em medida de abrigamento? na Sociedade Cristã Maria e Jesus ? Nosso Lar. 2023.

CUNHA, G. G. . ?Atendimento psicossocial a crianças e adolescentes em medida de abrigamento? na Sociedade Cristã Maria e Jesus ? Nosso Lar. 2023.

CUNHA, G. G. . Acompanhamento ao trabalho docente. 2023.

CUNHA, G. G. . Acompanhamento ao trabalho docente. 2023.

CUNHA, G. G. . Orientação Profissional. 2023.

CUNHA, G. G. . 'Laços de respeito'. 2023.

Freitas, B. ; ROSA, L. G. L. ; PEREIRA, J. M. P. D. ; CUNHA, G. G. . Projeto ?Trajetória dos adolescentes no meio aberto e na semiliberdade do sistema socioeduca2vo do Distrito Federal?. 2022.

CUNHA, G. G. . Pesquisa-intervenção com estudantes LGBTQIA+. 2022.

CUNHA, G. G. . Atenção à saúde docente. 2021.

CUNHA, G. G. . Orientação profissional. 2021.

CUNHA, G. G. . Orientação Profissional. 2021.

CUNHA, G. G. . Atendimento psicossocial a estudantes puérperas. 2021.

CUNHA, G. G. . Oientação profissional. 2020.

CUNHA, G. G. . Orientação Profissional. 2020.

CUNHA, G. G. . ?Atendimento psicossocial a crianças e adolescentes em medida de abrigamento? na Sociedade Cristã Maria e Jesus ? Nosso Lar. 2019.

CUNHA, G. G. . Curso de extensão - Agente socioeducativo: uma identidade em construção. 2019.

CUNHA, G. G. ; Gouveia, A. . Bem-estar em primeiro lugar. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

CUNHA, G. G. ; Lopes-Oliveira, M.C.S ; KHOURI, B. E. . Agente socioeducativo: uma identidade em construção. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola, Descrição: O tema desta pesquisa é a guarda compartilhada de crianças e adolescentes após a separação conjugal. Seu objetivo geral é avaliar o impacto da guarda compartilhada na família e na relação desta com a escola. Este objetivo foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: 1) delinear as trajetórias de famílias em situação de guarda compartilhada, a partir do ciclo de vida familiar; 2) descrever a dinâmica e a estrutura das famílias em guarda compartilhada, considerando papéis, regras, comunicação, poder e hierarquia; 3) identificar as percepções dos membros das famílias nucleares sobre a guarda compartilhada; 4) verificar a participação da família extensa na rotina de pais e filhos em situação de guarda compartilhada; 5) conhecer a percepção da família sobre a dinâmica relacional entre família e escola no contexto da guarda compartilhada; 6) averiguar a percepção de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais sobre o impacto da guarda compartilhada no processo de aprendizagem e socialização de estudantes que se encontram nessa situação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gleicimar Goncalves Cunha - Integrante / Maria Aparecida Penso - Coordenador / Alexandre Cavalcanti Galvão - Integrante / Cláudia Cristina Fukuda - Integrante / Maria Alexina Ribeiro - Integrante / Alessandra Rocha de Albuquerque - Integrante / Maria Eveline Cascardo Ramos - Integrante / Gleicimar Gonçalves Cunha - Integrante / Denise Sena - Integrante / Lívia Freitas Borba Silva - Integrante / Danielle Costa Farias - Integrante / Fernanda Chaves de Castro - Integrante / André Phellipe Pinheiro da Silva - Integrante / Rayane de Oliveira Coutinho - Integrante / Tatiane Fideles dos Santos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    O Estudo e o Ensino da Filosofia no Ensino Médio à luz da Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho, Descrição: Representações sociais de "Filosofia no ensino médio" e vivências de prazer e sofrimento na docência de Filosofia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Gleicimar Goncalves Cunha - Coordenador / Prof. Dr. Jorge Hamilton Sampaio - Integrante / Prof. Ms. Luiz Cláudio Batista de Oliveira - Integrante / Profº. M.Sc. Adriano José Hertzoq Vieira - Integrante / Prof. Dr. Pedro Ergnaldo Gontijo - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Remuneração.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora mestre, Carga horária: 9

2000 - 2018

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora mestre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Dialogos da PROEx/ucb.

  • 02/2002

    Estágios , Curso de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em psicologia escolar.

  • 02/2000

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Psicologia educacional e contexto sócio-cultural, Psicologia e Representações Sociais, Pedagogia Terapêutica, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, Teorias da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento II, Psicologia Ciência e Profissão

  • 02/2003 - 08/2003

    Direção e administração, Pró-reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 07/2000 - 01/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão-Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedag.,Atividade de extensão realizada, Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico.

1998 - 1999

Faculdade Garcia Silveira

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

1999 - 1999

Centro de Estudos Avançados

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: psicóloga social e comunitária, Carga horária: 8

1998 - 1998

INEI

Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

2018 - 2021

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa sobre formação profissional de agentes socioeducativos.

1992 - 1997

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Especial de Treinamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET/CAPES, no grupo de Psicologia do Instituto de Psicologia da UnB.

2022 - 2022

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATISTICA DO DISTRITO FEDERAL IPEDF CODEPLAN, IPEDF Codeplan

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenou o projeto Trajetória dos adolescentes no meio aberto e na semiliberdade do sistema socioeducativo do Distrito Federal, cujo objetivo era compreender a trajetória, anterior e no sistema, dossocioeducandos que estão cumprindo medidas socioeducativas no meio aberto e na semiliberdade.Neste projeto, a bolsista realizou as atividades prevsitas no Edital 08/202 da CODEPLAN.