Edylene Daniel Severiano
Pesquisadora de Estudos Japoneses e Asiáticos, atuando junto aos ELONihon (Letras-UERJ); Grupo de Pesquisa ?Pensamento japonês: princípios e desdobramentos?, no Grupo de trabalho ?Vocabulário de Estética Japonesa? (Letras-USP); e Laboratório IDEA (ECO-UFRJ).
Atualmente é doutoranda do PPGCOM-UFF, onde se dedica à pesquisa sobre os produtos midiáticos japoneses de animação (anime) e seus impactos na construção de subjetividade e identidade de fãs negros.
Mestra em Teoria Literária pelo PPGCL-UFRJ, dedicando-se à pesquisa sobre o cinema de Akira Kurosawa, com a dissertação: No limite e no limiar: a re-apresentação da apoteose da simulação em Hachigatsu no Kyshikyoku ? prelúdios para um agora.
Licenciatura em Letras Português-Literaturas pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ) ? 2016.
Bacharela em Letras Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ) ? 2016.
.Bacharela em Ciências Econômicas pelo Instituto de Ciência Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICHS-UFRRJ) ? 2010.
No campo técnico/editorial
É Diretora Científica do Selo CaminhoS de Estudos Asiáticos, na Desalinho Publicações.
É fundadora e CEO da Entre Letras Consultoria textual e edições.
É revisora dos periódicos C-Legenda e Contracampo, pertencentes, respectivamente, às Faculdades de Cinema e Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Informações coletadas do Lattes em 19/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Comunicação
2020 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Afonso de Albuquerque. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Japoneses. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Contemporâneos.
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: No limite e no limiar: a re-apresentação da apoteose da simulação em Hachigatsu no Kyshikyoku ? prelúdios para um agora, Ano de Obtenção: 2018
Ricardo Pinto de Souza.Coorientador: Janete da Silva Oliveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cultura Japonesa; Cinema; Crítica; Literatura; Filosofia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Interpretação Cinematográfica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa
2007 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa
2007 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Graduação em Ciências Econômicas
2006 - 2010
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O Desenvolvimento Econômico e a Variável Educação: A Produção do Conhecimento na pauta Desenvolvimentista Brasileira
Orientador: DANIEL RIBEIRO DE OLIVEIRA
Formação complementar
2017 - 2017
KINOFILOSOFIA: DELEUZE E A CRISE DA IMAGEM-AÇÃO. (Carga horária: 20h). , Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
2017 - 2017
Analisando o audiovisual japonês - semiótica de mídia e animação japonesa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
Sonho e realidade: o cinema de Satoshi Kon. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Transtornos de Aprendizagem e suas implicações na dinâmica escolar. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2012
Curso de Japonês. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Costumes e Tradições em 12 meses no Japão. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Elaboração de Projetos Comunitários. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em "Introdução à Cultura Brasileira". (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Japoneses.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídia, Cultura e Produção de Sentido.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Contemporâneos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Culturais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria Literária.
Organização de eventos
SEVERIANO, E. D. ; Pinheiro, C. ; Bueno, A ; Faria, P. ; Tavares, C. . 1ª Semana de Estudos Asiáticos. 2019. (Congresso).
RODRIGUES, P. B. ; ALKIMIN, M. ; SEVERIANO, E. D. ; AROSA, G. . Kafkiana - 1 encontro de pesquisadores de Franz Kafka. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro Discente de Estudos Japoneses (EDEJAP) 2022.Marga, Tao e Dô: tecendo encruzilhadas. 2022. (Encontro).
XIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil | XXVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2021. (Congresso).
XIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil | XXVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. O ANIME COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE "MUNDO". 2021. (Congresso).
I Seminário AnimaMídia. 2020. (Seminário).
1ª Semana de Estudos Asiáticos.Caminhos e percalços - os desafios na publicação de estudos asiáticos no contexto Fluminense. 2019. (Outra).
IX Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura de Língua Japonesa. 2017. (Encontro).
Minicurso Analisando o audiovisual japonês - semiótica de mídia e animação japonesa. 2017. (Outra).
7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Editoração do Periódico Ciências & Cognição e Produção de Materiais Instrucionais para Difusão Científica. 2016. (Congresso).
7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. VII Semana do Cérebro no Rio de Janeiro: Uma mente sã num corpo são. 2016. (Congresso).
Minicurso: Sonho e realidade: o cinema de Satoshi Kon. 2016. (Outra).
VIII Encontro sobre Língua Literatura e Cultura de Língua Japonesa. 2016. (Encontro).
XI Encontro de Letras Orientais e Eslavas - Olhares Plurais. 2016. (Encontro).
'Dia do Cérebro' no Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II - Projeto de Extensão Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (PR-5/UFRJ - SIGMA #18292).Narrativas e criatividade - contando histórias. 2015. (Oficina).
"Dia do Cérebro" no CIEP 382 Aspirante Francisco Mega - Projeto de Extensão Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (PR-5/UFRJ - SIGMA #18292).Narrativas e criatividade - contando histórias. 2015. (Oficina).
"Dia do Cérebro" no CIEP Brizolão Municipalizado Henrique de Souza Filho ? Henfil 015 - Projeto de Extensão Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (PR-5/UFRJ - SIGMA #18292).Origami e simetria. 2015. (Oficina).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ - Museu Itinerante de Neurociências/Clube de Arte+Ciência.Narrativa: O Aspecto Cognitivo na Narrativa: A Comunicabilidade para Além das Simples Palavras. 2015. (Oficina).
Seminário de Estudos "A Cidade e as Artes". 2015. (Seminário).
VII Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa (APLJERJ). 2015. (Encontro).
VI Semana do Cérebro:Fazendo Arte com o Cérebro (CeC-NuDCEN).Narrativas e criatividade - contando histórias. 2015. (Oficina).
?Dia do Cérebro? na Escola Stella Maris - Projeto de Extensão Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (PR-5/UFRJ - SIGMA #18292).Aprendizagem e performance motor. 2014. (Oficina).
?Dia do Cérebro? no Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa - Projeto de Extensão Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (PR-5/UFRJ - SIGMA #18292).Aprendizagem e performance motor. 2014. (Oficina).
11 Congresso de Extensão da UFRJ. O Trabalho de Editoração na Divulgação das Neurociências no Periódico Ciências & Cognição. 2014. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ.Museu Itinerante de Neurociências/Clube de Arte+ciência. 2014. (Oficina).
XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa (XXIII ENPULLCJ) e X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (X CIEJB). 2014. (Congresso).
I Encontro Latino Americano de Teatro (FL-UFRJ e Instituto Augusto Boal). 2013. (Encontro).
V Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa (APLJERJ). 2012. (Encontro).
XXII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa" e " IX Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil: 'Brasil e Japão: Pós-Modernidade e Novas Perspectivas'". 2012. (Congresso).
Palestra: A Cultura Japonesa e o Arrozal: concepção da captura através da captura de peixes e patos (selvagens) no arrozal - UFRJ). 2011. (Outra).
5 Seminário do Mês do Japão - Japão: Tradição e Modernização (APLJERJ). 2010. (Seminário).
I Colóquio de Política Nacional e Internacional - UFRJ. 2010. (Outra).
Intercâmbio Cultural coma Escola Japonesa.Intercâmbio Cultural coma Escola Japonesa. 2010. (Encontro).
Ciclo de Debates - "Universidade, Crise e Campo Brasileiro" - "Universidade e Mercado de Trabalho" - UFRRJ. 2009. (Encontro).
Ciclo de Debates Universidade, Crise e Campo Brasileiro -."Produzindo conhecimento: Visita Técnica à Escola Nacional Florestan Fernandes - SP" - Agronegócio versus Agricultura Familiar. 2009. (Outra).
Ciclo de Debates - Universidade, Crise e Campo Brasileiro - Crise Econômica e Agricultura Brasileira. 2009. (Encontro).
Seminário Diálogos sobre Walter Benjamin - UFRRJ. 2009. (Seminário).
Semana Acadêmica de Economia - UFRRJ. 2007. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu - "Educação Cidadã para uma Cidade Educadora". 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SEVERIANO, E. D. . O Não Dito: Silêncios e Falas em 'Confissões', de Kanae Minato. In: Janete Oliveira e Edylene Severiano. (Org.). O Japão entre linhas e telas: interfaces entre Cinema e Literatura. 1ed.São João de Meriti: Desalinho Publicações, 2019, v. 1, p. 8-208.
-
SEVERIANO, E. D. . Passageiros da cidade: o homem e a cidade na crônica de Álvaro Moreyra. In: Luciana Marino do Nascimento. (Org.). Passageiros da cidade: o homem e a cidade na crônica de Álvaro Moreyra. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. I, p. 44-47.
-
SEVERIANO, E. D. . DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA COMO PARTE DO MUNDO ?GRANDE, BAGUNÇADO E SUJO NO QUAL RAÇA IMPORTA?: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA NEGRA NOS ESPAÇOS FORMAIS DE PENSAMENTO. Geledes, Rio de Janeiro, p. 1 - 17, 31 ago. 2017.
-
SEVERIANO, E. D. . O EXTEMPORÂNEO NO AGORA=AQUI ? UMA LEITURA SOBRE O TEMPO EM AME AGARU. In: XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (CIEJB) / XXV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa (ENPULLCJ), 2018, Campinas, SP. Estudos Japoneses: singularidades e novos rumos. Campinas, SP: Labour Editora, 2018. v. 1. p. 22.
-
SEVERIANO, E. D. . No limite e no limiar ? O hiper-real no cinema de Akira Kurosawa. In: XXI Encontro Socine, 2017, João Pessoa. XXI Encontro Socine: o estado da crítica. São Paulo: Socine, 2017. v. 1. p. 14-748.
-
SEVERIANO, E. D. . Os estudos japoneses e asiáticos no Brasil e a necessidade de olhos atentos na contemporaneidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OKABAYASHI, H. K. O. ; SEVERIANO, E. D. . O ?Perigo amarelo? nos dias atuais: Desafios editoriais para pensar a identidade amarela brasileira. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SEVERIANO, E. D. . Marga, Taoe Dô: tecendo encruzilhadas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SEVERIANO, E. D. . Caminhos e percalços - os desafios na publicação de estudos asiáticos no contexto Fluminense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, J. S. ; SEVERIANO, E. D. . 20 anos sem Akira Kurosawa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SEVERIANO, E. D. . Kurosawa, Deleuze e Cabrera e um cinema que pensa: uma leitura de rapsódia em agosto e do nuclear. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEVERIANO, E. D. . No limite e no limiar - o hiper-real em Rapsódia em agosto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEVERIANO, E. D. . Yume o mita - O Mythos na película Sonhos de Akira Kurosawa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SEVERIANO, E. D. . No limite e no limiar ? o hiper-real e a cultura aleatória em Rapsódia em agosto e Sonhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEVERIANO, E. D. . No limite e no limiar: o hiper-real no cinema de Akira Kurosawa1. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, G. A. ; SEVERIANO, E. D. ; ROSSO, D. ; SHOLL-FRANCO, A. ; ALMEIDA, C. E. J. C. C. . O Trabalho de Editoração na Divulgação das Neurociências no Periódico Ciências & Cognição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDINO, A, C, A ; CARVALHO, M. T. ; LOUREIRO, R. ; REIS, E. C. ; SEVERIANO, E. D. . ECOPONTO: Resíduo Sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SEVERIANO, E. D. . Entrevista com Edylene Severiano. Londrina: Prajna - Revista de Culturas Orientais, 2024 (Entrevista).
Outras produções
SEVERIANO, E. D. . Assessoria técnica Administrativo e Financeira. 2021.
SEVERIANO, E. D. . Assessoria técnica Administrativo e Financeira. 2020.
SEVERIANO, E. D. ; OLIVEIRA, J. S. . Conceitos que nos definem questionados em 'Antes que tudo desapareça?. 2023.
SEVERIANO, E. D. ; OLIVEIRA, J. S. . Paternidade e maternidade em cheque em 'Usagi Drop?. 2023.
SEVERIANO, E. D. . Observatório Kurosawa. 2017; Tema: Cinema de Akira Kurosawa. (Blog).
SEVERIANO, E. D. ; OKABAYASHI, H. K. O. . O ?Perigo amarelo? nos dias atuais: Desafios editoriais para pensar a identidade amarela brasileira. 2023. (Editoração/Livro).
PIMENTEL, J. ; MARTINS, T. ; SEVERIANO, E. D. . O Natyasastra. 2021. (Editoração/Livro).
SANTOS, Ludmilla ; SEVERIANO, E. D. . Noah: Desvendando o TDAH. 2021. (Editoração/Livro).
SEVERIANO, E. D. ; OLIVEIRA, J. S. ; OKAMOTO, M. S. ; NAGAE, N. H. . O Japão entre linhas e telas: interfaces entre Cinema e Literatura. 2019. (Editoração/Livro).
CAMPOS, C. ; SILVA, C. ; RODRIGUES, P. B. ; SEVERIANO, E. D. . Corrupção, crimes e cries na Antiguidade. 2018. (Editoração/Livro).
LIMA, L. A. ; RODRIGUES, P. B. ; SEVERIANO, E. D. . Pedivela pede rua. 2018. (Editoração/Livro).
MOTTA JUNIOR, E. ; SEVERIANO, E. D. ; RODRIGUES, P. B. . As quatro interegridades: manual de procedimentos para o restauro. 2018. (Editoração/Livro).
SOARES, M. L. ; RODRIGUES, P. B. ; SEVERIANO, E. D. . IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro: Conservação-Restauração: a unidade na transdisciplinaridade.. 2018. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Grupo de Pesquisa Pensamento Japonês: princípios e desdobramentos, Descrição: O Grupo de Pesquisa Pensamento Japonês: princípios e desdobramentos pretende contribuir com a divulgação dos estudos relativos à área de investigação conhecida como pensamento japonês (Nihon shisô, Japanese thought) praticamente intocada de forma direta no âmbito acadêmico brasileiro, explorando uma vastíssima produção bibliográfica em língua japonesa, sem menosprezar os estudos antecedentes desenvolvidos em outras línguas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edylene Daniel Severiano - Integrante / Neide Hissae Nagae - Coordenador / Diogo César Porto da Silva - Integrante.
Prêmios
2011
Certificado de Proficiência em Língua Japonesa - Nível 5, The Japan Foundation & Japan Educacional Exchanges and Services.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPVínculo: , Enquadramento Funcional:
2019 - Atual
Laboratório de Estudos Midiáticos JaponesesVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora livre, Carga horária: 10
2018 - Atual
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador do IDEA, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Livre), Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação no campo dos Estudos Contemporâneos, com ênfase no pensamento asiático, principalmente, japonês, e as falas que esses oferecem ao contemporâneo e suas questões.
2018 - Atual
Selo CaminhoS de Estudos AsiáticosVínculo: Fundadora&Diretora Científica, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20
Outras informações:
Selo Independente dedicado à publicação de Estudos Asiáticos.
2018 - 2019
Educação e Cidadania de Afrodescendentes e CarentesVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora de Literatura Brasileira e Lusófonas
2008 - 2011
Educação e Cidadania de Afrodescendentes e CarentesVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuação no Núcleo de Pré-vestibular Comunitário Padre José Maurício, como professora de Cultura e Cidadania, filiado a EDUCAFRO.
2019 - 2020
Desalinho PublicaçõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora científica do Selo CaminhoS, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora científica do Selo CaminhoS de Estudos Asiáticos
2018 - 2019
Desalinho PublicaçõesVínculo: Editora-executiva, Enquadramento Funcional: Editora-executiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Editora-executiva
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mestrado em Teoria Literária, com foco no Pensamento Japonês e no Cinema de Akira Kurosawa
2014 - 2016
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação artística e Cultural, Carga horária: 20
Outras informações:
Periódico Ciencias&Cognição:O periódico Ciências & Cognição (Cien. Cogn.) é a publicação científica oficial da Organização Ciências e Cognição (OCC) e Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência (CeC-NuDCEN, da UFRJ). Seu foco é o estudo da cognição e seus processos, a partir do olhar interdisciplinar estabelecendo um diálogo acadêmico entre as chamadas Ciências Cognitivas. Possui índice h5 = 6; Mediana h5 = 7 (https://goo.gl/fvdgn3).
Museu Itinerante de Neurociências: O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN) foi criado em novembro de 2009, através da parceria entre a Organização Ciências e Cognição (uma ONG) e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ). Esta é uma iniciativa focada na promoção da alfabetização e difusão científica, que envolve atividades como o Laboratório Aberto de Práticas, palestras, exposições, dentre outras.
Entre os anos de 2010 e 2016 o Projeto atendeu um total de aproximadamente 39.700 participantes entre crianças, jovens e adultos. Até o mês de agosto deste ano (2017) o público já somava aproximadamente 4.000 participantes. Esse total incluiu também os visitantes da ?Semana do Cérebro?, atividade organizada anualmente no mês de março, no campus da UFRJ, que em sua 8ª edição contabilizou 1.450 visitantes.
2013 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 25
Outras informações:
Tutor a distância no Curso de Qualificação em Tecnologia Digital - Aluno Integrado, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edylene Daniel Severiano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?