Rosilda Alves Bezerra

Graduada em LETRAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 1992), mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2003). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, onde leciona as disciplinas Tradução Intersemiótica e Poéticas das Africanidades. Docente permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, UEPB, no Centro de Humanidades, em Guarabira/PB. Leciona a disciplina de Literaturas Africanas, Literatura Afro-Brasileira na graduação em Letras. No mestrado defendeu a dissertação sobre "Barroco e Erotismo na poesia de Murilo Mendes", e no doutorado: "Ironia na poesia de Augusto dos Anjos". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Africanas, pesquisando, principalmente, sobre: ironia, melancolia, erotismo, identidade, memória, alteridade e Pós-colonialismo. Pesquisa e orienta na Iniciação Científica (PIBIC) e PROPESQ (UEPB), em torno da representação do negro nas literaturas de Língua portuguesa e Literaturas Africanas, com a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar da educação básica, além de pesquisas relacionadas à tradução e semiótica nas literaturas e no cinema. No período de agosto de 2015 a julho de 2016, aprovada com bolsa Capes, desenvolveu e concluiu o projeto de pesquisa de pós-doutoramento (Estágio Sênior) em Literaturas Africanas, na Universidade de Coimbra, Portugal, supervisionado pelo Prof. Dr. Pires Laranjeira. A participação no Programa Estágio Sênior no Exterior, com financiamento da CAPES como instituição de fomento, proporcionou a realização de várias atividades desenvolvidas após o retorno ao país.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

1998 - 2003

Universidade Federal da Paraíba
Título: A ironia infausta: leituras da ironia em
Francisco José Gomes Correia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: AUGUSTO DOS ANJOS; LITERATURA; IRONIA.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

1994 - 1997

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A ironia infausta: leituras da ironia em Eu e Outras poesias, de Augusto dos Anjos,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Dr Francisco José Gomes Correia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em LETRAS

1988 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURAS AFRICANAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 -

Extensão universitária em HISTÓRIA. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em HISTÓRIA. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURAS AFRICANAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BEZERRA, Rosilda Alves . IV CONIEC - CULTURAS, RELIGIÕES E SEXUALIDADE NOS TEMPOS MODERNOS. 2009. (Congresso).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira ; NEGREIRO, C. A. de . I SEMINARIO DE ESTUDOS DE LÍNGUA, LITERATURA E EDUCAÇÃO. 2006. (Outro).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira ; NEGREIRO, C. A. de . I SEMINÁRIO DE LÍNGUA, LITERATURA E EDUCAÇÃO. 2006. (Outro).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira . I MOSTRA LITERÁRIA DA UEPB. 2005. (Outro).

BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira ; LINS, Juarez Nogueira . II SEMANA DE HUMANIDADES. 2005. (Outro).

BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira ; LINS, Juarez Nogueira . I SEMANA DE HUMANIDADES. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LITERATURA AFRICANA - AFROLIC. INCLUSÃO SOCIAL E LITERATURA NAS ESCOLAS: AS PRODUÇÕES DE AUTORES/AS AFRICANOS/AS, INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS/AS. 2019. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS. SOU PORQUE SOMOS: LITERATURAS, HISTÓRIA E RELIGIÕES. 2018. (Congresso).

II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. LITERATURA E ENSINO: FORMAÇÃO E INICIAÇÃO DO LEITOR NO LETRAMENTO LITERÁRIO. 2018. (Congresso).

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL LITERATURA E GÊNERO. ATIVISMO FEMININO, LUTA E RESISTÊNCIA NAS LITERATURAS AFRICANAS ESCRITA POR MULHERES. 2018. (Congresso).

LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA: CICLO DE PALESTRAS.LITERATURAS AFRICANAS NA CONTEMPORANEIDADE: RESISTÊNCIAS E IDENTIDADES. 2017. (Encontro).

V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DA UESPI. "MOÇAMBICANIDADE MUSICAL NA LÍRICA DE LICA SEBASTIÃO E TÂNIA TOMÉ: IDENTIDADE E GÊNERO. 2017. (Congresso).

COLÓQUIO DE ESTUDANTES E DOUTORANDOS DA UNIVERSIDADE JAQUELÓNICA DA CRACÓVIA.MARCAS DA VIOLÊNCIA E DO APARTHEID EM NEIGHBOURS. 2016. (Outra).

Congresso Internacional ?Culturas e literaturas em diálogo: identidades em movimento / Culture e Letterature in dialogo?. O PLANALTO E A ESTEPE: DESTERRITORIALIZAÇÃO E O PROCESSO DE TRANSCULTURAÇÃO NARRATIVA. 2016. (Congresso).

CORSINO FORTES: ÉPICA, ÉTICA, POVO E MINÚCIA.?POTÊNCIA FÁLICA DA TERRA? E ?POTÊNCIA FAMÉLICA DO POVO?: AMÍLCAR CABRAL E AGOSTINHO NETO EM ÁRVORE & TAMBOR. 2016. (Seminário).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL: LITERATURA E GÊNERO.(DES)CONHECIDA LITERATURA AFRICANA: MULHERES, LUTA E RESISTÊNCIA. 2016. (Outra).

PELOS MARES DA LÍNGUA PORTUGUESA. A CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO E O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO EM ?MISTIDA? DE ABDULAI SILA. 2016. (Congresso).

VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS - II AFROLIC.MULHERES AFRICANAS E AS RELAÇÕES DE PODER. 2016. (Encontro).

A OBRA DE PAULINA CHIZIANE.O LOBOLO NA FICÇÃO DE PAULINA CHIZIANE. 2015. (Encontro).

XI DEUTSCHEN LUSITANISTENTAG. MEMÓRIA INDIVIDUAL E MEMÓRIA COLETIVA: A (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA ?ENTRE AS MEMÓRIAS SILENCIADAS? DE BA KA KHOSA. 2015. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CULTURAS AFRICANAS. O GRITO COMO SINTOMA: LITERATURAS AFRO-AMERICANA, AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS EM PERSPECTIVA COMPARADA. 2014. (Congresso).

I SEMINÁRIO LITERATURA E ENSINO: IDENTIDADES, PRÁTICAS E DESAFIOS.LITERATURA E IDENTIDADE: ASPECTOS DA LEI 10.639/03 NO ESTUDO DAS PRODUÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS. 2014. (Seminário).

IV ENLIJE.LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA. 2014. (Encontro).

IX CONGRESSO IBÉRICO DE ESTUDOS AFRICANOS. DILEMAS HISTÓRICOS E IMAGINÁRIO CULTURAL: O OCEANO ÍNDICO EM "O OUTRO PÉ DA SEREIA" DE MIA COUTO. 2014. (Congresso).

XXV JORNADA NACIONAL DO GELNE. AUTORIA FEMININA EM LITERATURA: QUESTÕES DE GÊNERO EM ÁFRICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Congresso).

CIFALE - II CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ. Os mitos, a história e a memória: os traumas de guerra em Ventos do apocalipse de Paulina Chiziane. 2013. (Congresso).

X CONGRESSO ALEMÃO DE LUSITANISTAS. GUERRA, EXÍLIO E MEMÓRIA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA DE PEPETELA. 2013. (Congresso).

X CONGRESSO ALEMÃO DE LUSITANISTAS. Guerra, exílio e memória em a geração da utopia de Pepetela. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Internacional da ABRALIC. LITERATURAS AFRICANAS E ESTUDOS COMPARADOS. 2013. (Congresso).

XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. O entre-lugar e os conflitos ideológicos nas narrativas de Chinua Achebe e Paulina Chiziane. 2013. (Congresso).

GELNE. ENSINO DE LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/03 E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. (Congresso).

GELNE. NIKETCHE, BALADA DE AMOR AO VENTO E EVA: A RECEPÇÃO DA POLIGAMIA EM ROMANCES AFRICANOS. 2012. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E ECOCRÍTICA: ASLINGUAGENS DA NATUREZA E SUAS REPRESENTAÇÕES. AS RELAÇÕES DESARMÔNICAS ENTRE A NATUREZA, O HOMEM E O DIVINO NA LÍRICA DE AUGUSTO DOS ANJOS. 2012. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E ECOCRÍTICA: ASLINGUAGENS DA NATUREZA E SUAS REPRESENTAÇÕES. A DIALÉTICA HOMEM-NATUREZA NA PAISAGEM LITERÁRIA DO SÉCULO XX. 2012. (Congresso).

SEMINÁRIO DE LETRAS.O CENTENÁRIO DA OBRA "EU" DE AUGUSTO DOS ANJOS. 2012. (Seminário).

XIII ENCONTRO DA ABRALIC. CONFLITOS IDENTITÁRIOS E TERRITORIALIDADES TRANSITÓRIAS ENTRE BRITÂNICOS E AFRICANOS NOS ROMANCES DE CHINUA ACHEBE E MEJA MWANGI. 2012. (Congresso).

XIII ENCONTRO DA ABRALIC. CONFLITOS IDENTITÁRIOS E TERRITORIALIDADES TRANSITÓRIAS ENTRE BRITÂNICOS E AFRICANOS NOS ROMANCES DE CHINUA ACHEBE E MEJA MWANGI. 2012. (Congresso).

XXIV GELNE. NIKETCHE, BALADA DE AMOR AO VENTO E EVA: A RECEPÇÃO DA POLIGAMIA EM ROMANCES AFRICANOS. 2012. (Congresso).

XXIV GELNE. ENSINO DE LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/03 E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. (Congresso).

II COLOQUIO INTERNACIONAL DE CULTURAS AFRICANAS.OS TRAUMAS DA COLONIZAÇÃO: VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE. 2011. (Outra).

V COLOQUIO INTERNACIONAL CIDADANIA CULTURAL.OS JOVENS DE BOM DIA CAMARADAS E SUAS RELAÇÕES COM A POLITICA ANGOLANA DOS ANOS 80. 2011. (Outra).

V ENCONTRO DAS CIENCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO.O ENSINO DAS LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA. 2011. (Encontro).

XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA EM A ÚLTIMA TRAGEDIA, DE ABDULAI SILA, AS MULHERES DE MEU PAI E O VENDEDOR DE PASSADOS, DE AGUALUSA. 2011. (Congresso).

CONFERÊNCIA LUPO III - TEORIAS ITINERANTES. LUGAR E IDENTIDADES MOVEIS: OS INTERCAMBIOS CULTURAIS EM AS MULHERES DE MEU PAI, DE AGUALUSA. 2010. (Congresso).

III ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO.A DIVERSIDADE CULTURAL NA LEI 10639/03 E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS PUBLICAS DE GUARABIRA (PB) E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FEDERAL (IFRN). 2010. (Encontro).

III SEMINARIO DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASIELIRAS E INDIGENAS.CONSCIENCIA NEGRA E RESISTENCIA NA POESIA AFROBRASILEIRA: LUIZ GAMA E SOLANO TRINDADE. 2010. (Seminário).

VI COLOQUIO REPRESENTAÇÕES DE GENERO E SEXUALIDADE.IDENTIDADES SOCIAIS E SUJEITOS DESLOCADOS EM BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE. 2010. (Outra).

COLOQUIO CIDADANIA CULTURAL: DIALOGO DE GERAÇÕES NAS NARRATIVAS MODERNAS.AMBIVALÊNCIA E RELAÇÕES DE IDENTIDADE ENTRE COLONIZADOR E COLONIZADO EM A ÚLTIMA TRAGÉDIA DE ABDULAI SILA. 2009. (Outra).

GRIOTS COLÓQUIO DE CULTURA AFRICANA.Políticas de aplicabilidade da Lei 11.645/08: os desafios da diversidade na educação básica e na formação de professores.. 2009. (Outra).

IV CONIEC - CULTURA, RELIGIÕES E SEXUALIDADE NOS TEMPOS MODERNOS. CULTURAS IDENTITÁRIAS AFRICANAS E SEXUALIDADE EM AS MULHERES DE MEU PAI DE AGUALUSA E NIKETCHE UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE. 2009. (Congresso).

ABRALIC: TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS. NARRATIVA DE MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRICANA: OS OLHARES DA INFÂNCIA EM "A CIDADE E A INFÂNCIA" DE LUANDINO VIEIRA E "BOM DIA CAMARADAS" DE ONDJAKI. 2008. (Congresso).

II SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS.120 ANOS DE ABOLIÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2008. (Seminário).

II CIDADANIA CULTURAL DIVERSIDADE CULTURAL LINGUAGENS E IDENTIDADES. IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO BRASIL DA BELLE EPOQUE: O NEGRO E O IMIGRANTE EM GRAÇA RARANHA, COELHO NETO E LIMA BARRETO. 2007. (Congresso).

II COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES.IMAGEM FANTASMÁTICA: SEXUALIDADE E FETICHISMO NA POESIA DE MURILO MENDES. 2007. (Outra).

III CONIEC - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS. VIOLÊNCIA E IRONIA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA DE PEPETELA E O ULTIMO VOO DO FLAMINGO DE MIA COUTO. 2007. (Congresso).

I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS.NEGROS E NEGRAS NA LITERATURA. 2007. (Seminário).

IV SEMANA DE HUMANIDADES.A LEI 10.639/03 E O ENSINO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Outra).

XVIII FALE - FORUM ACADÊMICO DE LETRAS: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO DE LETRAS.PESQUISA EM LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/2003 E A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA DIDÁTICA. 2007. (Outra).

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA: A IMAGEM DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL.ENLIJE I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO. 2006. (Encontro).

UNIVERSIDAD 2006. LA UNIVERSALIZACIÓN DE LA UNIVERSIDADE POR UN MUNDO MEJOR. 2006. (Congresso).

XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. SABERES DA CULTURA AFRICANA: A MORTE COMO IRONIA NOS CONTOS DE MIA COUTO. 2006. (Congresso).

INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB.XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB. 2005. (Encontro).

SEMANA DE HUMANIDADES.II SEMANA DE HUMANIDADES. 2005. (Outra).

ESTUDOS DE TEORIA LITERÁRIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.1º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE TEORIA LITERÁRIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO. 2004. (Seminário).

GELNE.XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS. 2004. (Outra).

SEMANA DE HUMANIDADES.I SEMANA DE HUMANIDADES. 2004. (Outra).

XIX ENAMPOLL.ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGÜÍSTICA. 2004. (Encontro).

CONIEC. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS. 2003. (Congresso).

II ECLAE.II ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO - ECLAE. 2003. (Encontro).

CONHECIMENTO EM DEBATE.VI CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE. 2002. (Encontro).

DEMANDAS REGIONAIS E INTERVENÇÃO ACADÊMICA.II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2002. (Encontro).

XIX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE. 2002. (Encontro).

X SEMANA DE LETRAS.MODERNIDADE E FORMAÇÃO CULTURAL. 2002. (Oficina).

X SEMANA DE LETRAS.X SEMANA DE LETRAS. 2002. (Encontro).

X SEMANA DE LETRAS.CINEMA, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL. 2002. (Encontro).

SBPC. 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2000. (Congresso).

XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE. 2000. (Encontro).

CONHECIMENTO EM DEBATE.IV CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE. 1999. (Encontro).

SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO.I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃOP E I ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA UFPB. 1999. (Seminário).

X CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO. X CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO; CIBERCULTURA E IMAGINÁRIO. 1998. (Congresso).

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA. III CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA / IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMIÓTICA. 1996. (Congresso).

II SEMANA DE HUMANIDADES.III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCHLA. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria do Carmo Almeida de Oliveira

SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS; SEGABINAZI, DANIELA MARIA;BEZERRA, Rosilda Alves. RELAÇÕES ENTRE OS PERFIS DE CINDERELA E AURÉLIA EM LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Cristhiane Ferreira da Costa

JUSTINO, LUCIANO B.;BEZERRA, Rosilda Alves; ARAGAO, P. C.. ESCRITA DE PRESAS: AFETO E LIBERDADE. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Pollyanna Lima de Barros

MELO JUNIOR, O. M. B. de; ALVES, M. DA P.;BEZERRA, Rosilda Alves. LE VENTRE DE L`ATLANTIQUE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA VALORAÇÃO IDEOLÓGICA DA MULHER DE FRONTEIRA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Clara Costa Menezes da Rocha

ARAÚJO, R. B. de; LIMA, TÂNIA;BEZERRA, Rosilda Alves. A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM CELIE COMO MULHER NEGRA EM A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM - PPGEL) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elycarla Alves Martins Viana

SILVA, Eli Brandão da; NÓBREGA, M.M.S.S.;BEZERRA, Rosilda Alves. POÉTICA DOS MORTOS EM TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Wellington Alves Cavalcanti Júnior

COSTA, M. S.; SANTOS, L. A.;BEZERRA, Rosilda Alves. VIAJANTE LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA NAS PÁGINAS DO CINEMA E DA LITERATURA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mariana Alves Barbosa de Oliveira

MARCOLINO, F. F. V.; SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves. SANGUE NEGRO - MÁSCARAS BRANCAS: A NEGRITUDE MOÇAMBICANA EM NOÉMIA DE SOUSA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andre Ângelo de Medeiros Araújo

JUSTINO, LUCIANO B.; SANTOS, João Marcos Leitão;BEZERRA, Rosilda Alves. O INFERNO DE PATRÍCIA MELO; TENDÊNCIAS DO REALISMO, INTERMIDIALIDADE, INTERCULTURALIDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: VERÔNICA LUCENA DO NASCIMENTO

ALVES, José Helder Pinheiro; NÓBREGA, M.M.S.S.; OLIVEIRA, T. T. DE;BEZERRA, Rosilda Alves. AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Flávia Kellyane Medeiros da Silva Santos

DUARTE, ZULEIDE; NÓBREGA, M.M.S.S.;BEZERRA, Rosilda Alves. MEIO SOL AMARELO E A CRÍTICA AO PENSAMENTO EUROCÊNTRICO SOBRE A ÁFRICA: BIAFRA E A RESISTÊNCIA IGBO. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria do Desterro da Silva Oliveira

MENDES, A. DE M.; TORRES, J. W. L.;BEZERRA, Rosilda Alves. OS INTERDITOS DA FICÇÃO E DA HISTÓRIA E DA FICÇÃO ANGOLANA NO ROMANCE RAINHA GINGA DE AGUALUSA. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: HAYANE DE ARAÚJO MORAIS

LIMA, TÂNIA; FREITAS, S.R.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. HÁ COISAS EM VOLTA DO TEU PESCOÇO: QUESTÕES DE GÊNERO EM CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Canniggia de Carvalho Gomes

LIMA, TÂNIA;BEZERRA, Rosilda Alves. A PELE DE UMA ESCRITA: A DICÇÃO NO FEMININO NA POESIA DE PAULA TAVARES. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Reriton de Almeida Moura

CARDOSO, S. M.;BEZERRA, Rosilda Alves. MEMÓRIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DA CULTURA LITERÁRIA GUINEENSE NO BOLETIM CULTURAL DA GUINÉ-PORTUGUESA (1946-1973). 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PPGL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Ferreira da Silva

FLORES, Elio Chaves;BEZERRA, Rosilda Alves; FERNANDES, Telma Cristina Delgado Dias. ÁFRICA, TRAVESSIA E LIBERDADE: UMA VIAGEM HISTORIOGRÁFICA PELA POESIA DE CASTRO ALVES (1863-1870). 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alessandra Araújo de Souza

FLORES, Elio Chaves; MATOS, Teresa Cristina;BEZERRA, Rosilda Alves. DO QUARTO DE DESPEJO À SALA DE VISITA: EXPERIÊNCIA E NARRATIVA NOS DIÁRIOS DE CARTOLINA DE JESUS (1955-1961). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maísa Medeiros Pacheco de Andrade

GONÇALVES, Marta Aparecida Garcia; SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves. POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: O PASSADO E A RECONSTRUÇÃO DO PRESENTE - UM ESTUDO DA LEMBRANÇA NA POÉTICA DE LUIS QUINTAIS. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jônata Alisson Ribeiro de Oliveira

ALVES, A. C.; SALGADO, S.;BEZERRA, Rosilda Alves. A RESISTÊNCIA AO OLHO DO PODER: RASTRO, GÊNERO E COLONIALIDADE NO ROMANCE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: MARIA BETÂNIA CAVALCANTE BRITO

COSTA, Maria Suely da; RODRIGUES, Lílian de Oliveira;BEZERRA, Rosilda Alves. POESIA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA LEI. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Denise Souto Pereira

FRANÇA NETO, J.I; AUREA, BELIZA;BEZERRA, Rosilda Alves. O CONTO AFRO-BRASILEIRO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Priscila do Vale Silva Medeiros

RODRIGUES, Lílian de Oliveira;BEZERRA, Rosilda Alves; SANTOS, C. F. M.. ESCRITAS DA MEMÓRIA: FOMENTO À LEITURA E À ESCRITA NAS (RE)CONSTRUÇÕES DA IDENTIDADE COM O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cleber Luiz de Sousa Lima

LOPES, F. M. S. R.;BEZERRA, Rosilda Alves; ARAUJO, S. P.. DIVERSIDADE CULTURAL E RELAÇÕES-ÉTNICO RACIAIS: OS GÊNEROS DISCURSIVOS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS NAS ESCOLAS. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Gorette de Brito Silva

DUARTE, ZULEIDE;BEZERRA, Rosilda Alves; DIAS, VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO. O AFINADOR DE SILÊNCIOS: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM ?ANTES DE NASCER O MUNDO?, DE MIA COUTO. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JULIANY CATARINA AGUIAR DE OLIVEIRA

LIEBIG, Sueli Meira;BEZERRA, Rosilda Alves; LIMA, TÂNIA. O PEQUENO CONTADOR EM OS DA MINHA RUA: AS FORMAS DE SILÊNCIO EM ONDJAKI. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer Vieira

DUARTE, ZULEIDE; HOLANDA, LOURIVAL;BEZERRA, Rosilda Alves. DIÁLOGO DOS MORTOS NA LITERATURA AFRICANA: O INSÓLITO EM MIA COUTO E AGUALUSA. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: ELOISA ELENA PRATES BOEIRA

LIMA, TÂNIA; SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves. PELO ESCURO: A POESIA AFRO-BRASILEIRA DE OLIVEIRA SILVEIRA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Michelle Pinto da Silva

LIEBIG, Sueli Meira;BEZERRA, Rosilda Alves; OLIVEIRA, MARIA A. DE J.. IDENTIDADE, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA EM A COR DA TERNURA E PONCIÁ VICÊNCIO:. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Eveuma de Oliveira

RODRIGUES, M. F.; COSTA, M. E. DA;BEZERRA, Rosilda Alves. DÔRA, DORALINA: CAMINHOS E PERCALÇOS DE SUA TRAVESSIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafaella Cristina Alves Teotônio

BEZERRA, Rosilda Alves; LIMA, TÂNIA; DUARTE, ZULEIDE. POR UMA MODERNIDADE PRÓPRIA: O TRANSCULTURAL NAS OBRAS HIBISCO ROXO DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE E O SETIMO JURAMENTO DE PAULINA CHIZIANE. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: ELOISA ELENA PRATES BOEIRA

BEZERRA, Rosilda Alves; LIMA, TÂNIA; SANTOS, Derivaldo dos. PELO ESCURO: A POESIA AFRO-BRASILEIRA DE OLIVEIRA SILVEIRA. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mara Carolina de Lima Galvão

JUSTINO, L. B.; NASCIMENTO, C. G.;BEZERRA, Rosilda Alves. LITERATURA E POLÍTICA NAS DECLARAÇÕES DA SELVA LACANDONA. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Eveline Alvarez dos Santos

JUSTINO, L. B.; SILVA, R. S.;BEZERRA, Rosilda Alves. ADMIRÁVEL SHAKESPEARE NOVO: LITERATURA, CINEMA E VÍDEO EM PROSPERO'S BOOKS DE PETER GRENAWAY. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ariane K

RODRIGUES, Lílian de Oliveira; RODRIGUES, M. F.;BEZERRA, Rosilda Alves. BENÍCIO DE SÁ BARRETO. NO ECO DA VOZ: MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS HISTÓRIAS DE VIDA DO QUILOMBO PAU DE LEITE. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Cleonildo da Silva Costa

RODRIGUES, Lílian de Oliveira; SAMPAIO, M. L. P.;BEZERRA, Rosilda Alves. MEMORIA E IDENTIDADE NO DISCURSO DE "OURO" DE D. LOURA. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josenildo Oliveira de Morais

RIBEIRO, MARIA GORETTI;BEZERRA, Rosilda Alves. A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE DENÚNCIA DA DITADURA MILITAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luciana Neuma Silva Muniz Meira Dantas

JUSTINO, Luciano Batista; LIMA, TÂNIA;BEZERRA, Rosilda Alves. IDENTIDADE DA MULHER MOÇAMBICANA NAS OBRAS DE NOÉMIA DE SOUSA E PAULINA CHIZIANE. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Rafael Rubens de Medeiros

JUSTINO, LUCIANO B.; BARBOSA, MARCIO VENICIO;BEZERRA, Rosilda Alves. ECOPOESIA DOS NOVOS MEIOS: EDUARDO KAC. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Lígia Mychelle De Melo Silva

SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves; DIAS, VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO. O RETRATO DE EROS EM FLORBELA ESPANCA: UM ESTUDO SOBRE A ESCRITA ERÓTICA EM CHARNECA EM FLOR. 2010. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Severino do Ramo Correia

BEZERRA, Rosilda Alves; DUARTE, ZULEIDE; LIMA, TÂNIA. QUILOMBHOJE: UM TAMBOR EXPRESSANDO AS VOZES LITERÁRIAS NEGRAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JACKSON DINIZ

BEZERRA, Rosilda Alves; JUSTINO, Luciano Batista; RODRIGUES, Lílian de Oliveira. IDENTIDADE E MODERNIDADE NA OBRA DE LIMA BARRETO. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Edneide Ferreira de Carvalho

RODRIGUES, Lílian de Oliveira; SAMPAIO, M. L. P.;BEZERRA, Rosilda Alves. PELAS VEREDAS DO POPULAR: UM ESTUDO SOBRE MEMÓRIA, IDENTIDADE E NARRATIVA HISTÓRICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Claudeci Ribeiro da Silva

BEZERRA, Rosilda Alves; QUEIROZ, LUIS RICARDO; PENNA, MAURA. A REPRESENTAÇÃO DO NORDESTE NAS LETRAS DA MÚSICA DA CANTORA MARINÊS. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: CLEUMA REGINA RIBEIRO DA ROCHA LINS

AUREA, BELIZA; DUARTE, ZULEIDE;BEZERRA, Rosilda Alves. ORALIDADE E POLIFONIA EM NIKETCHE UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE: CONSTRUÇÃO E AFRIMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E CULTURAL DE MOÇAMBIQUE. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luciano Nunes de Oliveira

DUARTE, ZULEIDE; NOBREGA, MARTA DOSA SANTOS SILVA;BEZERRA, Rosilda Alves. FIGURAS DO FEMININO NA CANTORIA NORDESTINA. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Iara Maria Carvalho Medeiros dos Santos

SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves; ARAUJO, HUMBERTO HERMENEGILDO DE. ARBUSTO DOS ANJOS. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAQUEL BRITO DE LUCENA

ALVES, José Helder Pinheiro;BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Marcia Tavares da. ENTRE BONECA, ROSAS E RETALHOS DA VIDA: RECEPÇÃO DE LOBATO NA SALA DE AULA. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edilane Rodrigues Bento

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Eli Brandão da; SANTOS, Derivaldo dos. MELANCOLIA E POESIA TECIDAS EM FLOR E ANJOS: DIÁLOGO MELANCÓLICO ENTRE POÉTICAS DE AUGUSTO DOS ANJOS E FLORBELA ESPANCA. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Joel Mauricio Fialho

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, FRANCISCO IVAN DA; FÁVERO, AFONSO. O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS E DOS SIGNOS DE NOITES DO SERTÃO. 2007. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Taciano Valério Alves da Silva

SILVA, Antonio de Pádua Dias da;BEZERRA, Rosilda Alves; CIACHI, Andrea. CARTOGRAFIA DA SEXUALIDADE MASCULINA EM ROMANCES ESCRITOS E FILMES DE GUERRA. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos

PINHEIRO, V. N. R.; LACERDA, W. L. V.;BEZERRA, Rosilda Alves; PINTO, S. M. A. C.; FREITAS, S.R.F.. INÉRCIA ESTATAL E DENÚNCIA DO CAOS AMBIENTAL E SOCIAL NOS ESCRITOS EUCLIDIANOS SOBRE O ESPAÇO AMAZÔNICO. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Izabel Cristina Oliveira Martins

DUARTE, ZULEIDE; PEREIRA, K. R. W.; DIAS, VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO; MACIEL, D. A. V.;BEZERRA, Rosilda Alves. PELAS SENDAS DO FEMININO: DIÁSPORA E EXÍLIO NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ciro Leandro Costa da Fonsêca

CARDOSO, S. M.;BEZERRA, Rosilda Alves; MORAES NETO; SILVA, R. R. DA; RODRIGUES, Lílian de Oliveira; RODRIGUES, M. F.. MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NAS HISTÓRIAS DE VIDA DAS REZADEIRAS DO QUATI. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: GENI MENDES DE BRITO

LIMA, TÂNIA; CARDOSO, S. M.; QUEIROZ, A. O. DE; GOMES, S. C.;BEZERRA, Rosilda Alves. MORNA, IDENTIDADE E LITERATURA EM CABO VERDE. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Peterson Nogueira do Vale

ARAÚJO, R. B. de; BARBOSA, MARCIO VENICIO; MELO JUNIOR, O. M. B. de; PINHO, Davi Ferreira de;BEZERRA, Rosilda Alves. FAZENDO A EGIPCIA: A TRANSEXUALIDADE E O DUPLO EM DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Adriano Ferreira de Lima

NÓBREGA, G. M.; FERNANDES, TELMA DIAS; ROSA, SUSEL OLIVEIRA DA.;BEZERRA, Rosilda Alves; LÉON, ADRIANO AZEVEDO GOMES DE.. SECRETÁRIO DOS AMANTES: ARQUEGENEPARATEXTOMEDIATRADULOGIA DO SABOR NO ROMANCE EPISTOLAR "CARTAS PORTUGUESAS". 2014. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Moama Lorena de Lacerda Marques

MARINHO, Ana Cristina; SCHNEIDER, LIANE; GUIMARÃES, FLAVIA MAIA; SANTOS, LUIS ALBERTO F. B.;BEZERRA, Rosilda Alves. O ESPAÇO-TEMPO DA ESPERA NOS CONTOS DE MIA COUTO: UMA PERVERSA FÁBRICA DE AUSÊNCIAS. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: mARIA ANÓRIA DE jESUS oLIVEIRA

ALVES, José Helder Pinheiro; SILVA, ANA CELIA DA; DANTAS, ELISALVA MADRUGA; SILVA, Marcia Tavares da; SCHNEIDER, LIANE;BEZERRA, Rosilda Alves. PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA E MOÇAMBICANA (200-2007): ENTRELAÇADAS VOZES TECENDO NEGRITUDES. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Lilian de Oliveira Rodrigues

BEZERRA, Rosilda Alves; AYLA, MAria Ignez Novais; MARINHO, Ana Cristina; SOUZA, Gilton Sampaio de; AYLA, Marcos; MACIEL., Diógenes André Vieira. A VOZ EM CANTO: DE MILITANA A MARIA JOSÉ, UMÁ HISTÓRIA DE VIDA. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Mariene de Fátima Cordeiro de Queiroga

JUSTINO, LUCIANO B.; MAGALHÃES, ANTÔNIO CARLOS DE MELO;BEZERRA, Rosilda Alves. RADUAN NASSAR E A MULTIDÃO COMO PRODUÇÃO DE SINGULARIDADE. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: André Caldas Cervinskis

JUSTINO, LUCIANO B.; MAGALHÃES, ANTÔNIO CARLOS DE MELO;BEZERRA, Rosilda Alves. DE "ALMENARA" A "DESESPERO BLUE": a poesia de Lucila Nogueira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: ANTONIO PETERSON NOGEIRA DO VALE

ARAÚJO, R. B. de; MELO JUNIOR, O. M. B. de;BEZERRA, Rosilda Alves. TRANSEXUALIDADE E LIQUIDEZ EM DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA, DE JOCA REINERS TERRON. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Edson Rufino

DUARTE, ZULEIDE;BEZERRA, Rosilda Alves; JUSTINO, LUCIANO B.; MACIEL, D. A. V.. LITERATURA AGORA É LEI: A EMERGÊNCIA DAS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NA ORDEM JURÍDICA E SEUS REFLEXOS NO MERCADO DO CÂNONE. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nivaldo Rodrigues da Silva Filho

SWARNAKAR, S.;BEZERRA, Rosilda Alves; JUSTINO, LUCIANO B.. MERDRA! DO UBULESCO: TRANSLUCIFERAÇÃO MEFISTOFÁUSTICA DA PERSONAGEM SIGNO UBU EM JOAN MIRÓ. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Meilene Carvalho Pereira Pontes

LINS, Juarez Nogueira; COSTA, M. S.;BEZERRA, Rosilda Alves. O AUTO DA COMPADECIDA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: OS POSSÍVEIS SENTIDOS DO DISCURSO SOCIAL E ÉTNICO DOS PERSONAGENS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Anunciada de Brito Leal

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, M. S.; SILVA, R. N. A. da. UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO RAP INDÍGENA DO ESCRITOR KUNUMI MC. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Tatiana Soares dos Santos

COSTA, M. S.; SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS;BEZERRA, Rosilda Alves. CORDA BAMBA: UMA PROPOSTA DE LEITURA PELO VIÉS DO LETRAMENTO LITERÁRIO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nadja Carolina Ramalho de Lima Viana

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, M. S.; SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS. A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Gildiane de Almeida Silva Gomes

COSTA, M. S.; SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves. A LITERATURA DE CORDEL NO PROCESSO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Renzilda Ângela de Souza Ferreira de Santa Rita

ARAÚJO, R. B. de; SANTOS, Derivaldo dos;BEZERRA, Rosilda Alves. A POÉTICA DO ENTRE-LUGAR EM AS MULHERES DE TIJUCOPAPO, DE MARILENE FELINTO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Carmo Almeida de Oliveira

SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS; SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves. LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELAÇÃO ENTRE OS PERFIS FEMININOS CINDERELA E AURÉLIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Alexsandro de Oliveira Barbosa

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, R. N. A. da. ENTRE POEMAS E CANÇÕES: PRÁTICAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Andréa Cavalcante Monteiro Alves

SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da. PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE "O SANTO E A PORCA" DE ARIANO SUASSUNA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, R. N. A. da. FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: LENDO AS NARRATIVAS "BRUNA E A GALINHA DE ANGOLA" E "O PRESENTE DE OSSANHA". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Silvana Mércia da Silva

SILVA, R. N. A. da; COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves. ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ferdinando de Oliveira Figueirêdo

LIEBIG, Sueli Meira; JUSTINO, LUCIANO B.;BEZERRA, Rosilda Alves. IMPÉRIO, IDENTIDADE E SUBALTERNIDADE: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DE "O VELHO E O MAR", DE ERNEST HEMINGWAY. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Roberta Tiburcio Barbosa

JUSTINO, LUCIANO B.; ALVES, W. DA S.;BEZERRA, Rosilda Alves. CONCEIÇÃO EVARISTO E A ESCREVIVÊNCIA: DO NARRAR A POTÊNCIA DOS POBRES NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Wilma Virgínia Carvalho de Macêdo

SILVA, R. N. A. da; COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves. A LITERATURA POPULAR NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOA GRANDE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Líbia Leaby Leite Barbosa

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da; SILVA, R. N. A. da. O SAMBA E O RAP COMO ESPAÇOS DE PALAVRALIZAÇÃO AFRODESCENDENTE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Wellington Alves Cavalcanti Júnior

COSTA, Maria Suely da; SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves. VIAJANTE LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA NAS PÁGINAS DE CINEMA E DA LITERATURA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Hilton Silva Dantas

COSTA, Maria Suely da; SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves. A PALAVRA REPRESENTADA: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO TEATRAL NA SALA DE AULA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: KATIANE BARBOSA DE ARRUDA

COSTA, Maria Suely da; SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS;BEZERRA, Rosilda Alves. LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM EXERCÍCIO DE LEITURA PELA ZOOLITERATURA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Erivaldo da Silva Nascimento

BEZERRA, Rosilda Alves; SOUZA, ALDINIDA DE MEDEIROS; COSTA, Maria Suely da. ENTRE CONTOS E CRÔNICAS: VOZES NEGRAS PELO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Rodrigo Ferreira da Silva

FLORES, Elio Chaves; CORDEIRO JUNIOR, R. B.;BEZERRA, Rosilda Alves. OS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO SUL E A TRAVESSIA: UMA VIAGEM HISTORIOGRÁFICA NA POESIA DE CASTRO ALVES (1863-1870). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Igara Melo Dantas

LIMA, TÂNIA; SOUSA, H. E.; FREITAS, S.R.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. A CONFISSÃO DO SILÊNCIO: VOZES FEMININAS, ORALIDADE E ANCESTRALIDADE EM PAULINA CHIZIANE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thayane de Araújo Morais

LIMA, TÂNIA;BEZERRA, Rosilda Alves. HÁ COISAS EM VOLTA DO TEU PESCOÇO: QUESTÕES DE GÊNERO EM CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sayonara Lima Dawsley

LIEBIG, Sueli Meira; SWARNAKAR, S.;BEZERRA, Rosilda Alves. A ESCRITA DE SI EM "A COR PÚRPURA", DE ALICE WALKER E "DIÁRIO DE BITITA", DE CARTOLINA MARIA DE JESUS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Flávia Kellyane Medeiros da Silva Santos

DUARTE, ZULEIDE; NOBREGA, MARTA DOSA SANTOS SILVA;BEZERRA, Rosilda Alves. MEIO SOL AMARELO E A CRÍTICA AO PENSAMENTO EUROCÊNTRICO SOBRE A ÁFRICA: COM A PALAVRA, A MULHER. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Aparecida Nascimento de Almeida

BEZERRA, Rosilda Alves; NOBREGA, MARTA DOSA SANTOS SILVA; DUARTE, ZULEIDE. A FICCIONALIZAÇÃO DA HISTÓRIA MOÇAMBICANA NA OBRA DE LÍLIA MOMPLÉ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Adrina de Oliveira Chagas Seabra

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; LIEBIG, Sueli Meira. A LITERATURA NA SALA DE AULA: RECEPÇÃO DE POEMAS AFRO-BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Germana Correia de Oliveira

CATANDUBA, E. L.;BEZERRA, Rosilda Alves; LINS, Juarez Nogueira. A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INTERFACES ENTRE OS CONTEXTOS ESCOLARES E EXTRAESCOLARES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Vanuza Batista da Costa Duarte

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; LIEBIG, Sueli Meira. CRÔNICAS LITERÁRIAS HUMORÍSTICAS: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: MARIA GORETTE DE SILVA BRITO

DUARTE, ZULEIDE; RODRIGUES, LINDUARTE PEREIRA;BEZERRA, Rosilda Alves. O AFINADOR DE SILÊNCIOS: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM ANTES DE NASCER O MUNDO DE MIA COUTO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luiz Paulo de Carvalho Ferreira

BEZERRA, Rosilda Alves; DUARTE, ZULEIDE; SOUZA, MARINETE LUZIA FRANCISCA DE,. O DISCURSO NO TEMPO SOBRE A PERSPECTIVA MEMORIALISTA: CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS EM LUANDINO VIEIRA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JULIANY KATARINE AGUIAR DE OLIVEIRA

LIEBIG, Sueli Meira; NÓBREGA, G. M.;BEZERRA, Rosilda Alves. O PEQUENO CONTADOR EM OS DA MINHA RUA: AS FORMAS DE SILÊNCIO EM ONDJAKI. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Eveline Alvarez dos Santos

SILVA, R. N. A. da;BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM QUASE DOIS IRMÃOS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Jeane dos Santos

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM Ó PAI E Ó. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Josineide Barbosa Pereira

NEGREIRO, C. A. de;BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da. A RESSIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM E CULTURA DO NEGRO NA LITERATURA INFANTO JUVENIL. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Monaliza Rios Silva

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da; FONSECA, Ivonildes da Silva. A GUINÉ-BISSAU NO FUNDO DO CANTO: O ÉPICO IDENTITÁRIO DE ODETE SEMEDO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Vilma Barbosa da Costa

BEZERRA, Rosilda Alves; CHAGAS, Waldeci Ferreira; FONSECA, Ivonildes da Silva. O TRABALHO OPERÁRIO NA CIDADE DE BELÉM NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XX. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Aparecida dos Santos

CHAGAS, Waldeci Ferreira; FONSECA, Ivonildes da Silva;BEZERRA, Rosilda Alves. O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS ICONOGRAFIAS NAS 5ª SÉRIES NO COLÉGIO CLOVIS BEZERRA CAVALCANTI. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Wilma dos Santos Vieira

SOUZA, M. L. G.;BEZERRA, Rosilda Alves; CHAGAS, Waldeci Ferreira. A IMAGEM DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José de Arimatéia Gouveia

SANTOS, Juvandir de Souza; FERNANDES, Telma Cristina Delgado Dias;BEZERRA, Rosilda Alves. OS MITOS CONTEMPORÂNEOS. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Joseane Gomes Vieira

CHAGAS, Waldeci Ferreira;BEZERRA, Rosilda Alves; FONSECA, Ivonildes da Silva. CULTURA, IDENTIDADE E PRECONCEITO RACIAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luzimária da Silva

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Maria Dorotéa da; COSTA, Maria Suely da. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM O MULATO. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Rosalva do Nascimento Gomes

COSTA, M. S.;BEZERRA, Rosilda Alves; VASCONCELOS, C. M. DE A.. "MEU SONHO": DO REAL AO IDEAL PELA ÓTICA DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Geiziane Rodrigues da Costa

COSTA, M. S.;BEZERRA, Rosilda Alves; VASCONCELOS, C. M. DE A.. ASPECTOS DA AUTONOMIA INFANTIL EM UM PAÍS CHAMADO INFÂNCIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Andréa Marié Vieira Bezerra de Sousa

COSTA, M. S.;BEZERRA, Rosilda Alves; VASCONCELOS, C. M. DE A.. A SIMBOLOGIA DA SUPERAÇÃO EM "O CHAPEUZINHO AMARELO" QUE MUDOU DE TOM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: RAYANNE DOS SANTOS NASCIMENTO

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, Maria Suely da; M.N.F.. A LUTA DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE: VERSIFICAÇÕES NA VOZ DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Fernanda Ribeiro de Souza

COSTA, M. S.; M.N.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. A RELAÇÃO ENTRE O ESCRAVO LIVRE E A FAMÍLIA SENHORIAL NO CONTO "ENCHER TEMPO", MACHADO DE ASSIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Francis Willams Brito da Conceição

COSTA, Maria Suely da; M.N.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. OS FEMINISMO E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NOS CORDÉIS DE JARID ARRAES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: DNALDO FERREIRA DOS SANTOS

COSTA, Maria Suely da; M.N.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. LITERATURA E SOCIEDADE: OS BRUZUNDANGAS E A SÁTIRA DE LIMA BARRETO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu

COSTA, Maria Suely da; M.N.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. NARRATIVAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS EM A COR DA CULTURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA AS AULAS DE LEITURA DE ENSINO FUNDAMENTAL II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Janiane Ribeiro da Silva

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; M.N.F.. A CARTOMANTE: A TRAGÉDIA REVESTIDA DE IRONIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Yanes Swerdy de Moraes Silva

COSTA, Maria Suely da; M.N.F.;BEZERRA, Rosilda Alves. CAPITÃES DE AREIA: PROJEÇÃO DE MOCINHOS E BANDIDOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Erivaldo da Silva Nascimento

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; M.N.F.. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA DE CORDEL PARAIBANA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Duilio da Silva Oliveira

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; M.N.F.. A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM MAR MORTO E FOGO MORTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Juliete Elaine Martins de Oliveira

COSTA, Maria Suely da;BEZERRA, Rosilda Alves; M.N.F.. A DUPLA IMAGEM DA MULHER NA POESIA DE VINICIUS DE MORAES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Alisson Ferreira de Lima

PALMEIRA, JULJAN LIMA;BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, MONALIZA RIOS. ESTUDOS QUEER E CONTEMPORANEIDADE: ANALISANDO AS QUESTÕES DE SEXUALIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Vilma Helayne Alves da Silva

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de; LINS, Juarez Nogueira. LIMA BARRETO E O PRECONCEITO RACIAL: UMA LEITURA DE CLARA DOS ANJOS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Fabiana Silva do Nascimento

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de; ARAUJO, PETERSON M. A.. AS TRÊS IRMÃS: CONCEIÇÃO, CORDULINA E MOCINHA - REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O QUINZE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: César Marques de Lima

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de; ARAUJO, PETERSON M. A.. O HERÓI NEGRO EM JUBIABÁ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Joelba Ferreira Guimarães

ARAUJO, PETERSON M. A.;BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. CLARA DOS ANJOS: A FOTOGRAFIA EM PRETO E BRANCO DO RIO DA "BELLE EPOQUE". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Josenícia da Silva Barbosa

LINS, Juarez Nogueira;BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. ESSA NEGRA FULÔ - UM RETRATO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Goretti Mariano dos Santos

BEZERRA, Rosilda Alves; LINS, Juarez Nogueira; VALONES, Eduardo Henrique Cirilo. LITERATURA E HISTÓRIA: FALO E FICÇÃO - A FORMAÇÃO DA ELITE BRASILEIRA NO ROMANCE O CORTIÇO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: ANA KARLA CABRAL

BEZERRA, Rosilda Alves; VALONES, Eduardo Henrique Cirilo; LUCENA, Rubens. ANÁLISE DE MACBETH, DE WILLIAM SHAKESPEARE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: MARCCLEY DA LUZ MARQUES

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, R. N. A. da; COSTA, Maria Suely da. O CANTO DOS POEMAS NEGROS, DE JORGE DE LIMA: ECOS AFRICANOS DA IDENTIDADE BRASILEIRA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Rosiane Rodrigues Silva

BEZERRA, Rosilda Alves. SENHORA: AS DUAS FACES DE AURÉLIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: CLÉZIA MEIRE DE CARVALHO

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO: ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Aluno: Flaviane Teixeira de Sousa

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Aluno: VERÔNICA DE FRANÇA TORRES

BEZERRA, Rosilda Alves; NEGREIRO, C. A. de. RODAS VIVAS: UMA EXPERIENCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Aluno: Ana Patrícia Sousa e Silva

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Joiran Medeiros da. CARAVANA CULTURAL DA VILA DE PONTA NEGRA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Aluno: Michele Galdino Câmara

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Joiran Medeiros da. CASA DE PEDRA - MARTINS: VIABILIDADE PARA VISITAÇÃO TURÍSTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Aluno: PATRÍCIA XAVIER LISBOA FERREIRA

BEZERRA, Rosilda Alves; SILVA, Joiramn Medeiros da. LUAL ARTÍSTICO E CULTURAL; UMA INTERVENÇÃO DE LAZER NO COMPLEXO MARINA BADAUÊ. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

PINHEIRO, V. N. R.; PEREIRA, J. B.;BEZERRA, Rosilda Alves. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ADJUNTO A. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

BEZERRA, Rosilda Alves; COSTA, M. S.; M.N.F.. BANCA DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

BEZERRA, Rosilda Alves; CHAGAS, Waldeci Ferreira; MENEZES, J. R.. BANCA DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, M. S.;BEZERRA, Rosilda Alves; CHAGAS, Waldeci Ferreira. BANCA DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

BEZERRA, Rosilda Alves; TAVARES, Diva Sueli; NEGREIRO, C. A. de. 2º PRÊMIO MYRIAM COELI DE POESIA. 2003. FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

BEZERRA, Rosilda Alves; RODRIGUES, Lílian de Oliveira; MEDEIROS, Alessandre Tavares de. CONCURSO LITERÁRIO 1º PRÊMIO MYRIAM COELI DE POESIA. 2002. FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elisalva de Fátima Madruga Dantas

MADRUGA DANTAS. Elisalva de Fátima.; CORREIA, F. J. G.; BARBOSA FILHO, H.; JOACHIM, S.; BARBOSA JUNIOR, W. P.. A ironia infausta em " Eu e outras poesias", de Augusto dos Anjos. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Elisalva de Fátima Madruga Dantas

MADRUGA DANTAS. Elisalva de Fátima.. A ironia infausta na poesia de Augusto dos Anjos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Walter Pinheiro Barbosa Júnior

BARBOSA JUNIOR, W. P.; CORREIA;BARBOSA; JOACHIN; DANTAS. A ironia infausta leituras em Eu e outras poesias de Augusto dos Anjos. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joseane dos Santos Costa

ECOS DA NEGRITUDE: MULHER E MATERNIDADE NA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Karliana Barbosa de Arruda

A CONSTRUÇÃO DA RESISTÊNCIA PELA ESCRITA DE SI: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DE DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

ITAMARA ALMEIDA

LITERATURA E NEGRITUDE: A POEXISTÊNCIA NA LITERATURA MARGINAL/PERIFÉRICA DE MARIANA FÉLIX E MEL DUARTE; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

ANA PAULA DOS SANTOS CLAUDINO DE MACENA

SUBVERSÃO DA ESTÉTICA BARROCA E MARGINALIZAÇÃO CRIOLLA DA CIDADE LETRADA: O PERUANO JUAN DEL VALLE Y CAVIEDES E O BRASILEIRO GREGÓRIO DE MATOS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Nadja Carolina Ramalho de Lima Viana

A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Maria Anunciada de Brito Leal

O RAP DO ÍNDIO: A RESISTÊNCIA APONTADA NO GÊNERO DISCURSIVO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Aparecida Nascimento de Almeida

ENTRE SONHO E REALIDADE: A MULTIPLICIDADE DE PERFIS DA MULHER SUBALTERNIZADA NA OBRA DE LÍLIA MOMPLÉ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Gabriela da Paz Araújo

(NÃO) PERTENCIMENTO: TERRITORIALIDADES E DESTERRITORIALIZAÇÃO EM FRONTEIRAS PERDIDAS E PASSAGEIROS EM TRÂNSITO DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Etiene Mendes Rodrigues

UMA PROSA CURTA NUM FIO: VIOLÊNCIA E O FEMININO EM CONTOS DE MIA COUTO; Início: 2016; Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Laís Pereira Santiago

LITERATURA AFRICANA INFANTOJUVENIL NA LEI 10; 639/03: Leituras do Texto Literário; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Líbia Leaby Leite Barbosa

O SAMBA E O RAP COMO ESPAÇOS DE PALAVRALIZAÇÃO AFRODESCENDENTE; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Maria Aparecida Nascimento de Almeida

ASPECTOS HISTÓRICOS DE MOÇAMBIQUE EM CONTOS DE LÍLIA MOMPLÉ; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Paulo de Freitas Gomes

A REPRESENTAÇÃO DE ZUMBI E A RESISTÊNCIA DO NEGRO BRASILEIRO NA POESIA DE SOLANO TRINDADE; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Edvana dos Santos Vieira

O USO DE ESPAÇOS VIRTUAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Neuza Jorge Rodrigues

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Maria do Socorro Flôr Antonino

PARA ALÉM DO DIDÁTICO: LITERATURA AFRICANA NA EJA À LUZ DA LEI 10; 639/03; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Maricelia do Carmo Roberto

ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ALIADA NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Ângela Maria de Souto

IRONIA EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UMA LEITURA DE A HORA DA ESTRELA E A PAIXÃO SEGUNDO G; H; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Eidson Miguel da Silva Marcos

DO RIO GRANDE DO NORTE AO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE: IDENTIDADE ÉTNICA E SOCIAL EM FAMINTOS E OS BRUTOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Kislana Rodrigues Ramos da Silva

RESISTÊNCIA E SUBJETIVIDADES: MARCAS DA AFRICANIDADE E NEGRITUDE NA POÉTICA DE JOSÉ CRAVEIRINHA E OLIVEIRA SILVEIRA; 2013; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Viviane Sulpino da Silva

A LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA; 2013; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Marília Maia Saraiva

NAÇÃO E NARRAÇÃO: IDENTIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM PEPETELA; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Severina Faustino dos Santos

RECONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA POESIA MODERNISTA: AS VOZES DE BRUNO MENEZES E LINO GOMES; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

João Batista Teixeira

O SUSPENSO OUTRO-MUNDO E O ENGOLIDO DA TERRA: ALTERIDADES, IDENTIDADES E MEMÓRIAS EM MIA COUTO; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LUCIANA NEUMA MEIRA MUNIZ DANTAS

IDENTIDADE DA MULHER MOÇAMBICANA EM NOÉMIA DE SOUSA E PAULINA CHIZIANE; 2011; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Jackson Diniz Vieira

IDENTIDADE NEGRA E MODERNIDADE NA OBRA DE LIMA BARRETO; 2010; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Severino do Ramo Correia

QUILOMBHOJE: UM TAMBOR EXPRESSANDO AS VOZES LITERÁRIAS NEGRAS; 2010; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Carlos Pereira de Almeida

A SOLIDÃO COMO RESISTÊNCIA: UMA LEITURA DA CONFIGURAÇÃO DA AÇÃO POLÍTICA EM NARRATIVAS DE LIMA BARRETO; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Patricia Gomes Germano

O SUMIÇO DA SANTA: UMA REPRESENTAÇÃO DO HIBRIDO LITERÁRIO CULTURAL RELIGIOISO; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Elisabete Borges Agra

DA UTOPIA DILUÍDA OU DA UTOPIA SUPERADA: UMA LEITURA DE CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Marília Maia Saraiva

A GLORIOSA FAMÍLIA E PÁGINA DA VIDA OBSCURA: RELAÇÕES DE INTERCULTURALIDADE EM PEPETELA E NISIA FLORESTA; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

João Batista Teixeira

Tensões do Pós-colonial nas obras Campo de Trânsito,de João Paulo Borges Coelho e Entre as memórias silenciadas,de Ungulani Ba Ka Khosa; ; 2019; Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Patricia Gomes Germano

TENDA DOS MILAGRES: O DESVENDAR DAS MEDIAÇÕES; 2015; Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

MARILIA SILVA ANÍSIO PORPINO

ENTRE AMORES E TRAIÇÕES: DUAS FACES DO ADULTÉRIO EM ROMANCES DO REALISMO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Severina Faustino dos Santos

IDENTIDADE NEGRA NA POESIA MODERNISTA DE LINO GUEDES, BRUNO DE MENEZES E SOSÍGENES COSTA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Monaliza Rios Silva

A GUINÉ-BISSAU NO FUNDO CANTO: O EPICO IDENTITÁRIO DE ODETE SEMEDO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

MARIA FELISMINA ALVES DA SILVA

O IMAGINÁRIO E O FANTÁSTICO NOS CONTOS AMAZONENSES DEINGLÊS DE SOUSA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura no Amazonas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

SCHEYLA VANESSA RIBEIRO CRUZ

MEMÓRIA, IDENTIDADE E RESSENTIMENTO EM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Cultura no Amazonas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JOsélia Pontes Nogueira Silva

IDENTIDADE E TRADIÇÃO ORAL MOÇAMBICANA NAS NARRATIVAS DE MIA COUTO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Luciana Neuma Silva Muniz Meira Dantas

IDENTIDADE, MEMÓRIA E DIÁSPORA EM SANGUE NEGRO DE NOÉMIA DE SOUSA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ELAINNE CRISTINA DA SILVA JORGE

IDENTIDADE E NEGRITUDE NA POESIA DE ALDA ESPÍRITO SANTO E OLINDA BEJA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Aldo Eronides da Silva

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM LUIS GAMA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JOsélia Pontes Nogueira Silva

IDENTIDADE E CULTURA EM UM RIO CHAMADO TEMPO UMA CASA CHAMADA TERRA DE MIA COUTO; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Gabriela Alves Sousa Lopes

ASPECTOS DO COLONIALISMO E DO ANTICOLONIALISMO EM "NÓS MATAMOS O CÃO TINHOSO" E "NÓS CHORAMOS PELO CÃO TINHOSO"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JANAILTON SANTOS DA SILVA

O IMAGINÁRIO INFANTIL EM "QUEM ME DERA SER ONDA" DE MANUEL RUI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

POLIANA TAÍS MARINHO SIPRIANO

GÊNERO E VIOLÊNCIA EM "PONCIÁ VICÊNCIO"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Grasiele Pereira da Silva

MEMÓRIAS EM "15 DIAS DE REGRESSO", DE OLINDA BEJA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Valnize da Silva Pereira

"UMA ESCURIDÃO BONITA": MEMÓRIA E IDENTIDADE EM ONDJAKI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Janaína da Costa Barbosa

ASPECTOS DA POLIGAMIA EM ROMANCES AFRICANOS DE GERMANO ALMEIDA E PAULINA CHIZIANE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Paulo de Freitas Gomes

IDENTIDADE NEGRA E RESISTÊNCIA NA POÉTICA DE SOLANO TRINDADE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Patrícia Borges Paulino da Silva

MEMÓRIA ANCESTRAL NO PROCESSO POÉTICO IDENTITÁRIO DE SOLANO TRINDADE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Dione Ribeiro Costa

A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA NO CONTO ?PIXAIM? DE CRISTIANE SOBRAL E A COR DA TERNURA DE GENI GUIMARÃES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Lúcia Trajano Santos

O DESAFIO DA DIVERSIDADE: A LEI 11; 645/08 E O COTIDIANO ESCOLAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Carla de Oliveira Lima

O FANTÁSTICO E O IMAGINÁRIO NOS CONTOS ?ATERCEIRA MARGEM DO RIO? DE GUIMARÃES ROSA E ?NAS ÁGUAS DO TEMPO? DE MIA COUTO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

TACIANA GISELE DE S

ARAUJO; A CONDIÇÃO DO FEMININO NA FICÇÃO MACHADIANA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Eliane Alves Tavares

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM MONTEIRO LOBATO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Milka Mittcheline Silva Alcântara

A AÇÃO AFIRMATIVA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA EM A COR DA TERNURA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Carla de Oliveira Lima

ESTÓRIAS ABENSONHADAS E PRIMEIRAS ESTÓRIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ROSA E COUTO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Marilia Silva Anizio Porpino

HUMOR E CRITICA SOCIAL EM O TESTAMENTO DO SR NAPUMOCENO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ALDANEIDE SILVA PEREIRA

CONFLITOS IDENTITÁRIOS EM A ULTIMA TRAGEDIA DE ABDULAI SILA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Josue Pereira dos Santos

EROTISMO EM O VAMPIRO DE CURITIBA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Rosa Maria Marques Soares

REPRESENTAÇÕES DE CULTURA E IDENTIDADE EM "O OUTRO PÉ DA SEREIA" DE MIA COUTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Janaína da Silva

REPRESENTAÇÃO DA (DES)CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NO REALISMO/NATURALISMO BRASILEIRO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JONAS DIAS DOS SANTOS

A NARRATIVA FANTÁSTICA EM "O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO" DE MIA COUTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LUCINEIDE GOMES DE ANDRADE

O FAZER POÉTICO DE LEANDRO GOMES DE BARROS: IMAGENS DA MULHER E DO NEGRO NO FOLHETO DE CORDEL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Maria Aparecida Nascimento de Almeida

POUCA SAÚDE E MUITA SAÚVA OS MALES DO BRASIL SÃO: ASPECTOS DA CULTURA POPULAR E ERUDITA EM MACUNAÍMA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

VIVIANE DE MORAIS PAIVA

IMAGENS DO NEGRO EM MONTEIRO LOBATO: DO PRESIDENTE NEGRO ÀS HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ROSIMERY FELIPE DE PONTES

NOITE DE VENTO, NOITE DOS MORTOS: A IRONIA EM INCIDENTE EM ANTARES, DE VERÍSSIMO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

EDNALVA JOSÉ DA SILVA

AMOR E EPIFANIA: ASPECTOS DA IRONIA NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ANDRÉA DIONÍZIO DA SILVA

OS BRUZUNDANGAS: O PERFIL TRÁGICO CÔMICO DAS MAZELAS POLÍTICAS NACIONAIS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

KADIDJA MENEZES DA ROCHA BARRETO

ASPECTOS INTERTEXTUAIS ENTRE MPB E ESTILO DE ÉPOCA DA ERA COLONIAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ANDRESSA VALDEVINO DE BARROS

REALISMO E ANATOMIA DO CARÁTER EM CRIME DO PADRE AMARO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Jefferson Soares da Costa

A MARCAÇÃO DOS ESTRATOS SOCIAIS NA HISTÓRIA E LITERATURA ANGOLANA DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Evelyne Cavalcante de Oliveira

AS DIVERSAS FACES DA BALADA NA LÍRICA DE VINÍCIUS DE MORAES; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Ana Paula do Nascimento Carvalho

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM ORFEU DA CONCEIÇÃO: O OLHAR DO POETA SOBRE O MITO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

RITA DE CÁSSIA ALMEIDA SILVA

FLOR DA OBSESSÃO: ASPECTOS DO REALISMO/NATURALISMO EM A VIDA COMO ELA É; ; ; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

EDNA DA COSTA BATISTA

AS NOVAS HEROÍNAS DA LITERATURA INFANTIL: A IMAGEM DA CRIANÇA AFRO-DESCENDENTE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Damiana de Sousa Batista

CONCEITOS, PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS: A ESCRAVA ISAURA DA SENZALA À CASA GRANDE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Luciana Ribeiro Alves

O EXERCÍCIO ESTÉTICO DO EROTISMO EM O AMOR NATURAL, DE DRUMMOND; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LUCIANA DO NASCIMENTO PEREIRA

ASPECTOS HISTÓRICO E CULTURAL NO REALISMO BRASILEIRO: UMA LEITURA DE ESAÚ E JACÓ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Uberlândia de Sousa Félix

ANGÚSTIA E O PROCESSO POÉTICO EM EU E OUTRAS POESIAS DE AUGUSTO DOS ANJOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

João Batista da Silva Barros

ASPECTOS DA IRONIA, MORTE E MELANCOLIA EM LIRA DOS VINTE ANOS DE ÁLVARES DE AZEVEDO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ROSELI DE FRANÇA DOS SANTOS

ASPECTOS DA MORTE E MELANCOLIA EM EU E OUTRAS POESIAS DE AUGUSTO DOS ANJOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

PRISCILA INGRID LEIT DUBEUX

DO ETERNO AO CONTINGENTE: MURILO MENDES E A POESIA SURREALISTA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Aldo Eronides da Silva

O NEGRO NO ROMANTISMO BRASILEIRO: DOS ESCRAVOS DE CASTRO ALVES ÀS TROVAS BURLESCAS DE LUÍS GAMA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LAURA EMÍLIA DA SILVA RAMALHO

PRECONCEITO RACIAL E HIPOCRISIA SOCIAL EM O MULATO, DE ALUÍSIO AZEVEDO; 2005; 46 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

CHIARA REGINA PAIVA DE FREITAS

O REAL MUNDO FANTÁSTICO DOS CONTOS DE MURILO MENDES; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

GISELE DA SILVA CHAVES

A REPRESENTAÇÃO DE UMA SOCIEDADE CLASSISTA EM RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA; 2005; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ANA FLÁVIA TOSCO

UM ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE SOCIAL EM CAPITÃES DE AREIA; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Liege Dark da Silva macedo

EPIFANIA COM NOTA DE SARCASMO; 2005; 84 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JOÃO IRINEU

O HERÓI NEGRO EM GOSTO DE ÁFRICA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS; 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

MARIA BETÂNIA LUCAS DO NASCIMENTO

O SABER POPULAR EM CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ, DE PATATIVA DO ASSARÉ; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ALINE MARIA DA COSTA

SUBMISSÃO E OPRESSÃO EM SÃO BERNARDO; 2004; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JANAILZA XAVIER DOS SANTOS

MAL-ASSOMBRADOS DA ESCRAVATURA: UMA LEITURA DE A BAGACEIRA; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JOSÉLIA PONTES NOGUEIRA

Um recolher de asas: morte, humor e inventividade em VOZES ANOITECIDAS; 2004; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Maria Aparecida Silva Bento

IRONIA E LOUCURA: VERDADES ABSOLUTAS EM O ALIENISTA E QUINCAS BORBA; 2004; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

DENICE DOS SANTOS SILVA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM REINAÇÕES DE NARIZINHO: O NEGRO NO TEXTO LOBATIANO; 2004; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

MARIA DO SOCORRO MAURÍCIO QUEIROZ

O OLHAR QUE FAL(H)A: ASPECTOS DA INFIDELIDADE NO TEXTO MACHADIANO; 2004; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

RENÁGIA BERNARDO MARIANO

A PENA DA GALHOFA E A TINTA DA MELANCOLIA: UMA LEITURA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS; 2004; 101 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Cleuma Regina Ribeiro da Rocha

EÇA DE QUEIROZ: A IRONIA SATÍRICA EM O PRIMO BASÍLIO; 2004; 49 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Ângela Maria de Souto

IRONIA, MELANCOLIA E CULPA EM A HORA DA ESTRELA; 2004; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

JACINTO SILVA DA CRUZ

DO SENSUALISMO A OBJETO SEXUAL: AS MULATAS NOS ROMANCES DE JORGE AMADO; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

ADRIANA FERNANDES SILVA

AS FACES DA POESIA INDIANISTA NO ROMANTISMO BRASILEIRO; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LINDALVA AMARAL DA SILVA

A EXPLORAÇÃO HUMANA EM CACAU, DE JORGE AMADO; 2003; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

MARILENE SALES DA COSTA

A LINGUAGEM POPULAR EM MENINO DE ENGENHO; 2003; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

NUBIA FERREIRA DE CASTRO

NARRATIVAS POPULARES; SÃO PAULO DO POTENGI ATRAVÉS DOS CONTOS POPULARES; 2003; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

TATIANA DE MELO APOLUCENO LABORDE-CROUBIT

LITERATURA DE CORDEL NORTE-RIOGRANDENSE: DIVULGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E ÁREA ACADÊMICA DO RN; 2003; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Gabriela Alves Sousa Lopes

LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A LEI 10; 639/03; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Janaína da Costa Barbosa

A CULTURA DA POLIGAMIA NA LITERATURA AFRICANA SOB O PONTO DE VISTA DO FEMININO EM EVA E NIKETCHE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Ana Carla Dias da Silva

ASPECTOS CULTURAIS DE MOÇAMBIQUE E IDENTIDADE DE GÊNERO EM BALADA DE AMOR AO VENTO E NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Ana Caroline Genesio Rodrigues

ASPECTOS CULTURAIS DE MOÇAMBIQUE E IDENTIDADE DE GÊNERO EM BALADA DE AMOR AO VENTO E NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Francyharlle Silva Fernandes

LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A LEI 10; 639/03; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Gabriela da Paz Araújo

IDENTIDADES E TERRITÓRIOS DA LUSOFONIA EM ?NAÇÃO CRIOULA?, ?AS MULHERES DE MEU PAI? E ?MILAGRÁRIO PESSOAL? DE AGUALUSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Jonhkarles de Menezes Nunes

A LEI 11; 645/08 E OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BASICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Cristophane Alexandre da Silva Ferreira

A LEI 11; 645/08 E OS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ARTISTICA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Dione Ribeiro Costa

A FICÇÃO AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Paulo de Freitas Gomes

A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Luiz Paulo de Carvalho Ferreira

A LEI 11; 645/08 E A APLICAÇÃO DE LINGUA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

LUCIA TRAJANO DOS SANTOS

A LEI 11; 645/08 E APLICAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

PAULO HIPÓLITO

A LEI 11; 645/08 E APLICAÇÃO NOS CONTEUDOS DE HISTORIA DA AFRICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Kislana Rodrigues Ramos da Silva

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO MODERNISMO BRASILEIRO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Severina Faustino dos Santos

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO MODERNISMO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Livia Amanda Marques Nascimento de Macedo

IDENTIDADE E DIFERENÇA: O NEGRO NO PRÉ-MODERNISMO - LIMA BARRETO E COELHO NETO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Kislana Rodrigues Ramos da Silva

IDENTIDADE E DIFERENÇA: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO PRÉ-MODERNISMO - MONTEIRO LOBATO, GRAÇA ARANHA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Severina Faustino dos Santos

IDENITDADE E REPRESENTAÇÃO EM VOZES ANOITECIDAS E CADA HOMEM É UMA RAÇA DE MIA COUTO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Janaína da Silva

DIALÉTICA DAS DIFERENÇAS: A (DES)CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NO REALISMO/NATURALISMO BRASIELIRO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Aldo Eronides da Silva

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA: ROMANTISMO; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosilda Alves Bezerra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco José Gomes Correia - Chico Viana

A ironia infausta: leituras da ironia em 'Eu e outras poesias', de Augusto dos Anjos; 2003; 241 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco José Gomes Correia - Chico Viana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE ; TEIXEIRA, JOÃO BATISTA . CAMPOS DE REEDUCAÇÃO EM MOÇAMBiQUE: A FiCCiONALiZAÇÃO DA HiSTÓRiA EM CAMPO DE TRÂNSITO. Mulemba - Revista de Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , v. 10, p. 138-150, 2018.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O SENTIDO SOCIAL DO LOBOLO NA FICÇÃO DE PAULINA CHIZIANE. REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS , v. 01, p. 345-372, 2015.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . A MULHER MOÇAMBICANA E SUA RELAÇÃO COM A GUERRA EM VENTOS DO APOCALIPSE, DE PAULINA CHIZIANE. Mulemba , v. 1, p. 84-98, 2014.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . Subversão e resistência em A Última Tragédia. Revista Signótica , v. 26, p. 105-118, 2014.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . OS EFEITOS CULTURAIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA EM ?A ÚLTIMA TRAGÉDIA? E ?O ALEGRE CANTO DA PERDIZ?. BABILÓNIA REVISTA LUSÓFONA DE LÍNGUA, CULTURA E TRADUÇÃO , v. 1, p. 209-229, 2013.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . TRADIÇÕES E CULTURAS (IN)DISTINTAS: O ENTRELUGAR EM 'UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. REVISTA ODISSEIA , v. 1, p. 38-50, 2012.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; GERMANO, Patrícia G. . ABANDONO E ERRÂNCIA: A BUSCA IDENTITÁRIA EM LÉONORA MIANO E PAULINA CHIZIANE. A Cor das Letras (UEFS) , v. 12, p. 199-222, 2011.

  • SANTOS, Severina Faustino dos ; BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADE E AFRODESCENDÊNCIA NA POESIA DE LINO PINTO GUEDES E BRUNO DE MENEZES. CADERNOS IMBONDEIROS , v. 1, p. 1-10, 2010.

  • GERMANO, Patricia Gomes ; BEZERRA, Rosilda Alves . A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D'AGUA:UMA METÁFORA DO BEM-ESTAR PERANTE AS CONDUTAS SOCIAIS. Hispanista (Edição em Português) , v. 41, p. 314-324, 2010.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O OUTRO PÉ DA SEREIA: IDENTIDADE E ALTERIDADE NO ENCONTRO ENTRE CULTURAS. A Cor das Letras (UEFS) , v. 1, p. 171-185, 2008.

  • GERMANO, Patrícia ; BEZERRA, Rosilda Alves . O CANDOMBLÉ-CATOLICISMO: IDENTIDADES E FRONTEIRAS - UMA LEITURA DE O SUMIÇO DA SANTA. Hispanista (Ed. Portuguesa) , v. 29, p. 232, 2007.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . RETÓRICA DAS PRÁTICAS SIGNIFICANTES:A MODERNIDADE E A PRÁTICA CULTURAL NA POESIA DE MURILO MENDES. Sociopoética (Online) , v. 1, p. 45-57, 2007.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ANSEIO METAFÍSICO E REALIDADE DE MORTE: UMA LEITURA DA POÉTICA AUGUSTIANA. Graphos - Revista da Pós Graduação em Letras/UFPB , João Pessoa - PB, v. 7, n.2, p. 17-28, 2005.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . AUGUSTO DOS ANJOS: A POÉTICA ALEGÓRICA DAS RUÍNAS. Carpe Diem (FACEX) , Natal/RN, v. 1, n.2, p. 283-296, 2003.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . Augusto dos Anjos: a ironia infausta. Carpe Diem (FACEX) , NATAL - RN, v. 1, p. 145-158, 2001.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; ALVES, A. C. (Org.) ; SOUZA, E. F. (Org.) ; WALTER, R. (Org.) . Entre centros e margens: literatura afrodescendente da diáspora. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2014. v. 1.

  • ARRUDA, LUCIENE VIEIRA DE (Org.) ; BEZERRA, Rosilda Alves (Org.) ; CHAGAS, Waldeci Ferreira (Org.) . INTERFACE DOS SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL. 1. ed. JOÃO PESSOA: IDEIA, 2014. v. 1. 273p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MOSAICO DE CULTURAS: REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1. ed. NATAL: PHILIA, 2007. v. 1. 112p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves . SEMIÓTICA E INTERCULTURALIDADE. NATAL: PHILIA, 2007. v. 1. 212p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira (Org.) ; NEGREIRO, C. A. de (Org.) . LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS. 1. ed. OLINDA: ELÓGICA, 2007. v. 1. 256p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira (Org.) ; LINS, Juarez Nogueira (Org.) . SOCIEDADE, IDENTIDADE E DIVERSIDADE. 1. ed. OLINDA: ELÓGICA, 2006. v. 1. 136p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira (Org.) ; LINS, Juarez Nogueira (Org.) . ESPAÇOS INTERCULTURAIS: LINGUAGEM, MEMÓRIA E DIVERSIDADE DISCURSIVA. 1. ed. OLINDA: ELÓGICA, 2006. v. 1. 445p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira (Org.) ; NEGREIRO, C. A. de (Org.) . LINGUAGEM E DISCUSSÕES CULTURAIS. OLINDA: ELÓGICA, 2006. v. 1. 359p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira (Org.) ; CHAGAS, Waldeci Ferreira (Org.) . LITERATURA, LEITURA E ENSINO. OLINDA: ELÓGICA, 2006. v. 1. 226p .

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . NEIGHBOURS: OPRESSÃO E VIOLÊNCIA. In: Vanessa Riambau Pinheiro; Ana Mafalda Leite. (Org.). CANONE(S) E INVISIBILIDADE LITERÁRIAS EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE. 1ed.JOÃO PESSOA: EDUFPB, 2019, v. 1, p. 181-192.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; TEIXEIRA, JOÃO BATISTA . ESQUECER EM JESUSALÉM: O EXERCÍCIO DA SOBREVIVÊNCIA ATRAVÉS DA FALTA DE MEMÓRIA. In: Sebastião Marques Cardoso; Elen Karla Sousa da Silva; Maria Edneide Ferreira de Carvalho. (Org.). NA CASA DA FICÇÃO: textos sobre cultura e literatura africana e afro-brasileira. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 45-54.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . A (DES)CONHECIDA LITERATURA AFRICANA; MULHERES, LUTA E RESISTÊNCIA. In: Algemira de Macêdo Mendes; Assunção de Maria Sousa e Silva; Fábio Mario da Silva; Jozelita Isabel de Jesus; Sebastião Alves Teixeira Lopes. (Org.). LITERATURAS, INTERSECÇÕES DE GÊNERO E OUTRAS LINGUAGENS. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 184-201.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . VERSOS E VOZES NA POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA: MULHERES, IDENTIDADES E RESISTÊNCIA. In: TÂNIA LIMA; DERIVALDO DOS SANTOS; APARECIDA REGO. (Org.). TESSITURA DE VOZES: LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS. 1ed.NATAL RN: CAULE DE PAPIRO, 2018, v. 1, p. 63-84.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . MOÇAMBICANIDADE MUSICAL NA LÍRICA DE LICA SEBASTIÃO E TÂNIA TOMÉ: IDENTIDADE E GÊNERO. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA ET AL. (Org.). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2018, v. 9, p. 427-439.

  • ARAUJO, G. P. ; BEZERRA, Rosilda Alves . MARCAS DO REAL EM A FLECHA DE DEUS DE CHINUA ACHEBE. In: ELIO FERREIRA DE SOUZA ET AL. (Org.). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2018, v. 9, p. 649-658.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . O NARRADOR E A HERMENÊUTICA NA PROSA CONTEMPORÂNEA. In: ASSIS SOUZA DE MOURA; JOSÉ ROMÁRIO ARAÚJO DA SILVA; KAMYLLA PHAMELA SALUSTO DA SILVA. (Org.). PESQUISAS TEORIAS E PRÁTICAS. 1ªªed.SAPÉ PB: CENTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES, 2018, v. 11, p. 125-139.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A construção de uma nação e o processo de desterritorialização em ?Mistida? de Abdulai Sila. In: Ferreira, António Manuel Morais; Carlos Brasete; Maria Fernanda Coimbra; Rosa Lídia. (Org.). PELOS MARES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3. 1ed.AVEIRO - PORTUGAL: UA - EDITORES, 2017, v. 3, p. 647-659.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . VERSOS E VOZES NA POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA: MULHERES, IDENTIDADES E RESISTÊNCIA. In: TANIA LIMA; DERIVALDO DOS SANTOS; APARECIDA REGO. (Org.). TESSITURAS DE VOZES: LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS. 1ed.Fortaleza-CE: MANGUES e LETRAS, 2017, v. 1, p. 72-102.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA "ENTRE AS MEMÓRIAS SILENCIADAS" DE BA KA KHOSA. In: Ineke Phaf-Rheinberger; Ana Sobral; Tânia Macedo; Selma Pantoja. (Org.). LITERATURA E OUTRAS ARTES: CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE. 1ed.Frankfurt - Alemanha: PETER LANG EDITION, 2017, v. 1, p. 165-179.

  • FERREIRA, LUIZ PAULO DE CARVALHO ; BEZERRA, Rosilda Alves . O DISCURSO NO TEMPO SOB A PERSPECTIVA MEMORIALISTA: CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS EM LUANDINO VIEIRA E ONDJAKI. In: TÂNIA LIMA; DERIVALDO DOS SANTOS. (Org.). GRIOTS: LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS. 1ed.FORTALEZA - CE: MANGUES&LETRAS, 2016, v. 1, p. 793-804.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . GUERRA, EXÍLIO E MEMÓRIA EM ?A GERAÇÃO DA UTOPIA? DE PEPETELA. In: TÂNIA LIMA; DERIVALDO DOS SANTOS. (Org.). GRIOTS: LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS. 1ed.FORTALEZA - CE: MANGUES&LETRAS, 2016, v. 1, p. 872-887.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, Maria Suely da . A LEI 10.639/03 E O COMBATE AO RACISMO ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL E SUAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: Ivonildes da Silva Fonseca; Marta Furtado da Costa; Waldeci Ferreira Chagas. (Org.). ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.JOÃO PESSOA: IMPRELL, 2016, v. 1, p. 87-95.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . MEMÓRIAS, SILÊNCIOS E A POÉTICA DA RELAÇÃO (GLISSANT) NO VELHO SILVESTRE VITALÍCIO DE ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO. In: TÂNIA LIMA; DERIVALDO DOS SANTOS. (Org.). GRIOTS: LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS. 1ed.FORTALEZA - CE: MANGUES&LETRAS, 2016, v. 1, p. 763-772.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MULHERES E PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM MUNDOS DISTINTOS EM ?A COISA À VOLTA DO TEU PESCOÇO? DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. In: Algemira de Macêdo Mendes / Sebastião Alves Teixeira Lopes. (Org.). TEIAS E TRAMAS: literatura e discursos de gênero. 1ed.Teresina - Piauí: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 173-188.

  • DUARTE, ZULEIDE ; BEZERRA, Rosilda Alves . ?Ela é apenas mulher? ou ?Uma mulher como as outras? quando o veto sufoca a voz em Maria Archer. In: Antônio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Escrit@s sobre gênero e sexualidade. 1ed.São Paulo: Scortecci Editora, 2015, v. 1, p. 131-139.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E/OU NEGRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: LEITURAS DO TEXTO LITERÁRIO. In: MELO, Carlos Augusto de; SANTOS, Luciane Alves.. (Org.). LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFLETRAS. 1ed.JOÃO PESSOA: EDITORA DA UFPB, 2015, v. 1, p. 69-96.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR SOB A LEI 10.639/03. In: SÁ JUNIOR, Lucrécio Araújo de; OLIVEIRA, Andrey Pereira de.. (Org.). LITERATURA E ENSINO: REFLEXÕES E PROPOSTAS. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2014, v. VII, p. 239-275.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . A LEI 10.639/03 e 11.645/08 E O ENSINO DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. In: ARRUDA, LUCIENE VIEIRA DE; BEZERRA, ROSILDA ALVES; CHAGAS, WALDECI FERREIRA. (Org.). INTERFACE DOS SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2014, v. 1, p. 99-112.

  • NEGREIRO, C. A. de ; BEZERRA, Rosilda Alves . COSTURA DE NUVENS: IDENTIDADES E ALTERIDADES NA POÉTICA DE ADÃO VENTURA. INTERFACE DOS SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2014, v. 1, p. 251-264.

  • GERMANO, Patricia Gomes ; BEZERRA, Rosilda Alves . IABAS EM DIÁSPORA: o reviver mítico em rotas de hibridação. In: ROSILDA ALVES BEZERRA; ELIO FERREIRA DE SOUZA; ROLAND WALTER; ALCIONE CORREA ALVES. (Org.). ENTRE CENTRO E MARGENS: LITERATURAS AFRODESCENDENTES DA DIÁSPORA. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2014, v. 1, p. 125-142.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ESTRATÉGIAS DO FEMININO E IDENTIDADE DE GÊNERO NA FICÇÃO DE PAULINA CHIZIANE. In: ANTONIO DE PADUAS DIAS DA SILVA; MARIA GORETTI RIBEIRO. (Org.). RUMOS DOS ESTUDOS DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NA AGENDA CONTEMPORÂNEA. 1ed.CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2013, v. 1, p. 189-202.

  • SOUILLER, D. ; NÓBREGA, G. M. ; HUBIER, S. ; LEIVA, A. D. ; JOACHIM, S. ; QUEIROGA, M. ; MACIEL., Diógenes André Vieira ; DALCASTAGNÉ, R. ; JUSTINO, LUCIANO B. ; VALVERDE, L. A. DE C. ; BEZERRA, Rosilda Alves . O JOVEM DE BOM DIA CAMARADAS E SUA RELAÇÃO COM A POLÍTICA ANGOLANA DOS ANOS 80. In: LUCIANO BARBOSA JUSTINO. (Org.). NARRAR A JUVENTUDE: DOS COLÉGIOS JESUÍTAS ÀS DEMANADAS DO PÓS. 1ed.JOÃO PESSOA: EDITORA DA UFPB, 2012, v. 1, p. 241-255.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A CASA, O LAR COMO REPRESENTAÇÃO PANÓTICA, NA LITERATURA DE MIA COUTO. In: Tania Lima; Izabel Nascimento; Carmem Alveal. (Org.). GRIOTS: CULTURAS AFRICANAS. 1ed.NATAL: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRN - EDUFRN, 2012, v. 01, p. 326-337.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES SOCIAIS FRAGMENTADAS: ASPECTOS DA POLIGAMIA EM NIKETCHE E BALADA DE AMOR AO VENTO. In: Tania Lima; Izabel Nascimento; Carmem Alveal. (Org.). GRIOTS : culturas africanas : literatura, cultura, violência, preconceito, racismo, mídias. 1ed.NATAL: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFRN - EDUFRN, 2012, v. 2, p. 636-652.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NARRATIVA DE MEMORIA E IDENTIDADE AFRICANA: OS OLHARES DA INFÂNCIA EM A CIDADE E A INFÂNCIA DE LUANDINO VIEIRA E BOM DIA CAMARADAS DE ONDJAKI. In: ELIO FERREIRA; ALGEMIRA DE MACEDO MENDES. (Org.). LITERATURA AFRODESCENDENTE: MEMORIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 1ed.SÃO PAULO: QUILOMBHOJE, 2011, v. 1, p. 185-202.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADE E NARRATIVA DE MEMÓRIA: A LITERATURA AFRICANA DE ONDJAKI E LUANDINO VIEIRA. In: ANTONIA MARLY MOURA DA SILVA; FRANCISCO PAULO DA SILVA; IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS; MARIA EDILEUZA DA COSTA. (Org.). DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2010, v. 1, p. 245-259.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IRONIA E DEGRADAÇÃO: O PARADOXO DA NEGAÇÃO ERÓTICA NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: ANTONIO DE PADUA DIAS DA SILVA. (Org.). SEXUALIDADE, IDENTIDADE E GÊNERO EM DEBATE. OLINDA: LIVRO RÁPIDO, 2009, v. 1, p. 259-276.

  • VIEIRA, JACKSON DINIZ ; BEZERRA, Rosilda Alves . SUBMISSÃO E REDENÇÃO: UMA ANÁLISE DE PAPÉIS NEGROS NO FILME CAFUNDÓ. In: TANIA LIMA, IZABEL NASCIMENTO, ANDREYOLIVEIRA. (Org.). GRIOTS:CULTURAS AFRICANAS, LINGUAGEM, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO. NATAL: LUCGRAF, 2009, v. 1, p. 86-92.

  • DANTAS, LUCIANA NEUMA SILVA MUNIZ ; BEZERRA, Rosilda Alves . MEMORIA E SOCIEDADE: O SANGUE NEGRO DE NOEMIA DE SOUSA. In: TANIA LIMA; IZABEL NASCIMENTO; ANDREY OLIVEIRA. (Org.). GRIOTS: CULTURAS AFRICANAS, LINGUAGEM,MEMORIA, IMAGINARIO. NATAL: LUCGRAF, 2009, v. 1, p. 121-127.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . POITICAS DE APLICABILIDADE DA LEI 11.645/08: OS DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: TANIA LIMA; IZABEL NASCIMENTO; ANDREY OLIVEIRA. (Org.). GRIOTS: CULTURAS AFRICANAS LINGUAGEM, MEMPORIA, IMAGINÁRIO. NATAL: LUCGRAF, 2009, v. 1, p. 227-232.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONSTRUÇÃO DO FEMININO E REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS EM NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA. In: ANTONIO DE PADUA DIAS DA SILVA. (Org.). IDENTIDADES DE GÊNEROS E PRÁTICAS DISCURSIVAS. 1ed.CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2008, v. 1, p. 185-194.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . VIOLÊNCIA E IRONIA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA DE PEPETELA E O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO DE MIA COUTO. In: Swarnakar, Sudha; Nóbrega Maria Marta dos Santos Silva. (Org.). CARTOGRAFIA DA VIOLÊNCIA. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2008, v. 1, p. 119-138.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . PESQUISA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10639/03 E A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA DIDÁTICA. In: CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO, MARCEL RIBEIRO, ALBINO NUNES. (Org.). RELAÇÕES DE CIÊNCIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. NATAL: IFRN EDITORA, 2008, v. 1, p. 26-39.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A CULTURA DE OUTROS E AUTO-REFLEXIVIDADE EM "O VENTO NOS LEVARÁ", "GOSTO DE CEREJA" E "DEZ" DE ABBAS KIAROSTAMI. In: ROSILDA ALVES BEZERRA. (Org.). SEMIÓTICA E INTERCULTURALIDADE. NATAL: PHILIA, 2007, v. 1, p. 7-24.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IMAGEM FANTASMÁTICA: SEXUALIDADE E FETICHISMO NA POESIA DE MURILO MENDES. In: Antônio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Gênero em questão: ensaios de literatura e outros discursos. Campina Grande: EDUEPB, 2007, v. 1, p. 187-198.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira . ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/03 E OS PERCURSOS ENTRE BRASIL E ÁFRICA. In: JUAREZ NOGUEIRA LINS, CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO. (Org.). LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS. OLINDA: ELÓGICA, 2007, v. 1, p. 07-24.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . INTERMEDIÁRIOS ENTRE O MUNDO E O INFINITO: AS MARGENS E AS MORTES EM GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO. In: SUDHA SWARNAKAR; ARLETE PEREIRA MOURA. (Org.). ENSAIOS COMPARATIVOS. 1ed.CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007, v. 1, p. 167-178.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO BRASIL DA BELLE ÉPOQUE: O NEGRO E O IMIGRANTE EM GRAÇA ARANHA, COELHO NETO E LIMA BARRETO. In: SÉBASTIEN JOACHIM. (Org.). DIVERSIDADE CULTURAL LINGUAGENS E IDENTIDADES. 1ed.RECIFE: ELÓGICA LIVRO RÁPIDO, 2007, v. 2, p. 761-774.

  • GERMANO, Patrícia G. ; BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES EM TRÂNSITO: O CANDOMBLÉ-CATOLICISMO EM FRONTEIRA. UMA LEITURA DE "O SUMIÇO DA SANTA". In: SÉBASTIEN JOACHIM. (Org.). DIVERSIDADE CULTURAL LINGUAGENS E IDENTIDADES. RECIFE: ELÓGICA LIVRO RÁPIDO, 2007, v. 2, p. 833-843.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; LINS, Juarez Nogueira ; NEGREIRO, C. A. de . O ENCONTRO DE CULTURAS: A BUSCA DE IDENTIDADE EM O OUTRO PÉ DA SEREIA, DE MIA COUTO. In: ROSILDA ALVES BEZERRA; JUAREZ NOGUEIRA LINS; CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO. (Org.). LINGUAGEM E DISCUSSÕES CULTURAIS. OLINDA: ELÓGICA, 2006, v. 1, p. 222-239.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; GERMANO, Patrícia . O PADÊ E O BORI: RITOS LITÚRGICOS DO CANDOMBLÉ EM O COMPADRE DE OGUM, DE JORGE AMADO. In: ROSILDA ALVES BEZERRA; JUAREZ NOGUEIRA LINS; CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO. (Org.). LINGUAGEM E DISCUSSÕES CULTURAIS. OLINDA: ELÓGICA, 2006, v. 1, p. 335-348.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EXERCÍCIO METAFÓRICO DO EROTISMO: A MULHER METONÍMICA E A MULHER SÍNTESE EM MURILO MENDES. In: SILVA, Antônio de Pádua Dias da.. (Org.). REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE: INVENTÁRIOS DIVERSIFICADOS. JOÃO PESSOA: EDITORA UNIVERSITÁRIA EDUFPB, 2006, v. 1, p. 259-266.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NEGAÇÃO DO AMOR E EROTISMO: A IRONIA CORROSIVA EM AUGUSTO DOS ANJOS. In: MARIA ELIAS SOARES. (Org.). PESQUISA EM LINGÜÍSTICA E LITERATURA: DESCRIÇÃO, APLICAÇÃO, ENSINO. FORTALEZA: EDITORA UNIVERSITÁRIA EDUFC, 2006, v. 1, p. 729-731.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ASAS DA MELANCOLIA: ALEGORIA E IRONIA NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: CHICO VIANA. (Org.). O ROSTO ESCURO DE NARCISO: ENSAIOS SOBRE LITERATURA E MELANCOLIA. 1ed.JOÃO PESSOA: IDÉIA, 2004, v. 1, p. 137-156.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . OS ANJOS DAS DORES DO MUNDO. PREÁ REVISTA DE CULTURA, Natal / RN, , v. 1, p. 82 - 83, 06 maio 2004.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . AUGUSTO DOS ANJOS E A INFAUSTA IRONIA DA NATUREZA. A UNIÃO CORREIO DAS ARTES, JOÃO PESSOA, p. 10 - 11, 19 jul. 2003.

  • BARBOSA, LÍBIA LEABY LEITE ; BEZERRA, Rosilda Alves . O ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA: INTRODUÇÃO DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2018, CAMPINA GRANDE. LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Campina Grande: Realize, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • ARRUDA, KARLIANA BARBOSA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A ESCRITA EM SI EM CAROLINA DE JESUS: O DIÁRIO DE BITITA NO CONTEXTO ESCOLAR. In: CONBRALE, 2018, CAMPINA GRANDE. LETRAMENTO E DIFICULDADES DE ARENDIZAGEM. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • ARAUJO, G. P. ; BEZERRA, Rosilda Alves . MARCAS DO REAL EM A FLECHA DE DEUS DE CHINUA ACHEBE. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS, 2017, TERESINA. LITERATURAS, HISTÓRIAS, E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS. TERESINA: EDITORA DA UESPI, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O ENTRE-LUGAR E OS CONFLITOS IDEOLÓGICOS NAS NARRATIVAS DE CHINUA ACHEBE E PAULINA CHIZIANE. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. INTERNACIONALIZAÇÃO DO REGIONAL. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A INFÂNCIA E O FANTÁSTICO NOS CONTOS:A MENINA,AS AVES E O SANGUE,DE MIA COUTO,E A MENINA DE LÁ,DE JOÃO GUIMARÃES ROSA:UM ESTUDO COMPARATIVO. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. INTERNACIONALIZAÇÃO DO REGIONAL. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • CORREIA, LEPÊ ; BEZERRA, Rosilda Alves . CENDRARS: IDENTIDADE SUBALTERNIZADA, TRADUÇÃO EXCLUDENTE. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. INTERNACIONALIZAÇÃO DO REGIONAL. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • GERMANO, Patricia Gomes ; BEZERRA, Rosilda Alves . DE PEDRO ARCHANJO A ARCHANJO MISTURA: ÍCONES DE LIBERDADE E CONTESTAÇÃO EM JORGE AMADO E MIA COUTO. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. INTERNACIONALIZAÇÃO DO REGIONAL. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, Kislana Rodrigues da ; BEZERRA, Rosilda Alves . A ressignificação das propostas do Pan-africanismo e da Negritude em Roteiro dos Tantãs de Oliveira Silveira. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. Internacionalização do Regional. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, V. S. ; BEZERRA, Rosilda Alves . Relações entre ensino e escolarização literária: a função estética na literatura infantil. In: VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (VIII SELIMEL) e I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagens (I SIEL), 2013, CAMPINA GRANDE. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGEM ?. CAMPINA GRANDE: EDITORA DA UFCG, 2013. v. 1. p. 61-74.

  • SOUTO, Ãngela Maria de ; BEZERRA, Rosilda Alves . ?Culpa e melancolia em ?A hora da estrela? de Clarice Lispector. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGENS (I SIEL), 2013, CAMPINA GRANDE. Formação de Professores: estudos em linguagens, discurso e tradução. CAMPINA GRANDE: EDITORA DA UFCG, 2013. v. 1. p. 85-95.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NIKETCHE, BALADA DE AMOR AO VENTO E EVA: A RECEPÇÃO DA POLIGAMIA EM ROMANCES AFRICANOS. In: GELNE, 2012, NATAL. XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO LINGUÍSTICO DO NORDESTE. NATAL: EDUFRN, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A LITERATURA DE MIA COUTO ORALIDADE E ESCRITA: CAMINHOS. In: XXIV GELNE, 2012, NATAL. XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO LINGUÍSTICO DO NORDESTE. NATAL: EDUFRN. v. 1. p. 1-10.

  • SOUTO, Ãngela Maria de ; BEZERRA, Rosilda Alves . O SAGRADO E O FAMILIAR: ASPECTOS DAS IRONIAS RESTRITIVAS E DIFEMÍSTICAS EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR. In: XXIV GELNE, 2012, NATAL. XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO LINGUÍSTICO DO NORDESTE. NATAL: EDUFRN, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • COSTA, D. R. ; BEZERRA, Rosilda Alves . DIVERSIDADE E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. In: XXIV GELNE, 2012, NATAL. XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO LINGUÍSTICO DO NORDESTE. NATAL: EDUFRN, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • ARAUJO, G. P. ; BEZERRA, Rosilda Alves . A SIMBOLOGIA AFRICANA DA TERRA, DA MEMÓRIA E DO FEMININO EM POEMAS DE ANA PAULA TAVARES. In: XXIV GELNE, 2012, NATAL. XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO LINGUÍSTICO DO NORDESTE. NATAL: EDUFRN, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • MARCOS, E.M.DA S. ; BEZERRA, Rosilda Alves . REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO ROMANCE ?FAMINTOS? DE LUIS ROMANO. In: Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2012, CAMPINA GRANDE. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2012. v. 3. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONFLITOS IDENTITÁRIOS E TERRITORIALIDADES TRANSITÓRIAS ENTRE BRITÂNICOS E AFRICANOS NOS ROMANCES DE CHINUA ACHEBE E MEJA MWANGI. In: ABRALIC, 2012, CAMPINA GRANDE. ANAIS ABRALIC Associação Brasileira de Literatura Comparada. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA EM A ÚLTIMA TRAGÉDIA, DE ABDULAI SILA, AS MULHERES DE MEU PAI E O VENDEDOR DE PASSADOS, DE AGUALUSA. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 2011, CURITIBA. XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. CURITIBA: EDUFPR, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • MARCOS, E.M.DA S. ; BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA AFRICANA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E INSTITUCIONAIS DA MODERNIDADE: OS JOVENS NOS ROMANCES DE LUIS ROMANO E PEPETELA. In: V Colóquio Internacional Cidadania Cultural, 2011, CAMPINA GRANDE. Jovens nos espaços públicos e institutucionais da modernidade. CAMPINA GRANDE: EDITORA EDUEPB, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . RELAÇÕES IDENTITÁRIAS E INFÂNCIA NO CONTO DE MIA COUTO: O EMBONDEIRO QUE SONHAVA PÁSSAROS. In: V Colóquio Internacional Cidadania Cultural, 2011, CAMPINA GRANDE. V Colóquio Internacional Cidadania Cultural. CAMPINA GRANDE: EDITORA EDUEPB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • GERMANO, Patrícia G. ; BEZERRA, Rosilda Alves . CONTE-ME COMO CRESCER: ABANDONO E ERRÂNCIA EM LÉONORA MIANO. In: V Colóquio Internacional Cidadania Cultural, 2011, CAMPINA GRANDE. V Colóquio Internacional Cidadania Cultural. CAMPINA GRANDE: EDITORA EDUEPB, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES SOCIAIS E SUJEITOS DESLOCADOS EM BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE. In: VI COLOQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GENERO E DE SEXUALIDADES, 2010, CAMPINA GRANDE. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. v. 1. p. 1-8.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . A DIVERSIDADE CULTURAL NA LEI 10.639/03 E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARABIRA (PB) E NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FEDERAL (RN). In: III ENCONTRO NACIONAL SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 2010, CAMPINA GRANDE. III ENLIJE. CAMPINA GRANDE: BAGAGEM, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • DANTAS, LUCIANA NEUMA SILVA MUNIZ ; BEZERRA, Rosilda Alves . A IDENTIDADE MOÇAMBICANA NA POESIA DE NOÉMIA DE SOUSA. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS, 2010, MARINGÁ, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. MARINGÁ, PR: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONSCIENCIA NEGRA E RESISTÊNCIA NA POESIA AFROBRASILEIRA: LUIZ GAMA E SOLANO TRINDADE. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 1-11.

  • FERREIRA, LUIZ PAULO DE CARVALHO ; BEZERRA, Rosilda Alves . AMANHECER ESMERALDA: CONFLITOS E VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA. In: III SEMINARIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRAS E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 44-53.

  • FERREIRA, LUIZ PAULO DE CARVALHO ; BEZERRA, Rosilda Alves . CULTURAS À MOSTRA: A LEI 11.645/08 E SUAS POSSIBILIDADES. In: III SEMINARIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRA E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 54-60.

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . HUMANIDADE E TRAVESSIA: MITO LITERÁRIO E MITO RELIGIOSO NA NARRSTIVA O OUTRO PE DA SEREIA DE MIA COUTO. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRA E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 61-74.

  • PORPINO, MARILIA SILVA ANIZIO ; BEZERRA, Rosilda Alves . HUMOR E IRONIA EM O TESTAMENTO DO SR NAPUMOCENO. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS EM HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRAS E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 74-83.

  • SARAIVA, MARILIA MAIA ; BEZERRA, Rosilda Alves . REALIDADE, FICÇÃO E IDENTIDADE EM A GLORIOSA FAMILIA: O TEMPO DOS FLAMENGOS, DE PEPETELA. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS DE ISTORIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 75-83.

  • SANTOS, Severina Faustino dos ; BEZERRA, Rosilda Alves . RITMO, CHEIRO E SENSUALIDADE: O ESTEREÓTIPO DA MULATA NA POESIA DE BRUNO DE MENEZES. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRAS E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPNA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 145-151.

  • PEREIRA, ALDANEIDE SILVA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A BUSCA IDENTITÁRIA DE UMA NAÇÃO: UMA LEITURA DA ULTIMA TRAGEDIA, DE ABDULAI SILA. In: III SEMINARIO DE ESTUDOS DE HISTORIA E CULTURAS AFROBRASILEIRAS E INDIGENAS, 2010, CAMPINA GRANDE. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2010. p. 152-159.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . AMBIVALÊNCIA E RELAÇÃO DE IDENTIDADES ENTRE COLONIZADO E COLONIZADOR EM "A ULTIMA TRAGÉDIA" DE ABDULAI SILA. In: COLÓUIO INTERNACIONAL CIDADANIA CULTURAL, 2009, CAMPINA GRANDE. ANAIS DO IV COLOQUIO INTERNACIONAL CIDADANIA CULTURAL: DIÁLOGO DAS GERAÇÕES. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2009. v. 1.

  • ALMEIDA, CARLOS PEREIRA DE ; BEZERRA, Rosilda Alves . A MULHER E O CASAMENTO COMO EXIGENCIA SOCIAL EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GENERO E SEXUALIDADE, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO IDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1. p. 1-18.

  • VIEIRA, JACKSON DINIZ ; BEZERRA, Rosilda Alves . ESTEREÓTIPOS DA MULHER NEGRA E ALUSÕES METAFÓRICAS DE NAÇÃO EM CLARA DOS ANJOS. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO IDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1. p. 1-18.

  • DANTAS, LUCIANA NEUMA SILVA MUNIZ ; BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADE, MEMÓRIA E DIÁSPORA EM ?SANGUE NEGRO?, DE NOÉMIA DE SOUSA. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO IDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1. p. 1-12.

  • SANTOS, Severina Faustino dos ; BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA IDENTIDADE E DIVERSIDADE: UMA LEITURA SOCIAL E CULTURAL DAS NARRATIVAS DE MIA COUTO. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GENERO E DE SEXUALIDADES, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO IDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1. p. 1-19.

  • SILVA, Kislana Rodrigues da ; BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA E REPRESENTAÇÕES: A CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTO O JARDINEIRO TIMÓTEO DE MONTEIRO LOBATO. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GENERO E DE SEXUALIDADE, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO INDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1. p. 1-11.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONSTRUÇÃO DO FEMININO E REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS EM "NIKETCHE UMA HISTORIA DE POLIGAMIA", DE PAULINA CHIZIANE. In: IV COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE, 2008, CAMPINA GRANDE. QUESTIONANDO IDENTIDADES E SUJEITOS NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2008. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IMAGEM DO NEGRO NA CULTURA E NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL. In: II SEMINARIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2008, CAMPINA GRANDE. 120 ANOS DE ABOLIÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Campina Grande: Eduepb, 2008. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NARRATIVA DE MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRICANA: OS OLHARES DA INFÂNCIA EM ?A CIDADE E A INFÂNCIA? DE LUANDINO VIEIRA E ?BOM DIA CAMARADAS? DE ONDJAKI. In: ABRALIC, 2008, SÃO PAULO. TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS. SÃO PAULO: ABRALIC, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . PESQUISA EM LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/2003 E A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA DIDÁTICA. In: FORUM ACADÊMICO DE LETRAS, 2007, PAU DOS FERROS. ANAIS DO XVIII FALE. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2007. v. 1. p. 439-449.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO BRASIL DA BELLE EPOQUE: O NEGRO E O IMIGRANTE EM GRAÇA ARANHA, COELHO NETO E LIMA BARRETO. In: DIVERSIDADE CULTURAL LINGUAGENS E IDENTIDADES, 2007, CAMPINA GRANDE. II CIDADANIA CULTURAL. RECIFE: ELÓGICA, 2007. v. 2. p. 761-773.

  • SILVA, Aldo Eronides da ; BEZERRA, Rosilda Alves . A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E A MESTIÇAGEM EM CLARA DOS ANJOS DE LIMA BARRETO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONALL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • SILVA, Kislana Rodrigues da ; BEZERRA, Rosilda Alves . O PRESIDENTE NEGRO: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO EM MONTEIRO LOBATO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • SOUSA JUNIOR, Antonio Targino ; BEZERRA, Rosilda Alves . RETRATOS DE ÁFRICA E IDENTIDADE: UMA LEITURA DE O ULTIMO VOO DO FLAMINGO DE MIA COUTRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS. In: I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTPORIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007. v. 1.

  • SANTOS, Severina Faustino dos ; BEZERRA, Rosilda Alves . A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS ESTÓRIAS DE CADA HOMEM É UMA RAÇA. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007.

  • SOBRINHO NETO, Joachins de Melo Azevedo ; BEZERRA, Rosilda Alves . LIMA BARRETO E AS EXTERIORIDADES DO INTELECTUAL NEGRO E DO NEGRO INTELECTUAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007.

  • GERMANO, Patrícia ; BEZERRA, Rosilda Alves . O SAGRADO NO CANDOMBLÉ: RITO AFRICANO COMO EXPRESSÃO DO INCONDICIONAL. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007.

  • SILVA, Aldo Eronides da ; BEZERRA, Rosilda Alves . A PENA SATÍRICA DE LUIZ GAMA: AFRICANIDADE NOS VERSOS DE TROVAS BURLESCAS. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA. MUNDIALIZAÇÃO ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 15-22.

  • AGRA, Elisabete Borges ; BEZERRA, Rosilda Alves . UMA NOVA FORMA DE NARRAR COMO REPRESENTAÇÃO DE ALTERIDADE NO CONTO OS SOBREVIVENTES DE CAIO FERNANDO ABREU. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 191-197.

  • SILVA, Janaína da ; BEZERRA, Rosilda Alves . NEGRO E SOCIEDADE: UTOPIA DE UMA LITERATURA SEM PRECONCEITOS. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 341-346.

  • SILVA, Kislana Rodrigues da ; BEZERRA, Rosilda Alves . RACISMO E MISCIGENAÇÃO: UMA VISÃO DE CANAÃ DE GRAÇA ARANHA. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 458-461.

  • MACÊDO, Lívia Marques Nascimento ; BEZERRA, Rosilda Alves . A LITERATURA COMO MISSÃO: DENÚNCIA DAS IDENTIDADES, CONFRONTOS ÉTNICOS E INCLUSÃO. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 500-504.

  • GERMANO, Patrícia ; BEZERRA, Rosilda Alves . INTERCONEXÕES PELA LITERATURA. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 788-798.

  • SOARES, Rosa Maria Marques ; BEZERRA, Rosilda Alves . O MITO DA HOMOGENIZAÇÃO DA IDENTIDADE EM O OUTRO PÉ DA SEREIA DE MIA COUTO. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUIEIMA BUCHA, 2007. p. 880-886.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A LEI 10.639/03 E O ENSINO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 896-909.

  • SANTOS, Severina Faustino dos ; BEZERRA, Rosilda Alves . HUMOR E IRONIA: CHAVE PARA FUGIR DO SOFRIMENTO. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 940-943.

  • SOUSA JUNIOR, Antonio Targino ; BEZERRA, Rosilda Alves . GLOBALIZAÇÃO, HIBRIDISMO, IDENTIDADE E DIFERENÇA EM MIA COUTO. In: IV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, GUARABIRA/PB. MUNDIALIZAÇÃO, ALTERIDADE E INCLUSÃO. MOSSORÓ/RN: QUEIMA BUCHA, 2007. p. 57-61.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . VIOLÊNCIA E IRONIA EM A GERAÇAO DE UTOPIA DE PEPETELA E O ULTIMO VOO DO FLAMINGO DE MIA COUTO. In: III CONIEC - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS, 2007, CAMPINA GRANDE. III CONIEC VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIA. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007. v. 1. p. 845-855.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira ; FONSECA, Ivonildes da Silva . AÇÕES INSTITUCIONAIS DE COMBATE AO RACISMO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. In: LA UNIVERSALIZACIÓN DE LA UNIVERSIDAD POR UN MUNDO MEJOR, 2006, HAVANA. UNIVERSIDAD 2006 MEMORIAS. HAVANA: DESOFT, 2006. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EXERCÍCIO METAFÓRICO DO EROTISMO: A MULHER METONÍMICA E A MULHER SÍNTESE EM MURILO MENDES. In: II COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES, 2006, CAMPINA GRANDE. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES: INVENTÁRIOS DIVERSIFICADOS. JOÃO PESSOA: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB. v. 1. p. 259-266.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA: A IMAGEM DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL. In: I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 2006, CAMPINA GRANDE. ENLIJE. CAMPINA GRANDE: BAGAGEM. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A IRONIA NO TRÁGICO: NATURALISMO NO FILME KIKA, DE ALMODÓVAR. In: II SEMANA DE HUMANIDADES, 2006, GUARABIRA. ESPAÇOS INTERCULTURAIS: LINGUAGEM MEMÓRIA E DIVERSIDADE DISCURSIVA. OLINDA: ELÓGICA. v. 1. p. 11-18.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL. In: I SEMANA DE HUMANIDADES, 2006, GUARABIRA. SOCIEDADE, IDENTIDADE E DIVERSIDADE. OLINDA: ELÓGICA. v. 1. p. 51-54.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . SABERES DA CULTURA AFRICANA: A MORTE COMO IRONIA EM CONTOS DE MIA COUTO. In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2006, JOÃO PESSOA. GELNE. JOÃO PESSOA: IDÉIA, 2006.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NEGAÇÃO DO AMOR E DO EROTISMO: A IRONIA CORROSIVA EM AUGUSTO DOS ANJOS. In: PESQUISA EM LINGUISTICA E LITERATURA: DESCRIÇÃO, APLICAÇÃO, ENSINO, 2006, FORTALEZA. PESQUISA EM LINGUISTICA E LITERATURA. FORTALEZA: EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2006.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O ENCONTRO DE CULTURAS: A BUSCA DE IDENTIDADE EM O OUTRO PÉ DA SEREIA, DE MIA COUTO. In: SEMINÁRIO DE LÍNGUA LITERATURA E EDUCAÇÃO, 2006, GUARABIRA. LINGUAGEM E DISCUSSÕES CULTURAIS. OLINDA: ELOGICA, 2006. v. 1. p. 222-239.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . INTERMEDIÁRIOS ENTRE O MUNDO E O INFINITO: AS MARGENS E AS MORTES EM GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS, 2006, CAMPINA GRANDE. CONIEC - FRONTEIRAS MÓVEIS. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2006. v. 1. p. 432-438.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . POR UMA CIDADANIA CULTURAL MOÇAMBICANA: A ÁFRICA PÓS-COLONIAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. In: CIDADANIA CULTURAL PELA LITERATURA, 2006, CAMPINA GRNADE. COLÓQUIO CIDADANIA CULTURAL PELA LITERATURA. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2006. p. 1-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A METÁFORA DO PECADO ORIGINAL: UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE O PARAÍSO PERDIDO, DE JOHN MILTON E A ILHA DE CIPNAGO, DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: CONIEC - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS, 2004, CAMPINA GRANDE. CONIEC - CONHECIMENTOS INTERSEMIÓTICOS: PESPECTIVA COMPARATIVA, 2004. v. 1. p. 01-10.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MOSAICO DE CULTURAS: OS HUMORES EM VOZES ANOITECIDAS, DE MIA COUTO. In: 1º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE TEORIA LITERÁRIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, 2004, Currais Novos/RN. ANAIS I. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. v. 1. p. 208-215.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A REPRESENTAÇÃO DA SEXUALIDADE SOB A PERSPECTIVA DA IRONIA E MELANCOLIA EM AUGUSTO DOS ANJOS. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2003, João Pessoa. ANAIS II ECLAE. João Pessoa: IDÉIA, 2003. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . UMA LEITURA DA IRONIA TRÁGICA NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: GELNE - VIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2000, SALVADOR. GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE, 2000. v. 1. p. 415-418.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . GUERRA, EXÍLIO E MEMÓRIA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA, DE PEPETELA. In: X CONGRESSO ALEMÃO DE LUSITANISTAS, 2013, HAMBURGO. GUERRA E MEMÓRIA NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. HAMBURGO: UNIVERSIDADE DE HAMBURGO, 2013. v. 1. p. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ?TENHO UM AMIGO QUE SÓ ÀS VEZES É PRETO?: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM HISTÓRIAS DA PRETA. In: ENLIJE, 2012, CAMPINA GRANDE. ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL. CAMPINA GRANDE: BAGAGEM, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CULTURAS IDENTITÁRIAS AFRICANAS E SEXUALIDADE EM AS MULHERES DE MEU PAI DE AGUALUZA E NIKETCHE UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA. In: IV CONIEC-CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS, 2009, CAMPINA GRANDE. CULTURA, RELIGIÕES E SEXUALIDADE NOS TEMPOS MODERNOS. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2009. p. 01-16.

  • MACÊDO, Lívia Marques Nascimento ; BEZERRA, Rosilda Alves . RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA: REFLEXÕES ANALÓGICAS SOBRE A NOSA SOCIEDADE, A ÉTICA E O PRECONCEITO ENTRE OS HOMENS. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007.

  • SILVA, Janaína da ; BEZERRA, Rosilda Alves . A (DES)CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS NEGROS E NEGRAS NO NATURALISMO BRASILEIRO. In: I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA, 2007, CAMPINA GRANDE. SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CAMPINA GRANDE: EDUEP, 2007.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . RETÓRICA DA IRONIA: REPRESENTAÇÕES DA CRUELDADE NO CONTO BRASILEIRO. In: GELNE, 2004, JOÃO PESSOA. XVIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2004. p. 415-418.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ESTILÍSTICA DA IRONIA: DISFEMISMO E TRANSPOSIÇÃO EM AUGUSTO DOS ANJOS. In: ANPOLL, 2004, MACEIÓ. XIX ENCONTRO NACIONAL FR PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGÜÍSTICA, 2004. v. 1. p. 528.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira . LITERATURA AFRICANA E HISTÓRIA DA ÁFRICA: A PERSPECTIVA NARRATIVA E HISTÓRICA EM TEXTOS DE MIA COUTO, HOWANA E PEPETELA. In: III COPENE, 2004, SÃO LUÍS. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS - COPENE, 2004.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA AFRICANA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 2004, Guarabira. I SEMANA DE HUMANIDADES DA UEPB - GUARABIRA, 2004.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A METÁFORA DO PECADO ORIGINAL: UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE A ILHA DE CIPANGO, DE AUGUSTO DOS ANJOS E PARAÍSO PERDIDO, DE JOHN MILTON. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS COMPARATIVOS, 2003, CAMPINA GRANDE. ANAIS DO CONIEC. Campina Grande: EDUEP, 2003. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A IRONIA CORROSIVA NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: GELNE, 2002, FORTALEZA. XIX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. FORTALEZA: EDUFC, 2002. v. 1.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IRONIA E MELANCOLIA EM POEMA NEGRO. In: VII CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE, 2002, João Pessoa. ANAIS CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE. João Pessoa, 2002.

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . O DRAGÃO RUMO AO INFINITO: UMA LEITURA DO UNIVERSO NARRATIVO DE MURILO RUBIÃO. In: XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE, 2000, SALVADOR. GELNE - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE, 2000. v. 1. p. 171.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . UMA LEITURA DA ALEGORIA NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2000, BRASÍLIA. 52ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - CD- ROM UNB 2000, 2000.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A DOR ESTÉTICA DA ALEG(0)RIA NO "EU" DE AUGUSTO DOS ANJOS. In: IV CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE, 1999, JOÃO PESSOA. CADERNO DE RESUMO DO CCHLA- UFPB, 1999.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A IRONIA DA DOR NO. In: X CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO, 1998, RECIFE. CIBERCULTURA E IMAGINÁRIO, 1998. v. 1. p. 25.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EROTICIDADE BARROCA NA POESIA MODERNA DE MURILO MENDES. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA, 1996, SÃO PAULO. CAOS & ORDEM UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA, 1996.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . OS EFEITOS CULTURAIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA EM ?A ÚLTIMA TRAGÉDIA? E ?O ALEGRE CANTO DA PERDIZ. Revista Babilônia , 2014.

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LETRAMENTO LITERÁRIO NAS LITERATURAS AFRICANAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . NÓS VERSUS OS OUTROS: O ATIVISMO POLÍTICO NA POÉTICA DE MANUELA MARGARIDO, NOÉMIA DE SOUSA, ODETE SEMEDO E VERA DUARTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J.DOS SANTOS ; BEZERRA, Rosilda Alves . MATERNIDADE E NEGRITUDE: A REPRESENTAÇÃO DO SER FEMININO NO CONTO MARIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Maria Aparecida N. de ; BEZERRA, Rosilda Alves . A VOLTA DE LIVROS E FOGUEIRAS: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA 'A BICICLETA QUE TINHA BIGODES', DE ONDJAKI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, M. S. . CONTOS DE MOÇAMBIQUE; LITERATURA AFRICANA INFANTO-JUVENIL E AÇOES AFIRMATIVAS NO PROFLETRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ESCRITORAS AFROPOLITAS OU SER AFRICANA DO MUNDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . História e Literatura Africana e Afro-brasileira: um diálogo com a educação a partir da lei 10.639/03. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . VERSOS E VOZES NAS LITERATURAS AFRICANAS: MULHERES, IDENTIDADES E RESISTÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MOÇAMBICANIDADE MUSICAL NA LIRICA DE LICA SEBASTIÃO E TÂNIA TOMÉ: IDENTIDADE E GÊNERO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . PERSPECTIVAS DE PESQUISAS NO LETRAMENTO LITERÁRIO DO PROFLETRAS UEPB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; LARANJEIRA, Pires . A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO E O PROCESSO IDENTITÁRIO EM 'MISTIDA' DE ABDULAI SILA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LEITURAS E TRANSVERSALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MARCAS DA VIOLÊNCIA E DO APARTHEID EM NEIGHBOURS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ATO ARTÍSTICO-LITERÁRIO: O FAZER POÉTICO DE HIRONDINA JOSHUA, TÂNIA TOMÉ E SONIA SULTUANE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MARCAS DA VIOLÊNCIA E DA OPRESSÃO DO APARTHEID EM 'NEIGHBOURS'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . DESTERRITORIALIZAÇÃO E O PROCESSO DE TRANSCULTURAÇÃO EM 'O PLANALTO E A ESTEPE'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; DUARTE, ZULEIDE . A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA 'ENTRE AS MEMÓRIAS SILENCIADAS' DE BA KA KHOSA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEGREIRO, C. A. de ; BEZERRA, Rosilda Alves . (IN)VISÍVEL CIDADE: SUBJETIVIDADE E DESTERRITORIALIDADE EM 'CIDADE DE DEUS'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O SENTIDO DO LOBOLO E A PRÁTICA DA POLIGAMIA NA FICÇÃO DE PAULINA CHIZIANE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A LEI 10.639/03 NO CONTEXTO DO ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . REFLEXÕES SOBRE A OBRA DE PAULINA CHIZIANE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . MEMÓRIAS, SILÊNCIOS E A POÉTICA DA RELAÇÃO NO VELHO SILVESTRE VITALÍCIO DE ANTES DE NASCER O MUNDO DE MIA COUTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O GRITO COMO SINTOMA: LITERATURAS AFRO-AMERICANA, AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS EM PERSPECTIVA COMPARADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . LITERATURA E IDENTIDADE: ASPECTOS DA LEI 10.639/03 NO ESTUDO DAS PRODUÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . PROFLETRAS: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . PÓS-GRADUAÇÃO NO CENTRO DE HUMANIDADES DA UEPB - DESAFIOS E PRÁTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ?A COISA À VOLTA DO TEU PESCOÇO?: A MULHER ENTRE TRADIÇÃO E A MODERNIDADE EM CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . DILEMAS HISTÓRICOS E IMAGINÁRIO CULTURAL: O OCEANO ÍNDICO EM O OUTRO PÉ DA SEREIA DE MIA COUTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . PROFLETRAS ? DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO POLO UEPB ? GUARABIRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03: UMA TRAJETÓRIA DE MUITOS CAMINHOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURAS AFRICANAS E DA DIÁSPORA: MEMÓRIA, IDENTIDADE E PÓS-COLONIALISMO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . QUESTÕES DE ENSINO EM LITERATURAS AFRICANAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . GUERRA, EXÍLIO E MEMÓRIA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA DE PEPETELA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . OS MITOS, A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: OS TRAUMAS DE GUERRA EM VENTOS DO APOCALIPSE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O ENTRE-LUGAR E OS CONFLITOS IDEOLÓGICOS NAS NARRATIVAS DE CHINUA ACHEBE E PAULINA CHIZIANE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, JOÃO BATISTA ; BEZERRA, Rosilda Alves . A INFÂNCIA E O FANTÁSTICO NOS CONTOS:A MENINA,AS AVES E O SANGUE,DE MIA COUTO,E A MENINA DE LÁ,DE JOÃO GUIMARÃES ROSA:UM ESTUDO COMPARATIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREIA, LEPÊ ; BEZERRA, Rosilda Alves . CENDRARS: IDENTIDADE SUBALTERNIZADA, TRADUÇÃO EXCLUDENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, Patrícia G. ; BEZERRA, Rosilda Alves . DE PEDRO ARCHANJO A ARCHANJO MISTURA: ÍCONES DE LIBERDADE E CONTESTAÇÃO EM JORGE AMADO E MIA COUTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, LUIZ PAULO DE CARVALHO ; BEZERRA, Rosilda Alves . O Discurso no Tempo: Uma análise comparativa da literatura africana sob a perspectiva memorialista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGRA, Elisabete Borges ; BEZERRA, Rosilda Alves . A escrita de si como dispositivo da memória: uma leitura de lixo e purpurina de CFA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . AS RELAÇÕES DESARMÔNICAS ENTRE A NATUREZA, O HOMEM E O DIVINO NA LÍRICA DE AUGUSTO DOS ANJOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONFLITOS IDENTITÁRIOS E TERRITORIALIDADES TRANSITÓRIAS ENTRE BRITÂNICOS E AFRICANOS NOS ROMANCES DE CHINUA ACHEBE E MEJA MWANGI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . ENSINO DE LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A LEI 10.639/03 E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, G. P. ; BEZERRA, Rosilda Alves . A SIMBOLOGIA AFRICANA DA TERRA, DA MEMÓRIA E DO FEMININO EM POEMAS DE ANA PAULA TAVARES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NIKETCHE, BALADA DE AMOR AO VENTO E EVA: A RECEPÇÃO DA POLIGAMIA EM ROMANCES AFRICANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONFLITOS IDENTITÁRIOS E TERRITORIALIDADES TRANSITÓRIAS ENTRE BRITÂNICOS E AFRICANOS NOS ROMANCES DE CHINUA ACHEBE E MEJA MWANGI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O ENSINO DAS LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . OS JOVENS DE BOM DIA CAMARADAS E SUAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA ANGOLANA DOS ANOS 80. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA EM ?A ÚLTIMA TRAGÉDIA?, DE ABDULAI SILÁ, ?AS MULHERES DE MEU PAI? E ?O VENDEDOR DE PASSADOS?, DE AGUALUSA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO FEMININO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES SOCIAIS E SUJEITOS DESLOCADOS EM BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONSCIENCIA NEGRA E RESISTENCIA NA POESIA AFROBRASILEIRA: LUIZ GAMA E SOLANO TRINDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . A DIVERSIDADE CULTURAL NA LEI 10.639/03 E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS PUBLICAS DE GUARABIRA (PB) E NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FEDERAL (RN). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . DIVERSIDADE CULTURAL NA LEI 10639/03 E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS PUBLICAS DE GUARABIRA (PB) E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IFRN). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . IDENTIDADES SOCIAIS E SUJEITOS DESLOCADOS EM BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONSCIENCIA NEGRA E RESISTENCIA NA POESIA AFROBRASILEIRA: LUIZ GAMA E SOLANO TRINDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . CONFERENCIA LUPOR III - TEORIAS ITINERANTES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . LUGAR E IDENTIDADES MÓVEIS: OS INTERCÂMBIOS CULTURAIS EM ?AS MULHERES DE MEU PAI?, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . POLÍTICAS DE APLICABILIDADE DA LEI 11.645/08: OS DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NARRATIVA DE MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRICANA: OS OLHARES DA INFÂNCIA EM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A CULTURA ALHEIA: ALTERIDADE E DISCURSO EM FILMES DE ABBAS KIAROSTAMI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . VIOLÊNCIA E IRONIA EM A GERAÇÃO DA UROPIA DE PEPETELA E O ULTIMO VOO DO FLAMINGO DE MIA COUTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA: A IMAGEM DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EXERCÍCIO METAFÓRICO DO EROTISMO: A MULHER METONÍMICA E A MELHOR SÍNTESE EM MURILO MENDES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; CHAGAS, Waldeci Ferreira ; FONSECA, Ivonildes da Silva . AÇÕES INSTITUCIONAIS DE COMABATE AO RACISMO NA UEPB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . O ENCONTRO DE CULTURAS: A BUSCA DE IDENTIDADE EM O OUTRO PÉ DA SEREIA, DE MIA COUTO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . SABERES DA CULTURA AFRICANA: A MORTE COMO IRONIA EM CONTOS DE MIA COUTO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . POR UMA CIDADANIA CULTURAL MOÇAMBICANA: A ÀFRICA PÓS-COLINIAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A IRONIA NO TRÁGICO: NATURALISMO NO FILME KIKA, DE ALMODÓVAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves ; NEGREIRO, C. A. de . LITERATURA E INCLUSÃO SOCIAL: A LEI 10.639/03 E O ENSINO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . INTERMEDIÁRIOS ENTRE O MUNDO E O INFINITO: AS MARGENS E AS MORTES EM GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . MOSAICO DE CULTURAS: OS HUMORES EM VOZES ANOITECIDAS, DE MIA COUTO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . RETÓRICA DA IRONIA: REPRESENTAÇÕES DA CRUELDADE NO CONTO BRASILEIRO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . A METÁFORA DO PECADO ORIGINAL: UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE O PARAÍSO PERDIDO, DE MILTON E AILHA DE CIPANGO, DE AUGUSTO DOS ANJOS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . NEGAÇÃO DO AMOR E DO EROTISMO: A IRONIA CORROSIVA EM AUGUSTO DOS ANOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . Inocência Mata - POLIFONIAS INSULARES: CULTURA E LITERATURA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (2010). COIMBRA - PORTUGAL: CENTRO DE LITERATURA PORTUGUESA - UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2015 (RESENHA CRÍTICA).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . Laura Cavalcante Padilha (Org.) BORDEJANDO A MARGEM: POESIA ESCRITA POR MULHERES (UMA RECOLHA DO JORNAL DE ANGOLA 1954-1961) (2007). COIMBRA - PORTUGAL: CENTRO DE LITERATURA PORTUGUESA - UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2015 (RESENHA CRÍTICA).

  • BEZERRA, Rosilda Alves . Christina Ramalho, A CABEÇA CALVA DE DEUS, DE CORSINO FORTES: O EPOS DE UMA NAÇÃO SOLAR NO COSMOS DA ÉPICA UNIVERSAL (2015). COIMBRA - PORTUGAL: CENTRO DE LITERATURA PORTUGUESA - UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2015 (RESENHA CRÍTICA).

  • LIEBIG, Sueli Meira ; BEZERRA, Rosilda Alves . RAÇA, MITO E RESISTÊNCIA. JOÃO PESSOA, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, Maria Suely da ; JUSTINO, LUCIANO B. . GRIOTS: LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves . III - AFROLIC - Congresso Internacional da Associação de Professores de Literaturas Africanas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, Maria Suely da . LETRAMENTO LITERÁRIO NAS LITERATURAS AFRICANAS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LIMA, TÂNIA ; FREITAS, S.R.F. . LITERATURAS AFRICANS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; SECCO, C. L. T. ; FREITAS, S.R.F. ; LIMA, TÂNIA . AFROLIC E OS ESTUDOS DE LITERATURAS AFRICANAS NO BRASIL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LIMA, TÂNIA ; FREITAS, S.R.F. ; SECCO, C. L. T. . AFROLIC E OS ESTUDOS DE LITERATURAS AFRICANAS NO BRASIL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, M. S. ; FREITAS, S.R.F. . ESTRATÉGIAS E REPRESENTAÇÕES DO PODER FEMININO NAS LITERATURAS AFRICANAS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; LARANJEIRA, Pires ; FELIPE, D. ; CHAMPAGNAT, P. . PAULINA CHIZIANE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; RAMALHO, C.B. ; LARANJEIRA, Pires . CORSINO FORTES: ÉPICA ÉTICA, POVO E MINÚCIA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NÓBREGA, G. M. ; LIEBIG, Sueli Meira ; COSTA, Maria Suely da ; BEZERRA, Rosilda Alves . AS RELAÇÕES DESARMÔNICAS ENTRE A NATUREZA, O HOMEM E O DIVINO NA LÍRICA DE AUGUSTO DOS ANJOS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, TÂNIA ; SILVA, MARLUCE P. DA ; OLIVEIRA, MARIA A. DE J. ; BEZERRA, Rosilda Alves . ENSINO DE LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZERRA, Rosilda Alves ; JUSTINO, LUCIANO B. . OS JOVENS DE BOM DIA CAMARADAS E SUAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA ANGOLANA DOS ANOS 80. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, S.R.F. ; LIMA, TÂNIA ; BEZERRA, Rosilda Alves . III Congresso Internacional AFROLIC - Associação de Professores de Literatura Africana. 2019. (CONGRESSO INTERNACIONAL).

LIMA, TÂNIA ; BEZERRA, Rosilda Alves . IV Griots | Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas. 2018. (CONGRESSO INTERNACIONAL).

BEZERRA, Rosilda Alves ; SOUZA, E. F. ; LIMA, TÂNIA . V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DA UESPI. 2017. (CONGRESSO INTERNACIONAL).

BEZERRA, Rosilda Alves ; ARAUJO, G. P. . TERRITÓRIOS LITERÁRIOS DA LUSOFONIA: IDENTIDADES CULTURAIS EM ROMANCES DE AGUALUSA. 2013. (Relatório de pesquisa).

BEZERRA, Rosilda Alves ; COSTA, D. R. ; GOMES, P. F. . A LITERATURA AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. (Relatório de pesquisa).

BEZERRA, Rosilda Alves ; FERNANDES, F. S. . LITERATURA AFRO-BRASLEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2011. (Relatório de pesquisa).

BEZERRA, Rosilda Alves . O ENSINO DE LITERATURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BEZERRA, Rosilda Alves ; SANTOS, L. T. ; FERREIRA, LUIZ PAULO DE CARVALHO ; HIPÓLITO, P. . A LEI 11.645/08 E A INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010. (Relatório de pesquisa).

BEZERRA, Rosilda Alves . HISTÓRIA DO COTIDIANO BRASIL SÉCULO XX. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BEZERRA, Rosilda Alves . LITERATURA BRASILEIRA: O NEGRO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BEZERRA, Rosilda Alves . HISTÓRIA, LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BEZERRA, Rosilda Alves . A IRONIA INFAUSTA NO "EU' DE AUGUSTO DOS ANJOS. 1999 (I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO & I ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA UFPB) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    TEXTOS AFRICANOS NO ENSINO DE LITERATURA: Autores e obras de São Tomé e Príncipe, Descrição: No Brasil, a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituídos pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira nos currículos escolares da educação básica à universidade. A institucionalização dessa Lei Federal, à medida que concretizou a reivindicação dos grupos do movimento negro, impôs um desafio aos professores, principalmente os de história, literatura e artes, visto que estas áreas do conhecimento são as diretamente contempladas com seu conteúdo. O cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, consequentemente, pelos educadores, trata-se de uma proposição que exige a reflexão e a sua aplicabilidade da educação básica à universidade. A proposta dessa pesquisa visa a investigar obras de autores e autoras das literaturas africanas de Língua Portuguesa (Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique), que são apresentados superficialmente nos livros didáticos do Brasil, com a finalidade de percorrer o universo literário dos cinco países africanos, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desses territórios. A implementação dessa Lei corresponde a uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil, as quais são produzidas e reproduzidas predominantemente na/pela escola. Conforme a Lei 11.645/08, o currículo deve estar aberto à pluralidade e às contribuições das diferentes culturas e etnias, especialmente das matrizes indígena, africanas e europeias. Inserido nesse contexto, o projeto permitirá destacar um dos caminhos possíveis à efetivação da referida lei no cotidiano escolar, selecionando autores e obras das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, com a inclusão de apresentações e comentários dos textos nos livros didáticos. Este projeto tem como finalidade uma apresentação genérica das cinco Literaturas Africanas escritas em Português (Angolana, Cabo-Verdiana, Guineense, Moçambicana e Santomense), a ser iniciada pela produção de Angola. Nos projetos anteriores avançamos para as produções literárias de Angola e Moçambique. Para essa nova fase da pesquisa, depois de uma contextualização introdutória, serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as percorrem de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico da poesia produzida em São Tomé e Príncipe, destacando suas principais representantes, autoras e textos poéticos considerados mais relevantes. Por razões metodológicas, estas literaturas serão focalizadas nos temas e questões literárias mais recentes, sem deixar de apresentar as pioneiras na poesia santomense. A presente pesquisa tem caráter explicativo e interpretativo e se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem o método indutivo (LAKATOS, 1991). Para a sua realização se faz necessário, inicialmente, uma pesquisa de caráter exploratório bibliográfico, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito às literaturas africanas de língua portuguesa e ao ensino de literatura. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas de Língua Portuguesa: Laranjeira (1992; 1995a; 1995b), Hamilton (1981; 1983), Ferreira (1986; 1989; 1990), Leite (1998; 2003), Mata (2002); e nas relações entre Literatura e ensino: Colomer (2003) e Cosson (2007), entre outros. Assim, conhecer aspectos essenciais da cultura africana, e adquirir conhecimentos básicos sobre as produções literárias na pós-independência e no surgimento de novos cânones, auxiliará o leitor a compreender o relativo compromisso social e político das literaturas africa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / LERIVALDO DA CUNHA FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2018 - 2019

    LITERATURA AFRICANA INFANTOJUVENIL NA LEI 10.639/03: Leituras do Texto Literário, Descrição: A partir do projeto de pesquisa sobre as Literaturas Africanas infantojuvenil na lei 10.639/03, tem o objetivo de apresentar as produções literárias publicadas pela Editora Kapulana no Brasil, especificamente a partir de 2015, da série ?Contos de Moçambique?, criada por meio de um projeto de colaboração entre a ?Escola Portuguesa de Moçambique? e a ?Fundació Contes pel Món?, de Barcelona, Espanha. A série é composta por dez volumes de contos da tradição oral de Moçambique, sendo que para essa pesquisa serão utilizados cinco livros. São histórias recontadas por escritores moçambicanos e ilustradas por artistas do mesmo país. Os referidos livros não são conhecidos do público-leitor e também não aparecem nos livros didáticos do Brasil. A série abarca o universo literário de Moçambique, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desse país. Com esse projeto pretende-se apresentar as obras dos autores moçambicanos da produção infantojuvenil na contemporaneidade, assim como possibilitar as discussões em torno das disparidades raciais, questões sociais e problematização acerca de estereótipos que somente apresentam uma única história a respeito desse tipo de publicação. A relevância de poder destacar a literatura infantil e juvenil em Moçambique, também ocorre pela necessidade de assumir um imprescindível dever de tentar inibir o racismo e os estereótipos sobre o Continente Africano. Nesse sentido, a leitura do texto literário moçambicano representa nesse âmbito uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil e África. O projeto permitirá percorrer um dos caminhos possíveis à efetivação da referida lei, selecionando autores e obras das Literaturas Africanas Infantojuvenil, com a inclusão de apresentações de leituras analíticas dos textos literários. Após uma contextualização introdutória, serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as norteiam de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico de cada uma delas e destacando-se certos autores e textos, considerados mais relevantes. Por razões metodológicas, esta literatura africana infantojuvenil focalizará temas e questões literárias mais recentes. A presente pesquisa tem caráter explicativo e interpretativo e se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem o método indutivo (LAKATOS, 1991). Para a sua realização se faz necessária uma pesquisa de sondagem bibliográfica, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito aos estudos literários em questão. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas infanto-juvenis: Coelho (2010), Zilberman (1982), Oliveira (2009; 2010; 2014; 2016), Gregorin Filho (2014), Secco (2007), khède (1990), Ribeiro (1999), entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / LAÍS PEREIRA SANTIAGO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    LEITURAS DO TEXTO LITERÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: investiga a aplicação e o cumprimento da lei 10.639/03 em relação à obrigatoriedade da inclusão do eixo temático relativo à literatura afro-brasileira nas salas de aula, conforme defendem os documentos oficiais da educação básica, cujos conteúdos são referentes à Cultura Afro-Brasileira ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil, desde as séries iniciais. A implantação da lei na educação nacional criou a relevante necessidade de produção de material didático específico, adaptado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira. Criar condições para o desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade é uma das responsabilidades das escolas durante toda a Educação Básica. Dessa forma, para o aluno aprender a valorizar o diferente, é necessário trabalhar a questão cotidianamente e não apenas em datas comemorativas. Nesse contexto, a proposta da pesquisa é estudar o texto literário, seja a partir da literatura infanto-juvenil, africana ou afro-brasileira, conhecendo as diferentes manifestações das relações entre religião, filosofia e vivência cultural, que estão inseridas nos diversos textos poéticos ou narrativos. Considerando esse tema e a perspectiva da lei federal busca-se analisar na literatura afro-brasileira, especificamente os textos literários de escritores/as da literatura infanto-juvenil, afro-brasileira e africana, especificamente publicações a partir do ano de 2003, com a publicação da lei, as narrativas possuem uma qualidade literária e trazem ilustrações que servem como espelhos para a construção da identidade afirmativa das crianças. Objetiva-se com esse projeto poder ampliar o acesso e contribuir para o aprimoramento de práticas e valores, que respeitem, reconheçam adequadamente e privilegiem a diversidade de experiências étnico-raciais nos sistemas de ensino. Para efetivação do projeto de pesquisa o campo de estudo incluem as análises de textos literários, no que diz respeito à representação da cultura negra no cumprimento da lei 10.639/03, e da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais. As análises literárias, observações e intervenções e, consequentemente, a exposição de conhecimentos referentes às narrativas literárias afro-brasileiras e infanto-juvenil constituem em elementos imprescindíveis para tratar a diversidade étnico-racial como um valor que deve estar presente no processo de ensino aprendizagem. Diante desse tema, busca-se destacar determinadas teorias e discursos relacionados à História, Cultura e Literatura africana e afro-brasileira, investigando sobre as questões étnico-raciais, literárias e culturais, a forma mais eficaz de aplicabilidade da Lei 10.639/03 nos currículos escolares da Educação Básica. Palavras-Chave: Literatura Afro-brasileira. Literatura Infanto-Juvenil. Lei 10.639/03. Literatura e ensino. Texto literário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2011 - Atual

    LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A LEI 10.639/03, Descrição: O presente projeto de pesquisa é sobre a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, sancionada pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e incluiu a obrigatoriedade do ensino de Cultura Afro-Brasileira em todos os currículos escolares. Este advento criou a relevante necessidade de produção de material didático específico, adaptado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira. Diante disso, a institucionalização da Lei 10.639/2003, à medida que concretizou a reivindicação dos grupos do movimento negro, impôs um desafio aos professores, principalmente os de história, literatura e artes, visto que estas áreas do conhecimento são as diretamente contempladas com o conteúdo da lei.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / Maria Suely da Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 6

  • 2010 - 2014

    ALTERIDADE, IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE NA LITERATURA AFRICANA CONTEMPORÂNEA, Descrição: O trabalho de pesquisa que aqui propomos visa a investigar como se processa a construção de identidades ao longo das obras dos autores da literatura africana contemporânea. Em Moçambique destacam-se os autores: Ungulani Ba Ka Khosa, João Paulo Borges Coelho, Suleiman Cassamo, Paulina Chiziane, Luis Carlos Patraquim, Eduardo White, Nelson Saúte, além de Mia Couto. Da literatura angolana, Luandino Vieira, Arlindo Barbeitos, Pepetela, Manuel Rui, Boaventura Cardoso, José Eduardo Agualusa e Ana Paula Tavares escrevem sobre a diversidade e pluralidade da cultura angolana. Ondjaki surge como um dos mais jovens escritores de Angola. Da Guiné-Bissau autores como Abdulai Sila e Odete Semedo despontam com textos que tratam da cultura de seu país; de São Tomé e Príncipe, Conceição Lima e Olinda Beja. Da literatura cabo-verdiana, os escritores contemporâneos de escrita relevante são Corsino Fortes, Filinto Elísio, Armenio Vieira e Germano de Almeida. Estes são alguns dos autores que produzem literatura contemporânea nos países africanos de língua portuguesa. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar como se constitui essa identidade que converge para dois sub-aspectos: as subjetividades e as territorialidades, as relações entre literatura e política, e todo o processo de formação e implicação desses fatores na construção das ?identidades? (moçambicanidade, angolanidade...), que ainda estão em curso, inconclusas, em aberto, marcadas nas obras literárias desses autores. O referencial teórico da pesquisa conta com estudos de críticos literários, sociólogos, historiadores e filósofos africanos, como Arlindo Barbeitos, Ruy Duarte de Carvalho, José Luís Cabaço, V. Y. Mudimbe, Kwame Anthony Appiah, Achille Mbembe, Patrick Chabal, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Outra., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Literaturas afro-brasileira e africanas de língua portuguesa sob a Lei 10.639/03, Descrição: O presente projeto de pesquisa é sobre a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, sancionada pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e incluiu a obrigatoriedade do ensino de Cultura Afro-Brasileira em todos os currículos escolares. Este advento criou a relevante necessidade de produção de material didático específico, adaptado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira. Diante disso, a institucionalização da Lei 10.639/2003, à medida que concretizou a reivindicação dos grupos do movimento negro, impôs um desafio aos professores, principalmente os de história, literatura e artes, visto que estas áreas do conhecimento são as diretamente contempladas com o conteúdo da lei.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / Maria Suely da Costa - Integrante.

  • 2009 - 2011

    A LEI 11.645/08 E OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: O presente projeto de pesquisa é sobre a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituídos pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira e Indígena no ensino básico. Diante disso, a institucionalização da Lei 11.645/08, à medida que concretizou a reivindicação dos grupos do movimento negro e indígena, impôs a um desafio aos professores, principalmente os de história, literatura e artes, visto que estas áreas do conhecimento são as diretamente contempladas com o conteúdo da lei. O cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores não é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposição que exige a reflexão e a sua aplicação na educação básica. Nesse sentido, a proposta da pesquisa é avaliar de que forma o conteúdo programático está sendo aplicado e utilizado em sala de aula, uma vez que inclui aspectos da história e da cultura, como formadores da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos. Os conteúdos explorados nesta Lei abrangem os estudos da história da África e dos africanos, a organização e luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, além da cultura negra e indígena brasileira. Outro aspecto relevante é discutir o papel da universidade na formação dos professores, uma vez que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito do currículo escolar, pelos profissionais das áreas de educação artística, literatura e história. Dessa forma, cabe aos professores discutirem o processo histórico que levou a configuração sócio-cultural a que está a cultura afro-brasileira e indígena. A escola é por excelência esse espaço onde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / Maria Suely da Costa - Integrante / Waldeci Ferreira Chagas - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    A LEI 11.645/08 E OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: O presente projeto de pesquisa é sobre a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituídos pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira e Indígena no ensino básico. Diante disso, a institucionalização da Lei 11.645/08, à medida que concretizou a reivindicação dos grupos do movimento negro e indígena, impôs a um desafio aos professores, principalmente os de história, literatura e artes, visto que estas áreas do conhecimento são as diretamente contempladas com o conteúdo da lei. O cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores não é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposição que exige a reflexão e a sua aplicação na educação básica. Nesse sentido, a proposta da pesquisa é avaliar de que forma o conteúdo programático está sendo aplicado e utilizado em sala de aula, uma vez que inclui aspectos da história e da cultura, como formadores da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos. Os conteúdos explorados nesta Lei abrangem os estudos da história da África e dos africanos, a organização e luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, além da cultura negra e indígena brasileira. Outro aspecto relevante é discutir o papel da universidade na formação dos professores, uma vez que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito do currículo escolar, pelos profissionais das áreas de educação artística, literatura e história. Dessa forma, cabe aos professores discutirem o processo histórico que levou a configuração sócio-cultural a que está a cultura afro-brasileira e indígena. A escola é por excelência esse espaço onde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / Maria Suely da Costa - Integrante / Waldeci Ferreira Chagas - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    IDENTIDADE E DIFERENÇAS: A representação do negro no Pré-Modernismo, Descrição: A constante pesquisa acerca de perspectivas para o estudo da literatura de temática na representação e identidade do negro no Pré-Modernismo é o objetivo dessa pesquisa que destaca dois autores, Lima Barreto e Coelho Neto. Desde o início do século XX, ocorre uma questão discursiva em torno do conceito de identidade. Esta é uma continuação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores anteriores, englobando o Romantismo e o Naturalismo/Realismo. Sabe-se que a personagem do negro, até então codificado na literatura, é sempre colocado como vítima de um processo meramente histórico, escravagista, que até hoje provoca um olhar descentrado, perpetuações hierárquicas e naturalizações da exclusão. Daí então surge um purismo estético que define padrões sociais ideológicos. Como se pode explicar esse paradoxal fenômeno, principalmente no contexto histórico o qual ambos situavam-se? Segundo Hall (2000, p. 103), este aspecto efetua-se em uma ?completa desconstrução das perspectivas identitárias em uma variedade de áreas disciplinares, todas as quais, de uma forma ou de outra, criticam a idéia de uma identidade integral, originária e unificada?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / Kislana Rodrigues Ramos da Silva - Integrante / LIVIA AMANDA MARQUES NASCIMENTO MACÊDO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO EM ?VOZES ANOITECIDAS? E ?CADA HOMEM É UMA RAÇA? DE MIA COUTO, Descrição: o estudo que estamos desenvolvendo, propõe responder a seguinte pergunta: como Mia Couto reelabora a noção da identidade e de sujeito, tendo em vista o contexto dos sistemas de significações e de representações culturais construtores de práticas discursivas? O corpus relacionado para a pesquisa é composto por dois livros de contos: Vozes Anoitecidas (1987) e Cada Homem é uma Raça (1990). O objetivo da nossa pesquisa é analisar os contos selecionados, o processo de construção de identidade estabelecida entre eles, reconhecendo os vários processos de criação humorística, baseados na inventividade, realismo e humor, e aspecto da ironia, como forma de dissimular o sofrimento humano, percebendo a multiplicidade cultural, compreendendo a cultura enquanto conjunto de sistemas simbólicos (valores, hábitos de relação e interação, crenças, entre outros). A metodologia é de natureza bibliográfica, baseada nos pressupostos teóricos da teoria literária, da antropologia e dos Estudos Culturais. Após a leitura dos corpus da pesquisa mapeamos os contos que fazem alusão à multiplicidade cultural, nos escolhidos os sistemas simbólicos são mais visíveis. Selecionamos e fixamos a base teórica que norteou a pesquisa, depois fizemos uma análise interdisciplinar dos textos, destacando o contexto dos sistemas de significações e de representações culturais construtores de práticas discursivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / SEVERINA FAUSTINO DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2006

    A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ROMANTISMO BRASILEIRO, Descrição: O presente trabalho monográfico tem como problema a análise da representação do negro na literatura brasileira, especificamente no contexto do Romantismo, com o tema social. A natureza do trabalho é a interpretação ou a procura de explicações para os procedimentos de autores românticos sobre as suas visões em relação ao ?ser? negro, tendo como traço permanente a visão do negro no transcorrer da poesia ?Navio Negreiro?, ou ?Tragédia no Mar?, de Castro Alves, e na obra de Luís Gama Trovas Burlescas, em especial no poema ?Quem Sou Eu??, ou ?Bodarrada?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / ALDO ERONIDES DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    A (DES)CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NO REALISMO/NATURALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA, Descrição: O presente estudo aborda a des(construção) da imagem dos negros e negras na literatura naturalista produzida no Brasil, entre elas A carne, de Júlio Ribeiro e Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha. Objetivamos compreender de que forma ocorre a aparição do negro na literatura do país neste período, conforme Rabassa (1965), em O negro na ficção brasileira, e se as personagens elaboradas sobre o negro são destacadas a partir da visão biológica, enveredada por uma visão patológica, conforme Sayers (1983). Outro aspecto a ser destacado é de que forma os estereótipos sobre o negro influenciaram na literatura afro-brasileira a construção de identidade e diferenças, termos inseparáveis de natureza social e cultural. Nessa perspectiva o suporte teórico utilizado enveredam a partir dos estudos sobre a questão de identidade, cultura e Negritude desenvolvidos por Hall (2003), Bhabha (2003) e Munanga (1986).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Alves Bezerra - Coordenador / JANAINA DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Campus III, Campus III. , Rodovia PB, 075, Km 1, Areia Branca, 58200000 - Guarabira, PB - Brasil, Telefone: (83) 32714080, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora do Departamento de Letras e Educação, ministrando as seguintes disciplinas: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Popular e Literatura Africana de Expressão Portuguesa.

    Atividades

    • 02/2014

      Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literaturas de Língua Portuguesa, Tópicos Especiais em Literatura

    • 01/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2007

      Ensino, LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    • 06/2007

      Direção e administração, Centro de Humanidades, Campus III, DEPARTAMENTO DE LETRAS E EDUCAÇÃO.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/2007 - 01/2008

      Ensino, LITERATURA E CULTURA NO AMAZONAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LITERATURA E IMAGEM, LITERATURA PORTUGUESA, TEORIA LITERÁRIA

    • 06/2005 - 06/2007

      Direção e administração, Centro de Humanidades, Campus III, DEPARTAMENTO DE LETRAS E EDUCAÇÃO.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Literatura e Interculturalidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMIÓTICA DA CULTURA

    • 09/2003 - 10/2004

      Ensino, História e Cotidiano, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Música Popular Brasileira

    • 07/2003 - 08/2003

      Ensino, Língua e Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O negro na Literatura Brasileira