Aline Ferreira Lira
Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2004), Mestrado Sanduíche - Política e Gestão Ambiental - Washington and Lee University (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Desde 2005 é professora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas.
Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2009 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus
, Ano de obtenção: 2014. Rosângela Hammes Rodrigues. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
2002 - 2004
Universidade Federal do Amazonas
Título: Fizemos tudo o que a Norma Mandou? Da teoria à prática da Comunicação Ambiental proposta pela Norma ISO 14001
Orientador: Walmir de Albuquerque Barbosa
, Ano de Obtenção: 2004.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comunicação Ambiental; Gestão Ambiental.
Mestrado em Mestrado Sanduíche - Política e Gestão Ambiental
2002 - 2002
Washington And Lee University
Título: Fizemos tudo o que a norma mandou? Da teoria à prática da comunicação ambiental proposta pela norma ISO 14000., Ano de Obtenção: 2004
Walmir de Albuquerque Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Relações Públicas
1992 - 1997
Universidade Federal do Amazonas
Título: Satisfação ao alcance de todos: programa de atendimento ao cliente interno da Brastemp da Amazônia S/A
Orientador: Célia Maria da Silva Carvalho
Formação complementar
2003 - 2003
Normas Ambientais ISO 14000. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, FIEAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Ambiental.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
LIRA, Aline Ferreira ; CARVALHO, Célia Maria . Seminário de Apresentação do Projeto Mapati. 2007. (Outro).
LIRA, Aline Ferreira . Inauguração do Bosque Ecológico Philips da Amazônia. 2004. (Outro).
LIRA, Aline Ferreira . Evento de Reconhecimento e Confraternização dos Voluntários da Philips da Amazônia. 2004. (Outro).
LIRA, Aline Ferreira . Conferência Internacional Desenvolvimento Regional Sustentável: Estratégias e Instrumentos. 2001. (Congresso).
LIRA, Aline Ferreira . Inauguração da Shizen Veículos - concessionária Honda. 1998. (Outro).
Participação em eventos
Environmental Studies Week.Environmental Communication in brazilian companies. 2002. (Encontro).
Rifts at Rio+10: Developing Nation Entitlement and Developed-Nation Obligation in International Environmental Law. 2002. (Oficina).
Empresas e Responsabilidade Social - Conferência Internacional Instituto Ethos. Empresas e Responsabilidade Social. 2001. (Congresso).
ENA 2001 - Marketing Social - A Nova Geração. ENA 2001 - Marketing Social - A Nova Geração. 2001. (Congresso).
A Comunicação na Brastemp da Amazônia S/A..VII Mesa Redonda dos Profissionais de Relações Públicas. 1995. (Outra).
Participação em bancas
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; PACHECO, A. S.. ?DESIGN DE JOGOS ANALÓGICOS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARAA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira. ?Comunicação organizacional digital: um estudo de caso de interação e visibilidade on-line da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas.
GUSHIKEN, Y.;LIRA, Aline Ferreira; SANTOS, G. L. S.. ?Comunicação e extensão na formação de um campo científico no Instituto Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá-Bela Vista). 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; PACHECO, A. S.. Tipos que falam: uma nova perspectiva do design do livro infantil visando o aperfeiçoamento da leitura. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria; PACHECO, A. S.;LIRA, Aline Ferreira. DESIGN DE JOGOS ANALÓGICOS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA INFORMATIVA SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria; PACHECO, A. S.;LIRA, Aline Ferreira. DESIGN E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES: MODELO VISUAL PARA O TRABALHO CONJUNTO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (ASCOM-UFAM). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Amazonas.
GUSHIKEN, Y.;LIRA, Aline Ferreira. A formação de um campo científico no IFMT Cuiabá/Bela Vista na perspectiva da comunicação e da cultura organizacional. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
LIRA, Aline FerreiraBEZERRA, Laura Jane; ARAÚJO, Cláudio Costa de.. A profissionalização do terceiro setor em Manaus: Uma análise comparativa entre as atividades remuneradas e voluntárias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Terceiro Setor e Responsabilidade Social) - Escola Superior Batista do Amazonas.
SILVA, Luiz Antonio Santana;LIRA, Aline Ferreira; CARVALHO, Célia Maria. Pânico 6: Análise das Estratégias de Comunicação Utilizadas Para Promoção do Sexto Filme da Franquia De Terror. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; SILVA, Luiz Antonio Santana. Proposta de Plano de Comunicação e Marketing para uma funerária de pet de Manaus.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
ROCHA, I. J.;LIRA, Aline Ferreira; OLIVEIRA, G.. Os Sentinelas Locais: análise dos enquadramentos sobre a luta contra o preconceito na comunidade do jogo League of Legends.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; ROCHA, I. J.. Análise da Comunicação da Missão do Céu: a utilização das práticas de Relações Pública. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
ROCHA, I. J.;LIRA, Aline Ferreira; BENTO, M.. A Pesquisa de imagem em fóruns de discussão online: o caso da Eletronic Arts no Reddit.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
GOMES JUNIOR, J. S.; ROCHA, I. J.;LIRA, Aline Ferreira. Relações Públicas e jogos educacionais: proposta de recurso didático para estimular o desenvolvimento de habilidades profissionais.. 2019 - Universidade Federal do Amazonas.
SALES, Judy Lima Tavares;LIRA, Aline Ferreira; MOURA, N.. Comunicação na internet: análise das estratégias de interação e engajamento da startup Ingresse, no Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
SALES, Judy Lima Tavares;LIRA, Aline Ferreira; Gama, Christelli Raissa. Divulgação científica em Relações Públicas: análise da atuação do profissional de comunicação social nas agências de fomento à pesquisa científica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
MOURA, N.;LIRA, Aline Ferreira; CAMARA, J. F.. A Formação dos Profissionais de Relações Públicas e o Estudo sobre Responsabilidade Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; VIEIRA, Ivânia. A utilização de técnicas e instrumentos de Relações Públicas pelas organizações sindicais em Manaus: um estudo de caso.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
SIQUEIRA, G. S.;LIRA, Aline Ferreira; VIEIRA, Ivânia. Charge: a Arte de Fazer Humor Diário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; Queiroz, L. T.. Responsável Público: programa de TV sobre Responsabildiade Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; Queiroz, L. T.. Projeto Específico para divulgação da Associação Pestalozzi do Amazonas entre as emrpesas do Pólo Industrial de Manaus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
SIQUEIRA, G. S.;LIRA, Aline Ferreira. A Presença da Crítica Cinematográfica nos jornais de Manaus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; LEÃO, Reynaldo de Miranda Leão. A atuação do profissional de Relações Públicas no Processo de Comunicação Interna: um estudo de caso de uma instituição pública em Manaus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; LEÃO, Reynaldo de Miranda Leão. Diretrizes para a elaboração de um programa de comunicação institucional para a empresa Happy Ice. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; ABBUD, Maria Emilia. Proposta de uma Campanha de Relações Públicas para o Público Interno do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira. Proposta de um projeto do guia "Comunicação Interpessoal e o Atendimento ao Aluno da Ufam - Como você pode melhorar".. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira. de Oliveira Costa e Marlies Pereira Frankea.Projeto de Campanha Institucional "Casa Vhida". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; NICOLAU., A. C. B.. Projeto Específico de Comunicação para a empresa Boi Tatá Filmes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; LEÃO, Paulo Ariel Soares Júnior. Análise Comparativa do Perfil Eleitorado Católico e Evangélico em Manaus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; LEÃO, Reynaldo de Miranda Leão. Estratégias para divulgação da produção científica do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; PEREIRA, Maria do P. Socorro. Um estudo bibliográfico do marketing, das relações públicas e do atendimento ao cliente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; VIEIRA, Ivânia. Comunicação Governamental - proposta de um instrumento de comunicação para estreitar o relacionamento da CMM com os estudantes do esino médio: elaboração da cartilha Educação para a Cidadania. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; SANTOS, Maria Cristina. Coleta seletiva de lixo - uma campanha de relações públicas para a comunidade universitária do ICHL. 2005 - Universidade Federal do Amazonas.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; ABBUD, Maria Emilia. Administração de Crises: o caso Rico Linhas Aéreas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas.
FARIAS, J. N.;LIRA, Aline Ferreira; COLPO, C. D.. Concurso para Professor de Relações Públicas. 2023. Universidade Federal de Alagoas.
AZEVEDO,Luíza Elaine Correa;LIRA, Aline FerreiraBEZERRA, Laura Jane. Concurso Público para o cargo de Professor de Relações Públicas. 2010. Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; SILVA, Luiz Antonio Santana. Processo seletivo de professor substituto. 2024. Universidade Federal do Amazonas.
CARVALHO, Célia Maria;LIRA, Aline Ferreira; WENDHAUSEN, H.. Processo seletivo de professor substituto. 2023. Universidade Federal do Amazonas.
GOMES JUNIOR, J. S.; ROCHA, I. J.;LIRA, Aline Ferreira. Processo seletivo de professor substituto. 2021. Universidade Federal do Amazonas.
LIRA, Aline Ferreira. Avaliadora da XVII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. 2010. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
BEZERRA, Laura JaneLIRA, Aline Ferreira; ABBUD, Maria Emilia. Banca de Seleção de Professores Substitutos. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
Linkedin: A imagem de relações-públicas em redes sociais profissionais; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Comunicação e Diversidade: usos institucionais do livro A Metade Perdida, de Britt Bennett; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Militância Amarela: análise de perfis de Instagram quem atuam em prol do combate à discriminação asiático-brasileira; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Comunicação e combate à discriminação contra população LGBTQIA+ no Amazonas: as ações desenvolvidas pelas entidades civis que compõem o Conselho Estadual de Combate à Discriminação (Cecod/LGBT); Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Podcasts organizacionais como estratégia de relacionamento com públicos: um estudo na plataforma Spotfy; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
O discurso sobre ações sociais em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Campanha de Divulgação do Programa de Atividade Curricular de Extensão; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Proposta de Vídeo Institucional para a Empresa Communy; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A disciplina ?Comunicação e Diversidade? nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
?Antigo é o seu jeito de pensar!? ? Campanha de prevenção de IST na Terceira Idade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
da Silva; Campanha de Conscientização sobre Violência de Gênero para servidoras da Universidade Federal do Amazonas; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Campanha de conscientização de idosos a respeito de ISTs; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações Públicas e o Mercado Cultural: um estudo de caso sobre o Musical Hamilton; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações Públicas e Produção Audiovisual: Vídeo Institucional do Cardume Coworking; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Ella: as Relações Públicas em prol do movimento feminista LBT+; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Documentário ?Amazônia Urbana ? Muros de Manaus"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Somos - nós por nós: uma campanha de Relações Públicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações Públicas e Gestão Cultural: um documentário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Produção Textual e o mercado de trabalho: uma análise da opinião dos alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A opinião e o nível de conhecimento dos alunos do curso de relações públicas a respeito da responsabilidade social e da sustentabilidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Sustentabilidade e responsabilidade social: a abordagem da mídia impressa nos jornais Em Tempo e Diário do Amazonas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações públicas no Brasil e nos Estados Unidos: análise da prática profissional nas fanpages da ABRP São Paulo e da PRSA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Sustentabilidade e propaganda institucional: uma análise das publicações da revista Veja; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Comunicação interna para a gestão da qualidade: pequisa de opinião com os alunos do curso de relações públicas da universidade federal do amazonas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relatório de Sustentabilidade como estratégia de prevenção de crises: o caso do McDonald's; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Comunicação interna no setor público: o caso da Assembleia Legislativa do Amazonas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Gerenciamento de crises da General Motors: um estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
No Paiz das Amazonas: indícios da atividade de relações públicas no Amazonas do início do século XX?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A inserção da disciplina educomunicação na matriz curricular do curso de relações públicas nas universidades brasileiras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações Públicas Internacionais: inserção da disciplina nas universidades brasileiras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A variação linguística nos jornais impressos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
O mercado das agências de comunicação em Manaus: uma análise do perfil do profissional de comunicação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Estudo sobre a utilização do Twitter pela Fundação Amazônia Sustentável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Relações Públicas e Medicina: Programa de Relações Públicas para Médicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Eventos Sustentáveis: Estudo de Caso do VI Encontro Rumo à Valorização Profissional do Administrador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A Utilização de Blogs por Instituições de Terceiro Setor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Criação de Uma Assessoria de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas em Manaus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Proposta de Criação do Portifólio Institucional da Processamento de Dados Amazonas - Prodam; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Proposta de Criação de Manual de Integração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Campanha de Educação e Divulgação para o Projeto de Extensão Cine e Vídeo Tarumã; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Proposta de criação do manual de integração da Electrolux da Amazônia Ltda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Plano de Comunicação Interna do Instituto Nokia de Tecnologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A comunicação como diferencial ao incentivo à doação de sangue; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
O discurso organizacional sobre diversidade na mídia impressa de Manaus: dialogismo e efeitos de sentido; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Estado da Arte das pesquisas sobre o Hip-Hop como Movimento Social no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Estado da Arte das pesquisas sobre o Hip-Hop como Movimento Social no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Estado da Arte das pesquisas sobre o Hip-Hop como Movimento Social no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Análise do processo de relacionamento da Ouvidoria da Universidade Federal do Amazonas com seus públicos de interesse; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A opinião de professores sobre o processo de comunicação da Universidade Federal do Amazonas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A opinião de estudantes da Universidade Federal do Amazonas sobre o processo de comunicação da instituição; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
A Propaganda Institucional nos jornais de Manaus nas décadas de 1970 e 1980; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Os públicos nos relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus: interlocutores ou objetos de discurso?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Análise do plano estratégico de comunicação de universidades federais brasileiras; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
O discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade em anúncios institucionais de jornais impressos de Manaus durante a Semana do Meio Ambiente; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
PIB-SA/0007/2008 - Um estudo comparativo entre a legislação ambiental e os requisitos da série de normas ISO 14000; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Orientação de Estágio Supervisionado em Relações Públicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Estágio de Relações Públicas na Prodam / AM; 2006; Orientação de outra natureza; (Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aline Ferreira Lira;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, A. R. G. ; YUMI ETO, G. ; LIRA, Aline Ferreira . Militância amarela análise de perfis do instagram que atuam em prol do combate à discriminação asiático-brasileira. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 7, p. 1, 2024.
-
PATROCINIO, P. X. ; LIRA, Aline Ferreira . O estado da arte das pesquisas sobre Hip Hop no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 6, p. 1, 2023.
-
GOMES, R. B. ; LIRA, Aline Ferreira . A Opinião de estudantes da Universidade Federal do Amazonas sobre o processo de comunicação da instituição. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 4, p. 1, 2022.
-
SILVA, L. C. N. ; LIRA, Aline Ferreira ; SILVA, A. G. . Processos de comunicação da Universidade Federal do Amazonas a opinião dos professores. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 4, p. 1, 2022.
-
SOUZA, T. S. ; LIRA, Aline Ferreira . Análise histórica da Propaganda Institucional em Manaus de 1970 a 1980 o discurso político, social e econômico da época. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 3, p. 1, 2020.
-
VIANA, M. ; LIRA, Aline Ferreira . Os públicos nos relatórios de sustentabilidade de empresas do polo industrial de Manaus interlocutores ou objetos de discurso?. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 3, p. 1, 2020.
-
CAVALCANTE, M. N. ; LIRA, Aline Ferreira . A Comunicação para sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus: foco nas partes interessadas?. Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 2, p. 1, 2019.
-
PRESTES, L. G. ; LIRA, Aline Ferreira . Indícios das atividades de Relações Públicas no Amazonas do início do século XX: um olhar sobre o filme No Paiz das Amazonas. Conexões: revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 1, p. 15, 2018.
-
DOMINGUES, J. A. ; LIRA, Aline Ferreira . Anúncios institucionais sobre meio ambiente e sustentabilidade em jornais impressos: indícios de declínio em nível nacional e local. Conexões - Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional , v. 01, p. 16, 2018.
-
CORREA, H. C. ; LIRA, Aline Ferreira . O ensino da escrita: análise de três livros didático da década de 1940. Working Papers em Linguística (Online) , v. 13, p. 1, 2012.
-
LIRA, Aline Ferreira . O que muda nessa história? A formação de leitores como ação social empresarial. Letra Magna , v. 8, p. 1-13, 2012.
-
LIRA, Aline Ferreira . Produção Textual em RP a partir da concepção de gêneros do discurso: um estudo inicial. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso) , v. 11, p. 108-113, 2010.
-
LIRA, Aline Ferreira ; SOUZA, L. M. ; MELO, N. F. . A variação no uso das formas de tratamento TU E VMCE /VOCÊ em Manaus na segunda metade do século XIX. Working Papers em Linguística (Impresso) , v. 11, p. 108-120, 2010.
-
LIRA, Aline Ferreira ; BEZERRA, Laura Jane . Desconstruindo as Relações Públicas: como as mídias sociais mudam o nosso fazer?. Mediação , v. 10, p. 37-51, 2009.
-
TOMAZETTI, Maristela ; KETZER, Araciele M. ; LIRA, Aline Ferreira . Relacionamento na Pandemia em 2021: ação do Colégio Marista em homenagem ao aniversário de Santa Maria (RS). In: Daiane Scheid; Jones Machado; Patrícia Milano Pérsigo. (Org.). Cases Inspiradores: comunicação na prática. 1ed.Santa Maria: , 2022, v. , p. 67-.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre igualdade de gênero em relatórios de sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus.... In: Luiziane Silva Saraiva, Orlando Costa Gonçalves Júnior; Paulo Henrique Leal Soares; Ricardo Ferreira Freitas. (Org.). Relações públicas internacionais e mercados emergentes. 1ed.: , 2021, v. , p. 218-.
-
Aline Ferreira Lira ; LIRA, Aline Ferreira . Considerações sobre análise de gêneros do discurso a partir de seu cronotopo. In: Rosângela Hammes Rodrigues; Rodrigo Acosta Pereira. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2016, v. 1, p. 1-338.
-
MOURA, H. M. M. ; DURÃO, A. B. A. ; RODRIGUES, R. H. ; LIRA, Aline Ferreira ; VALE, C. R. M. . O Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC: trajetória de excelência em pesquisa e formação docente. In: Felício Wessling Margotti; Edair Maria Gorski. (Org.). Pós-Graduação em Letras na UFSC: uma história de 40 anos. 1ed.Florianópolis: Terceiro Milênio, 2012, v. , p. 5-174.
-
LIRA, Aline Ferreira . Cine & Vídeo Tarumã: um cineclube da Universidade Federal do Amazonas. In: XVI Congresso Abrapcorp, 2022, Maceió. Anais XVI Congresso Abrapcorp, 2022.
-
LIRA, Aline Ferreira ; MENDES, Lívia Priscila . Violência de Gênero na Universidade Federal do Amazonas: a percepção de servidoras. In: XVI Congresso Abrapcorp, 2022, Maceió. Anais XVI Congresso Abrapcorp, 2022.
-
LIRA, Aline Ferreira . Diversidade e organizações: posicionamentos discursivos possíveis. In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp, 2021.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre diversidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus. In: XIV Congresso Abrapcorp: ?Comunicação, Inovação e Organizações?, 2020, Bauru. Anais XIV Congresso Abrapcorp: ?Comunicação, Inovação e Organizações?. BAURU: UNESP, 2020.
-
LIRA, Aline Ferreira ; CARVALHO, Célia Maria . Análise da Gestão da Comunicação Organizacional da UFAM: propostas e desafios. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. v. 1. p. 1-1.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre igualdade de gênero em relatórios de sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus. In: 6o Em Flor - Congresso Nacional de Gênero, 2019, Manaus. Mulheres na Floresta - Resistência Política e Práticas Ecológicas, 2019.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre a água em relatórios de sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus. In: II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, 2015, Manaus. Anais do II Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia. Manaus: Univerrsidade Federal do Amazonas, 2015.
-
PARENTE, Rafaela Girão de Almeida ; LIRA, Aline Ferreira . Responsabilidade Social: o caso da empresa Souza Cruz. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014. v. 01. p. 1.
-
LIRA, Aline Ferreira ; MARGOTTI, F. W. . Dialetologia E Relações Públicas: Propostas Interdisciplinares Para O Atlas Linguístico Brasileiro (ALiB). In: Simpósio Internacional Linguagens e Cultura: homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da Ufsc, 2011, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional Linguagens e Cultura: homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da Ufsc. Florianópolis: Ufsc, 2011. p. 311-312.
-
LIRA, Aline Ferreira . As Disciplinas de Escrita nos Cursos de Graduação de Relações Públicas vistas à luz dos gêneros. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça- SC. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça - SC: Editora da Unisul, 2010. p. 1-10.
-
MENDONCA, B. G. ; MARINHO, L. L. ; LIRA, Aline Ferreira . PODCASTS ORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO COM PÚBLICOS: UM ESTUDO NA PLATAFORMA SPOTIFY. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024, Manaus. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024.
-
CARVALHO, A. R. G. ; YUMI ETO, G. ; LIRA, Aline Ferreira . Militância Amarela: análise de perfis no Instagram que atuam em prol do combate a discriminação asiático - brasileiro. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024, Manaus. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024.
-
PIRES, C. S. ; LIRA, Aline Ferreira . Comunicação e combate à discriminação contra a população LGBTQIA+ no Amazonas: as ações desenvolvidas pelas entidades civis que compõem o Conselho Estadual de Combate à Discriminação (Cecod/LGBT). In: XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024, Manaus. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica (CONIC), 2024.
-
LIRA, Aline Ferreira . Ensino de Produção Audiovisual para estudantes de Relações Públicas: acertos e desafios. In: Colóquio Acadêmico Abrapcorp, 2022, São Paulo. Anais do Congresso Abrapcorp, 2020.
-
LIRA, Aline Ferreira . Existimos: evento de celebração do Dia da Consciência Negra realizado por estudantes de RP a partir da Pedagogia Engajada. In: XIV Congresso Abrapcorp: ?Comunicação, Inovação e Organizações?, 2020, Bauru. Anais XIV Congresso Abrapcorp: ?Comunicação, Inovação e Organizações?, 2020.
-
LIRA, Aline Ferreira . ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2019, São Paulo (SP). Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. São Paulo: Abrapcorp, 2019. v. 1. p. 1-3.
-
SILVA, Luiz Antonio Santana ; LIRA, Aline Ferreira ; SANTIAGO, L. W. F. . Cine & Vídeo Tarumã. In: VI Mostra de Extensão da UFAM, 2023. Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM, 2023.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre igualdade de gênero em relatórios de sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus. In: 6o Em Flor - Congresso Nacional de Gênero, 2019, Manaus. Mulheres na Floresta - Resistência Política e Práticas Ecológicas, 2019.
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre igualdade de gênero em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, Aline Ferreira . O discurso sobre diversidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, Aline Ferreira . Existimos: evento de celebração do dia da consciência negra elaborado por estudantes de RP para a UFAM. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, Aline Ferreira . Ensino de Produção Textual em Relações Públicas: um relato de experiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, Aline Ferreira . Práticas Discursivas: Comunicação Organizacional e Sustentabilidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, Aline Ferreira ; CARVALHO, Célia Maria . Análise da Gestão da Comunicação Organizacional da UFAM: propostas e desafios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, Aline Ferreira . A formação de leitores como ação social empresarial da Nokia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIRA, Aline Ferreira ; MARGOTTI, F. W. . Dialetologia E Relações Públicas: Propostas Interdisciplinares Para O Atlas Linguístico Brasileiro (ALiB). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIRA, Aline Ferreira . A Comunicação Ambiental como estratégia de mobilização para a sustentabildiade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIRA, Aline Ferreira . Comunicação Ambiental no Pólo Industrial de Manaus. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIRA, Aline Ferreira . A direção da organização, o gerenciamento da comunicação e o novo perfil do profissional de comunicação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CARVALHO, Célia Maria ; LIRA, Aline Ferreira ; BARBALHO, C. R. S. ; RUSCHIVAL, C. B. . Comissão de Criação da Revista Eletrônica da Graduação da UFAM. 2024.
GOMES JUNIOR, J. S. ; LIRA, Aline Ferreira . Vice-coordenadora da Agexcom. 2024.
LIRA, Aline Ferreira ; CARVALHO, Célia Maria . Plano Estratégico de Comunicação do Ministério Público Estadual. 2010.
LIRA, Aline Ferreira . Plano de Comunicação Nacional da Multibrás S/A Eletrodomésticos. 2000.
LIRA, Aline Ferreira . Elaboração do Sistema de Comunicação Direta da Brastemp da Amazônia S/A. 2000.
IZAIAS, S. S. ; LIRA, Aline Ferreira . ELLA: Relações Públicas em prol do movimento feminista LBT+. 2019.
OLIVEIR, C. T. B. ; BRITO, A. K. S. B. ; BRITO, D. C. S. ; PERES, L. C. ; LIRA, Aline Ferreira ; NASCIMENTO, T. G. . Roteiro do curta de Ficção Maria Nós. 2019.
FRANCA, T. B. ; GUIMARAES JUNIO, I. C. ; LIRA, Aline Ferreira . Planejamento Estratégico em Relações Públicas: Campanha SOMOS. 2019.
FRANCA, T. B. ; GUIMARAES JUNIO, I. C. ; LIRA, Aline Ferreira . Pesquisa de Relações Públicas e as Relações de União e Empatia na Comunidade LGBT+ Manauara. 2019.
SOUZA, T. S. ; LOPES, A. C. C. ; SILVA, K. G. P. ; LIRA, Aline Ferreira ; BEZERRA, R. A. . Curta de Ficção Espelho, Espelho Meu. 2019.
CAVALCANTE, R. C. ; SILVA JUNIOR, A. S. ; AZEVEDO, A. M. C. ; SILVA, G. C. ; CALHEIROS, M. S. ; GOIS, V. I. ; LIRA, Aline Ferreira . SustenQuiz: uma proposta lúdica sobe Comunicação Consciente na Universidade. 2018.
BARROS, A. T. ; EVANGELISTA, M. P. B. ; SOUZA, M. R. ; LIRA, Aline Ferreira . Documentário Institucional - 40 anos do Curso de Relações Públicas da Ufam. 2017.
CARVALHO, Célia Maria ; LIRA, Aline Ferreira ; ROCHA, I. J. ; GOMES JUNIOR, J. S. ; TAVARES, J. L. ; BEZERRA, Laura Jane ; WENDHAUSEN, H. ; FERREIRA, A. P. . Organização do eventos dos 40 anos do Curso de Relações Públicas da UFAM. 2017.
BARROS, A. T. ; EVANGELISTA, M. P. B. ; SOUZA, M. R. ; BEZERRA, R. A. ; CAVALCANTE, M. N. ; LIRA, Aline Ferreira . Vídeo de Animação Maquiagem Verde. 2016.
CARVALHO, Célia Maria ; LIRA, Aline Ferreira ; Braga, Patrícia dos Anjos . Produtos Postais em Comemoração aos 100 anos da Ufam. 2008.
LIRA, Aline Ferreira ; CARVALHO, Célia Maria . Plano de Comunicação da Prodam. 2006.
SALES, Judy Lima Tavares ; LIRA, Aline Ferreira . Facebook do Curso de Relações Públicas da Ufam. 2018. (Rede social).
SALES, Judy Lima Tavares ; LIRA, Aline Ferreira . Facebook do Curso de Relações Públicas da Ufam. 2017. (Rede social).
SALES, Judy Lima Tavares ; LIRA, Aline Ferreira . Facebook do Curso de Relações Públicas da Ufam. 2016. (Rede social).
SALES, Judy Lima Tavares ; LIRA, Aline Ferreira . Facebook do Curso de Relações Públicas da Ufam. 2015. (Rede social).
LIRA, Aline Ferreira . Vídeo Institucional da Philips da Amazônia. 2005. (Elaboração de roteiro de Vídeo Institucional).
LIRA, Aline Ferreira . Curso do Comitê de Comunicação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIRA, Aline Ferreira . Curso do Comitê de Comunicação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de cruso para a Philips da Amazônia).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Análise da Gestão da Comunicação Organizacional da Ufam, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Aline Ferreira Lira - Integrante / Célia Maria da Silva Carvalho - Coordenador.
-
2018 - Atual
O discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade de organizações instaladas em Manaus: dialogismo e efeitos de sentido?, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Ferreira Lira - Coordenador / Judy Lima Tavares Sales - Integrante.
Prêmios
2019
Menção Honrosa do Programa de Iniciação Científica, Universidade Federal do Amazonas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras. , Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário, Coroado, 69077-000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 36474347, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2024
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Informação e Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação.,Atividade realizada, Tutora do PET Comunicação.
-
10/2023
Direção e administração, Faculdade de Informação e Comunicação.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante de Relações Públicas.
-
10/2023
Extensão universitária , Faculdade de Informação e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Cine Vídeo Tarumã.
-
04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Informação e Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação.,Atividade realizada, Líder do Grupo de Estudos em Relações Públicas (GERP).
-
12/2005
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Sustentabilidade, História da Comunicação e das Relações Públicas, Linguagens da Comunicação, Produção Audiovisual, Tópicos Especiais em Relações Públicas
-
08/2008 - 07/2009
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, Agência Experimental de Notícias.
-
08/2007 - 07/2009
Extensão universitária , Centro de Pesquisa de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Projeto Mapati.
-
08/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Suplente no Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Uatumã - ReBio Uatumã do Ibama..
-
01/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão 100 anos Ufam.
-
07/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, 17a Semana de Estudos da Comunicação - Descobrindo o Mundo do Cinema.
-
11/2007 - 12/2008
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador do Programa Ex-alunos da Ufam - Viver.
2003 - 2005
Philips da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 44
1996 - 1998
Multibras S/A EletrodomésticosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40
1998 - 2000
Refrigerantes da Amazônia S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Relações Públicas, Carga horária: 44
2000 - 2001
Brastemp da Amazônia S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação Social, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação da Comunicação Interna e Externa da empresa
Participação no grupo nacional de Responsabilidade Social
Planejamento e execução de eventos e campanhas
Coordenação dos meios de comunicação interna
Implantação e monitoramento do Sistema de Comunicação Direta
Controle de estatísticas e redação de textos para intranet
1997 - 1998
Universidade Nilton LinsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
Teoria de Opinião Pública
Pesquisa de Opinião Pública
Técnica de Organização de Eventos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Ferreira Lira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?