Bruna Keese dos Santos
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2014) e é mestranda na mesma instituição (2017-2019). Atua nos campos da comunicação visual, sinalização e expografia em projetos relacionados à cultura. Tem experiência nas áreas de comunicação visual, linguagem gráfica e teoria da arquitetura.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo
2017 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: A imagem como linguagem concreta e sensível: um estudo sobre grafismos ameríndios baseado em desenhos Kayapó-Xikrin,Orientador: Feres Lourenço Khoury
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2008 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: o tempo das águas: estudos e derivações sobre máquinas de elevar água
Orientador: Alexandre Delijaicov
com
Formação complementar
2017 - 2017
Seminário Histórias Indígenas. (Carga horária: 15h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
2016 - 2016
Monumento Mínimo: O que escutar a partir das imagens. (Carga horária: 16h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OC, Brasil.
2011 - 2011
Curso de arquitetura paramétrica: AA São Paulo Visiting School High - Low. (Carga horária: 120h). , Architectural Association School Of Architecture, Inglaterra.
2008 - 2008
Curso de fotografia: Laboratório de Fotografia FAU USP. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arquitetura.
Participação em eventos
III Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.Imagem, corpo, papel: uma aproximação ao acervo Lux Vidal de pinturas Kayapó-Xikrin. 2018. (Encontro).
1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós Graduação em Design da FAUUSP.A imagem como linguagem concreta e sensível. 2017. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
KEESE DOS SANTOS, B. . A imagem como linguagem concreta e sensível: um estudo sobre grafismos ameríndios baseados em desenhos Kayapó-Xikrin. In: 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de PósGraduação em Design da FAUUSP, 2018, São Paulo. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 33.
-
KEESE DOS SANTOS, B. . imagem, corpo, papel: uma aproximação ao acervo Lux Vidal de pinturas Kayapó-Xikrin. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KEESE DOS SANTOS, B. . A imagem como linguagem concreta e sensível: um estudo sobre grafismos ameríndios baseado em desenhos Kayapó-Xikrin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
KEESE DOS SANTOS, B. ; BRASILIANO, J. L. C. . Projeto gráfico do livro ´Ka'aguy re jaiko: vivemos na mata´. Programa Aldeias (Secretaria de Cultura) e Centro de Trabalho Indigenista.. 2016.
KEESE DOS SANTOS, B. . Projeto gráfico do livro ´Waimiri Atroari: divulgando nossa história´. Programa Waimiri Atroari e Instituto Socioambiental.. 2016.
KEESE DOS SANTOS, B. ; BRASILIANO, J. L. C. . Identidade visual e projeto expográfico para exposição ´Nhande kuery São Paulo Pygua' do Programa Aldeias. CCSP e Galeria Olido. 2015.
KEESE DOS SANTOS, B. . O brinquedo em meio à arte, à arquitetura e ao design: o caso de Charles e Ray Eames. (https://issuu.com/brunakeese/docs/relatorio_iniciacao). 2012. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
O tempo das águas: estudos e derivações sobre máquinas de elevar água, Descrição: Trata-se de um projeto onde a pesquisa teórica sobre máquinas de elevar água da antiguidade se combina com derivas poéticas a respeito desses instrumentos e do elemento em questão: a água. Combinando fontes históricas e também artísticas a pesquisa se transformou em um livro-objeto, com imagens e textos que, junto com a diagramação e a montagem, formavam uma visão estética a cerca do tema. Professor orientador: Alexandre Delijaicov. Membros da banca avaliadora: Profa. Dra. Klara Kaiser e Prof. Dr. Mário Henrique D'Agostino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2011 - 2012
O brinquedo em meio à arte, à arquitetura e ao design: o caso de Charles e Ray Eames, Descrição: O foco da seguinte pesquisa constitui o estudo dos brinquedos educativos projetados pelo casal de designers norte-americano Charles e Ray Eames. O casal tem extrema importância no panorama do design americano e mundial do século XX e, apesar de suas obras mais conhecidas e comentadas serem os mobiliários, eles tiveram uma ampla atuação, produzindo móveis, projetos arquitetônicos, projetos de design gráfico, exibições, palestras, filmes e brinquedos. Embora pouco estudado, o brinquedo tem grande importância como elemento cultural e social e, no caso particular dos brinquedos educativos de Charles e Ray Eames, possui estreitas relações com a arte, arquitetura e, naturalmente, com o design que eles praticavam. Assim, além de repassar algumas teorias acerca do valor do brinquedo, suas potencialidades pedagógicas e suas relações com movimentos artísticos, esse estudo propõe-se a levantar e analisar os brinquedos educativos projetados pela dupla de designers, evidenciando suas relações com seus outros trabalhos, com o método de produção utilizado em seu escritório e, ainda, com sua concepção de design. Além da pesquisa teórica, o trabalho conta com uma fase prática, na qual estuda-se o desenho de brinquedos educativos de maneira experimental, propondo-se dois projetos. Orientador: Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias. Link: https://issuu.com/brunakeese/docs/relatorio_iniciacao. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Rua do Lago, 876, 05508-080 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914555
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria para a disciplina AUP2326, Carga horária: 6
2017 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria para a disciplina AUP340, Carga horária: 6
2011 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Outro (especifique) Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Iniciação Científica
2015 - 2015
Homem de Melo Troia DesignVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistente em design gráfico, Carga horária: 40
Outras informações:
Assistente em design gráfico nas áreas de comunicação visual e sinalização para projetos do escritório Homem de Melo e Tróia Design, dedicado às áreas da educação e da cultura.
2015 - 2015
BVY ArquitetosVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistente na área de comunicação visual, Carga horária: 20
2013 - 2014
BVY ArquitetosVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área de comunicação visual, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruna Keese dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?