Silvana D'Agostini

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1975). Atualmente é Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica do Instituto Biológico. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Salvaguarda e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Documentação, Divulgação Científica e História da Ciência.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Em Museologia MAE/USP

2001 - 2002

Universidade de São Paulo
Orientador: Marilúcia Bottallo
Bolsista do(a): Vitae Apoio à Cultura Educação e Promoção Social.

Graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica

1973 - 1975

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1969 - 1969

Colégio Anglo Latino

Ensino Fundamental (1º grau)

1967 - 1968

Colégio Anglo Latino

Ensino Fundamental (1º grau)

1965 - 1966

Colégio Kennedy

Ensino Fundamental (1º grau)

1961 - 1964

COLÉGIO BEATÍSSIMA VIRGEM MARIA

Formação complementar

2008 - 2008

Gestão de Documentos e a Preservação da Memória: R. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas.

2006 - 2006

Identificação, Prevenção e Controle de Pragas em a. (Carga horária: 15h). , Instituto Biológico, IB, Brasil.

2006 - 2006

Avaliação, Biologia e Controle das Principais Prag. (Carga horária: 8h). , Instituto Biológico, IB, Brasil.

2006 - 2006

Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva em Museu. (Carga horária: 48h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2004 - 2004

Curso introdutório à história da arte a partir da. (Carga horária: 4h). , Museu de Arte de São Paulo.

2001 - 2001

Teoria e Prática da Apreciação em Museus. (Carga horária: 32h). , Museu de Arqueologia e Etnologia.

2001 - 2001

Risco para o Patrimônio: Pragas Urbanas. (Carga horária: 24h). , Instituto Biológico, IB, Brasil.

2000 - 2000

Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciên. (Carga horária: 45h). , Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da P.

2000 - 2000

A Ilustração do Trabalho Científico. (Carga horária: 3h). , CRBio-1.

2000 - 2000

Museologia: Comunicação/Educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Workshop Planejamento, Concepção, Montagem e Avali. (Carga horária: 120h). , Museu de Arqueologia e Etnologia.

1999 - 1999

Cognição em Exposições e Educação em Museus. (Carga horária: 20h). , Museu de Arqueologia e Etnologia.

1998 - 1998

Extensão universitária em Museu como Modelo de Educação Não-Formal. (Carga horária: 40h). , Instituto Butantan.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Planejamento Muselógico/Especialidade: Salvaguarda e Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação Não Formal/Especialidade: Museus de Ciência.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Planejamento Muselógico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação Não Formal.

Participação em eventos

Centros de Memória Empresarial e a Construção do Conhecimento. 2009. (Seminário).

XXI Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão Organizadora. Membro da Comissão Organizadora da XXi RAIB. 2008. (Congresso).

XXI Reunião Anual do Innstituto Biológico - Coordenação de Conferência. Riscos e Patologias relacionados com o trabalho em Coleções Científicas e Históricas. 2008. (Congresso).

6º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. 2008. (Congresso).

6º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais - Membro de Comissão Organizadora. Membro da Comissão Organizadora do 6º CICAM. 2008. (Congresso).

XXIª Reunião anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Identificação do Acervo Documental do Centro de Memória do Instituto Biológico. 2008. (Congresso).

XXI Reunião anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Agesilau Antonio Bitancourt e seus Estudos na Área de Sanidade Vegetal. 2008. (Congresso).

XXI Reunião Anual do Instituto Biológico. Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Instituto Biológico: Pragas de Grãos Armazenados. 2008. (Congresso).

XXI Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Um Importante meio de Divulgação da Cultura Científica. 2008. (Congresso).

XXI Reunião Anual do Instituto Biológico. 2008. (Seminário).

Instituto Biológico e a ISO 9001. 2008. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Coordenação de Ciclo de Palestras.Ciclo de Palestras da Semana Nacional de C&T. 2008. (Outra).

XX Reunião Anual do Instituto Biológico. 2007. (Congresso).

XX Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenação de Minicurso. A Escola, a Educação e a Família. 2007. (Congresso).

5º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. 2007. (Congresso).

5º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais - Membro de Comissão Organizadora. Membro da Comissão Organizadora do 5º CICAM. 2007. (Congresso).

XX Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. 5º Instituto Biológico de Portas Abertas "Uma homenagem à Vila Mariana": Perfil do Público Visitante e Avaliação do Evento. 2007. (Congresso).

XX Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Recriando a Memória Coletiva do Instituto Biológico: Inserção de Personagens e suas Histórias em Novos Espaços. 2007. (Congresso).

Memória e Cultura - Amnésia Social - Espetacularização da Memória. 2007. (Seminário).

Em algum lugar do passado... eu estive lá: construção da Linha do Tempo do Instituto Biológico.Em algum lugar do passado... eu estive lá: construção da Linha do Tempo do Instituto Biológico. 2007. (Oficina).

Encontro dos Institutos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo. 2007. (Encontro).

Aquecimento Global - Organização e Participação de Mesa-Redonda.Mesa redonda. 2007. (Encontro).

19ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão. Membro da Comissão de Programação da Área de Museologia e Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

19ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Poster. Perfil do Visitante do Museu do Instituto Biológico. 2006. (Congresso).

19ª Reunião Anual do Instituto BIológico - Apresentação de Poster. Arte e Ciência no Instituto BIológico: Difusão e Popularização da Ciência. 2006. (Congresso).

19ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Minicurso ministrado. Confecção de Modelos Bio-pedagógicos para Kits Didáticos. 2006. (Congresso).

Museus e Arquivo: Estratégias de pesquisa e práticas educativas de inclusão. 2006. (Seminário).

Memória e Cultura - A importância da memória na formação cultural humana. 2006. (Seminário).

V Semana dos Museus da USP - Ações afirmativas em museus: educar e preservar. 2005. (Congresso).

Museus e entidades culturais: planejamento institucional.Museus e Entidades Culturais: planejamento institucional. 2005. (Seminário).

Museus e Entidades Culturais: Planejamento Institucional. 2005. (Seminário).

Espaços de Transformação: Cultura e Arte na Educação Não-Formal. 2005. (Encontro).

Museólogo: 20 anos de profissão no Brasil. 2004. (Seminário).

Museus e exposições no século XXI: vetores e desafios contemporâneos. 2004. (Seminário).

III Encontro Regional da América Latina e Caribe CECA/ICOM. 2004. (Encontro).

IV Semana dos Museus - Apresentação de Painel. Oficina da Matura+Ação. 2003. (Congresso).

IV Semana dos Museus - Comunicação Oral. Tesouros do Instituto Biológico - resgate de ilustrações científicas. 2003. (Congresso).

Gestão Museológica: Desafios e Práticas. 2003. (Seminário).

Encontros Museológicos - Pesquisa em Museologia e seus Diferentes Vetores Acadêmicos - Comunicação Oral.Organização da coleção de fotografias em suporte sobre papel para formação do acervo do Instituto Biológico. 2003. (Encontro).

Conservação de Acervos: Outras Experiências. 2002. (Seminário).

III Semana dos Museus. 2001. (Congresso).

14ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 2001. (Congresso).

Museu e Educação: conceitos e métodos. 2001. (Simpósio).

Curso Básico de Gerenciamento de Voluntários. 2001. (Oficina).

Oficinas de Treinamento para o Descarte de Lixo reciclável. 2001. (Oficina).

Gestão de Museus.Gestão de Museus. 2001. (Oficina).

Curso "Tratamento de resídups químicos em laboratório". 2001. (Outra).

Implantação do Programa da Qualidade: Experiência do Laboratório de Descalvado/IB. 2001. (Outra).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Cienciarte - Produção de réplicas de material biológico para museografia, confeccionados em porcelana fria e cerâmica. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico- Coordenadora de Conferência. O papel do museu na educação escolar: ampliando o desenvolvimento da cidadania. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenadora de Mesa-Redonda. Desafios para os museus institucionais. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão Executiva. Membro da Comissão Executiva de Programação das Áreas de Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Proteção Ambiental, Museologia/Educação Ambiental e Atividades Complementares. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão Organizadora. Membro da Comissão Organizadora. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Palestrante de Mesa-Redonda. Retrospectiva das Quatro Exposições. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Implantação da oficina da matura+ação Profa.. 2000. (Congresso).

13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho. Estudo das características das Reuniões Anuais do Instituto Biológico - 1998 a 2000. 2000. (Congresso).

Seminário Internacional sobre Ação Educativa em Instituições Culturais. 2000. (Seminário).

Reunião Técnica para Elaboração de Plano de Marketing no Instituto Biológico. 2000. (Oficina).

11º Encontro de Biólogos do CRBio-1. 2000. (Encontro).

Encontros Museológicos. 2000. (Encontro).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenadora da Comissão Organizadora. Coordenadora da Comissão Organizadora. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão Executiva. Membro da Comissão Executiva da Área de Museologia e Educação Ambiental. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - apresentação de trabalho. Restauração de objetos museais dos laboratórios do Instituto Biológico. 1999. (Congresso).

II Semana dos Museus - USP. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológic- apresentação de trabalho. Museu como modelo de educação não-formal. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - apresentação de trabalho. Linguagem Museográfica: o inteligível à altura de todos. 1999. (Congresso).

12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro de Comissão Científica. Membro da Comissão Científica da Área de Museologia e Educação Ambiental. 1999. (Congresso).

Curso Desenvolvimento Pessoal "Em Busca da Automotivação". 1999. (Outra).

Reunião Científica "Projeto Genoma no Instituto Biológico. 1999. (Outra).

Curso Interno de Animais Peçonhentos. 1999. (Outra).

11ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Membro da Comissão Organizadora. Membro da Comissão Organizadora. 1998. (Congresso).

11ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenador de Palestra. Museu como Modelo de Educação Não-Formal. 1998. (Congresso).

Curso de Desenvolvimento Pessoal. 1998. (Oficina).

10ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenadora da Comissão de Divulgação. Coordenadora da Comissão de Divulgação. 1997. (Congresso).

10ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 1997. (Congresso).

Ética e Cosmoética (Pessoal, Grupal e Coletiva). 1997. (Outra).

9ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Coordenadora da Comissão de Divulgação. Coordenadora da Comissão de Divulgação. 1996. (Congresso).

9ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 1996. (Congresso).

7ª Reunião anual do Instituto Biológico. 1994. (Congresso).

6ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 1993. (Congresso).

Programa Gerencial "Encontro de Chefes e Diretores". 1993. (Encontro).

5ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 1992. (Congresso).

A Evolução da Fotografia e suas aplicações à Ciência. 1990. (Oficina).

Participação em bancas

D'AGOSTINI, Silvana. Subcomissão de Concurso Público para a Classe de Técnico de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica. 1992. Instituto Biológico.

Produções bibliográficas

  • D'AGOSTINI, Silvana ; REBOUÇAS, Marcia Maria ; VITIELLO, Nayte . Café - O sucesso de uma cultura. Sua história consolidada.. Páginas do Instituto Biológico , v. 4, p. 1-14, 2009.

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Linha do tempo do Instituto Biológico: um processo de construção da memória coletiva com a comunidade institucional.. Páginas do Instituto Biológico , v. 3, p. 10-33, 2008.

  • D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; REBOUÇAS, Márcia Maria . Salvaguarda e documentação: organização da coleção de fotografias em suporte sobre papel para formação do acervo do Instituto Biológico.. Páginas do Instituto Biológico , v. 4, p. 1-1, 2008.

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana ; REBOUÇAS, Marcia Maria . Avanços científicos para o desenvolvimento da citricultura do Estado de São Paulo - ações do Instituto Biológico (1927 a 2007).. Páginas do Instituto Biológico , v. 3, p. 20-27, 2007.

  • D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; REBOUÇAS, Márcia Maria . Coleções históricas do Instituto Biológico: série ilustrações científicas.. Páginas do Instituto biológico , v. 3, p. 76-82, 2007.

  • REBOUÇAS, Marcia Maria ; Barbosa, Érika Batista ; FARAH, M.S. ; VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . José Reis-Documentos demonstrativos da popularização da ciência, fato concreto.. Páginas do Instituto Biológico , v. 3, p. 39-75, 2007.

  • REBOUÇAS, Marcia Maria ; ROSA, Eli Carvalho ; VITIELLO, Nayte ; Barbosa, Érika Batista ; D'AGOSTINI, Silvana . 19ªReunião Anual do Instituto Biológico-19ª RAIB. A divulgação do conhecimento contemporâneo.. Páginas do Instituto Biológico , v. 3, p. 1-38, 2007.

  • REBOUÇAS, Marcia Maria ; VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana ; Barbosa, Érika Batista ; ROSA, Eli Carvalho . Arquivos do Instituto Biológico. 1928 a 2005, setenta e sete anos de trabalhos que inovaram o conceito científico. Páginas do Instituto Biológico, v. 2, p. 187-186, 2006.. Páginas do Instituto Biológico , v. 2, p. 186-187, 2006.

  • REBOUÇAS, Marcia Maria ; Ollitta, P.O. ; VITIELLO, Nayte ; FARAH, M.S. ; D'AGOSTINI, Silvana . Henrique da Rocha Lima, resgate de documentos: a ciência no século XX e a sua permanência no século XXI.. Páginas do Instituto Biológico , v. 2, p. 113-186, 2006.

  • REBOUÇAS, Márcia Maria ; Silva, Maria Luiza Ferreira da ; Pizolato, Samira Farah ; VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Palavras-chave: um meio para identificar assuntos relativos aos trabalhos publicados na revista Arquivos do Instituto Biológico, no período de 1928 a 2002.. Arquivos do Instituto Biológico , v. 70, p. 1-42, 2003.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; VITIELLO, Nayte ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; D'AGOSTINI, Silvana . Museu para deficientes: um aprendizado de "dois sentidos". Reunião Anual do Instituto Biológico , v. 62, p. 11-31, 2000.

  • D'AGOSTINI, Silvana . IB participa da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Bio In, São Paulo, p. 01 - 02, 10 dez. 2007.

  • D'AGOSTINI, Silvana . Oficina "Em algum lugar do passado... eu estive lá". Bio In, São Paulo, p. 02 - 02, 07 set. 2007.

  • D'AGOSTINI, Silvana . Oficina "Linha do Tempo". Bio In, São Paulo, p. 03 - 03, 01 abr. 2007.

  • D'AGOSTINI, Silvana . Popularizando a Ciência por meio da Arte. Bio In, São Paulo, p. 04 - 04, 09 dez. 2006.

  • REBOUÇAS, Márcia Maria ; D'AGOSTINI, Silvana . Instituto Biológico completa 70 anos. O Biológico, São Paulo, p. 125 - 130, 07 dez. 1998.

  • D'AGOSTINI, Silvana ; FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; VITIELLO, Nayte . Thesouros do Instituto Biológico: Resgate de Ilustração Científica. In: IV Semana de Museus da USP Preservação em Museus: Identidade, Políticas e Memórias, 2003, Sâo Paulo. IV Semana de Museus, 2003. p. 52-53.

  • CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Cienciarte - produção de réplicas de material biológico para museografia, confeccionados em porcelana fria e cerâmica.. In: 13a Reunião Anual do Instituto Biológico, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico. São Paulo: Instituto Biológico, 2000. v. 67. p. 130-130.

  • REBOUÇAS, Márcia Maria ; BACILIERI, Simone ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Estudo das características das reuniões anuais do Instituto Biológico - 1988 a 2000. In: 13a Reunião Anual do Instituto Biológico, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico. São Paulo: Instituto Biológico, 2000. v. 67.

  • D'AGOSTINI, Silvana . Retrospectiva das quatro exposições. In: 13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Palestrante de Mesa-Redonda, 2000, São Paulo. O Biológico, 2000. v. 62. p. 237-238.

  • REBOUÇAS, Marcia Maria ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; BACILIERI, Simone ; VIANNA, Sergio . Identificação do acervo documental do Centro de Memória do Instituto Biológico.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB), 2008, São Paulo. O Biológico, 2008. v. 70. p. 1-244.

  • REBOUÇAS, Márcia Maria ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; BACILIERI, Simone ; VIANNA, Sergio . Identificação do Acervo Documental do Centro de Memória do Instituto Biológico. In: XXIª Reunião anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2008, São Paulo. O Biológico, 2008. v. 70. p. 211-211.

  • PAVONE, E.L. ; MACENA, T.P. ; RUIZ, V. ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Agesilau Antonio Bitancourt e seus Estudos na Área de Sanidade Vegetal. In: XXI Reunião anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2008, São Paulo. O Biológico, 2008. v. 70. p. 212-212.

  • ROSSI, Denise ; D'AGOSTINI, Silvana ; CAMPOS, Tércio B. ; VITIELLO, Nayte . Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Instituto Biológico: Pragas de Grãos Armazenados. In: XXI Reunião Anual do Instituto Biológico, 2008, São Paulo. O Biológico, 2008. v. 70.

  • D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; PAES MANSO, Tânia Cristina Penido . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Um Importante meio de Divulgação da Cultura Científica. In: XXI Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2008. O Biológico, 2008. v. 70. p. 214-214.

  • D'AGOSTINI, Silvana ; NAKAGAWA, Lia Emi ; NOVAES, Eremita Castanheira ; VIEIRA, Martiniana da Silva ; VITIELLO, Nayte . 5º Instituto Biológico de Portas Abertas "Uma Homenagem à Vila Mariana: Perfil do Público Visitante e Avaliação do Evento. In: XX Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2007, São Paulo. O Biológico, 2007. v. 69. p. 197-197.

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Recriando a Memória Coletiva do Instituto Biológico: Inserção de Personagens. In: XX Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2007. O Biológico, 2007. v. 69. p. 198-198.

  • CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; VITIELLO, Nayte ; BILYNSKYJ, Maria Cristina de Vasconcellos ; D'AGOSTINI, Silvana . Área de manuseio e interatividade. In: IV Semana de Museus da USP Preservação em Museus: Identidade, Políticas e Memórias, 2003, São Paulo. Anais da IV Semana dos Museus. São Paulo: USP, 2003. p. 37-38.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Varanda de uma Fazenda Modelo - um diorama que conta histórias. In: IV Seman de Museus da USP, 2003, São Paulo. IV Semana de Mueus da USP. São Paulo: Universidade de Saõ Paulo, 2003.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Oficina da matura+ação Profa. Serafina Borges do Amaral: monitores vov-luntários e vovó-luntárias.. In: Iv Seman de Museus da USP, 2003, São Paulo. IV Seman de Museus da USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. p. 76-78.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Implantação da oficina da Matura+ação Profa. Serafina Borges do Amaral. In: 13 Reunião Anual do Instituto Biológico, 2000, Saõ Paulo. Arquivos do Instituto Biológico. São Paulo: Instituto Biológico. v. 67. p. 145-145.

  • CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Cienciarte - Produção de Réplicas de material Biológico para Museografia, confeccionados em porcelana fria e cerâmica. In: 13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2000. v. 67. p. 130-130.

  • REBOUÇAS, Márcia Maria ; BACILIERI, Simone ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Estudo das Características das Reuniões Anuais do Instituto Biológico 1988 a 2000. In: 13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de trabalho, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2000. v. 67. p. 133-133.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte . Implantação da Oficina da Matura+Ação "Profa. Serafina Borges do Amaral", monitores vovô-luntários e monitoras vovó-luntárias.. In: 13ª Reunião Anual do Instituto Biológico - Apresentação de Trabalho, 2000. Arquivos do Instituto Biológico, 2000. v. 67. p. 130-130.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; D'AGOSTINI, Silvana . Restauração de objetos museais dos laboratórios do Instituto Biológico. In: 12ª Reunião Anual do Instituto Biológico - apresentação de trabalho, 1999, São paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 1999. v. 66. p. 127-127.

  • FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; D'AGOSTINI, Silvana . Museu como modelo de educação não-formal. In: 12ª Reunião Anual do Instituto Biológico, 1999, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 1999. v. 66. p. 124-124.

  • CALIXTO, Silvana Campos da Rocha ; FEDERSONI JR, Pedro Antonio ; D'AGOSTINI, Silvana . Linguagem Museográfica: o inteligível à altura de todos. In: 12ª Reunião Anual do Instituto Biológico, 1999, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 1999. v. 66. p. 126-126.

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Em algum lugar do passado... eu estive lá: construção da Linha do Tempo do Instituto Biológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana ; Barbosa, Érika Batista . Perfil do Visitante do Museu do Instituto Biológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana ; Barbosa, Érika Batista . Perfil do Visitante do Museu do Instituto Biológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'AGOSTINI, Silvana ; VITIELLO, Nayte ; PAES MANSO, Tânia Cristina Penido ; REBOUÇAS-ABREU, Priscilla Junqueira ; Barbosa, Érika Batista . Arte e Ciência no Instituto Biológico: Difusão e Popularização da Ciência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Cofecção de Modelos Bio-pedagógicos para Kits Didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'AGOSTINI, Silvana . Tesouros do Instituto BIológico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

VITIELLO, Nayte ; D'AGOSTINI, Silvana . Em algum lugar do passado... eu estive lá: construção da Linha do Tempo do Instituto Biológico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2009

    Três alicerces inovadores da pesquisa científica no Instituto Biológico: Arthur Neiva-O Idealizador; Henrique da Rocha Lima- O Consolidador; José Reis - O Divulgador: vida, obra e aplicação de suas pesquisas nos dias de hoje., Descrição: O estudo da vida de cientistas como Arthur Neiva, Henrique da Rocha Lima e José Reis, é foco de uma pesquisa iniciada em 1995 com documentos colecionados desde 1924 até os dias de hoje. A vida desses pesquisadores está presente em algumas publicações mas, o acervo inédito de documentos textuais e iconográficos guardados no Instituto Biológico, a respeito desses cientistas, é inigualável, pois são provas e testemunhos únicos do desenvolvimento científico e cultural de um período da História da Ciência, no Brasil. O resultado de todo um processo de resgate documental foi ferramenta imprescindível para tornar disponível esse acervo a fim de que, seja concretizado o presente projeto, apresentando 3 livros sobre os cientistas citados acima. Esses livros estabelecerão toda uma vida profícua de atividades científicas e demonstraram que seus trabalhos atingem os dias de hoje, estabelecendo conceitos que são utilizados no avanço da ciência em nosso Estado, no Brasil e no exterior. O Instituto Biológico já vem atendendo, estudantes universitários de história, biologia, jornalismo; alunos de pós-graduação para a realização de suas teses de mestrado ou doutorado; historiadores que vem ao IB, de várias partes do Brasil, para identificar documentos que são objetos de seus estudos. Integrantes: Simone Bacilieri - Integrante / Silvana D'Agostini - Integrante / Nayte Vitiello - Integrante / Ana Eugênia C Campos Farinha - Integrante / Maria Maia Braggio - Integrante / Romildo Cássio Siloto - Integrante / Fábio da Silva Almeida - Integrante / Silvia Regina Galleti Queiroz - Integrante / Márcia Maria Rebouças - Coordenador. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana D'Agostini - Integrante / Nayte Vitiello - Integrante / Marcia Maria Rebouças - Coordenador / Simone Bacilieri - Integrante / Ana Eugênia de C. Campos - Integrante / Maria Maia Braggio - Integrante / Romildo Cássio Siloto - Integrante / Fábio da Silva Almeida - Integrante / Silvia Regina Galleti Queiróz - Integrante.

  • 1998 - Atual

    Museologia e Museografia do Projeto Espaço Natureza, Descrição: Projeto de Divulgação Cientifica do Instituto Biológico - Campinas (CEIB), envolvendo a Museologia e Educação Ambiental em espaço expositivo fechado e aberto (natural).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana D'Agostini - Integrante / Antonio Batista Filho - Coordenador / Márcia Maria Rebouças - Integrante / Nayte Vitiello - Integrante / Silvana Campos da Rocha Calixto - Integrante., Financiador(es): Instituto Biológico - Remuneração.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - Atual

    Informação, a base do conhecimento-Fundo de documentos do Instituto Biológico, disponibilizando a informação, Descrição: O estudo da vida de cientistas como José Reis, Arthur Neiva, Veridiana Victória Rossetti, Maurício Rocha e Silva, Henrique da Rocha Lima, (esses dois últimos elencados entre os 10 cientistas mais importantes do século XX, pelo Conselho de Medicina, com votos de todos os médicos do Brasil) e outros cientistas não menos importantes, são focos de um trabalho iniciado desde 1995 com documentos colecionados desde 1961 pela coordenação desse projeto. A vida de pesquisadores está presente em algumas publicações mas, o acervo de documentos do Instituto Biológico, a respeito de vários cientistas é inigualável, pois são documentos originais e muitos não estão acessíveis, no momento, por estarem sem condições de manuseio. O resultado de todo um processo de restauro é ferramenta imprescindível para tornar disponível o acervo institucional. O diagnóstico, restauro e conservação dos documentos pertencentes ao acervo do IB, implica em uma série de procedimentos efetuados desde o diagnóstico e o planejamento, passando por intervenções que devem ter princípios éticos para que a obra seja apresentada da melhor forma, visando principalmente a sua integridade histórica e física. O restauro dos documentos é importante também, pelo intercâmbio com entidades afins e, conseqüentemente, a divulgação desse acervo pelo usuário especializado. Este determina a sua disponibilidade quando ao consultá-lo, promove a multiplicação de seu conhecimento e o transfere para a comunidade especializada. Também, é importante a comunicação técnica entre agentes detentores de arquivos, com a finalidade de assegurar a preservação contínua dos documentos. O acervo documental do IB abriga mais de 310.000 documentos, entre eles obras raras e exclusivas, da cultura científica do Estado de São Paulo e do Brasil. Esse acervo, tem por conteúdo, documentos de José Reis, Henrique da Rocha Lima, Maurício Rocha e Silva, Arthur Neiva, Zeferino Vaz, Adolph Hempel, Paulo da Cunha Nóbrega, Clemente Pereira, Maria Per. Situ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Silvana D'Agostini - Integrante / Nayte Vitiello - Integrante / Marcia Maria Rebouças - Coordenador / Simone Bacilieri - Integrante / Ana Eugênia de C. Campos - Integrante / Maria Maia Braggio - Integrante / Romildo Cássio Siloto - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Biológico, Diretoria Geral, Núcleo de Museu. , Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, 04014-002 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50871703, Fax: (11) 50871790, URL da Homepage:

Experiência profissional

1977 - Atual

Instituto Biológico

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Pesquisa Científica e, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1995 - 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, Núcleo de Museu.,Cargo ou função, Membro de conselho.