Juliane Borralho de Andrade
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual do Maranhão (1992), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (1999). Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Maranhão e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área das Ciências Agrárias, com ênfase em Fotointerpretação e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, fotointerpretação, meio ambiente, uso da terra e sensoriamento remoto.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia
2007 - 2011
Universidade Federal da Paraíba
Título: Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra do municipio de Anapurus - MA
Albericio Andrade. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fotointerpretação e Geoprocessamento / Especialidade: Sensoriamento Remoto. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS / Especialidade: Áreas Degradadas. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal.
Mestrado em Ciência do Solo
1996 - 1999
Universidade Federal do Ceará
Título: Análise espaço-temporal do uso da terra em parte do semi-árido cearense.,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Teógenes Senna de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sensoriamento remoto; fotointerpretação; uso da terra.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Urbano.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fotointerpretação e Geoprocessamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Impacto Ambiental.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fotointerpretação e Geoprocessamento/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Participação em eventos
Curso Transformações radiométricas aplicado ao estudo da vegetação. 2009. (Outra).
XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Mudança da cobertura vegetal do municipio de Buriti-MA nos anos de 2000 e 2007: uma abordagem com o uso de geotecnologia.. 2009. (Simpósio).
XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Monitoramento dos focos de incêndios na Mesorregião Oeste do Estado do Maranhão. 2009. (Simpósio).
XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal no municipio de Brejo, MA: comparação de imagens CCD/CBERS-2 e MODIS/TERRA. 2009. (Simpósio).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Uso de Geotecnologias no estudo da mudança da cobertura vegetal e uso do solo no Estado do Maranhão.. 2009. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Geotecnologias no estudo da cobertura vegetal e uso do solo às margens do curso médio do Rio Itapecuru, MA.. 2009. (Congresso).
Congresso de Ecologia. Educação Ambiental promovendo o Desenvolvimento Sustentável em Escola de Rede Pública - Liceu Maranhense.. 2008. (Congresso).
Curso de Procedimentos do Sistema de Informação de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano - SISÁGUA.Sistema de Informação Geográfica - SISÁGUA. 2008. (Outra).
Curso de Recuperação de Áreas Degradadas.Uso do Sensoriamento Remoto como ferramenta para identificação de áreas alteradas e identificação de formações vegetais. 2008. (Outra).
Curso sobre Transformações Radiométricas de Dados Orbitais. 2008. (Outra).
XX Seminário de Iniciação Científica da Universidadde Estadual do Maranhão.Monitoramento do Focos de Incêndio no Estado do Maranhão. 2008. (Seminário).
: Multifeiras Informática, Educação, Saúde, Indústria e Comércio.Geoprocessamento na Agricultura. 2007. (Outra).
I Seminário Estadual sobre semi-árido e preservação à desertificação. 2007. (Seminário).
XIII Simposio Brasieliro de Sensoriamento Remoto.Uso de imagens CBERS-2 na delimitação das áreas de ocupação dos solos no município de Tasso Fragoso-MA.. 2007. (Simpósio).
XIII Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Identificação de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-MA utilizando imagens CBERS-2.. 2007. (Simpósio).
XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão.Análise de viabilidade da utilização de imagens MODIS para previsão da safra da Soja na região Sul do Maranhão.. 2005. (Seminário).
XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão.Estimativa de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-MA, atraves de dados do satélite CBERS-2.. 2005. (Seminário).
Geotecnologia GPS aplicada à Nova Lei de Registros de Imóveis Rurais. 2003. (Outra).
XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão.Modelo para o gerenciamento dos sistemas de limpeza urbana, utilizando técnicas de geoprocessamento.. 2003. (Seminário).
Curso de Elaboração e análise de Projetos. 2000. (Outra).
Workshop Nacional sobre Cadastro Rural e Geoprocessamento. 1998. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, J. B.; PINHEIRO, J.S; SERRA, O.R. Uso de informações técnicas do feijão guandu (Cajanus Cajan) com vista ao seu uso em recuperação de áreas degradadas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PINHEIRO, J.S;ANDRADE, J. B.; SERRA, O.R. Determinação da composição do Guandu (cajanus cajan (L.) millsp) na fase de amadurecimento da vagens.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SANTOS, O. M.;ANDRADE, J. B.. Caracterização da situação legal do uso das terras em parte da APA Upaon-Açu/Miritiba/Alto Preguiças.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, A.E;ANDRADE, J. B.. .Levantamento e caracterização da arborização nas áreas verdes tombadas como Patrimônio Cultural Material da Humanidade do Centro da Cidade de São Luís. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, A.E; ARAUJO, E.P.;ANDRADE, J. B.. Avaliação da arborização na Universidade Estadual do Maranhão, CAMPUS São Luis-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA NETO, R. N.;ANDRADE, J. B.. Dinamica erosiva de meandros no Baixo Curso do Rio Mearim no Estado do Maranhao. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Ceuma.
ROCHA, A.E;ANDRADE, J. B.; SANTOS, R. V. C.. Indicadores ambientais em agrofloresta de manejo na agricultura familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, A.E;ANDRADE, J. B.. Levantamento da estrutura de vegetação secundária pós-queima na Amazônia Legal Maranhense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; PINHEIRO,D.C; SILVA, S. L. O.. Análise Multitemporal da cobertura vegetal do municipio de São Raimundo das Mangabeiras - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; SOUZA, C.S; PINHEIRO,D.C. Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal do município de Brejo-MA: comparação entre imagens CBERS e MODIS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; FILHO, J.F.C; PINHEIRO,D.C. Mudança da cobertura vegetal do município de Buriti-MA, nos anos de 2000 e 2007: uma abordagem com o uso de geotecnologias.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; PINHEIRO,D.C; FILHO, J.F.C. Eficiência do Sensor MODIS/TERRA na estimativa de áreas para produção agrícola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
DINIZ, E.S.;ANDRADE, J. B.. Uso de geotecnologias como subsídio à identificação dos Polos Agrícolas da Ilha do Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - UEMA.
ANDRADE, J. B.; FILHO, J.F.C; PINHEIRO,D.C. Monitoramento dos focos de incêndios na Microrregião do Pindaré - MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; FILHO, J.F.C; PINHEIRO,D.C. Uso de geotecnologias no estudo da mudança na cobertura vegetal do município de Brejo ? Ma.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; BATISTA, L.M.R; FILHO, J.F.C. Uso de imagens CBERS-2 na delimitação das áreas de ocupação dos solos no município de Tasso Fragoso-MA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.SILVA, F.B.; FILHO, J.F.C. Estudo da cobertura vegetal às margens do curso médio do Rio Itapecuru, utilizando-se imagens do satélite CBERS-2.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
COELHO, G. T. F.;ANDRADE, J. B.. Um caso de degradação ambiental: Bacia do Rio Paciência ? São Luis ?MA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - UEMA.
RODRIGUES, Z.M.R;ANDRADE, J. B.. A distribuição espacial da dengue hemorrágica em São Luis-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z.M.R;ANDRADE, J. B.. Geoprocessamento e Saúde: distribuição espacial da esquistossomose mensori em São Luis-MA no período de 1997 a 2004.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; MONTEIRO, J.R.A; FILHO, J.F.C. Estimativa de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-MA, através dos dados do satélite CBERS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; BATISTA, L.M.R; PINHEIRO,D.C. Estudo da viabilidade da utilização de imagens do satélite EOS-TERRA associadas a dados climáticos para o monitoramento ambiental e agrícola na região Sul do Maranhão.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BATISTA, L.M.R; FILHO, J.F.C;ANDRADE, J. B.. Monitoramento das alterações da cobertura natural do município de Balsas-MA: uso de imagens e técnicas de geoprocessamento.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
FILHO, J.F.C; LOPES, J.R;ANDRADE, J. B.. Avaliação dos impactos ambientais ao sudoeste do município de Balsas-MA, utilizando técnicas de Geoprocessamento.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, J.R; BATISTA, L.M.R;ANDRADE, J. B.. Análise espaço-temporal da ação antrópica na cobertura vegetal: curso Baixo do Rio Itapecuru abrangendo os municípios de Pirapemas, Coroatá e Timbiras.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.. Processo Seletivo de Monitoria. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.. Processo Seletivo de Monitoria. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; SILVA, J. J. M.; MENEZES, R. H. N.. Processo seletivo de Monitoria. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.; FONSECA, J. G. B. G.; OLIVEIRA, C. M. M.. Processo Seletivo de Monitoria. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, J. B.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
ARAUJO, A. M. S.;ANDRADE, J. B.; DIAS, A. S.. Processo Seletivo de Monitoria. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
Comissão julgadora das bancas
MOTA, F. O. B.; OLIVEIRA, Teógenes Senna de; OLIVEIRA, Maurício de. Análise epaço-temporal do uso da terra em parte do semi-árido cearense. 1999. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal do Ceará.
MENEZES, R. H. N.; muniz, F. H. Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra no município de Anapurus-MA. 2011. Tese (Doutorado em Engenhari a agronômica) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, A. P.FERNANDES, Pedro DantasSOUTO, J. S.SILVA, IVANDRO DE FRANÇA DA; BRUNO, Riselane Lucena Alcantara. Revitalização e conservação da mata ciliar do rio Preguiças, Barreirinhas - MA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, Alberício Pereira deFERNANDES, P. D.SOUTO, J. S.SILVA, Ivandro de França da; BRUNO, R. L. A.. REVITALIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO PREGUIÇAS, BARREIRINHAS-MA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, A.P.; MENEZES, R. H. N.; MUNIZ, F. H.;BRUNO, R. L. A.. Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra do município de Anapurus. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, A.P.; FERNANDES, P. D.; SOUTO, J. S.; SILVA, I. F.;BRUNO, R. L. A.. Revitalização e conservação da mata ciliar no Rio Preguiça, Barreirinhas, MA.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, A. P.; BRUNO, R. L. A.;MUNIZ, F. H.; MENEZES, R. H. N.. Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra no município de Anapurus - MA. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, A. P. de; MENEZES, R. H. N. de; MUNIZ, F. H.;BRUNO, R. L. A.. Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra do município de Anapurus ? MA. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, A. P. deFERNANDES, P. D.SOUTO, J. S.SILVA, I. F.BRUNO, R. L. A.. Revitalização e conservação da mata ciliar no Rio Preguiça, Barreirinhas, MA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, Alberício Pereira deFERNANDES, P. D.SOUTO, Jacob Silva; SILVA, Ivandro de França da;Bruno, Riselane de Lucena Alcântara. Revitalização e conservação da mata ciliar no Rio Preguiça, Barreirinhas, MA.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
Análise multitemporal da cobertura vegetal do município de São Raimundo das Mangabeiras,MA; ; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Educação ambiental promovendo o Desenvolvimento Sustentável em Escola de Rede Pública - Liceu Maranhense (continuação); Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA, PIBEX ? PROEXAE ? UEMA; ; (Orientador);
Dinâmica do uso e cobertura do solo em áreas do Cerrado Maranhense, utilizando imagens Landsat-TM5; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - UEMA, Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Eficiência do sensoriamento remoto orbital por satélite na detecção e monitoramento de queimadas e incêndios florestais; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Oficiais - Bombeiro Militar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Análise Multitemporal da cobertura vegetal do municpio de São Raimundo das Mangabeiras-MA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Mudança da cobertura vegetal do município de Buriti - MA nos anos de 2000 e 2007: uma abordagem com o uso de geotecnologias; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal do município de Brejo, MA: comparação de imagens CBERS e MODIS; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Uso de geotecnologias como subsídio à identificação dos pólos agrícolas da Ilha do Maranhão; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Monitoramento dos focos de incêndio na Microrregião do Pindaré, MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Eficiência do Sensor MODIS/TERRA na estimativa de áreas para produção agrícola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Uso de Geotecnologias no estudo da mudança na cobertura vegetal do município de Brejo-MA, entre os anos de 1990 - 2007; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Um caso de degradação ambiental: Bacia do Rio Paciência ? São Luis ?MA; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Estudo da cobertura vegetal às margens do curso Médio do Rio Itapecuru, utilizando-se imagens do satélite CBERS-2; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Uso de imagens CBERS-2 na delimitação das áreas de ocupação dos solos no município de Tasso Fragoso-MA; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Estimativa de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-Ma, através de dados do satélite CBERS; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
A distribuição espacial da dengue hemorrágica em São Luis ? MA; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Estudo de viabilidade da utilização de imagens do satélite EOS ? TERRA associadas a dados climáticos para o monitoramento ambiental e agrícola na região sul do Maranhão; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Geoprocessamento e Saúde: distribuição espacial da esquistossomose mensori em São Luis-MA no período de 1997 a 2004; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Monitoramento das alterações da cobertura natural do município de Balsas: uso de imagens e técnicas de geoprocessamento; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Análise espaço temporal da ação antrópica na cobertura vegetal: curso baixo do rio Itapecuru abrangendo os municípios de Pirapemas, Coroatá e Timbiras-MA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Avaliação dos impactos ambientais ao sudoeste do município de Balsas-MA, utilizando técnicas de Geoprocessamento; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Educação Ambiental promovendo o Desenvolvimento Sustentável em Escola de Rede Pública - Liceu Maranhense; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, PIBEX ? PROEXAE ? UEMA; ; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Monitoramento dos focos de incêndio no Estado do Maranhão; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UEMA, PIBIC/UEMA; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Modelo para o gerenciamento dos sistemas de limpeza urbana, utilizando técnicas de geoprocessamento; ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Analise Multitemporal do uso e cobertura do solo na Ilha do Maranhão; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Analise Multitemporal do uso e cobertura do município de Imperatriz-MA; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Juliane Borralho de Andrade;
Foi orientado por
Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra do município de Anapurus ? MA; 2011; Tese (Doutorado em Agronomia) - Univesrsidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Kallianna Dantas Araujo;
Distribuição espacial e temporal da cobertura vegetal e uso da terra do município de Anapurus ? MA; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Alberício Pereira de Andrade;
Análise espaço-temporal do uso da terra em parte do semi-árido cearense; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Teogenes Senna de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Estudo de viabilidade da utilização de imagens do satélite EOS-TERRA associadas a dados climáticos para o monitoramento ambiental e agrícola na região Sul do Maranhão. Pesquisa em Foco , v. 14, p. 37-44, 2006.
-
ANDRADE, J. B. ; OLIVEIRA, T.S . Análise espaço-temporal do uso da terra em parte do semi-árido cearense.. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v. 28, p. 393, 2003.
-
REGO, C. A. R. M. ; TEJEDOR, T. R. H. ; MARTIN, E. P. ; ANDRADE, J. B. ; HERRERA, J. C. L. . STUDY SPACE-TEMPORAL OF SÃO LUIS (UPAON-AÇU) ISLAND: DOCUMENTATION AND ANALYSIS OF LANDSCAPE AND CULTURAL HERITAGE.. In: XXV International Conference on Graphics Engineering, 2015, San Sebastián - Donostia. Livro de Actas del XXV International Conference on Graphics Engineering, 2015. p. 105-115.
-
ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; AMORIM, F. C. ; HERRERA, J. L. . MULTITEMPORAL STUDY OF THE USE AND LAND COVER IN THE MUNICIPALITY OF URBANO SANTOS, MA. In: XXV International Conference on Graphics Engineering, 2015, San Sebastián- Donostia. . Livro de Actas del XXV International Conference on Graphics Engineering, 2015. p. 163-168.
-
ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; AMORIM, F. C. ; HERRERA, J. L. . MULTITEMPORAL ANALYSIS OF THE USE AND LAND COVER IN ISLAND OF MARANHÃO. In: XXV International Conference on Graphics Engineering, 2015, San Sebastián - Donostia. . Livro de Actas del XXV International Conference on Graphics Engineering., 2015. p. 186-191.
-
AMORIM, F. C. ; ANDRADE, J. B. ; CARVALHO, A. O. ; PINHEIRO,D.C ; REGO, C. A. R. M. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO NA ILHA DO MARANHÃO. In: I Seminário Internacional sobre Territórios, Paisagens e suas dinâmicas, 2014, Sao Luis. Territórios, Paisagens e suas dinâmicas.. São Luís: EDUEMA, 2014. v. 1. p. 404-415.
-
MARINHO, T. R. S. ; ANDRADE, J. B. ; CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. . USO DE SIG?S NO ESTUDO DA EXPANSÃO AGRÍCOLA E MUDANÇA DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE MATA ROMA - MA. In: : I Seminário Internacional sobre Territórios, Paisagens e suas dinâmicas, 2014, Sao Luis. Territórios, Paisagens e suas dinâmicas.. São Luís: EDUEMA, 2014. v. 1. p. 392-404.
-
CARVALHO, A. O. ; ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL E USO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE ANAPURUS - MA. In: I Seminário Internacional sobre Territórios, Paisagens e suas dinâmicas,, 2014, Sao Luis. Territórios, Paisagens e suas dinâmicas.. São Luís: EDUEMA, 2014. v. 1. p. 266-280.
-
ANDRADE, J. B. ; CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. ; DIAS, C. W. ; MARINHO, T. R. S. ; BRITO, D.R.B . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL E USO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE ANAPURUS - MA... In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 3013. v. 16. p. 7376-7381.
-
BRITO, D.R.B ; ANDRADE, J. B. ; FILHO, J.F.C ; CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. ; DIAS, C. W. ; MARINHO, T. R. S. . ESTUDO DA ALTERAÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO NO CENTRO OESTE MARANHENSE ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2011. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2013, Foz do Iguaçu. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013. v. 16. p. 7186-7191.
-
CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. ; COSTA, B. P. ; CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; BRAGA, C. L. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA O CULTIVO DA MAMONA (Ricinus communis L.) NO ESTADO DO MARANHÃO.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
REGO, C. A. R. M. ; COSTA, B. P. ; CARVALHO, A. O. ; CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; BRAGA, C. L. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA O CULTIVO DA CANA-DE-ACUÇAR (Saccharum officinarum L.) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
COSTA, B. P. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; BRAGA, C. L. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA O CULTIVO DO CAJU (Anacardium occidentale l.) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; COSTA, B. P. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. ; BRAGA, C. L. . CALENDÁRIO AGRÍCOLA PARA A CULTURA DA SOJA (GLYCINE MAX L) NA REGIÃO HOMOGÊNEA R3 NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
REGO, C. A. R. M. ; COSTA, B. P. ; CARVALHO, A. O. ; CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; BRAGA, C. L. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA O CULTIVO DO ABACAXI (Ananas comosus (L.) Merril) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; COSTA, B. P. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. ; BRAGA, C. L. . CARACTERIZAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DA REGIÃO HOMOGÊNEA R3 NO ESTADO DO MARANHÃO PARA A CULTURA DA SOJA (GLYCINE MAX L). In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. ; COSTA, B. P. ; CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; BRAGA, C. L. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA O CULTIVO BANANA (Musa spp.) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
CRUZ, B. C. ; BRAGA, V. L. ; REGO, C. A. R. M. ; CARVALHO, A. O. ; COSTA, B. P. ; MENEZES, R. H. N. ; ANDRADE, J. B. . ZONEAMENTO CLIMÁTICO DA EXIGÊNCIA PLUVIOMÉTRICA DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2013.
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Uso de Geotecnologias no Estudo da Expansao Agrícola no Estado do Maranhão nos anos de 1999 e 2009. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento, 2011, Curitiba. Anais do 15º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011.
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Sensoriamento Remoto no estudo da expansão agrícola e redução da cobertura vegetal no Baixo Parnaiba - MA. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2010, São Luis. Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2010.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; GUSMÃO, E.R ; BRITO, D.R.B ; DOURADO, G.F . Mudança da cobertura vegetal do municipio de Buriti-MA nos anos de 2000 a 2007: uma abordagem com o uso de geotecnologia. In: XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009.
-
SILVA, S. L. O. ; ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; FILHO, J.F.C . Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal no municipio de Brejo, MA: comparação de imagens CCD/CBERS-2 e MODIS/TERRA. In: XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; RABELO JUNIOR, F. X. ; SILVA, S. L. O. ; ROZARIO, I. L. M. ; FILHO, J.F.C . Monitoramento dos focos de incêndios na Mesorregião Oeste do Estado do Maranhão. In: XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; OLIVEIRA, A.R . Uso de imagens CBERS-2 na delimitação das áreas de ocupação dos solos no município de Tasso Fragoso-MA. In: XIII Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Identificação de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-MA utilizando imagens CBERS-2. In: XIII Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007.
-
ANDRADE, J. B. ; CARVALHO, A. O. ; REGO, C. A. R. M. . Estudo espacial e temporal das áreas de cobertura e uso do solo em município do Baixo Parnaíba. In: Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013, São Luis. Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013.
-
REGO, C. A. R. M. ; PINHEIRO,D.C ; CARVALHO, A. O. ; ANDRADE, J. B. . Estudo das mudanças de uso e cobertura do solo na Ilha do Maranhão entre os anos de 1984 e 2010, Brasil.. In: Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013, São Luis. Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013.
-
CARVALHO, A. O. ; BRITO, D.R.B ; ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. . Estudo da alteração do uso e cobertura do solo no município de Grajaú, MA, entre os anos de 2000 e 2011.. In: Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013, São Luis. Ciência e Vida 2013 Educação, Integração e Interatividade, 2013.
-
ANDRADE, J. B. ; SOBRINHO, J.C. de B ; DIAS, C. W. . Estudo da cobertura vegetal às margens do curso médio do Rio Itapecuru utilizando-se imagens do satélite CBERS-2. In: 8º Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2009, São Paulo. 8º Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2009.
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Dinâmica do uso e cobertura do solo em áreas do Cerrado Maranhense, utilizando imagens Landsat-TM5. In: XXI Seminário de Iniciação Científica, 2009, São Luis. XXI Seminário de Iniciação Científica, 2009.
-
SILVA, F.B. ; SALVIANO, A. ; ANDRADE, J. B. ; FREITAS, R. . Áreas degradadas em microbacia de Gilbués-PI utilizando imagens de satélite. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju. XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Estimativa de áreas antropizadas no município de Sâo Raimundo das Mangabeiras-MA, através de dados do satélite CBERS-2.. In: XVII Seminário de Iniciação Cientifíca da UEMA, 2005, São Luis. XVII SEMIC Iniciação: Ciência e Consciência. São Luis: UEMA-PPG, 2005.
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Análise de viabilidade da utilização de imagens MODIS para previsão da safra da Soja na região Sul do Maranhão.. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2005, São Luis. XVII SEMIC Iniciação Científica: Ciência e Consciência. Sâo Luis: UEMA-PPG, 2005.
-
ANDRADE, J. B. ; Fiquene, Daniel de Jesus. . Modelo para o gerenciamento dos sistemas de limpeza urbana utilizando técnicas de geoprocessamento. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2003, São Luis. XV SEMIC - Incentivando a produção científica.. São Luis: UEMA-PPG, 2003. v. 01. p. 15-407.
-
ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. . Estudo espacial e temporal das áreas de cobertura e uso do solo em município do Baixo Parnaíba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REGO, C. A. R. M. ; PINHEIRO,D.C ; CARVALHO, A. O. ; ANDRADE, J. B. . Estudo das mudanças de uso e cobertura do solo na Ilha do Maranhão entre os anos de 1984 e 2010, Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, A. O. ; BRITO, D.R.B ; ANDRADE, J. B. ; REGO, C. A. R. M. . Estudo da alteração do uso e cobertura do solo no município de Grajaú, MA, entre os anos de 2000 e 2011.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Uso de Geotecnologias no Estudo da Expansao Agrícola no Estado do Maranhão nos anos de 1999 e 2009.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Sensoriamento Remoto no Estudo da Expansão Agrícola e Redução da Cobertura no Baixo Parnaiba-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; GUSMÃO, E.R ; BRITO, D.R.B ; DOURADO, G.F . Mudança da cobertura vegetal do municipio de Buriti-MA nos anos de 2000 e 2007: uma abordagem com o uso de geotecnologia.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; RABELO JUNIOR, F. X. ; SILVA, S. L. O. ; ROZARIO, I. L. M. ; FILHO, J.F.C . Monitoramento dos focos de incêndios na Mesorregião Oeste do Estado do Maranhão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, S. L. O. ; ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; FILHO, J.F.C . Levantamento dos remanescentes da cobertura vegetal no municipio de Brejo, MA: comparação de imagens CCD/CBERS-2 e MODIS/TERRA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, C. W. ; ANDRADE, J. B. . Dinâmica do uso e cobertura do solo em áreas do Cerrado Maranhense, utilizando imagens Landsat-TM5.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ASEVEDO, L. P. ; ANDRADE, J. B. . Educação Ambiental promovendo o Desenvolvimento Sustentável em Escola de Rede Pública - Liceu Maranhense.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RABELO JUNIOR, F. X. ; ANDRADE, J. B. ; SILVA, S. L. O. . Monitoramento dos Focos de Incêndio no Estado do Maranhão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Identificação de áreas antropizadas no municipio de São Raimundo das Mangabeiras-MA utilizando imagens CBERS-2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. ; OLIVEIRA, A.R . Uso de imagens CBERS-2 na delimitação das áreas de ocupação dos solos no municipio de Tasso Fragoso-MA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, J. B. ; SILVA, F.B. . Estimativa de áreas antropizadas no município de São Raimundo das Mangabeiras-MA, atraves de dados do satélite CBERS-2.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, F.B. ; ANDRADE, J. B. . Análise da viabilidade da utilizaçãode imagens MODIS para previsão da safra da Soja na região Sul do Maranhão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fiquene, Daniel de Jesus. ; ANDRADE, J. B. . Modelo para o gerenciamento dos sistemas de limpeza urbana, utilizando técnicas de geoprocessamento.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
FORTES, J.L ; ROCHA, A.E ; ANDRADE, J. B. . Curso de Recuperação de Áreas Degradadas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, J.R ; ARAUJO, E.P. ; ANDRADE, J. B. ; FILHO, J.F.C ; BATISTA, L.M.R . Atlas do Maranhão. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Outra).
ANDRADE, J. B. ; Fiquene, Daniel de Jesus. . Modelo para o gerenciamento dos sistemas de limpeza urbana utilizando técnicas de geoprocessamento. 2001 (Produção científica) .
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Análise multitemporal das mudanças de uso e cobertura do solo no municipio de Imperatriz, MA, Descrição: A combinação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG?s) com Banco de Dados é muito útil para aplicações agrícolas, pois permitem que se aliem dados espaciais, como imagens de satélite, cartas e mapas com dados tabulares relativos às culturas agrícolas. O objetivo do trabalho é de analisar a mudança da cobertura vegetal e sua relação com o uso do solo no município de Imperatriz - MA, com vistas a crescente implantação de agroindústrias na região e sua evolução ao longo de 24 anos (1991 e 2015). A área selecionada para o presente estudo encontra-se no Estado do Maranhão, no Nordeste brasileiro, mais precisamente no município de Imperatriz. Imperatriz pertence à Mesorregião do Oeste Maranhense e é delimitado pelas coordenadas geográficas 5°31'33 sul e 47°28'33 oeste, dista 530 km de São Luís, tem uma área de 1. 368, 987 km². A população está estimada em 253,123 habitantes e densidade possui 180,79 hab./km², segundo IBGE (2015). Este trabalho foi realizado com a utilização de Imagens digitais dos satélites LANDSAT TM ? 5 e LANDSAT TM ? 8, cartas Planialtimétricas ? SUDENE na escala de 1:100.000, dados de precipitação, temperatura e umidade relativa e o aplicativo de Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Coordenador / Alysson Oliveira de Carvalho - Integrante / Thaís Santos Figueiredo - Integrante / JOICE SOUSA SILVA - Integrante.
-
2013 - 2014
Estudo Multitemporal do uso e cobertura do solo no municipio de Urbano Santos, MA, Descrição: A expansão demográfica e a industrialização que ocorreram no Brasil, nos últimos anos, induziu no aumento da urbanização, e com isso a ampliação do uso de novas áreas. Posteriormente, ocorreu a necessidade de ampliar áreas para atividades agrícolas e pastoris e de ser elevar a produção para consumo interno, acarretando no desmatamento de áreas e na destruição de ecossistemas, dentre eles os que constituem o Cerrado, que é um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial, segundo maior bioma da América do Sul, tendo área continua no Brasil, e uma parte no Maranhão. A análise multitemporal de uma região é um processo pelo qual se pode avaliar a variação de determinadas informações desta região ao longo do tempo. O monitoramento do uso e cobertura do solo faz-se importante no estudo de determinadas regiões, por assessorar o conhecimento da realidade ambiental e contribuir na busca por soluções de problemas que possam eclodir. Portanto o objetivo deste trabalho é abordar o estudo multitemporal do uso e cobertura do solo no município de Urbano Santos, localizado no território da Cidadania do Baixo Parnaíba Maranhense, ao Leste do Estado do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Coordenador / Carlos Augusto Rocha de Moraes Rego - Integrante / Alysson Oliveira de Carvalho - Integrante / Francielle Cabral Amorim - Integrante.
-
2008 - 2009
Dinâmica do uso e cobertura do solo em áreas do Cerrado Maranhense, utilizando imagens Landsat-TM5, Descrição: O Maranhão tem o seu território ocupado por 60% de Cerrado, representando mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (Sematur, 1991). No entanto, observa-se a constante redução da paisagem nesse bioma, tendo como causas primordiais a atual política de incentivo à exportação, favorecendo o aumento da fronteira agrícola e a implantação de novos projetos agropecuários (SILVA et al., 2008). A implantação de projetos agrícolas de soja na região do Baixo Parnaíba e parte da Bacia do Rio Munim tem causado preocupações em toda a sociedade maranhense. Além da preocupação com as repercussões estritamente ambientais tais como a destruição de áreas de preservação permanente, o corte raso em toda a propriedade sem respeito à reserva florestal legal, a eliminação de espécies imunes de corte e a contaminação de recursos hídricos por agrotóxicos e insumos; chamam a atenção os efeitos sócio-econômicos da implantação da agro-indústria. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar e quantificar o a cobertura vegetal e o avanço do uso do solo em áreas do Cerrado Maranhense, contribuindo assim, com informações que permitam, no futuro, suportar e responder questões sobre os recursos naturais existentes, para implementação de estratégias eficientes de controle e direcionamento das ações antrópicas, elementos importantes para a preservação e conservação da diversidade biológica, ao desenvolvimento da economia e, conseqüentemente, à melhor qualidade de vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Coordenador / Carlos Wendell Dias - Integrante.
-
2007 - 2008
Monitoramento dos focos de incêndio no Estado do Maranhão, Descrição: Monitoramento dos focos de incêndio no Estado do Maranhão. Juliane Borralho de Andrade - UEMA Universidade Estadual do Maranhão. O Maranhão é o estado com o maior número de queimadas no Nordeste. A destruição é maior na área de cerrado. Em agosto, foram registrados 1.078 focos de incêndio no estado, cinco vezes mais que no mesmo período do ano passado. E só nos primeiros dias de setembro, os satélites registraram exatamente 1.563 focos (CPTEC, INPE, 2007). Os incêndios colocam em risco o fornecimento de energia para mais de um milhão de pessoas na capital, aumentam o perigo nas rodovias à noite e arrasam plantações de pequenos agricultores no estado. O fogo destrói as reservas legais entre as lavouras de soja e assusta os animais silvestres ao sudoeste do Maranhão. Neste contexto, nos propomos a mapear áreas de queimadas e áreas de risco dentro do Estado do Maranhão avaliando uma série temporal de oito anos através do algoritmo de detecção de queimadas do produto MOD14 .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Coordenador / Francisco Xavier Rabelo Junior - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
1993 - 1996
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão, Descrição: Projeto realizado com o objetivo de mapear os recursos naturais e humanos e organizar em um Banco de Dados todas as informações possíveis de serem coletadas de todo o Estado do Maranhão. As imagens do satélite LANDSAT também auxiliaram nesse projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Integrante / Jucivan Ribeiro Lopes - Integrante / João Batista Braga - Coordenador.
-
1993 - 1996
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão, Descrição: Projeto realizado com o objetivo de mapear os recursos naturais e humanos e organizar em um Banco de Dados todas as informações possíveis de serem coletadas de todo o Estado do Maranhão. As imagens do satélite LANDSAT também auxiliaram nesse projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliane Borralho de Andrade - Integrante / Jucivan Ribeiro Lopes - Integrante / João Batista Braga - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, Unidade de Estudos de Engenharia, Cct. , Cidade Universitária Paulo VI, Tirirical, 65054055 - São Luís, MA - Brasil - Caixa-postal: 09, Telefone: (98) 32440915, Fax: (98) 32440915
Experiência profissional
2001 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I/Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2000
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
1993 - 1996
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Técnico em Geoprocessamento, Enquadramento Funcional: Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Estudos de Agronomia, .,Linhas de pesquisa
-
03/2000
Estágios , Unidade de Estudos de Agronomia, Laboratório de Geoprocessamento.,Estágio realizado, Recursos Naturais.
-
03/1999
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotointerpretação e Fotogrametria, Fotointerpretação e Geoprocessamento
Você é Juliane Borralho de Andrade?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliane Borralho de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?