Maria Selma de Castro Araújo
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1982) e mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2005).
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade
2002 - 2005
Universidade Estadual do Ceará
Maria Barbosa Dias.
Especialização em Política Social e Desenvolvimento Urbano
2005 - 2007
Universidade de Brasília
Orientador: Denise Bomtempo Birche de Carvalho
Especialização em Serviço Social e Política Social
1999 - 2001
Universidade de Brasília
Orientador: Irenice de Oliveira Campos
Especialização em Abordagem Sistêmica da Família
1990 - 1991
Universidade de Fortaleza
Orientador: Mônica Collares
Aperfeiçoamento em Formação e Capacitação Em Gestão Ambiental Urbana
1998 - 1998
Universidade de Brasília
Orientador: Isabel Zaneti
Formação complementar
2013 - 2013
Seminário do dia do Dia do Assistente Social. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Serviço Social - 3ª Região.
2008 - 2008
Educação Ambiental e Mobilização Social. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades.
2008 - 2008
Plano Local de Habitação de Interesse Social. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades - Secretaria de Habitação.
2006 - 2006
Habitação e Saneamento. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades.
2006 - 2006
Capacitação em Mapeamento e Gerenciamento de Risco. (Carga horária: 40h). , Ministério das Cidades.
2005 - 2005
Plano Diretor e Regularização Fundiária. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades.
2004 - 2004
Seminário de Cadastro Social - CADÚNICO. (Carga horária: 16h). , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
2004 - 2004
Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. (Carga horária: 44h). , Conselho Federal de Serviço Social.
2004 - 2004
Planos Diretores Participativos e Reg.Fundiária. (Carga horária: 40h). , Ministério das Cidades.
1997 - 2001
Profesor de Biodanza. (Carga horária: 360h). , International Biocentric Foundation.
1999 - 1999
Desenvolvimento Local Sustentado. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Capacitação em Gestão Social. (Carga horária: 144h). , Universidade Federal do Ceará.
1997 - 1997
Multiplicadores em Educação Ambiental. (Carga horária: 20h). , Superintendência Estadual do Meio Ambiente.
1997 - 1997
Treinamento Em Visão e Raciocínio Estratégicos. (Carga horária: 16h). , Fundação João Pinheiro.
1997 - 1997
Treinamento Em Habilidades Gerenciais. (Carga horária: 24h). , Fundação João Pinheiro.
1997 - 1997
Treinamento em Análises de Projetos. (Carga horária: 72h). , Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Integrado.
1994 - 1995
Formação Dinâmica de Grupos para as organizações. (Carga horária: 170h). , Centro de Desenvolvimento Humano.
1994 - 1994
Seminário VIDA. (Carga horária: 40h). , Luzazul Educacional.
1992 - 1992
Treinamento Multiplicadores AIDS. (Carga horária: 40h). , Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.
1988 - 1988
Formação monitores - Preparação Aposentadoria. (Carga horária: 80h). , Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
1986 - 1986
Seminário Verde Teto -Serviço Social Em Comunidade. (Carga horária: 8h). , Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
1985 - 1985
Pip Programa de Integração Profissional. (Carga horária: 160h). , Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
1982 - 1982
Seminário Sobre Política Social. (Carga horária: 12h). , Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará.
1981 - 1981
Aperfeiçoamento de Agentes de Treinamento. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional da Indústria.
1980 - 1980
Formação Básica de Agente de Recursos Humanos. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional da Indústria.
Participação em eventos
Fórum de Constituição do Conselho Municipal da Habitação.Gestão Compartilhada do FUMHAB. Como fazer?. 2010. (Seminário).
Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria.CIDADANIA. 2010. (Oficina).
Fórum de Constituição do Conselho Municipal da Habitação.Participação no Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. 2009. (Seminário).
3ª Conferência Nacional das Cidades. 2007. (Congresso).
I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social - UECE.Políticas Públicas de Habitação. 2007. (Seminário).
1ª Conferência da Cidade de Itarema.Construindo uma Política Urbana Democrática e Integrada para a Cidade. 2003. (Outra).
Capacitação dos Técnicos Sociais da Prefeitura Municipal de Fortaleza..Palestra proferida: Política Habitacional e Análise dos Programas Pró-Moradia e Pró-Saneamento.. 2002. (Seminário).
10 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Comunicação Oral: A habitação como espaço de vida, de convivência e de organização comunitária.. 2001. (Congresso).
Assistente Social: enfrentando as desigualdades em defesa da democracia, trabalho, direitos humanos e sociais no Brasil..Palestra proferida: A habitação como espaço de vida, de convivência e de Organização Comunitárial.. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
CUNHA, A. M.;ARAÚJO, Maria Selma de Castro; CAVALCANTE, G. S. T.. O processo de elaboração e aprovação do PDPFOR a partir da atuação e do olhar do movimento popular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
ARAÚJO, Maria Selma de Castro; DIAS, M. B.. O Sonho Mora ao Lado - O Significado da Moradia para as Famílias Residentes na Área do Entorno doConjunto Planalto Pici. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
ARAÚJO, Maria Selma de Castro; FROTA, M. H. P.; DIAS, M. B.. Serviço Social e Participação: Uma Análise da Atuação do Serviço Social e seus Rebatimentos no Processo de Participação do Programa Habitar Brasil - BID da Lagoa do Opaia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
ARAÚJO, Maria Selma de Castro. Políticas Públicas de Atendimento à Família: uma análise segundo a perspectiva dos beneficiários do Projeto Família Cidadã. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
O Sonho Mora ao Lado - O Significado da Moradia para as famílias Residentes na Área do entorno do Conjunto Planalto Pici; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Selma de Castro Araújo;
Serviço Social e Participação: Uma Análise da Atuação do Serviço Social e seus Rebatimentos no Processo de Participação do Programa Habitar Brasil - BID da Lagoa do Opaia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Selma de Castro Araújo;
Políticas Públicas de Atendimento à Família: uma análise segundo a perspectiva dos Beneficiários do Projeto Família Cidadã; ; 2002; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Selma de Castro Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . A HABITAÇÃO COMO ESPAÇO DE VIDA, DE CONVIVÊNCIA E DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA. In: Seminário: Enfrentando as Desigualdades, em Defesa da Democracia, Trabalho, Direitos Humanos e Sociais no Brasil, 2001, FORTALEZA. ANAIS DO SEMINÁRIO, 2001.
-
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . A HABITAÇÃO COMO ESPAÇO DE VIDA, DE CONVIVÊNCIA E DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2000, RIO DE JANEIRO. 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. CADERNO DE RESUMOS, 2000. p. 94-94.
Outras produções
ARAÚJO, Maria Selma de Castro ; VARGAS, Adriana dos Santos ; AGUIAR, M. G. M. . ELABORAÇÃO DO PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. 2012.
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . Elaboração, Execução e Avaliação de Projetos Sociais de Desenvolvimento Urbano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO - UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA AS CIDADES. 2007 (Monografia) .
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . OS DONOS DA CASA: Das Políticas de Habitação aos Significados da Moradia. 2005 (Dissertação a ser apresentada para obtenção do título de Mestre) .
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . SIGNIFICADO DA MORADIA E POLÍTICA DE HABITAÇÃO. 2004 (Projeto de Qualificação de Mestrado) .
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . POLÍTICA DE HABITAÇÃO E SIGNIFICADO DA MORADIA. 2002 (Apresentação Projeto de Pesquisa na VII Semana Universitária da UECE) .
ARAÚJO, Maria Selma de Castro . CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, O BANCO DO POVO BRASILEIRO - HABITAÇÃO POPULAR E SANEAMENTO. 2001 (Monografia para concurso) .
Projetos de desenvolvimento
-
1999 - 1999
PROGRAMA CAIXA DO MUNICÍPIO., Descrição: Levantamento de dados e Pesquisa Paticipante, nas áreas de Educação, Saúde, Assistência e Programas Sociais no Município de Aracati, para estabelecimento de parceria com a Caixa Econômica, a fim de subsidiar a implementação de Programas, que tenham como objetivo o Desenvolvimento Local Sustentável. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Selma de Castro Araújo - Integrante / Equipe interdisciplinar - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2012
Cooperativa de Trabalho de Assistentes Sociais do Estado do CearáVínculo: Socia Cooperada, Enquadramento Funcional: Sócia Cooperada
Outras informações:
Como Sócia Cooperada: Foi credenciada para prestação de serviços técnicos sociais na Empresa Caixa Econômica Federal; Foi coordenadora do trabalho de elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social de Caucaia/CE.
Atividades
-
06/2010 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , UNISOCIAL, .,Serviço realizado, Credenciada pela Caixa Econômica Federal para prestação de Serviços Técnicos Sociais e Coordenadora do Trabalho de Elaboração do PLHIS do Município de Caucaia, Ceará.
1978 - 1980
Moinho Fortaleza S AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40
1982 - 1985
Caixa Econômica FederalVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1996 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , Gerência de Desenvolvimento Urbano, .,Serviço realizado, Trabalho de Orientação e Supervisão dos Projetos de Participação Comunitária, nos Programas de Habitação Popular e Saneamento..
-
05/2009 - 05/2009
Treinamentos ministrados , Gerência de Desenvolvimento Urbano, .,Treinamentos ministrados, Seminário Plano Local de Habitação de Interesse Social
-
09/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Gerência de Desenvolvimento Urbano, .,Treinamentos ministrados, Meio Ambiente e Educação. Treinamento realizado com Técnicos Sociais dos Programas Pró- Moradia e Prosanear da Prefeitura Muncipal de Fortaleza.
-
04/1998 - 11/1998
Treinamentos ministrados , Escritório de Negócios - Equipe Multidisciplinar de Desenvolvimento Urbano, .,Treinamentos ministrados, Encontro de Agentes do Trabalho Social nos Programas de Habitação Popular e Saneamento. Treinamento realizado com Técnicos Sociais, Secretários de Ação Social e de Obras do Interior do Estado do Ceará.
-
09/1985 - 07/1996
Serviços técnicos especializados , Superintendência de Recursos Humanos, Departamento de Recursos Humanos.,Serviço realizado, Trabalhos nas áreas de Saúde, treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos, com atendimentos e orientações a empregados/ unidades e desenvolvimento de Programas: Programa de Preparação Gestantes, Prog. de Prevenção e Assist. à AIDS e Seminário Vida..
1980 - 1982
Fiação Nordeste do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Serviço Social, Carga horária: 46
Atividades
-
06/1980 - 06/1982
Treinamentos ministrados , Empresa Privada, Setor de Serviço Social.,Treinamentos ministrados, Treinamento com empregados para introdução da política de recursos humanos da Empresa.
-
08/1981 - 05/1982
Outras atividades técnico-científicas , Empresa Privada, Setor de Serviço Social.,Atividade realizada, TEC- Trabalho de Estágio de Campo: POLÍTICA SOCIAL NUMA INDÚSTRIA TÊXTIL.
-
06/1980 - 05/1982
Estágios , Empresa Privada, Setor de Serviço Social.,Estágio realizado, Treinamentos, entrevistas admissionais e demissionais, análise e implementação das Políticas Sociais da Empresa, atendimento psicossociais a empregados..
-
06/1980 - 05/1981
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MINI TEC-Trabalho de Estágio de Campo: O SERVIÇO SOCIAL NO TREINAMENTO TÊXTIL DA FINOBRASA.
1995 - 1995
Instituto ParticipaçãoVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/1995 - 11/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização Não Governamental, .,Cargo ou função, Formação do CMDS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Mobilização Social e escolha de representantes para priorização e acompanhamento de projetos para o Município..
-
04/1993 - 07/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização Não Governamental, .,Cargo ou função, Consultoria na área de Recursos Humanos do Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Selma de Castro Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?