Ivone da Silva Ramos Maya
Professora Adjunto IV de Literatura Brasileira (UFF-RJ/aposentada) e Pesquisadora. É Bacharel em Letras -Português-Alemão - pela UFRJ (1972) , com Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo defendido a dissertação intitulada - Os Prefácios da Ficção brasileira: lugar e função sob a orientação de Silviano Santiago. Possui Doutorado em Literatura Geral e Comparada pela Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle - com tese orientada por Daniel Henri Pageaux, cujo título é: Réflexions sur la dépendance culturelle dans la Littérature brésilienne (1986).
Em 2006 concluiu seu segundo Mestrado na área de História Política, Bens Culturais e Projetos Sociais no Programa de Pós-Graduação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas- Rio de Janeiro e defendeu a Dissertação - O Poeta de Cordel e a Primeira República: a voz visível do popular, sob orientação de Marly da Silva Motta.
Coordenou como Pesquisador Associado na Fundação Casa de Rui Barbosa (2001-2004), o Projeto intitulado Folhetos de Papel: Memória do Cordel com Auxílio institucional da Faperj (modalidade APQ3 - Acervos) sobre a obra do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Foram criados dois Sites de Pesquisa: um sobre a história da Literatura Popular Nordestina e sua trajetória na Instituição, e outro sobre o acervo poético de Leandro aí existente e que consistiu na realização do Banco de Dados, com pesquisas literárias e históricas, inclusão de temas não catalogados e expansão semântica de assuntos, busca por palavras, indexação alfabética, digitalização, restauração e preservação dos folhetos raros além da disponibilização do trabalho no portal da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Dedica-se atualmente ao Magistério como Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração Pública (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas- RJ, lecionando disciplina relacionada ao campo da Cultura .
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Literature Génerale Et Comparée
1981 - 1985
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
Título: Réflexions sur la Dépendance culturelle dans la littérature brésilienne - Tupy or not tupy: that's the question
Orientador: Prof Dr. Daniel Henri Pageaux
Bolsista do(a): Centre Universitaire Des Oeuvres Scolaires Cnpq Brasil, CROUS, França. Palavras-chave: Literatura Comparada - Dependência Cultural; Literatura Brasileira - Dependência Cultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Mestrado em Letras
1974 - 1977
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Os Prefácios da Ficção Brasileira - Lugar e Função,Ano de Obtenção: 1978
Orientador: Prof Dr. Silviano Santiago
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Literatura brasileira - Prefácios; Ficção romântica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado profissional em História, Política e Bens Culturais
2004 - 2006
Fundação Getúlio Vargas
Título: O poeta de cordel e a Primeira República: a voz visível do popular, Ano de Obtenção:
Orientador: Profa Dra. Marly da Silva Motta
Palavras-chave: Literatura de Cordel - Primeira República; Leandro Gomes de Barros - Literatura de Cordel.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação Superior.
Formação complementar
2004 - 2006
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM BENS CULTURAIS, .... (Carga horária: 360h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Letras. , Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA POPULAR NORDESTINA - FOLHETOS DE CORDEL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA POPULAR NORDESTINA - FOLHETOS DE CORDEL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Organização de eventos
MAYA, Ivone da Silva Ramos ; COSTA, V. M. Q. ; LUCIA HELENA . Clarice em Questão: 20 anos sem Clarice. 1997. (Festival).
Participação em eventos
SABORES, SONIDOS Y CORDEL.LEANDRO GOMES DE BARROS: A COEXISTÊNCIA DO ATOR POLÍTICO E DO POETA MEDIADOR DA MODERNIDADE. 2009. (Outra).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO CULTIURAL. 2008. (Seminário).
XII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA. OS ABECÊS DA LITERATURA DE CORDEL:A INVENÇÃO DO ALFABETO. 2008. (Congresso).
SEMINÁRIO IMPRENSA E CIDADE - Fundação Casa de Rui Barbosa.LEANDRO GOMES DE BARROS: A COEXISTÊNCIA DO ATOR POLÍTICO E DO POETA MEDIADOR DA MODERNIDADE. 2007. (Seminário).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DE CORDEL. FOLHETOS DE PAPEL: MEMÓRIA DO CORDEL. 2005. (Congresso).
XXVIII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 2004. (Encontro).
XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRÊM IO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.produção poética de LGB. 2003. (Seminário).
COLÓQUIO INTERNACIONAL DO NELIC. A FORTALEZA POÉTICA: ESTUDO DOS MARCOS DA LITERATURA DE CORDEL. 2001. (Congresso).
I ENCONTRO DE ESTUDOS DA PALAVRA CANTADA.MUSICALIDADES SUBENTENDIDAS NO MODERNISMO BRASILEIRO. 2000. (Encontro).
III FORUM DE LITERATURA BRASILEIRA DA UFRGS. A HISTORIOGRAFIA DOS FOLHETOS DE CORDEL. 2000. (Congresso).
2o. SEMINÁRIO DE POESIA; POESIA HOJE.Assaltaram a Gramática. 1999. (Seminário).
SEMINÁRIO SOBRE POESIA E IMAGEM NO INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CINEMA DA UFF.O ROTEIRO DA VIAGEM EM MÁRIO DE ANDRADE. 1999. (Seminário).
VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. PERQUIRIÇÕES EM TORNO DE JAYME OVALLE. 1998. (Congresso).
CLARICE EM QUESTÃO: 20 ANOS SEM CLARICE.O ROSTO DA CIDADE: OS SUBÚRBIOS EXISTENCIAIS. 1997. (Encontro).
VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES. 1997. (Seminário).
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA. LITERATURA DE CORDEL - PRINCIPAIS TEMÁTICAS. 1996. (Congresso).
FORUM DE IDÉIAS DA ESCOLA DE ARTES VISUAIS - PARQUE LAJE.COLONIALISMO E CULTURA BRASILEIRA. 1988. (Simpósio).
LA SOCIALITÉ - LOGIQUE DES NOUVELLES FORMES SOCIALES.LITTÉRATURE ET DÉPENDANCE CULTURELLE. 1986. (Seminário).
Participação em bancas
MAYA, Ivone da Silva Ramos; Victor Hugo Adler; ACIZELO, R. Q.. Malandragem, revolta e anarquia: marginalidade em João Ântonio, Antonio Fraga e Lima Barreto. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
MAYA, Ivone da Silva Ramos; ACIZELO, R. Q.; Luís Edmundo Bouças. O Narrador Ético: Experiência e Sabedoria nas crônicas do século XIX. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
Claudia Mattos;MAYA, Ivone da Silva Ramos. Clã do Jaboti e o Ensaio sobre a Música Brasileira: poesia, música e cultura popular na construção do projeto modernista de Mário de Andrade. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
Geysa Silva;MAYA, Ivone da Silva Ramos. Metodologia da imagem:: imagem como recurso de Ensino-aprendizagem. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Geysa Silva;MAYA, Ivone da Silva Ramos. Leituras e leitores: a magia das letras, imagens e vozes. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Geysa Silva;MAYA, Ivone da Silva Ramos. Penerando a Chuva - um estudo de identidade cultural. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COSTA, V. M. Q.;MAYA, Ivone da Silva Ramos; Consuelo Cunha Campos. A leitura na intimidade dos personagens de Machado de Assis. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
Claudia Mattos; Elizabeth Travassos;MAYA, Ivone da Silva Ramos. A palavra cantada no Vale: estudo das canções populares do Vale do Jequitinhonha. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
Affonso Romano;MAYA, Ivone da Silva Ramos; Simone Caputo; Gilberto Mendonça Telles. Emiliano Perneta: releitura de um poeta. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ACIZELO, R. Q.; Ana Lúcia de Souza Henriques; Maria Conceição Monteiro; Maria Elizabeth Chaves de Mello;MAYA, Ivone da Silva Ramos. A obstrução ao fantástico como proscrição da incerteza na literatura brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Pós - GraduaçÃo em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Lucia Helena; Monique Augras; PADILHA, L. C.; Jisé Luís Jobim;MAYA, Ivone da Silva Ramos. Fisionomias do Romantismo: Subjetividade e mal-do-século em Álvares de Azevedo e Soares de Passos. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
Luís Edmundo Bouças;MAYA, Ivone da Silva Ramos; Afonso Carlos Marques; FABIANA, A. M.; SOARES, M. A.. A fraude do narrador e as ficções dos saberes. 1993. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MAYA, Ivone da Silva Ramos. Na cumplicidade do narrador e leitor: a possível confluência entre os modos de narrar em Quincas Borba e Vanity Fair. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
MAYA, Ivone da Silva Ramos; Antonio Secchin; Ivo Barbieri; Jorge de Sá; Maria do Carmo Campos. Concurso Público de Títulos e Provas para o cargo de Prof. Adjunto de Lit. Bras.. 1998.
MAYA, Ivone da Silva Ramos; Luís Costa Lima; Erik Schollhammer. Banca Examinadora do Concurso para Prof. Adjunto de Literatura Comparada da UERJ. 1998. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Letras.
Orientou
MALANDRAGEM, REVOLTA E ANARQUIA: MARGINALIDADE EM JOÃO ANTÔNIO, ANTÔNIO; 2003; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
O Narrador Ético: Experiência e Sabedoria nas crônicas do século XIX; 2001; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
A LITERATURA BRASILEIRA NA LITERATURA DE CORDEL; 1999; Tese (Doutorado em INSTITUTO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS) - UNIVERSIDADE DE VIENA,; Coorientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
FOLHETOS DE PAPEL: MEMÓRIA DO CORDEL; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em PORTUGUÊS-FRANCÊS) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
FOLHETOS DE PAPEL: MEMÓRIA DO CORDEL; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em PORTUGUÊS-ESPANHOL) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
FOLHETOS DE PAPEL: MEMÓRIA DO CORDEL; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em PORTUGUÊS-INGLÊS) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
A VIDA NOS TRILHOS: LITERATURA, BONDE E SOCIEDADE; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em PORTUGUÊS-LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
A VIDA NOS TRILHOS: LITERATURA, BONDE E SOCIEDADE; 1997; Orientação de outra natureza; (PORTUGUÊS-LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ivone da Silva Ramos Maya;
Produções bibliográficas
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Leandro Gomes de Barros: a coexistência do ator político e do poeta mediador da modernidade. Cultura Crítica , v. 6, p. 72-78, 2008.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . ANTI-VIAJANTE QUE SOU: O CONCEITO DE VIAGEM EM MARIO DE ANDRADE. Ipotesi (UFJF) , v. 3, p. 73-88, 1999.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . CONTRA O FETICHE BRASIL: AFINIDADES ELETIVAS ENTRE CINEMA, LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS. Gragoatá (UFF) , v. 1, p. 91-97, 1999.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . O ROSTO DA CIDADE: OS SUBÚRBIOS EXISTENCIAIS. Tempo Brasileiro , v. 128, p. 37-41, 1997.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . OS SUBÚRBIOS NA LITERATURA BRASILEIRA. Ipotesi (UFJF) , v. II - 6, p. 17-21, 1978.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . O POVO DE PAPEL: A SÁTIRA POLÍTICA NA LITERATURA DE CORDEL. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2012. v. 1. 184p .
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . RECORTES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CORDEL. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008. v. 1. 303p .
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos ; IVONE MAYA . CONTRA O FETICHE BRASIL: AFINIDADES ELETIVAS ENTRE CINEMA, LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS. In: JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA ; VALDEI LOPES DE ARAÚJO (colaborador). (Org.). NENHUM BRASIL EXISTE - PEQUENA ENCICLOPÉDIA. RIO DE JANEIRO: TOPBOOKS; EDUERJ;, 2003, v. , p. 1063-1069.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . MUSICALIDADES SUBENTENDIDAS NO MODERNISMO BRASILEIRO. In: CLAUDIA NEIVA DE MATOS; ELIZABETH TRAVASSOS; FERNANDA T. DE MEDEIROS. (Org.). AO ENCONTRO DA PALAVRA CANTADA - POESIA, MÚSICA E VOZ. RIO DE JANEIRO: SETELETRAS, 2001, v. , p. 153-162.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . VERBETES DE DERRIDA. In: SILVIANO SANTIAGO. (Org.). GLOSSÁRIO DE DERRIDA. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1976, v. , p. -.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos ; NADJA PATTRESI ; PACHECO, L. R. A. . A PRODUÇÃO POÉTICA DE LEANDRO GOMES DE BARROS. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, NITERÓI - RIO DE JANEIRO. XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2003.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . MUSICALIDADES SUBENTENDIDAS NO MODERNISMO BRASILEIRO. In: I ENCONTRO DE ESTUDOS DA PALAVRA CANTADA, 2000, NITERÓI - RIO DE JANEIRO. AO ENCONTRO DA PALAVRA CANTADA - POESIA, MÚSICA E VOZ. RIO DE JANEIRO: 7 LETRAS, 2000. p. 153-162.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Assaltaram a Gramática. In: 2o. SEMINÁRIO DE POESIA; POESIA HOJE, 1999, Niterói - Rio de Janeiro. Poesia Hoje, 1999.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . O ROSTO DA CIIDADE: OS SUBÚRBIOS EXISTENCIAIS. In: CLARICE EM QUESTÃO: 20 ANOS SEM CLARICE, 1997, RIO DE JANEIRO. CLARICE EM QUESTÃO: 20 ANOS SEM CLARICE. RIO DE JANEIRO: TEMPO BRASILEIRO, 1997. v. 128. p. 37-41.
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . XII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Leandro Gomes de Barros:os "pilares" da Primeira República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Leandro Gomes de Barros: a coexistencia do ator político e do poeta mediador da modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . De Macedo a França Júnior: do moralismo doméstico ao burlesco das ruas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . A Presença da mitologia nos M\arcos da Literatura Popular Nordestina. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAYA, Ivone da Silva Ramos . A VIDA NOS TRILHOS: LITERATURA, BONDE E SOCIEDADE 1998 (ENSAIO).
Outras produções
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Folhetos de Papel: Memória do Cordel. 2004.
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Relatório Técnico para a Faperj. 2005. (Relatório de pesquisa).
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Cronistas da Cidade. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MAYA, Ivone da Silva Ramos . O poeta viaja pela Cidade. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Rio de Janeiro e suas memórias - Imagens do Rio através da Literatura - Módulo II. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Baldan, Luiza ; MAYA, Ivone da Silva Ramos . Perabé. 2015 (Texto para Exposição de Fotografia Perabé da artista plástica Luiza Baldan).
MAYA, Ivone da Silva Ramos . Salto para o Futuro / TV Escola (SEED/MEC). 2010.
Projetos de pesquisa
-
2001 - 2004
FOLHETOS DE PAPEL: MEMÓRIA DO CORDEL, Descrição: PROJETO REALIZADO COM O AUXÍLIO INSTITUCIONAL DA FAPERJ - MODALIDADE ACERVOS, CONSISTINDO NA PESQUISA E DISPONIBILIZAÇÃO NA INTERNET, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE DOIS SITES DE PESQUISA E DE BANCO DE DADOS ESPECÍFICO SOBRE A OBRA DO POETA PARAIBANO LEANDRO GOMES DE BARROS. O PROJETO É PIONEIRO NESS ÁREA DE ESTUDOS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivone da Silva Ramos Maya - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
1999 - 2002
Projeto com alunos de Graduação intitulado: A produção poética de Leandro Gomes de Barros, Descrição: Estudo da obra poética de Leandro Gomes de Barros, autor paraibano (1865-1918) considerado o fundador da Literatura de Cordel impressa e analisar seus temas preferidos, tirados da política da época ou do cotidiano, assim como sua linguagem peculiar, plena de humor e ironia.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ivone da Silva Ramos Maya - Coordenador / NADJA PATTRESI DE SOUZA - Integrante / LIÈGE RINALDI DE ASSIS PACHECO - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa / Universidade Federal Fluminense - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
1996 - 2000
A VIDA NOS TRILHOS: Literatura, Bonde e Sociedade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ivone da Silva Ramos Maya - Coordenador.
-
1996 - 1997
PROJETO COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTITULADO: OS MARCOS DA LITERATURA DE CORDEL, Descrição: ESTUDAR UM CORPUS ESPECÍFICO DA LITERATURA POPULAR NORDESTINA - OS MARCOS - QUE SE CARACTERIZAM PELA EXTENSÃO MAIOR (NÚMERO DE VERSOS) E PELA ORIGINALIDADE DO TEMA:A CRIAÇÃO, PELO POETA, DE UM REDUTO INEXPUGNÁVEL, METAFORIZADO ATRAVÉS DE CONSTRUÇÕES COMO FORTALEZAS, COLOSSOS, MUROS, CITADELAS, LAGOAS, ETC. A FIM DE SE DEFENDER DE SEUS RIVAIS, SEJAM ELES OUTROS POETAS OU CANTADORES. CONSTITUI UM DESVIO NA TEMÁTICA HABITUAL DA LITERATURA DE CORDEL E REVELAM A ASPIRAÇÃO DO POETA POPULAR EM SER EQUIPARADO A UM VERDADEIRO AUTOR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ivone da Silva Ramos Maya - Coordenador / Wander Macedo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
1986
Menção Très honorable na Tese de Doutorado em Literatura Geral e Comparada, Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle.
1977
Menção honrosa do crítico, Mário Pedrosa, na categoria Literatura e Artes Plásticas, no Salão de Verão do MAM- RJ, Museu deArte Moderna do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS. , Av. Visconde do Rio Branco s/n, 24210-200 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26212276, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de conselho editorial; parecerista ad-
2008 - 2009
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 12
2007 - 2007
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação no MBA em Gestão e Produção CulturaL, oferecido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE - e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea e do Brasil - CPDOC , lecionando a disciplina Cultura e Desenvolvimento.
2005 - 2007
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como Professor convidado no Programa de Pós-Graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, níveis de Mestrado e Doutorado, lecionando a disciplina Cultura e Desenvolvimento.
Atividades
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial do Cadernos EBAPE .br.
-
04/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
-
03/2005 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
2001 - 2004
Fundação Casa de Rui BarbosaVínculo: PESQUISADOR ASSOCIADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOUTOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora e Pesquisadora responsável pela implementação do Projeto intitulado Folhetos de Papel: Memória do Cordel, patrocinado pela Faperj, com o objetivo de analisar, fazer fichamentos, pesquisas literárias, do acervo pertencente à Instituição composto por duas coleções de folhetos de cordel - raros e antigos (incluindo-se as variantes) do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Tratando-se de um acervo a ser preservado, o objetivo maior foi digitalizar, disponibilizar em Site específico de pesquisa e criar um Banco de Dados sobre a obra, contendo indíces diversos de busca (por temas, títulos, ordem alfabética). O trabalho pode ser acessado através dos seguintes endereços eletrônicos: www.opus4.com.br/cordel; www.opus4.com.br/cordel/leandro.html ou na página da Internet da própria instituição: www.casaruibarbosa.gov.br
1992 - 2002
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV (APOSENTADO), Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1999 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Literatura Brasileira.
-
08/1996 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras.
-
03/1992 - 12/2002
Ensino, PORTUGUÊS-LITERATURA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LITERATURA BRASILEIRA DE DIVERSOS PERÍODOS DE ACORDO COM O CURRÍCULO DE LETRAS
-
01/1999
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Linhas de pesquisa
-
01/1996
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 08/2001
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RELAÇÕES FRATERNAS ENTRE LITERATURA, MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS, A SEDUÇÃO TRANSOCEANICA CONTRA NOSSA MENTALIDADE TELÚRICA, DEPENDÊNCIA CULTURAL E NACIONALISMO: JOAQUIM NABUCO, FOLHETINISTAS, CRONISTAS NA METADE DO SÉCULO XIX: A CONSTRUÇÃO DA METRÓPOLE-METÁFORA, AS DUAS FASES DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO: DO MORALISMO DOMÉSTICO AO BURLESCO DA RUA, A FORTALEZA POÉTICA: ESTUDOS DOS MARCOS DA LITERATURA POPULAR NORDESTINA
-
03/1998 - 03/2000
Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Cargo ou função, Sub-Coordenadora do Setor de Literatura Brasileira.
-
03/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DE UNIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Brasileira.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, .,Cargo ou função, Membro da Banca de elaboração da prova de Monitoria em Literatura Brasileira.
-
12/1994 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE LETRAS.,Atividade realizada, Correção de Provas discursivas do Vestibular da UFF e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
-
03/1977 - 12/1978
Conselhos, Comissões e Consultoria, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, .,Cargo ou função, CONSULTORA PARA A ELABORAÇÃO DE CADERNOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA E LITERATURA.
1979 - 1980
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1979 - 08/1980
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia
1978 - 1979
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1978 - 12/1979
Ensino, Poesia brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poesia moderna brasileira
1978 - 1979
Escola de Artes Visuais do Departamento de Cultura do Rio de JaneiroVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1978 - 12/1979
Ensino, HISTÓRIA DA ARTE, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia das Artes Visuais
-
03/1978 - 12/1979
Ensino, HISTÓRIA DA ARTE, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia das Artes Visuais
1978 - 1978
Faculdade de Educação JacobinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1978 - 12/1978
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1976 - 1976
Faculdade do Centro Unificado ProfissionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1976 - 12/1976
Ensino, Semiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia
1975 - 1977
Centro Educacional de NiteroiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
09/1975 - 02/1977
Ensino, Formação de Professores de Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia das Artes visuais brasileiras
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ivone da Silva Ramos Maya e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?