Leonardo do Nascimento Meira
É aluno do Mestrado em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC, na linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade.
Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase nas disputas pela hegemonia no contexto da sociedade em rede, articulando o conceito de hegemonia como tessitura narrativa, de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau, com o de instituição imaginária da sociedade, de Cornelius Castoriadis. Interessa-se também pelo estudo da imbricação entre cultura, dinâmica social e ética da alteridade no fenômeno da midiatização da sociedade.
Possui graduação em Comunicação Social - Hab.: Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2008).
Foi bolsista PIBIC/CNPq do Grupo de Pesquisa 'Comunicação, identidades e fronteiras' (2005-2006) e responsável pela revisão de obra com resultados das pesquisas do mesmo grupo. Foi um dos responsáveis pela tradução do livro 'Grupos de Discussão. Grupos Focais. Metodologia', publicado originalmente em espanhol e lançado em 2005 pela Editora FACOS-UFSM. , além da revisão de obra com resultados do Grupo de Pesquisa ?Comunicação, identidades e fronteiras?.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciências Humanas e Sociais
2016 - Atual
Universidade Federal do ABC
Orientador:Sergio Amadeu da Silveira.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociedade em Rede e Autonomia.
Graduação em Comunicação Social - Hab.: Jornalismo
2005 - 2008
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Um campo de [dis] tensões: cultura, dinâmica social e ética da alteridade imbricadas na midiatização da sociedade
Orientador: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2014 - 2014
Workshop de Telejornalismo. (Carga horária: 8h). , Oficina De Fato, OF, Brasil.
2011 - 2011
Periodismo Hiperlocal. (Carga horária: 40h). , Knight Center for Journalism in the Americas, KNIGHT, Estados Unidos.
2011 - 2011
Redação na Web. (Carga horária: 3h). , Escola de Comunicação, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2010 - 2010
Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Jornalismo para o Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 40h). , Instituto Ayrton Senna, AYRTON SENNA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociedade em Rede e Autonomia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Mídia Radical.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Processos de midiatização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação e Cultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cultura, dinâmica social e ética da alteridade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise de Discurso e Jornalismo.
Participação em eventos
33ª Semana da Comunicação.A midiatização como fenômeno (des)estruturante do ethos na pós-modernidade. 2008. (Encontro).
33º Congresso Estadual de Jornalistas. 2008. (Congresso).
Crítica da Mídia, ideologia e técnica. 2007. (Outra).
Simpósio Internacional 'O Futuro da Autonomia'. Uma sociedade de indivíduos?'.Mediação: de como os meios de comunicação independizaram (e escravizaram) o homem líquido. 2007. (Simpósio).
II Seminário de Estudos em Análise de Discurso - SEAD - O campo da Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. 2005. (Seminário).
Simpósio de Integração entre Artes, História e Educação. 2005. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento ; SILVEIRA, Ada Cristina Machado da . O frontispício do outro possível. O País-bandido no discurso jornalístico. In: SILVEIRA, A.C.M.; GUIMARAES, I.P.; SCHWARTZ, C... (Org.). Jornalismo na linha de fogo: coberturas em segurança pública. 1ed.Porto Alegre: Armazém Digital, 2017, v. , p. 141-164.
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento ; SILVEIRA, S. A. . Hegemonía en disputa por la derecha en la internet brasileña. In: II Jornadas de Investigación Social para Estudiantes, 2017, Madrid. II Jornadas de Investigación Social para Estudiantes, 2017.
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento ; SILVEIRA, Ada Cristina Machado da . O frontispício do outro possível. In: VII Intercom Sul - Simpósio da Pesquisa em Comunicação, 2006, Curitiba-PR. Anais do VII Intercom Sul - Simpósio da Pesquisa em Comunicação. Curitiba-São Paulo: UFPR-Intercom, 2006.
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento . A midiatização como fenômeno (des)estruturante do ethos na pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento ; RONSINI, Veneza Veloso Mayora . Mediação: de como os meios de comunicação independizaram (e escravizaram) o homem líquido. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEIRA, Leonardo do Nascimento ; MOURA, Luciane D'Avila de . Grupos de Discussão. Grupos focais. Metodologia.. Santa Maria - RS: FACOS-UFSM, 2005. (Tradução/Livro).
Outras produções
MEIRA, Leonardo do Nascimento . Oficina de Jornal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2006
Jornalismo e estigmas sociais: narrativas sobre a periferia do estado-nação, Descrição: O horizonte da globalização apresenta diversas possibilidades atraentes: fluxo facilitado de bens de consumo, intercâmbio econômico e cultural, deslocamentos internacionais e mútuo conhecimento de populações até então segregadas pelas fronteiras do estado-nação. Se observarmos a cobertura jornalística realizada sobre o cotidiano das fronteiras internacionais do Brasil veremos que esta as mantém atreladas a um imaginário de situações recorrentes articulados pela ausência de estado, caos e violência. O objetivo do projeto é o de reconhecer e refletir sobre os efeitos de sentido nas narrativas da mídia impressa quanto ao reforço ou questionamento de estigmas sociais que cristalizam e (re) produzem o cotidiano fronteiriço como periferia particular do estado-nação. As noções definidoras dos estigmas sociais são as que podem ser identificadas ao constatar-se a realidade marcada pela violência urbana e rural, terrorismo, exclusão social e contravenções legais. Os estigmas, ou categorias invariantes, repetem-se não em termos de conteúdos, mas de articulação em relação a uma estrutura. Desta forma, as populações fronteiriças do sul do Brasil que conhecem uma realidade de pluralismo cultural não têm essa realidade evidenciada na cobertura jornalística. Os resultados apontam para três dimensões hegemônicas e caracterizadoras da atividade jornalística: a reiteração dos estimas no nível iconovisual (fotografias da cobertura jornalística), a arena descentrada da cultura do gauchismo (não reconhecimento da contiguidade cultural entre RS e países platinos) e o distanciamento entre o nível da legalidade e o nível das práticas socialmente reconhecidas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo do Nascimento Meira - Integrante / Ada Cristina Machado da Silveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
Prêmios
2008
Amigo da Divisão Encouraçada, 3ª Divisão de Exército.
2008
Prêmio Anual de Comunicação - PANC, Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação Social da UFSM.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
CivitatisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Tradutor de atividades e excursões do espanhol para o português.
2012 - 2017
Empresa Brasil de ComunicaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30
Outras informações:
Repórter na TV NBR e A Voz do Brasil. Apuração de pautas, reportagens, revisão de matérias, coberturas de eventos, scripts para rádio e televisão.
2011 - 2012
Editora SantuárioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor-chefe, Carga horária: 40
Outras informações:
Orientação dos trabalhos da equipe, check-list, revisão de matérias, fotografias, apuração de pautas, reportagens, coberturas de eventos.
2009 - 2012
Sistema Canção Nova de ComunicaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável pela edição/produção/reportagem no website noticias.cancaonova.com.
2009 - 2009
Empresa Jornalística Ibiá LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apuração de pautas, reportagens, coberturas de eventos, check-list, revisão de matérias, fotografias.
2009 - 2009
TV Cultura do ValeVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 20
Outras informações:
Apuração de pautas, reportagens, coberturas de eventos, scripts para televisão.
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Apresentação de programas televisivos, realização de reportagens, entrevistas e edição de programas, bem como outras atividades inerentes ao campo jornalístico.
2008 - 2008
Linea Filme e VídeoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Programa televisivo 'Missão Brasil'. Produção que veicula o dia-a-dia militar de Santa Maria e região, sob a supervisão das Seções de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército (DE) e Base Aérea de Santa Maria (BASM). Veiculação pela TV CAMPUS (UFSM) e TV CÂMARA
2007 - 2008
Escola Municipal de Artes Eduardo TrevisanVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável pela Assessoria de Imprensa da instituição, manutenção de site online, divulgação de notícias e confecção de boletim informativo
Atividades
-
04/2007 - 04/2008
Estágios , Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan, .,Estágio realizado, Divulgação de notícias, elaboração de boletim informativo, envio de releases para a imprensa, manutenção e construção de site online.
2005 - 2008
Diocese de Santa MariaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Colabora sistematicamente com textos para os jornais 'O Santuário' (DIOCESE DE SANTA MARIA) e 'Caminhemos Juntos' (CATEDRAL DIOCESANA DE SANTA MARIA)'
Atividades
-
05/2005
Estágios , O Santuário, .,Estágio realizado, Colaborador ocasional com textos para os jornais 'O Santuário' e 'Caminhemos Juntos'.
2006 - 2007
Renovação Carismática CatólicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Cobertura web do XI ENUCC (Encontro nacional de Universitários Católicos Carismáticos) - 08/2006 Cobertura web do XII ENUCC (Encontro nacional de Universitários Católicos Carismáticos) - 07/2007 Obs.: Atividades pontuais, realizadas somente durante os dias dos eventos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo do Nascimento Meira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?