Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto

Licenciada em Química (Faculdade de Educação e Instituto de Química - USP - 1996) , Bacharel e Química com Atribuições Tecnológicas (Instituto de Química e Escola Politécnica - USP - 1982), Mestra em Ensino de Ciências - modalidade Química (Instituto de Química, Instituto de Física e Faculdade de Educação - USP - 2003). Atualmente é professora do Instituto Superior de Educação das Faculdades Oswaldo Cruz e colaboradora do GEPEQ - IQUSP. Já atuou como docente de Química no Ensino Médio Regular, no Ensino de Jovens Adultos e em diversos cursos de curta duração de formação de professores. É co-autora dos cadernos de Química que acompanham a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008 e 2009), da Matriz Curricular de Química do Estado de São Paulo (2008 e 2012) , da Matriz de Avaliação do SARESP (2008 e 2010) e de outros materiais de ensino voltados para a formação de professores. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem de química atuando principalmente nas seguintes áreas: formação inicial de professores e de professores em serviço, currículo para educação média, ensino de química nos níveis médio e superior, produção de material didático.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Natureza da Ciência e Formação de Professores de Química: uma Experiência de Sala de Aula,Ano de Obtenção: 2003
Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes.Palavras-chave: formação de professores; natureza da ciência; ensino de química.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Ciência. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência. Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.

Graduação em Licenciatura

1977 - 1996

Faculdade de educação

Graduação em bacharel em quimica

1977 - 1982

Universidade de São Paulo

Formação complementar

1999 - 1999

Ciencia para entender el mundo ma^nana. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFP, Brasil.

1999 - 1999

Quimica na Sociedade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: conteúdos curriculares de Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação inicial de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores em serviço.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ensino-aprendizagem de química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ensino de química.

Participação em eventos

Semana da Química 2017.Avaliação de posters. 2017. (Outra).

Semana da Química 2016.Avaliaçãoe de apresentações orais. 2016. (Outra).

VIII Semana das Licenciaturas - Faculdades Oswaldo Cruz.avaliação de posters. 2015. (Outra).

VIi Semana das Licenciaturas - Faculdades Oswaldo Cruz.avaliação de posters. 2014. (Outra).

VI Semana das Licenciaturas - Faculdades Oswaldo Cruz.Avaliação de posters. 2013. (Outra).

V Semana das Licenciaturas - Faculdades Oswaldo Cruz.Avaliação de posters. 2012. (Outra).

VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - VIEPPEEQ.Modelos de ensino de radioatividade: considerações sobre a apresentação do tema em livros didáticos editados como volume único. 2011. (Encontro).

Dia da Responsabilidade Social.Oficinas de ciências. 2010. (Outra).

IV Semana das Licenciaturas - Faculdades Oswaldo Cruz.Oficina: Água do mar. 2010. (Oficina).

II Encontro GEPEQ de Ensino de Química - Autonomia e Ética em tempos de mudanças.Proposta Curricurar do Estado de Sõ Paulo. 2009. (Encontro).

IV Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Representações Sociais de alunos universitários sobre efeito estufa. 2009. (Congresso).

Semana da Tecnologia 2009.Proposta Curricular do estado de São paulo e o Ensino de química. 2009. (Outra).

Seminário de Atualização Docente: Avaliação e Aprendizagem. 2009. (Seminário).

Encontro GEPEQ de Ensino de química.Tema gerador na sala de aula e na escola da família: estudo de uma interlocução (reapresentação). 2006. (Encontro).

Encontro GEPEQ de Ensino de Química.Possibilidades e limites na formação continuada de professores - estudo de um curso de capacitação em Química (rearesentação). 2006. (Encontro).

Encontro GEPEQ de Ensino de Química.Repensando a estrutura da matéria - uma experiênca na formação continuada de professores (reapresentação). 2006. (Encontro).

Encontro GEPEQ de Ensino de Química.Ácidos carboxílicos e sobrevivência: uma experiência de sala de aula (reapresentação). 2006. (Encontro).

V ENPEC. Tema gerador na sala de aula e na escola da família: um estudo de uma interlocução. 2005. (Congresso).

IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Reflexões sobre a Natureza da Ciência em um curso de formação de professores. 2003. (Encontro).

Semana da Educação - Química - FOC.Estudo de caso histórico: a descoberta do Argônio. 2003. (Oficina).

XI ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Refletindo sobre a Natureza da Ciência para melhorar o Ensino de Química. 2002. (Oficina).

III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência.Possibilidades e limites na formação continuada de professores - estudo de um curso de capacitação de professores. 1999. (Simpósio).

1o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Rapidez e Extensão das transformações químicas: estudo das dificuldades de aprendizagem (reapresentação). 1997. (Encontro).

19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Rapidez e extensão das transformações químicas: estudo das dificuldades de aprendizagem. 1996. (Simpósio).

VIII Encontro Nacional de Ensino de Química ; VII Encontro Centro-Oeste de debates sobre o ensino de química e ciências. 1996. (Encontro).

1a Mostra de Material para Ensino e Divulgação das Ciências.Material para Ensino de Química. 1995. (Outra).

Do Paleolítico aos Quanta. 1995. (Seminário).

Seminário - Detectando dificuldades de ensino. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ROCHA, Francisco E

PAVINI, E.;PEIXOTO, Hebe R. C.. X.. Resgate histórico da Educação Municipal paulistana e seu atual currículo de Ciências da Natureza. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.

Aluno: DANTE, K

GONCALVES, E.;PEIXOTO, Hebe R. C.; SUZUKI, L.. S; ARAÚJO,M.S e GUILHERME ,V.S.Tecnologia em prol do Ensino de Química em escolas públicas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: CAVALCANTI,Karina e JESUS, Nella M N

PEIXOTO, Hebe R. C.; Oliveira, Sandro. Influência do Oxigênio dissolvido na poluição das águas doces. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Mussugati, Nella J e Cavalcanti, Karina S

PEIXOTO, Hebe R. C.; GONCALVES, S.; MUELLER, M. R.. Proposta para o ensino de dissolução dos gases e sua influência na poluição das águas doces. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: CARVALHO, Beatriz S e SILVA, Thais S

Fagundes, M.B.;PEIXOTO, Hebe R. C.. .O usoda astronomia como ferramenta interdisciplinar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz.

PEIXOTO, Hebe R. C.; LAMAS, M.F.P; BISPO, W. P.. diversas monografias - projeto interdisciplinar "Terra e Trabalho". 2002. Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

BISPO, W. P.; LAMAS, M.F.P;PEIXOTO, Hebe R. C.. monografias relativas ao estudo do meio "Terra e trabalho". 2001. Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Orientou

GRECO, Carlos Henrique

Aula Experimental Investigativa: uma ex´periência em sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

LOPES, Carolina A

M; e SIMIÃO, Carolina G; ; Cosméticos como temática contextualizadora do ensino de Química no nível médio:estudo de xampus, condicionadores e perfumes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

SILVA, Paula Rodrigues

Proposta de experimentos e materiais didáticos para o ensino de química adaptados para a inclusão de pessoas com deficiência visuial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

COSTA, Thomas Henrique Guimarães

Estudo do Meio: Uma ferramenta para o ensino de química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

GUIMARÃES, Cibele de Freitas

Sequencia de aulas sobre eletrólise e pilhas para estudantes de EJA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

BISULI, Sidinei

Alfabetização Científica como simplificadora de Currículos de Química para o Ensino Médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

SILVA, Bárbara B

C e UYECHI, R; V; Atividades experimentais: novo enfofe para o estudo de conteúdos químicos - uma proposta de ampliação dos PCN+EM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

SANTOS, Magdala T

C; CARMO,Dayane O e MOURA,Letícia; V; Dificuldades de Ensino de Modelos Atômicos?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

ANDRADE NETO, Oswaldo

Ensinando conceito de luminescência para alunos de Ensio Médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

NASCIMENTO,R

R; L; NASCIMENTO, S; P; OLIVEIRA, M; B; C; S;; Experimentação: outro caminho para a aprendizagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

SILVA, Fá bio H

P e SILVA, Leonardo O; ; Aprendizado de Ciências de Jovens em Espaços não Formais; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

ANTONINI,G

T; DEL CISTIA,F; FIGUEIREDO,T; SANTOS,C; E; G; Proposta de Atividade Experimental para Educação de Jovens e Adultos - EJA : Reconhecimento Macroscópico de substâncias ácidas e básicas através de indicadores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

MELLO, Karina O

; A Utilização de massinha de modelar no ensino de balanceamento de equações químicas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

GONÇALLES,P; LIMA,Y; ORSI,P

R; RODRIGUES,G; SANTOS, J; T; L; Modelos de Ensino de Radioatividade: considerações sobre a apresentação do tema em livros didáticos editados como volume único; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

GAZZANO, F

C; M; OLIVEIRA,F; C; e OSKATA, A; N; ; Como os livros didáticos indicados pelo PNLDEM abordam o tema "propriedades específicas dos materiais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

NOCHIERI, M

Juliana; SILVA, Cíntia S; ; Propriedades Específicas da Matéria:uma abordagem a partir de gráficos e tabelas; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

ROSA,C; MARTINS,J; LIMA,C; QUINTIERI,J; CAMARGO, N; SOUZA,R

Representações Sociais de Alunos Universitários sobre Efeito Estufa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

ALVES, L

F; N; PINHEIRO, F; B; COSTA,J; R ; MARQUES, L; L; Química: desde o despertar até o entardecer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

DOMENECH, C

M e CELANI, Érika; Utilização da mídia no Ensino de Química; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

LIMA, Roseli G

; Crise na Educação: possíveis causas e soluções; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto;

Produções bibliográficas

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; OLIVEIRA, A.R. . Ácidos graxos e sobrevivência: uma experiência de sala de aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 26, p. 21-23, 2007.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; MARCONDES M.E.R ; Esperidião,Y.M. ; SOUZA, F.L. ; AKAHOSHI, L. H ; SANTOS, Ísis V.Sousa ; Zambom, D.M. ; FINI,M.I (coord) . Caderno do Professor: Química, Ensino Médio - 3a série_Vol 2. 2. ed. Sâo Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. v. 01. 64p .

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; SANTOS, Ísis V.Sousa ; MARCONDES M.E.R ; SOUZA, F.L. ; Zambom, D.M. ; ESPERIDIÃO, Yvone M. ; FINI,M.I (coord) . Caderno do Professor - Química: Ensino Médio -3a serie- vol 3. 2. ed. São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2009. v. 4.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; SANTOS, Ísis V.Sousa ; MARCONDES M.E.R ; SOUZA, F.L. ; AKAHOSHI, L. H ; Zambom, D.M. ; FINI,M.I (coord) . Caderno do Professor. Química: Ensino Médio 3a. série _Vol 1. 2. ed. Sâo Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. v. 01. 60p .

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; SANTOS, Ísis V.Sousa . Caderno do Professor: Química, Ensino Médio,3a série - Vol 4. Sâo Paulo: Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2008. v. 4.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes . Construindo Sempre: aperfeiçoamento de professores - Química módulo 1. 1. ed. São Paulo: Mare Magnum Artes Gráficas, 2002. v. 1. 47p .

  • MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; AKAHOSHI, L. H ; LAMAS, M.F.P ; SOUZA, F.L. ; ZAMBOM, D. M. ; ESPERIDIAO, Y. M. ; SANTOS, I. V. S. . Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Quimica. In: FINI, M.I. (Org.). Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. 1ed.São Paulo: Esdeva Indústria Gráfica S/A, 2012, v. 1, p. 41-56.

  • MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Interaçôes e transformações - Química para o ensino Médio: uma contribuição para a melhoria do ensino. In: ZANON, L. B ; MALDANER, O.L. (Org.). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educaçâo Básica no Brasil. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. 1, p. 43-87.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; OLIVEIRA< D. . Explicando microscopicamente propriedades da matéria. Construindo Sempre: aperfeiçoamento de professores - Química módulo 3. 1ed.São Paulo: Mare Magnum Artes Gráficas, 2003, v. 3, p. 43-54.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; Oliveira, Andréia. R. P. . Tema gerador na sala de aula e na escola da família: um estudo de uma interlocução. In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes . Reflexões sobre Natureza da Ciência em um curso de formação de professores. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Baurú. Atas IV ENPEC, 2003. v. 1.

  • ORSI, P. R. ; RODRIGUES, G. M. A. ; SANTOS, J. T. L. ; GONCALLES, P. ; LIMA, Y. V. ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Modelos de Ensino de radioatividade: considerações sobre a apresentação do tema em livros didáticos editados como volume único. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - Anais, 2011.

  • ORSI, P. R. ; GONCALLES, P. ; SANTOS, J. T. L. ; LIMA, Y. V. ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Modelos de Ensino de Radioatividade: considerações sobre a apresentação do tema em livros didáticos editados como volume único. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - VIEPPEEQ, 2011, São Carlos. Anais do VIEPPEEQ, 2011.

  • ROSA, C. ; MARTINS, J. F. T. ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Representações Sociais de Alunos Universitários sobre Efeito Estufa. In: IV Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2009, Rio de Janeiro. IV Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2009.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; Oliveira, Andréia. R. P. . Ácidos carboxílicos e sobrevivência: uma experiência de sala de aula. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química: Saberes e Fazeres do Educador em Química: Fenômeno de Múltiplas Áreas, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química: Saberes e Fazeres do Educador em Química: Fenômeno de Múltiplas Áreas. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul - UCS, 2004. v. 1. p. 17-17.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes . Refletindo sobre a Natureza da Ciência em um curso de formação de professores. In: XI ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2002, Recife. Anais do XI ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2002. v. 1. p. 94-94.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes ; AKAHOSHI, L. H ; VIDOTTI, I. M. G ; Esperidião, Yvone M. ; PITOMBO, L. R. M . Formação Continuada de Professores sob a óptica dos parâmetros curriculares nacionais. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química., 2002, Recife-PE. Anais XI ENEQ, 2002. v. 1. p. 92-92.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes . Repensando a Estrutura da Matéria - uma experiência na formação continuada de professores. In: Simpósio Internacional: Ciência e Tecnologia como Cultura e Desenvolvimento ? Um Enfoque Histórico, CHC-USP, 2001, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional: Ciência e Tecnologia como Cultura e Desenvolvimento ,Um Enfoque Histórico, 2001. v. 1. p. 26.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes ; Esperidião, Yvone M. . Possibilidades e limites na formação continuada de professores: estudo de um curso de capacitação em química.. In: Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência, 1999, Curitiba/PR. Livro de Resumos, 1999. v. 1. p. 212-212.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes . Learning Difficulties on Chemical Equilibrium. In: 4th European Conference on Research in Chemical Education (ECRIRE),, 1999, York / UK. Book of Abstracts, 1999. v. 1. p. 83-83.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; Esperidião, Yvone M. ; M E R Marcondes . Possibilidades e limites na formação continuada de professores - estudo de um curso de capacitação em Química. In: II Simpósio Latino Americano e caribenho de educação para a Ciência, 1999, Curitiba. II Simpósio Latino Americano e caribenho de educação para a Ciência. Curitiba: Universidade Federal do Paraná - UFPR, 1999. v. 1. p. 212-213.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes ; PITOMBO, L. R. M . Rapidez e extensão de transformações químicas: estudo das dificuldades de aprendizagem. In: 10. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 1997. v. 1. p. 608-608.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; M E R Marcondes ; PITOMBO, L. R. M . Rapidez e Extensão das Transformações Químicas: Estudo das dificuldades de aprendizagem. In: 19a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996, Poços de Caldas, MG, BR. Livro de resumos da 19a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996. v. ED. p. 04-04.

  • PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, Maria Fernanda P. . Atividades experimentais e investigativas- Material de apoio ao Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo 2014 (orientação para professores do programa de ensino integral - Química).

  • FINI,M.I (coord) ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Educação de jovens e adultos: Orientações para o professor de Química - Ensino Médio. São Paulo: SEE_SP, 2010 (Orientação de uso e adaptação de material didático).

  • PEIXOTO, Hebe R. C. . Natureza da Ciência: promovendo a reflexão em um curso de formação de professores de Química 2003 (dissertação de mestrado).

Outras produções

COVIC,Amália Neide ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; MORETTI, VAnessa ; FACCIO, Tatiana . Programa de Implantação de Bibliotecas Públicas/FBN/SNBP. 2007.

MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; AKAHOSHI, L. H ; Esperidião,Y.M. ; SOUZA, F.L. ; FINI,M.I (coord) . Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Química. 2007.

PEIXOTO, Hebe R. C. . Apresentação do Caderno de Química - Volume 1 - 1bimestre- 3o. ano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARCONDES M.E.R ; SOUZA, F.L. ; AKAHOSHI, L. H ; ESPERIDIÃO, Yvone M. ; ZAMBOM, D. M. ; MARTORANO, S. A. A. ; SANTOS, M. C. A. ; TADDEI, L. ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Conteúdos da disciplina Química para professores ingressantes - PEB II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino - Química para professores ingressantes).

PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P . Química Atividades experimentais investigativas. 2014. (mayterial de apoio ao Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo).

PEIXOTO, Hebe R. C. ; ALMEIDA, C. T. ; BERTI, V. P. ; FERREIRA, I. M. A. C. ; GONCALVES, S. P. ; LOPES, C. M. B. ; LOPES, E. ; WARIGODA, M. S. ; PEREIRA< D. . Coleção Mais EJA - Química. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de Professores de Química).

MARCONDES M.E.R ; SOUZA, F. L. ; AKAHOSHI, L. H ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; LAMAS, M.F.P ; TADDEI, L. ; SANTOS, M. C. A. ; SPARAPAN, E. . 'A contextualização no Ensino de Química'. 2011. (apostila).

MARCONDES M.E.R ; SOUZA, F.L. ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; SANTOS, I. V. S. . Curso de Formação Continuada para professores de Química do Estado de São Paulo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FINI,M.I (coord) ; PEIXOTO, Hebe R. C. . Matrizes de referência para a avaliação SARESP 2009 - Documento Básico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matrizes de Referência para a avaliação SARESP - 2009 - Química).

MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; SOUZA, F.L. ; SANTOS, I. V. S. . Curso de Formação Continuada para Professores de Química do Estado de São Paulos. 2009. (apostila de apoio para curso de formação de professores).

MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; SOUZA, F.L. ; AKAHOSHI, L. H ; ESPERIDIAO, Y. M. ; SANTOS, I. V. S. . a Rede Aprende com a Rede. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCONDES M.E.R ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; SOUZA, F. L. ; AKAHOSHI, L. H ; SANTOS, I. V. S. . Capacitação para a Implementação da Proposta Curricular - Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FINI,M.I (coord) ; PEIXOTO, Hebe R. C. ; MARCONDES M.E.R . Matrizes de referência para a avaliação SARESP 2010 - Química. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matrizes de referência para a avaliação SARESP 2010).

PEIXOTO, Hebe R. C. ; MARCONDES M.E.R . Refletindo sobre a Natureza da Ciência para melhorar o Ensino de Química. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdades Oswaldo Cruz. , Rua Brigadeiro Galvão, 540, Barra Funda, 01151000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 38243660

Experiência profissional

1998 - Atual

Faculdades Oswaldo Cruz

Vínculo: professor contratado CLT, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 14

Atividades

  • 02/1998

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágios, Metodologia de Ensino, Projetos, Prática de Ensino da Química

1997 - Atual

IQUSP

Vínculo: pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , GEPEQ - IQUSP, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente do curso "Desenvolvendo habilidades, competências e atitudes cidadãs no ensino de Química - a alternativa do projeto "Interações e transformações; Química para o Ensino Médio."".

  • 08/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente do curso "A Química e a Sobrevivência - Atmosfera, fonte de materiais'.

  • 11/2002 - 03/2003

    Extensão universitária , USP - CENP - SEESP, .,Atividade de extensão realizada, Professora orientadora no programa.

  • 03/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente no projeto "Ensino de Química sob a ótica dos Parâmetros curriculares Nacionais " - programa Pró-Ciências - CENP - SE-SP.

  • 08/2000 - 12/2000

    Treinamentos ministrados , PAE - Programa de Aperfeiçoamento Docente, .,Treinamentos ministrados, monitora do curso "Instrumentação para o ensino de Química IV"

  • 03/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente no projeto "Ensino de Química no nsino médio sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais" - Programa Pró-Ciências - FAPESP.

  • 03/1999 - 12/1999

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente no projeto "Mudando a prática docente nas aulas de Química - uma proposta de aprofundamento de conteúdos pedagógicos e químicos" - Programa Pr'-Ciências - FAPESP.

  • 03/1998 - 12/1998

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente no projeto "Aprofundamento de conteúdos pedagógicos e químicos e susa implicações na sala de aula " - Programa Pró-Ciências - FAPESP.

  • 03/1997 - 11/1997

    Extensão universitária , GEPEQ - IQUSP, .,Atividade de extensão realizada, Docente no.

2002 - Atual

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: prestadora de serviços

2009 - 2011

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 32

2011 - 2012

Fundação Para o Desenvolvimento da Educação

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: elaboradora de material didático, Carga horária: 12

2002 - 2003

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

Vínculo: orientadora programa USP-PEBII, Enquadramento Funcional: prestadora de serviços, Carga horária: 12

1979 - 1982

Grupo Educacional Equipe

Vínculo: auxiliar de ensino, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

2016 - 2016

Colégil Augusto Ruschi

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 12