Filipe Ribeiro Magalhães

Mestre em Tecnologias para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e Engenheiro de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2016), com período sanduíche em Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase na Assessoria Técnica em Gestão a Movimentos Sociais, Cooperativas Populares e Associações Sindicais do Estado do Rio de Janeiro. Atuando com Gestão Participativa e no desenvolvimento de Tecnologias Sociais, por meio de Projetos de Extensão Universitária associados à Teoria Crítica da Tecnologia, à Autogestão e à Economia Solidária. Possui experiência diversificada em Gestão por Processos, além de ocupar o cargo de Técnico Administrativo na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ASSESSORIA EXTENSIONISTA A MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO TECNOLÓGICO: Pesquisa participante com o coletivo de cozinheiras de uma ocupação de moradia., Ano de Obtenção: 2019
Flávio Chedid Henriques.Coorientador: Luciana Correa do Lago. Palavras-chave: Assessoria Extensionista; Pesquisa Participante; Extensão Universitária; Movimentos Sociais; Teoria Crítica da Tecnologia.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios.

Graduação em Engenharia de Produção

2011 - 2016

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Orientador: em Instituto Superior de Engenharia de Coimbra ( José Luiz Ferreira Martinho)
com

Graduação interrompida em 2010 em Engenharia civil

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2010

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Assessoria Técnica Extensionista.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Extensão Tecnológica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Extensão Universitária.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Economia Solidária.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão por Processos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Organização de eventos

Addor F. ; MAIA DE ALMEIDA, LAYSSA RAMOS ; MAGALHÃES, F. R. . Ciclo de Debates em Avaliação.Avaliação Proninc: metodologias e resultados.. 2018. (Congresso).

MAGALHÃES, F. R. . EFEJ - Encontro Fluminense de Empresas Juniores. 2010. (Congresso).

MAGALHÃES, F. R. . VI Semana Fluxo de Engenharia. 2009. (Outro).

MAGALHÃES, F. R. . V Semana Fluxo de Engenharia. 2008. (Outro).

MAGALHÃES, F. R. . IV Semana Fluxo de Engenharia. 2007. (Outro).

Participação em eventos

VII Encontra Internacional "A Economia dos Trabalhadores".O debate sobre tecnologia na economia dos trabalhadores/as. 2019. (Encontro).

Encontra Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2018. (Encontro).

Encontra Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2017. (Encontro).

ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores.Wiki BJ. 2010. (Encontro).

ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MAIA DE ALMEIDA, LAYSSA RAMOS ; MAGALHÃES, FILIPE RIBEIRO ; TEIXEIRA, CHRISTIANE DUARTE ; MACHADO, RENATA NOGUEIRA . Luz à Solano Trindade: contribuições da universidade em um projeto de geração de energia para uma ocupação do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 14, p. 98-121, 2018.

  • Addor F. ; SALOMAO, I. L. ; MAGALHÃES, F. R. . Avaliação do Proninc ? Relatório Final 2017. 1. ed. , 2017.

  • MAGALHÃES, F. R. ; HENRIQUES, F. C. . EXTENSÃO TECNOLÓGICA: reflexões a partir da perspectiva freiriana e da Política Nacional de Extensão Universitária. In: 9 CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2021. Anais do IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2021.

  • MAGALHÃES, F. R. . ASSESSORIA EXTENSIONISTA A MOVIMENTOS SOCIAIS: particularidades identificadas a partir da pesquisa participante junto ao Coletivo de Mulheres Cozinheiras da ocupação Solano Trindade e do contraponto a outras experiências de assessoria no campo tecnológico.. In: VII Encontra Internacional - Economia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 2019, Guararema/SP. Anais do VII Encontra Internacional - Economia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 2019.

  • MAGALHÃES, F. R. ; HENRIQUES, F. C. . 'Extensão Tecnológica e as Diretrizes da Extensão Universitária' - Debate / Painel Temático. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGALHÃES, F. R. . Extensão Universitária, Sociedade e Pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGALHÃES, F. R. ; HENRIQUES, F. C. . EXTENSÃO TECNOLÓGICA: reflexões a partir da perspectiva freiriana e da Política Nacional de Extensão Universitária. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHÃES, F. R. . ASSESSORIA EXTENSIONISTA A MOVIMENTOS SOCIAIS: particularidades identificadas a partir da pesquisa participante junto ao Coletivo de Mulheres Cozinheiras da ocupação Solano Trindade e do contraponto a outras experiências de assessoria no campo tecnológico.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHÃES, F. R. . V Seminário do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAGALHÃES, F. R. . VIII Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MAGALHÃES, F. R. . Assessoria Técnica Extensionista em Gestão ao Coletivo de Mulheres da Ocupação Solano Trindade - MNLM/RJ. 2018.

MAGALHÃES, F. R. . Assessoria Técnica em Gestão à Associação dos Catadores do Aterro Municipal de Jardim Gramacho. 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Projeto Organização do Trabalho e Autogestão (OTA), Descrição: Projeto de ensino, pesquisa e extensão sobre organização do trabalho e a potencialidade de se desenvolver novos processos voltados para casos de empreendimentos de autogestão. Atualmente as atividades de pesquisa e extensão se dão no âmbito do Projeto Solano Trindade, uma ocupação urbana em Duque de Caxias que projeta a construção de 105 unidades habitacionais. Uma disciplina de mestrado intitulada "Organização do Trabalho, Autogestão e Economia Solidária" é oferecida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Filipe Ribeiro Magalhães - Integrante / Flávio Chedid Henriques - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Avaliação participativa, qualitativa e quantitativa das ações do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares, Descrição: Este projeto se insere no âmbito de encomenda para realizar avaliação participativa, qualitativa e quantitativa das ações do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC) em particular a partir da Chamada MCTI/SECIS/MTE/SENAES/CNPq n 89/2013. A partir da construção de um modelo de avaliação, subsidiado pelas duas experiências de avaliação anteriores e pelo diálogo com as redes de incubadoras universitárias brasileiras, será realizada uma pesquisa no universo de 86 incubadoras de cooperativas no país, procurando avaliar sua efetividade e o avanço obtido a partir das políticas públicas desenvolvidas para o setor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Ribeiro Magalhães - Integrante / Felipe Addor - Coordenador / Inessa Laura Salomão - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. , Avenida Pasteur 458, sala 305, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25421274

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo da Educação, Carga horária: 40

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do projeto "Avaliação participativa, qualitativa e quantitativa das ações do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC)"

2016 - 2017

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro - estudante, Carga horária: 30

2015 - 2016

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Planejamento/Controle de Projetos Submarinos, Carga horária: 20

2013 - 2014

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário do DENOP (Departamento de Normas e, Carga horária: 20

2011 - 2012

Natura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2012 - 2013

Enjourney Consultoria e Capacitação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2011 - 2012

Enactus Brasil, Enactus BR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

2007 - 2009

Fluxo Consultoria - Empresa Júnior de Consultoria da UFRJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Recursos Humanos, Carga horária: 40