Danilo Henrique Donato Rocha

Atualmente cursa Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento na Universidade de São Paulo (EESC/USP). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2019), na área de concentração de Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo, com pesquisas na área de análises Exergoambientais de sistemas de conversão de energia, e controle de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em sistemas energéticos. Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2016), com experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, e das Águas, atuando principalmente na área de controle de emissões atmosféricas provenientes de processos de combustão.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Hidráulica e Saneamento

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Potencial de obtenção de produtos de interesse biotecnológico a partir de resíduos sólidos e água residuária do processamento de citros em reatores em batelada acidogênico e metanogênico,
Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia Mecânica

2017 - 2019

Universidade Federal de Itajubá
Título: Análise Exergoambiental de Centrais Termelétricas Supercriticas e Ultrassupercriticas.,Ano de Obtenção: 2019
Prof. Dr. Rogério José da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Exergoambiental; Energia.

Graduação em Engenharia Ambiental

2012 - 2016

Universidade Federal de Itajubá
Título: Uso de novas tecnologias para redução de emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e Dióxido de Enxofre (SO2) em termelétricas a carvão mineral
Orientador: Prof. Dr. Rogério José da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Excel Avançado. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

O Biogás. (Carga horária: 16h). , Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, ONUDI, Brasil.

2019 - 2019

Linguagem de Programação C# - Básico. (Carga horária: 18h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2017 - 2017

Energia e Mudanças Climáticas. (Carga horária: 16h). , Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe, ONUDI, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Resíduos Industriais. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Política Energética, uso e geração. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Termodinâmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Análise Sistemas Energéticos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2018. Analysis of the Imapact of Increased Efficiency of Coal-Fired Power Plants in Carbon Dioxide (CO2) Emissions. 2018. (Congresso).

17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2018. Exergy Analysis of a Supercitical Coal-Fired Power Plant at Various Load Conditions. 2018. (Congresso).

XXIII Jornada de Iniciação Científica Tecnológica e de Inovação da UNIFEI. ANÁLISE DO IMPACTO DO AUMENTO DE EFICIÊNCIA DE UNIDADES A CARVÃO NAS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) E DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2). 2016. (Congresso).

II SRN - Seminário de Recursos Naturais. Geração de resíduos sólidos urbanos do município de Brazópolis: cenários simulados pelo software Warm e projeção de produção de biogás pelo software LandGem. 2015. (Congresso).

XXII Jornada de Iniciação Científica Tecnológica e de Iniciação UNIFEI. Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) Pelo Uso de Novas Tecnologias em térmicas a carvão. 2015. (Congresso).

XIV Sudeste PET. 2014. (Encontro).

XXI Jornada de Iniciação Científica Tecnológica e de Inovação UNIFEI. Análise de Emissões de Poluentes Atmosféricos por Usinas Termelétricas a Carvão Mineral. 2014. (Congresso).

XX Congresso de Pesquisa da UNIFEI. Carvão Vegetal: Produção, Aspectos técnicos e Consumo. 2013. (Congresso).

Encontro do PET - energia, Petróleo, Gás e Meio Ambiente..O novo código florestal e os impactos sobre a siderurgia. 2012. (Seminário).

V SEMSU - Seminário de Sustentabilidade.Os impactos ambientais associados aos fluidos de perfuração de poços de Petróleo.. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dagoberto Cassio da Silva

CAVALCANTI, E. J. C.;SILVA, D. C.; MENON, G. J.;SILVA, R. J.. Análise Exergoambiental de Centrais Termoelétricas Supercríticas e Ultrassupercrítcas. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Michelle Simões Reboita

SILVA, R. J.; PIRANI, M. J.; RENÓ, M. L. G.;REBOITA, M. S.. Uso de novas tecnologias para redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2) em termelétricas a carvão mineral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá.

Rogério José da Silva

CAVALCANTI, E. J. C.;SILVA, D. C.MENON, Genésio JoséSILVA, R. J.. Análise Exergoambiental de Centrais Termelétricas Supercríticas e Ultrassupercríticas.. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rogério José da Silva

Análise Exergoambiental de Centrais Termelétricas Supercriticas e Ultra-Supercriticas; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogério José da Silva;

Rogério José da Silva

Uso de novas tecnologias para redução de emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e Dióxido de Enxofre (SO2) em termelétricas a carvão mineral; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Rogério José da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, DANILO H.D. ; SILVA, ROGÉRIO J. . Exergoenvironmental analysis of a ultra-supercritical coal-fired power plant. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 231, p. 671-682, 2019.

  • SIQUEIRA, DIANA SILVA ; DE ALMEIDA MEYSTRE, JOSUÉ ; HILÁRIO, MAICON QUEIROZ ; ROCHA, DANILO HENRIQUE DONATO ; MENON, GENÉSIO JOSÉ ; DA SILVA, ROGÉRIO JOSÉ . Current perspectives on nuclear energy as a global climate change mitigation option. Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change , v. 1, p. 1-29, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Honra ao Mérito - Primeiro Lugar entre os graduados do Curso de Engenharia Ambiental de 2016, Universidade Federal de Itajubá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio em docência realizado na disciplina "Política Energética, Geração e Uso de Energia", com a seguinte ementa: "Fontes de energia. Geopolítica energética. Reservas nacionais e mundiais de energéticos. Produção e consumo de energia nos diferentes países e no Brasil. Tecnologias para a geração de energia por fontes renováveis e não renováveis. Análise de custos e de impactos ambientais da exploração e uso das diferentes fontes de energia." Dentre as atividades encontra-se: acompanhamento de aulas teóricas, preparação e ministrar aula teórica.

Atividades

  • 03/2016 - 11/2016

    Extensão universitária , Instituto de Recursos Naturais, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria Voluntária na disciplina EAM002 - Ciências do Ambiente.

2016 - 2016

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 30

Outras informações:
Durante o período de estágio foram desenvolvidas diversas atividades de auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico ? PMSB dos municípios de Itajubá, Delfim Moreira, Wenceslau Braz, Piranguçu, Piranguinho e São José do Alegre, durante as etapas de Prognóstico e Programas, Projetos e Ações. Atividades desenvolvidas utilizando softwares e ferramentas computacionais, tais como Pacote Microsoft Oficce para o desenvolvimento dos relatórios técnicos, e planilhas de cálculo, além de softwares de Sistema de Informação Geográfica ? SIG, como o Google Earth.