Diogo Souza da Hora

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Atualmente cursa Especialização em Economia de Empresas também pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: heveicultura, produtividade, competitividade e sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Economia de Empresas

2012 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Ciências Econômicas

2005 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz
Orientador: Patricia Lopes Rosado
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Centro Educacional Pryscila Maria

Formação complementar

2010 - 2010

Montagem e Manutenção de Computadores e Redes. (Carga horária: 96h). , Microlins.

2008 - 2008

Técnico Previdenciário. (Carga horária: 225h). , Rede de Ensino Aprovação.

2007 - 2007

Informática Básica. (Carga horária: 72h). , Microlins.

2003 - 2003

Associativismo e Cooperativismo. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Economia Agrária.

Participação em eventos

III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia/ III Seminário Estudantil de Pesquisa/ III Seminário de Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2009. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia/ II Seminário Estudantil de Pesquisa/ II Seminário de Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2008. (Seminário).

Ciclo de Divulgação e Debates dos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia.. 2008. (Outra).

XIII Seminário de Iniciação Cientifíca e 9ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia. 2007. (Seminário).

XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz-Bahia. 2006. (Seminário).

Oficina : A Economia e os movimentos sociais (Encontro de Economia da UESC-Ba). 2006. (Oficina).

Encontro de Economia da UESC. 2006. (Encontro).

Mini-curso de Agronégócio ( Encontro de Economia da UESC-BA). 2006. (Encontro).

II Encontro de Economia Baiana. 2006. (Encontro).

XIV Encontro latino-americano do Projeto Empretec e XI Encontro Internacional de Empreendedores. 2005. (Encontro).

Palestra: A Profissão do Economista e a Importância deste Profissional para o Desenvolvimento do País-UESC/Ba. 2005. (Outra).

Palestra: Econegócios: Projeto Linha-Mestra da Rede Bahia (UESC-Ba). 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ROSADO, P. L. ; MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani ; PIRES, Monica de Moura ; FERNANDES, Elaine Aparecida ; HORA, Diogo Souza da ; SOARES, Naisy Silva ; GOMES, Andréa da Silva . Critério de determinação de Preço da Borracha Natural no Brasil. in: Congresso Brasileiro de Heveicultura. In: Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2007, Guarapari. Anais do Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2007. p. 1-24.

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. ; PIRES, Monica de Moura ; SOUZA, Geovânia Silva de ; GOMES, Andréa da Silva . Condicionantes da competitividade da Produção de Borracha Natural no Eixo Igrapiúna - Ituberá, Bahia. In: II Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2010, Ilhéus. Agronegócio borracha: desenvolvimento sustentável com ênfase na inclusão social, 2010. p. 1-4.

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. . Fonte de Crescimento do Valor Brruto da Produção de Borracha Natural no Estado da Bahia, 1990 a 2006. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008, Ilhéus. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008.

  • SOUZA, Georgia Juli Goes de ; SILVA, Sandra lúcia da Cunha e ; HORA, Diogo Souza da . Análise Sócio-Ambiental no Distrito de Barra do Serinhaém - Ituberá/Ba. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008, Ilhéus. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008.

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. ; PIRES, Monica de Moura ; SOUZA, Geovânia Silva de ; GOMES, Andréa da Silva . Condicionantes da Competitividade da Produção de Borracha Natural no Eixo Igrapiúna - Ituberá, Bahia. Revista Agrotrópica , 2012.

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. ; GOMES, Andréa da Silva . Estrutura e dinâmica de crescimento da borracha natural no estado da Bahia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, Georgia Juli Goes de ; SILVA, Sandra lúcia da Cunha e ; HORA, Diogo Souza da . Análise sócio-ambiental no distrito de Barra do Serinhaém - Ituberá/Ba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. . Fonte de Crescimento do Valor Brruto da Produção de Borracha Natural no Estado da Bahia, 1990 a 2006. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. ; SOUZA, Georgia Juli Goes de . Fonte de Crescimento do Valor Bruto da Produção de Borracha Natural na Microrregião de Valença - Bahia, 1990 a 2006.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HORA, Diogo Souza da ; ROSADO, P. L. . Estrutura e dinâmica de crescimento da borracha natural no estado da Bahia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    ESTRUTURA E DINÂMICA DE CRESCIMENTO DA BORRACHA NATURAL NO ESTADO DA BAHIA, Descrição: A borracha natural extraída da seringueira é uma matéria-prima essencial para a manufatura de uma variedade de produtos. A Bahia oferece condições adequadas ao desenvolvimento da referida cultura, principalmente na Microrregião de Valença, correspondente ao Pólo Ituberá, onde são encontradas unidades produtoras de características empresariais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar e analisar a dinâmica de crescimento da cultura de seringueira na Bahia, no período de 1990 a 2006, por meio do modelo Shift-Share. Os resultados, como um todo, demonstram transformações na forma de compor a produção agrícola nas regiões em estudo e indicam certas similaridades e distinções entre um período e outro da análise. Verificou-se também que houve expansão da área plantada. Porém, na microrregião de Valença a cultura de seringueira foi substituída por outras culturas, com destaque para a cultura de cacau. Pôde constatar que nas microrregiões em análise que os efeitos preço e política constituem-se variáveis mais importantes na determinação do valor bruto da produção de borracha natural. Assim, torna-se necessária ações governamentais no sentido de garantir maior rentabilidade para o setor, amenizando riscos inerentes à atividade, dada a importância dessa cultura não apenas em termos nacional como também regional. Um programa de expansão da área plantada com seringais no estado pode trazer resultados expressivos em termos econômicos, sociais e ambientais, uma vez que contribuirá para a geração de emprego, renda, redução do déficit de borracha e também para reflorestamento de áreas degradadas. Portanto, novas medidas políticas podem dinamizar e aperfeiçoar o mercado de borracha natural, promovendo o desenvolvimento sustentável para a Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diogo Souza da Hora - Coordenador / Patrícia Lopes Rosado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Banco Panamericano Promotora Itabuna

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contato Comercial Interno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2012 - Atual

Empresa Baiana de Alimentos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Cambuci S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.