José Cláudio Bollorini Lopes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Atletismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor - ABEU Centro Universitário nas disciplinas de Metodologia do ensino do Atletismo, Metodologia do ensino do Basquetebol e Desporto Escolar. È professor do ensino superior mag 401/ns adj -1 do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha . Professor da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, atuando como Gerente gersal dos Jogos Estudantis e coordenador da equipe de Atletismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atletismo, Basquetebol e desporto Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Educação Física

1981 - 1985

Universidade Gama Filho

Formação complementar

2003 - 2003

Clínica de iniciação em Atletismo Arremesso e Lanç. (Carga horária: 20h). , Confederação Brasileira de Atletismo, CBAT, Brasil.

2000 - 2000

Treinamento de Força. (Carga horária: 15h). , Faculdades Salesianas de Lins, FCL, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Entrenadores - Nível II Sobre Lanzamient. (Carga horária: 132h). , International Amateur athletic federation, IAAF, Argentina.

1998 - 1998

Treinamento Desportivo. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Cultura e Esporte, SECE, Brasil.

1998 - 1998

Curso para Técnicos Nível I - IAAF. (Carga horária: 120h). , International Amateur Athletic Federation, IAAF, Brasil.

1996 - 1996

Árbitro de Atletismo. (Carga horária: 20h). , Federação de Atletismo do Rio de janeiro, FARJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atletismo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Basquetebol.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desporto Escolar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Gerência esportiva.

Organização de eventos

SANTOS, P. J. C. F. ; LOPES, J. C. B. . Jogos Estudantis de Duque de Caxias. 2014. (Outro).

LOPES, J. C. B. . Jogos Estudantis de Duque de Caxias - Competição de Atletismo. 2010. (Outro).

Participação em eventos

3 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e Lançamentos adaptados a realidade escolar. 2012. (Oficina).

3 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e Lançamentos adaptados a realidade escolar. 2012. (Oficina).

3 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e Lançamentos adaptados a realidade escolar. 2012. (Oficina).

3 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e lançamentos Adaptados a realidade escolar. 2012. (Oficina).

3 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e lançamentos Adaptados a realidade escolar. 2012. (Oficina).

2 Circuito Fluminense de Corrida e Caminhada.Arremesso e Lançamentos adaptados a realidade escolar. 2011. (Oficina).

Prêmios

2010

Técnico Campeão dos Jpgps Abertos do Interior por Duque de Caxias, Secretaria de Estado de Cultura e Esporte.

2005

Moção de Congratulações, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2005

Técnico Campeão Sul Americano por equipe, Conferação Sul Americana de Atletismo.

2005

Técnico da Atleta Campeã Brasileira do lançamento do disco, Confederação Brasileira de Atletismo.

2002

Técnico Campeão por equipe dos Jogos Abertos Brasileiros, Superintendência de Esporte de Santa Catarina.

2001

Técnico da recordista Sul americana do Lançamento do dardo juvenil, Confederação Sul Americana de Atletismo.

2001

técnico da atleta Bi-Campeã Brasileira do lançamento do dardo juvenil, Confederação Brasileira de Atletismo.

Histórico profissional

Experiência profissional

1983 - Atual

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino superior MAG 401/NS ADJ -1, Carga horária: 40

1995 - Atual

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof I Class G (pos-gra), Carga horária: 16

Outras informações:
Coordenador da equipe de Atletismo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

2009 - Atual

ABEU Centro Universitário

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor

2010 - Atual

Federação de Atletismo do Rio de Janeiro

Vínculo: palestrante, Enquadramento Funcional: 1 e 2 Circuito de Corrida e Caminhada

2009 - Atual

Federação de Atletismo do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice presidente

1999 - 1999

Federação de Atletismo do Rio de Janeiro

Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: I Curso de Capacitação Técnica da FARJ, Carga horária: 12

2002 - 2002

Colégio Cruzeiro

Vínculo: consultor p/ Atletismo, Enquadramento Funcional: prestação de serviços, Carga horária: 8

Outras informações:
Promover através do Atletismo uma integração com os diferentes níveis de profissionais e turmas. Orientação para organização de uma competição de atletismo adaptada a uma área não oficial de prática.

2009 - 2009

Comissão de Desportos da Marinha

Vínculo: 1 fórum nacional de Atletismo, Enquadramento Funcional: Palestrante

2005 - 2005

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO

Vínculo: Treinador, Enquadramento Funcional: Seleção Brasileira Sub-23

Outras informações:
Participação no Campeonato Sul Americano de Atletismo Sub-23, realizado na cidade de Barquissimeto - Venezuela

1985 - 2007

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof I, Carga horária: 16