Ranúsio Santos Cunha
É Bacharel em Administração, MBA em Gestão de Cooperativas, Mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA, consultor, sócio fundador da Sociedade gestão Cooperativa de Crédito Coopere Ltda. SICOOB Coopere da qual é ex Diretor Executivo de Relacionamento onde atuou por 27 anos. É também ex Conselheiro de Administração da Cooperativa Central de Crédito da Bahia Ltda. - SICOOB Central BA onde atuou por 14 anos. É Produtor Rural Agroecológico e desenvolve atividades de Responsabilidade Social tais como: Primeiro Diretor de Relações Públicas do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município de Valente BA; Instituidor da Fundação APAEB e ex Diretor Financeiro; Membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais representando a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB; Fundador da Rádio Comunitária Valente FM; Co-Fundador da Escola Família Agrícola Avaní de Lima Cunha-EFA Valente; Membro da Rede Lidera - Liderança Empresarial para o Desenvolvimento do Nordeste. Ex Conselheiro Administrativo da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia OCEB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente na área de Cooperativismo Financeiro. Dentre os cursos/seminários que já participou, destacam-se: Study Tour programa at HEC Montreal in Management of Financial Services Cooperatives. Montreal/Quebec /Canadá; Curso sobre Mapeo Participativo Tridimensional, MP3, realizado pelo El Centro Internacional de Agricutura Tropical - CIAT; PFLS Programa de Fortalecimento de Lideranças Sociais, promovido pela W. K. Kellogg Foundation e Laspau Academic and Professional Programs for the Americas em San José, Costa Rica e Cambridge, Harvad USA; PROLIDES Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável no Mercosul, promovido pela ABDL Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças em São Paulo - SP e Montevideo Uruguai.; Curso sobre La experiência Cooperativa de Mondragon - Espanha; Intercâmbio Técnico na Alemanha Conhecendo o Modelo Cooperativista Alemão; Participação em diversos Fóruns promovidos pelo Banco Central no Brasil sobre Inclusão Financeira/Cidadania Financeira. É autor dos livros UMA SURPRESA NO SERTÃO: A experiência da APAEB e da COOPERE e, Coopere: Uma recomendação à experiência da cooperação.
Informações coletadas do Lattes em 08/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Desenvolvimento e Gestão Social
2023 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: A sustentabilidade de empreendimentos sociais do município de Pintadas frente aos desafios da escassez de capital circulante líquido (CCL) e da fragilidade da governança., Ano de Obtenção:
Orientador: Jeová Torres da Silva Junior
Coorientador: Genauto Carvalho de França Filho.
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão de Cooperativas, Nível Especializ
2019 - 2022
Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo
Título: PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E O SEU PROCESSO DE INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO SERTÃO BAIANO LTDA.
Orientador: Paola Richeter Londero
Graduação em Administração
2007 - 2011
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
Título: A REENGENHARIA DA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NÃO-BANCÁRIA (COOPERATIVA DE CRÉDITO), COMO MEIO CAPAZ DE PROMOVER A PLENA SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária
1985 - 1987
Formação complementar
2019 - 2019
Formação de Gestores de Clientes PJ. (Carga horária: 16h). , Ricardo Coelho CONSULT, RICARDO COELHO C, Brasil.
2018 - 2018
IV Fórum de Cidadania FInanceira. (Carga horária: 16h). , Banco Central, BACEN, Brasil.
2018 - 2018
Educação Executiva. (Carga horária: 104h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2017 - 2017
Performance Competitiva e Horizonte Estratégico nas Cooperativas de Crédito. (Carga horária: 16h). , Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, OCEB, Brasil.
2017 - 2017
Programa de certificação de diretor. , SICOOB Universidade, SICOOB UNIVERSID, Brasil.
2016 - 2016
Prevenção à lavagem de dinheiro. (Carga horária: 1h). , SICOOB Universidade, SICOOB UNIVERSID, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de risco de crédito. (Carga horária: 1h). , SICOOB Universidade, SICOOB UNIVERSID, Brasil.
2015 - 2015
Fórum de Cidadania Financeira. (Carga horária: 16h). , Banco Central, BACEN, Brasil.
2015 - 2015
Fórum de Cidadania Financeira. (Carga horária: 16h). , Banco Central do Brasil, BACEN, Brasil.
2015 - 2015
2º Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro para Pequenos Negó. (Carga horária: 8h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Encontro sobre Microfinanças. (Carga horária: 16h). , Confederação Nacional das Cooperativas da Alemanha, DGRV, Alemanha.
2015 - 2015
29º Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP). (Carga horária: 16h). , Confederação Internacional dos Bancos Populares, CIBP, Bélgica.
2014 - 2014
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. (Carga horária: 16h). , Banco Central do Brasil, BACEN, Brasil.
2014 - 2014
III Encontro Estadual de Cooperativas Baianas. (Carga horária: 16h). , Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, SESCOOP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Pastagem e Forragicultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.
Organização de eventos
CUNHA, R. S. . Cavalgada da Lua. 2011. (Festival).
Participação em eventos
Ciclo de Palestras "Associativismo e Cooperativismo" - A importância do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento teriterritorial.A importancia do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento territorial.. 2016. (Seminário).
III Encontro Estadual de Cooperativas Baianas. 2014. (Encontro).
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. 2014. (Outra).
Intercâmbio Técnico na Alemanha: Conhecendo o modelo cooperativista alemão. 2013. (Outra).
Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável.Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável: o case do SICOOB Coopere. 2012. (Seminário).
II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas. 2012. (Encontro).
La experiencia Cooperativa de Mondragón. 2012. (Outra).
Sicoob Educanet - Curso Cadastro Sicoob. 2012. (Outra).
Sicoob Educanet - Cooperativismo de Crédito e Institucional. 2011. (Outra).
Sicoob Educanet - Curso Segurança da Informação. 2011. (Outra).
Sicoob Educanet - Mundo Sicoob Ética. 2011. (Outra).
Study Tour Program at HEC Montreal in Management of financial services Cooperatives. 2011. (Outra).
I Seminário da GEOMOV - Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais.Experiências do Cooperativismo Baiano. 2010. (Seminário).
Seminário Estadual Preparatório do XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo. 2010. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo. 2010. (Congresso).
Curso de governança Cooperativa. 2009. (Outra).
Curso de Microcrédito - Instrumento de Desenvolvimento das Comunidades. 2009. (Outra).
Curso de Prevenção e Combate à Lavagem de dinheiro. 2009. (Outra).
Curso Mapeo Participativo Tridimensional - MP3D. 2008. (Outra).
LIDERA- Programa de Liderança Empresarial para o Desenvolvimento do Nordeste. 2006. (Outra).
VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo. 2006. (Seminário).
Cooperativismo de Crédito. 2005. (Outra).
Curso de Controle da Centralização Financeira. 2005. (Outra).
Curso de Cooperativismo de Crédito: Responsabilidade Administrativa, Civil e Penal de Dirigentes. 2005. (Outra).
Curso para presidentes. 2004. (Outra).
III SECRENOR - Seminário do Cooperativismo de Crédito do Nordeste.O cooperativismo de Crédito no Desenvolvimento Local Sustentável. 2003. (Seminário).
Participante de Fortalecimento de Lideranças Sociais. 2003. (Outra).
Seminário de Planejamento Estratégico do Sicoob - Bahia. 2003. (Seminário).
Curso de Qualidade no atendimento ao Cliente. 2002. (Encontro).
III Workshop do Programa Luz no Campo.Pesquisa de Campo e panorama sócioeconômico dos clientes do programa Luz no Campo. 2002. (Outra).
II Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos de petrolina e Região. 2001. (Encontro).
Seminário "Assistência Técnica, Extensão Rural - ATER e o Desenvolvimento Local Sustentável no Semiárido". 2001. (Seminário).
PROLIDES - Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável no Mercosul. 2000. (Encontro).
Curso de Beneficiamento de Leite. 1999. (Outra).
II Salão Nordestino da Agricultura Familiar.Expositor. 1998. (Encontro).
Curso de Apicultura. 1997. (Outra).
II Encontro de Funcionários da APAEB - Desenvolvimento de Equipe e Comunicação Interpessoal. 1997. (Encontro).
III Encontro de Avaliação de Projetos. 1997. (Encontro).
Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Uma nova Extensão Rural para a Agricultura Familiar. 1997. (Seminário).
II Seminário Internacional da Energia Solar, Eólica e Eficiência Energética. 1996. (Seminário).
I Encontro de Dirigentes do Cooperativismo de Crédito Rural da Bahia. 1995. (Encontro).
II Encontro para o Desenvolvimento de Energia Solar, Eólica e Biomassa no Brasil.Iniciativas Nacionais em Aplicações Rurais. 1995. (Encontro).
I Seminário Nacional de Modelo de Gestão para Energia Solar e Eólica.Palestrante no Painel Crédito para Usuário Final, a experiência da APAEB. 1995. (Seminário).
Workshop - PRORENDA RURAL - Cooperação Técnica Brasil/Bahia/ Alemanha. 1995. (Oficina).
Seminário Rumos do Associativismo e Cooperativismo no Brasil. 1994. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Ecológico em Regiões Semiáridas. 1993. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
CARIBE, Ricardo ; CUNHA, R. S. . Coopere: Uma recomendação à experiência da Cooperação. 1. ed. Salvador: EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia, 2018. v. 1. 202p .
-
CUNHA, R. S. . UMA SURPESA NO SERTÃO: A experiência da APAEB e da COOPERE. , 2005.
-
CUNHA, R. S. . Utilização do Resíduo do Sisal (agave sisalana, Perrine) Desidratado e na forma de silagem na alimentação de caprinos em crescimento. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1994, Maringá. Anais da XXXI Reunião Anual da SBZ. Maringá-, 1994.
-
CUNHA, R. S. . A importância do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento territorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CUNHA, R. S. . A importância do associativismo e cooperativismo para o desenvolvimento territorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, R. S. . O Cooperativismo na conjuntura atual e a função da Cooperativa de crédito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CUNHA, R. S. . O Cooperativismo na Conjuntura Atual e a função da Cooperativa de Crédito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CUNHA, R. S. . Cerca Elétrica - Como construir. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
CUNHA, R. S. . Estudo Exploratório sobre a Participação das Organizações Rurais no Programa de Eletrificação Rural Descentralizada com Energia Solar do Semiárido Baiano. 1999. (Relatório de pesquisa).
CUNHA, R. S. . Crédito Rural - Uma alternativa e um direito. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
CUNHA, R. S. . Silagem - A garantia de uma boa alimentação em tempo de seca. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
CUNHA, R. S. . Energia Solar - Um raio de sol em sua vida. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Prêmios
2008
Título de Reconhecimento pela contribuição para o Desenvolvimento da APAEB, APAEB - Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira.
2001
Título de Reconhecimento - Primeiro lugar na avaliação de Desempenho na Categoria Gerente, APAEB - Associação de DesenvolvimentoSustentável e Solidário da Região Sisaleira.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2022
Sociedade Cooperativa Regional de Alimentos Bahia Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 44
1999 - 2020
Sociedade Cooperativa de Crédito Coopere Ltda.Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo de Relacionamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2020
Cooperativa Central de Crédito da BahiaVínculo: Memb do Cons. de Administração, Enquadramento Funcional: Conselheiro
2011 - Atual
Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras NaturaisVínculo: Membro da Câmara, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Essa é uma atividade de Responsabilidade Social
1992 - Atual
Empresa de Assistência Técnica Rural W.R. LtdaVínculo: Sócio Gerente, Enquadramento Funcional: Proprietário
2010 - Atual
Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município de ValenteVínculo: Diretor Presidente, Enquadramento Funcional: Voluntário
2008 - Atual
Rede Lidera - Liderança Empresarialpara o Desenvolvimento do NordesteVínculo: Membro da Rede LIDERA, Enquadramento Funcional: Voluntário
2008 - Atual
Fundação de Apoio ao Desenv Sustentável e Solidário da Região SisaleiraVínculo: Diretor Secretário, Enquadramento Funcional: Vonluntátio
1999 - Atual
Rádio Comunitária Valente FMVínculo: Memb. Conselho de Programação, Enquadramento Funcional: Voluntário
2004 - 2005
Organização das Cooperativas do Estado da BahiaVínculo: Memb do Cons de Administração, Enquadramento Funcional: Conselheiro
1989 - 2005
Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região SisaleiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40
1999 - 2008
Associação das Cooperativas de Apoio a Economia FamiliarVínculo: Membro da Diretoria Executiva, Enquadramento Funcional: Voluntário
1998 - 2000
Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Salvo BritoVínculo: Membro do CRESESB, Enquadramento Funcional: Voluntário
1997 - 2000
Rede Nacional das Organizações da Sociedade Civil para Energias RenováveisVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Voluntário
1996 - 2000
Comitê de Geração de Emprego e Renda do Município de Valente- BAVínculo: Membro do Comitê, Enquadramento Funcional: Voluntário
1999 - 1999
Centre International de Recherche sur l?Environnement et le DéveloppementVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Contratação
1996 - 1998
Comissão Tripartite e Paritária de EmpregoVínculo: Membro da Comissão, Enquadramento Funcional: Voluntário
1997 - 1997
Ministério da Economia da FrançaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Contrato
1994 - 1994
Serviço Nacional de Aprendizagem RuralVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Contrato
1990 - 1991
Campanha Nacional de Escolas da ComunidadeVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Participante de Intercâmbio Cultural Brasil X Canadá - como responsável pelo Projeto de Trabalho em Valente
1988 - 1989
Empresa Agrícola Santa Bárbara LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
1988 - 1988
Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado da BahiaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Contrato
1987 - 1987
Empresa de Assistência e Técnica e Extensão Rural da BahiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário
1980 - 1982
Contabilidade Planejamento e Administração LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ranúsio Santos Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?