Hélio Luiz Fonseca Moreira

Professor Titular de Direito Penal do Instituto de Ciências Jurídicas/UFPA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Pós doutor em Psicologia (2020), doutor em Ciências Sociais (UFPA, 2007), mestre em Sociologia (UFPA, 2002), Especialista em Educação (UFPA,1993), bacharel em Direito (UFPA, 1999), bacharel em Ciências Sociais (UFPA, 1990). Desenvolve estudos nas seguintes linhas pesquisa: Direito e Psicologia Social, Análise de decisões em estudo de casos.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade Federal do Pará
Título: Trabalho, códigos, gratidão e reciprocidade: um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte
Violeta Refkalefsky Loureiro. Palavras-chave: trabalho; Segurança Pública; código de ajustamento secundário; gratidão e reciprocidade; prisão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Penal. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia jurídica.

Mestrado em Sociologia

2001 - 2002

Universidade Federal do Pará
Título: Do inquérito à Sentença: A trajetória de um Condenado
, Ano de Obtenção: 2002.José Wilson Barp.Palavras-chave: Relação processual penal; campo jurídico.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Penal e Processual Penal.

Especialização em Educação e Problemas Regionais

1993 - 1993

Universidade Federal do Pará
Título: Educação Formal e Reprodução Social: O Caso de Marudá, no litoral de Marapanim
Orientador: Maria das Graças

Graduação em Direito

1995 - 1999

Universidade Federal do Pará
Título: A Concepção do Crime em Émile Durkheim
Orientador: Pedro Pereira

Graduação em Ciências Sociais

1986 - 1989

Universidade Federal do Pará
Título: A organização social da pesca artesanal em Marudá, no litoral de Marapnim"
Orientador: Maria de Lourdes Furtado
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2001 - 2001

Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia jurídica.

Participação em eventos

II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ERGOLOGIA: ATIVIDADES EM DEFESA DA VIDA.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: ANÁLISE DE SENTIDOS DO TRABALHO DE POLICIAIS PENAIS. 2022. (Simpósio).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO. Representações sociais da velhice. 2021. (Congresso).

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO. Não nos abandone: a inclusão formal e a ilusão neoliberal. 2020. (Congresso).

III Simpósio sobre Envelhecimento Humano: Envelhecimento Humano: Crenças e Desafio.Representações Sociais da Velhice e Construção Identitária. 2019. (Simpósio).

9º Congresso Internacional de Ciências Criminais. Mulheres no cárcere: reflexões sobre a garantia de direitos sexuais e reprodutivos no sistema penitenciário. 2018. (Congresso).

Congresso Internacional Linguagem e Direito: construindo pontes II. . O enunciado da Sumula 610/STF: entre a função persuasiva, o efeito vinculante. 2018. (Congresso).

Discussão de casos clínicos.Aspectos jurídicos do abortamento. 2018. (Encontro).

GEODIÁLOGOS/UEPA.Diferenças, respeito e valores na sociedade contemporânea. 2018. (Encontro).

II Encontro da Liga Acadêmica Jurídico-Criminal.Desdobramentos atuais acerca da execução provisória da pena. 2018. (Encontro).

II Simpósio sobre Envelhecimento Humano.O princípio da dignidade da pessoa humana e a reconstrução identitária da pessoa idosa. 2018. (Simpósio).

Semana Acadêmica do Curso de Direito ? Paraupebas/PA.A força dos precedentes no processo penal e a avaliação de garantias fundamentais. 2018. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literário da Amazônia (CEILA) Organização. Representações Sociais e legitimação discursiva: enunciados legitimadores de inovações normativas produzidas pelo STF e STJ. 2018. (Congresso).

Diálogos sobre práticas discursivas e atividade de trabalho.O nencunciado da Súmula 610/STF: entre a função persuasiva e o efeito vinculante. 2017. (Seminário).

13ª Semana Acadêmica Integrada da ESMAC.Enunciados do STF e STJ: aspectos jurídicos e políticos. 2016. (Seminário).

IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Práticas discursivas no campo jurídico: os enunciados do STF e STJ e o ordanamento do trabalho nos tribunais de instancias inferiores. 2016. (Simpósio).

Metodologia da Pesquisa em Direito.Metodologia da pesquisa cinetífica em Direito. 2016. (Oficina).

I ciclo de Debates Jurídicos do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade.Enunciados do STJ e STF: aspectos políticos, jurídicos e discursivos. 2015. (Seminário).

I Semana Jurídica do Centro Universitária de Parauapebas.Redução da maioridade penal. 2015. (Seminário).

I Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.O sistema trifásico de dosimetria das penas e a imaginária finalidade social do direto de punir.. 2015. (Seminário).

IV Seminário de Direito Penal e Democracia.Neoliberalismo, Criminologia e Subjetividade Contemporânea. 2015. (Seminário).

XII Congresso Nacional de Educação. Os mapas conceituais como metodologia de ensino e aprendizagem no Direito Penal. 2015. (Congresso).

III Jornada acadêmica do CADEL. Regime disciplinar diferenciado. 2013. (Exposição).

II Seminário de Direito Penal e Democracia.Entre o ideal e o real: a relação processual penal e os limites da dogmática jurídica. 2013. (Seminário).

Seminários de Direito Penal. Violência simbólica e dignidade humana na relação processual penal. 2013. (Exposição).

I Seminário de Direito Penal e Democracia.Direito Penal e Democracia: A realidade brasileira e inquietações no presente.. 2012. (Seminário).

Congresso Internacional de Direito Comparado. Direito Internacional e Meio Ambiente. 2010. (Congresso).

I Jornada Jurídica do Tapajós e Baixo Amazonas.A Corte Interamericana de Direitos Humanos e a Proteção dos Direitos Fundamentais no Brasil. 2010. (Simpósio).

Jornada Acadêmica de Direito.O Direito Penale e a Teoria da Aprendizagem Significativa. 2010. (Seminário).

Semana do Advogado: O Direito em transformação.O direito Penal no Mundo Globalizado. 2010. (Simpósio).

Curso de Direito Penal.Curso de Direito Penal. 2006. (Outra).

Minicurso Sistema Penitenciário Brasileiro.Minicurso Sistema Penitenciário Brasileiro. 2006. (Outra).

Seminário Sistema Penitenciário Brasileiro: Novas Perspectivas.Sistema Penitenciário Brasileiro: Novas Perspectivas. 2006. (Seminário).

Curso de atualização em Direito Penal.Curso de atualização em Direito Penal. 2005. (Outra).

Curso de atualização em Direito Penal.Curso de atualização em Direito Penal. 2005. (Outra).

Minicurso.O conceito de crime e o sistema de significação jurídica do real. 2005. (Outra).

VII Encontro de Iniciação Científica.VII Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Encontro).

O Direito Penal na Pós-Modernidade.II Semana de Direito Penal. 2004. (Encontro).

Seminário Análise do Sistema Penitenciário do Estado do Pará.Debatedor do tema Análise do sistema penitenciário do Estado do Pará. 2003. (Seminário).

A concepção social de Durkheim.Expositor do tema A sanção na concepção de Durkheim. 2002. (Seminário).

Seminário Bourdieu e o Poder Simbólico.Expositor do tema Bourdieu e o Poder Simbólico. 2002. (Seminário).

Seminário do PET.Do inquérito à Sentença: A trajetória de um Condenado. 2002. (Seminário).

Seminário Temas de Estudos Jurídicos.Conferencista do tema A crise do Direito Penal. 2002. (Seminário).

2ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.Conferencista do tema Trabalho Infantil e Legislação Trabalhista. 2001. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciência Humanas.Expositor do trabalho Guamá: Estudo do modo de vida em uma área com alta incidência de criminalidade. 1999. (Seminário).

Seminário a Universidade e o Neoliberalismo.Expositor do tema A universidade no contexto da hegemonia neoliberal. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: João Paulo Nogueira da Silva

PEDROSO Janari da S.; BRITO, J. M. B.;MOREIRA, Hélio L. F.. . Fatores Legais do Trabalho e Estresse Ocupacional dos Profissionais da Saúde Forense: metassíntese. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Letícia Martins Bitar de Moraes

PEDROSO, J. S.;MOREIRA, Hélio L. F.; RAIOL, R. W. G.; BENTES, A. C. O.. Alienação Parental à Pessoa Idosa: Análise de Processos Judiciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leonardo Lucas de Sousa

PEDROSO, J. S.; GOUVEIA JUNIOR, A.;MOREIRA, Hélio L. F.. A influência da informação nos cuidados em saúde na pandemia de COVID-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Antônio Santos Machado

PEDROSO Janari da S.; GOUVEIA JUNIOR, A.;MOREIRA, Hélio L. F.. Doseamento de Penas em Crimes de Roubo: Tomada de Decisão em Juízes. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leonardo Lucas de Sousa

PEDROSO Janari da S.; GOUVEIA JUNIOR, A.;MOREIRA, Hélio L. F.. . Qualidade de Vida Sexual e Representações Sociais Sobre HIV e AIDS Entre Idosos. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Paula Lima Monteiro

RAIOL, R. W. G.;MOREIRA, Hélio L. F.PEDROSO Janari da S.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS SUJEITOS SURDOS: ENTRE A INCLUSÃO FORMAL E A EXCLUSÃO REAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jayllise Gaspar Pires de Medeiros

PEDROSO, J. S.;MOREIRA, Hélio L. F.; OLIVEIR, P. T. R.. O Supremo Tribunal Federal e a Execução Provisória do Direito de Punir da Sociedade do Espetáculo. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria do Socorro Viana

PEDROSO, J. S.; MAGALHAES, C. M. C.;MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca. A indisciplina escolar sob a ótica dos alunos de uma escola pública do estado do Amapá. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Maria Terezinha de Jesus da Silva

LOPES, E. A. B. E.; SILVA, R. E.;MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca. Vivências em torno do cotidiano da educação escolar indígena Munduruku. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Reinaldo Eduardo da Silva Sales

PEDROSO, J. S.;MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca; SIMONIAN, Ligia T. L.. Concepções de professores sobre meio ambiente: um estudo em uma escola na Amazônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Reinaldo Eduardo da Sales

PEDROSO Janari da S.; SIMONIAN, Ligia T. L.;MOREIRA, Hélio L. F.. Concepções de professores sobre meio ambiente: Um estudo em uma escola na Amazônia. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Edilberto Ferreira Costa

PEDROSO Janari da S.; CARVALHO, Luciana G. de;MOREIRA, Hélio L. F.. Memórias do Çairé. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Jonaso José dos Passos Dias

PEDROSO Janari da S.; BOGER, Maria Irene E.;MOREIRA, Hélio L. F.. Dificuldades de Compreensão em Crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Frank Roger de Paula Lesk

MAGALHAES, C. M. C.; PEDROSO, J. S.;MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca. Criança em acolhimento institucional no município de Santana/AP. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE DE LOS PUEBLOS DE EUROPA MÁLAGA-ESPANÃ/VALOR HUMANOS POSGRADO.

Aluno: Cynthia Raquel Pereira Ribeiro

FREITAS, M. R. M.; ATAIDE, W.;MOREIRA, Hélio L. F.. O direito à escolarização de populações ribeirinhas do arquipélado do Marajó - Município de Pedras/PA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fabrício Oliveira Gomes

FREITAS, M. R. M.; ATAIDE, W.;MOREIRA, Hélio L. F.. Educação em Direitos Humanos: a experiência comunitária de formação cidadã de crianças e adolescentes na Vila Idelmar, município de Açailância/MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Lucia Tavares Monteiro

FREITAS, M. R. M.;MOREIRA, Hélio L. F.; ATAIDE, W.. Tome-Açu e a contratação de docentes das escolas públicas municipais de ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Olga Jamila Durte

FREITAS, M. R. M.; RAIOL, R. W. G.;MOREIRA, Hélio L. F.. Inclusão escolar: estratégias de ensino ou arranjos em escolas estadual e municipal para alunos especiais em São Caetano de Odivelas/PA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Telma Lúcia Sousa da Silva

FREITAS, M. R. M.; RAIOL, R. W. G.;MOREIRA, Hélio L. F.. Fechamento das escolas do campo em Igarapé-açu/PA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lucivane Lopes

FREITAS, M. R. M.; RAIOL, R. W. G.;MOREIRA, Hélio L. F.. Redes sociais, direito de expressão em uma sociedade espelhada na anomia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cynthia Raquel Pereira Ribeiro

FREITAS, M. R. M.; ATAIDE, W.;MOREIRA, Hélio Luiz F.. O direito à escolarização de populações ribeirinhas do arquipélago do Marajó - município de Ponta de Pedras. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Dália de Lima Brelaz

MOREIRA, Hélio L. F.; SÁ, S. A.; PAOLO, D. F.. A Pesca no Município de Óbidos/PA.. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eleonora Maria Mendoça Figueira

MOREIRA, Hélio L. F.; PAOLO, D.; SÁ, S.. Educação e Idedologia: Impasses e perspectivas da aplicabilidade da Educação Ambiental. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Celina Monteiro Loureiro

MOREIRA, Hélio L. F.; PAOLO, D. F.; BRITO, A. R. P.. Participação Social, Cidadania e Meio Ambiente: Um estudo no bairro da Pratinha. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: JOACY UBIRATAN DA SILVA BRITO

MOREIRA, Hélio L. F.; PINTOR, P. M.; SOUZA, S. B.. Turismo e desenvolvimento no Pará - A atuação da Paratur. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Inês de Fátima Oliveira da Silva

MOREIRA, Hélio L. F.; LEMOS, J. J. S.; CRUZ, S. H. R.. Ecoturismo como alternativa de melhoria da qualidade de vida nas ilhas do Combu e Paquetá/PA.. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Celso Roberto de Abreu

MOREIRA, Hélio L. F.; PAOLO, D. F.; MOTA, G. S.. A ocupação desordenada na ilha de Caratateua e a situação da praia Ponta do Barro Branco: Uma realidade em perigo.. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thalys Augusto Nunes de Melo

RAIOL, R. W. G.; JAUCY, P.;MOREIRA, Hélio L. F.. A carência de acessibilidade nos logradouros públicos, mormente nas calçadas, no município de Belém/Pa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Larissa do Amaral Cypriano

SA, B. W. C.; RAIOL, R. W. G.;MOREIRA, Hélio L. F.. Análise de decisões relativas ao livramento condicional aplicado aos delitos de associação para o tráfico de drogas emanadas do STJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Simone dos Santos Castro

MOREIRA, Hélio L. F.; SÁ, S. A.. Intecionalidades e resultados de dois projetos de ONGs para profissionalização de jovens na região metropolitana de Belém. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carlos Ney Araújo

MOREIRA, Hélio L. F.; COSTA, R. J.. Para uma teoria da Ciência Social. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Sociais) - Universidade Federal do Pará.

SANTOS, Jorge R.; PENALVA, Gilson;MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca. Concurso público para professor da carreira do magistério superior. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MOREIRA, Hélio Luiz F.; PAMPLONA. Mario Sergio B.; PEREIRA, Luiz Otávio C.. Concurso para professor efetivo de Direito. 2016. Universidade Federal do Oeste do Pará.

LEÃO, Lidiane N.;MOREIRA, Hélio Luiz F.; PAMPLONA. Mario Sergio B.. Concurso para professor efetivo de Direito Público. 2016. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Cistrina Figueredo Terezo;MOREIRA, Hélio L. F.. Concurso para professor adjunto de Direito Público - Direitos Humanos. 2011.

Gomes. Marcus A. de Melo;MOREIRA, Hélio L. F.; RAIOL, R. W. G.. Concurso para professor assistente da disciplina Direito Processual Penal. 2010.

Gomes. Marcus A. de Melo;MOREIRA, Hélio L. F.; RAIOL, R. W. G.. Consurso para professoro substituto da Disciplina Direito Processual Penal. 2010. Universidade Federal do Pará.

MOREIRA, Hélio L. F.; PEREIRA, Luiz O´távio Correa; RAIOL, R. W. G.. Concurso público para professor assistente da disciplina Direito Público. 2010.

MOREIRA, Hélio L. F.; CORECHA, Ronald; Juacy. Paulo. Concurso para professosor substituto da disciplina Introdução aos Estudos do Direito. 2009.

MOREIRA, Hélio L. F.; TEIXEIRA, L. C.; LOUREIRO, V. R.. Banca de concurso para contratação de professor substituto. 2003.

MOREIRA, Hélio L. F.. Banca de concurso para contratação de professor substituto para ministrar as disciplinas ofertadas pelo Depto. de Metodologia.. 2002. Universidade Federal do Pará.

MOREIRA, Hélio L. F.. Banca de concurso para contratação de professor substituto das disciplinas ofertadas pelo Depto. de Metodologia.. 2001. Universidade Federal do Pará.

MOREIRA, Hélio L. F.; BASILE, C. G.; PAOLO, D. F.. Banca de concurso para contratação de professor substituto para ministrar as disciplinas ofertadas pelo Depto. de Metodologia.. 1997. Universidade Federal do Pará.

Orientou

ALEJANDRO CHRISTIAN BORGES DE QUEIROZ

Representações sociais da velhice em uma instituição de longa oermanência; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

GISELLE SARATY DE OLIVEIRA

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA E LIBERDADE: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO BOLSONARISMO; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Jhéssyca Dias de Carvalho

Representações Sociais de Trabalho de Policiais Penais em uma Unidade Penitenciária Feminina no Município de Belém/PA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Ana Paula Lima Monteiro

Representações sociais de alunos surdos nas escola pública de Belém/PA; Início: 2024; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

ANDRESSA REGINA SANDRES GUIMARÃES DE BARROS

Representações sociais do trabaho de policiais penais; Início: 2024; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Livia da Silva Oliveira

APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA AOS CRIMES DE PECULATO ANTE A SÚMULA 599 DO STJ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

MARYELLE PINHEIRO MOREIRA

Igualdade e estereótipos de gênero no espaço penitenciário: o trabalho de policiais penais; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

ANDRESSA REGINA SANDRES GUIMARÃES DE BARROS

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: ANÁLISE DOS SENTIDOS DO TRABALHO ENTRE POLICIAIS PENAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM/PA; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Letícia Martins Bitar de Moraes

Alienação Parental à pessoa idosa: análise de processos judiciais"; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Ana Paula Lima Monteiro

; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELÉM; 2019; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Jayllise Gaspar Pires de Medeiros

O Supremo Tribunal Federal e a Execução Provisória do Direito de Punir na Sociedade do Espetáculo; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Letícia Martins Bitar de Moraes

Alienação parental à pessoa idosa em vulnerabilidade: conflitos familiares e judicialização; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Sione dos Santos Ribeiro

O Conselho escolar como componente da Gestão Democrática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Lira Maia no mubicípio de Santarém; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad de Los Pueblos/Consórcio Universitário Euroamericano, ; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Maria Sonia Cunha de Sousa

Programas Desenvolvidos na UEES para atender alunos inclusos na rede de ensino estadual; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad de Los Pueblos/Consórcio Universitário Euroamericano, ; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Antelmara Melo de Sousa

A abordagem da Gestão Escolar em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Belterra/PA; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad de Los Pueblos/Consórcio Universitário Euroamericano, ; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Sirney do Santos Ribeiro

A relação entre trabalho infantil e evasão escolar no município de Santarém/PA; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad de Los Pueblos/Consórcio Universitário Euroamericano, ; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Jorge Antonio Cajango Pereira

Sistema Paraense de Inteligência (SISPAIN) fomentando a atividade de inteligência como ferramenta de gestão pública; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PUBLICA COM ÊNFASE EM GOVERNANÇA E POLÍTI) - Escola de Governança Pública do Estado do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Laís Santana da Silva Trindade

Os instrumentos internacionais de proteção ao adolescente autor de ato infracional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, com ênfases em Desenvolvimento de Pessoas e Políticas Públi) - Escola de Governança Pública do Estado do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Patrícia Cristina Cardoso

O assédio moral no trabalho e a questão de gênero; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Escola de Governança Pública do Estado do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Marinalva da Silva Freitas

Educação em Direitos Humanos: diversidade cultural; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Vanessa Silva de Melo

A Educação no Centro Juvenil Masculino: os desafios e possibilidades da Educação como prática de liberdadena na sócioeducação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Jaqueline Cristina Dutra Rezende

Adolescente egressoso do sistema sócioeducativo: uma abordagem da medida em meio aberto no município de Ananindeua/PA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Ione Raimunda Dias Gonçalves

Abre-se uma porta à dignidade humana: o despertar do potencial criativo da pessoa idosa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Leandra Eliana Costa Pinheiro

Aborto de anencéfalos: Fato atípico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Paulo Vinicius da Costa de Sousa

ENTRE DOLO EVENTUAL E CULPA CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO INDICIAMENTO E DENÚNCIA POR HOMICÍDIO DECORRENTE DE UM ACIDENTE ENVOLVENDO UMA VIATURA POLICIAL EM BELÉM; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

ROSIELE CARVALHO NUNES

A (IR)RETROATIVIDADE DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL (ANPP): análise de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

MÁRCIO ROBERTO VILHENA PEREIRA

AS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº 13; 964/2019 NO PERICULUM LIBERTATIS E NA CONTEMPORANEIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Emilly Celeste Lobo da Conceição

ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL: A APLICABILIDADE DO INSTITUTO AOS PROCESSOS EM CURSO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Cassia Gabriela Moreira Matos

PROCESSO PENAL E VIOLÊNCIA DE GÊNERO: DA TESE DA LEGÍTIMA DEFESA DA HONRA NOS CRIMES DE FEMINICÍDIO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Ana Idalina Tenório Piedade

A violência doméstica contra a mulher no estado do pará, no contexto da pandemia da Covid-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

CARLOS EDUARDO SILVA ASSIS

Análise de decisões proferidas no TJ/PA relativas a dosimetria da pena no roubo majorado; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Amanda Lauren Saldanha de Oliveira

Violência doméstica e familiar contra à mulher idosa: a controvérsia jurisprudencial da aplicação da lei maria da penha ou do estatuto; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Mirna Maia Abdul Massih

A utilidade do disque-denúncia, enquanto serviço de registro de denúncias anônimas de maus-tratos contra animais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Luiz Vinícius Costa dos Santos

Pessoas com deficiência: abordagem das capacidades a partir de Martha Nussbaum e Amartya Sem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Gabriela Casanova Ataíde dos Santos

Análise da constitucionalidade HC Nº 126; 292do STF a luz do Princípio da Presunção de Inocência; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - UFPA; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Maria Gabriela Reis Nacif Pimentel

Análise do HC Nº 303544 do STJ ante ao Sistema de Proteção Integral; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - UFPA; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

FABIO EVANGELISTA MORAES MADEIRA

Prisão administrativa militar e sua inconstitucionalidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

YASSER FELIX GAZEL

Crimes Ambientais descrito no art; 56 da Lei d: entre o dolo de perigo concreto e abstrato; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Lucas Martins Coelho

A Resolução nº; 1/2014-CNJ e sua eficácia em um estabelecimento prisional feminino; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Ana Laura Monção Miranda

Análise da fixação da pena em casos de roubo majorado e a violação do princípio da legalidade nas varas criminais da comarca de Belém; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Nicole Alves Belo

MULHER(ES): RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIDADE MATERNO INFANTIL (UMI) NO SISTEMA PENITENCIÁRIO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

ALLAN GLAUBER ANCHIETA LEAL

Competência dos Crimes Contra a Honra na Internet; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Laura Cintia de Vasconcelos Goes

Compliance: Origens, conceitos e pilares na busca do combate à corrupção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Vitor de Assis Voss

A consumação no crime de roubo próprio: análise da súmula 582 do STJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Marcos dos Santos Louzeiro

Uma abordagem sobre a (in) constitucionalidade da audiência de custódia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Apollo Alexander De Oliveira Palheta

? Direito Penal Econômico: dos crimes materiais contra a ordem tributária, tipificados no artigo 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8; 137/1990, e os equívocos da Súmula Vinculante nº 24 do STF; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

FILIPE AUGUSTO RODRIGUES

As vias de fato como circunstância elementar do crime de roubo consoante a jurisprudência do STF; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Luiza Batista Vilaça de Oliveira

O sistema trifásico de dosimetria da pena e a realidade das decisões em varas criminais de municípios do Estado do Pará; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Almir Antônio José Severo de Souza

Emenda 64: uma análise da normatização que rege o uso recreativo da maconha no estado americano do Colorado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Evelyn Camila de Mello Gonçalves

Responsabilidade penal da pessoa jurídica no crime de poluição; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Ana Beatriz Pereira dos Santos

O direito à não incriminação no processo penal e seus reflexos na recusa do acusado em produzir provas por cooperação passiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Carmem Sylvia das Neves Costa

O papel institucional da Defensoria Pública como órgão da execução penal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Paulo Marcelo Araújo

: A (In)constitucionalidade do art; 28 da Lei 11; 343/2006; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Camila Lima Lobato

O campo jurídico como um campo estruturado de forças: o caso dos irmãos novelino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Herbert Junior e Silva

A garantia da ordem pública como fundamento para prisão preventiva; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Raimundo Cleiton Ramos da Silva

Habeas Corpus em transgressões disciplinares; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Yasmim Kimiko Mauade Taketomi

O poder simbólico e a força antagônica da imprensa no campo do Tribunal do Júri; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Bruno Silva Costa

A inconstitucionalidade na concessão de liberdade provisória nos crimes inafiançáveis da CF/1988; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Larissa Poliana Lima Vianna

Juizao Espacial Criminal: Avaliação do JECRIM da comarca de Santarém; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Naína Moura Guimarães

Possibilidade de admissão de provas ilícitas no processo penal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Mara Luiza Galucio

A prova pericial na persecução penal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Celice de Souza Rodrigues

A responsabilidade penal juvenil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Johny Everton dos Santos Pantoja

Privatização das prisões: um alternativa para a melhoria para o sistema penitenciário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Rita de Fátima Bahia Santos

A infiltração de agentes de políciais nas organizações criminosas para fins de investigação criminal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Bruna Toscano

Suzane assassina: análise do processo de deteriorização identitária de Suzane Von Richtofen; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Sheila Oliveira Lima

A inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no mercado de trabalho e os Órgãos Públicos; O Caso do município de Castanhal/PA; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Antônio Élio Pereira Borges

Polícia Militar: A análise de sua estrutura organizacional; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Sociais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Sérgio Neiva

Ocupação do Tocantins; Um Estudo Etnográfico; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Sociais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

ISABELA CASTRO COSTA GONCALVES

Representações Sociais e análise de jurisprudencial: a compatibilidade entre dolo eventual e tentativa em julgados do Superior Tribunal de Justça; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Livia da Silva Oliveira

Representações Sociais do Trabalho de Policiais Penais atuantes em uma Unidade Penitenciária Feminina no Município de Belém/PA; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

ISABELA CASTRO COSTA GONCALVES

Análise de decisões do STJ e STF: a incompatibilidade entre dolo eventual e culpa consciente; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Livia da Silva Oliveira

Representações sociais do trabalho de policiais penais em uma penitenciária feminina; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

TAWANE TAYLA ROCHA CAVALCANTE

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

ANDRESSA REGINA SANDRES GUIMARÃES DE BARROS

Representações Sociais: a análise dos sentidos do trabalho penitenciário e sua influência nas atividades laborativas realizadas por policiais penais; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

TAWANE TAYLA ROCHA CAVALCANTE

Representações Sociais do trabalho e do ambiente de trabalho entre técnicos de enfermagem da Maternidade Santa Casa de Misericórdia/PA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

TAWANE TAYLA ROCHA CAVALCANTE

Representações Sociais do trabalho e do ambiente de trabalho entre técnicos de enfermagem da Maternidade Santa Casa de Misericórdia/PA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Thays Ferreira Barros

Caracterização da violência contra o idoso em ambiente doméstico no município de Belém/PA entre 2015 e 2017; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Camille de Azevedo Alves

Análise da jurisprudência penal: dolo eventual e culpa consciente nos crimes de homicídio no trânsito sob efeito da embriaguez; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Beatriz Lamartine |Nogueira Araújo

Análise da jurisprudência penal do STF: a tentativa de latrocínio tendo como referência o tipo penal derivado; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Fernanda Farias Figueira

A vias de fato como elementar do crime de roubo e os desvios do STF; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira;

Produções bibliográficas

  • BARROS, A. R. S. G. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; CARVALHO, J. D. . A execução penal e os sentidos do trabalho do policial penal. Revista Latino Americana de Criminologia , v. 4, p. 122-140, 2024.

  • DE OLIVEIRA TEIXEIRA, LAÍZE MARINA ; URIBE, FABIO ALEXIS RINCÓN ; MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca ; DA SILVA PEDROSO, JANARI . Associations between retirement, social security policies and the health of older people: a systematic review. BMC PUBLIC HEALTH , v. 24, p. 1-18, 2024.

  • MACHADO, M. A. S. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; GOUVEIA JUNIOR, A. ; PEDROSO Janari da S. . Analysis of the decison-making process of judges in setting the sentence. CANADIAN SOCIAL SCIENCE , v. 19, p. 15-23, 2023.

  • TEIXEIRA, L. M. O. ; URIBE, F. A. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO Janari da S. . Envelhecimento e políticas de seguridade social: protocolo de revisão sistemática. Mudanças - Psicologia da Saúde , v. 31, p. 57-64, 2023.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; RAIOL, R. W. G. ; MONTEIRO, A. P. L. . O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS , v. 39, p. 497-522, 2023.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO Janari da S. . EU NÃO SOU VELHA, SOU UMA IDOSA JOVEM: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VELHICE EM UM ABRIGO PARA IDOSAS. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE , v. 34, p. 01-18, 2023.

  • MORAES, L. M. B. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO, J. S. . Alienação parental de pessoas idosas em conflitos familiares: análise documental. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 9, p. 1-13, 2023.

  • PESSOA, FÁTIMA ; MOREIRA, HÉLIO . Discurso e enunciação no contexto de trabalho jurídico penal: a Súmula 610-STF. Revista Linguística (Online) , v. 38, p. 105-122, 2022.

  • FLORES, T. A. ; MATTOS, W. P. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; FLORES, M. S. A. . O PODER JUDICIÁRIO E SEU ROL NA PROTEÇÃO AMBIENTAL: análise da ADI nº 4717/DF no Supremo Tribunal Federal.. Revista Internacional de Direito Ambiental , v. 14, p. 88-107-107, 2022.

  • Teixeira, L. M. O. ; Uribe, F. A. R. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; Pedroso, J. da S. . Aging and Social Security Policies: A Systematic Review Protocol. SYSTEMATIC REVIEWS , v. 14, p. 1-12, 2021.

  • TEIXEIRA, L. M. O. ; URIBE, F. A. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO Janari da S. . . Aging and Social Security Policies: A Systematic Review Protocol. SYSTEMATIC REVIEWS , v. 14, p. 1-12, 2021.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; MOREIRA, I. A. . O feminicídio como expressão de poder nas relações de gênero. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher , v. 33, p. 125-151, 2020.

  • SILVA, J. ; PEDROSO, J. ; SOUZA, L. ; MOREIRA, Hélio L. F. . Direito fundamental à saúde mental na medida de segurança.. ARGUMENTA (FUNDINOPI) , v. 33, p. 437-467, 2020.

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. ; PEDROSO Janari da S. ; RAIOL, R. W. G. . Tentativa de latrocínio: a Súmula 610 do Supremo Tribunal Federal e a necessária revisão do seu conteúdo normativo. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS , v. 155, p. 71-101, 2019.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; PESSOA, Fátima C. C. ; RAIOL, R. W. G. . A VIAS DE FATO COMO ELEMENTAR DO CRIME DE ROUBO E OS DESVIOS DO STF. REVISTA DA AGU , v. 12, p. 147-165, 2019.

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. ; PESSOA, Fátima C. C. . AS REGIÕES DE VALORAÇÃO ONTOJURÍDICA E OS MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DIREITO PENAL. NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS (ONLINE) , v. 22, p. 99, 2017.

  • PESSOA, FÁTIMA ; MOREIRA, HÉLIO . A enunciação nos contextos de trabalho: traços de uma ordem técnica e política. Revista Linguística (Online) , v. 32, p. 9-24, 2016.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Poder e violência: a relação processual penal e os limites da racionalidade jurídico-positiva para abordar as relações constituídas nas varas criminais.. A Leitura: Caderno da Escola Superior de Magistratura do Estado do Pará , v. 3, p. 50-59, 2011.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Trabalho e Assistência: Pilares da harmônica integração social do condenado à sociedade global?. Revista do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA , v. 2, p. 61-94, 2011.

  • BELTRAO, J. F. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; MASTOPLIMA, M. N. . Surui Aikewára versus Divino Eterno: Sensibilidade Jurídica em Jogo. Espaço Ameríndio (UFRGS) , Aracaju, Sergipe, v. 6, p. 137-162, 2008.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Retratos da violência nos caminhos da administração da justiça criminal. Ágora (Natal) , Natal - RN, v. 2, p. 32-56, 2006.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Os conceitos de dolo, culpa e preterdolo. 1. ed. São Paulo: Editora Dialética, 2024. v. 1. 196p .

  • MONTEIRO, A. P. L. ; BARROS, A. R. S. G. ; RAIOL, R. W. G. ; MOREIRA, Hélio L. F. . Inclusion of people with hearing impairment in the school environment. Education Theory, Methods, and Perspectives for Evolution. 1ed.São José dos Pinnhais/PR: Seven Editora, 2024, v. 1, p. 180-194.

  • MONTEIRO, A. P. L. ; RAIOL, R. W. G. ; MOREIRA, Hélio L. F. . Mobilidade urbana e acessibilidade: entre a acessibilidade formal e a inacessibilidade real.. In: Bruno Soeiro Vieira; Francisco Nicolau Domingos; Fredderico Antonio Lima de Oliveira; Iracela de Lourdes Teixeira Vieira. (Org.). DIREITO PÚBLICO CONTEMPORÂNEO: Ensaios críticos. 1ed.Londrina/PR: Editora Thothi, 2024, v. 1, p. 53-69.

  • RAIOL, R. W. G. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO Janari da S. . BARREIRAS ATITUDINAIS E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM CONCURSO PÚBLICO: JULGADOS E PRÉ-JULGAMENTOS. In: João Roberto de Souza Silva. (Org.). Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão. 1ed.Curitiba/PR: Editora Bagai, 2024, v. 6, p. 99-112.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; BARROS, A. R. S. G. ; MONTEIRO, A. P. L. . A RELAÇÃO PROCESSUAL PENAL E O CAMPO JURÍDICO COMO OBJETO DE ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAI. In: MEDRADO, Vitor. (Org.). Fronteiras do Direito: Desafios e Perspectivas na Sociedade Contemporânea. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2024, v. 5, p. 173-187.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; CAVALCANTE, T. T. R. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: Denise Pereira Alves de Sena. (Org.). Estudos atuais em Psicologia e Sociedade. 1ed.São Paulo: Dialética, 2023, v. 6, p. 183-204.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; ASSIS, C. E. S. . CULPABILIDADE: O CARGO PÚBLICO DE ELEVADA RESPONSABILIDADE E SUA CONVERSÃO EM HIPÓTESE DE ELEVAÇÃO DA PENA-BASE. In: Rafhael Lima Ribeiro. (Org.). Diálogos entre Direito Penal e Direito Processual Penal. 1ed.São Paulo: Dialética, 2023, v. 2, p. 113-131.

  • RAIOL, R. W. G. ; MONTEIRO, A. P. L. ; MOREIRA, Hélio L. F. . . Justiça e inclusão escolar das pessoas com deficiência. In: BAHIA, Celi da Costa Silva; DUARTE, Francisco Ednardo. (Org.). Educação e Direitos Humanos da Infância e da Juventude: cidadania em crise.. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 135-156.

  • MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca ; Pedroso, Janari da Silva . Aspectos da violência contra a pessoa idosa. In: Gleica Soyan Barbosa Alves, Eliene de Oliveira. (Org.). Tópicos em Ciências da Saúde ¿ Volume 22. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. 22, p. 52-61.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Não nos abandone: a inclusão formal e a ilusão neoliberal. In: Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Ciências jurídicas: fundamentação, participação e efetividade. 1ed.Ponta Grossa?PR: Atena, 2021, v. 1, p. 223-235.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; MARTINS, A. M. C. ; BARROS, A. R. S. G. . O estudo de casos fictos como recurso de ensino aprendizagem no ensino remoto emergencial: relatos de experiência. In: Smith, Andreza do S. P. de O. [et al].. (Org.). Educação Jurídica em tempos de pandemia de covid-19: relatos de vivências e aprendizagens docentes. 1ed.Florianópolis: Habitus, 2021, v. 1, p. 89-101.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Marx e Durkheim: olhares sobre a relação entre direito e sociedade. In: MOURA, Livia Teixeira; RESQUE, Rafaela Sena Daibes; ALVES, Verena Holanda de Mendonça. (Org.). Direito contemporâneo em debate, volume 2: estudos transdisciplinares. 1ed.Porto Alegre: FI, 2021, v. 2, p. 70-89.

  • MEDEIROS, J. G. P. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO Janari da S. . Documentos vivos: análise de decisões judiciais e mídias jornalísticas para a compreensão da mudança de entendimento constitucional baseado na sociedade do espetáculo. In: LEMOS, F. C.; GALINDO, D., BICALHO, P.P.G.. (Org.). PESQUISAR COM AS PSICOLOGIAS: artesanias e artifícios Coleção Transversalidade e Criação ? Ética, Estética e Política. 1ed.CRV: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35030-crv, 2020, v. 10, p. 93-93.

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. . Os mapas conceituais como metodologia de ensino e aprendizagem no Direito Penal. Educação no Século XXI - Volume 30 Metodologias. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 30, p. 127-135.

  • BRITO, Y. L. S. ; PEDROSO, J. S. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; CRUZ, E. J. S. . Violências contra o idoso no contexto intrafamiliar: estudo de caso. In: Janari da Silva Pedroso; Ludgleydson Fernandes de Araújo; Deusivania Vieira da S. Falcão. (Org.). Violência e Cuidado na Velhice. 1ed.Terezina; Curitiba: EDUFPI ; CRV, 2018, v. 1, p. 65-82.

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. . Agente não é gente: trabalho e sofrimento no contexto da penitenciária estadual de Parnamirim/RN. Criminología y Ciências Penales. 1ªed.Buenos Aires: UCES, 2018, v. 1, p. 82-99.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; PESSOA, Fátima C. C. . As regiões de valoração ontojurídica e os mapas conceituais como recurso de ensino aprendizagem no Direito Penal. In: Luanna Tomez de Souza, Lorena Santiago Fabeni. (Org.). Dinâmicas de atuação do sistema de justiça criminal: da ficção a realidade. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016, v. 1, p. 99-116.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Marudá: Aspectos das Mudanças Sociais em uma Comunidade de Pescadores. In: Lourdes Gonçalves Furtado; Alex Fiúza de Melo; Wilma Leitão. (Org.). Povos das Águas, Realidade e Perspectivas na Amazônia. Belém: CNPq/Museu Paraense Emílio Goeldi, 1993, v. , p. 119-131.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . O desmantelamento das universidades públicas. Jornal O Liberal, p. 8 - 8, 15 set. 2002.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . A pesca artesanal na Amazônia. Jornal O Liberal, p. 7 - 7, 15 out. 2000.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Violência policial: Subestimação dos Direitos Humanos?. Jornal O Liberal, Belém.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Segurança Pública: Caso de polícia. Jornal O Liberal, Belém.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . A universidade e sua inutilidade. Jornal O Liberal.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . A Pesca Artesanal na Zona do Salgado. Jornal O Liberal.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Uma política de valorização da pesca artesanal?. Jornal O Liberal, Belém.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Os mapas conceituais como metodologia de ensino e aprendizagem no Direito Penal. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba/PR. Anais do XII Congresso Nacional de Educação 2015, 2015. p. 15156-15172.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . O sistema trifásico de dosimetria das penas e a imaginária finalidade social do direto de punir.. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2015, São Paulo. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2015. p. 1-20.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Aspectos da Teconologia dos Pescadores Artesanais de Marudá - No Litoral de Marapanim.. In: IV Econtro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil, 1992, São Paulo. Populações Humanas Rios e Mares da Amazônia, 1992.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . O enunciado da Sumula 610/STF: entre a função persuasiva, o efeito vinculante.. In: Congresso Internacional Linguagem e Direito: construindo pontes II, 2018, Florianópolis. Caderno de Programação e resumos do Congresso Internacional Linguagem e Direito: construindo pontes II, 2018. v. 1. p. 16-16.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Os enunciado do STF e STJ que propõem ordamento de condutas no trabalho desenvolvido nos tribunais de instância inferior no campo jurídico. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016, Belo Horizonte/MG. IV SIAD - Discursos e desigualdades sociais, 2016. v. 1. p. 282-282.

  • BELTRÃO, J. F. ; MOREIRA, Hélio L. F. ; MOREIRA, H. L. F. ; MASTOPLIMA, M. N. . De vítimas a réus: um processo de ponta cabeça - Suruí Aikewára versus Divino Eterno.. In: IV Reunião de Antropologia do Mercosul, 2008, Florianópolis. Programas e Resumos/Antropologia em Perspectivas. Florianópolis, UFSC, 2003: 121. Florianóplois: UFSC, 2008. p. 121-121.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Do inquérito à sentença: A trajetória de um condenado. In: XI Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. XI CISO. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2003. p. 232-232.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Suruí Aikewára versus Divino Eterno: a sensibilidade jurídica em jogo.. In: IV Reunião de Antropologia do Mercosul, 2003, Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 2003. p. 302-302.

  • MOREIRA, Hélio L. F. ; PEDROSO, J. S. . Eu não sou velha, sou uma idosa jovem: Representações sociais da velhice em um abrigo para idosas. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE , 2023.

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Representações sociais da velhice e reconstrução identitária da pessoa idosa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, Hélio L. F. . A linguagem como trabalho no campo jurídico: práticas discursivas que propõem ordenamento de condutas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Jurisprudências penais do STF e suas impropriedades técnicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. . Enunciado do STJ e STF; aspectos politicos, jurídicos e discursivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, Hélio Luiz F. . Práticas discursivas no campo jurídico: os enunciado do STF e STJ que propõem ordenamento de condutas no trabalho desenvolvido nos tribunais de instância inferior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, Hélio L. F. . As vias de fato como circunstância elementar do crime de roubo e os desvios jrusprudenciais do STF E STJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, Hélio L. F. . O sistema trifásico de dosimetria das penas e a imaginária finalidade social do direito de punir.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, Hélio L. F. . Os mapas conceituais como metodologia de ensino e aprendizagem no Direito Penal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MOREIRA, Hélio L. F. . O conceito analítico de crime em mapas conceituais. 2024.

MOREIRA, Hélio L. F. . Recurso contra indeferimento da progressão funcional Docente. 2016.

MOREIRA, Hélio L. F. . Metodologia da análise de decisões judiciais em estudo de caso.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio Luiz F. . Metodologia da análise de decisões judiciais em estudo de caso.. 2018. .

MOREIRA, Hélio Luiz F. . Metodologia da análise de decisões judiciais em estudo de caso.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Oficina de Construção de Projeto de Pesquisa com ênfase na área jurídica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . A relação processual penal e as limitações da racionalidade jurídico-positiva: análise da construção de verdades.. 2016. (Relatório de pesquisa).

MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca . Aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais. 2015. .

MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca . Caracterização/descaraterização do dolo em mapas conceituais.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Caracterização/descaraterização do dolo em mapas conceituais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Teoria finalista da ação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . As regiões de valoração ontojurídica como categoria do Direito Penal. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo autoral para de ensino de Direito Penal).

MOREIRA, Hélio L. F. . O conceito analítico de crime em mapas conceituais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo autoral para de ensino de Direito Penal).

MOREIRA, Hélio L. F. . A norma penal e a estabilidade das expectativas generalizadas de conduta. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo autoral para de ensino de Direito Penal).

MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca . Fluxo dos procedimentos penais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático empregado nas aulas de processos penal).

MOREIRA, Hélio L. F. . Curso de atualização em Direito Penal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Hélio L. F. . Minicurso O Direito Penal em Mapas Conceituais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, Hélio L. F. . Políticas Públicas e o Sistema Penitenciário Brasileiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Crimes contra a Administração Pública. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Políticas Públicas e o Sistema Penitenciário Brasileiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Elementos do coneito de crime. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Mini-curso Siatema Penitenciário. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Curso de atualização em Direito Penal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, Hélio L. F. . Direito à cidadania. 2011 (Extensão universiária) .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    DIREITO, DESENVOLVIMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO PENITENCIÁRIO, Descrição: O estudo tem como principal objetivo analisar as representações sociais do trabalho construída por policiais penais e agentes de segurança pública que trabalham nos Centros de Recuperação Penitenciário e nos órgão de segurança pública do Estado do Pará. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hélio Luiz Fonseca Moreira - Coordenador / Janari Pedroso da Silva - Integrante / Andressa Regina Sandres Guimarães de Barros - Integrante / Tawane Tayla Rocha Cavalcante - Integrante / Jhéssyca Dias de Carvalho - Integrante / Cristina Tomoko Yamamoto - Integrante.

  • 2020 - 2021

    MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA FEIRA DO AÇAÍ, Descrição: O estudo tem como objetivo geral realizar o estudo das representações sociais do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável circulantes nas normas jurídicas e nos contextos locais. Especificamente objetiva analisar às RS do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável construídas por vendedores de açaí da feira do Açaí, analisar às RS do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável construídas na legislação nacional que tutela o meio ambiente, particularmente, a lei da Educação Ambiental, do Crime Ambiental e de informação ambiental, bem como analisar as representação das relações entre saúde e meio ambiente junto a populações ribeirinhas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Hélio Luiz Fonseca Moreira - Coordenador / Maria do Socorro Almeida Flores - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A tutela penal da integridade física e da saúde do idoso e as representações sociais da velhice nos processos penais., Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a proteção jurídica da pessoa idosa a partir das conexões entre Direito e Psicologia com base na análise dos processos que envolvem a violência contra o idoso. Especificamente objetiva analisar a tutela penal da integridade física e da saúde do idoso e com base nas representações sociais da velhice construídas nos processos penais que apuram crimes contra a integridade física e a saúde de pessoas idosas praticados no âmbito familiar, dimensionado os limites da ação jurisdicional como meio de controle da violência doméstica e proteção do idoso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Hélio Luiz Fonseca Moreira - Coordenador / Janari da Silva Pedroso - Integrante.

  • 2016 - 2018

    A prática discursiva da jurisprudência no campo jurídico do Direito Penal: traços de uma ordem técnica e política., Descrição: No projeto se establece o diálogo entre o Direito Penal e a Análise do Discurso, centrada no estudo dos enunciados proferidos no STF, STJ, TJ/PA, TJ/RJ, TJ/RS e TJ/DF tendo como eixo temático os crimes de Furto, Roubo e Latrocínio. Os acórdãos do STF e STJ configuram enunciados prescritivos, expressos por meio de uma linguagem diretiva, que influenciam o trabalho desenvolvido por juízes e desembargadores situados nas instâncias inferiores da organização judiciária brasileira. Os conflitos entre as decisões jurisdicionais são também conflitos de interpretações dos textos das leis, resolvidos com base no critério da hierarquia institucional que confere validade aos enunciados prolatados pelos órgãos situados na instância superior. Esses enunciados declaram um entendimento válido sobre determinados temas controvertidos, tais como ocorre na compreensão do conceito de tentativa nos crime de furto, roubo e latrocínio, quando não há a posse desvigiada da coisa subtraída, bem como na concepção das ?vias de fato? como circunstância elementar que desclassifica o crime furto para o crime roubo. O recorte proposto, portanto, configura um projeto de investigação do exercício enunciativo em perspectiva discursiva, que considera as mútuas relações entre o processo de produção de sentidos e a ordem institucional em que se efetiva a tomada da palavra. Nessa perspectiva, o exercício enunciativo é confrontado ao funcionamento discursivo que determina a constituição dos objetos e dos sujeitos do trabalho no campo jurídico do Direito Penal, como seu traço indiciário. Por essa razão, a análise desse exercício enunciativo não pode desconsiderar a ordenação técnica e política que caracteriza o campo discursivo definido para a investigação, buscando-se compreender os efeitos dos fenômenos de ordem linguística sobre a ordem social e vice-versa. Exercer o Direito é dizê-lo. Considerar, portanto, as práticas discursivas que nesse campo se configuram implica o reconhecimento das relações histórico-políticas que se tecem na comunidade discursiva que suporta a existência dessas práticas e os discursos que a elas garantem legitimidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hélio Luiz Fonseca Moreira - Coordenador / Fátima Cristina da Costa Pessoa - Integrante / Amanda Laysi Pimentel dos Santos - Integrante / Felipe Salluzio Amoras - Integrante / Suelen Cristina Bezerra - Integrante / Beatriz Lamarrtine Nogueira Araújo - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A relação processual penal e os limites da dogmática jurídico-positiva: análise da construção de verdades, Descrição: O projeto tem como objetivo principal analisar o processo de construção da Verdade Real, fundamento de validade da sentença, bem como o processo de fixação da pena privativa de liberdade, dimensionando os limites das categorias analíticas empregadas pela dogmática para apreender a complexidades desses processos. Do inquérito à sentença, a persecução penal tem como objetivo principal produzir um quadro fático-probatório nítido do crime em apuração, por meio da reconstrução histórica dos fatos que o circundam. Juridicamente, esse quadro deve revelar fielmente a Verdade Real. Verdade essa que se configura como una, indivisível e que não comporta dúvidas, pois o consoante o adágio romano que o funda , um fato não pode ao mesmo tempo dividir-se entre o falso e o verdadeiro, portanto, ele é plenamente falso ou plenamente verdadeiro. O princípio da verdade real configura-se como um dos pilares do processo penal. Consoante este princípio, a persecução penal deve produzir um quadro com absoluta fidelidade aos fatos ocorridos, com base na ampla pesquisa dos acontecimentos que envolvem o crime apreciado em juízo, visando à formação do livre convencimento do magistrado. Assim, a verdade real resulta de um processo de reconstrução histórica dos fatos, regido pelos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, no qual é inadmissível a prova obtida por meios ilícitos. No presente estudo, não se buscará a verdade real, pois as possíveis verdades serão reconstruídas com base na análise dos processos, redimensionando fatos, provas carreadas aos autos, preconceitos e outros valores que permeiam e fundam a sentença que encerra o processo com apreciação do mérito, pois as observações empíricas desenvolvidas em diversas comarcas do Estado do Pará demonstram que as varas criminais podem configurar-se como espaços institucionais onde é possível observar a constituição de relações sociais fundadas em uma lógica contrária às normas que regem os ritos processuais e os procedimentos legalmente instituídos, potencializando a intimidação, o constrangimento, o medo e a instituição da violência simbólica, fatores estes que repercutem significativamente no processo de construção das verdades. A construção das categorias analíticas dos discursos e das evidências dos documentos terá como base o método de Analise de Conteúdo de Bardin (1977) que ao tratar da analise documental define como uma operação ou conjunto de operações que visa representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente da original, a fim de facilitar, num estado ulterior, a sua consulta e referenciação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Hélio Luiz Fonseca Moreira - Coordenador / Fátima Cristina da Costa Pessoa - Integrante / Roberta Dinelly Pismel - Integrante / Filipe Augusto Oliveira Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Jurídicas. , Av. Augusto Correa, 01, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017216, URL da Homepage:

Experiência profissional

1992 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1991 - 1992

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2003

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2003

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Cargo ou função, Vice-chefe de departamento.

  • 08/2000

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Metodologia Jurídica

  • 10/1992

    Ensino, Ciência Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais, Métodos e Tecnicas de Pes. Aplicados às C. Sociais I, Métodos e Técnicas de Pes. Aplicados às C. Sociais II, Metodologia do Pensamento Científico, Metodologia do Trabalho Científico

  • 06/2003 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Serviço realizado, Participação em Laudo Antropológico requerido pela Procuradoria da República à UFPA, no caso em os índios Suruí Aikewára foram indiciados pela Polícia Federal por crime de lesão corporal e roubo qualificado, consoante CPB.

  • 05/2001 - 06/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Linhas de pesquisa

  • 10/1996 - 03/2000

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 09/1993 - 05/1994

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia.,Cargo ou função, vice-chefe de departamento.

  • 10/1991 - 09/1992

    Ensino, Ciência Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I, Introdução à sociologia, Sociologia Rural, Introdução às Ciências Sociais

1988 - 1992

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Projeto, Bolsista de IC, Aperfeiçoamento, Coordenação do Projeto de Pesquisa "Aspectos da tecnologia dos pescadores artesanais de Marudá, no Litoral do Pará" financiado pelo INEP e CNPq.

Atividades

  • 02/1988 - 05/1992

    Estágios , Departamento de Ciências Humana, Divisão de Antropologia.,Estágio realizado, Divisão de Antropologia.