Ivaneide Alves Soares da Costa

É professora associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde de 2008, com formação de graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura (1986), Especialização em Aquicultura (1996) e Mestrado em Bioecologia Aquática (1998) pela UFRN. Possui Doutorado em Ciências-Ecologia e Recursos Naturais (2003) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/SP e Pós-doutorado (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro de Janeiro-UFRJ-RJ. Atua como coordenadora do PIBID Subprojeto Biologia desde 2011. Leciona na graduação para os cursos de Engenharia de aquicultura e Ciências Biológicas nos seguintes componentes curriculares: Microbiologia Geral e ambiental e Ensino de Ciências e Biologia I e III (presencial); Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia III e IV , Educação ambiental, Alterações ambientais (EAD). Na Pós graduação leciona Temas atuais em Ciências da Vida e Conceitos biológicos: dificuldades e estratégias de aprendizagens, no Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECNM, do Centro de Ciências Exatas e da Terra/UFRN orientando Mestrado profissional. Atuou no Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/RN, do Centro de Biociências/UFRN de 2014 a 2023 orientando mestrado e Doutorado acadêmico na área de Microbiologia aquática, com ênfase em cianobactérias e cianotoxinas em pesquisas no semiárido brasileiro. Coordena e colabora em projetos de pesquisa em ensino e de extensão na área de Ensino de ciências, Educação ambiental e em saúde, Divulgação científica e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Controversas sociocientíficas e ambiental-CSCA; Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente-CTSA; Ensino por Investigação (Inquiry Based Science Education), Estratégias de ensino e aprendizagem e Unidades Didáticas. Atuou como professora de Ciências e Biologia na rede pública e particular de ensino básico no Rio Grande do Norte no período de setembro 1987 a dezembro 2008.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

1999 - 2003

Universidade Federal de São Carlos
Título: Dinâmica de populações de cyanophyceae em um reservatório eutrofizado do semi-árido nordestino brasileiro
NAITHIRITHI TIRUVENKATACHARY CHELLAPPA/PEDRO A. SENNA. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: CIANOTOXINAS; EUTROFIZAÇÃO; FITOPLANCTON; RESERVATÓRIO; SEMI-ÁRIDO; Cianobactérias. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecofisiologia de fitoplâncton. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Saúde Humana.

Mestrado em Ecologia

1998 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: ECOLOGIA DINÂMICA DA COMUNIDADE FITOPLANCTONICA DA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, ASSU/RN, Ano de Obtenção: 1999
NAITHIRITHI TIRUVENKATACHARY CHELLAPPA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cianoficeas; produção primária; clorofila; barragem.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Cianoficeas. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Produtividade Primária. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Saúde Humana; Produtos e Processos Biotecnológicos.

Especialização em Aquicultura e Ecologia Aquatica

1996 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Estudo da Diversidadade, Clorofila-a e Produtividade Primária da comunidade do Fitoplâncton da Barragem Engenheiro Armando Riobeiro Gonçalves Assu-RN
Orientador: Naithirithi Tiruvenkatachary Chellappa

Graduação em Ciencias Biológicas

1982 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado

2004 - 2004

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecotoxicologia aquática / Especialidade: Ecotoxicologia de cianobactérias.

Formação complementar

2007 - 2007

Management and remedial Measures for Cyanob blooms. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Curta Duração. , UNIVALI, UNIVALI, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Instituto de Botânica, IBT, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Instituto de Pesquisa e Energia Nuclear, IPEN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências Naturais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecofisiologia de fitoplâncton.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de microrganismos aquáticos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Taxonomia ecofisiologia e toxicologia de cianabactérias.

Organização de eventos

Attayde, J. L. ; ARAUJO, M. F. F. E. ; PANOSSO, R. F. ; COSTA, I. A. S. . XIII congresso brasileiro de limnologia. 2011. (Congresso).

Alexandre Augusto de Lara Menezes ; Graco Aurélio Câmara de Melo Viana ; ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; Janeusa Trindade de Souto ; Luciana Duarte Martins da Mata ; Marcio Zikan Cardoso ; Gondim, R. O. A. ; MMENEZES, RF. . SEMA-CB I Semana do Meio Ambiente do Centro de Bociências. 2010. (Outro).

COSTA, I. A. S. . IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.DESAFIOS E INTERSEÇÕES DA MODALIDADE PRESENCIAL E EAD NO PIBID-BIOLOGIA/UFRN. 2023. (Oficina).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.RELATO DE BOLSISTAS DO PIBID BIOLOGIA-UFRN SOBRE O DEBATE DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA: POR QUE MENINOS NÃO FALAM SOBRE GRAVIDEZ?. 2023. (Oficina).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.JÁ TOMOU SUAS PÍLULAS DE REDES SOCIAIS HOJE? UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DO PIBID BIOLOGIA/UFRN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-BIOLOGIA -EAD/UFRN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O IMPACTO DA PLANTAÇÃO DE MUDAS NA SENSIBILIZAÇÃO E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOBRE A PERDA DA BIODIVERSIDADE. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.COMO ENXERGAR A ÁGUA INVISÍVEL??: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA/UFRN SOBRE USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.TRANSGÊNICOS COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE BOLSISTAS PIBID BIOLOGIA UFRN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.EXPLORANDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA DA UFRN COM A APLICAÇÃO DO JOGO "QUEM SOU EU?".. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DA TROCA DE VIVÊNCIAS. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.DESAFIOS E INTERSEÇÕES DA MODALIDADE PRESENCIAL E EAD NO PIBID-BIOLOGIA/UFRN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ENSINO DA UFRN-2023.O CONSUMO DE CARNE GERA IMPACTOS AMBIENTAIS? UM RELATO DE EXPE NO PIBID BIOLOGIA DA UFRN. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DE ESNINO DA UFRN-2023.IMUNOROAD: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA. 2023. (Encontro).

ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN.A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-BIOLOGIA -EAD/UFRN. 2023. (Encontro).

XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (XVII ENEC) I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (I SIEC).FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIDADANIA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO EMPODERAMENTO DE POPULAÇÕES. 2017. (Encontro).

XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (XVII ENEC) I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (I SIEC).COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: NOVOS CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIDADANIA RESPONSÁVEL. 2017. (Encontro).

III CONEDU. PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA PREVENÇÃO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.. 2016. (Congresso).

VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA/ VIII ENCONTRO REGIONAL DE DE ENSINO DE BIOLOGIA - 3.O TRATAMENTO DE ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA ABORDAR CONCEITOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS/. 2016. (Outra).

V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIANI. 2014. (Encontro).

25 Congresso BrasileirodeMicrobiologia. Ocorrência de Cianobactérias eMicrocistinas emtrês reservatóriosutilizados para abastecimento humano no Semi-árido do Rio Grande do Norte. 2010. (Congresso).

62a Reunião Anual da SBPC. Uso de àgua como Tema para formaçãocontinuada de professores do ensino fundamental. 2010. (Congresso).

62 Reunião anual da SBPC. Variação espacialdo FitoplÂncton e variáveis Limnológicas na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves/RN. 2010. (Congresso).

III Encontro Nacional deEnsino de Biologia,IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. Abordagem de Temas de Saúde Pública no Centro Municipalde Educação Infantil (CMEI) no Município de Natal, Rio Grande do Norte. 2010. (Congresso).

I Simposio Brasileiro doPotencial Energético das Microalgas.I Simposio Brasileiro doPotencial Energético das Microalgas. 2009. (Simpósio).

Plankton Symposium IV.Cianobactérias e Cianotoxinas no semi-árido Brasileirio.5 DE ABRIL 2007.. Cianobactérias e Cianotoxinas no semi-árido Brasileirio. 2007. (Congresso).

PLANKTON SYMPOSIUM IV E I CONGRESSO BRASILEIRO DE PLÂNCTON.JOÂO PESSOA (pb), 5 DE ABRIL DE 2007.. 2007. (Congresso).

VII INTERNATIONAL CONFERENCE ON TOXIC CYANOBACTERIA. RIO DE JANEIRO, 5-10 DE AGOSTO DE 2007.. lONG TERM STUDY ON DYNAMICS OF CYANOBACTERIA IN AN EUTROPHIC TROPICAL SEMI-ARID RESERVOIR.. 2007. (Congresso).

VI SIMPOSIO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS. CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR;IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE PÚBLICA. 01 DE OUTUBRO DE 2007..CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR;IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE PÚBLICA.. 2007. (Simpósio).

WORKSHOP EM CLIMATOLOGIA, ESTATÍSTICA E SAÚDEnATAL,(rn), 11-12 DE ABRIL DE 2007. 2007. (Simpósio).

XI CONGRESO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA.OFINA. A LIMNOLOGIA PRECISA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? QUAL ?. Popularização da ciência nas comunidades locais por meio da educação ambiental utilizando a pesquisa limnológica como ferramenta. 2007. (Congresso).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA &SIMPOSIO LATINO-AMERICANO SOBRE ALGAS NOCIVAS,.ITAJÁI (SC), 01 DE ABRIL DE 2006. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lidiane Gomes Pinheiro

COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DAARAÚJO, M. F. F.; SODRE-NETO, L.. DIVERSIDADE DE ENTEROBACTERIACEAE E DONEÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM REGIÃO SEMIÁRIDA DO RN - BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paula Dorti Peixe

COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DAARAÚJO, M. F. F.; SODRE-NETO, L.. DIVERSIDADE MICROBIANA EM AÇUDES DE UMA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA DO LABORATÓRIO E A CIÊNCIA DA SALA DE AULA. 2017. Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Lorena Valentim da Hora

HORA, B. L. V.;COSTA, I. A. S.; GUIMARÃES, I C S; SODRE-NETO, L.. ENSINO DE ECOLOGIA SOB A PERSPECTIVA CTS E INVESTIGATIVA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aline Horácio da Costa

PONTES, C. S.;COSTA, IS.; SANTOS, D. B.. USO DE PROBIÓTICOS NO CULTIVO DE Litopenaeus vannamei E ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DA CARCINICULTURA DO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOÃO BATISTA NOBREGA BARBOSA

GUIMARÃES, I C S;COSTA, IS.; MOREIRA, K. C.. ENSINO DA BIOQUÍMICA POR MEIO DE UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Piatã de Melo Gurgel

COSTA, I. A. S.; AMARAL, V. S.; SILVA, M. C. B. C.. AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DE INDÚSTRIAS TEXTEIS NO RIO JUNDIAÍ - MACAÍBA/RN/BRASIL. 2015. Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuel Araujo de Macedo Sousa

COSTA, I. A. S.; LICHSTON, J. E.; ALENCAR, R. D.. EFEITOS DE FUNGICIDAS ALTERNATIVOS EM Carthamus tinctorius L. (ASTERACEAE), ESPÉCIE SUGERIDA PARA CULTIVO EM AGRICULTURA FAMILIAR. 2015. Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Arnor Dionízio dos Santos

Ivanise Cortez de Souza Guimarães;COSTA, IS.; MARQUES, R. C. P.. Percepções de licenciandos do curso de ciencias biológicas sobre a docencia. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FABRICIA CORREIA DE CARVALHO

COSTA, IS.; Ivanise Cortez de Souza Guimarães; JACOBUCCI, D. F. C.. INTEGRAÇÃO ESCOLA-ESPAÇÕS MÃO FORMAIS DEEDUCAÇÃO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA E AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA EM TRILHA INTERPRETATIVA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NI ENSINO FUNDAMENTAL II. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Emerson Fernandes de Oliveira

ALMEIDA, E. A.; SILVA, V. P.;COSTA, I. A. S.. PERCEPÇÃO E AÇÕES EDUCATIVAS EM AMBIENTES ESCOLARES: ENFOQUES AOS DOCUMENTOS LEGAIS DETERMINANTES EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mycarla Nely Rodrigues dos Santos

AMARAL, V. S.;COSTA, I. A. S.; SINIGAGLIA, M.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TÓXICO DE ÁGUAS ORIUNDAS DE IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA NO BAIXO-AÇU: UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wellington Sena Lobato Júnior

ARAÚJO, M. F. F.;COSTA, I. A. S.; DELIZOICOV, N. C.. PROTOZOÁRIOS DE VIDA LIVRE EM DOIS TRECHOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E PRESERVAÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emilie Saraiva Alves da Costa

COSTA, I. A. S.Silva,L.G.M; JACOBUCCI, D. F. C.. CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pryscila Cynara Soares Vieira

COSTA, I. A. S.; ARAÚJO, M. F. F.; BARBOSA, J. E. L.. COMUNIDADE FITIPLANCTÔNICA COMO DISCRIMINADOR AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA REFLEXÃO SOCIAL EM AÇUDE EUTRÓFICO TROPICAL SEMINÁRIO (BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, RN). 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANA PAULA CARDOSO SILVA

COSTA, I. A. S.; ARAÚJO, M. F. F.; BARBOSA, J. E. L.. BIOMONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOIS AÇUDES DA BACIA HIDROGRAFICA APODI-MOSSORÓ, RN. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: EMILE SARAIVA ALVES DA COSTA

COSTA, I. A. S.; ALMEIDA, E. A.;Silva,L.G.M. UTILIZAÇÃO DAS ÁREAS VERDES DA ESCPÇA COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS ECOLÓGICOS. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jessica Roberts Fonseca

COSTA, I. A. S.; ARAÚJO, M. F. F.; SODRE-NETO, L.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE TOXICIDADE DE FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS COMO SUBSÍDIO PARA AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL EM AÇUDES DO SEMINÁRIO POTIGUAR.. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO

COSTA, I. A. S.; ALMEIDA, E. A.; Ivanise Cortez de Souza Guimarães; SODRE-NETO, L.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE CONCEITOS DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Viviane Silva Félix do Nascimento

ARAUJO, M. F. F.; Ceballos,B.S.O.;COSTA, I. A. S.. Ocorrência de Doenças de Veiculação hídrica em trechos da bacia Piranhas-Assu:ocorrência de bactérias oportunistas,caracterização epidemiológica e concepções de professores e agentes de saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cirleide Marques Dantas

ARAUJO, M. F. F.COSTA, I. A. S.. . Bactérias possivelmentte patogenicas de açudes do semi-ardo potiguar e suas relaçoes com a educação em saúde. 2010.. 2010. Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CRISTINA PACHECO sANTOS MARTINS

COSTA, I. A. S.; Silva Regina Batistuzzo de Medeiros; Carlos Alfredo Galindo Blaha. DETECÇÃO DE CIANOBACT´RIAS HEPATOTÓXICAS NOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PELO MÉTODO PCR.. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Balesteros Silva

SORIANO,E.M.; FUJII,M.T.;COSTA, I. A. S.. DIVERSIDADE DE MACROALGAS MARINHAS DOS RECIFES DE MARACAJAÚ, ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DOS RECIFES DE CORAIS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Balesteros Silva

SORIANO,E.M.; FUJII,M.T.;COSTA, I. A. S.. DIVERSIDADE DE MACROALGAS MARINHAS DOS RECIFES DE MARACAJAÚ, ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DOS RECIFES DE CORAIS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cecília Araújo Cavalcante de Mrnrzes Medeiros

COSTA, I. A. S.; Sigrid Neuman Leitão. Composição da comunidade zooplanctônica em ambientes marinhos costeiros tropicais submetidos a diferentes graus de trofia. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nara Rocha de Souza

COSTA, I. A. S.; PANOSSO, R. F.; MOLICA, Renato José dos Reis. Ingestão de cianobactérias filamentosas por tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus): uma alternativa para o controle de cianobactérias em reservatórios?.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria das Dores Costa Duarte

COSTA, I. A. S.. caracterização microbiológica de uma lagoa contaminada por resíduos de petróleo (Lagoa de baixo, Guamaré) e seu potencial de biorremediação. 2004. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wanessa Kaline de Araujo Moura

SOUZA, R. F.;COSTA, IS.; PANOSSO, R. F.; ROCHA, O.; SOUZA, R. R.. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUA E SEDIMENTO NA REGIÃO DO BAIXO CURSO DO RIO DOCE,ZONA NORTE DO NATAL/RN. 2016. Tese (Doutorado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Camila Fernanda Almeida

ALMEIDA, C. F.;COSTA, I. A. S.; NAVONI, J. A.; SANTOS, D. B.. CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE AQUARIOFILIA NO RIO GRANDE DO NORTE E A REPRODUÇÃO DO ACARÁ-DISCO EM CATIVEIRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Rosário Alves de Araújo

ARAUJO, M. R. A.;COSTA, I. A. S.; DANTAS, J. M.; MATTOS, A. M.. O PLANEJAMENTO DIDÁTICO COMO AÇÃO NORTEADORA DO FAZER PEDAGÓGICO ALINHADO AS TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kaline Soares de Oliveira

COSTA, IS.; ALMEIDA, E. A.; Ivanise Cortez de Souza Guimarães;Silva,L.G.M; SANTANA, R. A. S.. O ensino por investigação como estratégia didática: Uma pesquisa-ação com professores de ciências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana de Souza Santos

COSTA, IS.; ALMEIDA, E. A.; Ivanise Cortez de Souza Guimarães. ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AÇÃO FORMATIVA PARA A PRATICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOÃO BATISTA NOBREGA BARBOSA

Ivanise Cortez de Souza Guimarães;COSTA, IS.; ARANHA, E. H. S.. ENSINO DA BIOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FELIPHE LACERDA SOUZA DE ALENCAR

COSTA, IS.ARAÚJO, M. F. F.; Luciana Duarte Martins da Mata. ATIVIDADE BIORREMEDIADORA DE Chromobacterium Violaceum A METAIS PESADOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS NO SEMIARIDO BRASILEIRO: AÇÕES PARA VIGILÂNCIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VANESSA AMORIM DE ARAUJO

COSTA, IS.ARAÚJO, M. F. F.; Luciana Duarte Martins da Mata. EXTRAÇÃO DO MOLUSCO Anomalocardia brasilian NO MUNICÍPIO DE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN-BRASIL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aline Horácio da Costa

COSTA, IS.; CAMARA, F. R. A.; RIBEIRO, K.. EFEITO DE PROBIÓTICOS SOBRE O CAMARÃO BRANCO DO PACIFICO CULTIVADO EM SISTEMA DE LARVICULTURA COMERCIAL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Rafaela Alves Gomes

COSTA, IS.; ALMEIDA, E. A.; CAMELO, M. H.. MUSICALIZANDO A BIOLOGIA: USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE COM ENFOQUE NA ABORDAGEM CTSA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana de Souza Santos

COSTA, I. A. S.; Luciana Duarte Martins da Mata; CAMELO, M. H.. CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO DOS SERES VIVOS. 2013.

Aluno: Juliana Patricia da Silva

COSTA, I. A. S.ARAUJO, M. F. F.; Fabiana Oliveira de Araújo. Atividades didáticas sobre qualidade de água para a promoção e educação ambiental com professores de uma região semi-árida do RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tamires Henrique Ferreira

COSTA, I. A. S.; Martins,P.C.C.. Avaliação do estado de saúde do camarão Litopenaeus vannamei, cultivado em fazenda localizada no encontro da Bacia do Rio Potengi (RN) no primeiro semestre de 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aquicultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Michelly Reis Lima

COSTA, I. A. S.; Martins,P.C.C.. Avaliação histopatológica da saúde dos camarões L.vannamei (Boone,1931) na Bacia Hidrográfica do Ceará-Mirim RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aquicultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuelly Cristina Rodrigues Peixoto

COSTA, I. A. S.; Martins,P.C.C.. Estudo daCondição de saúde de camarão marinho L. vannamei (boone,1931) cultivado nas fazendas localizadas na área de influência da Bacia Piranhas Açu e suas adjacências-RN/Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aquicultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jurandir Rodrigues de Mendonça Junior

COSTA, I. A. S.; PANOSSO, R. F.;ARAUJO, M. F. F.. Avaliação do estado trófico do reservatório Carnaúbas no semi-árido do estado do Rio Grande doNorte e sua viabilidade para psicultura em tanquesrede. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kelliane Priscilllla Gomes Pereira

PANOSSO, R. F.;ARAUJO, M. F. F.COSTA, I. A. S.. Biomonitoramento de cianotoxinas em águas do semi-árido brasileiro através de ensaios ecotoxicológicos com Ceriodaphnia dubia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danyhelton Douglas Farias Dantas

Attayde, J. L.COSTA, I. A. S.; PANOSSO, R. F.. Avaliação da taxa de herbivoria do copépodo Notodiaptomus spp sobre a cepa não tóxica de cianobactérias Cylindorspermopsis raciborskiiropermopsis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria aparecida Imperiano Pereira

COSTA, I. A. S.ARAÚJO, M. F. F.; Gondim, R. O. A.. Qualidade ambiental do Rio Doce:relações com educação e saúde. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karina Correia de Veras

COSTA, I. A. S.ARAÚJO, M. F. F.; Roman, A. F.. Densidade e diversidade do protozooplâncton da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sheila Gomes de Melo

COSTA, I. A. S.ARAÚJO, M. F. F.; PANOSSO, R. F.. Bacterioplâncton de açudes do Seridó: densidade, volume celular e biomassa. 2004.

Aluno: Sandra Rejane de Souza

COSTA, I. A. S.ARAÚJO, M. F. F.. Estrutura do fitoplâncton de diferentes manaciais do Rio grande do Norte, com ênfase em nas cianobactérias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvana Alves Silva

COSTA, I. A. S.; PANOSSO, R. F.;MELO, Josette Lourdes de Sousa. Avaliação da qualidade microbiológica de alguns reservatórios da Bacia do Piranhas-Açu no Estado do Rio grande do Norte.est. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jeane Barbosa de Oliveira

COSTA, I. A. S.; FERREIRA, Aristotelino Monteiro; PANOSSO, R. F.. Efeitos da limitação por nutrientes e da herbivoria sobre o crescimento do fitoplâncton em ambientes lacustres tropicais em diferentes estágios de esutrofização.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Keline Diniz do Nascimento

COSTA, I. A. S.; Braun, C. L.; PANOSSO, R. F.. Implantação de um banco de culturas de cianobactérias potencialmente tóxicas. 2003.

COSTA, I. A. S.AMBRÓSIO, M. M. Q.; José Ticiano Arruda Ximenes de Lima. Microbiologia Geral,Microbiologia para ecólogos e Ecologia de microrganismos. 2011. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

COSTA, I. A. S.; FALCAO, D. A.; Rui Sales Junior; José Ticiano Arruda Ximenes de Lima. Concurso público para docente da disciplina de Ecologia de microrganismos, Microbiologia geral e Microbiologia para ecólogos. 2010. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

COSTA, I. A. S.. SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADOR DA REDE PRODEMA. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Ana Carla Almeida de Melo

O BULLYING COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA: CAMINHOS PARA RECONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ludmilla Novaes

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Lucas Sebastião Barbosa Silva

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE PARA PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Diana Cintia Marques de Medeiros Silva

A INTERFERÊNCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ATIVIDADE MICROBIANA DO SOLO A PARTIR DE ESTUDOS DO CICLO DO CARBONO: UMA PROPOSTA DE MINICURSO PARA INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Arielly Chanttal Moreira Soares

ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOBRE RESISTÊNCIA BACTERIANA NOS AMBIENTES AQUÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

LISABEL MARIA SOARES

POTENCIAL GERMINATIVO DA JOJOBA (Simmondsia chinensis (Link) Schneider) PARA ÁREAS ÁRIDAS E SEMIÁRIDAS: CONTRIBUIÇÕES; 2023; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

ADRIENE ALVESDESOUZA

VALORIZAÇÃO DA CAATINGA: CONTRIBUIÇÕESDEUMAPROPOSTA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DOENSINOTÉCNICO; 2023; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

TAIRONE SAMUEL ALMEIDA DO NASCIMENTO

ENSINO INVESTIGATIVO NO MODELO 5E PARA O ESTUDO DA CÉLULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Brunna Mayara Torres da Silva

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC) SOBRE AGROTÓXICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO

ASPECTOS ECOLÓGICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS DA LIMNOLOGIA POTIGUAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE, PARA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Aleson da Silva Fonseca

DIVERSIDADE METAGENÔMICA DO FITOPLÂNCTON E RISCO SOCIAL DE FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: MEDIAÇÃO DA PESQUISA E ENSINO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO; 2021; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães Pereira

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOBRE A MINERAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Alexandre Henrique Garcia Rego

CIANOBACTÉRIAS EM CENÁRIO DE ESCASSEZ HÍDRICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ABORDAGEM TAXONOMICA, METAGENÔMICA E PERPECTIVAS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO; 2019; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA

COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA E QUALIDADE DE ÁGUA EM CULTIVO DE CAMARÃO EM SISTEMA CONVENCIONAL E COM BIOFLOCOS: INTERFACES DA PESQUISA E ENSINO PARA AQUICULTURA SUSTENTÁVEL; 2019; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Brunna Crislayne Câmara da Costa

ABORDAGEM INVESTIGATIVA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COMO PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Naama Pegado Ferreira

ESTUDANTES COM HIPOACUSIA NUM ESTUDO SOBRE MICRORGANISMOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Layana Alves de Morais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM UM TRECHO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAXARANGUAPE (RN): CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AMBIENTAL; 2018; Dissertação (Mestrado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Bruna Lorena Valentim da Hora

ENSINO DE ECOLOGIA SOB A PERSPECTIVA CTS E INVESTIGATIVA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Adriana de Souza Santos

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AÇÃO FORMATIVA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Renata Rafaela Alves Gomes

MUSICALIZANDO A BIOLOGIA: EXPLORAÇÃO DE LETRAS MUSICAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Kaline Soares de Oliveira

O ensino por investigação: Construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Jessica Roberts Fonseca

Avaliação do potencial de toxicidade de florações de cianobactérias como subsídio para ações de gestão ambietnal em açudes do semiárido Potiguar; 2014; Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

FABRICIA CORREIA DE CARVALHO

INTEGRAÇÃO ESCOLA-ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA E AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA EM TRILHA INTERPRETATIVA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Pryscila Cynara Soares Vieira

COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA COMO DISCRIMINADOR AMBIENTAL EM AÇUDE EUTRÓFICO TROPICAL SEMIÁRIDO (BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, RN) E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA REFLEXÃO SOCIAL; 2013; Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

ANA PAULA CARDOSO SILVA

BIOMONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOIS AÇUDES DA BACIA HIDROGRÁFICA APODI-MOSSORÓ, RN; 2013; Dissertação (Mestrado em PRODEMA/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Emilie Saraiva Alves da Costa

CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA ? UEPS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2013; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

ADRIANA DAMASCENO PEREIRA PINTO

Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamentalc; 2013; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Ismênia Verônica Barbosa

ABORDAGEM DE TEMAS EM SAÚDE PÚBLICA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Margarida de Lourdes Melo Nelson dos Santos

Ecologia de fitoplâncton e bacterioplâncton em viveiros de camarão de água doce e salgada localizados em ambientes marinhos tropcais eutrofizados(RN/Brasil); 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Juska Milena dos Santos Mendonça

Avaliação da toxicidade de florações naturais e de cultura de cianobactérias:efeitos sobre ceriodaphinia silvestrii(Crustácea,Cladocera; 2006; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Cecilia Araujo Cavalcante de Menezes-Medeiros

COMPOSIÇÃO E DENSIDADE DO ZOOPLÂNCTON EM AMBIENTES COSTEIROS POTENCIALMENTE EUTRÓFICOS (VIVEIROS DE CAMARÃO E REGIÃO ESTUARINA): UMA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA EUTROFIZAÇÃO; 2005; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Adjuto Rangel Júnior

; FATORES AMBIENTAIS QUE DIRECIONAM A COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA E AS RESPOSTAS ECOLÓGICAS DOS RESERVATÓRIOS DE ABASTECIME; 2022; Tese (Doutorado em PRODEMA -RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Adriana de Souza Santos

Contribuição para a formaçãode liciencinados em pedagogia:uma experiência prática no ensino dos seres vivos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Suerda Shyrley Silva de Souza

AVALIAÇÃO DA TOXICICADADE DE CULTURAS E FLORAÇÕES NATURAIS DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS POR MEIO DE BIOENSAIOS COM ZOOPLÂNCTON (CRUSTÁCEA, CLADOCERA); ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Ruy Anderson Araujo de Lima

AVALIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS NO AÇUDE ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES/RN; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Diego Machado Pereira da Costa

COMPOSIÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS EM QUATRO RESERVATÓRIOS DO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Adriano Augusto Silva

Cianobactérias planctônicas de águas potiguares; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Janaína de Brito Freire Everton

Composição e densidade da Comunidade fitoplanctÔnica em resposta a adição dos nutrientes nitrogênio e fósforo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Marquele Cardoso Martins

Avalialçao da qualidade da água de açudes com florações de cianobactérias por meio de bioensaios com Cladóceros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

AMANDA PALHARES DOS SANTOS

IDENTIFICAÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS PLANCTÔNICAS DE RSERVATÓRIOS DO RN; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Layse Aranha Marinho

IDENTIFICAÇÃO E TOXICIDADE DE CEPAS DE CIANOBACTÉRIAS ISOLADAS DE AMBIENTES AQUÁTICOS DO RIO GRANDE DO NORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Priscila Fernandes Silva

Ocorrência de cianobactérias em importantes reservatórios e viveiros de camarão do RN; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Raquel da Silva Paula

Isolamento e cultivo de cianobactérias de ambietnes aquáticos do Rio grande do Norte; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Sheila Gomes de Melo

VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO FITOPLÂNCTON DA LAGUNA ESTUARINA DE GUARAÍRAS (RN, BRASIL); 2007; Orientação de outra natureza; (Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Simone Andreia da Silva Gomes

Fatores ambientais e ocorrência de caianobactérias e cianotoxinas de importantes reservatórios e viveiros de camarão do RN; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa;

Produções bibliográficas

  • FONSECA, A. S. ; COSTA, I. A. S. . SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SABERES (NATAL) , v. 24, p. 1, 2024.

  • FONSECA, ALESON DA SILVA ; OLIVEIRA, C. S. P. ; ROSENDE, C. ; COSTA, I. A. S. . RISCOS AMBIENTAIS ATRELADOS ÀS FLORAÇÕES TÓXICAS NA BACIA HIDROGRÁFICA PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA. REDE : REVISTA ELETRÔNICA DO PRODEMA , v. 1, p. 7-44, 2024.

  • SOARES, L. M. ; COSTA, I. A. S. ; LICHSTON, J. E. . CONTRIBUIÇÕESPARAOENSINO-APRENDIZAGEMCONTEXTUALIZADODE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17092 , v. 33, p. 381-402, 2024.

  • SOARES, Arielly Chanttal Moreira ; ANDRADE, G. P. V. ; COSTA, IS. . Temas socioambientales en la formacion docente;entendiendo la resistencia bacteriana em ambinetes acuaticosa. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 331-339, 2024.

  • SILVA, B. M. T. ; COSTA, I. A. S. . Los plaguicidas como enfoque socioambiental en la enseñanza de las ciencias: contribuciones a la alfabetización científica.. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 340-349, 2024.

  • PEREIRA, B. L. S. G. ; COSTA, I. A. S. . Cuestiones sociocientíficas de la minería en la enseñanza de las ciencias: una propuesta para la educación básica. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 350-359, 2024.

  • Silva, DCMM ; ARAÚJO, M. F. F. ; Mazze, FM ; COSTA, I. A. S. . La Inserción de Temas Sociocientíficos en la Formación de Profesores de Ciencias: El Papel del Cambio Climático en la Actividad Microbiana del Suelo A Través del Ciclo del Carbono y del Nitrógeno. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 1099-1104, 2024.

  • Fagundes, A ; ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; GUIMARÃES, I C S . El uso de las tecnologías media y el ciclo sueño-vitalia: una propuesta docente en la formación inicial docente. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 1934-1942, 2024.

  • FERREIRA, D. L. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; GUIMARÃES, I C S . HIGIENE DEL SUEÑO Y MINDFULNESS EN EDUCACIÓN PRIMARIA: QUÉ SABEN NUESTROS HIJOS AL RESPECTO?. REVISTA BIO-GRAFIA , v. 17, p. 1275-1283, 2024.

  • SOUZA, ADRIENE ALVES DE ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA ; LICHSTON, JULIANA ESPADA . Percepção de estudantes do Sertão do Araripe Pernambucano sobre a caatinga. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 18, p. 211-227, 2023.

  • FONSECA, ALESON DA SILVA ; MOURA, HEMESON LIRA DE ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . Projeto -conhecer e preservar-: as contribuições socioambientais aos participantes egressos do grupo ecológico Ecojovem, município de João Câmara/RN. Olhar de Profesor , v. 26, p. 1-21, 2023.

  • FONSECA, A. S. ; COSTA, I. A. S. . INSTRUMENTO DE PLANIFICACIÓN Y EVALUACIÓN DIDÁCTICA DE CUESTIONES SOCIOCIENTÍFICOS (IPADQSC) COMO MATERIAL DIDÁCTICO DE APOYO AL PROFESOR. Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma , v. 43, p. 154-192, 2022.

  • FONSECA, A. S. ; COSTA, I. A. S. . Grau de contextualização com os objetivos do desenvolvimento sustentável em sequencias de ensino produzidas por professores da educação basica. Revista Bio-grafia , v. extraordin, p. 799-809, 2022.

  • OLIVEIRA, V. B. ; FERREIRA, M. C. S. D. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . ENSINO INVESTIGATIVO COMO ALIADO NO ESTUDO DA BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 16, p. 630-640, 2021.

  • REGO, A. H. G. ; RANGEL-JUNIOR, A. ; COSTA, I. A. S. . Phytoplankton scenario and microcystin in water during extreme drought in semiarid tropical water supplies, Northeastern Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY , v. 80, p. 1-11, 2020.

  • Layana Alves de Moraes ; COSTA, IS. . De Olho na Fonte: Trilha Interpretativa para Conservação das Nascentes. ACTA SCIENTIAE (ULBRA) , v. 20, p. 847-862, 2018.

  • NASCIMENTO, T. S. A. ; SILVA, B. M. T. ; COSTA, I. A. S. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães . O uso exacerbado das tecnologias midiáticas como tema gerador para abordar a saúde humana. Enseñanza de las ciencias , v. Extra 2017, p. 849-854, 2017.

  • FONSECA, A. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; ANDRADE, G. P. V. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . O TRATAMENTO DE ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA ABORDAR CONCEITOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 3488-3500, 2016.

  • SILVA, J. K. ; GOMES, P. P. ; ANDRADE, G. P. V. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . DE OLHO NAS MATAS: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 4482-4493, 2016.

  • OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . IMPACTOS DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA MUDANÇA DA PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 6028-6039, 2016.

  • PAES, T. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA ; SILVA, A. ; ESKINAZI-SANT?ANNA, E. . Can microcystins affect zooplankton structure community in tropical eutrophic reservoirs?. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY (ONLINE) , v. 76, p. 450-460, 2016.

  • SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. . Avaliação do potencial didático de espaços não formais: uma proposta de apoio ao professor no ensino de ciências.. REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL , v. 21, p. 244-277, 2016.

  • FONSECA, JESSICA ROBERTS ; VIEIRA, PRYSCILA CYNARA SOARES ; KUJBIDA, PAULA ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . Cyanobacterial occurrence and detection of microcystins and saxitoxins in reservoirs of the Brazilian semi-arid. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 27, p. 78-92, 2015.

  • SILVA, ANA PAULA CARDOSO ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . Biomonitoring ecological status of two reservoirs of the Brazilian semi-arid using phytoplankton assemblages (Q index). ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 27, p. 1-14, 2015.

  • VIEIRA, PRYSCILA CYNARA SOARES ; CARDOSO, MARIA MARCOLINA LIMA ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . Vertical and temporal dynamics of phytoplanktonic associations and the application of index assembly in tropical semi-arid eutrophic reservoir, northeastern Brazil. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 27, p. 130-144, 2015.

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . Concepções e representações da organização celular dos seres vivos por licenciandas em pedagogia. REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL , v. 19, p. 229-248, 2015.

  • CIRNE, A. D. P. P ; COSTA, I. A. S. . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE CONCEITOS DE GENÉTICA NO ENSINO F UNDAMENTAL. REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL , v. 19, p. 53-79, 2015.

  • Araujo,S.R. ; SILVA, F. S. ; COSTA, I. A. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ECOLÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EJA. Educação Ambiental em Ação , v. 12, p. 1, 2014.

  • OLIVEIRA, K. S. ; SANTOS, M. F. ; ALMEIDA, S. L. S. S. ; COSTAD, E. S. A. ; Santos, S.A. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; COSTA, I. A. S. . LIVRO POP-UP NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA OFICINA COM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 4351-4358, 2014.

  • ARAUJO, T. L. ; HORA, B. L. V. ; SILVA, C. T. ; NUNES, E. F. ; PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. . PERCEPÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 7214-7225, 2014.

  • Santos, S.A. ; MELO, A. V. ; CARVALHO, F. C. ; OLIVEIRA, K. S. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; COSTA, I. A. S. . INTERVENÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO DOS SERES VIVOS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 42-53, 2014.

  • CARVALHO, F. C. ; Santos, S.A. ; MELO, A. V. ; NASCIMENTO, G. C. M. ; COSTA, I. A. S. . CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DE ECOLOGIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1992-2003, 2014.

  • Renata Rafaela Alves Gomes ; Santos, S.A. ; HORA, B. L. V. ; OLIVEIRA, K. S. ; ZUZA, H. ; COSTA, I. A. S. . VENHA CANTAR COM A GENTE! : PRODUÇÃO DE PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 6556-6565, 2014.

  • PINHEIRO, S. A. ; HORA, B. L. V. ; NUNES, E. F. ; ARAUJO, T. L. ; COSTA, I. A. S. . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ARTRÓPODES: SEQUÊNCIA DE ENSINO COMO PROPOSTA PARA SUPERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 6841-6852, 2014.

  • NUNES, E. F. ; HORA, B. L. V. ; PINHEIRO, S. A. ; ARAUJO, T. L. ; COSTA, I. A. S. . APLICANDO O FENÔMENO DA MARÉ NEGRA COMO FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA COM ALUNOS DO EJA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1845-1854, 2014.

  • HORA, B. L. V. ; NUNES, E. F. ; PINHEIRO, S. A. ; ARAUJO, T. L. ; COSTA, I. A. S. . ABO DO SANGUE: O LÚDICO, ABP E EXPERIMENTAÇÃO PARA COMPREENDER O FENÔMENO DA TRANSFUSÃO SANGUÍNEA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 949-961, 2014.

  • VITORIANO, N. C. ; LIMA, B. R. R. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; COSTA, I. A. S. ; SOTERO, A. E. S. . APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS(ABPs) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 5913-5923, 2014.

  • COSTAD, E. S. A. ; COSTA, I. A. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; MELO, A. V. . TRILHAS INTERPRETATIVAS NA ÁREA VERDE DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 1820-1831, 2014.

  • NASCIMENTO, V. V. ; SOTERO, A. E. S. ; COSTA, A. P. ; COSTA, I. A. S. . JOGODIDÁTICO ?CLASS FISH? COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 746-757, 2014.

  • ESKINAZI-SANT'ANNA, EM. ; MENEZES, R. ; COSTA, IS. ; ARAÚJO, M. ; PANOSSO, R. ; ATTAYDE, JL. . Zooplankton assemblages in eutrophic reservoirs of the Brazilian semi-arid. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 73, p. 37-52, 2013.

  • SANTOS, M. M. N. ; SODRE-NETO, L. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. . Bacterioplâncton e variáveis abióticas como indicadores de qualidade da água de viveiros de camarão em região tropical (Nordeste,Brasil) de. Boletim do Instituto de Pesca (Impresso) , v. 38, p. 71-79, 2012.

  • Almeida, LR ; COSTA, I. A. S. . Composition and abundance of zooplankton community of an impacted estuarine lagoon in Northeast Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 72, p. 12-24, 2012.

  • LEIDE A SILVA ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . As águas verdes dos reservatórios do Rio Grande do Norte:o problema das cianobactérias e cianotoxinas. Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia , v. 1, p. 1-10, 2011.

  • Barbosa, I.V. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,L.G.M . Abordagem de Temas de Saúde Pública no Centro Municipalde Educação Infantil (CMEI) no Município de Natal, Rio Grande do Norte. Revista da SBEnBIO , v. 3, p. 123-133, 2010.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, S. R. ; PANOSSO, R. F. ; ARAUJO, M. F. F. ; MELO, J. ; MELO, Josette Lourdes de Sousa ; ESKINAZI-SANTANNA, E. M. . Dinâmica de cianobactérias em reservatórios eutróficos do semi-árido do Rio Grande do Norte.. Oecologia Brasiliensis (Impresso) , v. 13, p. 382-401, 2009.

  • OKUM, N. ; BRASIL, J. ; Attayde, J. L. ; COSTA, I. A. S. . OKUN, N. ; BRASIL, J. ; ATTAYDE, J. L. ; Costa, I. A. S. . Omnivory does not prevent trophic cascades in pelagic food webs. Freshwater Biology, v. 53, p. 129-138, 2008.. Freshwater Biology , v. 1, p. 1-2, 2008.

  • 2007 MMENEZES, RF. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. . Eskinazi-Sant´Anna ; Menezes, RF ; Costa, I. A. S. ; Panosso, R ; ARAUJO, M. F. F. ; ATTAYDE, J. L. . Composição da comunidade zooplanctônica em reservatórios eutróficos do semi-árido do Rio Grande do Norte. Oecologia Brasiliensis, v. 11, p. 345-356, 2007.. Oecologia Brasiliensis , v. 11, p. 345-356, 2007.

  • PANOSSO, R. F. ; COSTA, I. A. S. ; Attayde, J. L. ; ROCHA, N. ; SOUZA, S. R. ; GOMES, F. C. F. . Renata Panosso, Ivaneide A. S. Costa, Nara Rocha de Souza, José Luiz Attayde, Sandra Regina de Souza Cunha, Fernando Costa Fernandes Gomes.CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS EM RESERVATÓRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E O POTENCIAL CONTROLE DAS FLORAÇÕES PELA TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus).Oecologia Brasiliensis,Vol. 11, No 3 ,P. 433-449 .2007.. Oecologia Brasiliensis (Impresso) , v. 11, p. 433-449, 2007.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. . Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Ivaneide Alves Soares da Costa.COMUNIDADES MICROBIANAS (BACTERIOPLÂNCTON E PROTOZOOPLÂNCTON) EM RESERVATÓRIOS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO.Oecologia Brasiliensis, V. 11, N. 3.P.422-432. 2007.. Oecologia Brasiliensis , v. 11, p. 422-432, 2007.

  • OKUN, N. ; Brasil, J. ; ATTAYDE, J. L. ; COSTA, I. A. S. . Omnivory does not prevent trophic cascades in pelagic food webs. Freshwater Biology (Print) , v. 0, p. 071024173247003-???, 2007.

  • COSTA, I. A. S. ; Azevedo, S. M.O. ; CHELLAPPA, N. T. ; Senna, P.A.C. ; Bernardo, R. R. ; Costa, S. M. . Costa, I.A,S.,Chellappa, N. T.,Azevedo, M.F.F.O.,Senna, P.A.C.,Bernardo, R.R., Costa, S.M.The occurence of toxic-producing cyanobacterial blooms in a semi-arid reservoir in the northeast Brazil.Braziliam Journal of Biology. v. 66,p.29-41.2006.. Brazilian Journal of Biology , São Paulo, v. 66, n.1b, p. 29-41, 2006.

  • ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . Ações em educação ambiental visando a sensibilização dos moradores da cidade de Jardim de Piranhas para a preservação do Rio Piranhas (RN).v. 18. setembro-novembro/2006.. Revista educação ambiental em ação, v. 18, p. 5-6, 2006... Educação Ambiental em Ação , v. 18, p. 5-6, 2006.

  • CHELLAPPA, N. T. ; COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; Marinho, I ; Alves, J. M. ; Costa, M. A. . Chellappa,N.t.; Costa, I.A.S.;Araújo, M.F.F.;Marinho, I.Alves, J.M.;Costa,M.A.Periphytic algal studies from Bonfim Urbana Lake of Rio Grande do Norte State, Brasil after the environmental impact.Indian Hydrobiology. v5.,p.55-66,2002. Indian Hydrobiology, India, v. 5, n.1, p. 55-66, 2002.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. ; SOUZA, S. R. ; ACYOLLI, I. ; FIGEIREDO, F. V. . Costa, I.A.S., Araújo, M.F.F.;Chellappa, N. T., Souza, S.R.;Acyloy, I.;Figueredo, F.V.EDUCAÇÃO AMBIENTAL:ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DO NATAL. Sociedade e Território, v. 15,p.21-29,2001.. Sociedade e Território (Natal) , Natal, v. 15, n.1, p. 21-29, 2001.

  • ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. . Araújo,M.F.F.;Costa,I.A.S.; Chellappa,N.T.COMUNIDADE FITOPLANCTONICA E VARIAVEIS AMBIENTAIS NA LAGOA DE EXTREMOZ NATAL-RN.Acta. Limn. Brasil.v.12,p.127-140,2000.. Acta Limnologica Brasiliensia , São Paulo, v. 12, p. 127-140, 2000.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; ARAÚJO, M. F. F. . Costa, I.A.S., Araújo,F.F.; Chellappa,N.T.MICROALGAS PERIFÍTICAS DA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES ASSU-RN.Revista de Ecologia aquática tropical,v.10,p.85-93,2000.. Revista de Ecologia Aquática Tropical , Natal-rn, v. 10, p. 85-93, 2000.

  • ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; Santos, L.O. ; Bittencourt, C. F.C. . Araújo,M.F.F.;Frauendorf,c.C.B.;Costa,I,a.S.;Santos,l.O.S. rio como tema para o desenvolvimento em educação ambiental.Sociedade e Território. v.14.p.61-66,2000.. Sociedade e Território (Natal) , Natal, v. 14, n.2, p. 61-66, 2000.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; ARAÚJO, M. F. F. . Costa, I.A.S.;Chellappa,N.T.;Araújo,M.F.F.ESTUDO DO FITOPLANCTON DA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, ASSU-RN.v.10,p.67-80,1998.. Acta Limnologica Brasiliensia , SÃO PAULO, v. 10, n.1, p. 67-80, 1998.

  • COSTA, I. A. S. ; SANTOS, A. S. . ENSINO DE CIENCIAS PARA CIDADNIA:CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ed. MOSSORÓ: UERN, 2022. 229p .

  • COSTA, I. A. S. . Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1. ed. NATAL: EDUFRN, 2014. v. 5. 398p .

  • ARAÚJO, M. F. F. ; AMARAL, V. S. ; PANOSSO, R. F. ; COSTA, I. A. S. . Doenças de veiculação hídrica:conhecendo e prevenindo. 1. ed. NAtal/RN: EDUFRN, 2013. v. 8. 32p .

  • ARAUJO, M. F. F. ; Menezes,A.A.L. ; COSTA, I. A. S. . HISTÓRIA DA BIOLOGIA.. 01. ed. NATAL: EDUFRN, 2009. v. 01. 176p .

  • SILVA, A. P. C. ; RANADJUTO RANGEL JUNIORGEL JUNIOR, A. ; COSTA, I. A. S. . Variação Vertical e Nictemeral de Assembleia Fitoplanctônica em Um Reservatório Tropical Semiárido Durante Estiagem Prolongada. In: Gustavo Henrique Gonzaga da Silva;Antonio Fernando Monteiro Camargo. (Org.). A Bacia do Rio Apodi-Mossoró:aspectos ambientais, sociais e economicos de uma bacia hidrografica dno semiarido do Rio Grande do Norte. 1ed.MOSSORO-RN: EDUFERSA, 2022, v. 1, p. 213-226.

  • OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, I. A. S. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIENCIAS NA ÓTICA DA PESQUISA-AÇÃO PARA APROPRIAÇÃO E MELHORIA DA PRATICA DO ENSINO INVESTIGATIVO. In: Ivaneide Alves Soares da Costa; Adriana de Souza Santos. (Org.). ENSINO DE CIENCIAS PARA A CIDADANIA:CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.MOSSORO-RN: UERN, 2022, v. 1, p. 16-37.

  • FONSECA, A. S. ; COSTA, I. A. S. . QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COMO ABORDAGEM PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: Edições UERN, 2022, v. 1, p. 59-72.

  • SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. . CONTRIBUIÇÕES DE UMA AÇÃO FORMATIVA PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 38-58.

  • COSTAD, E. S. A. ; COSTA, I. A. S. . AS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 74-96.

  • HORA, B. L. V. ; COSTA, I. A. S. . UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UMA PROPOSTA PARA A TRANSPOSIÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE GENÉTICA. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. , p. 117-142.

  • COSTA, B. C. C. ; COSTA, I. A. S. . ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PROPULSORA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 141-168.

  • VIEIRA, P. C. S. ; COSTA, I. A. S. . AVALIAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA ADAPTADA AO SEMIÁRIDO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 161-185.

  • FERREIRA, N. P. ; COSTA, IS. . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES SOBRE MICRORGANISMOS. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 186-208.

  • Layana Alves de Moraes ; COSTA, I. A. S. . CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E CIENTISTA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 209-226.

  • HORA, B. L. V. ; COSTA, I. A. S. . ENSINO DE ECOLOGIA SOB A PERSPECTIVA. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA E ADRIANA E ADRIANA DE SOUZA SANTOS. (Org.). Ensino de Ciências para Cidadania: contribuições para a formação de professores.. 1ed.MOSSORÓ: EDIÇÕES UERN, 2022, v. 1, p. 116-140.

  • RANGEL JUNIOR, A. ; COSTA, I. A. S. . CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM SETE RESERVATÓRIOS DE USOS MÚLTIPLOS INSERIDOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE, NORDESTE, BRASIL. In: Denise Dias da Cruz; George Emmanuel Cavalcanti de Miranda; Kallyne Machado Bonifácio; Reinaldo Farias Paiva de Lucena; Bartolomeu Israel de Souza. (Org.). Ciências Ambientais: desafios e perspectivas. 1ed.João pessoa: UFPB, 2021, v. 1, p. 272-313.

  • GUIMARÃES, I C S ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA ; ANDRADE, G. P. V. . STEM E PIBID BIOLOGIA: RELATOS DE UMA PARCERIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, Pâmela Billig Mello-Carpes, Cristiane Maria Sampaio Forte, Cristiane Mansur de Moraes Souza. (Org.). Caminhos de um Programa de educação científica : relatos e produtos. Ied.Curitiba: Brazil Publishing, 2016, v. , p. 8-322.

  • Renata Rafaela Alves Gomes ; LIMA, E. R. ; Rezende, S.G. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Produção de paródias para aliar música à Biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. 5, p. 39-115.

  • Santos, S.A. ; Costa,P.A. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Silva,S.G.L. ; Araujo,S.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . DIAGNÓSTICO ESTRUTURALDA E FUNCIONAL DA E. E. LOURDES GUILHERME, NATAL/ RN. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. 5, p. 69-87.

  • COSTA, I. A. S. . Subprojeto do PIBID-Biologia da UFRN: renovação de saberes e fazeres. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 25-38.

  • Araújo,P.A. ; Felipe César Neves Miranda ; Rezende, S.G. ; Souza, P.P.J. ; Ramalho,B.K. ; Silva,S.G.L. ; Peixe,D.P. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Diagnóstico da infraestrutura da E. E. Berilo Wanderley e levantamento do perfil dos alunos. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 57-72.

  • Souza, P.P.J. ; Araújo,P.A. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Utilização de modelos didáticos como ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 123-150.

  • Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. . A cronobiologia no dia a dia escolar: um relato de experiência e reflexão. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 151-174.

  • Santos, S.A. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; LIMA, E. R. ; Rezende, S.G. ; Pereira,D. J. ; Silva,S.G.L. ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Zuza,O.B.B.H ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Invisíveis micromoradores da cozinha: uma proposta para prevenção de contaminação da merenda escolar. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 175-188.

  • Araújo,P.A. ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Sensibilização de alunos para prevenção de doenças por meio de observação do crescimento microbiano. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 189-208.

  • Araujo,S.R. ; Pereira,D. J. ; PINHEIRO, S. A. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . À procura do DNA: uso de problematização para compreender a função do material genético. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 209-222.

  • Felipe César Neves Miranda ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . O ensino por investigação: uma experiência com professores em formação no magistério. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 223-232.

  • PINHEIRO, S. A. ; Santos, S.A. ; SILVA, F. S. ; Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Ludicidade no ensino de Biologia: jogo didático e mapa conceitual para consolidar conteúdos de genética. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 233-248.

  • HORA, B. L. V. ; NUNES, E. F. ; PINHEIRO, S. A. ; Araujo,S.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Por trás do muro da escola: conhecendo a função ecológica e social da lagoa de captação. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 249-276.

  • MOURA, A. K. C. ; VITORIANO, N. C. ; DEMEDEIROS, M. V. S. ; Santos, S.A. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Entorno da escola: sempre há várias possibilidades de se facilitar o conteúdo escolar. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 277-292.

  • Araujo,S.R. ; SILVA, L. T. ; NASCIMENTO, V. V. ; LOPES, M. R. S. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Horta Escolar: espaço propício para sensibilização ecológica e alimentar. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 293-314.

  • SILVA, F. S. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. ; COSTA, M. E. S. P. . Conhecimentos prévios acerca de plantas medicinais como recurso para aprender botânica. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 315-334.

  • Pereira,D. J. ; Santos, S.A. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Contribuição do espaço de ensino não formal na aprendizagem sobre evolução dos vertebrados. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 335-354.

  • Costa,P.A. ; Carvalho,M.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . A avaliação da aprendizagem sobre digestão por meio da lembrança estimulada em uma Feira de Ciências. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 353-368.

  • Rezende, S.G. ; LIMA, E. R. ; Silva,S.G.L. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . Desmistificando a ciência para estudantes de ensino médio por meio da ?com ciência?. In: Ivaneide Alves Soares da Costa. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. , p. 369-382.

  • Santos, S.A. ; Costa,P.A. ; SILVA, F. S. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Araujo,S.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Socialização das ações do PIBID-Biologia/UFRN na Escola Estadual Lourdes Guilherme por meio de uma mostra expositiva. In: Ivaneide Alves Soares da Costa. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. , p. 383-396.

  • Ramalho,B.K. ; SOARES FILHO, P. L. ; MOURA, A. K. C. ; SANTOS, M. S. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, M. L. M. ; COSTA, I. A. S. . Jornal Escolar como forma integradora de expandir conhecimentos sobre leitura e as ciências. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 427-442.

  • Fernandes-Junior,R.J. ; Carvalho,M.R. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . Jornal Escolar como fonte de mobilização crítica e participativa no âmbito da ciência. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 407-426.

  • SANTOS, M. S. ; DEMEDEIROS, M. V. S. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, M. L. M. ; COSTA, I. A. S. . Nova proposta para o Jornal Escolar do Berilo Wanderley: o meio virtual como complemento. In: IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA. (Org.). Formação de professores: interação Universidade-escola no PIBID/UFRN: volume 5: a fala dos autores de Biologia-edital 2011. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. , p. 443-456.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, M. G. L . Uso de organizadores prévios como recursos para o ensino e aprendizagem no ensino superior. In: Tereza Cristina Leandro de Faria; Márcia Gorette Lima da Silva. (Org.). ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE PESQUISA E MATERIAIS DIDÁTICOS.. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2009, v. 1, p. 169-181.

  • COSTA, I. A. S. ; MELO, Josette Lourdes de Sousa . ESKINAZI-SANT'ANNA, E. M. ; COSTA, I. S. ; Melo, J.L.S. . Águas Potiguares: Oásis Ameaçados. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A36 - A36, 04 fev. 2007.. Jornal do Basil, Rio de Janeiro, p. 36 - 36, 04 fev. 2007.

  • COSTA, I. A. S. ; SANTOS, A. P. ; SILVA, A. A. L. ; MELO, S. G. ; PANOSSO, R. F. ; ARAÚJO, M. F. F. . Costa, I.A.S;Araújo,M.F.F.;Panosso, R.F.; Palhares, A.,Silva,A.A.L.;Melo,S.G..Floração de Algas Nocivas:ameaça às àguas Potiguares.Revista FAPERN.V.1,N.4,P.14-16.. Revista FAPERN, NATAL/RN, p. 14 - 16, 10 nov. 2006.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. ; SANTOS, A. P. ; SILVA, A. A. L. ; MELO, S. G. ; SANTOS, J. M. . Costa, I.A.S;Araújo,M.F.F.;Panosso, R.F.; Palhares, A.,Silva,A.A.L.;Melo,S.G.;Santos, J.M.ÁGUAS POTIGUARES TÊM A COR DA POLUIÇÃO: RESPONSABILIDADE DE QUEM ?REVISTA FAPERN, V.1,p.2-3.. Revista FAPERN, NATAL/RN, , v. 1, p. 2 - 3, 03 abr. 2006.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; ARAUJO, M. F. F. ; Attayde, J. L. ; MELO, Josette Lourdes de Sousa . ESKINAZI-SANT'ANNA, E. M. ; COSTA, I. S. ; Panosso, RF; Araújo, M.F.F.; Attayde,J.L.;Melo, J.L.S.Águas Potiguares: Oásis ameaçados. Ciência Hoje, V.39, N.233, P.68-71.. CIência Hoje, p. 68 - 71.

  • COSTA, L. S. L. ; SOUZA, G. P. V. A. ; FARIAS, H. F. ; ARAUJO, T. L. ; COSTA, I. A. S. . DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO. In: Congresso Nacional de educação, 2023, JOÃO PESSOA. Anais IX CONEDU, 2023.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; GUIMARÃES, I C S ; Selma maria bezerra jeronimo . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: NOVOS CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIDADANIA RESPONSÁVEL. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2018, Viana do Castelo. Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. Viana do Castelo: APeDuc, 2017. p. 579-585.

  • FERREIRA, N. P. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA PREVENÇÃO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.. In: III CONEDU, 2016, NATAL/RN. Anais III CONEDU. Campina Grande- PB: Realize Eventos & Editora, 2016. v. I.

  • FERREIRA, N. P. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . USO DE MODELOS CELULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR E SUPERAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS. In: III CONEDU, 2016, NATAL/RN. Anais III CONEDU. Campina Grande- PB: Realize, 2016. v. I.

  • FONSECA, A. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, J. K. ; OLIVEIRA, J. C. S. ; LIMA, L. R. P. ; SILVA, P. F. ; OLIVEIRA, K. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICA DA ÁGUA. In: VI ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - NORDESTE, 2015, Vitória da Conquista. Rumos e Desafios Curriculares para o Ensino de Biologia, 2015.

  • MARTINS, P. L. ; ARAÚJO, J. M. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . FALANDO SOBRE A GESTÃO INTEGRADA DA ÁGUA DOCE NA ESCOLA: QUAL O MEU PAPEL? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VI ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - NORDESTE, 2015, Vitória da Conquista. Rumos e Desafios Curriculares para o Ensino de Biologia, 2015.

  • COSTA, I. A. S. ; LOPES, M. R. S. ; FRACA, I. M. D. ; NASCIMENTO, V. V. ; SOUZA, G. P. V. A. . PLANTANDO IDEIAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; NASCIMENTO, V. V. ; SOUZA, G. P. V. A. . APRENDENDO ZOOLOGIA POR MEIO DO VÍDEO DIDÁTICO REDESCOBRINDO? OS PEIXES. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; SILVA, C. T. ; NUNES, E. F. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPETIVA INCLUSIVA. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; Santos, S.A. . CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA REFLEXÃO DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID-BIOLOGIA DA UFRN. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; FONSECA, F. K. M. ; SILVA, L. T. ; SOUZA, G. P. V. A. . RECRIANDO O ESPAÇO ESCOLAR: JARDIM SUSPENSO COMO PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; FRACA, I. M. D. . REUSO DE PNEUS COMO PROPOSTOS DE REVITALIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; REIS, R. M. ; SILVA, J. B. ; SOUZA, G. P. V. A. . MUDA NA MÃO, CANTEIRO NO CHÃO. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; SILVA, L. T. ; SOUZA, G. P. V. A. ; PINHEIRO, S. A. . PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: RESÍDUOS, QUAL A SUA COR?. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTA, I. A. S. ; SILVA, P. F. ; SOUZA, G. P. V. A. ; NUNES, E. F. . ERVAS AROMATIZANTES: BRINCANDO COM OS SENTIDOS. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, NATAL/RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. NATAL/RN: EDUFRN, 2014.

  • COSTAD, E. S. A. ; COSTA, I. A. S. ; OLIVEROS, P. B. . Percepção de alunos da educação básica sobre os conceitos de meio ambiente e cadeia alimentar. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ?, 2013, Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14 de Novembro de 2013, 2013. p. 1-8.

  • SOARES FILHO, P. L. ; COSTA, I. A. S. ; Souza, P.P.J. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; AZEVEDO, C. V. M. . O ensino de conceitos sobre ritmos biológicos no ensino médio a partir do conteúdo ?Características gerais dos seres vivos?. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14 de Novembro de 2013, 2013. p. 1-8.

  • PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . Aplicação e teste de uma sequência didática sobre sistema sanguíneo ABO no ensino médio de biologia. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14 de Novembro de 2013, 2013. p. 1-8.

  • LOPES, M. R. S. ; FRACA, I. M. D. ; COSTA, I. A. S. . LUDICIDADE EM BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA DES-CONTRUINDO UMA FLOR. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES., 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES.. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 01.

  • SILVA, L. T. ; Araujo,S.R. ; NASCIMENTO, V. V. ; COSTA, I. A. S. . HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID.. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES., 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES.. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 01. p. 1105-1112.

  • VITORIANO, N. C. ; LIMA, B. R. R. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; COSTA, I. A. S. . (DES)ESTRUTURANDO A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO PERCEPÇÃO DE HABITOS ALIMENTARES. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES., 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES.. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 03. p. 112-119.

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . CONCEPÇÕES DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA SORE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CICLOS I E II DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES., 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO III SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES.. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 01. p. 3365-3379.

  • Pereira,D. J. ; Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . Analise do Processo de Aprendizagem e Alfabetização Científica sobre a Evolução dos Vertebrados em um Museu de Ciências. In: II Seminário Nacional do Ensino Médio: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias, 2012, Mossoró-RN. II Seminário Nacional do Ensino Médio: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias. Natal-RN: Copyright © Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2012. p. 1408-1420.

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . Prática Investigativa: Experimentando o Mundo da Microbiologia. In: II Seminário Nacional do Ensino Médio: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias, 2012, MOssoró-RN. II Seminário Nacional do Ensino Médio: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias. Natal-RN: Copyright © Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2012. p. 1513-1525.

  • Costa,P.A. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; Silva,S.G.L. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE O PIBID-BIOLOGIA/UFRN E A E. E. LOURDES GUILHERME. In: I Seminário Nacional do Ensino Médio, 2011, Mossoró-RN. Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectiva ? 23 a 25 de novembro de 2011, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ? Campus do Mossoró, 2011. p. 955-965.

  • Renata Rafaela Alves Gomes ; Felipe César Neves Miranda ; Araújo,P.A. ; LIMA, E. R. ; Rezende, S.G. ; Souza, P.P.J. ; Ramalho,B.K. ; Silva,S.G.L. ; Peixe,D.P. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. In: I Seminário Nacional do Ensino Médio, 2011, Mossoró-RN. Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectiva ? 23 a 25 de novembro de 2011, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ? Campus do Mossoró, 2011. p. 945-945/954.

  • Silva,S.G.L. ; Araujo,S.R. ; Costa,P.A. ; Silva,M.F. ; COSTA, I. A. S. . MÃOS LIMPAS, CORPO SAUDÁVEL: IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DAS MÃOS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. In: Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectiva ? 23 a 25 de novembro de 2011, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ? Campus do Mossoró, 2011, Mossoró-RN. I SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO, 2011. p. 966-976.

  • Araujo,S.R. ; Peixe,D.P. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. . DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR E DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO,. In: I Seminário Nacional do Ensino Médio, 2011. Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectiva ? 23 a 25 de novembro de 2011, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ? Campus do Mossoró, 2011. p. 706-717.

  • Peixe,D.P. ; Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. . DIVULGAÇÃO DOS ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE INTEGRAR A UNIVERSIDADE E ESCOLA. In: I Seminário Nacional do Ensino Médio, 2011, Mossoró-RN. Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectiva ? 23 a 25 de novembro de 2011, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ? Campus do Mossoró, 2011. p. 718-729.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; PETROVICH, A. C. I . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE ÁGUA EM UMA REGIÃO SEMI-ÁRIDA BRASILEIRA: O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS.. In: VII ENPEC, 2009, Florianópolis.. In: VII ENPEC, 2009, Florianópolis., 2009, Florianópolis. VII ENPEC, 2009, Florianópolis., 2009.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . NADANDO CONTRA A MARÉ:o que ocorre com o zooplâncton durante uma floração de cianobactéria ?. In: VII CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2005, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2005.

  • MEDEIROS, C. M. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE ZOOPLANCTÔNICA EM AMBIENTES MARINHOS COSTEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE TROFIA. In: VIII CONGRESO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2005, CAXAMBU. VIII CONGRESO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2005.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; Azevedo, S. M.O. ; Morales, C. ; SOUZA, S. R. . Prevalência de cianobactérias em mananciais de abastecimento público no Estado do Rio Grande do Norte. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; Souza, S. R. ; Azevedo, S. M.O. . Avaliação da qualidade da água de importantes açudes e rios do rio Grande do Norte. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza- CE. VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. p. 315-318.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; ARAÚJO, M. F. F. ; ALMEIDA, R. G. ; ROSSI, C. . ESTUDO PRELIMINAR DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA NA LAGOA DO PIATÓ, ASSU-RN. In: I SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DE APOIO À GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2001, Joâo Pessoa -PB. I SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DE APOIO À GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2001.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. . PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA PELO FITOPLANCTON NA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVE ASSU RN. In: II SIMPOSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI-ÁRIDO, 2000, MOSSORÁ-RN. II SIMPOSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI-ÁRIDO. MOSSORÓ-RN: COLEÇÃO MOSSOROENSE, 2000. v. 1. p. 253-267.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA DOCE: O GOVERNO, A COMUNIDADE E EU. In: XVI Encontro Nacional em Educação em Ciências - ENEC, 2015, Lisboa. Ciência como cultura, 2015. v. 1. p. 766-770.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, M. G. L . Uso de mapas conceituais como recursos didáticos no ensino superior: uma perspectiva de aprendizagem significativa.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências., 2007, Belo Horizonte : ABRAPEC, 2007. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências., 2007. v. 1. p. 1-12.

  • FERREIRA, A. T. S. ; COSTA, I. A. S. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; SOUSA, J. C. ; Zuza,O.B.B.H ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. . A AULA E O TRABALHO SÃO INIMIGOS DO SONO?. In: FEIRA DE CIÊNCIAS O TEMPO NA VIDA, 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • SOUZA, S. M. X. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; SOARES FILHO, P. L. ; Souza, P.P.J. ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. ; FERREIRA, A. T. S. . A LUA E O CICLO MENSTRUAL. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • SILVA, S. C. P. ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães . FLORES TAMBÉM TEM RITMO?. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • ARAUJO, J. V. L. S. ; SOARES FILHO, P. L. ; Souza, P.P.J. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; AZEVEDO, C. V. M. ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. . O HORÁRIO DE TRABALHO INFLUÊNCIA NO NÍVEL DE DISPOSIÇÃO E NOS HORÁRIOS DE SONO?. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • SILVA, M. D. P. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. . O SONO ATRAPALHA OS ESTUDOS. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • ROCHA, R. ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. . SONO E NOSSAS ROTINAS. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • LUNA, L. P. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; Souza, P.P.J. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; SOARES FILHO, P. L. ; SOUSA, J. C. ; BELISIO, A. S. ; AZEVEDO, C. V. M. . É POSSÍVEL 'TROCAR' O HORÁRIO DE SONO SEM SERMOS PREJUDICADOS?. In: FEIRA DE CIÊNCIAS 'O TEMPO NA VIDA', 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DA FEIRA DE CIÊNCIAS. SÃO PAULO: UPS, 2013.

  • ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. . The threathened aquatic Oasis of the Brazilian Semi Arid.. In: Annual Meeting of the Ecological Society of America, 2009, 2009, Albuquerque. Annual Meeting of the Ecological Society of America, 2009, 2009. v. 1. p. 13-13.

  • Pereira, K.P.G. ; Silva,L.A.P. ; PANOSSO, R. F. ; COSTA, I. A. S. . Biomonitoramento de cianotoxinas em um reservatório do semi-árido brasileiro através de ensaios ecotoxicológicos com C. dubia.. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, 2009, Gramado /RS. XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, 2009.

  • Silva, A.P.C ; ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; COSTA, I. A. S. . Ocorrência de Cianobactérias eMicrocistinas emtrês reservatóriosutilizados para abastecimento humano no Semi-árido do Rio Grande do Norte. In: 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, POrto de Galinhas. 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009. p. 123-123.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. ; Azevedo, S. M.O. . Costa, I.A.S.;Araújo,M.F.F.;Panosso,R.F.;Azevedo,S.M.O.Long term study on dinamics of cyanobacteria in an eutrphic tropical semii-arid.Im: 7 International conference on Toxic Cyanobacteria,2007,Rio de Janeiro.. In: 7 International conference on Toxic Cyanobacteria, 2007, Rio de Janeiro. International conference on Toxic Cyanobacteria, 2007. v. 1. p. 47-47.

  • SANTOS, A. P. ; SILVA, A. A. L. ; MELO, S. G. ; ROCHA, E. S. ; COSTA, I. A. S. . Santos,M.P.; Silva, A.A.;Melo,S.G.; Rocha,E.S.Monitoramento de florações de cianobactérias no açude Gargalheiras, Acari-RN. In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simposio Latinoo-Americano sobre Algas Nocivas,2007,Itajaí(SC). In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simposio Latinoo-Americano sobre Algas Nocivas, 2007, Itajaí (SC). XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simposio Latinoo-Americano sobre Algas Nocivas, 2007.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, S. R. ; ARAUJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. . Costa,I.A.S.Souza,R.R.Composição do Fitoplâncton, com ênfase em cianobactérias, em cinco reservatórios da Bacia Piranhas-Assu no semi-árdio potiguar. In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia &Simposio Latino Americano sobre Algas Nocivas,2007, Itajaí (SC). In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia &Simposio Latino Americano sobre Algas Nocivas, 2007, Itajaí (SC). XI Congresso Brasileiro de Ficologia &Simposio Latino Americano sobre Algas Nocivas, 2007.

  • COSTA, I. A. S. ; Martins, M.C. ; SANTOS, M. M. N. ; Gerson, P. ; ARAUJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. . Costa, I.A.S. Martins,M.C.; Santos,M.L.M.N.;Gerson,P.;Araújo, M.F.F.;PAnosso,R.In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia,2007,Macaé(RJ). In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé (Rj). XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • SANTOS, M. M. N. ; COSTA, I. A. S. . Santos,M.L.N.; Costa,I.A.S. Ecologia de fitoplâncton em um ciclo completo de cultivo de camarão L. Vannamei em ambiente potancialmente eutrofizado (RN/Brasil).In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé (RJ). In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé (RJ). XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • OKUM, N. ; BRASIL, J. ; Attayde, J. L. ; COSTA, I. A. S. . Okum,N.; Brasil,J.D.; Attayde,J.L.; Costa,I.A.S.Does omnivory prevent trophic cascades in pelagic food webs ?In: Plankton Symposiu, IV & Congresso Brasileiro de PlÂncton, 2007, João Pessoa (PB). In: Plankton Symposiu, IV & Congresso Brasileiro de PlÂncton, 2007, João Pessoa (PB). Plankton Symposiu, IV & Congresso Brasileiro de PlÂncton, 2007.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; ARAUJO, M. F. F. ; Attayde, J. L. . COSTA, I. S. ; Panosso, R.F. ; ARAUJO, M. ; ESKINAZI-SANT'ANNA, E. M. ; ATTAYDE, J. L. . Phytoplankton composition and yanotoxins at six semi-arid eutrophic reservoirs (Rio Grande do Norte State, Brazil). In: Plankton Symposium IV, 2007, João Pessoa. BDUA Journal of Biology. Inglaterra : AFPR, 2007. v. II. p. 228-228.. In: Plankton Symposium IV, 2007, João Pessoa (PB). BDUA Journal of Biology, 2007. v. II. p. 228-228.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; ARAUJO, M. F. F. ; Attayde, J. L. . COSTA, I. S. ; Panosso, R.F. ; ARAUJO, M. ; ESKINAZI-SANT'ANNA, E. M. ; ATTAYDE, J. L. . Phytoplankton composition and yanotoxins at six semi-arid eutrophic reservoirs (Rio Grande do Norte State, Brazil). In: Plankton Symposium IV, 2007, João Pessoa. BDUA Journal of Biology. Inglaterra : AFPR, 2007. v. II. p. 228-228.. In: Plankton Symposium IV, 2007, João Pessoa (PB). BDUA Journal of Biology, 2007. v. II. p. 228-228.

  • SANTOS, A. P. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, A. A. L. ; MELO, S. G. ; ROCHA, E. S. . MONITORAMENTO DE CIANOBACTÉRIAS NO AÇUDE GARGALHEIRAS, ACARI-RN. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2006, ITAJAI-SC. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2006.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. ; Souza, S. R. . COMPOSIÇÃO DO FITOPLÂNCTON, COM ~ENFASE EM CIANOBACTÉRIAS, EM CINCO RESERVATÓRIOS DA BACIA PIRANHAS-ASSU NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA & SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ALGAS NOCIVAS, 2006, ITAJAÍ-SC. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA & SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ALGAS NOCIVAS, 2006.

  • MENDONCA, J. M. S. ; SANTOS, A. P. ; MARINHO, L. A. ; Martins, M.C. ; COSTA, I. A. S. . Mendonç\,J.M.S.;Santos,A.P.;Marinho,L.A.; Martins,M.C. & Costa,I.A.S. Efeito de culturas tóxicas de Cylindrospermopsis raciborskii e Anabaena spiroides sobre Litopenaeus vannamei (crustacea, cladocera). In; IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006,São Pedro,São Paulo.. In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro, São Paulo. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006.

  • MENDONCA, J. M. S. ; SANTOS, A. P. ; Martins, M.C. ; COSTA, I. A. S. . Mendonça,J.M.S.;Santos,A.P.; Marinho,L.A.; Martins, M.C. & Costa,I.A.S. Efeito de micorcistinas de florações naturaisi e saxitoxinas de culturas de cianobactérias sobre Ceriodaphinia silvestri (Crustacea Cladocera.In: IX Congressoo Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro, (SP).. In: IX Congressoo Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro (SP). X Congressoo Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006.

  • COSTA, I. A. S. ; PAULA, R. S. ; MELO, S. G. ; SANTOS, A. P. ; SAMPAIO, T. . OCORRÊNCIA DE FLORAÇÕES TÓXICAS DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS DE ABASTECIMENTO HUMANO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS/BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • COSTA, I. A. S. ; SAMPAIO, T. ; SILVA, P. F. . AVALIAÇÃO DO FITOPLÂNCTON COM ~ENFASE EM CIANOBACTÉRIAS DE VIVEIROS DE CAMARÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS /BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; SANTOS, C. . ASPECTOS LIMNOLÓGICOS E COMUNIDADES PLANCTÔNICAS EM UM RESERVATÓRIO EUTRÓFICO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO(RES. ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES). In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. ; MELO, J. . ASSOCIAÇÃO DAS ASSEMBLÉIAS ZOOPLANCTÔNICAS COM ASPECTOS LIMNOLÓGICOS E COMUNIDADES MICROBIANAS E FITOPLANCTÔNICAS NO RESERVATÓRIO GARGALHEIRAS (RN). In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • ROCHA, N. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. . INGESTÃO DE CIANOBACTÉRIAS FILAMENTOSAS POR TILÁPIA DO NILO: UMA ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS ?. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • PACHECO, C. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; MEISSNER, R. ; GALVÃO, T . DETECÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS PELO MÉTODO PCR EM AMOSTRAS DE RESERVATÓRIOS. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • GURGEL, N. Y. P. F. ; COSTA, I. A. S. ; MEISSNER, R. ; PANOSSO, R. F. . O POTENCIAL TOXIGÊNICO DE CIANOBACTÉRIAS CULTIVADAS IN VITRO AVALIADO PELA TÉCNICA DE PCR. In: XVI CONGRESSO DE INICIÃÇÃO CIENTÍFICA, 2005, NATAL RN. XVI CONGRESSO DE INICIÃÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

  • BRASIL, J. D. ; COSTA, I. A. S. ; Attayde, J. L. ; OKUN, N. ; MESQUITA, P. . EFEITOS DA TILAPIA DO NILO (OEROCHROMUS NILOTCUS) SOBRE A ESTRUTURA DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA NOS AÇUDES DO NORDESTE BRASILEIRO. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005, ILHÉUS BA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2005.

  • SANTOS, A. P. ; COSTA, I. A. S. ; SANTOS, J. M. ; MELO, S. G. . isolamento e cultivo de Cianobactérias Potencialmente tóxicas de ambientes aquáticos do Rio Grande do Norte. In: XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005, NATAL RN. XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005.

  • MARQUES, S. W. ; COSTA, I. A. S. ; MELO, S. G. ; SANTOS, J. M. ; SANTOS, A. P. . CARACTERIZAÇÃO E VARIAÇÃO SAZONAL DO FITOPLÂNCTON, COM ÊNFASE EM CIANOBACTÉRIAS, EM VIVEIROS DE CARCINICULTURA NO ESTUÁRIO DO RIO CAVALOS/MACAU/RN. In: XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005, NATAL-RN. XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005.

  • MELO, S. G. ; COSTA, I. A. S. ; MARQUES, S. W. ; SANTOS, A. P. ; SANTOS, J. M. . OCORR~ENCIA DE FLORAÇÃO TÓXICA DE CIANOBACTÉRIAS (Microcystis aeruginosa)no reservatório Armando Ribeiro gonçalves, assu-rn. In: XVI CONBRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005, NATAL RN. XVI CONBRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 2005.

  • ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. . VAIAÇÕES DIÁRIAS DO VOLUME CELULAR BACTERIANO:RELAÇÕES COM FLAGELADOS E PARTÍCULAS SEMELHANTES A VÍRUS EM UMA LAGOA TROPICAL. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005, SÃO PAULO. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, S. R. ; ROCHA, N. ; PAULA, R. S. ; SILVA, P. F. . OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS EM VIVEIROS DE CAMARÃO(L. VANNAMEI) EM ÁGUA DOCE E ESTUARINA NO RIO RNADE DO NORTE. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA, 2004, FLORIANÓPOLIS /SC. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA, 2004. p. 89-89.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; PANOSSO, R. F. ; Azevedo, S. M.O. ; Costa, S. M. ; ROCHA, N. . Ocorrência de floração tóxica de Trichodesmium sp em águas costeiras do nordeste do Brasil. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA-SETAC BRASIL, 2004, FLORIANÓPOLIS /SC. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA-SETAC BRASIL, 2004. p. 89-89.

  • ARAÚJO, M. F. F. E. ; COSTA, I. A. S. ; Alves, S. ; Veras, K. ; Bezerra, R. . Comunidade protozooplâncton de cinco reservatórios do Estado do Rio Grande do Norte.. In: IX Congresso de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. ; SOUZA, S. R. ; Morales, C. ; Azevedo, S. M.O. . Ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas e cianotoxinas em ambientes aquáticos do Estado do Rio Grande do Norte. In: IX Congresso brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso brasileiro de Limnologia, 2003.

  • Oliveira, J. ; COSTA, I. A. S. ; Nordstron, J. ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. ; Morales, C. . Limitação do crescimento por nitrogênio e fósforo em lagos e reservatórios nordestinos. In: IX Congresso brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso brasileiro de Limnologia, 2003.

  • Chellappa, S. ; COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; Costa, M. A. . Mortalidade de Peixes associada ao florescimento de cianobactérias tóxicas em dois açudes do Rio grande do Norte. In: XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002, Goiânia. Aquicultura Brasil 2002/ SIMBRAQ. Goiânia, 2002. p. 223-223.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; Azevedo, S. M.O. ; Senna, P.A.C. ; Costa, S. M. ; Bernardo, R. R. . Ocorrência de cianotoxinas em florações de cianobactérias na barragem Armando Ribeiro Gonçalves(Rio Grande do Norte, Brasil). In: VIII CONGRESO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2001, João Pessoa. VIII CONGRESO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2001. p. 106-106.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. ; ARAÚJO, M. F. F. . Phytoplankton comunity structure from semi-arid nordeasth Brazil: A comparative analysis in natural and man mad reservoir.. In: National Symposion on Limnology India, 2001. National Symposion on Limnology India, 2001. p. 10-10.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. . Ecological dyamics of phytoplankton community of the man made rservoir. In: ABSTRACT BOOK PLANKTON SIMPOSIUM, 2001, ESPINHO. ABSTRACT BOOK PLANKTON SIMPOSIUM, 2001. p. 19-19.

  • COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. . VARIAÇÃO MENSAL DA PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA PELO FITOPLANCTON NA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, ASSU-RN. In: WORSHOP SOBRE LIMNOLOGIA EXPERIMENTAL NO BRASIL, 2000, RIBEIRAO PRETO-SP. WORSHOP SOBRE LIMNOLOGIA EXPERIMENTAL NO BRASIL. RIBEIRÃO PRETO: WILIMPRESS, 2000. p. 54-54.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. . DINAMICA NICTEMERAL (24 HORAS) DE FATORES AMBIENTAIS BÁSICOS, CLOROFILA a E FEOFITINA NA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES/ ASSU-RN. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS /SC. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999. p. 214-214.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; PIRES, A. C. D. ; CHELLAPPA, N. T. . VARIAÇÃO ANUAL DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA, DA CLOROFILA-a E DA PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA NA LAGOA DE EXTREMOZ, RIO GRANDE DO NORTEOMUNIDADE FITOPLANCTONICA, DA CLOROFILA-a-. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS/CS. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999. p. 321-321.

  • CHELLAPPA, N. T. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; PIRES, A. C. D. . ONE DECADE OF FREHSWATER PHYTOPLANKTON RESEARCH FROM RIO GRANDE DO NORTE STATE: WHY CYANOPHYCEAE DOMINATES THE SEMI-ARID FRESH ECOSYSTEMS?. In: VII CONBRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANÓPOLIS /SC. VII CONBRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999. v. 1. p. 57-57.

  • PIRES, A. C. D. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. . DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DOS FATORES FÍSCO- QUÍMICOS E DA CLOROFILA- a NA LAGOA do bofim/rn. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999, FLORIANOPOLIS /SC. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1999. p. 58-58.

  • ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. . VARIAÇÃO ANUAL DA COMUNIDADE DE MICROALGAS E DOS FATORES FÍSICO QUÍMICOS DE UMA LAGOA UTILIZADA COMO FONTE DE ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA(EXTREMOZ-RN). In: 50 SBPC, 1998, NATAL. 50 SBPC. São Paulo: São Paulo Industria Gráfica e Editora Ltda, 1998.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. . ESTUDOS DE MICROALGAS NO RIO GRANDE DO NORTE 10: OS EFEITOS DE BARRAGENS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DO LIMNOFITOPLANCTON. In: SÉTIMO CONGRESO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 1996, NATAL. SÉTIMO CONGRESO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 1996.

  • ARAÚJO, M. F. F. E. ; COSTA, I. A. S. ; CHELLAPPA, N. T. . ESTUDO DAS COMUNIDADES FITOPLANCTONICAS DOS RIOS MOSSORO E ASSU, EM RELAÇÃO Á POULIÇÃO AQUÁTICA, NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PETROBRÁS. In: XX REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1996, NATAL. XX REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 1996.

  • COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; CHELLAPPA, N. T. . ESTUDO DAS MICROALGAS DA BARRAGEM ENGENHEIRO ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1996, SÃO CARLOS -SP. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1996.

  • ARAUJO, M. F. F. E. ; COSTA, I. A. S. ; PIRES, A. C. D. ; CHELLAPPA, N. T. . ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL SOBRE AS MICROALGAS DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO, LOCALIZADOS EM ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PETROBRÁS. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1996, SÃO CARLOS -SP. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 1996.

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Selma maria bezerra jeronimo . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: NOVOS CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIDADANIA RESPONSÁVEL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; Selma maria bezerra jeronimo . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIDADANIA: o PAPEL DA EDUCAÇÃO NO EMPODERAMENTO DE POPULAÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, A. S. ; ANDRADE, G. P. V. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA ; OLIVEIRA, K. S. . o TRATAMENTO DE ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . IMPACTOS DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA MUDANÇA DA PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. K. ; GOMES, P. P. ; ANDRADE, G. P. V. ; COSTA, IVANEIDE ALVES SOARES DA . DE OLHO BAS MATAS: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, P. P. ; SILVA, J. K. ; LIMA, B. R. R. ; SILVA, D. F. ; NASCIMENTO, J. K. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA: SAÚDE, AMBIENTE E CIDADANIA. A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DO LIXO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; FONSECA, A. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . COMO E PRA QUÊ AVALIAR A QUALIDADE DA ÁGUA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, J. M. ; MARTINS, P. L. ; SILVA, A. A. L. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . GINCANA ECOLÓGICA: PROPOSTA DE ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, L. M. ; ALMEIDA, C. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ECOSSISTEMA AQUÁTICO: ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL EM SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, P. F. ; FONSECA, A. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; OLIVEIRA, J. C. S. ; MELO, L. M. ; ALMEIDA, C. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA UMA NOVA POSTURA À FRENTE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. C. S. ; FONSECA, A. S. ; SILVA, P. F. ; SOUZA, A. O. ; MELO, L. M. ; ALMEIDA, C. S. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . RECURSOS HÍDRICOS: ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR O CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL EM SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, F. K. M. ; SILVA, L. T. ; SILVA, A. W. D. ; Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL: NA LAMA TAMBÉM TEM VIDA SABIA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, K. L. ; MOURA, M. M. S. ; SILVA, A. A. L. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . BIODIVERSIDADE MARINHA NA COSTA LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ? ?DETETIVE DO MAR: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, P. L. ; ARAÚJO, J. M. ; COSTA, P. L. ; ILARIANO, R. N. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . OFICINA USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA DOCE: O GOVERNO, A COMUNIDADE E EU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, K. B. ; SILVA, A. R. ; OLIVEIRA, K. S. ; GOMES, R. R. A. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . EUTROFIZACAO: NOSSAS ÁGUAS CADA DIA MAIS VERDES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, K. S. ; SILVA, A. R. ; GOMES, R. R. A. ; SOARES, K. B. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . PARODIANDO COM AS DOENÇAS HÍDRICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, J. K. ; GOMES, P. P. ; SANTOS, A. S. ; CIRNE, A. D. P. P ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . REFLETINDO SOBRE ATITUDES AMBIENTAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. M. T. ; ROCHA, M. A. L. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . MÃOS LIMPAS CORPO SAUDÁVEL!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, M. A. L. ; SILVA, B. M. T. ; PEREIRA, W. C. ; SILVA, C. T. ; FRANÇA, I. M. D. ; SILVA, J. K. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . É PRESERVANDO HOJE QUE SE GARANTE O AMANHÃ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, L. M. ; ALMEIDA, C. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . PROPOSTA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA SOCIAMBIENTAL NO ECOSS ISTEMA AQUÁTICO EM SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. M. T. ; ROCHA. M. A. L. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . HIGIENE DAS MÃOS: COMO SE PROTEGER DE INIMIGOS OCULTOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, P. L. ; MARTINS, R. ; SILVA, A. W. D. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . RECICLAGEM DE SABERES: PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO NA ESCOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, A. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR SOBRE O TRATAMENTO DA ÁGUA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, F. K. M. ; SILVA, L. T. ; SILVA, A. W. D. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . CONHECER PARA PRESERVAR O ECOSSISTEMA MANGUEZAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, E. S. P ; SOUSA, G. M. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PUREZA⁄RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, J. K. ; GOMES, P. P. ; CIRNE, A. D. P. P ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . BRINCAR TAMBÉM É APRENDER: UM OLHAR DIFERENTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS BIOMAS BRASILEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, K. L. ; MOURA. M. M. S. ; SILVA, A. A. L. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. . DETETIVE DO MAR: UM A ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA PRAIA DE SANTA RITA ? NATAL/RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; LIMA, L. R. P. ; OLIVEIRA, K. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; COSTA, I. A. S. . ESTADOS FISICOS DA MÁTERIA ATRELADO AO AQUECIMENTO GLOBAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. A. S. ; Santos, S.A. . CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA REFLEXÃO DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID-BIOLOGIA DA UFRN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. A. S. ; SILVA, L. T. ; SOUZA, G. P. V. A. ; PINHEIRO, S. A. . PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: RESÍDUOS, QUAL A SUA COR?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRACA, I. M. D. ; COSTA, I. A. S. ; SOUZA, B. F. ; LOPES, M. R. S. ; SILVA, T. B. . JOGANDO E APRENDENDO: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, M. R. S. ; FRACA, I. M. D. ; COSTA, I. A. S. . LUDICIDADE EM BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA DES-CONTRUINDO UMA FLOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . APLICAÇÃO DE TESTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SISTEMA SANGUÍNEO ABO NO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . INTERAÇÃO TEORICA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA ABO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, V. V. ; COSTA, I. A. S. ; Costa,P.A. . JOGO DIDÁTICO 'CLASS FISH' COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, V. V. ; COSTA, I. A. S. ; Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. ; LOPES, M. R. S. . HORTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA INTEGRADORA NA ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CICLOS I E II DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. A. S. ; MOURA, A. K. C. . AFETO, HISTÓRIA, SONHOS E FRUSTAÇÕES: VISÕES DE DOCENTES NATALENSES SOBRE A ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, V. V. ; Araujo,S.R. ; COSTA, IS ; Araujo,S.R. . HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, V. V. ; COSTA, IS ; Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. . HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUNA, L. P. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; AZEVEDO, C. V. M. . É POSSÍVEL 'TROCAR' O HORÁRIO DE SONO SEM SERMOS PREJUDICADOS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Souza, P.P.J. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H . UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, R. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; AZEVEDO, C. V. M. . SONO E NOSSAS ROTINAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, J. V. L. S. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; AZEVEDO, C. V. M. ; SOARES FILHO, P. L. . O HORÁRIO DE TRABALHO INFLUÊNCIA NO NÍVEL DE DISPOSIÇÃO E NOS HORÁRIOS DE SONO?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, S. C. P. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; AZEVEDO, C. V. M. ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães . FLORES TAMBÉM TEM RITMO?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. T. S. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; SOARES FILHO, P. L. ; AZEVEDO, C. V. M. . A AULA E O TRABALHO SÃO INIMIGOS DO SONO?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES FILHO, P. L. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H ; Ivanise Cortez de Souza Guimarães ; Souza, P.P.J. ; AZEVEDO, C. V. M. . O ENSINO DE CONCEITOS SOBRE RITMOS BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO CONTEÚDO 'CARACTERISTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Souza, P.P.J. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H . UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Souza, P.P.J. ; COSTA, I. A. S. ; Zuza,O.B.B.H . CONVERSANDO SOBRE AQUILO: SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Araujo,S.R. ; Costa,P.A. ; SOUZA, B. F. ; HORA, B. L. V. ; LIMA, B. R. R. ; Araújo,P.A. ; NUNES, E. F. ; Souza, P.P.J. ; DEMEDEIROS, M. V. S. ; MEDEIROS, M. ; LOPES, M. R. S. ; SOARES FILHO, P. L. ; VITORIANO, N. C. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; NASCIMENTO, V. V. ; SOUZA, Y. ; COSTA, I. A. S. . CONSTRUÇÃO DE VIDEOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO EM BIOLOGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, S.A. ; SANTOS, J. S. S. ; COSTA, I. A. S. . INVISÍVEIS MICRO-MORADORES DA COZINHA: UMA PROPOSTA PARA PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, S.A. ; FONSECA, J. R. ; SALVIANO, D. E. N. ; COSTA, I. A. S. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PESCADORES E AQUICULTORES DE ACARÍ E ITAJÁ/RN SOBRE A QUALIDADE DE ÁGUA NOS AÇUDES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, A. K. C. ; Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; VITORIANO, N. C. ; DEMEDEIROS, M. V. S. ; Zuza,O.B.B.H . UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO PLÂNCTON NO ENTORNO DA ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, E. F. ; HORA, B. L. V. ; PINHEIRO, S. A. ; Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. . DESVENDANDO O FENÔMENO DA MARÉ NEGRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HORA, B. L. V. ; NUNES, E. F. ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS EM UMA LAGOA DE CAPTAÇÃO USANDO ABORDAGEM CTSA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, K. S. ; CARVALHO, F. C. ; COSTAD, E. S. A. ; OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, I. A. S. . UM OLHAR CRÍTICO DOS HISTORIADORES DA CIÊNCIA E O ENSINO SOBRE CONTEÚDOS HISTÓRICOS ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTAD, E. S. A. ; CARVALHO, F. C. ; OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, I. A. S. . O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SUSSEÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, F. C. ; COSTAD, E. S. A. ; COSTA, I. A. S. ; OLIVEIRA, K. S. . A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN E OS LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. T. ; Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. . HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Pereira,D. J. ; COSTA, I. A. S. ; Santos, S.A. . ANALISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MICRORGANISMOS USANDO ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, S.A. ; Araújo,P.A. ; LIMA, E. R. ; COSTA, I. A. S. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Silva,S.G.L. ; Renata Rafaela Alves Gomes ; Silva,M.F. ; Zuza,O.B.B.H . INVISÍVEIS MICRO-MORADORES DA COZINHA: UMA PROPOSTA PARA PREVENÇÃO DE CONTAMINÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. . PRÁTICA INVESTIGATIVA: EXPERIMENTANDO O MUNDO DA MICROBIOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Santos, S.A. ; Costa,P.A. ; COSTA, I. A. S. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; SILVA, F. S. ; Silva,M.F. . SOCIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E. ESTADUAL LOURDES GUILHERME POR MAIO DE UMA MOSTRA EXPOSITIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, S. A. ; Santos, S.A. ; Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, F. S. ; Silva,M.F. . USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pereira,D. J. ; Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO DE ENSINO NÃO FORMAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. A. S. ; Profa. Dra. Paula da Silva Kujbida ; Ernani Pinto ; Azevedo, S. M.O. . Avaliação da bioacumulação de saxitoxinas em tilapias (Oreochomis niloticus) cultivados no Rio grande do Norte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, S. A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. ; Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. ; SILVA, F. S. . USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTÉUDOS SOBRE GENÉTICA - I SENACEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Araújo,P.A. ; Zuza,O.B.B.H ; COSTA, I. A. S. ; Ramalho,B.K. ; SOARES FILHO, P. L. ; Souza, P.P.J. . SENSIBILIZAÇÃO DE ESCOLARES PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DAS MÃOS SUJAS POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO MICROBIANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . USO DE ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO PIBID - BIOLOGIA/UFRN NA E. E. LOURDES GUILHERME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . MÃOS LIMPAS, CORPO SAUDÁVEL: APRENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DAS MÃOS COM A INTERVENÇÃO DO PIBID-BIOLOGIA/UFRN NA E. E. LOURDES GUILHERME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . INTERVENÇÃO DO PIBID/BIOLOGI/UFRN: NA DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR UFRN 2012 E O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL LOURDES GUILHERME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva,S.G.L. ; Araujo,S.R. ; COSTA, I. A. S. . MÃOS LIMPAS, CORPO SAUDÁVEL: APRENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DAS MÃOS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Araujo,S.R. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; Costa,P.A. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Pereira,D. J. ; PINHEIRO, S. A. ; Silva,S.G.L. ; Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; Silva,M.F. . INTERVENÇÕES DO PIBID/BIOLOGIA/UFRN: NA DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR UFRN 2012 E O CURSO DE CIÊNCIAS BIÓLOGICAS NA ESCOLA ESTADUAL LOURDES GUILHERMES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Santos, S.A. ; COSTA, I. A. S. ; Pereira,D. J. ; Araujo,S.R. ; PINHEIRO, S. A. ; Costa,P.A. ; Carvalho,M.R. ; Araujo,S.R. ; Silva,S.G.L. ; Silva,M.F. . USO DE ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO PIBID/BIOLOGIA/UFRN NA ESCOLA ESTADUAL LOURDES GUILHERME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, S.A. ; Costa,P.A. ; COSTA, I. A. S. ; Pereira,D. J. ; Fernandes-Junior,R.J. ; Araujo,S.R. ; Carvalho,M.R. ; Silva,S.G.L. ; Araujo,S.R. ; Silva,M.F. . ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE O PIBID-BIOLOGIA/UFRN E A E. E. LOURDES GUILHERME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, A.P.C ; VIEIRA, P. C. S. ; ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; COSTA, I. A. S. . OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS EM TRÊS RESERVATÓRIOS UTILIZADOS PARA ABASTECIMENTO HUMANO NO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, A.P.C ; VIEIRA, P. C. S. ; Lima, R.A.A. ; Costa, D.M.P. ; COSTA, I. A. S. . ÁGUA E SAÚDE EM REGIÃO SEMI-ÁRIDA:CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS EM RESERVATÓRIOS UTILIZADOS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; Attayde, J. L. ; PANOSSO, R. F. ; COSTA, I. A. S. . The threatened aquatic oasis of the Brazilian semi arid.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; PANOSSO, R. F. . ESKINAZI-SANT'ANNA, E. M. ; ARAUJO, M. ; COSTA, I. S. ; Panosso, R.F. . Eutrofização: Nossas Águas Cada Dia Mais Verdes. Belo Horizonte: Editora Lastro, 2008 (Cartilha Didática).. Editora Lastro, 2009 (Cartilha didática).

Outras produções

Barbosa, I.V. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, M. G. L . Contar, Encantar e Formar: a contação de história como alternativa para a construção de conceitos em Saúde Pública na Educação Infantil. .. 2010.

COSTA, I. A. S. . Avaliação ecotoxicológica de importantes mananciais de superfícies e viveiros de camarão do Rio Grande do Norte.. 2006.

MELO, Josette Lourdes de Sousa ; PANOSSO, R. F. ; Attayde, J. L. ; ARAÚJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. . Avaliação da qualidade da água e sustentabilidade de importantes reservatórios do Rio Grande do Norte. 2004. 2004.

COSTA, I. A. S. . CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOARES, Arielly Chanttal Moreira ; COSTA, IS . Antibiótico: antes, herói; hoje, vilão?. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

Silva, Brunna Mayara Torres da ; COSTA, I. A. S. . Material didático instrucional: trabalhando questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos na educação básica. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

Nascimento, Tairone Samuel Almeida do ; COSTA, I. A. S. . Guia didático para o estudo investigativo sobre citologia: todas as célula são iguais?. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

Pereira, Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães ; COSTA, I. A. S. . Material didático instrucional: aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

COSTA, I. A. S. ; SOUZA, G. P. V. A. ; GUIMARÃES, I C S ; ANTUNES, E. ; DANTAS, J. M. ; SOUZA-lUNIOR, A.A ; PEREIRA, B. BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIL. S. G. ; jUNIOR bEZZERRA,b.b.a ; SILVA, G. M. N. . Metodologias ativas como desafio e inovação para o ensino e aprendizagem de ciências. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Costa, Brunna Crislayne Câmara da ; COSTA, I. A. S. . A água está acabando, e agora?. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

BRUNA LORENA VALENTIM DA HORA ; COSTA, I. A. S. . COMO ENSINAR E APRENDER CIDADANIA COM O TEMA BIOACUMULAÇÃO E BIOMAGNIFICAÇÃO TRÓFICA?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

Carvalho, Fabricia Correia de ; COSTA, I. A. S. . Integração escola-espaços não formais de educação: utilização de uma abordagem investigativa para o ensino de ecologia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática).

Barbosa, I.V. ; COSTA, I. A. S. ; SILVA, M. G. L . Contar, Encantar e Formar: a contação de história como alternativa para a construção de conceitos em Saúde Pública na Educação Infantil. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; ESKINAZI-SANTANNA, E. M. . Curso para capacitação de professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. . Curso paras capacitação de professores em qualidade de água. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. A. S. ; ARAÚJO, M. F. F. ; ESKINAZI-SANTANNA, E. M. . Qualidade da água de açudes utilizados para abastecimento humano no semi-árido potiguar: popularização da ciência nas comunidades locais através da Educação ambiental?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. A. S. . EUTROFIZAÇÃO DAS NOSSAS ÁGUAS: USO DE CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. A. S. . Avaliação da qualidade da água. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. A. S. . A problemática ambiental dos resíduos urbanos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; COSTA, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. . Eutrofização: Nossas Águas Cada Dia Mais Verdes.(Cartilha didática). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha didática).

ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. . Jogos Didáticos _ Tema Água. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila. 2009. (Jogos didáticod).

ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . Capacitação de Professores de Ensino Fundamental e Médio_Projeto AQUAPOP. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).. 2009. (Apostila).

ESKINAZI-SANTANNA, E. M. ; ARAUJO, M. F. F. ; COSTA, I. A. S. ; PANOSSO, R. F. . Mergulhando na Ciência - www.cb.ufrn.br/mergulhandonaciencia. 2009. (We Site).. 2009. ((We Site)).

COSTA, I. A. S. . COSTA, I.A.S.CIANOBACTÉRIAS POTENCIALÇMENTE TÓXICAS:IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE PÚBLICA.30 HORAS, 04-06 DE SETEMBRO DE2006.. 2006. .

COSTA, I. A. S. . QUALIDADE DA ÁGUA DA ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NAS COMUNIDADES LOCAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTA 30-11 A 01-12 DE 2006, A , ASSU(RN)). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, I. A. S. . CIANOBACTÉRIAS POTENCILAMENTE TÓXICAS:IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO, 60 HORAS, 01-11 DE SETEMBRO 2004. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. A. S. . COSTA, I.A.S.IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE CINAOBACTÉRIAS EM VIVEIROS DE CAMARÃO. 24 HORAS. 17-19 DE FEVEREIRO DE 2003.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, I. A. S. . CIANOBACTÉRIAS E SAÚDE PÚBLICA,15 HORAS, 3-6 DE AGOSTO DE 2003.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, I. A. S. . COSTA,I.A.S.CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS:IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO.44 HORAS.20-25 DE JULHO DE 2001. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    UM OLHAR SOCIOCIENTIFICO E AMBIENTAL PARA OS DILEMAS ÉTICOS NA PRODUÇÃO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS,FITOTERÁPICOS E MEDICAMAENTOS SINTÉTICOS, Descrição: A produção, descarte e o uso terapêutico de plantas medicinais, fitoterápicos e medicamentos sintéticos envolvem uma série de questões éticas complexas, que vão além da eficácia clínica e alcançam debates sobre saberes tradicionais, sustentabilidade ambiental, acesso à saúde e interesses econômicos. Estas configuram as questões sociocientíficas e ambientais existentes na escolha de um tratamento terapêutico convencional ou natural. Essa tensão entre o saber popular, a indústria farmacêutica e as políticas públicas de saúde configuram um potente dilema sociocientífico. Dessa forma como garantir o acesso seguro e informado à saúde, equilibrando conhecimentos tradicionais, ciência moderna, justiça social e conservação ambiental? Isso é especialmente relevante porque esses dilemas estão presentes na vida cotidiana de forma transversal, contínua e significativa tanto na forma como a ciência é ensinada (ensino) quanto na forma como ela é feita e aplicada (prática). Propomos neste Curso destinado a estudantes do terceiro ano do Curso Técnico da EEEP Aderson Borges de Carvalho situada na cidade de Juazeiro do Norte/CE estimular o debate e a reflexão dos estudantes por meio de estudo de caso apresentado como estudos de caso por meio de vídeos didáticos elaborados como parte da pesquisa de mestrado pelo ministrante deste curso. O conteúdo pedagógico é organizado nos três momentos pedagógicos (problematização; organização do conhecimento e aplicação do conhecimento), visando promover o desenvolvimento letramento científico crítico para uma tomada de decisão social justa e ambientalmente sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / LUCAS SEBASTIÃO BARBOSA SILVA - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Ensinar Ciências para promover Sustentabilidade, Inovação e Divulgação científica: uma cooperação entre universidades do Brasil e da Colômbia, Descrição: O projeto visa promover Educação Científica e Educação para a Sustentabilidade por meio de investigações colaborativas entre universidades de línguas neolatinas. A meta principal é desenvolver esforços no contexto do ensino de ciências para divulgar a importância da proteção e manutenção dos recursos ambientais na perspectiva de uma educação inclusiva e democrática. Além disso, serão aplicadas intervenções visando aprimorar a habilidade dosestudantes em detectar conteúdos de desinformação sobre os principais problemas ambientais de ordem global, mas que possuem implicações regionais e locais. As ferramentas centrais das abordagens propostas buscam desde a compreensão de como ensinar ciências a partir de questões sociocientíficas e ambientais, à utilização de espaços de divulgação científica como museus e jardins sensoriais para um ensino promotor de pensamento crítico nessas temáticas no contexto da prática docente. São temas de estudo grandes problemas ambientais globais contemplados em aulas de ciências da natureza, como as alterações climáticas e a intervenção antrópica em ambientes terrestres e aquáticos e suas consequências. As investigações e intervenções didáticas se darão junto a comunidades escolares ou em espaços não formais de ensino, tendo por base as abordagens CTSA, o Ensino por Investigação e a Educação IBSE, na interface com a ciência cidadã e a educação para a sustentabilidade. Os estudos envolvem grupos multiinstitucionais na Colômbia (Universidade Pedagógica Nacional/Bogotá e Universidade de Cauca/Cauca) e Universidade católica do Porto (Porto/Portugal) - como parceiros no exterior. No Brasil, contempla o Instituto Federal doPará/Campus de Abaetetuba (Abaetetuba/PA) e a Instituo Federal do Piaui (Campus São Raimundo Nonato/PI), além da sede do projeto - a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Rio Grande do Norte). A pretensão é de garantir que a investigação sobre os temas e suas interposições no que concerne a problemáticas ambientais beneficiem a sociedade a partir do compartilhamento de conhecimentos científicos e desenvolvimento de ações concretas, destacando a necessidade de uma mobilização em projetos de pesquisa eextensão na América do Sul rumo à sustentabilidade do planeta, o que implica garantir o direito das gerações atuais e futuras para o uso de seus recursos de maneira adequada e responsável..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / MAGNOLIA FERANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO - Coordenador / Renata de Fátima Panosso - Integrante / ALESON DA SILVA FONSECA - Integrante / IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES - Integrante.

  • 2022 - Atual

    2022 - Atual Divulgação cientifica em um espaço não formal de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão, Descrição: Descrição: Este projeto pretende desenvolver uma ação de comunicação científica e experimentos científicos interativos que enfatizem a Educação para a sustentabilidade, com base na elaboração de uma "Proposta de Vida Sustentável", com modelos, envolvendo a produção modelar de uma Usina de Compostagem, minhocário, recicloteca, biodigestores de resíduos sólidos, protótipos de energia Eólica, Energia Solar e Captação de Água de Chuva e Tratamento Ecológico da Água, dentre outras, em suas salas e espaço verde, no âmbitos de pesquisa de mestrado e doutorado e no sentido de estabelecer um programa pedagógico para o Jardim sensorial da UFRN e o parque das ciências, como contribuição para o ensino e aprendizagem de ciências naturais na perspectiva da preservação e conservação do meio ambiente, além da promoção da inclusão em vários aspectos.A relevância da proposta se relaciona ao seu tema central, o qual propõe o fortalecimento de um "Espaço Sustentável" no Parque das Ciências, promovendo a educação para a sustentabilidade e possibilitando a vivência dos visitantes em atividades práticas integradas com as mais diversas áreas do conhecimento, numa perspectiva voltada para a sustentabilidade dos recursos planetários e o respeito a todas as formas e expressões de vida. Isso promoverá maior benefício às comunidades escolares e aos visitantes em geral, pois possibilitará a produção de conhecimentos práticos voltados para a Educação para a Sustentabilidade, abordando conhecimentos da biologia, física e química. Desta maneira espera-se estabelecer mudanças em suas práticas para a construção de valores e conhecimentos que possam ser utilizados em suas tomadas de decisões na busca por um planeta mais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO - Coordenador / Marcia Gorette Lima da Silva - Integrante / MARIA RITA MONTEIRO DE LENCASTRE CAMPOS - Integrante / Maria da Conceição Vieira de Almeida - Integrante / FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE - Integrante / ROMANI, ELIZABETH - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Divulgação cientifica em um espaço não formal de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão, Descrição: Este projeto pretende desenvolver uma ação de comunicação científica e experimentos científicos interativos que enfatizem a Educação para a sustentabilidade, com base na elaboração de uma "Proposta de Vida Sustentável", com modelos, envolvendo a produção modelar de uma Usina de Compostagem, minhocário, recicloteca, biodigestores de resíduos sólidos, protótipos de energia Eólica, Energia Solar e Captação de Água de Chuva e Tratamento Ecológico da Água, dentre outras, em suas salas e espaço verde, no âmbitos de pesquisa de mestrado e doutorado e no sentido de estabelecer um programa pedagógico para o Jardim sensorial da UFRN e o parque das ciências, como contribuição para o ensino e aprendizagem de ciências naturais na perspectiva da preservação e conservação do meio ambiente, além da promoção da inclusão em vários aspectos.A relevância da proposta se relaciona ao seu tema central, o qual propõe o fortalecimento de um "Espaço Sustentável" no Parque das Ciências, promovendo a educação para a sustentabilidade e possibilitando a vivência dos visitantes em atividades práticas integradas com as mais diversas áreas do conhecimento, numa perspectiva voltada para a sustentabilidade dos recursos planetários e o respeito a todas as formas e expressões de vida. Isso promoverá maior benefício às comunidades escolares e aos visitantes em geral, pois possibilitará a produção de conhecimentos práticos voltados para a Educação para a Sustentabilidade, abordando conhecimentos da biologia, física e química. Desta maneira espera-se estabelecer mudanças em suas práticas para a construção de valores e conhecimentos que possam ser utilizados em suas tomadas de decisões na busca por um planeta mais j.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / MAGNOLIA FERANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO - Coordenador / MARIA RITA MONTEIRO DE LENCASTRE CAMPOS - Integrante / Maria da Conceição Vieira de Almeida - Integrante / FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE - Integrante / MARCIA GORETE LIMA - Integrante.

  • 2019 - 2022

    Ensino de ciências: fonte de conhecimento para desenvolver hábitos saudáveis e sustentáveis, Descrição: Esse projeto desenvolveu atividades educativas na temática de alimentação, saúde, e sustentabilidade de acordo como proposto nos ODS, utilizando metodologias ativas numa abordagem interdisciplinar, investigativa e CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), visando contribuir para a formação integral e cidadã de jovens, preparando-os para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade. Esse projeto contribuiu para a formação integral de jovens, e o desenvolvimento de competências necessárias para atender às demandas da vida cotidiana e exercício da cidadania; e para a formação inicial e continuada de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e educadores da rede básica de ensino, respectivamente..Situação: Concluído; Natureza:. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / GIULIANNA PAIVA VIANA ANDRADE - Coordenador / Airton Araújo de Souza Júnior - Integrante / LUCIANA MARTINS DA MATTAATA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ESCOLA ?COM CIÊNCIA?: APRENDER A PENSAR, FAZER E AGIR A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, Descrição: A presente proposta contempla o principio constitucional da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, e também apresenta um caráter interdisciplinar e multidisciplinar. Isso porque as ações previstas são planejadas e executadas interdepartamentais e são pautadas na cidadania e função social da educação, o que propiciam a aproximação da universidade-escola. Dessa forma, os resultados esperados beneficiam diretamente professores e alunos da escola e fornecem elementos de análises para estudos dessa área de ensino e aprendizagem de ciências. Por outro lado, a integração com outro projeto, em andamento, intitulado ?Empoderamento de populações via educação, vinculado e conduzido pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN (IMT-RN), potencializa e maximiza os resultados esperados. A participação de licenciandos de biologia do PIBID/UFRN e pós-graduandos do PPGECNM e PRODEMA/UFRN, propiciará experiência e reflexão quanto a sua formação profissional e exercício da cidadania no cumprimento de ações sociais. O ensino de Ciências foi introduzido no currículo de ensino básico como requisito importante para a formação de um cidadão preparado para atender as exigências da sociedade há mais de dois séculos. Atualmente, com o crescimento urbano e desenvolvimento tecnológico, existe uma maior demanda e necessidade de formar um cidadão cada vez mais qualificado e atuante. No entanto, não é essa a realidade que vemos nas escolas, observamos uma grande lacuna na formação de alunos e professores que não conseguem cumprir com um dos objetivos do ensino de Ciências que é o de alfabetizar cientificamente. Não se trata de formar cientistas, mas de uma formação capaz de formar um aluno que sabe pensar, fazer e agir na sua realidade, constituindo-se um cidadão crítico, reflexivo e responsável. Nesse sentido, estudos da Didática das Ciências orientam o ensino investigativo como meio para atingir esse fim. A abordagem investigativa propicia o caminho da aprendizagem a partir de um problema; emissão de hipóteses; a busca de informações ou estudo qualitativo por meio de experimentação, bibliografia, para ajudar os alunos na resolução do problema proposto; e a comunicação de suas conclusões. Dessa maneira, além do aluno aprender o conteúdo também compreende a natureza do conhecimento cientifico, agregando a cultura científica. A realização de aulas práticas de laboratório, por exemplo, estimula a curiosidade e contribui para uma postura investigativa por parte do aluno. No entanto, mesmo as escolas que possuem laboratórios, são normalmente desativados por falta de material, despreparo do professor, dentre outros fatores que inviabilizam a sua utilização. Diante disso, esse projeto tem como objetivo contribuir com o potencial investigativo dos alunos de ensino médio, aliado a formação de licenciandos e pós-graduandos de biologia e professores de ensino básico da área de ciências naturais, para a preparação de aulas práticas investigativas e revitalização do laboratório de Ciências de uma escola pública do município de Pureza/RN. O trabalho será conduzido por meio da produção de experimentos investigativos que visem facilitar a aprendizagem de conceitos diversos da área das Ciências Naturais (química, física e biologia), sob orientação, acompanhamento e aplicação das propostas de forma presencial na UFRN e na escola, e também à distância, via ferramentas digitais na plataforma google. Espera-se envolver e instruir os professores da escola para o uso do método investigativo na sua prática docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / GIULIANNA PAIVA VIEIRA DE ANDRADE SOUZA - Integrante / Selma Maria bezerra Jeronimo - Integrante / elizeu Antunes - Integrante / ADRIANA UCHOA - Integrante / JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO - Integrante / JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA - Integrante / JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO - Integrante / BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2017 - Atual

    Formação em IBST e ISSs para o letramento científico e cidadania: uma pesquisa-ação em contextos formais e não formais com professores de ciências da natureza., Descrição: o objeto de pesquisa deste estudo possibilita o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas, a cooperação entre os participantes, a compreensão da natureza do trabalho científico e o pensamento nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, atendendo ao que é proposto nos documentos oficiais e programas de formação do MEC, bem como os objetivos educacionais locais , no âmbito do ensino público estadual e municipal. Adicionalmente, ainda contribui para que se alcance um dos desafios propostos pelo MEC, que é da integralização dos conteúdos e letramento científico, além de contemplar a implementação de uma nova concepção de ensino, em que o professor, ao invés de transmitir o conhecimento pronto, propõe situações para o aprendiz atuar de maneira ativa e reflexiva estabelecendo relações entre os seus conhecimentos prévios comuns e o conhecimento científico, contribuindo para uma aprendizagem realmente significativa com reflexos positivos na aplicação do cotidiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / Naama Pegado Ferreira - Integrante / JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA - Integrante / ADJUTO RANGEL JUNIOR - Integrante / BRUNNA CRISLAYNE CÂMARA DA COSTA - Integrante / BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE MICOORGANISMOS DE ESTUDANTES HIPOACÚSICOS NO ENSINO BÁSICO, Descrição: As dificuldades de aprendizagem são comuns em várias áreas do ensino e pode ter influência direta no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, reduzindo o rendimento escolar. Os participantes da cultura surda, apesar de terem uma forma de aprender diferenciada, prioritariamente através da visão, também compartilham traços da cultura ouvinte, sendo assim, possuem dificuldades de aprendizagem inerentes a sua condição. O entendimento de questões científicas, notadamente na área microbiológica é necessário a qualquer estudante para que ele tenha além de uma adequada alfabetização científica, possa reconhecer microrganismos e consiga associar não só a importância destes para o meio ambiente, com também os perigos de contrair doenças e formas de evita-las. Diante disto, este trabalho surge da seguinte das seguintes questões: Quais as concepções alternativas de estudantes com surdez sobre os microrganismos e a correlação destes com a saúde e o meio ambiente? Como, a partir disto, pode-se desenvolver metodologias que facilitem o processo de aprendizagem dos surdos, destes conteúdos de Ciências, em salas de aula inclusivas?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / Naama Pegado Ferreira - Integrante / JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA - Integrante / JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO - Integrante / ADJUTO RANGEL JUNIOR - Integrante / BÁRBARA LOPES SCHIAVETTI GUIMARÃES PEREIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Metagenômica, Filogenia e Evolução de Microorganismos, Descrição: O presente projeto visa desenvolver estudos de caracterização genética, metagenômica e evolução de microorganismos de interesse médico e ambiental, apoiando diferentes linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPgBP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As principais linhas de pesquisa desenvolvidas neste projeto são: (1) Filogeografia e evolução dos vírus dengue; (2) Epidemiologia e genotipagem dos Papilomavírus Humano; (3) Intein PRP8 em fungos patogênicos: aspectos evolutivos e potencial terapêutico; (4) Metagenômica e ecologia de microrganismos aquáticos do semi-árido brasileiro; e (5) Bases genéticas da resistência em Cocos Gram positivos isolados em hospitais do Estado do Rio Grande do Norte... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO ARAÚJO - Integrante / Joselio Maria Galvão - Integrante / Paulo Marcos Da Matta Guedes - Integrante / José Veríssimo Fernandes - Integrante / Hector Romero - Integrante / Érmeton Duarte do Nascimento - Integrante / Maria Celeste Nunes de Melo - Integrante / Raquel Cordeiro Theodoro - Integrante / Lucia Graña - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Avaliação dos possíveis efeitos de cianotoxinas sobre o desenvolvimento reprodutivo e de embriofetoxicidade de ratos, Descrição: Esse projeto tem como proposta avaliar os possíveis efeitos sobre o desenvolvimento reprodutivo e de embriofetotoxicidade de ratos expostos à cianotoxinas presentes em florações de cianobactérias. Para isso, as cianobactérias serão coletadas durante os processos de floração de reservatórios de água doce do Rio Grande do Norte. As cianotoxinas presentes nas amostras serão identificadas e quantificadas preliminarmente por ELISA e confirmadas por métodos cromatográficos (LC-MS/MS e HILIC-FD). Cabe ressaltar que os planos gerais do projeto envolverão alguns centros especializados, que de forma integrada e multidisciplinar conduzirão as pesquisas em cada uma das suas respectivas áreas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Profa. Dra. Paula da Silva Kujbida - Coordenador / Ernani Pinto - Integrante.

  • 2011 - 2011

    AVALIAÇÃO DA TOXICICADADE DE CULTURAS E FLORAÇÕES NATURAIS DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS POR MEIO DE BIOENSAIOS COM ZOOPLÂNCTON (CRUSTÁCEA, CLADOCERA)., Descrição: Propomos avaliar a toxidade de culturas e florações de cianobactérias de diferentes reservatórios utilizados para abastecimento público no Rio Grande do Norte, usando células intactas e extrato liofilizado de florações, e células e extratos de culturas mono específicas de cianobactérias, visando contribuir com a viabilização da criação de protocolos padronizados específicos para a utilização de bioensaios em biomonitoramentos para identificar cianotoxinas em reservatórios de abastecimento público.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO ARAUJO - Integrante.

  • 2009 - 2011

    OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS EM AÇUDES DO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR, Descrição: Visamos estudar a ocorrência de cianobactérias e cianotoxinas em diversos açudes do semi-árido do Rio Grande do Norte no período de março de 2009 a dezembro de 2011. Algumas cianotoxinas são neurotoxinas bastante potentes (anatoxina-a, anatoxina-a(s), saxitoxinas), outras são principalmente tóxicas ao fígado (microcistinas, nodularina e cilindrospermopsina) e outras, ainda, podem ser irritantes ao contato. Amostras de água serão coletadas para análise quali-quantitativa de cianobactérias e cianotoxinas serão quantiificados por meio de imuno ensaio o ELISA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO - Integrante.

  • 2008 - 2011

    ÁGUA E SAÚDE EM REGIÃO SEMI-ÁRIDA: OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS, CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS EM RESERVATÓRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTED, Descrição: Estudo de cianobactérias e cianotoxinas, pesquisa de bactérias potencialmente patogênicas, indicadores de qualidade de água, atividade imunossupressora de extratos de cianotoxinas de seis reservatórios do semi-árido do Rio Grande do Norte. Associada a esta proposta, o projeto irá desenvolver atividades de educação ambiental e educação em saúde nas comunidades locais, com ênfase nos professores e escolares e realizar ações de alfabetização científica tendo como base o tema água e saúde e os resultados das pesquisas realizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO - Coordenador / Renata de Fátima Panosso - Integrante / José Luiz Attayde - Integrante.

  • 2008 - 2010

    MERGULHANDO NA CIÊNCIA: A ÁGUA COMO TEMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: A educação em ciência tem como uma de suas principais metas a transmissão de conhecimento oriundo das instituições acadêmicas, visando a sensibilização da sociedade para os problemas ambientais locais e a busca de soluções adequadas à realidade regional. Neste ponto de vista, aos pesquisadores e educadores cabe o importante papel de agentes auxiliares na formação de cidadãos conscientes e envolvidos na busca por uma melhor qualidade de vida. A conservação da água pode ser considerada como um tema extremamente apropriado para a reflexão da sociedade no que diz respeito ao uso consciente e sustentável de um recurso natural. Embora vitais ao pleno desenvolvimento sócio-econômico, são inúmeros os problemas relatados para os ecossistemas aquáticos brasileiros, incluindo eutrofização artificial, assoreamento, poluição química, etc. Em especial condição encontram-se os ecossistemas aquáticos do semi-árido, por sua peculiar inserção ambiental e conflitantes usos múltiplos associados. Além disso, a inexistência de políticas públicas que propiciem condições adequadas de saneamento básico para as cidades da região tem contribuído para o agravamento das condições de eutrofização dos corpos d água e disseminação de doenças de veiculação hídrica. Neste panorama, a manutenção da qualidade e uso sustentável da água doce configura-se como uma questão desafiadora para todos os envolvidos na questão, sejam pesquisadores, gerenciadores, políticos ou educadores. Neste sentido, a conscientização da necessidade de conservação e uso racional dos recursos hídricos pode ser melhor desenvolvida através da integração entre os centros de pesquisa, as comunidades e agentes locais, permitindo o desenvolvimento de uma visão multidisciplinar e integrada da Ciência. Esta é uma etapa fundamental para o gigantesco desafio de desenvolver capacidades adequadas, integrar sistemas federais, estaduais e municipais e implementar uma nova ética para a água, que garanta às gerações futuras disponibilidade e .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO ARAUJO - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Integrante / José Luíz de Attayde - Integrante / Eneida Maria Eskinazi-Sant'Anna - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS MECANISMOS DE CONTROLE ASCENDENTES SOBRE A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DAS COMUNIDADES ZOOPLANCTÔNICAS EM RESERVATÓRIOS EUTRÓFICOS, Descrição: : Uma das questões mais instigantes da ecologia contemporânea é a teoria das redes alimentares, que vem sendo amplamente discutida e validada sob muitos aspectos (Hairston, Smith & Slobodkin, 1960; Carpenter, Kitchell & Hodgson, 1985; Hansson et al., 1998; Attayde & Hansson, 2001). Um dos maiores contrapontos a essa teoria é que as plantas e algas podem se defender da herbivoria e assim, suprimir o controle funcional pelos herbívoros (Feeney, 1975). Esses mecanismos defensivos têm sido documentados em produtores primários aquáticos e terrestres e incluem uma série de mudanças morfológicas (espinhos, cerdas), comportamentais (deslocamentos, estágios de dormência) ou químicas (toxinas). Em ecossistemas aquáticos, a teoria das redes alimentares tem sido utilizada para explicar uma grande parte da variação na herbivoria e biomassa algal (Carpenter, 1988; Hansson, 1992), embora os possíveis efeitos dos mecanismos de defesa possivelmente presentes entre os produtores algais ainda não sejam muito bem entendidos. O estudo das interações tróficas entre herbívoros planctônicos e algas torna-se particularmente interessante durante os eventos de florações algais, em razão da elevada razão carbono algal:herbívoros, da ascendência de poucas espécies planctônicas durante esses eventos e sobretudo pela dominância de um grupo fitoplanctônico competitivamente superior à maioria dos grupos algais: as cianobactérias. Desta forma, o principal objetivo deste projeto de pesquisa é descrever o papel relativo dos mecanismos ascendentes sobre a estrutura zooplanctônica em alguns reservatórios eutróficos do semi-árido potiguar. Para isso, serão investigados os efeitos da biomassa algal disponível e da presença de cianotoxinas (microcistinas) em três reservatórios do semi-árido potiguar. Em associação a estas informações, serão avaliadas a composição e estrutura do fitoplâncton e do zooplâncton (densidade, diversidade, equitabilidade, estrutura de tamanho e biomassa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Integrante / José Luiz Attayde - Integrante / Eneida Maria Eskinazi-Sant'Anna - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS SUBMITIDOS A DIFERENTES GRAUS DE TROFIA NO RIO GRANDE DO NORTE: DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E TOXICIDADE DAS FLORAÇÕES:PROCESSO155433/2006/2007, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / Renata de Fátima Panosso - Integrante / Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo - Integrante.

  • 2004 - 2006

    EFEITO ECOTOXICOLÓGICO DE CULTURAS E FLORAÇÕES NATURAIS DE CIANOBACTÉRIAS SOBRE Ceriodaphinia silvestrii (Crustácea, Cladocera) e Litopenaeus vannamei (Crustácea, Decapoda) Coordenador: em andamento: PPG BIOECOLOGIA AQUÁTICA., Descrição: O presente projeto visa avaliar os possíveis efeitos de florações de cianobacérias sobre a comunidade de zooplâncton e larvas de camarão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / Juska Milena dos Santos - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Cooperação.

  • 2004 - Atual

    Detecção do gene mcyB em populações de Microcystis pelo método de PCR em culturas de laboratório e em amostras ambientais, Descrição: Embora a detecção de populações tóxicas de cianobactérias seja uma etapa importante do monitoramento da qualidade da água utilizada para múltiplas finalidades, os métodos laboratoriais de análise disponíveis, ou seja, o bioensaio com camundongos, a cromatografia líquida de alta eficiência e testes ELISA demandam um alto custo e tempo de trabalho. Por outro lado, a identificação das espécies de Microcystis através da análise microscópica, embora rápida e de baixo custo, não indica o potencial para a produção de toxina, visto que cepas diferentes de uma mesma população podem ter diferentes toxicidades. As técnicas baseadas em PCR são uma alternativa para esse monitoramento, sendo que marcadores para microcistina podem ser potencialmente utilizados em análises de rotina. Através da aplicação dessas técnicas, o monitoramento da água pode se tornar mais eficiente possibilitando maior agilidade para aplicação de medidas corretivas para eventuais ocorrências de florações tóxicas (Bittencourt-Oliveira, 2003). Embora a toxicidade de amostras ambientais tem sido testada com freqüência através de métodos moleculares em países como a Austrália (Baker et al, 2002) por exemplo, no Brasil a detecção de cianobactérias produtoras de cianotoxinas (microcistina) através de marcadores moleculares tem sido efetuada principalmente para populações cultivadas em laboratório (Bittencourt-Oliveira, 2003). Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para a implementação de um teste de PCR para a detecção de florações tóxicas de cianobactérias produtoras de microcistinas e utilizar este método tanto em culturas de laboratório quanto em amostras ambientais contendo Microcystis aeruginosa. O estudo de amostras ambientais compreenderá um estudo de um ano em diversos açudes do Rio Grande do Norte. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Coordenador / CHRISTINA PACHECO - Integrante / ROSELY MEISSNER - Integrante / NIRLLEY YONIK PAMPLONA FERNANDES GURGEL - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Não informado.

  • 2003 - Atual

    PROJETO CIANOTOX:PROCESSO, 350393/2004: Avaliação ecotoxicológica de importantes mananciais de superfícies e viveiros de camarão do Rio Grande do Norte., Descrição: O projeto objetiva diagnosticar e avaliar as condições ecotoxicológicas, com base na incidência de cianobactérias e cianotoxinas, de importantes ambientes aquáticos (reservatórios artificiais, rios, lagoas costeiras e viveiros de camarão) do Estado do Rio grande do Norte. As questões propostas serão investigadas através das seguintes abordagens: (1) levantamento e caracterização inicial dos ambientes estudados, quanto à dominância de cianobactérias e incidência de florações; (2) isolamento, cultivo e testes de toxicidades em diferentes cepas; (3) Identificação e quantificação das toxinas na água bruta e tratada; (4) análise de processos de bioacumulação em compartimentos bióticos; (5) experimento in vitro para testar os efeitos tóxicos de cianobactérias em camarões e sua influência na sobrevivência, acumulação e depuração de hepatoxinas e saxitoxinas e (6) implantar metodologia para análise de cianotoxinas por técnica de HPLC e ELISA.Durante a pesquisa será desenvolvido um trabalho em educação ambiental na comunidade do reservatório com maior índice de florações, como também será ministrado um curso de capacitação profissional para agentes de saúde pública e professores de ensino médio e fundamental. Os resultados da pesquisa fornecerão subsídios para esclarecer alguns dos processos envolvidos na iniciação das florações de cianoprocariotos tóxicas, tema de grande relevância científica e social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Coordenador / MAGNOLIA FERANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Integrante / Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2005

    Implantação de um banco de culturas de cianobactérias produtoras de toxinas, Descrição: Este projeto tem como objetivos: - Isolar diferentes cepas de cianobactérias produtoras de toxinas provenientes de reservatórios do Estaddo do Rio Grande do Norte - Implantar um banco de culturas monoespecíficas de cianobactérias, onde serão mantidas em condições de laboratório - Promover a eliminação de microrganismos contaminantes das culturas de cianobactérias, com o intuito de obter culturas axênicas. A implantação de um banco de culturas de cianobactérias é de fundamental importância para que se estabeleça a linha de pesquisa em ecofisiologia e toxicologia de cianobactérias no Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN. A partir da implantação do banco, estudos com as abordagens de ecofisiologia e toxicologia de cianobactérias poderão ser conduzidos. Para o isolamento das cepas de cianobactérias serão utilizadas técnicas de transferência do inóculo com pipeta tipo Pasteur , com auxílio de microscópio optico (400x), e semeadura em meio de cultura sólido. As culturas monoespecíficas serão mantidas em meio de cultura líquido com nutrientes em concentrações apropriadas para cianobactérias. Os cultivos serão mantidos em condições de temperatura e luminosidade apropriados. Serão aplicados tratamentos com antibióticos e métodos de lavagem por centrifugação para eliminação de microrganismos contaminantes das culturas de cianobactérias. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Coordenador / RAQUEL DA SILVA PAULA - Integrante / KELINE DINIZ - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - PELD/Caatinga. Sub-projeto: Ocorrência de cianobactérias e cianotoxinas, e fatores que controlam florações de cianobactérias em reservatórios do semi-árido potiguar. integante, Descrição: Esse sub-projeto inserido no Projeto PELD/Caatinga tem como objetivos principais: monitorar a variação temporal da estrutura da assembléia de cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios do semi-árido potiguar; avaliar a influência de variáveis climáticas, e características físico-químicas e biológicas da água no controle de florações de cianobactérias. Objetivos Específicos: Identificar como variam a estrutura da assembléia de cianobactérias e a incidência de cianotoxinas no séston de reservatórios do semi-árido potiguar, em função de fatores climáticos e de algumas variáveis que descrevem a qualidade da água; evidenciar como a herbivoria afeta as populações de cianobactérias potencialmente tóxicas, e avaliar a possível transferência de cianotoxinas para os níveis tróficos superiores. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Renata de Fátima Panosso - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências. , Campus Universitário Lagoa Nova, BR 101- Departamento de Microbiologia e Parasitologia/Laboratórioo de Ecologia e Toxicologia de Microrganismos Aquáticos, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 33422335, Ramal: 350

Experiência profissional

2022 - Atual

Universiade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1992 - 1994

Fundação Bradesco Escola

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Biologia

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professsor e Pesquisador, Enquadramento Funcional: Prof. associado como colaborador voluntário

Outras informações:
Como Bolsista DCR, convênio CNPq/FAPERN noperíodo de 2004 a 2006 (Processo nº. 350393/2004/4) e como bolsista PÓS-DOC/CNPq (Processo No 1554433/2006/2007), atuou como Professor associado (Resolução no 035/04-CONSEPE,DE 04 DE MAIO DE 2004)e como professor professor colaborador voluntário (Resolução no 095/2006-CONSEPE, de 18 de julho de 2006).

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: PROFESSOR COLABORADOR, Enquadramento Funcional: Professor colaborador (voluntário), Carga horária: 15

Outras informações:
Professor colaborador na implantação, execução e coordenação no projeto em educação ambiental totalizando 550 horas.

1997 - 1998

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição e Toxicologia

  • 01/2005

    Ensino, ZOOTENIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia VII

  • 01/2005

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacteriologia Geral e Ambiental

  • 01/2003

    Ensino, Ciencias Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Básica

  • 09/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia E Parasitologia.,Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Ensino, Parasitologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição Aquática

  • 01/2005

    Ensino, PRODEMA/RN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Conservação e Gestão de Águas Continentais

  • 01/2005

    Ensino, PROBÁSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Microbiologia e Parasitologia

  • 09/2004 - 09/2004

    Extensão universitária , Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Atividade de extensão realizada, Cianobactérias Potencilamente tóxicas:identificação e quantificação.

  • 01/2003

    Ensino, Aquicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e parasitologia de organismos aquáticos Cultiváveis

  • 08/2003 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA.,Serviço realizado, MINISTROU MINI CURSO:MICROALGAS E SAÚDE PÚBLICA.

  • 06/2003 - 06/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Biociências.,Serviço realizado, MESA REDONDA:PROJETO PELD:PALESTRA:CIANOBACTÉRIAS E CIANTOXINAS EM AMBIENTES AQUÁTICOS POTIGUARES.

  • 01/1998

    Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Ecologia Aquática, Ecologia Energética, Ecofisiologia do Fitoplâncton, Seminários I, Limnologia Geral

  • 07/2001 - 07/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do curso Biodiversidade e Meio Fauna/80 horas.

  • 06/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Departamento de Oceanografia e |Limnologia.,Atividade de extensão realizada, Educação Ambiental:Ecologia de ecossistemas como abordagem cde ensino para professores de Ciências e Biologia.

  • 08/2000 - 08/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do Curso de Mnitoramento da contaminação bacteriana e viral de moluscos bivalves e de águas de cultivo/40 horas.

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Oceanografia e |Limnologia.,Serviço realizado, PALESTRA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL:ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS COMO ABORDAGEM DE ENSINO PARA PEOFESSSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

  • 02/1997 - 03/1998

    Ensino, Ciencias Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL, FAUNA FLORA E MEIO AMBIENTE, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL, SISTEMÁTICA VEGETAL

  • 02/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do Curso de Estatística Aplicada a Bioecologia/30horas.

  • 09/1997 - 09/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do Seminário: Biogeografia e Conservação/16horas.

  • 02/1996 - 10/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Biociências, Departamento de Oceanografia e Limnologia.,Linhas de pesquisa

  • 12/1994 - 12/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do Curso de Técnicas Laboratoriais d Microscopia e Anatomia.

  • 03/1991 - 12/1991

    Estágios , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia E Parasitologia.,Estágio realizado, ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

  • 09/1986 - 09/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante da I Semana de Debats Biológicos/20horas.

  • 01/1986 - 05/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Participante do curso de Insetos sociais/20horas.

1989 - 2008

ESCOLA ESTADUAL SENADOR DINARTE MARIZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Biologia

1989 - 2008

Escola Municipal João XXIII

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de CIências

1987 - 1989

Colégio Imaculada Conceição

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de CIências

1988 - 1990

Colégio Nossa Senhora das Neves

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia e Ciências