Rafaela Noleto dos Santos
Fisioterapeuta (2010), especialista em Fisioterapia Esportiva (2017) e mestre em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (2019) pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Pilates pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e especialista em Gestão, Pessoas e Inovação pela Escola de Governo do Estado de Goiás (2023). Atualmente é Fisioterapeuta do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT Central) da Secretaria de Estado da Saúde desde 2023, instrutora de Pilates do Studio Lucas Jubé desde 2020 e professora de Pós-Graduações.Tem experiência na área de Gestão, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UTI neonatal e pediátrica, Pilates, Fisioterapia Esportiva, Desenvolvimento Infantil e Dança. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Saúde e Ciência. É parecerista do CEP-HEMU. Em 2018 recebeu o Título de Fisioterapeuta do ano, na categoria Fisioterapia em Terapia Intensiva, pelo III Prêmio Goiano de Fisioterapia.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
2017 - 2019
Universidade Estadual de Goiás
Título: Repercussões da Prática do Ballet Clássico no Crescimento e Desenvolvimento na Infância e Adolescência
, Ano de Obtenção: 2019.Cibelle Kayenne Martins R. Formiga.Coorientador: Adriano Jabur Bittar. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
Especialização em andamento em Especialização em Gestão, Pessoas e Inovação
2022 - Atual
Especialização em Fisioterapia Esportiva
2016 - 2017
Universidade Estadual de Goiás
Título: AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER® NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA DE GOIÂNIA
Orientador: Adriano Jabur Bittar
Especialização em Pilates
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: OS EFEITOS DO PILATES NO TREINAMENTO E NA PREPARAÇÃO CORPORAL DE BAILARINAS
Orientador: Adriano Jabur Bittar
Formação complementar
2018 - 2018
CURSO INTERNACIONAL GENERAL MOVEMENT ASSESSMENT - GMA. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, ABRAFIN, Brasil.
2018 - 2018
One Day with Kyria Sabin. (Carga horária: 3h). , Fletcher Pilates, -, Estados Unidos.
2018 - 2018
A Workshop with Kyria Sabin Waugaman. (Carga horária: 3h). , Fletcher Pilates, FLETCHER PILATES, Estados Unidos., FLETCHER PILATES, Estados Unidos.
2018 - 2018
Minicurso Currículo Lattes. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2016 - 2016
ADVANCED INTENSIVE COURSE. (Carga horária: 30h). , Fletcher Pilates, FLETCHER PILATES, Estados Unidos.
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação Internacional em Fletcher Pilates. (Carga horária: 600h). , Fletcher Pilates, FLETCHER PILATES, Estados Unidos.
2014 - 2014
Curso de Sensibilização de assistência Humanizada ao recém-nascido de baixo. (Carga horária: 40h). , Sinstema Único de Saúde, SUS, Brasil.
2012 - 2012
Terapia Manual Aplicada à Coluna Vertebral. (Carga horária: 20h). , Mundo Fisio, -, Brasil.
2012 - 2012
Intensive Program. (Carga horária: 30h). , Fletcher Pilates, -, Estados Unidos.
2009 - 2010
Membro integrante da liga de queimaduras. (Carga horária: 152h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2008 - 2009
Membro integrante da Liga de Marcha. (Carga horária: 108h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2007 - 2007
I Curso Introdutório da Liga de Marcha.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2007 - 2007
Terapias Manuais. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao Método Pilates. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
1997 - 2002
CURSO COMPLETO DE INGLÊS. (Carga horária: 500h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Pilates.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Unidade de Terapia Intensiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA ESPORTIVA.
Organização de eventos
SANTOS, R. N. . I Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde. 2017. (Congresso).
SANTOS, R. N. . II Curso Introdutório da Liga de Marcha. 2008. (Outro).
SANTOS, R. N. . 7ª Mini Maratona. 2007. (Outro).
Participação em eventos
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL. 2018. (Simpósio).
Prática baseada em evidências na Fisioterapia Pediátrica. 2018. (Oficina).
Seminário Procurando o Eixo. 2018. (Seminário).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL e I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAFIN. 2018. (Congresso).
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Congresso).
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Congresso).
Avaliação, Diagnóstico e Tratamento das Disfunções de Movimento aplicada ao Quadril e a Lombar. 2017. (Oficina).
I Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde. 2017. (Congresso).
I Encontro Goiano de doenças raras. 2017. (Encontro).
I SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA APLICADA À CORRIDA-TRIATHLON-CICLISMO. 2017. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro e VI Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. 2017. (Congresso).
23º CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA. 2016. (Congresso).
BIOFEEDBACK E LABORATÓRIO TRIDIMENSIONAL DE ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO. 2016. (Oficina).
BIOMECÂNICA NO ESPORTE E NA DANÇA. 2016. (Oficina).
I CONGRESSO CENTRO OESTE DE BIOMECÂNICA. 2016. (Congresso).
I JORNADA CENTRO-OESTE DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA. 2016. (Outra).
THE POTENCIALS AND CHALLENGES OF RESEARCH IN DANCE MEDICINE AND SCIENCE: BUILDING INNOVATIVE COLLABORANTIONS BETWEEN UNITED KINGDOM AND BRAZIL. 2016. (Seminário).
PILATES LEADER PROGRAMME. 2015. (Congresso).
PILATES LEADER PROGRAMME. 2014. (Congresso).
4ª CONFERÊNCIA SUL AMERICANA PHYSIO PILATES - POLESTAR. 2012. (Congresso).
VI CONGRESSO GOIANO DE FISIOTERAPIA. 2010. (Congresso).
VIII ELA - ENCONTRO DAS LIGAS ACADÊMICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFG. 2009. (Encontro).
VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV JORNADA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇ. 2009. (Seminário).
IV Congresso Goiano de Fisioterapia.. 2008. (Congresso).
VII ENCONTRO DAS LIGAS ACADEMICAS DAS FACULDADES DE MEDICINA DA UFG E VI AÇÃO INTEGRADA DOS ACADEMICOS DA AREA DE SAUDE.Liga de Pediatria. 2008. (Encontro).
VII ENCONTRO DAS LIGAS ACADEMICAS DAS FACULDADES DE MEDICINA DA UFG E VI AÇÃO INTEGRADA DOS ACADEMICOS DA AREA DE SAUDE.Membro da Liga de marcha.. 2008. (Encontro).
VI SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL E I ENCONTRO DE PESQUISA DA ESEFFEGO. 2008. (Outra).
II Jornada Reabilitar. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
SANTOS, R. N.. O Método Pilates e sua Aplicação na Diminuição de Dores no Período Gestacional: Uma Revisão de Literatura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.. Os Benefícios da Prática do Método Pilates para Corredores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.. A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO NO MÉTODO PILATES - UM ESTUDO DE REVISÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.. OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NO FORTALECIMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2016.
SANTOS, R. N.. EFEITOS DO MAT PILATES NA FORÇA E AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM GOIÂNIA. 2016.
SANTOS, R. N.. A TRAJETÓRIA DO PILATES COMO PREPARAÇÃO FÍSICA E POÉTICA PARA BAILARINOS DA QUASAR CIA DE DANÇA. 2016.
SANTOS, R. N.. A Flexibilidade e o Alinhamento Postural como Efeitos do Método Pilates. 2016.
SANTOS, R. N.. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REGULAR DO MÉTODO PILATES NA TERCEIRA IDADE - REVISÃO DE LITERATURA. 2016.
PEREIRA, C. M.;SANTOS, R. N.. OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Os efeitos de um treinamento utilizando-se o método Pilates sobre a pressão arterial e a frequência cardíaca de mulheres adultas não praticantes de atividade física moradoras da cidade de Jussara/GO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Benefícios do Pilates no pré e pós parto. 2015.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Avaliação dos benefícios do Pilates no solo em mulheres com lombalgia na faixa etária de 40 a 60 anos. 2015.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Eficácia do método Pilates na dor lombar - estudo d revisão. 2015.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. O método Pilates e sua importância no aumento da flebilidade: revisão bibliográfica. 2015.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Efeito do método Pilates na prevenção da incapacidade de idosos: revisão de literatura. 2015.
SANTOS, R. N.; NORA, F. G. S. A.. Eficácia do método Pilates na prevenção da hérnia de disco lombar: revisão de literatura. 2015.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Análise de produções científicas de uma pós graduação em pilates na cidade de Goiânia-Go. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Os efeitos do método pilates na flexibilidade - revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Análise curricular dos cursos de pós graduação em pilates do Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Efeitos do método Pilates na reabilitação da hérnia de disco lombar: estudo de revisão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Levantamento, por áreas de atuação, de profissionais formados em pós-graduação em Pilates. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.; RIBEIRO, C.. Cursos de formação em Pilates na região Centro-oeste. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA.
SANTOS, R. N.. Estudo comparativo das lesões musculoesqueléticas entre atletas profissionais e amadores de voleibol. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Orientou
NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM O PRÓPRIO CORPO E A PROCURA DE UNIVERSITÁRIAS POR PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
MÉTODOS FISIOTERAPÊUTICOS NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
AInfluência do Método Pilates no Treinamento e na Preparação Corporal do Ator: Uma Revisão Bibliográfica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A Influência do Método Pilates na Melhora da Densidade Mineral Óssea: Relato de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
Os Efeitos do Método Pilates no Assoalho Pélvico: Uma Revisão de Literatura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A Flexibilidade e o Alinhamento Postural como Efeitos do Método Pilates; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A TRAJETÓRIA DO PILATES COMO PREPARAÇÃO FÍSICA E POÉTICA PARA BAILARINOS DA QUASAR CIA DE DANÇA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
EFEITOS DO MAT PILATES NA FORÇA E AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM GOIÂNIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NO FORTALECIMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO NO MÉTODO PILATES - UM ESTUDO DE REVISÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REGULAR DO MÉTODO PILATES NA TERCEIRA IDADE - REVISÃO DE LITERATURA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
A influência da Respiração Percussiva® na Força muscular respiratória e Amplitudes torácicas e abdominais em bailarinos de uma escola pública de dança de Goiânia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA, DOR, FLEXIBILIDADE E POSTURA EM UM INDIVÍDUO COM ESCOLIOSE ? ESTUDO DE CASO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE ? REVISÃO DE LITERATURA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pilates) - CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA; Orientador: Rafaela Noleto dos Santos;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, NAYARA RODRIGUES GOMES DE ; FORMIGA, CIBELLE KAYENNE MARTINS ROBERTO ; RAMOS, BRUNA ABREU ; SANTOS, RAFAELA NOLETO DOS ; MOREIRA, NAYARA NUBIA DE SOUSA ; MARÇAL, PATRICIA GONÇALVES EVANGELISTA ; AMARAL, WALDEMAR NAVES DO . Gentle Touch and Sucrose for Pain Relief during Suctioning in Preterm Newborns-A Randomized Clinical Trial. Children-Basel , v. 10, p. 158, 2023.
-
Thailyne Bizinotto ; FORMIGA, C. K. M. R. ; SANTOS, R. N. ; Castro, V. C. C ; Hernandes, J. C. ; Fernandes, M. R ; Porto, C. C . Habilidades motoras de crianças saudáveis de seis a 12 anos: revisão sistemática. Motricidade , v. 18, p. 85-97, 2022.
-
Jhennyfer Gonzaga de Oliveira Rocha ; SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar ; Hamu, T.C.D.S ; FORMIGA, C. K. M. R. . PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS DE CRIANÇAS BAILARINAS. MOVIMENTA , v. 14, p. 265-275, 2021.
-
SANTOS, RAFAELA NOLETO DOS ; BITTAR, ADRIANO JABUR ; HAMU, TÂNIA CRISTINA DIAS DA SILVA ; PICON, ANDREJA PALEY . Brazilian girls who practice classical ballet develop different motor strategies regarding postural stability. Journal of Human Growth and Development (Impresso) , v. 30, p. 84-93, 2020.
-
Melo, R.C.S ; SANTOS, R. N. ; LEMOS, T.V ; BITTAR, A. J. . AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER® NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA DE GOIÂNIA. MOVIMENTA , v. 11, p. 20-34, 2018.
-
GERVASIO, F. M. ; BRAGA, A. K. P. ; NASCIMENTO, C. F. ; MAGALHAES, D. C. ; RESENDE, K. P. ; SANTOS, R. N. . ALTERAÇÕES POSTURAIS CLÁSSICAS E SUAS CORRELAÇÕES EM MULHERES SAUDÁVEIS NA CIDADE DE GOIÂNIA-GOIAS. MOVIMENTA , v. 2, p. 74-83, 2009.
-
GERVASIO, F. M. ; BRAGA, A. K. P. ; NASCIMENTO, C. F. ; MAGALHAES, D. C. ; RESENDE, K. P. ; SANTOS, R. N. . AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS EM MULHERES PARTICIPANTES DO VII ENCONTRO DAS LIGAS ACADÊMICAS NA CIDADE DE GOIÂNIA. MOVIMENTA , v. 2, p. 75-77, 2009.
-
SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar ; FORMIGA, C. K. M. R. . Medicina & Ciência da Dança em uma Perspectiva Histórica e Interdisciplinar. In: Joelma Abadia Marciano de Paula; Vanessa Cristiane de Santana Amaral. (Org.). Ciências da Saúde Saberes e Práticas Interdisciplinares. 1ed.Anápolis: UEG, 2019, v. , p. 169-182.
-
SANTOS, R. N. ; FORMIGA, C. K. M. R. ; Adriano J Bittar ; GERVASIO, F. M. . A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO BALÉ NA BIOMECÂNICA DA MARCHA DE BAILARINAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DA REDE BRASIL-REINO UNIDO EM MEDICINA E CIÊNCIA DA DANÇA, 2016, Goiânia. WORKSHOP INTERNACIONAL DA REDE BRASIL-REINO UNIDO EM MEDICINA E CIÊNCIA DA DANÇA, 2016.
-
FORMIGA, C. K. M. R. ; MELO, N. G. ; SOMMA, G. ; SANTOS, R. N. ; SILVA-HAMU, T. C. D. ; Adriano J Bittar . CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÍPICOS. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DA REDE BRASIL-REINO UNIDO EM MEDICINA E CIÊNCIA DA DANÇA, 2016, Goiânia. WORKSHOP INTERNACIONAL DA REDE BRASIL-REINO UNIDO EM MEDICINA E CIÊNCIA DA DANÇA, 2016. v. 9.
-
SANTOS, R. N. ; BITTAR, A. J. ; HAMU, T. C. D. S. ; FORMIGA, C. K. M. R. . ASSOCIAÇÃO ENTRE IMAGEM CORPORAL, MATURIDADE SEXUAL E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BAILARINAS. In: I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2017, Goiânia. ANAIS D E EVENTO I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 1984-4298, 2017. v. 10. p. 814-814.
-
SANTOS, R. N. ; BITTAR, A. J. ; LEMOS, T.V ; Melo, R.C.S . AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER® NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA DE GOIÂNIA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA (SONAFE), 2017, Caldas Novas. ANAIS DE EVENTO VIII CONGRESSO BRASILEIRO E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA (SONAFE), 2017. v. 10. p. 1018-1018.
-
SANTOS, R. N. ; GOSALVEZ, A. P. ; JOSE, F. G. S. ; ROSA, L. F. ; LEMOS, T.V . DIFERENÇAS ANTROPOMÉTRICAS EM JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE ACORDO COM A POSIÇÃO E A CATEGORIA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA (SONAFE), 2017, Caldas Novas. ANAIS DE EVENTO VIII CONGRESSO BRASILEIRO E VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA (SONAFE), 2017. v. 10. p. 1019-1019.
-
SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar . A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE UMA POPULAÇÃO DE BAILARINAS CLÁSSICAS. In: I CONGRESSO CENTRO-OESTE DE BIOMECÂNICA, 2016, Goiânia. I CONGRESSO CENTRO-OESTE DE BIOMECÂNICA, 2016. v. 2. p. 327-327.
-
SANTOS, R. N. ; GERVASIO, F. M. . A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO BALÉ NA BIOMECÂNICA DA MARCHA. In: I CONGRESSO CENTRO-OESTE DE BIOMECÂNICA, 2016, Goiânia. I CONGRESSO CENTRO-OESTE DE BIOMECÂNICA, 2016.
-
SANTOS, R. N. ; GERVASIO, F. M. ; BRAGA, A. K. P. ; NASCIMENTO, C. F. ; MAGALHAES, D. C. ; RESENDE, K. P. . Avaliação das Alterações Posturais em Mulheres Participantes do VII Encontro das Ligas Acadêmicas na Cidade de Goiânia. In: VI SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL I ENCONTRO DE PESQUISA DA ESEFFEGO, 2008, Goiânia. VI SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL I ENCONTRO DE PESQUISA DA ESEFFEGO, 2008. v. 1.
-
BELICH, T. W. O. ; SILVA-HAMU, T. C. D. ; SANTOS, R. N. ; Roberta de Carneiro de Toledo ; Thailyne Bizinotto ; Celmo Celeno Porto ; FORMIGA, C. K. M. R. . Intra -and inter-rater reliability in assessing and classification the longitudinal plantar arch of children 6 to 10 years of age. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , 2021.
-
SANTOS, R. N. ; BITTAR, A. J. ; Hamu, T.C.D.S ; HASS, A. N. ; FORMIGA, C. K. M. R. . CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E SOCIAIS DE BAILARINAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÂNIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar ; FORMIGA, C. K. M. R. ; Hamu, T.C.D.S ; HASS, A. N. . Desempenho funcional de crianças e adolescentes praticantes e não praticantes de Ballet. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar ; FORMIGA, C. K. M. R. . Composição Corporal de Meninas Praticantes e Não Praticantes de Ballet Clássico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. ; BITTAR, A. J. ; HAMU, T. C. D. S. ; FORMIGA, C. K. M. R. . ASSOCIAÇÃO ENTRE IMAGEM CORPORAL, MATURIDADE SEXUAL E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BAILARINAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Melo, R.C.S ; SANTOS, R. N. ; LEMOS, T.V ; BITTAR, A. J. . AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER® NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA DE GOIÂNIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. N. ; GOSALVEZ, A. P. ; JOSE, F. G. S. ; ROSA, L. F. ; LEMOS, T.V . Diferenças antropométricas em jogadores de futebol profissional de acordo com a posição e a categoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. ; BITTAR, A. J. ; LEMOS, T.V ; Melo, R.C.S . As Influências da Respiração Percussiva Fletcher® nas Mobilidades Torácicas e Abdominal, Força e Coordenação Respiratórias em Bailarinas Jovens de Uma Escola Pública de Dança de Goiânia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. ; GERVASIO, F. M. . A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO BALÉ NA BIOMECÂNICA DA MARCHA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. ; Adriano J Bittar . A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE UMA POPULAÇÃO DE BAILARINAS CLÁSSICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gabriela P C e Silva ; RIBEIRO, C. ; Adriano J Bittar ; SANTOS, R. N. . THE EFECTS OF THE FLETCHER MATWORK® ON CHEST EXPANSION OF PHYSICAL EDUCATORS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Andrea Egido Volú ; NORA, F. G. S. A. ; Adriano J Bittar ; SANTOS, R. N. . THE IMPORTANCE OF FLETCHER PILATES ® ON THE DECREASE OF SHOULDER PAIN IN A PARAPLEGIC CLIENT BOUND TO A WHEELCHAIR: A CASE STUDY. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Marcus Vinicios B Silva ; RIBEIRO, C. ; Adriano J Bittar ; SANTOS, R. N. . THE EFFECTS OF FLETCHER TOWEL PERIPHERAL MUSCLE STRENGTH AND THORACIC EXPANSION IN DENTISTS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. N. ; MAGALHAES, D. C. ; GERVASIO, F. M. ; BRAGA, A. K. P. . A influência da prática da atividade dança na biomecânica da marcha nos planos transversal e frontal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAGALHAES, D. C. ; GERVASIO, F. M. ; RESENDE, K. P. ; SANTOS, R. N. ; NASCIMENTO, C. F. ; BRAGA, A. K. P. . Avaliação das Alterações Posturais em Mulheres Participantes do VII Encontro das Ligas Acadêmicas na Cidade de Goiania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, C. F. ; RESENDE, K. P. ; MAGALHAES, D. C. ; SANTOS, R. N. ; BRAGA, A. K. P. . Análise das correlações das alterações posturais e a influência da idade em mulheres saudáveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAGA, A. K. P. ; NASCIMENTO, C. F. ; MAGALHAES, D. C. ; RESENDE, K. P. ; SANTOS, R. N. . Análise das correlações das alterações posturais e a influência da idade em mulheres saudáveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. N. ; BRAGA, A. K. P. ; MAGALHAES, D. C. ; NASCIMENTO, C. F. ; RESENDE, K. P. . AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS EM MULHERES PARTICIPANTES DO VII ENCONTRO DAS LIGAS ACADÊMICAS NA CIDADE DE GOIÂNIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. N. . Apostila Fletcher Pilates®, 2013. (Tradução/Outra).
-
SANTOS, R. N. . Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, R. N. . Programa de Integração Teoria e Prárica II - IX Turma Fisioterapia Pediátrica e Neonatal. 2019. .
-
SANTOS, R. N. . Conhecendo os Fundamentos Fletcher Pilates. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, R. N. . Aperfeiçoamento prático em Terapia Intensiva Funcional Pediátrica e Neonatal 2018/2. 2019. .
-
SANTOS, R. N. . Anatomia, inesiologia, Biomecânica e Aprendizdo Motor Aplicados ao Pilates. 2019. .
-
SANTOS, R. N. . Aperfeiçoamento prático em Terapia Intensiva Funcional Pediátrica e Neonatal. 2018. .
-
SANTOS, R. N. . Aperfeiçoamento prático em Terapia Intensiva Funcional Pediátrica e Neonatal. 2018. .
-
SANTOS, R. N. . Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, R. N. . Palestra Fisioterapia Neonatal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, R. N. . O mercado do Pilates no século XXI. 2018. .
-
SANTOS, R. N. . Palestra UTI Neonatal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, R. N. . Anatomia, inesiologia, Biomecânica e Aprendizdo Motor Aplicados ao Pilates. 2018. .
-
SANTOS, R. N. . Programa de Integração Teoria e Prática II. 2017. .
-
SANTOS, R. N. . Anatomia, inesiologia, Biomecânica e Aprendizdo Motor Aplicados ao Pilates. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . Análise de Mercado. 2017. .
-
SANTOS, R. N. . Prática Assistida em hospital. 2017. .
-
SANTOS, R. N. . APERFEIÇOAMENTO PRÁTICO. 2016. .
-
SANTOS, R. N. . APERFEIÇOAMENTO PRÁTICO. 2016. .
-
SANTOS, R. N. . ANATOMIA, CINESIOLOGIA, BIOMECÂNICA E APRENDIZADO MOTOR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . FUNDAMENTOS DA CONTROLOGIA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . Anatomia, Cinesiologia, Biomecânica e Aprendizado motor. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . Fisioterapia Dermatofuncional aplicada à Gestante. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . Introdução ao Método Pilates. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SANTOS, R. N. . A reabilitação do corpo que se move: Dança X Fisioterapia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Adriano J Bittar ; SANTOS, R. N. . Biomecânicas da Dança. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SANTOS, R. N. . 8ª Edição da Ação Social promovida pela Igreja Luz para os Povos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SANTOS, R. N. . II Curso Introdutório da Liga de Marcha. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Outras produções
SANTOS, R. N. . José Rei dos sonhos. 2014. Coreográfica.
SANTOS, R. N. . Procura-se. 2012. Coreográfica.
SANTOS, R. N. . Um presente de natal. 2011. Coreográfica.
SANTOS, R. N. . Rei das nações. 2010. Coreográfica.
SANTOS, R. N. . Paredes do meu coração. 2008. Coreográfica.
SANTOS, R. N. . A parábola da semente & momentos. 2001. Coreográfica.
Prêmios
2018
Recebimento de Diploma de Honra ao Mérito por ocasião da Sessão Especial em Homenagem ao Dia Nacional da Saúde, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, em cerimônia na Câmara, Municipio de Goiânia.
2018
Finalista e Vencedora do III Prêmio Goiano de Fisioterapia na categoria Fisioterapia Intensiva, Universidade Estadual de Goiás (Programa de Educação Tutorial).
2017
Trabalho destaque na modalidade Banner no I Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Goiás.
2017
Fisioterapeuta Homenageada, Hospital Materno Infantil.
2016
MELHOR TEMA LIVRE I CONGRESSO CENTRO OESTE DE BIOMECÂNICA 1º LUGAR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Goiânia Escola Superior de Educação Física e Fisio. , Avenida Anhanguera - até 1184 - lado par, Jardim Novo Mundo, 74705010 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35223535, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2019
Hospital Materno InfantilVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 6
2010 - 2020
STUDIO ADRIANO BITTAR, -Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Instrutora de Pilates, Carga horária: 6
2014 - Atual
Centro de Estudos Avançados e Formação IntegradaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora de Estágio
2014 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
2019 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 32
Atividades
-
02/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.Linhas de pesquisa
-
02/2014 - 12/2017
Ensino, Pilates, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia, Cinesiologia, Biomecânica e Aprendizado motor, Fundamento da Contrologia, Repertórios práticos
2015 - Atual
Fletcher Pilates, FLETCHER PILATES, Estados Unidos.Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Licenciado
2008 - 2009
Centro Cultural Gustav RitterVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Balé
2009 - 2009
Associação dos Pais e Amigos dos ExcepcionaisVínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 156
Outras informações:
TRATAMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, DE FORMA A PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E UM MAIOR PADRÃO DE NORMALIDADE EM SEU DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR.
2010 - 2010
Instituto Nelson PicoloVínculo: ESTAGIARIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 72
Outras informações:
ESTÁGIO VOLUNTÁRIO DE OBSERVAÇÃO NA ÁREA DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE QUEIMADOS.
2022 - 2023
Creche Cantinho FelizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40
2020 - 2021
Creche Cantinho FelizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2020 - 2021
Creche Cantinho FelizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa, Carga horária: 40
2020 - Atual
Centro de Estudo, Pesquisa e Pós-GraduaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso de Pós-graduação
2020 - 2022
Instituto SuassunaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
2021 - Atual
Studio Lucas JubéVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 4
2022 - 2022
iSuperintendênciade Saúde Mental e Populações EspecíficasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica da Superintendente, Carga horária: 40
2022 - 2022
Superintendência da Escola de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologias Educacionais, Carga horária: 40
2023 - Atual
Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do TrabalhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaela Noleto dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?